sexta-feira, 22 de maio de 2020

Covid-19: África supera os 100 mil casos de infeção pelo novo coronavírus


África ultrapassou hoje os 100 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 3.100 mortes causadas pela covid-19, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com dados divulgados hoje à tarde pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados passou de 99.062 para 100.666, enquanto os mortos subiram de 3.082 para 3.105.

O número total de doentes recuperados aumentou de 39.085 para 39.543.

O norte de África continua a ser a região mais afetada pela doença no continente, com 1.523 mortos e 31.321 infetados pelo novo coronavírus.

A África Ocidental regista 582 mortos e 27.303 infeções, enquanto a África Austral conta 389 mortos e 20.683, quase todos num único país, a África do Sul (19.137).

Seis países – África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria e Gana – concentram cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus no continente e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito é o país com mais mortos (696) e mais de 15 mil casos (15.003), seguindo-se a Argélia, com 575 mortos e 7.728 infetados.

A África do Sul é o terceiro com mais mortos (369), continuando a ser o país do continente a registar mais casos de covid-19, tendo hoje superado os 20.000 registos (20.683).

Marrocos totaliza 197 vítimas mortais e 7.300 casos, a Nigéria tem 211 mortos e 7.016 casos, enquanto o Gana tem 31 mortos e 6.486 casos.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 1.114 casos, e regista seis mortos.

Cabo Verde tem 362 infeções e três mortos e São Tomé e Príncipe regista 269 casos e 11 mortos.

Moçambique conta com 164 doentes infetados e Angola tem 60 casos confirmados de covid-19 e três mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 719 casos positivos de infeção e sete mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro da África subsaariana, em 28 de fevereiro.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

interlusofona.info

Reação do Irmão do #Deputado_Marciano_Indi


Hélder Gomes

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos - O Deputado e líder da bancada parlamentar da APU-PDG, Marciano Indi, foi raptado no início da tarde de hoje por um grupo de pessoas desconhecidas que o levou para a parte incerta

Jorge Herbert - A LGDH é lesto a pronunciar-se e a condenar determinados acontecimentos, mas continua a “dormir” tranquilamente sobre o cadáver do manifestante do PRS alegadamente morto por forças de segurança a mando do governo de Aristides Gomes, do qual ninguém até hoje conheceu qualquer resultado do tal inquérito que seria aberto!

Essa liga só liga quando os interesses do PAIGC são beliscados?!

EXTINGAM O PAIGC PARA O BEM DA GUINÉ-BISSAU!

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos


O Deputado e líder da bancada parlamentar da APU-PDG, Marciano Indi, foi raptado no início da tarde de hoje por um grupo de pessoas desconhecidas que o levou para a parte incerta.

Segundo informações disponíveis, O Deputado Marciano Indi estava a circular na sua viatura pessoal numa das artérias de Bissau, na companhia do seu amigo de nacionalidade chinesa, quando foi abordado pelo referido grupo que o levou para parte incerta, sendo que o Amigo do Deputado foi visto algum tempo depois com sinais de espancamento e ferimentos num dos pés.

Uma fonte do Ministério do Interior contactada pela Liga assegurou que o Deputado Marciano Indi Já foi resgatado pela polícia e conduzido para a residência do Presidente da Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassama.


A Liga condena veementemente este ato ignóbil e exige a identificação e consequente punição exemplar dos seus autores morais e materiais.

Grupo armado rapta deputado na Guiné-Bissau

Jorge Herbert - Só um tolo não percebe onde foi escrito o enredo e o roteiro do filme importado pelo Hollywood guineense! Em menos de 24h, um acontecimento na Guiné-Bissau é publicado numa peça desta dimensão num jornal luso!

O PAIGC e o lobbie luso que o apoia estão desesperados com a ideia de perda do elevado investimento que fizeram no novo “Honório Barreto” e tentam desesperadamente a reconquista do poder, inclusive com tentativas de estimular um conflito tribal, para que as Nações Unidas, também por eles controlados neste momento, tenha argumentos para assumir o controlo do país!

Estou farto de avisar que a Guiné-Bissau só conhecerá a paz e o caminho do desenvolvimento, livrando-se do PAIGC por pelo menos três legislaturas!

