quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Após seis horas de audição: MÉDICOS LASSANA N’TCHASSO E ARLINDO QUADÉ REENVIADOS PARA A CELA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

Jornal Odemocrata   04/02/2021 

Os dois médicos detidos ontem, quarta-feira, pela polícia judiciária guineense foram, esta quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021, apresentados ao Ministério Público.

Depois de 6 horas de audição na vara crime do  ministério público junto do tribunal Regional de Bissau, o advogado de Lassana Ntchasso e Arlindo João Quadé, Jorge Domingos da Costa disse à imprensa que a audição foi “inconclusiva” por o magistrado titular do processo estar a analisar as informações recolhidas, adiantando que o magistrado não emitiu mandado de detenção ou soltura, pelo que os seus constituintes vão continuar presos nas celas da polícia judiciária.

Segundo disse ao O Democrata Jorge Domingos da Costa, os seus constituintes voltam a ser ouvidos amanhã, 05 de fevereiro, na vara crime do ministério público junto do Tribunal Regional de Bissau para a conclusão do processo.

“Infelizmente estamos na fase do segredo da justiça não posso adiantar mais algo. Os meus constituintes vão estar aqui amanhã, pelas 08h, para a conclusão de audição” concluiu Jorge Domingos da Costa.

Entretanto, enquanto decorria a audição no interior do edifício da vara crime, alguns familiares dos suspeitos encontravam-se na rua para solidarizarem-se com Lassana Ntchasso e Arlindo João Quadé.

Por: Tiago Seide

Alto Comissariado para o Covid-19 - Comunicado à Imprensa

Alto Comissariado para o Covid-19

OMS pede a países africanos que acelerem preparativos para receber vacina

© Reuters

Notícias ao Minuto  04/02/21 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países africanos que acelerem os preparativos para receber as vacinas covid-19 depois de a Covax ter anunciado para fevereiro a chegada das primeiras doses ao continente.

"Este anúncio permite aos países afinar o seu planeamento para as campanhas de imunização covid-19. Exortamos as nações africanas a aumentarem a prontidão e a finalizarem os seus planos nacionais de vacinação", disse a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, na conferência de imprensa semanal.

A Covax, iniciativa conjunta da OMS e da Aliança para o Acesso às Vacinas (GAVI) para fornecer vacinas contra a covid-19 a países de médio e baixo rendimento, divulgou, na quarta-feira, o mapa indicativo da primeira fase de distribuição de doses.

Nesta fase, está prevista a distribuição de cerca de 337 milhões de vacinas a 145 países, incluindo sete países lusófonos - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - que no conjunto terão acesso a cerca de 14 milhões de doses.

A Covax estima começar a enviar os primeiros 90 milhões de vacinas em final de fevereiro, início de março.

Matshidiso Moeti sublinhou, por isso, a importância de os países estarem prontos para as receber.

"Processos de regulamentação, sistemas de cadeia de frio e planos de distribuição têm de estar em vigor para garantir que as vacinas sejam expedidas em segurança dos portos de chegada até aos locais de imunização. Não podemos permitir-nos desperdiçar uma única dose", avisou.

Para aquela que será a maior campanha de vacinação em massa de sempre em África, serão usadas vacinas AstraZeneca/Oxford, que aguarda ainda autorização para uso de emergência pela OMS.

A organização está atualmente a rever a vacina e o resultado é esperado para breve.

Além destas, foram atribuídas cerca de 320 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech a quatro países africanos - Cabo Verde, Ruanda, África do Sul e Tunísia.

Esta vacina já recebeu a aprovação para utilização de emergência da OMS, mas requer sistemas de ultra refrigeração (-70 graus Celsius) para o seu transporte, armazenamento e distribuição.

Para ter acesso a um volume inicial limitado de vacinas da Pfizer-BioNTech, 13 países africanos apresentaram propostas e foram avaliados por um comité com base nas taxas de mortalidade atuais, novos casos e tendências, e capacidade de lidar com as necessidades da cadeia de frio exigida pela vacina.

Os responsáveis da Covax alertaram que o mapa de distribuição de vacinas é indicativo e que as remessas finais terão por base a capacidade de produção dos fabricantes de vacinas e o nível de prontidão dos países para as receber.

As vacinas da fase inicial deverão permitir aos países imunizar 3% da população africana prioritária, incluindo trabalhadores da saúde e outros grupos vulneráveis, na primeira metade de 2021.

