quinta-feira, 2 de março de 2017

Fome ameaça 37 países no Mundo ainda que abundem as colheitas de cereais - FAO

A fome ameaça 37 países que dependem da ajuda alimentar externa devido aos conflitos e à seca, apesar de abundarem as colheitas a nível mundial, indica um relatório da organização da ONU para a alimentação e a agricultura.


O mais recente relatório da FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), subordinado às perspetivas de colheita e situação alimentar, realça que 28 desses 37 países dependentes do exterior estão no continente africano, onde a seca do ano passado associada ao fenómeno El Niño continuam a causar estragos.

Os conflitos prolongados aumentaram igualmente o número de pessoas deslocadas que passam fome, o que faz com aumente o número de emergências devido a insegurança alimentar.

O diretor-geral adjunto da FAO, Kostas Stamoulis, indicou em comunicado que o mundo está numa situação "sem precedentes", com quatro ameaças de fome [quando um país ou região não produz ou tem alimentos suficientes para alimentar a sua população] em vários países ao mesmo tempo.

Em certas zonas do Sudão do Sul foi declarada na semana passada a fome, que se calcula poder afetar 100 mil pessoas. Em todo o país, calcula-se que cerca de 4,9 milhões de sudaneses do sul precisam de assistência alimentar urgente.

No Iémen a guerra e a escassez alimentar fizeram com que 17 milhões de pessoas (dois terços da população) sofram fome, metade das quais precisa de ajuda de emergência. Por isso, indica a ONU, o risco de declarar a fome no país "é muito alto".

No norte da Nigéria há 8,1 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar aguda, devido às ações do grupo 'jihadista' Boko Haram.

Na Somália são 2,9 milhões de pessoas afetados pelo terrorismo do Al Shabab e por uma dura seca que reduziu a produção de alimentos em 70% em parte do país. As reservas alimentares estão agora a esgotar-se.

O Afeganistão, o Burundi, a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo, o Iraque, a Birmânia e a Síria são outros dos países em que os combates e os distúrbios têm vindo a pôr em risco a alimentação de milhões de pessoas, o que tem repercussões nos Estados vizinhos que acabam por receber os seus refugiados.

O relatório da FAO indica, por outro lado, que a produção de cereais recuperou na América Central em 2016 e foi abundante na Ásia, Europa e América do Norte.

A produção mundial de trigo pode ascender este ano a 775 milhões de toneladas, cerca de 1,8% abaixo da produção no ano passado, que registou níveis históricos. Ainda assim, os excedentes acumulados auguram um a situação "cómoda" a nível global.

Para este ano prevê-se uma melhoria da produção agrícola no sul da África, reduzida anteriormente pelo impacto do El Niño, ainda que uma praga de lagartas e as inundações localizadas em Moçambique, Zâmbia e Zimbabué possam limitar o seu crescimento.

NVI // EL
Lusa/Fim

MOVIMENTO "NINO KA MURI" PROMETE CONTINUAR COM IDEAIS DO ANTIGO PR JOÃO BERNARDO VIEIRA

"Nino Vieira jamais será esquecido."   
   
Afirmação é do Braima Camará, vulgo “Bá Quecuto” nesta quinta-feira na comemoração do oitavo aniversário da sua morte, realizada em Bissau pelo Movimento "Nino Ka Muri", depositando coroas de flores na campa do malogrado no cemitério Municipal de Bissau.


Mário Fernando Mansonts, presidente da comissão organizadora, disse que Nino Vieira não morreu, porque vão continuar com as suas obras

Conforme os dirigentes do movimento, o lendário Nino Vieira, foi quem proferiu a sua voz, declarando Guiné-Bissau como Estado soberano do jugo colonial.

De recordar que Nino Vieira nasceu no dia 27 de Abril de 1939 e foi assassinado de forma misteriosa na sua residência a sangue frio no dia 2 de Março de 2009, em Bissau.

A sua morte rolou varias figuras entre militares e civis para se apurar as circunstâncias e supostos responsáveis, mas que até por agora, o poder judicial não está a altura para trazer a tona os fatos.

Os familiares pedem a justiça.

