quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ou faz questão de continuar a ser tão absolutista, e o único capaz de, em simultâneo, ser Presidente da República, Primeiro-ministro, Presidente e dono do PAIGC e da Assembleia Nacional Popular?

Por Fernando Casimiro

Não havendo, de facto, Parlamento, na Guiné-Bissau, deixa de fazer sentido a existência de um governo que não responde perante o Parlamento e, perante o Presidente da República.

O Povo não tem sido informado se, de facto, institucionalmente, tem havido encontros institucionais e formais, entre o Presidente da República e o Primeiro-ministro, por um lado, e por outro, se o Primeiro-ministro e os membros do governo foram alguma vez convidados a ir ao Parlamento, que continua em disfunção, o que é inadmissível, por ser o órgão legislativo eleito, quiçá, a razão de ser da realização das eleições legislativas, que não, governativas, entenda-se!

Os representantes do Povo, eleitos pelo Povo, nas eleições legislativas, e não governativas, são designados Deputados e não ministros ou secretários de Estado!

Se os Deputados não estão a representar o Povo que os elegeu por via das eleições legislativas, a quem cabe fiscalizar a acção do governo, ou quem tem poderes, competências, para legitimar o governo, e em que sede?

Como escrevi recentemente, alertamos por diversas vezes para os diversos riscos de derrapagens: constitucionais, legais, institucionais, políticas, éticas, económicas, sociais e seus derivados, pelo facto de se impor, de fora, por via de queixas de dentro, com urgência, alegadamente, por via duma calamidade política, institucional e social na Guiné-Bissau, nunca vista ou assistida em nenhuma parte deste nosso Mundo, com direito a ser declarada como emergência a todos os títulos e níveis, e prioridade máxima de resolução, através da nomeação do Primeiro-ministro e da formação e empossamento do governo, sem que, a Assembleia Nacional Popular fosse legitimada e viabilizada, tendo em conta as irregularidades no processo interno da constituição da sua Mesa, que continuam nos dias de hoje, a inviabilizar o seu funcionamento.

Do Secretário-Geral das Nações Unidas, a tantos pseudo- democratas, estadistas, e seguidistas, de diversas origens, que nunca se preocuparam em olhar para os problemas dos seus países, que não são poucos, comparativamente aos da Guiné-Bissau, o barulho foi tanto, no intuito de nos silenciarem, que agora, estranhamos tanto silêncio, dos mesmos, face ao que está a acontecer na Guiné-Bissau.

Afinal, onde está a alegada reposição da normalidade constitucional, apregoada pelo Presidente do PAIGC, face à continuidade do bloqueio da Assembleia Nacional Popular, quando é o PAIGC quem tem a maioria na Assembleia, por via do Acordo de incidência parlamentar com outros partidos, sendo que, é público, uma nova disputa política, interna no PAIGC, entre o seu Presidente e o seu primeiro-Vice-presidente, que é o Presidente da Assembleia Nacional Popular, por via da pretensão de ambos ao apoio partidário para as suas candidaturas presidenciais, tendo em vista as eleições presidenciais agendadas para 24 de Novembro próximo?

Por estes dias, através das redes sociais, foram divulgadas diversas intervenções gravadas, tanto do Presidente da Assembleia Nacional Popular, e Vice-presidente do PAIGC, Cipriano Cassamá, relativamente à disputa que o opõe ao Presidente do PAIGC, por via duma suposta traição do Presidente do partido, ao compromisso de ser ele, o nome a ser indicado como candidato apoiado pelo partido às eleições presidenciais, mas que, também, passou a ser uma pretensão do próprio Presidente do partido; como também, uma gravação na qual o Primeiro vice-presidente da Mesa da Assembleia Nacional Popular, Nuno Nabiam, líder da APU-PDGB, o Partido que suporta, com mais Deputados (5), a maioria parlamentar frágil/precária, do PAIGC, por via do Acordo de incidência parlamentar, a fazer a pior das leituras sobre o PAIGC e o seu "modus operandi", em jeito de prevenção, mas também, de ameaça de chantagem, que pode vir a comprometer a maioria parlamentar negociada, caso algumas das suas reivindicações, exigências não sejam cumpridas, e como também o próprio líder da APU-PDGB e Primeiro-vice-presidente da Mesa da Assembleia Nacional Popular pretende candidatar-se às eleições presidenciais de 24 de Novembro, com o apoio do PAIGC, quem olhará pelo Parlamento?