À medida que a capacidade de produção aumenta e mais vacinas se tornam disponíveis, o objetivo da Covax é vacinar pelo menos 20% dos africanos, fornecendo até 600 milhões de doses até ao final de 2021.

Para complementar os esforços da Covax, a União Africana anunciou ter assegurado para o continente 670 milhões de vacinas, que serão distribuídas em 2021 e 2022, à medida que os países conseguem financiamento, nomeadamente através do Banco Africano de Exportação-Importação (AfreximBank).

De acordo com o Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (África CDC), 16 países do continente já aderiram à plataforma criada para a pré-reservas de vacinas, tendo encomendado 114 milhões de doses.

Os sete países lusófonos contemplados na lista de distribuição da Covax irão receber na primeira fase de distribuição um número global de 13.813.050 doses de vacinas contra a covid-19.

A maior parte vai para o Brasil, que irá receber 10.672.800 vacinas da AstraZeneca/Oxford, sendo, globalmente, o quinto país que mais doses receberá, a seguir à Índia, Nigéria, Paquistão e Indonésia.

Angola e Moçambique receberão, respetivamente, 2.544.000 e 2.424.000 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, sendo que as vacinas de Angola serão provenientes do Instituto Sérum da Índia tal como as 100.800 doses atribuídas a Timor-Leste.

A Guiné-Bissau receberá 144.000 doses, Cabo Verde 108.000 e São Tomé e Príncipe 96.000 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford.

Além destas, Cabo Verde receberá 5.850 doses da Pfizer-BioNTech.

"África viu durante demasiado tempo outras regiões iniciarem campanhas de vacinação covid-19. Este lançamento planeado é um primeiro passo fundamental para garantir que o continente tenha um acesso equitativo às vacinas", considerou Matshidiso Moeti.

UNTG ACUSA MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DE COMETER IRREGULARIDADES E EFETUAR PAGAMENTOS INJUSTOS

Jornal Odemocrata   04/02/2021 

O Secretário-Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça acusou esta quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021, que o ministério das finanças de estar a cometer irregularidades e a efetuar pagamentos injustos a várias individualidades, nomeadamente: o ex-Presidente da República, José Mário Vaz, o Grupo Malaika e a Geta-Bissau “que não têm enquadramento”.

Júlio Mendonça falava à saída da audiência no Ministério Público no quadro das denúncias feitas pela sua organização sobre os pagamentos feitos pelo ministério das finanças a individualidades, contratos firmados pelo sem concurso e contrato feito na direção-geral das contribuições e impostos, substituindo pessoal de limpeza com o de uma empresa que alegadamente pertence a um dos diretores do ministério das finanças.

O sindicalista informou que no quadro das denúncias feitas pela sua organização foi aberto um processo no qual solicitaram-no para testemunhar e apresentar algumas provas dessas denúncias. Mendonça disse que enquanto sindicalista e advogado sempre confiou na justiça, sendo “o único caminho para a construção da Guiné-Bissau”.

“Se continuar a não ter uma justiça séria no país, não vale a pena sonhar com o desenvolvimento, porque é preciso que as pessoas respeitem a regra do jogo e o Estado. Ninguém pode estar a fazer pagamentos a belo prazer como está a acontecer no ministério das finanças. Existem regras e o dinheiro do Estado não é ofertado à toa, mas sim há procedimentos legais que devem ser obedecidos para depois efetuar pagamentos, porque é de todos nós. Não pode um grupo de pessoas  apropriar-se desse dinheiro para resolver os seus problemas, enquanto milhares de pessoas morrem”, sublinhou.

Questionado se a luta sindical vai continuar, Júlio Mendonça disse que a organização que dirige está muito mais determinada do que nunca, cumprindo assim a missão patriótica apenas e através do sindicalismo. O sindicalista referiu que para servir o país, não justifica militar-se num partido político.

“Estamos a fazer esse papel incondicionalmente, defendendo pessoas que trabalham e pagam impostos”, precisou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A 

MFDC ACUSA GOVERNO GUINEENSES DE ASSINAR ACORDO COM O SENEGAL PARA USAR SEU TERRITÓRIO E ATACAR SUAS BASES

Jornal Odemocrata   04/02/2021 

O Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) acusou as autoridades guineenses de assinar, “nas últimas semanas”, um acordo com as autoridades senegalesas para “utilizar o seu território e atacar” as suas bases de resistência.