Notabanca

"Doença rara" em São Tomé é celulite necrotizante e já afectou 1500 pessoas

Doentes com celulite necrotizante, São Tomé e Príncipe
Especialistas nacionais e da OMS desconhecem ainda o agente patológico

O Ministério da Saúde de São Tome e Príncipe disse nesta quinta-feira, 2, que a chamada "doença desconhecida" que já afectou perto de 1500 pessoas no país chama-se celulite cecrotizante, mas que ainda se desconhece o agente patológico.

A informação foi avançada pela directora dos Cuidados de Saúde, Maria Tomé Palmer, e baseia-se em estudos feitos em vários laboratórios no exterior.

Quatro especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram recentemente ao país para ajudar a equipa nacional no combate à doença que surgiu oficialmente no país em Outubro do ano passado.

Maria Tome Palmer disse em conferência de imprensa que após as pesquisas realizadas em laboratórios estrangeiros conclui-se que a doença até agora desconhecida é celulite necrotizante, mas que o agente patológico ainda não foi descoberto.

De acordo com Maria Tomé, como ainda não se sabe o que está a causar a doença a cura ainda está por descobrir.

Enquanto isso o tratamento continuará a ser feito com uma combinação de antibióticos.

O certo é que muitos doentes acabam por ficar vários meses internados.

Dos que já tiveram alta hospitalar a maioria não está totalmente curada.

A doença que provoca úlceras enormes nas pernas ataca mais homens que mulheres.

As principais vítimas são pescadores e agricultores dos distritos de Cauê, Lembá e Lobata.

De acordo com o Ministério da Saúde, na Região Autónoma do Príncipe também regista-se um aumento de casos.

As autoridades sanitárias garantem que os estudos vão continuar os estudos até à descoberta do agente patológico e da cura definitiva para esta doença.

VOA

Porque é que o sexo frequente nos deixa mais felizes?

A atividade sexual é um dos fatores que mais contribui para o bem-estar humano. Mas os benefícios não acontecem apenas a nível físico… o sexo deixa-nos mesmo mais felizes. E a ciência já sabe porquê.

Ter uma vida sexual ativa e satisfatória é meio caminho andado para uma maior sensação de bem-estar, uma maior confiança e, claro, para uma maior autoestima. As pessoas que fazem sexo com mais frequência são mais felizes, especialmente se a brincadeira debaixo dos lençóis for feita com o/a atual parceiro/a.

Até agora não restavam dúvidas do impacto positivo de uma vida sexual ativa, contudo, faltava saber o verdadeiro motivo pelo qual o sexo frequente com a cara-metade deixa as pessoas felizes. E foi isso que a Universidade de Toronto, no Canadá, foi tentar saber com uma revisão científica a três estudos sobre este tema.

O resultado foi publicado neste mês de março na revista Personality and Social Psychology Bulletin e sugere que o sexo frequente deixa as pessoas mais felizes “porque promove uma ligação mais forte e positiva com o/a parceiro/a”. E tudo graças às ‘conchinhas’ pós-sexo.

Na prática, lê-se no site Science of Us, o sexo regular contribui ativamente para a felicidade muito à boleia dos momentos de afeto que acontecem depois do ato, onde se incluem os abraços e beijos e até a típica ‘conchinha’.

Contudo, embora esta revisão pareça apresentar uma conclusão concreta, não é possível tomar o resultado como certo e único, até porque o sexo desencadeia mudanças hormonais que podem variar de pessoa para pessoa e, por isso, nem sempre está associado a momentos de prazer.

Além disso, o estudo focou-se no sexo com o /a mesmo/a parceiro/a, esquecendo o impacto que a atividade sexual frequente tem em algumas pessoas que preferem mudar de parceiro com frequência.

De qualquer modo, o estudo é claro no que diz respeito ao impacto positivo que a ligação física e emocional proporcionada pelo sexo tem nos casais, podendo a atividade sexual frequente ser uma aliada nas relações de longa data, pois ajuda a manter a chama e o desejo acessos.

NAOM

Não é sua aparência que te torna atraente, mas quem você é por dentro!


