sábado, 1 de abril de 2023

COREIA DO NORTE: Irmã de Kim Jong Un acusa Zelensky de ter "sonhos nucleares"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  01/04/23 

A Coreia do Norte, que se tem alinhado com o Kremlin relativamente à guerra na Ucrânia, critica as autoridades ucranianas por pedirem mais armamento aos Estados Unidos.

A irmã de Kim Jong-un, o ditador norte-coreano, e uma das mais altas figuras do regime de Pyongyang, fez duras críticas ao presidente ucraniano, acusando uma petição pró-nuclear ucraniana de ser uma estratégia para a Ucrânia obter armas nucleares, criticando Volodymyr Zelensky por ter "sonhos nucleares".

Num comunicado, publicado este sábado na agência estatal norte-coreana KCNA, Kim Yo-jong afirmou que a petição, que foi entregue à presidência ucraniana mas que não tem quaisquer ligações ao governo, é "um apelo para que os Estados Unidos mobilizassem armas nucleares para o território ucraniano".

"Foi noticiado que, se mais de 25 mil pessoas assinarem a petição em 90 duas, o presidente vai analisar a iniciativa e clarificar a sua posição. Isto é um véu sobre a expressão popular, mas não é difícil de adivinhar que isto é um produto do conluio sinistro político pelas autoridades de Zelensky", acusou a norte-coreana.

Kim Yo-jong denunciou ainda aquilo que considera ser as intenções de Zelensky de "desenvolver armas nucleares" na Ucrânia, acreditando que são uma "manifestação da sua ambição política muito perigosa de prolongar os seus últimos dias a qualquer custo, ao jogar com o destino do seu país e povo".

A Coreia do Norte tem-se manifestado sempre do lado da Rússia, em oposição à Ucrânia apoiada pelos países da NATO e, claro, pelos Estados Unidos. O regime tem apoiado o Kremlin na Organização das Nações Unidas e em outros palcos diplomáticos, e Kyiv acusa ainda o país de vender armas aos russos para combater na invasão.

As declarações de Kim Yo-jong surgem depois de a Rússia ter mobilizado armas nucleares para território bielorrusso, o seu principal aliado e país cujo líder, Aleksandr Lukashenko, já tinha mostrado grande disponibilidade em acolher esse armamento russo.

A Ucrânia não tem armas nucleares desde os anos 90, dissolvendo o seu programa nuclear depois da dissolução da União Soviética e com a promessa que a sua integridade territorial não seria violada pela Rússia.


Leia Também: Rússia procura obter munições da Coreia do Norte, avançam EUA

Entrega de Donativos da Primeira Dama, Sra. Dinisia Reis Embalo a Hospitais, Igrejas e Centros de Caridade.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

A Ministra de Estado dos Negócios, Suzi Barbosa, acompanhada pela delegação de CEDEAO lança em Bafatá a primeira pedra para construção do hospital pediátrico e da maternidade da Região.

 Radio Voz Do Povo 

Agência Lusa faz 3.º dia de greve. "Postura de imobilismo parece reinar"

© Global Imagens

Notícias ao Minuto  01/04/23 

Os trabalhadores da agência Lusa reivindicam menos de 10 euros por cada um dos 12 anos sem aumentos salariais.

Os trabalhadores da agência Lusa cumprem, este sábado, o terceiro de quatro dias de greve em luta por salários condignos, reivindicando menos de 10 euros por cada um dos 12 anos sem aumentos salariais.

Num comunicado dos funcionários a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a agência remete ao que aconteceu na sexta-feira, quando "o Partido Socialista chumbou uma proposta do Bloco de Esquerda para aumentar a indemnização compensatória para a Lusa, prevendo aumentos salariais".

"Com isso continuou a inviabilizar uma solução para os trabalhadores, enquanto António Costa deixou trabalhadores sem resposta em Aveiro", lê-se na nota.

O chumbo aconteceu no mesmo dia em que o Ministério das Finanças anunciou um excedente de 2.300 milhões de euros até fevereiro. "Os sindicatos lamentam a postura de imobilismo que parece reinar na resposta aos trabalhadores da Lusa e ao subfinanciamento desta empresa do setor empresarial público, em que os problemas são extensos, da falta de aumentos à persistência da precariedade", esclarece.