Como funcionará um Parlamento, a Casa do Povo, até Novembro, quando as suas principais figuras apenas pensam nas próximas eleições presidenciais?

Como é que o próprio partido que venceu as eleições legislativas conseguirá gerir, de forma satisfatória, a contento de todos, os infinitos compromissos, políticos, institucionais, numa vertente pública, e, outros, no âmbito da influência governativa, virada para o sector privado?

O Presidente de um partido, que tudo fez para blindar a sua nomeação para o cargo de Primeiro-ministro, a nível interno do partido, à luz dos estatutos do partido, de repente, deu conta que, tal como sempre dissemos, os estatutos do partido, seja qual for o partido, não estão acima da Constituição e das Leis da República, isto para esclarecer que, independentemente do cargo de Primeiro-ministro ser atribuído ao partido vencedor das eleições legislativas, e tendo em conta a maioria que o suporta, a nomeação do Primeiro-ministro e consequente empossamento, é da competência do Presidente da República, que pode rejeitar nomes, sugerindo novos nomes para o cargo de Primeiro-ministro, ao partido vencedor das eleições legislativas. Explicamos isso vezes sem conta, no passado, e voltamos a ter a mesma experiência recentemente, com a rejeição do nome do Presidente do PAIGC para o cargo de Primeiro-ministro, e por mais voltas que se deram, ficou tudo em "águas de bacalhau", como dizem os nossos amigos e irmãos portugueses...

Se o ainda Presidente do PAIGC quer para si o apoio do partido para as eleições presidenciais, é caso para perguntar: afinal, como pode Domingos Simões Pereira falar tanto em querer reformar o PAIGC, quando sabe que, a ser candidato presidencial e, em caso de vitória, deixa de ser Presidente do Partido, para ser Presidente da República?

Ou faz questão de continuar a ser tão absolutista, e o único capaz de, em simultâneo, ser Presidente da República, Primeiro-ministro, Presidente e dono do PAIGC e da Assembleia Nacional Popular?

Estamos ou não, face a mais uma caminhada de novas crises, convulsões, políticas, institucionais e sociais, na Guiné-Bissau?

Positiva e construtivamente.

Didinho 01.08.2019

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS






ditaduraeconsenso.blogspot.com

Grupo de militantes do PAIGC em Cabo Verde apoia candidatura de Cipriano Cassamá para Presidente da Guiné-Bissau

By PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

Cidade da Praia 01 Ago (Inforpress) – Um grupo de militantes do PAIGC em Cabo Verde manifestou hoje o seu apoio à candidatura de Cipriano Cassamá para as eleições presidenciais de Novembro, na Guiné-Bissau, apelando para o auxílio do presidente do partido Domingos Simões Pereira.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o representante do grupo, denominado Movimento a Cipriano Cassamá, Egas Sambu, disse que os membros da Comissão Política do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), “violaram os princípios estatutários” do partido, ao exortar Domingos Simões Pereira para apresentar a sua candidatura.

“ Facto que demonstra a tamanha incompetência e desordem contra a qual o presidente do partido [Simões Pereira] vem lutando ao longo destes anos”, lamentou Egas Sambu, acrescentando que os referidos elementos têm “enormes limitações em servir o partido de forma coerente e decente”, isto, segundo ele, tendo em conta os actuais desafios da Guiné-Bissau.

Portanto, asseverou, manifestações do género” violam igualmente” o artigo 135 do estatuto do PAIGC, que, conforme defendeu, postula que compete ao Comité Central decidir quem é o candidato apoiado pelo partido.

Realçou, também, que “todos os militantes do partido gozam do mesmo direito e dever de apresentar a sua candidatura”, salientando que até ao momento só tem o conhecimento oficial da candidatura de Cipriano Cassamá, primeiro vice-presidente do PAIGC.