Segundo um comunicado da organização, na posse de O Democrata, com a data de 4 de fevereiro de 2021, o MFD avisa que qualquer agressão do exército “senegalês e de a República irmã da Guiné-Bissau” será considerada, “nem mais, nem menos, como uma declaração de guerra” contra Casamança.

Ao fazê-lo, lê-se no comunicado, às unidades de combate do Movimento das Forças Democráticas de Casamança vão considerar todos os direitos de “perseguição dos militares senegaleses, onde quer que se encontrem até ao Interior da Guiné-Bissau”.

MFDC lembra que o Senegal tem utilizado todos os meios militares “insuspeitados e impôs” a Casamança uma “guerra injusta, cruel e atroz, desde 26 de dezembro de 1982”, sublinhando que os militares senegalese sofreram pesadas “perdas humanas e materiais”, durante a guerra.

Por: Tiago Seide

A Ordem dos Médicos da Guiné-Bissau, OMGB reage em comunicado a morte do jurista Bernardo Mario Catchura.

Fonte: Aliu Cande

Exclusivo! - Óscar Barbosa vulgo Kamkan é novo militante de MADEM G15.

Em breve MADEM G15 irá oficializar entrada dele no partido. Segundo ele (Kamkan) ami nkansa guerra desnecessário nha lugar i na MADEM G15, partido ku sta nel tchiu guerra demais, na era de Cadogo purlema ka tchiu suma gosi ku DSP dana partido.

Fonte: Leopold Sedar Domingos



FAKE NEWS .....???

... OS DOCUMENTOS QUE SÓ SE ENCONTRAM NA SEDE DO PAIGC DE DSP E COM OS DO PAIGC DE DSP...NÔ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...

Fonte Amadu Ula Embaló





Southerners Will Suffer if North Breaks From Nigeria – Garba

By Daily Report Nigeria February 4, 2021 

 A Former presidential aspirant under the All Progressive Congress, Adamu Garba has declared that southern Nigerians will suffer more if the country is divided today.

Garba stated that the only reason the North is backward, and regarded as a liability, is because it’s real potentials are yet to be fully harnessed, saying if the North were to live up to its potential, the South would realize that it needed the North more than the North needed it.

Garba in a lengthy statement shared on his Twitter handle on Monday, went further to do a breakdown analysis of the potentials of the North, and how it could succeed without the South should the country ends up splitting.

In fact, according to Garba, the South stands to lose should the North breaks away from Nigeria today, adding that no single person is afraid of a breakup of the country.

He disclosed that the hatred directed at the Fulani and all that the North represents can ruin the secessionist groups once the North pulls out of “the union called Nigeria.”

He wrote;

”Looking at everything, it’s not all together a bad thing for the North to secede from Nigeria,” Garba said.

“The North is the only region in Nigeria that practically has everything, yet its people suffer the most, with most hope dashed, gross underproductive young population and betrayal of the elite.

“The North is the single largest supplier of raw materials in all Nigerian industries, from food, the clothes to shelter through cement and other building materials available in the northern rocks.

“The North has gold, silver, diamond, tin, copper, lime, gypsum, coal, magnesium, potassium, etc. and even uranium in abundance all over the area.

“A litre of groundnut oil and cotton is more expensive that a litre of oil, and it has unimaginable chain value for production in different industries, from pharmaceuticals to detergents, etc.”

While talking about the ranching of cattle which has contributed to the tension in the country recently, Garba said, “The cows that some few people condemn is over 20 million in number in Nigeria, when properly harnessed and utilised. If a quarter of this number can produce a litre of milk a day, it means the North will have 5 million litres of milk per day, each litre is N350, much more than a litre of fuel.

“This notwithstanding the endless value chain of milk processing in different industries. A cow, from its feed to all parts of its body including its dung is a source of value, thus a cow is wealth in all ramifications. All we need is to harness its value.” 

About the natural features, landscape, forests and the entire geographical structure, he said “The North has River Niger, connecting all the way from Guinea mountains to, over Kebbi, Niger, Kogi and Deltas as it approaches the ocean where it’s called the Niger-Delta.

“The North can still reach the ocean through Borgu to Benin Republic down to Atlantic Ocean. More students from the North studied in the Benin universities than the indigenes of Benin and more northern traders travel to Cotonou than any other Nigerians, hence a trade pact will be easy for the North.