Os trabalhadores voltam a lembrar, em altura de fim de semana, "em que tantas redações estão reduzidas a poucos elementos", a agência "assegura um serviço inestimável ao jornalismo e à democracia".

"A linha noticiosa da Lusa fechou na quinta-feira, por indicação da Direção de Informação, e assim se prevê que continue até domingo, mantendo-se um impacto elevado no jornalismo nacional", 

Segundo a nota, "os trabalhadores da Lusa estão sem aumentos salariais reais há 12 anos e reivindicavam 120 euros de aumento". "Depois de uma proposta inicial de 35 euros, a administração chegou aos 74 euros, mas não basta. Os 120 euros pedidos não são muito para tanto tempo sem aumentos, mas os sindicatos baixaram a contraproposta, ratificada em plenário, para os 100 euros", continua.

"Falta a administração e o Governo virem ao encontro destas pretensões", sublinha.

Na sexta-feira, mais de 50 trabalhadores estiveram em protesto junto à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, e outros asseguraram uma concentração junto à redação do Porto, além da mobilização em Aveiro.

Em Aveiro, foram entregues cartas abertas em mãos ao Presidente da República e ao primeiro-Ministro, explicando os motivos da greve. O Presidente enalteceu a Lusa, o primeiro-ministro que ia ler a carta entregue.

A greve prossegue este sábado e domingo, com a linha fechada, com os trabalhadores a exigir mais respeito e salários que se aproximem "do que realmente merecem pelo serviço público que prestam".

"Esperamos que a Lusa seja um farol na valorização das nossas profissões, pois não há jornalismo de qualidade e de referência com trabalhadores maltratados, com baixos salários e em precariedade", termina o comunicado assinado pelos sindicatos mandatados para negociar pelo plenário de trabalhadores (Sindicato dos Jornalistas, SITE CSRA - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas e SITESE - Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços).


Leia Também: Em greve, trabalhadores da Lusa pedem a Marcelo e a Costa que intervenham

Cancro. O sinal de alerta que pode revelar-se depois de beber uma cerveja... Também acontece com outras bebidas alcoólicas.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   01/04/23 

Fadiga persistente e inchaço dos gânglios linfáticos são alguns dos sintomas mais conhecidos para o linfoma de Hodgkin. Trata-se de um tipo de cancro que apresenta melhores resultados de prognóstico quando detetado precocemente. Além dos tais sintomas, há outros que o podem revelar.

Segundo o jornal El Espanõl, existem sinais que se revelam depois de beber álcool, como um copo de cerveja, por exemplo. Pode causar "febre, suores noturnos, perda de peso involuntária, comichão intensa ou dor nos gânglios linfáticos depois de beber", refere a Mayo Clinic, citada pelo jornal.

A Lymphoma Action, uma instituição do Reino Unido, também confirmou este tipo de sintomas depois do consumo de álcool. "Afeta até cinco em cada 100 pessoas com linfoma de Hodgkin", explicam, citados também pelo jornal.

Um estudo publicado na revista Anesthesiology mostrou que um bombom de chocolate tinha o mesmo efeito que o um gole de cerveja no aparecimento destes sintomas.

O diagnóstico precoce é bastante importante para se iniciar o tratamento o mais rapidamente possível.


Leia Também: Cancro da próstata. Nova descoberta aumenta esperança de vida em meses


Leia Também: Pare de consumir isto. Está a deixá-lo inchado e aumenta risco de cancro

PAPA: "Ainda estou vivo". Papa Francisco já teve alta do hospital em Roma

© Getty Images

Notícias ao Minuto  01/04/23 

O Pontífice encontrava-se a recuperar no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infeção respiratória.

O Papa Francisco teve alta hospitalar este sábado por volta das 10h30, depois de três dias internado devido a uma infeção respiratória, avançou a agência Ecclesia.

"Ainda estou vivo", referiu o líder da Igreja Católica em declarações aos jornalistas à saída do hospital Gemelli, em Roma, Itália, onde esteve a recuperar.

A alta hospitalar já tinha sido anunciada pelo Vaticano, na sexta-feira: "Depois de avaliar os resultados dos exames realizados hoje e também as melhorias do quadro clínico, a equipa médica que está a acompanhar o Papa Francisco confirmou que a Sua Santidade vai sair do hospital amanhã".

