quinta-feira, 30 de março de 2023

Babuna Djabi, Deputado da Nação da bancada do PAIGC, engrossa a fileira do Movimento para a Alternância Democrática - MADEM-G15.

É mais uma grande força que junta a sua coragem e trabalho para a mudança de paradigma. Uma nova geração, um novo projeto um significativo avanço e desenvolvimento.

Rumo às legislativas de 4 de junho, acreditando no voto de confiança massivo do povo!

#HoraTchiga

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PRESIDE A REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS

  Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló  30/03/23

Governo através do Ministério da Saúde Pública, organiza em parceria com a ONG Acção ' Ianda Guiné " começou hoje um ateliê do Análise e Contribuição para o primeiro Draft do Plano Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos da saúde pública, e que terá a duração de dois dias

 

Radio Voz Do Povo

Senegal: Ousmane Songo poderia ainda disputar eleições presidenciais

Ousmane Sonko, líder da oposição senegalesa, em Dacar a 14 de Março de 2023. © JOHN WESSELS - AFP

Por rfi.fr 30/03/2023

Dacar – A justiça do Senegal condenou o opositor Ousmane Sonko a dois meses de cadeia com pena suspensa num caso de difamação contra o ministro do turismo. Sonko, terceiro candidato mais votado nas eleições presidenciais de 2019 não compareceu perante o tribunal nesta sexta-feira, 30 de Março. Ele que se arriscava a ficar de fora do escrutínio de Fevereiro de 2024, manter-se-ia, por ora, na corrida rumo à chefia do Estado.

Ousmane Sonko poderia vir a defrontar Macky Sall, chefe de Estado cessante, caso este decida candidatar-se a um terceiro mandato, até agora não previsto constitucionalmente

Pelo menos os seus advogados assim o defenderam à agência AFP.

Não obstante o opositor estar ainda pendente de um outro julgamento, onde é acusado de violação, factos que ele contesta.

No caso agora julgado Sonko, de 48 anos, era acusado de difamação por Mame Mbaye Niang, ministro do turismo.

Para além da condenação a dois anos de cadeia com pena suspensa o opositor foi, ainda, condenado ao pagamento de 200 milhões de francos CFA (300 000 euros).

A justiça prevê que em certos casos de condenação por difamação o réu seja declarado como inelegível.

Sonko, terceiro candidato mais votado nas eleições presidenciais de 2019, e respectivos apoiantes, denunciavam a instrumentalização da justiça que visaria, supostamente, afastá-lo da corrida rumo à chefia do Estado deixando o caminho livre a uma hipotética nova candidatura de Macky Sall.

O politólogo Henri Labery, em Dacar, realça a popularidade de que Ousmane Sonko beneficia junto da juventude.

"O Ousmane Sonko é, indubitavelmente, hoje uma figura da oposição inédita e principal, é única; diria eu ! Porque ele tem conseguido mobilizar toda a juventude, praticamente, ao lado dele. E se temos em conta que a juventude constitui, praticamente, a maioria dos votantes é um perigo para o poder. E o poder, e o seu chefe, o presidente da república, se mantém, quer manter-se e se posicionar para as próximas eleições de 2024 sabe o perigo que, realmente, corre se o Ousmane se apresentar. Então daí o objectivo... é simples, é fazer com que o candidato da oposição não chegue às eleições."

O politólogo Henri Labery, em Dacar, alega que o presidente cessante já se conseguiu desenvencilhar de alguns dos seus principais rivais potenciais.

"[Macky Sall] já eliminou dois potenciais opositores, que são o Karim Wade, filho do antigo presidente da república, e o Khalifa Sall, que era o líder do partido socialista. Se não tiver outro opositor, que seja, por exemplo, Ousmane Sonko , ele tem o caminho livre para se apresentar e, eventualmente ser eleito. Mas se for com o Sonko às urnas não garanto que ele passe. "

Questionado sobre se a constituição poderia vir a contemplar a hipótese de um terceiro mandato o politólogo alega que "as opiniões divergem", mas que a actual constituição, aprovada há quatro anos prevê dois mandatos. Henri Labery alega estar-se a viver em pleno "autoritarismo" denunciando a "desigualdade da vida democrática que prevalece hoje no Senegal."

Cruzada Evangélica: O Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo o ato da mobilização evangélica!

A convite da, Aliança das Igrejas Evangélicas! O nosso país é laico e o Presidente pertence todos as religiões!

Com Estamos a Trabalhar

PRESIDENTE RECEBE A ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS MADEIREIRAS

O Presidente da República recebeu, em audiência, a Associação das Indústrias Madeireiras. 