“Esta candidatura irá gozar do nosso apoio incondicional rumo às presidenciais e esperamos que todos os militantes e simpatizantes do partido venham a comungar do mesmo projecto político”, sublinhou Egas Sambu, desejando que Domingos Simões Pereira se coloque do lado deles.

Baseando no estatuto do PAIGC, afiançou ainda que nenhum membro da Comissão Política deve apoiar publicamente um candidato em nome do partido, sem que antes tenha o pronunciamento oficial do Comité Central. ´

No dia 16 de Julho deste ano, através de uma conferência de imprensa, a Comissão Política do PAIGC em Cabo Verde apelou ao presidente desse partido, Domingos Simões Pereira, a candidatar-se às eleições presidenciais de Novembro, alegando ser a pessoa “mais indicada” para ajudar a Guiné-Bissau na fase em que se encontra.

Carlos Gomes Júnior, também do PAIGC, antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, já declarou a sua candidatura às presidenciais de Novembro próximo.

Uma fonte do Partido da Renovação Social (PRS) disse à Lusa que o actual Presidente guineense, José Mário Vaz, também formalizou um pedido escrito ao partido.

Segundo a mesma fonte, Umaru Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro, fez a mesma diligência junto do Movimento para a Alternância Democrática (Madem).

De acordo com a Lusa, o candidato derrotado na segunda volta das últimas presidenciais, realizadas em 2014, Nuno Nabian, agora líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB), também já manifestou o seu desejo em se candidatar às presidenciais.


GUERRA ENTRE APOIANTES DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA E DO ENG. CIPRIANO CASSAMA, AMANDO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA A PARTIR DE LISBOA! - Fake News ???

Fonte: PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

Cinco feridos é o resultado da rixa entre apoiantes de Eng. Cipriano Cassama, e Domingos Simões Pereira, pelo controle do salão nobre do partido, o movimento de apoio chamado sol "menor" deu uma conferência de imprensa chamando o presidente de ANP de nomes a mando de Domingos Simões Pereira, o movimento de apoio de Eng. Cipriano Cassama foram tirar satisfação hoje 01/08/2019 na sede nacional, Domingos Simões Pereira deu ordem a partir de Lisboa para espancar apoiantes de Eng. Cipriano Cassama! ???

Fonte: PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

No Comment!


CIPRIANO CASSAMÁ VOLTA À CARGA CONTRA DSP

CIPRIANO CASSAMÁ PRONUNCIA...


CONFIRAM O INÉDITO AUDIO 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻




Fonte: Estamos a Trabalhar

CAPITÃO DOS PORTOS DE BISSAU PROMETE MEDIDAS IRREVERSÍVEIS CONTRA PESCADORES ESTRANGEIROS INFRATORES


O capitão dos Portos de Guiné-Bissau prometeu hoje (1/8) medidas irreversíveis e permanente aos pescadores dos países vizinhos que atacam os fiscalizadores marítimos desta instituição.

A decisão, vem na sequência de mais um ataque sofrido por um fiscalizador que foi jogado ao mar, depois de ter sido espancado pelos pescadores da vizinha guiné-Conacri, que pescavam nas águas territoriais guineense sem licença de navegação.

Sigá Batista num tom de revolta revelou que os referidos pescadores estavam a pescar nas imediações de parque de zonas reservadas.

“ Entre as várias embarcações abordadas, há uma de Guiné-Conacri que para além de não possuir licença de navegação, estava sem licença de pesca e mais agravante ainda se encontrava nas imediações de parque que é uma zona proibida à pesca”, diz para depois avançar que “ se as autoridades politicas não assumir suas responsabilidades, vamos assumi-la porque não nos podem sacrificar nos nossos simples trabalho de controlar a nossa fronteira. A nossa medida será irreversível e permanente para por cobro a esta situação”.

Por outro lado, Batista explicou que foram os pescadores que iniciaram com a agressão ao fiscalizador, retirando-lhe a arma para depois de este ficar inconsciente, atiraram-no ao mar. “ Instantes depois, decidiram resgatá-lo antes de serem detidos pela capitania dos portos de Bubaque”.