Expresso.pt

Grupo armado rapta deputado na Guiné-Bissau

O deputado Marciano Indi, líder da bancada parlamentar da Aliança Povo Unido/Partido Democrático da Guiné-Bissau DR

Marciano Indi, do partido APU-PGDB, terá sido raptado por um grupo armado perto da capital. Incidente ocorre um dia após abertura de negociações entre partidos para resolver crise política que dura desde 2019

Um deputado da Guiné-Bissau terá sido raptado esta sexta-feira perto da capital do país, noticia a Rádio Capital FM, de Bissau. Um grupo de pessoas não identificadas, armado de facas e catanas, sequestrou Marciano Indi, líder da bancada parlamentar da Aliança Povo Unido/Partido Democrático da Guiné-Bissau, partido do atual primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam.

A rádio indica que o rapto aconteceu na estrada de Djal, localidade a cerca de 10 quilómetros de Bissau, logo a seguir ao aeroporto internacional de Bissalanca. A Capital FM entrevistou o irmão do deputado, que afirmou que este último já tinha sido ameaçado, o que até levou um grupo de familiares e jovens a dormir ontem na sua residência, em Safim, sua terra natal.

Segundo o blogue Ditadura e Consenso, o mais bem informado do país, o deputado já está livre e na sua residência, onde recebeu a visita do presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, o Parlamento da Guiné-Bissau) e de deputados. Indi terá escapado a uma tentativa de assassínio por se ter oposto aos raptores, mas também devido à intervenção de populares que acorreram em seu auxílio. O blogue publicou fotografias dos tumultos em Safim, onde troços de estrada em frente à casa do deputado estiveram bloqueados.

Fonte informada indicou ao Expresso que a situação “está complicada” e pode degenerar em conflito étnico. Indi é da etnia pepel, dominante em Bissau e arredores. Na altura em que foi raptado, viajava com um empresário chinês e o seu condutor, que terá sido gravemente ferido.

VIOLÊNCIA POLÍTICA COSTUMEIRA
Em março de 2009 o então Presidente João Bernardo “Nino” Vieira, também pepel, foi assassinado e esquartejado por militares da etnia balanta, hegemónica nos quartéis. Há cerca de três semanas, balantas e pepéis da aldeia de Bjemita, perto da capital, disputaram a tiro terrenos de plantação de cajueiros, tendo havido duas vítimas mortais nas duas comunidades.

A violência política é frequente na Guiné-Bissau. Dois deputados foram assassinados em 2009 e o ex-primeiro-ministro Francisco Fadul, desde então exilado em Portugal, foi brutalmente espancado na sua própria residência, tal como Pedro Infanda, conhecido advogado e político. Depois do golpe militar de abril de 2012, várias personalidades da oposição foram sequestradas e espancadas.

Em Safim, a cerca de 25 quilómetros de Bissau, jovens saíram à rua esta sexta-feira e queimaram pneus, em sinal protesto pelo rapto. Exigem que o Presidente Úmaro Sissoco Embaló e o primeiro-ministro Nabiam esclareçam quem levou Indi. Segundo a fonte que falou ao Expresso, terão sido agentes da Polícia de Ordem Pública (POP), que o conduziram para o Ministério do Interior, onde terá sido espancado.

EM CRISE POLÍTICA HÁ MESES
O incidente acontece um dia depois de os partidos políticos com assento parlamentar terem iniciado discussões para resolver a crise política que dura desde as contestadas eleições presidenciais de dezembro de 2019. Esta sexta-feira termina o prazo dado a Embaló pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para nomear novo Executivo.

A investidura de um Governo que respeite o resultado das legislativas (vencidas pelo PAIGC) foi condição imposta pela CEDEAO, organização regional encarregada de gerir a crise guineense, para reconhecer a posse de Embaló, que assumiu o cargo sem esperar o veredicto do Supremo Tribunal sobre o protesto do seu rival, Domingos Simões Pereira.

Em seguida Embaló substituiu o Governo de Aristides Gomes (do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC), resultante das legislativas de 2019, por um Executivo de iniciativa presidencial chefiado por Nabiam, líder da APU-PDGB.