Os dirigentes da associação solicitaram a intervenção do Chefe de Estado na resolução do diferendo que os opõe à Direcção-geral das Florestas e Caça no que respeita à seleção das empresas na retoma das actividades depois da moratória.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


AUDIÊNCIA AO EX-PRESIDENTE DO INSTITUTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

�O Presidente recebeu, em audiência, o Sr. Incanhe Ntumbo, Ex-Presidente do Instituto da Língua Portuguesa (ILP).

Durante o encontro, o Sr Ntumbo apresentou ao Chefe de Estado o balanço dos dois mandatos no ILP.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Putin assina decreto para recrutamento de 147 mil pessoas na primavera

© Getty Images

Notícias ao Minuto   30/03/23 

A mobilização, que irá decorrer entre abril e julho, inclui cidadãos russos entre os 18 e 27 anos que não estejam na reserva.

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou, esta quinta-feira, um decreto para o recrutamento de primavera, em vigor a partir de hoje, avança a agência de notícias estatal Ria Novosti.

No documento, o líder russo destaca o "recrutamento para o serviço militar de cidadãos russos entre os 18 e 27 anos que não estejam na reserva, no total de 147 mil pessoas", cujo processo irá decorrer entre 1 de abril e 15 de julho.

Putin decidiu dispensar "os militares, marinheiros, sargentos e capatazes cujo período de serviço militar tenha expirado" e instruiu o governo e as autoridades regionais a "garantir a implementação das atividades relacionadas ao projeto", reporta ainda a RIA Novosti.

De recordar que o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), na sua atualização de inteligência de hoje sobre a guerra na Ucrânia, avançou que as autoridades do país estariam a preparar-se para iniciar uma grande campanha de recrutamento militar com o objetivo de inscrever "mais 400.000 soldados". 

O MoD disse que a Rússia apresentaria a campanha como sendo para voluntários, profissionais, em vez de uma nova mobilização obrigatória. 

Acrescentou ainda que as autoridades russas provavelmente selecionariam um suposto "modelo voluntário" para atender ao déficit de pessoal, a fim de minimizar a dissidência doméstica. 


DIPLOMACIA: Artur SILVA, Embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa, entrega credenciais no Palácio de Belém!

Rússia preside Conselho de Segurança da ONU e Kyiv reage: "Mau gosto"

© Michael M. Santiago/Getty Images

Notícias ao Minuto   30/03/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, considerou "piada de mau gosto" e disse que o mundo "não pode ser um lugar seguro" com a Rússia como líder do Conselho de Segurança da ONU.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russos, Sergei Lavrov, vai presidir a uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA, já em abril, altura em que a Rússia vai assumir a presidência do organismo internacional, avançou a porta-voz do ministério, citada pela AFP.

"Um evento chave da presidência russa (do Conselho de Segurança) será um debate aberto de alto nível sobre o multilateralismo efetivo através da defesa dos princípios da Carta da ONU", avançou Maria Zakharova, em conferência de imprensa.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reagiu a este anúncio, considerando-o "uma piada de mau gosto".

"A presidência russa do Conselho de Segurança da ONU é uma piada de mau gosto. A Rússia usurpou o seu lugar, está a travar uma guerra colonial, o seu líder é um criminoso de guerra procurado pelo TPI [Tribunal Penal Internacional] por sequestro de crianças. O mundo não pode ser um lugar seguro com a Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou o governante numa publicação na rede social Twitter.

De recordar que, a partir de abril, e segundo o cronograma da ONU, a Rússia (um dos cinco membros permanentes do Conselho com poder de veto) assumirá a presidência rotativa do órgão, que tem capacidade de fazer aprovar resoluções com caráter vinculativo.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: Conselho de Segurança? Rússia evitará reuniões sobre a Ucrânia

PtG deposita lista de pretendentes candidatos a deputado nas eleições legislativas 4 junho no STJ.

Radio Voz Do Povo 


AUDIÊNCIA À ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS COMBATENTES DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NA GUINÉ-BISSAU

O Presidente recebeu hoje, em audiência a Associação dos Antigos Combatentes das Forças Armadas Portuguesas na Guiné-Bissau. A Associação apresentou ao Presidente da República um conjunto de reinvindicações: a nacionalidade portuguesa, pagamento de pensões, assistência médica, entre outros.

A organização solicitou a magistratura de influência do Chefe de Estado junto das autoridades portuguesas no sentido dos seus direitos serem reconhecidos.


  Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Jair Bolsonaro já chegou ao Brasil... Ex-presidente do Brasil passou três meses nos Estados Unidos. Veja na galeria acima as imagens do regresso de Bolsonaro ao Brasil.

© EVARISTO JULIANO DE SA,EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   30/03/23 

O antigo presidente do Brasil Jair Bolsonaro aterrou, esta quinta-feira, em Brasília, depois de três meses nos Estados Unidos. À sua espera, no Aeroporto Internacional de Brasília, estavam várias pessoas, que entoavam mensagens de apoio.

Recorde-se que o regresso de Bolsonaro ao Brasil já era aguardado, após ser confirmado na semana passada pelo Partido Liberal (PL), ao qual o antigo chefe de Estado aderiu para disputar as presidenciais que perdeu contra Lula da Silva. O voo comercial aterrou por volta das 06h49 (10h40 em Lisboa).

O ex-chefe de Estado deve participar ainda hoje num evento fechado, com a presença de familiares e aliados, segundo o PL.

Nas redes sociais, foram sendo partilhadas algumas imagens, incluindo um vídeo que mostra Bolsonaro a ser aplaudido no avião.

O antigo presidente brasileiro havia dito que regressa ao país para "fazer política". "Está pré-marcado, para dia 30, pousar em Brasília às 7 horas da manhã. Está quase certo. Voltar com atividade normal. Vou trabalhar com o Partido Liberal. Vamos andar pelo Brasil e fazer política. Afinal de contas, o PL é um grande partido. Nós temos como manter de pé essa bandeira do conservadorismo que levantamos ao longo de quatro anos", afirmou.

Recorde-se que Jair Bolsonaro, que continua sem reconhecer a sua derrota eleitoral para Lula da Silva, esteve em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro.

O ex-presidente viajou dois dias antes do fim do seu mandato, quebrando assim a tradição de passar a faixa presidencial para o seu sucessor na Presidência, no caso Lula da Silva, o seu maior adversário político.

De notar que Bolsonaro regressa ao Brasil na véspera de 31 de março, data em que militares celebram o golpe que deu origem à ditadura militar de 1964 a 1985. O antigo chefe de Estado terá que enfrentar as múltiplas investigações abertas contra si.

Entre outras acusações, Bolsonaro é investigado por alegadamente incitar os seus seguidores mais radicais a tentarem um golpe de Estado contra Lula da Silva, em 08 de janeiro, quando seus apoiantes invadiram e destruíram as sedes do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República, em Brasília.

[Notícia em atualização]


Leia Também: Após três meses, Bolsonaro deixa EUA e regressa esta 5.ª-feira ao Brasil

Mais de 30 mortos no incêndio de um ferry nas Filipinas

O MV Lady Mary Joy em Basilan, sul das Filipinas. PHILIPPINE PORTS AUTHORITY ZAMBOANGA VIA AP

  SIC Notícias   30/03/23

Quando o incêndio deflagrou "muitos passageiros saltaram para o mar” e a maioria foi resgatada com a ajuda de epscadores.

Um incêndio num ferry no sul das Filipinas matou pelo menos 31 pessoas, disse um governador regional na quinta-feira num novo balanço de vítimas do desastre de quarta-feira. Foram encontrados mais 18 mortos nos destroços carbonizados do barco.

O Lady Mary Joy 3 fazia a ligação entre a cidade de Zamboanga, na ilha de Mindanao, e a ilha de Jolo, na província de Sulu, quando o incêndio deflagrou o que levou "muitos passageiros a saltarem para o mar”, disse à AFP Nixon Alonzo, responsável regional pela gestão de desastres.

A Guarda Costeira filipina e pescadores conseguiram resgatar 195 passageiros e 35 tripulantes. Entretanto 18 corpos foram encontrados no navio, disse à AFP o governador de Basilan, Jim Salliman, acrescentando que a origem do incêndio ainda é desconhecida.

“Primeiro registámos 13 mortos, depois 18, que agora totalizam 31 mortos”, acrescentou.

Salliman disse que o número de desaparecidos pode ser maior, já que o número de passageiros a bordo do navio era maior do que os 205 oficialmente registados..

O comandante da Guarda Costeira filipina, Rejard Marfe, contou à AFP que “as pessoas entraram em pânico porque estavam a dormir quando o incêndio começou”.

À medida que o fogo se espalhava, o capitão deixou o navio encalhado “para que mais pessoas pudessem sobreviver e fosse mais fácil nadar até a costa”.