Todos nós temos dias em que simplesmente não nos sentimos atraentes. E tentar satisfazer as expectativas da sociedade sobre beleza pode ser ainda mais frustrante – suas roupas são da temporada passada, seu cabelo não parece certo, você ganhou 10 quilos no inverno. Então, você começa a pensar: “É por isso que ainda estou solteiro?”. Resista a esses sentimentos esmagadores. Não permita que as demandas sociais te levem a questionar sua autoestima.

Como se vê, a sua aparência física não é o que te faz atraente para outras pessoas. O que mais importa é quem você é em seu interior.

“A beleza não está na face; a beleza é uma luz no coração.” – Kahlil Gibran

Ao contrário do que estamos condicionados a acreditar, suas expressões emocionais são o que outras pessoas acham atraente. Quando estamos namorando novas pessoas, queremos construir um relacionamento com alguém que compartilha nossos pensamentos e moral. Queremos encontrar alguém que possamos entender …

Um estudo de psicologia tem apoiado essa fato. O professor de Neurociência Social e Afetiva na Universidade de Lubeck na Alemanha, Silke Anders, realizou um experimento fazendo voluntários assistirem a vídeos de mulheres expressando tristeza ou medo. Os voluntários então, classificaram os vídeos. Os resultados indicaram uma correlação positiva entre o quão bem os voluntários entenderam os sentimentos das mulheres, e quão atraentes eles as acharam. Os resultados foram além das avaliações dos voluntários. A área de seus cérebros responsável pelo sentimento de atração também era mais ativa quando observavam as mulheres que podiam entender.

Nosso desejo de ter um relacionamento com alguém que podemos entender está embutido em nossa psicologia. Na verdade, a própria atração entre duas pessoas depende de se compartilham ou não uma linguagem comum. Ser capaz de entender alguém que estamos namorando significa que podemos confiar nele como nosso parceiro.

“Eu descobri que estava mais confiante quando deixei de tentar ser a definição de beleza de outra pessoa e comecei a ser minha.” – Remington Miller

Toda essa preocupação sobre o quão atraente somos no exterior pode realmente nos derrubar, dando-nos inseguranças e até ansiedade social. Perdemos nossa confiança quando começamos a nos preocupar sobre como os outros nos verão. E com a nossa confiança vai a nossa felicidade.

Então, qual é a resposta? Ela está na sua comunicação com o resto do mundo. Mostre-lhe que você não se importa com o que pensam. Pare de se importar e de pensar. Pensar muito antes de fazer algo (como sair a noite) só te causa ansiedade social. Quando você parar de pensar, se livrar dessa ansiedade.

Quando você parar de se importar, será mais propenso a ser proativo na vida, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. E vai começar a perceber algo com esta nova atitude. A confiança social. Se você se concentrar em sua vida com confiança, as pessoas serão atraídas a você.

A psicologia da atração diz que sua aparência não importa.

Então, pare de se preocupar em obter o tom certo de batom, sair com um penteado ruim, e colocar a roupa certo. Nada disso torna você atraente. As pessoas são atraídas por você pela sua confiança, personalidade e forma de se expressar. Então, lembre-se disso quando estiver no mundo do namoro. Você é lindo por dentro, deixe essa pessoa brilhar.

Luiza Fletcher
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack (It’s Not How You Look That Makes You Attractive, But Who You Are Inside)

Funcionários dos Correios de Bissau reclamam 7anos de salários em atraso


Os funcionários dos Correios da Guiné-Bissau reclamaram hoje o pagamento de 88 meses de salários em atraso, intercalados, e prometeram manifestar-se nas ruas da capital, anunciou o presidente do comité sindical, Tefna Tamba.

"Estamos numa situação de penúria: desde 2005 até esta data, nenhum Governo quis saber de nós", afirmou Tefna Tamba, que acusa os sucessivos executivos de "pretenderem acabar simplesmente com os correios".

Uns governos pagam alguma coisa, na maioria das vezes não recebem e a situação conduz a uma "morte lenta", enfatizou o sindicalista.