Embaló chegou a ameaçar convocar eleições antecipadas, mas cedeu à exigência da CEDEAO após falar com o Presidente da Nigéria, Muhammad Buhari, um seu mentor. Na passada terça-feira convidou o PAIGC a encetar conversações com as outras cinco forças políticas representadas na Assembleia Nacional Popular, para formar um Governo de base alargada. Dentro do PAIGC, porém, não haverá consenso quanto ao nome a indicar para primeiro-ministro.

As reuniões entre partidos foram inconclusivas, porque o Madem G15, o PRS e a APU/PDGB reivindicam ter maioria no Parlamento. Já o PAIGC garante que tem legitimidade para dirigir o novo Executivo. Para prová-lo, enviou ao chefe de Estado e às principais organizações internacionais presentes em Bissau um documento contendo o abaixo-assinado dos 53 deputados (em 102) que apoiam a sua pretensão, rubricado em março de 2019, e que permitiu ao partido aprovar um programa de Governo. Está marcado para sábado novo encontro entre Embaló e a direção do PAIGC, que poderá clarificar a situação.

EM ROTA DE COLISÃO
O deputado Indi estava desde 2019 em rota de colisão com Nuno Nabiam. Nas presidenciais de 29 de dezembro de 2019, Indi apoiou Simões Pereira, que venceu a primeira volta com 40% dos votos. Nabiam ficou em terceiro, com cerca de 13%. Na segunda volta Embaló foi declarado vencedor com 54% dos votos, resultado que Simões Pereira contesta.

Mais tarde Indi e Nabiam divergiram por causa do apoio de quatro dos cinco deputados da APU/PDGB ao PAIGC, que permitem a este partido garantir maioria absoluta no Parlamento. Nabiam rompeu com o PAIGC e rubricou, a 15 de maio, um acordo de incidência parlamentar com o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15, de Embaló) e o Partido da Renovação Social (PRS), as duas maiores forças da oposição, favoráveis a Embaló. Nabiam reivindica uma “nova maioria”e resiste à indigitação de um primeiro-ministro do PAIGC.




Batista Te, vice Presidente da APU-PDGB denúncia a CEDEAO o rapto do de...

PAIGC reage os últimos acontecimentos com o deputado e líder da bancada parlamentar da APU-PDGB.



Aliu Cande

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Madem G15 lança a campanha do seu candidato, às presidenciais de 24 de Novembro, e inaugura a sede em Bissau; Soares Sambú aconselha para uma escolha responsável e cautelosa; Satú Camará apela o voto ao candidato Úmaro Sissoco Embaló.

Ernesto Dabo

Nenhum caso de COVID-19 em R. P. D. da Coréia - Sistema de refrigeração profilático em bom estado de funcionamento


Todos ficam surpresos com o zero casos de COVID-19 na República Popular Democrática da Coréia (RPDC). Este último sempre mantém suas medidas preventivas muito vigilantes, adotadas em janeiro passado. A vida das pessoas lá é mais preciosa do que todas as outras coisas.

O sistema de refrigeração profilática é mantido em boas condições de funcionamento.

Projetado e produzido pela Direção Farmacêutica Central do Ministério da Saúde da RPDC para serviço em todas as unidades do mesmo tipo no país, este sistema permite manter e fornecer produtos profiláticos em estado padrão de conservação, desde a produção até o suprimento passando por conservação e transporte.

Para demonstrar sua eficácia de frente para a pandemia que está se espalhando pelo mundo, a Direção está trabalhando para tomar medidas específicas para a temperatura correta dos armazéns e para gerenciamento cuidadoso de meios de transporte, para que tudo esteja pronto a qualquer momento necessário.

Em particular, ele se esforça para preservar materiais profiláticos, como roupas de proteção, máscaras, termômetros, etc. em condição padrão em todos os lugares, da capital para as localidades terminais, tendo em vista o seu rápido uso possível contra a pandemia.