“The North can dredge the River Niger through Benin and connect to the Atlantic Ocean or create a super highway through Niger Republic to Guinea down to Atlantic Ocean, thus the North has more ways to access the ocean than all other regions in Nigeria.

“The North controls the flow of the River Niger. If the North chooses to erect a barricade for the flow of river Niger to the east, all the rivers like Imo River, Onisha River, rivers in the delta with drinkable water and fresh fish will cease and the water flow will dry up. All the North needs to do is to create an artificial lake and reservoirs to use the water for agriculture and power generation.

“The North has all the major forests in Nigeria, from Borgu Forest, to Felgore Forest, to Yankari Forest to Gashaka Forest to Sambisa Forest down, which have the longest stretch to Ethiopia, Uganda and Kenya through Central Africa. Thus the North has it all.

“The North has the River Benue, which flows through practically all states in the northeastern Nigeria to the Middle Belt, flowing from Faro to Gerio to Lake Doe and Lake Chad, linking Cameroon and Chad to the East, Niger and Benin to the West, one of the longest river strings in Africa, all nosing at the North.

“The North has rivers in almost all the states, from Dadin Kowa to Tiga, from Numan River to Yobe River from River Taraba to River Kaduna; all these make a navigable and irrigatable river lines that can sustain agricultural activities through all seasons.”

He also bragged about the crops and political and economic allies which he said the northern people have.

He said, “Out of the 78 million hectares of cropland in Nigeria, the North has 71 million, thus all food crops and cash crops can only be produced from the North.

“The North has global natural allies, from the Islamic countries and Israel, including the United States and the Britain, in addition to China and Russia, all these countries would rather deal with more conservative, organised, united and responsible North than any (other) region in Nigeria. Any reason why the West and the East will always prefer Nigerian leadership from the North?

“I don’t know what the so-called secessionist guys are playing at, their hatred towards the Fulani and everything North can be their greatest undoing once we pull out of the union called Nigeria.

“Even our religious differences in the North was further amplified by some fiery preachers from the South who seek to explore these differences for some cheap political gains. The North has lived for hundreds of years with each other, what do you think will happen after independence? Peace!

“The North has been a big brother for far too long, because we love Nigeria and we care for the silent majority of the people of the Niger Delta and the South-West who love Nigeria equally and understands the value of the North.

“So much energy is being wasted by the people of the North trying to make one Nigeria instead of thinking inward and start building its own institutions, industries, media, financial services, professionals, etc. If the North chooses to do this, the North may well serve as arbiters for settling endless conflicts in the South as a consequence of North leaving the union.

“Now I tell you this, in the North, after every other reasonable analysis, 90% of the present problems of the North will fizzle away once the North becomes an independent unit. 

“No single person from the North is afraid of the breakup of Nigeria, none whatsoever. And I am not sure too many northerners are happy with the union either. But as general believers in patience and understanding that in the long run, things may turn out well for all of us, and in the spirit of solidarity with the majority true Nigerians within our comrades in the South, the North chose to stay in the union as one Nigeria.

“Trust me, if, perhaps we have constitutional provisions for a referendum, any region, especially Biafra, if they chose Nnamdi Kanu than a union of Nigeria, the North will most emphatically welcome the outcome. It’ll be a huge relief.

“The North has its source of energy, both artificial and natural, through dams, coal, solar, winds and even nuclear, including oil and gas deposits in Gongola Basin, Sokoto Basin, Lake Chad Basin, Benue, Kogi and Niger states. The North has its source of food, lands for housing, educational system, healthcare systems, political systems, its foreign policy with natural allies, etc., all its need is proper economic system away from the cheap and very scarce, poverty inducing oil.

“The North has never served as slaves and never seeks independence because it has been independent for as long as it is there. Thus the North cannot start from the beginning nor the North to ever tolerate some warlord parading as messiahs, because the North knows governance, systems, policies and principles of tolerance and respect.

“The North may choose to remain Nigerian, in the meantime!”

