quinta-feira, 15 de maio de 2014

Guiné-Bissau: PAIGC reúne órgãos para discutir a formação do Governo

Bissau – O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, anunciou que o seu partido vai reunir os órgãos após a votação de 18 de Maio, relativa à segunda volta das eleições Presidenciais entre o seu candidato, José Mário Vaz, e o independente Nuno Nabiam.

«Logo após o dia 18 de Maio o PAIGC vai convocar os seus órgãos, o Comité Central, o Bureau Político e a Comissão Permanente, para começar a traçar as linhas mestras que irão permitir executar as responsabilidades atribuídas ao partido nas eleições de 13 de Abril», revelou Domingos Simões Pereira à PNN em conferência de imprensa realizada esta terça-feira em Bissau, depois do périplo que o levou a alguns países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Durante o encontro com os jornalistas o líder do PAIGC fez um balanço positivo da sua deslocação à Gâmbia, ao Senegal, ao Burquina Faso e à Costa de Marfim.

Simões Pereira revelou ter recebido grandes manifestações nos países por onde esteve em missão de trabalho, dizendo que reconhecem que o PAIGC está, no aspecto político guineense, com uma responsabilidade que transmite e interpreta as aspirações do povo guineense. 

«O PAIGC reconhece a CEDEAO como seu espaço natural de integração, não pondo em causa o esforço que o seu futuro Governo vai fazer ao nível da integração sub-regional», informou Simões Pereira.

O futuro Primeiro-ministro desmentiu as informações que circulam, feitas pela directoria do candidato Nuno Nabiam, de que a sua ausência do país significa «falta de coordenação e de engajamento», tendo referido que o PAIGC tem a sua estratégia que está a seguir. 

«O nosso partido não assume a responsabilidade de ajudar os seus opositores a interpretarem melhor os gestos e os seus actos no terreno, somos responsáveis e conhecemos as expectativas do povo guineense», afirmou.

A terminar, o Presidente do PAIGC disse ainda acreditar que o seu candidato vai vencer a segunda volta das eleições de 18 de Maio.

(c) PNN Portuguese News Network

Guiné-Bissau: Forças de Defesa e Segurança votam antecipadamente

Bissau – O porta-voz do Comando Conjunto de Asseguramento do Processo Eleitoral em curso na Guiné-Bissau, Samuel Fernandes, garantiu que desta vez os elementos das forças de Defesa e Segurança que estarão em serviço no dia das eleições vão votar antecipadamente esta quinta-feira, 15 de Maio.

Falando à PNN durante uma conferência de imprensa, Samuel Fernandes garantiu que a situação verificada na primeira volta destas eleições, que levou muitas pessoas a não votarem antecipadamente, não se vai repetir, considerando que uma «má informação» esteve na origem do sucedido. 

«Desta vez todos os nossos elementos envolvidos no trabalho vão votar antes, para lhes ser permitido assegurar os trabalhos durante o dia da votação», disse Samuel Fernandes.

A tradicional medida de encerramento das fronteiras nacionais, marítimas, aéreas e terrestres, foi anunciada também neste encontro com a imprensa.

O Comando Conjunto de Asseguramento do Processo Eleitoral termina a sua missão após a investidura do novo Presidente da República.

(c) PNN Portuguese News Network