Fonte: Agência Central de Notícias da Coréia

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - GUINÉ-BISSAU: GOSSE KULPA I DE MILITARES ??? - 5 de janeiro de 2020

PAIGC, HOLYWOOD GUINEENSE

Por Jorge Herbert

PAIGC, HOLYWOOD GUINEENSE

PAIGC é uma autêntica empresa de produção de filmes! Para a reconquista ou preservação do poder, são capazes de criar os cenários mais recambolescos! Ora são filmes sobre tentativas de golpes de Estado frustrados em que os adversários são assassinados, assassinatos à paulada a simular acidentes de viação ou resistência do perseguido com tiroteios, assaltos ao quartel através de militares guineenses refugiados mas desaparecidos de Portugal, espancamentos, tentativas frustradas de detenção, bombas a explodir no Estado Maior das Forças Armadas, cowboyadas na residência de um Primeiro-Ministro em que a única vítima é um cão, rapto do presidente da CNE por militares, hacker do Barreiro a alterar o resultado das eleições, etc, etc

Regressou o filme, agora com tentativa de rapto de um deputado!

Há uma estória com que gozavamos muito na minha juventude, em que um rapaz saiu empolgado de ver um filme e disse em crioulo “fiiidja da, és filme ki cinema!”

PAIGC I FILME KU MAS CINEMA!😂

Jorge Herbert

GUINÉ-BISSAU - Covid 19: OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SEM MEDIDAS DE PROTECÇÃO


Por Radiosolmansi

Os Profissionais de Saúde da Guiné-Bissau denunciam que continuam a enfrentar escassez de luvas, mascaras e batas descartáveis para intervir nos casos do Coronavírus. Neste momento, segundo a organização que zela pela defesa dos profissionais de saúde, existem mais de 35 profissionais de saúde infectados com a Covid 19

Hoje (22), o Sindicato Nacional dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde (SINETSA) promoveu uma conferência de imprensa para exigir o cumprimento dos pontos do memorando assinado com o governo e incluindo o pagamento de salários aos novos ingressos e contratados.

A ocasião serviu para Yoió João Correia, presidente do SINETSA, denunciar que os profissionais de saúde estão actualmente sem mínimas condições de trabalho para fazer face ao coronavírus.

As autoridades sanitárias dizem não ter condições para conseguir manter as pessoas infectadas com o coronavírus e que estão em isolamento nos hotéis do país e por isso, a partir de hoje, todos devem cumprir o isolamento domiciliar.

Instado a falar sobre isso, o presidente do SINETSA disse que seria uma decisão infeliz das autoridades do país e reafirmou que é preciso criar mecanismos consistentes.

O pessoal contratado do Hospital Nacional Simão Mendes está em greve exigindo o pagamento de salários e melhoria de condições laborais

O presidente do SINETSA Yoió João Correia, disse que neste momento o maior centro hospitalar do país que recebe dezenas de infectados pelo coronavírus, está num caus porque a greve abrange o pessoal da limpeza, da manutenção e a segurança.

O presidente do Sindicato Nacional dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins disse ainda que a falta do oxigénio no HNSM deve ser alerta às autoridades nacionais para criação de medidas consistentes do sector da saúde pública.

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins disse que é chegada a hora das autoridades nacionais pensarem nas estratégias para melhorar os estabelecimentos de saúde ao nível nacional.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

MORY KANTÉ - Músico Mory Kanté que cantou sucesso 'Yéké Yéké' morreu aos 70 anos



MORY KANTÉ - Músico Mory Kanté que cantou sucesso 'Yéké Yéké' morreu aos 70 anos

O cantor e músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial 'Yéké yéké', na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Mory Kanté, apelidado de "riot elétrico", ajudou a popularizar a música africana e guineense em todo o mundo.

Lançado em 1987, 'Yéké Yéké' vendeu milhões de cópias e chegou ao topo das tabelas em muitos países.

Mory Kanté faleceu "por volta das 09:45 desta manhã no hospital sino-guineense", disse o seu filho.

"Ele sofria de doenças crónicas e viajava frequentemente para França para tratamento, mas com o coronavírus já não era possível", acrescentou.

"Vimos o seu estado deteriorar-se rapidamente, mas de qualquer forma fiquei surpreendido porque ele já tinha passado por momentos muito piores", avançou.

Em 1988, Mory Kanté atuou em Portugal, durante a Festa do Avante.

