terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CNE envia legislativas para novembro na Guiné Bissau

CNE, afirma que eleições legislativas são possíveis talvez em novembro na Guiné Bissau
Liliana Henriques / RFI

A comunidade internacional e a classe política guineense querem que as eleições legislativas tenham lugar ainda este ano, na Guiné Bissau. Mas a Comissão Nacional de Eleições diz que é possível desde que tenham sido encetadas algumas diligências previstas na lei eleitoral. Inicialmente, previstas para maio, a CNE diz agora que as legislativas poderão ocorrer talvez em novembro.

A Comissão Nacional de Eleições tinha apontado o mês de maio como data possível para a realização de eleições legislativas, na Guiné Bissau, mas dadas as circunstâncias agora vem dizer que na melhor das hipóteses talvez em novembro.

Mas para que esta nova projecção venha ser uma realidade, alguns atos prévios previstos na lei eleitoral terão que ser executados a partir de já, nomeadamente a actualização dos cadernos eleitorais e do mapa cartográfico.

O Presidente guineense anunciou que vai desencadear as consultas constitucionais com os partidos com assento no Parlamento com vista a marcação da data do escrutínio.

José Mário Vaz pretende cumprir com o ciclo normal do calendário eleitoral conforme também recomenda a comunidade internacional, com o conselho de segurança da ONU a cabeça, que pede a realização das eleições legislativas ainda no decurso deste ano.

RFI

Guiné-Bissau: Antiga Ministra da saúde é ouvida hoje pelo Ministério Público

A antiga ministra da Saúde, no governo de Carlos Correia, Cadi Seide, é ouvida esta terça-feira, 27 de Fevereiro, pelo Ministério Público. A e-Global apurou que Cadi Seide, igualmente ex-ministra da Defesa durante o governo de Domingos Simões Pereira, foi intimada pela Procuradoria-geral da República no âmbito da investigação relacionada com a tentativa de assalto …Ler mais

Desmentido


Fonte: Plataforma Lantanda Guine 

Mais um acto cobarde, transloucado e de desespero na vã tentativa de denegrir o bom nome, a honra e reputacão de uma família de bem e em colação manchar o mérito do maior progeto democrático de alternância política na Guiné - Bissau, o PRS.

Tudo não passa de informações falaciosas e malignas em que as verdadeiras provas materiais são irrefutáveis num cenário de peças " IT'S ABOUT TO PLAY". E de "UNITED STATES DOCTOR MIA".

Vejam as imagem não são DÓLARES mas sim peças para o recreio e entretenimento juvenil. Portanto não houve detenção nenhuma como confirmou o e-global de que as notas eram "falsas" e foi libertado "sem qualquer processo".

Reparem ainda: No lugar de UNITED STATES OF AMÉRICA está UNITED STATES DOCTOR MIA. e depois vem algo escrito em chinês.

De sublinhar que ainda vamos adiantar com este DESMENTIDO, amanhã lá para o fim do dia haverá uma declaração da Policia de imigração e Fronteira.


Segundo estudos, deixar a cama desarrumada é mais saudável do que sempre ajeitá-la depois de acordar. Bactérias e outros germes têm mais dificuldade de sobrevivência em camas bagunçadas.


Fatos Desconhecidos


Justiça da Guiné Equatorial ordena dissolução do principal partido da oposição

A justiça da Guiné-Equatorial ordenou hoje a dissolução do principal partido da oposição, Cidadãos para a Inovação (CI), e condenou a 44 anos de prisão 34 dos seus militantes assegurou hoje à agência Efe o advogado da defesa, Fabián Nsue.


Nsue conformou que muitos dos acusados, num total de 146, foram absolvidos, e disse que será apresentado um recurso pelas acusações que incluem sedição, apesar de se ter mostrado pessimista: "Não temos esperança, estamos perante uma ditadura. O recurso não vai avançar".

O líder da formação, Gabriel Nsé Obiang Obono, que não se encontra entre os acusados, disse por telefone à agência noticiosa Efe que o chefe de Estado, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, quer "dissolver o partido (...) por ser o único que o confrontou na Guiné Equatorial".

Na sexta-feira, o procurador-geral da República da Guiné Equatorial tinha já defendido a dissolução CI, no decurso do julgamento de 147 militantes do partido.

"O partido CI deve ser dissolvido. Há violência em todo o lado onde realizam comícios, não se assemelha a um partido político porque eles não respeitam nenhuma norma, é como um grupo paramilitar", declarou Nguema Obiang ao tribunal de Mongomo, nas alegações finais do julgamento, transmitidas pela televisão pública (TVGE).

O Ministério Público tinha pedido a pena de morte para todos os réus no julgamento.

Os opositores foram acusados de "sedição, desordem pública, atentados contra a autoridade e ferimentos graves", na sequência dos confrontos ocorridos no dia 05 de novembro do ano passado em Akonibe (no centro da parte continental do país), durante a campanha para as eleições gerais, que se realizaram a 12 de novembro.

PCR (JH) // EL
Lusa/Fim