O fiscalizador em causa, encontra-se num centro hospitalar da capital Bissau em tratamento, entretanto, fora do perigo

No entanto, sublinhou que os pescadores que se encontram detido na capitania dos portos de Bubaque serão encaminhados à polícia Judiciaria.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

BIAGUÊ NANTAM CONDECORADO PELO GRUPO CÔNSUL INVESTIMENTO

O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, garantiu que vão continuar a mostrar os guineenses que as forças armadas escolheu ser uma Força Armadas Republicana.

Biaguê Nantam falava, a margem da cerimónia da condecoração realizada esta quinta-feira, 01 de Agosto, pela empresa guineense, “grupo cônsul investimento”, sediada nos Estados Unidos de América.

“ Em 17 de Setembro de 2014, comprometo com o povo guineense e comunidade internacional sobre as minhas prioridades e estou a cumprí-los”, afirma.

O chefe de Estado-maior General das Forças Armadas realçou ainda mais uma vez a necessidade de formar os jovens militares.

“ Temos cerca de cento e quarenta jovens formados em Marrocos. Trezentos e quinze formados localmente e em Setembro, teremos noventa e seis jovens bolseiros que irão formar no exterior. Por serem nossos herdeiros, teremos que fazê-lo com maior organização e capacidade e, este prémio veio em boa hora” finaliza Nantam.

O presidente da empresa grupo cônsul investimento, Issufo Cônsul Djaló, explicou o porquê da escolha de Biaguê Nantam para o prémio do líder do ano, pela sua empresa.

“Líderes são julgados pela acção não posição, como chefe general das forças armadas, conseguiu fazer um trabalho muito difícil pela nossa conjuntura, conseguindo fazer as forças armas mais Republicanas” explica o empresário.

Biaguê Nantam foi condecorada com uma estatueta decorada com estrelas, um otagno ambos banhados em ouro e um diploma como o melhor líder guineense do ano 2018.

A empresa “grupo cônsul investimento”, homenageia todos os anos os guineenses destacados no país e na diáspora, pelos seus trabalhos em prol dos guineenses e ode Biaguê Nantam é segunda vez.

Por: Anésia Tavares Gomes

radiosolmansi.net

Buhari Must Explain ‘secret burial’ of 1,000 Soldiers Killed by Boko Haram, ISWAP - Atiku

Atiku Abubakar, presidential candidate of the People’s Democratic Party (PDP) has challenged President Muhammadu Buhari to probe the reported secret burial of 1,000 Nigerian soldiers killed by Boko Haram and ISWAP.

Atiku said: “Heartbreak for the families and friends of those soldiers who, if the report is true, have lost their loved ones, without being allowed to bury them or even to have any sense of closure as regards their fate.

"I cannot fathom that in the space of a year, 1000 of these great patriots were killed and buried secretly without their families being told. I hesitate to believe that deceit on such a grand scale is even possible."

“Even the death of one soldier affects me. But the alleged cover-up of the deaths of one thousand soldiers is a national emergency that should shock all statesmen and leaders of thoughts into action to save Nigeria.”

By Native Reporters

Doka Internacional continua imparável defendendo o seu tio Cipriano Cassama




Doka Ferreira 

O alto comissário, senhor Botche Cande, garantiu que haverá mais dois voos previstos para amanhã e terça-feira próximo. No todo viajaram hoje mais de 350 peregrinos


O primeiro grupo de 357 peregrinos guineenses à cidade santa de Meca deixou o país esta quinta-feira com destino à Arábia Saudita, em cumprimento do quinto pilar do islão.

Momentos antes da partida, no aeroporto de Bissau, em companhia do Secretário de Estado das Comunidades, Bacai Sanhá Júnior, o comissário nacional de peregrinação, Botche candé manifestou-se feliz em ver tudo a decorrer na normalidade. E, garantiu que até terça-feira, a Guiné-Bissau vai participar, este ano, com mais de mil peregrinos à ritual nos lugares sagrados da Arábia Saudita.





O PAÍS 

UNIOGBIS até 2020

Começou o trabalho com o governo para reconfigurar a presença da ONU na Guiné-Bissau

Seguindo a resolução 2458 do Conselho de Segurança da ONU, o Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) já começou a trabalhar com o governo para planear sua transição e seu encerramento em dezembro de 2020.