Tefna Tamba quer convocar todos os trabalhadores e familiares para manifestações junto à Presidência e ao Palácio do Governo, quinzenalmente.

O sindicalista disse ainda que o Governo podia alugar as sedes dos Correios em Bissau e no interior do país a agências bancárias e desta forma rentabilizar a empresa.

Tamba acusa o Governo de não ter regulamentado o funcionamento dos "operadores informais", aos quais, disse, é permitido o exercício de tarefas que eram destinadas aos correios, numa "concorrência desleal".

O sindicalista afirmou ainda ter notado que o atual Governo não tem sequer nos seus planos qualquer ideia sobre como resolver a situação dos correios.

NAOM

FOGE DA JUSTIÇA GUINEENSE E SE ESCONDE NO SENEGAL: MANTENHAS PARA DSP (NHU DIMINGO DJAMANU)

DSP I KUMA!

KUMA KU DAKAR S'TÁ?

TAMA SINTIDU, BU PARA LIGA-LIGA DJINTIS PA COMPLOT CONTRA GUINÉ-BISSAU, PABIA ABÓ I CARTA FORA DI BARADJU

DSP, APARTIR DE DAKAR ORDENA A SEUS SEGUIDORES PARA MONTAREM "SEGURANÇA" NA ANP, A FIM DE IMPEDIREM QUAISQUER INCURSÃO. 

ELE EXPÕE FILHOS DE "COITADOS" A MOSQUITOS, ENQUANTO SEUS FILHOS ESTÃO FORA DE RISCOS E DE AMEAÇAS.

PODEM CONTINUAR A DORMIR NA ANP, MAS NO DIA EM QUE A JUVENTUDE DO PRS VOS DESCOBRIR NEM QUEREMOS SABER...... PAREM DE MANDAR A JUVENTUDE DORMIR NA SEDE DA ANP.

QUEM VOS AVISA AMIGO É, PORQUE A JUVENTUDE DO PRS  SÃO NINJAS E BURKAS. CUIDADO DSP, PARA DE MANIPULAR OS FILHOS DE COITADOS, DE QUE SÓ LEMBRAS NO MOMENTO DE AFLIÇÃO.

JÁ COMEÇOU A ONDA DE DESTITUIÇÃO DO DSP NAS REGIÕES. BREVEMENTE CHEGAM A SEDE CENTRAL EM BISSAU... 
DSP, ALERTA: TEM UM MOVIMENTO DE DIRIGENTES DO PAIGC INCONFORMADOS, QUE SE INSPIRAM NO MODELO DSP PARA AFASTAMENTO DO PEQUENO LIDER INFANTIL DA DIRECÇÃO DO PAIGC.

Fonte: Ditaduradoprogresso.blogspot.sn

Líder do ISIS admite derrota no Iraque e pede aos militantes para fugir

Abu Bakr al-Baghdadi aconselha os “combatentes não árabes” a fazerem-se explodir.


O líder do Estado Islâmico emitiu uma declaração intitulada “discurso da despedida”, que endereçou aos militantes do grupo terrorista. Nela, Abu Bakr al-Baghdadi admitiu a derrota no Iraque e aconselhou os jihadistas a fugir.

De acordo com a imprensa local, citada pelo Daily Mail, o líder islâmico aconselhou ainda os “combatentes não árabes” a voltar para casa ou a fazerem-se explodir, com a promessa de ter “72 mulheres no céu”.

A emissão daquela declaração por Abu Bakr al-Baghdadi tem sido noticiada na televisão iraquiana Alsumaria e foi divulgada junto do exército iraquiano apoiado pelos Estados Unidos na luta contra o Daesh. Carece, contudo, de uma confirmação oficial.

NAOM

Crise política - Presidência da República adia Conselho de Estado para segunda-feira

Bissau, 02 Mar 17 (ANG) – A reunião do Conselho de Estado, marcada para hoje, quinta-feira, foi adiada para segunda-feira, seis de Março.
A informação consta num comunicado de imprensa da Presidência da República à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve hoje acesso. 