Covid 19: GUINÉ-BISSAU COM ESCASSEZ DE PLACA PARA RECOLHA DAS AMOSTRAS


Por Radiosolmansi

A Guiné-Bissau depara neste momento com falta de placa para os trabalhos de análise das colheitas de amostras sobre a infecção do novo coronavírus no Laboratório Nacional da Saúde Pública.

Anunciou, hoje (22), o coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde, médico Dionísio Cumba, na habitual videoconferência de actualização da evolução da Covid-19 no país.

Dionísio disse que há cinco novos infectados que as suas colheitas foram feitas aqui no país e foram analisadas em Senegal e, todos eles, são tropas da força conjunta da ECOMIB.

Mais um caso no interior do país concretamente na região de Bafatá, sector de Ganado, e o médico Cumba revelou que neste momento há resistências da família sobre o seu isolamento o mesmo comportamento está-se a verificar no hospital de Cumura.

Ontem (21), chegou do Senegal cinquenta garrafas de oxigénio, e o coordenador do COES, anunciou que aumentou dos cinco para onze números pessoas que neste momento estão a utilizar o oxigénio devido a Covid-19.

Em relação ao des-confinamento das pessoas isoladas nos hotéis, devido a infecção do novo coronavírus, Dionísio Cumba assegurou que agora estes passam a receber seguimento comunitário.

Guiné-Bissau continua ainda a liderar com os números dos infectados por Covid-19 entre os países africanos com expressão portuguesa. 1114 São total das pessoas infectadas com a doença do coronavírus, seis mortos e quarenta e dois considerados recuperados da doença.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

MARCIANO INDI SUPOSTAMENTE RAPTADO FOI ENCONTRADO COM FERIMENTOS GRAVES - COM FERIMENTOS GRAVES ???

Por Rádio Sol Mansi

Últimas informações de últimas horas dão conta que o líder da bancada parlamentar da APU PDGB, Marciano Indi, - que foi supostamente raptado no início desta tarde, em Djaal, nos arredores de Bissau, quando seguia para Bissau vindo de Safim - já se encontra na residência do líder do parlamento, Cipriano Cassama

A mesma fonte confirma que Indi foi espancado. No entanto, Marciano foi raptado quando seguia para Bissau e com ele estava na viatura o seu condutor que segundo informações apuradas pela RSM ficou gravemente ferido pelos supostos sequestradores.

Sabe-se que o condutor encontra-se neste momento numa das unidades hospitalares recebendo cuidados médicos.

Na mesma viatura estava um cidadão da nacionalidade Chinesa que neste momento se encontra na embaixada do seu país, em Bissau.

A Rádio Sol Mansi (RSM) soube desta informação através de um dos dirigentes da APU PDGB. O partido estava a tentar localizar Marciano que segundo informações foi ferido

Marciano Indi é um dos deputados que tem sido o rosto dos 4 deputados que continua a ser fiel ao acordo de incidência parlamentar, entre 4 formações políticas com assento parlamentar (PAIGC, PND, União para a Mudança e APU PDGB).

Entretanto, a RSM também contactou a Polícia Judiciária para saber das diligências a serem tomadas. Um dos responsáveis disse a nossa reportagem que a denúncia deu entrada e a PJ já está a tomar diligências. No entanto disse não poder avançar com mais informações.

APU tem 5 deputados que constitui a bancada parlamentar, Paulo Bodjam, Umaro Conté, Marciano Indi, Armando Mango e Nuno Nabiam, actual líder do governo em exercício no país.

Guiné-Bissau: Foi aberta oficialmente a campanha de comercialização e exportação da castanha de caju.

O Primeiro-ministro Nuno Gomes Na Biam foi quem presidiu o ato na presença da Anag, Roppa, intermediários e alguns empresários.

Junto ao agricultor, o Governo fixa o preço de referência em 375 FCFA por cada quilo da castanha de caju.






Aliu Cande

GUINÉ-BISSAU - PACTO : NOVA MAIORIA PARLAMENTAR E GOVERNATIVA

MADEM G-15 --- PRS --- APU-PDGB, Reafirmam nova maioria Parlamentar


Leia Também: 

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Confira a resolução da Comissão Politica da APU-PDGB de 8/3/2020

Duas notas a destacar :

1- Ponto final no acordo politico de incidência parlamentar e governativa assinado com o PAIGC em março de 2019.