Em 28 de fevereiro de 2019, o Conselho de Segurança da ONU mandatou o UNIOGBIS para se concentrar em três prioridades principais: apoio às eleições, apoio à revisão constitucional e apoio ao combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Além disso, considerando que abordar as causas profundas da instabilidade na Guiné-Bissau requer intervenções de longo prazo e liderança política nacional, pediu à missão para preparar sua transição em três fases: (a) Fase 1: Fase eleitoral, que prioriza o apoio da ONU à realização de eleições legislativas e presidenciais em 2019; (b) Fase 2: Fase pós-eleitoral para concentrar os esforços da ONU no apoio à implementação integral dos aspetos residuais do Acordo de Conacri e do Roteiro da CEDEAO e as principais reformas, e iniciar uma fase de planeamento para o processo de transição de presença da ONU, com o governo e outros parceiros relevantes; e (c) Fase 3: Transição e saída do UNIOGBIS, com início em 2020 após a eleição presidencial.

Consequentemente, e seguindo as diretrizes do Secretário Geral da ONU, o UNIOGBIS e o UNCT começaram a trabalhar com o Governo para atualizar a análise sobre as causas da instabilidade na Guiné-Bissau, para avaliar as lacunas de capacidade do Governo, e mapear outras intervenções dos parceiros. Com base nisso, a família da ONU na Guiné-Bissau identificará as principais intervenções de curto, médio e longo prazo, e traçará um plano de transição que permitirá uma saída suave da missão e garantirá um apoio eficaz ao país pela ONU e outros parceiros multilaterais e bilaterais.

Durante a transição, o UNIOGBIS vai dar apoio técnico às instituições do Estado.

Essa transição é feita também no contexto da reforma do sistema das Nações Unidas, que procura estabelecer uma presença mais integrada e coordenada da ONU nos países.

Fonte: UNIOGBIS

Aliu Cande

Infraestruturas - Governo e BAD assinam acordo para estudo de viabilidade da construção do Porto de Buba


Assinatura do Acordo de Donativo para estudo de viabilidade para a construção do Porto de Buba

Bissau, 01 ago 19 (ANG) - O governo através do Ministério da Economia e Finanças e o Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) assinaram esta quinta-feira um acordo para o estudo de viabilidade da construção do porto de águas profundas do Rio Grande de Buba.

Maquete do Porto de Buba
Na ocasião, o ministro de Economia e Finanças, Geraldo Martins disse que a convenção de financiamento assinada com o BAD é um donativo, não um empréstimo, porque o país não vai reembolsar esse dinheiro, acrescentando que, é um fundo perdido e que o montante total desse projeto é de dois milhões de dólares.

"O donativo vai ser utilizado através de uma unidade a ser criada no Ministério da Energia e Recursos Naturais, que vai fazer a gestão e lançar um concurso internacional para o recrutamento de um gabinete internacional encarregue de fazer esse estudo de viabilidade", explicou Geraldo Martins.

Disse ainda que o estudo de viabilidade do futuro Porto de Buba vai versar sobre vários aspectos, nomeadamente, técnico, econômico e financeiro, acrescentando que o estudo vai verificar se o local onde se pretende construir a referida infraestrutura é adequado ou não.

O governante disse que o Porto de Buba vai ter dois componentes, uma da parte mineral que vai servir para a futura exportação da bauxite de Boé e a parte comercial, acrescentando que o estudo vai estabelecer a plataforma que permitirá logo após a sua conclusão, que se possa começar a construção do porto.

Afirmou que não vai ser o Estado da Guiné-Bissau a construir o porto com fundos públicos, mas que o Estado  vai entrar numa parceria pública/privada onde vai ser lançado um concurso para a concessão da licença de execução da obra a uma empresa privada com a capacidade para a construção de um porto.

Por sua vez, Cuiabano Simone, do Gabinete de ligação do BAD na Guiné-Bissau disse que recentemente a sua instituição assinou um compacto lusófono específico para a Guiné-Bissau que vai permitir o financiamento dos projetos em parceria com sector privado.

“Na próxima semana, o BAD vai lançar o projeto rodoviário Quebo/Boké que permitirá a reabilitação do eixo rodoviário importante no país para a integração regional”, explicou.