O evento, segundo a imprensa internacional, terá como tema principal a crise política que assola a Guiné-Bissau há cerca de dois anos, a luz dos últimos acontecimentos, nomeadamente o não agendamento da discussão do programa do governo pela Comissão Permanente da Assembleia Nacional.

Segundo a Constituição da República, o Conselho de Estado é um órgão político de consulta do Presidente da República.

Para além do próprio Chefe de Estado, o órgão integra o Presidente da ANP, o Primeiro-Ministro, o Presidente do Supremo Tribunal da Justiça, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar e cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado.

Entretanto, a Comissão Permanente do Partido da Convergência Democrática (PCD anunciou ter retirado confiança política á Victor Mandinga para o representar no Conselho de Estado.

Victor Mandinga, membro fundador do PCD e actual Ministro do Comércio do governo de Umaro Sissoko Embaló, é acusado pela Direcção do Partido de assumir posições, durante esta crise política, que alegadamente prejudicam o “Partido de Baguera”.

ANG/QC/JAM/SG 

Anúncio: FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE SISTEMA CCTV DE VIGILÂNCIA E CONTROLO DE ACESSO A UNIOGBIS

DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) tenciona lançar um concurso para o efeito de contratação de uma entidade qualificada para fornecimento e instalação de sistema CCTV de vigilância e  controlo de acesso a UNIOGBIS.

As Empresas com boa reputação, que estejam interessadas e que tenham conhecimentos técnicos, instalações, recursos, equipamentos, pessoal qualificado ou altamente treinado, meios financeiros estáveis, e que estejam devidamente licenciadas ou registadas para oferecer este tipo de serviços, são convidadas a submeter uma MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE em participar neste concurso.

O UNIOGBIS vai  brevemente contactar as empresas que expressarem o seu interesse em participar no concurso e que tenham apresentado as informações abaixo mencionadas para convidá-las a apresentar as suas propostas.

NOTA: Os detalhes completos do concurso vão ser fornecidos no documento de solicitação de propostas que vai ser emitido em tempo oportuno após o prazo da entrega da reposta da Manifestação de Interesse (MDI)

REQUERIMENTO ESPECÍFICO / INFORMAÇÃO (SE HOUVER)

As empresas interessadas devem ter em conta que a presente Solicitação de Manifestação de Interesse (MDI) não constituí um Pedido de Submissão de Propostas (PSP).

O UNIOGBIS reserva-se o direito de selecionar as empresas para participar no concurso com base nos registos substanciais e comprovados de atuação na área de atividades em questão. A submissão da MDI não garante automaticamente a recepção dos documentos de solicitação de submissão de propostas (RFP).   O UNIOGBIS reserva-se o direito de rejeitar MDIs incompletas ou recebidas após o prazo aqui estabelecido da entrega da reposta a Solicitação de Manifestação de Interesse.

A Manifestação de Interesse (MDI) pode ser enviada por correio, fax ou e-mail, com a menção legível “Manifestação de Interesse” para fornecimento e instalação de sistema CCTV de vigilância e  controlo de acesso na sede do UNIOGBIS em Bissau, Guiné-Bissau, e dirigida ao:

UNIOGBIS

Chief Procurement Section Office

Bairro Penha, Caixa Postal 222, Bissau, Guinea-Bissau

Fax: +39-0831-059-512 (via Italy)

Email: uniogbisprocurement@un.org or munsiku@un.org

A seguinte documentação deve ser fornecida juntamente com a MDI:

1. Informações Básicas (nome, razão social, acionistas/proprietários, endereço, informações de contato, telefone, e-mail, etc).
2. Registo Comercial atualizado ou documento equivalente que ateste a personalidade jurídica.
3. Três cartas de recomendação ou uma lista de, no mínimo, três clientes / empresas independentes não-afiliadas com quem tenham realizado negócios, durante o ano passado.
4. Nomes dos: proprietário(s) e Administrador(es) (incluindo a sociedade mãe, sociedades subsidiárias e afiliadas, Diretor Executivo/ Administrador e os acionistas maioritários, se houver) bem como quaisquer eventuais participações em sociedades extintas.
5. Os nomes dos intermediários, agentes e/ou consultores (se houver) que eventualmente estabelecerão contato com as Nações Unidas no âmbito de contratos ou propostas.
6. Certificado de padrões de qualidade e prova do programa de controlo de qualidade (Certificação ISO ou equivalente).
7. Documentos Financeiros (declarações de auditoria/ atestados ou equivalente) dos últimos três anos.
8. Documentação e informação que demonstre a produção suficiente e capacidade de exportação no âmbito internacional de cooperação para abastecer os mercados regionais ou internacionais, incluindo a prova de exportações, como documentos de frete ou licenças relevantes para a gestão dos negócios, se for o caso.