Adamu also recently condemned the open grazing approach by herders in the twenty first century, asking Northern elites to imbibe modern ways of going about their business.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE GUINEENSE ENVOLVIDOS NO COMBATE À COVID-19 INICIAM GREVE GERAL NA SEXTA-FEIRA

Por Alison Cabral

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

A greve do Coletivo dos Profissionais de Saúde Pública da Guiné-Bissau envolvidos na luta contra o  COVID-19 iniciam amanhã, sexta-feira (05.02) uma greve geral por tempo indeterminado, para exigir o pagamento de subsídio em atraso, anunciou hoje o coordenador do coletivo.

Undiga Mendes falava em conferência de imprensa na Casa dos Direitos em Bissau, onde funciona a sede da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH).

A paralisação dos serviços do combate acontece numa altura que aumenta os casos de infeção pelo COVID-19  na Guiné-Bissau e perante a ameaça do surgimento de uma nova estirpe do vírus do qual o país não terá condições de lutar.

TUDO É FAKE NEWS ....???

 Bambaram Di Padida

COMUNICADO | Final da reunião semanal do Conselho de Ministros.

O Governo decreta HONRAS DE ESTADO para o funeral do Malogrado Prof. Doutor Leopoldo Amado.

Confira e descobre mais medidas anunciadas pelo Governo.

GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadegovernoGB2021 

#ComunicadoCM04022021

Por Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Presidente da República da Guiné-Bissau - Na República do Congo para a Cerimónia da Inauguração da Universidade Dinis Sassou-N’Guesso.





MADEM-G15 - RELAÇÕES EXTERNAS : Decorreu hoje na Sede do MADEM-G15, a receção do Embaixador Cubano na Guiné-Bissau, para uma audiência agendada com o Coordenador Nacional, Sr. Braima Camará.







 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

Covid-19 - Colectivos de técnicos envolvidos no combate a pandemia inicia greve de cinco dias

Bissau, 04 Fev. 21 (ANG) – O porta voz do colectivo dos técnicos de saúde envolvidos no combate a pandemia da Covid-19 anunciou hoje  que vão iniciar  a partir de amanha, 5 de Fevereiro, uma paralisação de   todos os trabalhos no país, até que sejam atendidas as suas exigências.

Undiga Mendes falava  em conferencia de imprensa na qual revelou as suas   indignações face a falta de pagamento dos subsídios de serviço a que diz terem direito.

Disse que tentaram um encontro de trabalho desde de Janeiro  com a Alta Comissária para Covid-19 mas que não surtiu nenhum efeito, pelo que na última sexta-feira deram entrada uma nota de aviso de  paralisação das suas actividades.

"Em algumas regiões os técnicos foram pagos até o mês do Maio do ano passado, com excepção dos técnicos de Bissau que foram pagos até o mês de Agosto 2020. De resto, até hoje, não pagaram nada”,  explicou aquele responsável.

Mendes disse que, só vão voltar ao trabalho quando forem pagos seus subsídios na totalidade. 

ANG/MI/ÂC//SG

Atribuição de Carteira Profissional - SINJOTECS preocupado com “desinteresse” do Conselho Nacional de Comunicação Social

Bissau, 04 Fev 21 (ANG) – O Secretário Geral de Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS), disse hoje estar preocupado com o desinteresse do Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS) no processo de criação e de funcionamento da Comissão de Atribuição de Carteira Profissional aos Jornalistas.

Numa entrevista exclusiva à ANG, o Secretário Geral do SINJOTECS, mostrou-se confiante no processo final de adoção do referido documento, e disse ser pertinente partilhar os seus conteúdos para melhor concepção e cumprimento dos seus ditâmes no seio dos jornalistas, logo após a sua promulgação pelo Presidente República.

"Só terá acesso a Carteira Profissional, os jornalistas que reúnem condições exigidas na Lei de atribuição de Carteira profissional, que destaca o nível mínimo décimo segundo ano de escolaridade, com um histórico profissional de referência e uma conduta ético-moral aceitável" disse Diamantino Lopes.

Segundo Lopes, o problema não reside na atribuição da Carteira, mas sim na manutenção desta pelo Jornalista, que vai ser rigorosamente obrigado a prestar um nível de profissionalismo que respeitará todas as normas exigidas pela comissão que vai gerir a atribuição, fiscalização e cassação da Carteira Profissional.

Por outro lado, o Secretário Geral de SINJOTECS disse que o Sinjotecs está a observar de perto o processo de concurso interno nos órgãos públicos de comunicação social, e inclusive participou na elaboração do Termo de Referência e vai continuar a fiscalização do cumprimento deste documento que define o perfil dos concorrentes, a cronograma e as regras do concurso.