As Filipinas, um arquipélago de mais de 7.000 ilhas, tem um sistema de transporte marítimo precário, com barcos a viajar sem regulamentação, frequentemente sobrelotados.

Governo fixa o preço base de referência ao produtor de caju em 375 francos CFA por quilo. Em comunicado do Conselho de Ministros, o executivo decidiu ainda que a abertura oficial da Campanha de Comercialização e Exportação de Cajú realiza-se amanhã, sexta-feira, 31 março.


Radio Voz Do Povo

PR DISCUTE DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O PAÍS COM O BOAD

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu esta manhã, uma delegação do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), chefiada pelo seu Presidente, o Sr. Serge Ekue, que se encontra no país no âmbito duma missão desta instituição financeira regional. Esta foi uma oportunidade para debater os desafios presentes e futuros da Guiné-Bissau e do próprio BOAD.

No encontro, o Sr Serge Ekue fez o ponto da situação ao Chefe de Estado, destacando as atividades que tiveram lugar em Bissau ao nível do Comité de Auditoria e do Conselho de Administração do BOAD, e comunicou ao Presidente da República que o BOAD irá disponibilizar cerca de quarenta  bilhões de Francos CFA para o sector da agricultura e infraestruturas rodoviárias. Ficou ainda o compromisso de apoiar a reestruturação da fileira de cajú para relançar a economia guineense.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Tomada de cartão de militante do ex- Presidente do Partido para Justica, reconciliação e trabalho, Plataforma das Forças Democráticas (PJRT-PFD), Malam Nanco na sede nacional do MADEM-G15.

HORA TCHIGA e ninguém quer ficar de fora do comboio do desenvolvimento.

Malam Nanco, líder do Partido para Justiça, Reconciliação e Trabalho - Plataforma das Forças Democráticas - PJRT- PFD, entendeu que o melhor caminho para oferecer paz e progresso à sua Nação é juntar-se à grande força política MADEM-G15. 

À semelhança  de Malam Nanco, ex deputados de outros grandes partidos, militantes e simpatizantes não hesitam em fazer parte deste grande desafio que se pauta pelo bem da Guiné-Bissau.

Pelas mãos do Coordenador Nacional, Braima Camará, o ex-líder do PJRT-PFD integra as fileiras do grande Partido. O líder não deixou de apelar à convicção e trabalho árduo de todos os militantes do MADEM-G15, desde dos dirigentes aos simpatizantes.

É com foco no trabalho que o Partido irá conquistar a maioria qualificada.

HORA TCHIGA!

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 



Veja Também:

O Coordenador Nacional do Madem-G15, Braima Camará recebe o Presidente do Partido para Justiça, Reconciliação e Trabalho - Plataforma das Forças Democráticas - PJRT- PFD, MALAM NANCO que milita no Madem-G15.

Radio Voz Do Povo 

Pai russo cuja filha fez desenho em apoio a Kyiv detido na Bielorrússia

© Getty

Notícias ao Minuto  30/03/23 

Moskalyov chamou a atenção da polícia russa no ano passado depois que sua filha Masha, então com 12 anos, ter feito um desenho de apoio à Ucrânia na escola. O desenho mostrava a Rússia a disparar mísseis contra uma mãe e filho ucranianos. 

O homem russo que fugiu antes de receber a sentença - após a filha ter feito um desenho em defesa da Ucrânia - foi detido na Bielorrússia, confirmou o seu advogado. 

Alexei Moskalyov foi condenado esta semana - embora não estivesse presente, uma vez que fugiu da prisão domiciliar. No entanto, já foi detido. 

"Ele foi detido, sim", disse o advogado Dmitry Zakhvatov, sem fornecer mais detalhes. 

A agência de notícias russa SOTA refere que Moskalyov, de 54 anos, foi detido em Minsk, capital da Bielorússia.

Moskalyov chamou a atenção da polícia russa no ano passado depois de a sua filha Masha, então com 12 anos, ter feito um desenho de apoio à Ucrânia na escola. O desenho mostrava a Rússia a disparar mísseis contra uma mãe e filho ucranianos. 

O homem foi depois sentenciado a dois anos de prisão por ter criticado as políticas no Kremlin em publicações nas redes sociais. Masha, a filha, de 13 anos foi entregue a uma instituição e separada da família. 



Leia Também: "Amo-te". Filha de russo condenado por desenho antiguerra envia-lhe carta

PRESIDENTE RECEBE A JUVENTUDE DO APU-PDGB

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

A direção da juventude da formação política APU-PDGB aproveitou as comemorações do seu oitavo aniversário para manifestar, hoje, 29 de março, o reconhecimento junto do Presidente da República pelas realizações verificadas no país, sobretudo no sector das infraestruturas. A juventude APUANA aproveitou ainda esta oportunidade para felicitar e encorajar o Chefe de Estado pelo seu esforço na reposição da Guiné-Bissau no concerto das nações.