O Papa retornará então à Casa Santa Marta e sua presença está marcada para presidir a celebração do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro para a Celebração Eucarística que abre a Semana Santa de 2023. Segundo o Vaticano, o Pontífice retomará ainda as atividades normais.

Recorde-se que o Papa Francisco foi internado, na quarta-feira, no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infeção respiratória.

O Sumo Pontífice estava há alguns dias com dificuldades em respirar, mas foi diagnosticado com Covid-19. Francisco, de 86 anos, terá chegado à unidade hospitalar devido a "problemas cardíacos e controlados".


Rússia assume hoje presidência do Conselho de Segurança da ONU

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  01/04/23

Isto acontece duas semanas após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin por supostos crimes de guerra.

A Rússia assume, este sábado, a presidência do Conselho de Segurança da ONU, órgão encarregado de manter a paz internacional, diminuir controvérsias e combater atos de agressão internacional, avançou a Sky News.

Isto acontece duas semanas após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra Vladimir Putin por supostos crimes de guerra.

Segundo as regras da ONU, cada um dos 15 países membros do Conselho de Segurança assume a presidência do órgão de forma rotativa por um período de um mês. A presidência do Conselho de Segurança decide as matérias a serem discutidas, lidera as reuniões e cuida de várias ações administrativas do órgão.

Foi justamente na última vez em que assumiu esse posto, em fevereiro de 2022, que a Rússia decidiu invadir a Ucrânia, dando início à guerra.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: Rússia adota nova estratégia. Ocidente visto como ameaça "existencial"

Estados Unidos pedem que cidadãos abandonem a Rússia

NATALIA KOLESNIKOVA

SIC Notícias  01/04/23

O alerta surge depois da detenção de um jornalista do Wall Street Journal na Rússia. O repórter é acusado de espionagem e o Kremlin garante que foi apanhado em flagrante.

O aviso partiu do porta-voz do Conselho Nacional da Casa Branca, John Kirby, que considera que a Rússia é atualmente um ambiente hostil para os cidadãos dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos pedem a todos os norte-americanos que estejam na Rússia para saírem do país. O aviso partiu do porta-voz do Conselho Nacional da Casa Branca.

John Kirby defende que a Rússia é um ambiente hostil para os cidadãos dos Estados Unidos, quer estejam numa viagem de lazer ou trabalho.

O alerta surge depois da detenção de um jornalista do Wall Street Journal na Rússia. O repórter é acusado de espionagem e o Kremlin garante que foi apanhado em flagrante.

Evan Gershkovich escrevia há meses sobre os avanços da guerra na Ucrânia e estaria a trabalhar num artigo sobre o grupo de mercenários Wagner. De acordo com as autoridades russas, o repórter terá recolhido informação classificada. 

Pelo menos 1 morto e 28 feridos após telhado desabar em concerto nos EUA

© Steven Seetle / Twitter

Notícias ao Minuto  01/04/23 

Aconteceu no Apollo Theatre, em Belvidere, Illinois, Estados Unidos, desabou durante um concerto devido ao tornado que atingiu a comunidade na sexta-feira.

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 28 ficaram feridas quando o telhado do Apollo Theatre, em Belvidere, Illinois, Estados Unidos, desabou durante um concerto devido ao tornado que atingiu a comunidade na sexta-feira.

De acordo com o chefe dos bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, citado pela CBC Chicago, cinco dos feridos ficaram em estado grave.

Quando o telhado e a tenda frontal desabaram, 260 pessoas estavam dentro do Teatro Apollo, destacou a mesma fonte, acrescentando que o colapso aconteceu 30 minutos após o começo do concerto.

O Departamento de Polícia de Belvidere referiu que o colapso ocorreu no momento em que uma forte tempestade atingiu a zona.

O alerta foi às 19h48 e, segundo uma avaliação inicial, o tornado tinha sido o responsável pelos danos.

Recorde-se que um tornado atingiu Little Rock, no estado norte-americano do Arkansas, esta sexta-feira à tarde, e deixou um rasto de destruição por onde passou.

O Serviço Nacional de Meteorologia confirmou a situação e descreveu o tornado como "grande e destrutivo", referindo ainda, segundo a AP, que mais de 350 mil pessoas estavam em risco à sua passagem.