*NOTA*

DATA LIMITE PARA ENTREGA DA MDI: 16 de Março às 12:00 Horas (Hora Local de Bissau)

NOTA

Os detalhes sobre o Sistema de Aquisição da ONU encontram-se disponíveis gratuitamente no seguinte site: http://www.ungm.org/Notices/Notices.aspx

Só o Mercado Global das Nações Unidas (UNGM) está autorizado a cobrar uma taxa nominal dos fornecedores que desejam receber automaticamente os Avisos de Aquisição ou de Manifestações de Interesse. Por favor subscrever através do endereço: http://www.ungm.org/Registration/Login.aspx

OdemocrataGB

Escolas públicas - Mais de 400 professores recém-colocados ameaçam boicotar as aulas

Bissau, 2 Mar 17 (ANG) – Mais de 400 professores recém-colocados pelo Ministério da Educação Nacional no interior do país ameaçaram esta quarta-feira boicotar as aulas nas escolas públicas.


Citado pela Rádio Capital FM, o Coordenador do colectivo dos professores recém-colocados e de novo ingresso, Dauda Indjai disse que em causa esta o não pagamento de dois meses de salários por parte do executivo.

Segundo Indjai, os recém-colocados, em Janeiro de 2017, não vão leccionar nas escolas onde foram colocados enquanto não forem pagos os seus ordenados.

Acrescentou que o governo deve resolver os problemas salariais desses docenes para puderem satisfazer as suas necessidades básicas nomeadamente a compra de colchões, géneros alimentícios, entre outras.

O responsável do colectivo dos professores disse ainda que *não podem continuar a dar aulas sem dinheiro, ficando a pedir esmola de um lado por outro nas localidades onde estão a leccionar*.

Responsabilizam o Ministério da Educação Nacional como instituição responsável por todo este problema. 

“O Ministério da Educação Nacional foi quem deu guia de marcha aos professores para irem leccionar no interior do país. Então devia engajar-se na resolução deste problema”, disse.

Dauda Injai disse ainda que mais de 20 professores licenciados em língua portuguesa colocados pelo Ministério da Educação Nacional desde Novembro do ano passado também  não receberam, até agora, os seus ordenados.  
                 
ANG/PFC/AC/JAM/SG

Intermediários negam “proibição” de estrangeiros à compra no terreno

Bissau, 02. Mar. 17 (ANG) – A Associação Nacional dos Intermediários de Negócios reagiu quarta-feira contra as “informações” postas a circular e segundo as quais “nenhum estrangeiro pode fazer a compra de cajú, na qualidade de comerciante intermediário”.

A reacção foi tornada publica  depois das declarações do Chefe da Missão do Fundo Monetário Internacional, Felix Fisher, que aconselha as autoridades da Guiné-Bissau a evitarem de produzir leis que impeçam  estrangeiros de exercerem as funções de intermediação na campanha de comercialização de cajú do presente ano.

“Não existe nenhum artigo na legislação (…) que proíbe o estrangeiro de operar durante a campanha deste ano”, afirmou o Presidente da Associação Nacional dos Intermediários de Negócios (ANIN) para acrescentar que desafia a “quem quer que seja para exibir um documento que impede os mauritanianos ou indianos a comprarem o cajú”.

 “Simplesmente”, explica Nelson Badinca, está em curso, neste momento, a reforma com vista a reorganização da cadeia de caju, pois a Guiné-Bissau “não pode ter a melhor qualidade deste produto no mundo e ter o pior preço a nível mundial”.