2- Autorizar o presidente do partido a vincular a um novo acordo da mesma natureza com os partidos MADEM G-15 e PRS.


Número de casos na Guiné-Bissau sobe para 1.114, incluindo cinco militares da Ecomib


O número de infeções por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.114, depois de terem sido registados cinco novos casos em militares da força de interposição da Ecomib, divulgou hoje o Centro de Operações de Emergência de Saúde.

"Foram registados cinco novos casos em militares da Ecomib. As análises foram feitas por uma equipa médica do Senegal, mas os dados são adicionados aos da Guiné-Bissau, porque aqueles militares estão no país", afirmou o coordenador do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), Dionísio Cumba.

Segundo o médico guineense, o Laboratório Nacional de Saúde Pública não realizou análises nas últimas 24 horas devido à falta de placas, que devem chegar no avião que transporta o corpo do antigo Presidente guineense Serifo Nhamadjo, e que deve chegar a Bissau ainda hoje.

Por LUSA

COVID-19 - Número de mortos em África passa os três mil em mais de 99 mil casos

O número de mortos da covid-19 em África ultrapassou hoje os três mil, com mais de 99 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.997 para 3.082, enquanto os infetados com o vírus da covid-19 passaram de 95.201 para 99.062.

O número total de doentes recuperados aumentou de 38.075 para 39.085.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença no continente, com 1.522 mortos, e 31.232 infetados com a covid-19.

A África Ocidental regista 578 mortos e há 27.168 infeções, enquanto a África Austral contabiliza 389 mortos, tendo ultrapassado os 20 mil casos (20.616), quase todos concentrados num único país, a África do Sul (19.137).

Seis países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria e Gana - concentram cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus no continente e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito é o país com mais mortos (696) e mais de 15 mil casos (15.003), seguindo-se a Argélia, com 575 mortos e 7.728 infetados.

A África do Sul é o terceiro com mais mortos (369), continuando a ser o país do continente a registar mais casos de covid-19, com 19.137 infetados.

Marrocos totaliza 196 vítimas mortais e 7.211 casos, a Nigéria tem 211 mortos e 7.016 casos, enquanto o Gana tem 31 mortos e 6.486 casos.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 1.109 casos, e regista seis mortos.

Cabo Verde tem 356 infeções e três mortos e São Tomé e Príncipe regista 269 casos e 11 mortos.

Moçambique conta com 162 doentes infetados e Angola tem 60 casos confirmados de covid-19 e três mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 719 casos positivos de infeção e sete mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro da África subsaariana, em 28 de fevereiro.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Por LUSA

Leia Também: 

COVID-19 - Quase 333 mil mortos e mais de cinco milhões de infetados em todo mundo


A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 332.870 pessoas e infetou mais de 5,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais. 


De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa, já morreram pelo menos 332.870 pessoas e há mais de 5.109.290 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.913.300 foram considerados curados.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 94.729 e 1.577.758, respetivamente. Pelo menos 298.418 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido, com 36.042 mortes e 250.908 casos, Itália com 32.486 mortes (228.006 casos), França com 28.215 mortes (181.826 casos) e Espanha com 27.940 óbitos (233.037 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou 82.971 casos (quatro novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes (nenhuma nova) e 78.255 curados.

A Europa totalizou mortes para 1.974.501 casos, Estados Unidos e Canadá 100.979 mortes (1.659.082 casos), América Latina e Caraíbas 35.822 mortes (645.545 casos), Ásia 13.264 mortes (403.480 casos), no Médio Oriente 8.570 mortes (318.246 casos), África 3.095 mortes (100.002 casos) e Oceânia 129 mortes (8.440 casos).

Esta avaliação foi realizada com dados recolhidos pela AFP junto de autoridades de saúde e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Portugal, com 1.289 mortes registadas e 30.200 casos confirmados é o 23.º país do mundo com mais óbitos e o 28.º em número de infeções.