Cuiabano Simone disse que o BAD pretende aplicar uma carteira de 89 milhões de euros nos próximos cinco anos, não apenas no sector público, mas também no privado, e que espera, com o apoio do governo e da sociedade guineense, atingir o objetivo e contribuir para prosperidade do país. 

ANG/DMG/ÂC//SG / Domingos Simões Pereira

EXCLUSIVO DC/ESCÂNDALO INTERNACIONAL: Juiz solta traficante

O Juiz de Instrução Criminal, Liga Djassi, soltou ontem o traficante de drogas Senegalês de nome DAUDA NDIAYE, detido pela Guarda Nacional em flagrante na posse de 1 kg 300 gramas de cocaína, na Fronteira de Djegue no passado dia 8 de Julho.

O traficante confesso foi apresentado ao Ministério Público pela Polícia Judiciária, tendo aquele requerido a prisão preventiva junto aquele tribunal. O suspeito já está fora do país.

Ao presidente do STJ e também do Conselho Superior da Magistratura Judicial, que mande abrir um competente e urgente inquérito.

Um duro golpe no combate ao tráfico de drogas. 

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Saúde pública - Mortes por paludismo estão a diminuir

Bissau, 01 Ago 19(ANG)-  O Coordenador do Programa Nacional de luta Contra  Paludismo (PNLCP) afirmou que a doença  matou  244  pessoas no país em 2018, num total de 171.075 casos registados, contra os 296 óbitos confirmados em 2017, num universo de 143.554 pessoas infectadas. 

Paulo Djata
Em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG, Paulo Djata disse que, em comparação com 2017, as mortes por causa de paludismo diminuíram em 2018 devido as campanhas de sensibilização e de distribuição de tendas impregnadas às populações.

O médico disse que os dados epidemiológicos da Guiné-Bissau mostram que foram atendidos nas estruturas sanitárias do país no ano passado, um total de 171.075 casos de paludismo incluindo os casos comunitários, pelo Instituto Nacional de saúde (INASA).

Aquele responsável sanitário disse que, em relação as crianças menores de cinco anos diagnosticaram 32.766 casos , tendo sido registado  83 óbitos.

Informou que realizaram  formações dos técnicos e agentes sanitários para trabalharem nas regiões de Bafatá e Gabú, e que estão munidos de materiais nomeadamente, fichas de registos, medicamentos, capas de chuvas, pastas impermeáveis e camisolas para efeitos de prevenção e tratamento do paludismo.

“Os trabalhos iniciarão no dia 4 do mês de Agosto e vão cobrir as crianças de três meses aos cinco anos de idade e terão a  duração de quatro meses.

Disse que decorrem nessas  duas regiões( Bafatá e Gabú) por serem as mais afectadas  pela doença.

Acrescentou  que têm promessas de financiamento de alguns parceiros nomeadamente da República Popular de China,  e que já estão a preparar  um orçamento para atingirem todas as regiões do país.

Paulo Djata explicou que a região de Gabú está na frente com 42. 731 casos de paludismo confirmados,  em seguida Bafatá com 39. 015 Casos confirmados  e Bolama/Bijagós com 8.618 casos.

Declarou que as regiões de Oio e Cacheu são as menos infectadas com a doença , sendo que Oio regista 3.246 casos  e Cacheu 4.002 casos.

O Programa de Combate a paludismo, segundo Djata, iniciou em 2016 e terá a duração de quatro anos.

Aconselhou a população para se livrarem de  águas paradas e lixos perto das suas casas, recomenda que dormissem debaixo de mosquiteiros e uso de camisas  mangas compridas no período da noite para se evitar picadas de mosquitos.

 Pediu a Câmara Municipal de Bissau para fazer uma  campanha de sensibilização, de tratamento de lixos e manutenção de higiene nas vias públicas. 

ANG/JD/ÂC//SG

Morreu o filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden e considerado um dos atuais líderes da Al-Qaida

Homem era um dos líderes da Al-Qaida.

Os serviços de informação dos Estados Unidos receberam relatórios a indicar que morreu Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden e considerado um dos atuais líderes da Al-Qaida, noticiou hoje a televisão NBC.