Segundo este homem de negócios, a reforma em curso no sector de cajú visa permitir o país funcionar a exemplo dos países bem-sucedidos neste domínio, como a Costa do Marfim.

“Este ano, foi instituido que qualquer Intermediário de Escoamento, seja nacional ou estrangeiro, que formalize a sua empresa no país, por forma a permitir que o Estado tenha o controlo da situação e que se ponha termo aos negócios informais no sector”, disse.

Nelson Badinca afirmou que não se pode “retalhar ninguém, porque a ANIN conta com membros de nacionalidades senegaleses e mauritanianas”.

De acordo com o Decreto do Governo que regulamenta a profissão de Intermediário de Cajú, existe duas categorias, ou seja, “Intermediário de Posto”, quem compra a castanha de cajú directamente do produtor e o de “Escoamento”, pessoa singular ou colectiva que adquire o produto mediante um contrato com o “Intermediário de Posto”.

O Presidente da Agência Nacional de Cajú (ANCA), Henrique Mendes, em entrevista exclusiva a Agência de Notícias da Guiné (ANG), em Fevereiro preve, para este ano, a exporação de mais de 200 mil toneladas de cajú contra os 192 mil oneladas de  2016.

Segundo o Presidente da Agência Nacional de Cajú(ANCA-GB), a República da Guiné-Bissau é o quinto maior produtor de cajú no mundo, depois da Índia, Costa do Marfim, Vietname e Brasil e possui a melhor castanha e amêndoa.

ANG/QC/JAM/SG

Autoridades tradicionais da Guiné-Bissau exigem reabertura do Parlamento


Os régulos, autoridades tradicionais da Guiné-Bissau, querem ver o Parlamento a funcionar "nos próximos dias" para aprovação do programa de governo e Orçamento Geral do Estado, defendeu hoje um porta-voz dos patriarcas.

Augusto Fernandes, presidente da associação de régulos, diz que os chefes tradicionais foram mandatados pela população para "exigir ao Presidente do Parlamento" que reabra a instituição.

Na sexta-feira, os régulos tinham sido recebidos pelo líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, que lhes disse que a retoma dos trabalhos parlamentares não depende da sua vontade, mas sim dos partidos.

"Quando o Presidente da República decidiu derrubar o primeiro governo constitucional desta legislatura, onde é que se encontravam os régulos", questionou o presidente do Parlamento, que vê na ação "uma encomenda de alguém".

"Não aceito pressão de ninguém, até porque eu apenas obedeço a lei", declarou o líder do Parlamento guineense.

Divergências entre as duas principais forças políticas no Parlamento, PAIGC e PRS, levaram ao bloqueio da instituição desde há cerca de ano e meio, pelo que sucessivos governos não conseguissem fazer aprovar os seus planos de ação ou propostas de orçamento.

Os régulos acusam Cipriano Cassamá de ser o principal responsável "pelo bloqueio no Parlamento", pelo que prometem "tudo fazer" para que a instituição volte a funcionar normalmente.

"O povo mandou-nos dizer-lhe que o Parlamento tem que voltar a funcionar normalmente", defendeu Augusto Fernandes, também conhecido por "Juiz do Povo".

Aquele responsável disse ainda que pode vir a criar e liderar grupos de pressão popular, constituídos por cidadãos que querem ver o Parlamento a funcionar, para obrigar Cassamá a fazer funcionar o hemiciclo.

MB // EL
Lusa/Fim

No Comment!


La Vie Sénégalaise
Fator da toda maratona da instabilidade da Guiné-Bissau.
Cipriano cassama materializa o recado de DSP.
Ou Cipriano cassama , cachurinho de DSP.
Que competência tem DSP até ao ponto de exigir sanção à Guiné-Bissau?
Será ele amigo ou inimigo povo?



Que pouca vergonha!!!!
DSP deve parar fazer oposição a distância.
Que volte e que venha jogar dentro das quatro linhas.
Ao Cachurinho Cipriano, aconselhamos que libere a plenária. Senão?
Será detido a custo zero.
Bomba vem a seguir....
Katandembel.....

Fonte: Astro Balanta‎uniâo entre guinenses