Questionado sobre o projeto de Estatuto Remuneratório dos Jornalistas e Técnicos de Orgãos Públicos, elaborado pelo sindicato de Base do mesmo, este responsável lamentou a falta de comunicação, mas disse concordar com esta proposta à que teve acesso através de terceiros.

Salientou  que o SINJOTECS já submeteu quase o mesmo documento ao Governo, desde 2018, mas que não teve uma resposta até então, e que espera que desta vez seja efetivamente aprovado.

O Secretário Geral de SINJOTECS anunciou para breve a entrega oficial do lote de terreno para a construção conjunta de futuras instalações de CNCS, SINJOTECS e da Ordem  dos Jornalistas.

ANG/CP//SG

Boletim Diário nº14, temos a lamentar mais 1 óbito por COVID-19 na Guiné-Bissau. O total de casos ativos é de 222, com mais 31 novos casos.

#somos2milhõesdecomportamentos cumpra as medidas de proteção.

 Alto Comissariado para o Covid-19

Guiné-Bissau: Sua Excelência Eng. Cipriano Cassama, Presidente da ANP, está neste momento a presidir a reunião da comissão permanente da ANP para preparar a sessão plenária do mês de Fevereiro do ano corrente.








Something Huge Has Just Been Detected Moving Around On The Surface Of Mars

Something huge has just been detected moving around on the surface of Mars. Today, we take a look at what has been moving around on Mars surface.

In recent years Mars has been featured a lot in the news, and this is because space agencies are gearing up to send various missions there. NASA and other companies like spacex have been vocal about how they plan to send humans there within the next few decades, with the end plan having various space shuttles carrying humans there daily.

It sounds far-fetched but it's something that researchers have said can happen. Although it can happen though it comes with various obstacles, mainly cost. Setting up something like this will easily go into the billions.

Partilhamos o Boletim Diário nº 13, foram registados 7 novos casos de COVID-19, totalizando 191 casos ativos na Guiné-Bissau.

#somos2milhõesdecomportamentos

#somos2milhões

 Alto Comissariado para o Covid-19

CEDEAO - 𝐔𝐦𝐚𝐫𝐨 𝐒𝐢𝐬𝐬𝐨𝐜𝐨 𝐄𝐦𝐚𝐛𝐥𝐨 𝐚 "𝐮𝐦 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨" 𝐝𝐞 𝐚𝐬𝐬𝐮𝐦𝐢𝐫 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐄𝐃𝐄𝐀𝐎.


Por Polóm Garandi
  

    O Presidente da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embalo, é o provável sucessor do Presidente Akufo-Addo do Gana, na liderança da CEDEAO.

    Trazendo à memória que, após a liderança do Gana um país lusófono deve presidir a CEDEAO neste caso, a Guiné Bissau ou Cabo-Verde.

    As baterias apontam mais para o recém eleito Presidente bissau-guineense devido a laços de amizade e sintonia com os Chefes do Estados da Sub-Região, contando que, o Presidente do Cabo-Verde se encontra no final do segundo e último mandato e que, este ocupa atualmente o cargo do Presidente da CPLP.

    O Chefe de Estado bissau-guineense fez essas afirmações (de assumir a liderança da CEDEAO) em outubro do ano passado no momento em que realizou uma visita de Estado à Portugal.

    E hoje, foi testemunhada a intenção do Presidente da Guiné Bissau em suceder na liderança da CEDEAO o Presidente ganês Akufo-Addom, através duma videoconferência dos Chefes do Estado da CEDEAO atinente a candidatura do Macky Sall a liderança da União Africana.

    Na referida conferência, Jorge Carlos Fonseca Presidente do Cabo-Verde e atual Presidente da CPLP, adiantou que houve uma proposta do presidente Alassane Ouattara da Costa do Marfim, para a prorrogação do mandato do presidente do Gana, como presidente em exercício da CEDEAO.

    Proposta que foi prontamente contestada pelo presidente da Guiné Bissau General Umaro Sissoco Embalo, dizendo que é o "típico" de Alassane Ouattara permanecer mais tempo no poder mas, que não vai aceitar tais propostas de jeito nenhum porque é a vez de um país lusófono assumir a liderança da CEDEAO.