SECO SUMARÉ EXPULSADO DO PAIGC POR INDISCIPLINA ?


Bissau Última hora

Avião que levava corpo de ex-Presidente da Guiné-Bissau regressa a Lisboa com problemas mecânicos

Serifo Nhamadjo, Presidente de transição da Guiné-Bissau (Reuters/ Arquivo)
© JOE PENNEY / REUTERS

Serifo Nhamadjo morreu em Março em Portugal.

O avião que transportava para Bissau o corpo de Serifo Nhamadjo, ex-Presidente da Guiné-Bissau, que morreu em março em Portugal, regressou hoje a Lisboa devido a um problema mecânico, disse à Lusa fonte da companhia aérea.

"O avião já chegou a Lisboa. O piloto decidiu regressar devido a um problema mecânico", disse a mesma fonte.

O avião, que transportava o corpo de Serifo Nhamadjo, trazia mais sete urnas funerárias, e alguns passageiros, foi fretado à Euroatlantic por uma agência de viagens.

Fonte da agência guineense que organizou a viagem disse que o avião faz ainda hoje a viagem para Bissau.

"Vai sair de Lisboa às 18:30 e chega às 22:50 a Bissau" e depois sai de "Bissau às 00:30 e chega a Lisboa às 5:30 de sábado", disse à Lusa.

As cerimónias fúnebres do antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau Serifo Nhamadjo estavam previstas para hoje em Bissau.

Nascido em 25 de março de 1958, Serifo Nhamadjo, dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi Presidente de transição da Guiné-Bissau entre maio de 2012 e junho de 2014.

Assumiu a liderança do período transitório na Guiné-Bissau, na sequência de um golpe de Estado, protagonizado por militares. Antes, desempenhou as funções de primeiro vice-presidente do parlamento guineense.

Político que se assumia como amante da paz, justiça e estabilidade, Serifo Nhamadjo era formado em contabilidade e análises em Portugal e era também um assumido amante do futebol, particularmente do Benfica, tendo chegado a ser presidente da casa daquele clube de Bissau.

Foi ainda fundador e primeiro presidente do Clube Desportivo de Mansaba, no interior norte da Guiné-Bissau.

sicnoticias.pt

NO COMMENT!


Guiné-Bissau: Instituto Nacional de Segurança Social inicia distribuição de géneros alimentícios e produtos de higiene à 2.099 beneficiários de pensão mínima, no valor de 24 milhões de FCFA


A iniciativa visa minimizar as consequências económicas e sociais da pandemia de coronavírus no seio dos pensonistas.

Aliu Cande

I wish All African Leader WATCHING this Video, clear Message to them.

OPINIÃO: O PAIGC DEVE PERMANECER NO BANCO RESERVADA POR 10 ANOS PARA PERMITIR QUE A GUINÉ-BISSAU AVANCE OU NÃO ?


Covid-19: Lar de abrigo de crianças cegas na Guiné-Bissau com dificuldades de alimentação

As crianças acolhidas pela Agrice, único lar de abrigo de pessoas cegas, mudas e surdas na Guiné-Bissau, enfrentam "muitas dificuldades" na alimentação e medicamentos, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, disse hoje à Lusa um responsável da instituição


Adjé Mané, professor da escola Bengala Branca, que acolhe crianças de toda a Guiné-Bissau, com problemas visuais e de audição, explicou que com o início da pandemia da covid-19, “a situação dos dois lares piorou”.

A Agrice, associação guineense de reabilitação e integração dos cegos, conta com um lar de crianças cegas no bairro de Cuntum Madina, onde acolhe 66 crianças, e outro em Bissaguel, onde dá abrigo a 23 crianças, todas em regime de internato.

Nos dois lares estão crianças dos seis meses aos 14 anos, de ambos os sexos e maioritariamente oriundas das comunidades do interior da Guiné-Bissau, onde são ostracizadas por serem portadoras de deficiências visuais e de audição.

O professor Mané referiu que as crianças precisam de alimentação, medicamentos e vestuário, porque com a pandemia provocada pelo novo coronavírus as entidades que apoiavam a Agrice deixaram de o fazer.