De acordo com a estação televisiva, a morte de Hamza bin Laden foi confirmada por três fontes do governo norte-americano, que pediram anonimato, sem avançar quando e em que circunstâncias o filho de Osama bin Laden morreu.

A agência noticiosa espanhola Efe assinala que não é claro se os Estados Unidos, que ofereceram uma recompensa de um milhão de dólares (900 mil euros) por qualquer informação que levasse à localização de Hamza bin Laden, tiveram algum papel na sua morte.

Apesar de desconhecer o paradeiro do filho de Osama bin Laden, de 30 anos, as autoridades norte-americanas suspeitavam que podia estar nalgum sítio da fronteira entre Afeganistão e Paquistão, possivelmente à espera de uma oportunidade para atravessar o Irão.

O secretário-adjunto para a Segurança Diplomática dos Estados Unidos, Michael Evanoff, disse em fevereiro que Osama bin Laden, que morreu em maio de 2011 numa operação militar norte-americana, demorou vários anos a preparar Hamza para assumir a liderança da organização Al-Qaida.

Michael Evanoff citou correspondência de Osama bin Laden encontrada no complexo paquistanês de Abbottabad, onde o ex-líder da Al-Qaida morreu.

Apesar de ultimamente a Al-Qaida viver na sombra do grupo extremista Estado Islâmico, Washington considera que a organização terrorista mantém a capacidade e a intenção de lutar contra os Estados Unidos e os seus aliados, pelo que defendia como prioridade a captura de Hamza bin Laden.

Com Lusa

sicnoticias.pt/mundo

The 'world's largest atmospheric tower' heads to Lagos for Dangote refinery


The world's largest atmospheric tower has left China to Nigeria for the Aliko Dangote's refinery complex in Lagos.

The atmospheric crude tower, which helps in processing heavy crude oils, will be installed at the world’s biggest single-train facility - Nigeria's Dangote Refinery.

The atmospheric tower has a diameter of 12 meters, a length of 112.56 meters and a unit weight of 2252 tons.

Based on projection, the project is expected to generate 9,500 direct and 25,000 indirect jobs for Nigerians and foreign experts.

Based on projection, the project is expected to generate 9,500 direct and 25,000 indirect jobs for Nigerians and foreign experts.




Native Reporters

NO COMMENT!



By Bruna De Oliveira Freitas

A CEDEAO reforça a capacidade dos parlamentares da guiné-bissau em matéria de gestão de disputas


Acra, Gana, 25 de julho de 2019. A Comissão da CEDEAO está a reforçar a capacidade dos legisladores da Guiné-Bissau no uso da negociação, diálogo e mediação como ferramentas eficazes para a gestão de disputas parlamentares.

Ao declarar aberto um seminário de 4 dias para este efeito em Acra, Gana, no dia 23 de Julho de 2019, o Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO, o General Francis Behanzin, trouxe à baila as crises políticas e institucionais que envolveram o país desde 2015 e as intervenções sustentadas pela CEDEAO e seus parceiros na busca de soluções duradouras.

O Comissário, que falou através do Diretor dos Assuntos Políticos, Dr. Remi Ajibewa, identificou progressos notáveis até agora, que incluem a realização bem-sucedida das Eleições legislativas de março de 2019 na Guiné-Bissau, a formação de um novo governo após semanas de impasse, e a promulgação de uma lei para preparar o caminho para a realização de eleições presidenciais, agora agendadas para 24 de novembro de 2019.

Ele observou que a Comissão da CEDEAO reconheceu o papel central do parlamento do país - a Assembleia Nacional dos Povos na gestão política de conflitos e a necessidade de aprimorar a capacidade dos Membros do Parlamento (MPs) em matéria de negociação, diálogo e mediação.

Em uma mensagem de boa vontade, o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e Encarregado do Gabinete Integrado para a Construção da Paz da ONU na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), o Dr. Abdel-Fatau Musah, saudou a iniciativa da CEDEAO e a sua chegada em um momento oportuno. Ele elogiou a forte colaboração entre a CEDEAO, que também tem uma missão na Guiné-Bissau, a ECOMIB e UNIOGBIS, em abordar os desafios políticos e de construção da paz multifacetados no país.