    Nessa conjuntura, os Chefes dos Estados da CEDEAO decidiram que um comité ministerial vai prosseguir com avaliação do estado da implementação da reforma institucional,

    quanto a prorrogação ou não do mandato do Presidente ganês na liderança da CEDEAO, o assunto será discutida na próxima videoconferência dos Chefes do Estado.

With the approval of additional 20 universities, Nigeria now has 99 private universities

By Native Reporters

List Of 20 Approved Private Universities In Nigeria

The Federal Executive Council (FEC) has approved the establishment of additional 20 private universities across the country.

The Minister of Education, Adamu Adamu, revealed this while briefing the State House correspondents on the outcome of the Council meeting, presided over by President Muhammadu Buhari in Abuja on Wednesday.

According to Adamu, the approved universities will get their provisional licences from the National Universities Commission (NUC), which they will use for the next three years while monitoring and evaluation will go on.

The approved universities are:

Topfaith University, Mkpatak, Akwa Ibom,

Thomas Adewumi University, Oko-Irese, Kwara,

Maranathan University, Mgbidi, Imo,

Ave Maria University, Piyanko, Nasarawa State

Al-Istiqama University, Sumaila, Kano State

Mudiame University, Irrua, Edo,

Havilla University, Nde-Ikom, Cross River,

Claretian University of Nigeria, Nekede, Imo ,

NOK University, Kachia, Kaduna State

Karl-Kumm University, Vom, Plateau

James Hope University, Lagos, Lagos State

Maryam Abacha American University of Nigeria, Kano, Kano State

Capital City University, Kano, Kano State

Ahman Pategi University, Pategi, Kwara

University of Offa, Offa, Kwara, also got provisional approval

Mewar University, Masaka, Nasarawa State

Edusoko University, Bida, Niger

Philomath University, Kuje, Abuja

Khadija University, Majia, Jigawa

Anan University, Kwall, Plateau

With the approval of additional 20 universities, Nigeria now has 99 

private universities.

GUINE-BISSAU - Reunião dos diferentes orgãos sobre a possivel reabertura...

ANP, o Ministérios da Saúde e Educação, e o Alto Comissariado para COVID19 reúnem sobre a suspensão das aulas

Casa Branca de Biden declara "apoio total" a 'Força Espacial' criada por Trump

© Lusa

Notícias ao Minuto  04/02/21 

A Casa Branca declarou hoje "apoio total" para a 'Força Espacial', edificada pela administração do Presidente cessante dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump.

"[As intenções de criar uma 'Força Espacial'] têm absolutamente o apoio total da administração Biden", frisou a porta-voz para a imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, quando questionada pelos jornalistas sobre se o Presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, apoiava este novo ramo das Forças Armadas norte-americanas ou, pelo contrário, se optaria por extinguir ou diminuir a sua intervenção.

"Não vamos revisitar a decisão de estabelecer a 'Força Espacial'", garantiu a porta-voz.

Psaki acrescentou que cabe ao Congresso norte-americano o desmantelamento deste ramo militar e, por isso, a Casa Branca não podia, mesmo que quisesse, desmantelar a 'Força Espacial'.

O Departamento da Defesa, acrescentou, tem como objetivo definido o investimento de recursos para os desafios de segurança no espaço, uma preocupação bipartidária há bastante tempo.

"Milhares de homens e de mulheres servem com orgulho a 'Força Espacial'", referiu Psaki.

A declarações da porta-voz da Casa Branca contrastam com a maneira como abordou a questão na terça-feira e que foi interpretada como um desinteresse com um tom até jocoso da Casa Branca.

"Uau. 'Força Espacial'. É o avião de hoje", disse a porta-voz na terça-feira, considerando que a questão sobre o modo como a administração iria lidar com uma decisão do mandato de Trump era "interessante".

Horas mais tarde, Psaki publicou um 'tweet' numa tentativa de reverter os efeitos das suas declarações. O congressista republicano eleito pelo Alabama Mike Rogers -- que pertence ao Comité das Forças Armadas da Câmara dos Representantes -- pediu que se retratasse.

A 'Força Espacial' foi fundada em dezembro de 2019 como o primeiro ramo das Forças Armadas a ser criado desde que a Força Aérea foi considerada um ramo independente, em 1947. Apesar de operar independentemente, o ramo é supervisionado pela Força Aérea.

Há atualmente mais de 2.000 militares envolvidos nesta força e a intenção é expandir para 6.400 até ao final do ano.