Na ocasião, o Presidente da República apelou ao inconformismo dos jovens na luta pela democracia e sublinhou a importância do rejuvenescimento do sistema político com a participação de jovens. Segundo o chefe de Estado, no atual contexto, é importante pensar no papel da juventude na construção da democracia, da liberdade, e do pluralismo; mas também na reconstrução do país, em todos os planos: económico, social e cultural.


Pais ucranianos escondem filhos em caves para evitar que sejam levados... Há crianças que não veem o sol há meses.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   30/03/23 

Na Ucrânia, na linha da frente, alguns pais estão a esconder os seus filhos em caves e bunkers para evitar que sejam levados. 

A afirmação é de voluntários ucranianos que estão a retirar civis da linha de frente da guerra com a Rússia.

Segundo The Guardian, embora os pais tenham dado razões diferentes, a maioria dos voluntários atribui o fenómeno a uma combinação de pobreza e condição psicológica das famílias, que vivem sob bombardeamentos há meses.

Recorde-se que no início de março, o governo da Ucrânia deu às autoridades locais na cidade de Bakhmut permissão para retirar à força as crianças. A medida está limitada à cidade, não havendo poderes legais para áreas tão expostas ao longo da linha de frente, como Avdiivka, uma cidade ao sul de Bakhmut.

Sasha, um médico voluntário em Bakhmut, descreveu ao mesmo meio como outros civis lhe indicaram onde as crianças estavam escondidas.

“Sabíamos que [a criança] estava neste lugar, então fomos lá e ela não saía desde setembro”, disse Sasha. A mãe ter-lhe-á dito que temia sair e não tinha para onde ir.

Os civis em Bakhmut estão sob fogo desde o início da guerra, mas a intensidade aumentou dramaticamente nos últimos meses. Cerca de 4.000 civis ainda estarão na cidade, não se sabendo quantas delas são crianças. 


Leia Também: Sanchéz vai pedir ao presidente chinês que não dê armas para a "brutal e ilegal agressão da Rússia contra a Ucrânia"

UCRÂNIA/RÚSSIA: "Grandes baixas russas" devido a profundos problemas sistémicos

© Getty Images

Notícias ao Minuto  30/03/23 

O secretário de defesa britânico, Ben Wallace, disse que mais de 220.000 soldados e mercenários russos foram mortos ou feridos na Ucrânia.

A proporção de mortes de russos para ucranianos na frente oriental chegou a 10 para um, de acordo com a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, citado pela Sky News. 

Hanna Malyar enfatizou, no Telegram, que este não era o caso todos os dias, mas disse que as perdas russas são "muitas vezes maiores" do que as ucranianas. Já o secretário de defesa britânico, Ben Wallace, disse à Sky News que mais de 220.000 soldados e mercenários russos foram mortos ou feridos na Ucrânia.

Wallace disse ainda que as tropas de Vladimir Putin não estão a fazer "quase nenhum progresso" e "a sofrer enormes baixas".

"As forças russas têm alguns problemas sistémicos realmente significativos e profundos", afirmou. 

Em fevereiro, a inteligência britânica disse que a Rússia e as suas forças militares privadas provavelmente sofreram entre 175.000 a 200.000 baixas desde o início da invasão em fevereiro de 2022, o que significa que houve um aumento de pelo menos 20.000 desde então.


Leia Também: Rússia prepara-se para grande campanha de recrutamento militar

Tropas russas avançam em Bakhmut e roubam terreno aos ucranianos

 SIC Notícias  29/03/23

Kiev reconhece algum sucesso russo, mas garante que as forças ucranianas ainda controlam Bakhmut e que está a conseguir conter alguns ataques de Moscovo.

As tropas russas conseguiram avançar, na noite desta quarta-feira, em Bakhmut e roubar terreno às forças ucranianas.

O Estado-Maior das Forças Armadas ucraniano reconhece algum sucesso russo, sobretudo a sul e sudoeste da cidade. Ainda assim, Kiev garante que ainda controla Bakhmut e que está a conseguir conter alguns ataques de Moscovo.

Por outro lado, o líder do grupo Wagner afirma que o exército ucraniano está praticamente destruído.

A luta pela cidade na região de Donetsk não tem fim à vista. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, incentiva a resistência das forças de Kiev.