Ao elogiar as partes interessadas da Guiné-Bissau pelas suas contribuições, o Dr. Musah encorajou os deputados a trabalhar no sentido de remover todos os impedimentos evitáveis para permitir o bom funcionamento da legislatura.

Os objetivos do workshop, financiado no âmbito do Projeto de Apoio Regional da União Europeia para a Paz, Segurança e Estabilidade da CEDEAO (CEDEAO-UE PSS), incluem promover a coesão, confiança e reduzir as tensões entre os principais atores políticos da Assembleia Popular Nacional; reforçar as capacidades da liderança da Assembleia Popular Nacional em termos de negociação, diálogo e mediação; e promover a formação de uma estrutura inclusiva ao nível do parlamento para gerir e mediar conflitos/disputas.

Por outro lado, o seminário foi projetado para promover a confiança e o consenso entre os parlamentares na condução de assuntos parlamentares, criar oportunidades para a CEDEAO se envolver de maneira pró-ativa com a liderança do Parlamento e atores políticos na promoção da paz e estabilidade nacionais, familiarizar os participantes com ampla agenda de integração da CEDEAO e, em particular, sua arquitetura, instrumentos, protocolos e marcos normativos de paz e segurança. 
Os participantes do seminário incluíram membros dos partidos governantes e de oposição com assento parlamentar - o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o Movimento de Alternativa Democrática G-15 (MADEM G.15), o Partido da Renovação Social (PRS), Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB), o Partido da Nova Democracia (PND) e União para a Mudança (UM). Também estiveram presentes representantes da Rede de Mulheres Mediadoras da Guiné-Bissau e organizações inter-religiosas.

Adicionalmente, espera-se que o workshop inspire os participantes a forjar parcerias colaborativas e a promover a construção de confiança com base em interesses nacionais, com a finalidade de manter a paz, a estabilidade e o funcionamento eficiente dos assuntos parlamentares e de outras instituições do estado.

By Ecowas_Cedeao

MAIS 10 BOLSAS DE ESTUDO EM PORTUGAL

-TURISMO
-COZINHA 
-RESTAURANTE/BAR


A Secretária de Estado do Turismo e Artesanato assinou hoje em Lisboa um acordo de parceria com a Escola Beira Aguieira que beneficiará á 10 jovens guineenses.

A qualidade do turismo deve começar a ser defendida pelos recursos humanos qualificados.

A SECRETARIA DE ESTADO ENVIARÁ 22 JOVENS EM SETEMBRO DE 2019.

A data do início das candidaturas será indicada brevemente pela Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato.

31.07.2019

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

Lançamento oficial da campanha agrícola 2019/2020 em Djalicunda, região de Oio, sob o lema : " Nó labra pa combati fome ku coitadessa"!


Foram distribuídas sementes de arroz,mancarra e outros meios de produção pelos agricultores de todo o País. Seguir-se-a a distribuição de tratores e motocultivadoras.

A agricultura deve tornar-se o símbolo do renascimento da Guiné-Bissau.





Os agricultores e as comunidades rurais esperam das autoridades políticas do nosso País, o compromisso e a implicação na melhoria das suas condições de vida e de trabalho.





 

By Nelvina Barreto


MORREU ANTIGO SECRETÁRIO-GERAL DA JAAC VITOR NANEIA

Vitor Naneia, era membro do Bureau Político do PAIGC e foi Secretário Nacional da JAAC. Tinha 55 anos de idade. O editor do DC envia à família e ao PAIGC o seu mais profundo pesar





O militante e dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Vitor Naneia, morreu esta quarta-feira, em Bissau, no principal unidade hospitalar da Guiné-Bissau, devido a uma doença prolongada, disse a Rádio Jovem fonte partidária.

Naneia foi Secretario geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), uma organização juvenil do PAIGC, onde é membro do Comité Central e Bureau político do partido.

Varios militantes, dirigentes e simpatizantes do PAIGC, consideraram que a morte de Vitor Naneia, o partido perdeu um dirigente que sempre deu a sua contribuição no processo democrático do país.

Segundo apurou a redaçao da Radio Jovem, o funeral ainda não tem data marcada.


Por: AC

Fonte: ditaduraeconsenso / Rádio Jovem Bissau