“Recebíamos apoios da cooperação portuguesa, mas há já algum tempo que não recebemos nada, também compreendemos que esta situação do coronavírus afetou a toda a gente”, afirmou Adjé Mané.

Algumas crianças até já pediram para serem devolvidas aos familiares, gesto que o professor considerou ser improcedente porque as dificuldades dos pais, nas comunidades, “são ainda maiores ou até piores”.

“Os familiares das crianças não aparecem aqui. Mas também tirar uma criança invisual da sua comunidade para Bissau, isso é um alívio, nunca mais a família quererá saber dessa criança que é um fardo”, frisou Adjé Mané.

Para superar as dificuldades nos dois lares, os monitores das crianças recorrem aos pedidos de favores “aqui e ali”, às vezes arranja-se algo para o pequeno-almoço, às vezes já não se consegue nada para o almoço ou jantar, contou o professor.

Os medicamentos para as crianças eram levantados, fiado, numa farmácia, mas há já algum tempo que o proprietário cancelou o procedimento, alegando dificuldades no negócio, e para piorar a situação Manuel Rodrigues, presidente e benemérito da associação, adoeceu.

“Ele é que é o pilar da nossa instituição e até tirava do próprio bolso, às vezes recorria às pessoas conhecidas”, disse Adjé Mané, que lançou um “grito de socorro às pessoas de boa vontade”.

Além dos dois lares, a Agrice tem a escola Bengala Branca que é frequentada por 566 alunos, que está atualmente parada por ordens do Governo, no âmbito do estado de emergência em vigor no país desde finais de março.

A Guiné-Bissau regista mais de 1.000 casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo seis vítimas mortais e 42 recuperados.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, até 26 de maio, e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 no país.

Além daquelas medidas, as pessoas só podem circular entre as 07:00 e as 14:00 locais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.


MB // LFS
Foto: Rádio Jovem Bissau

visao.sapo.pt

NOTÍCIAS DAS 8 00 HORAS DA RÁDIO ÁFRICA FM SEXTA FEIRA 22 DE MAIO DE 2020

UN says ‘husband’ & ‘wife’ are now politically incorrect terms – but why is it allowed to serve as thought police?

The United Nations (UN) headquarters in New York City © Getty Images / Spencer Platt 
By Robert Bridge

As millions of married couples around the world are feeling the strain of being holed up together due to the pandemic, the United Nations decided it's a great time to remove the words “husband” and “wife” from our vernacular.

In case anyone thought that the social justice warriors would take a much-needed hiatus from their crusading against wrong-think, especially at the height of a pandemic, think again. This week, UN bureaucrats found clever new ways to divide and alienate the global population at a time when social-distancing rules have already turned people into strangers.

On Monday afternoon, the agency’s crack social media team tweeted out: “Help create a more equal world by using gender-neutral language if you're unsure about someone's gender or are referring to a group.”

What followed was a list of dos and don’ts, many of which are already well-known, like replacing “manpower” with “workforce” and “salesman” with “salesperson.” Fine, we get it. But the agency also snuck in a couple of new additions that raised some eyebrows, if not fists, by demanding that the terms “husband” and “wife,” which have worked fine for centuries, be substituted with the gender-less generic term “spouse.”

“Boyfriend” and “girlfriend,” meanwhile, were not spared from the grammar culling either, with “partner” now being the preferred term.


What you say matters.

Help create a more equal world by using gender-neutral language if you're unsure about someone's gender or are referring to a group. https://unwomen.org/en  via@UN_Women

Some people may be wondering, as this author was – why all the fuss at a time like this? Are liberals simply striving to make themselves worthy of the expressionless grey “Wojak” meme that the alt-right has ascribed to them? Or is there something more to this latest plunge into the deep end of insanity? After all, there is no “man,” no “toxic masculinity” lurking in the term “husband” that should trigger even the more virtuous among us.

The word “husband” derives from the Old Norse husbondi, which translates literally as “house-dweller.” Not the most oppressive-sounding thing in the world. However, even if we go with the less politically correct origins of the word, with “master of the house” as one of them, the word “husband” has been around for so long that any male-dominant connotations have long since vanished.

As for the word “wife,” this is believed to come from the Old English “wif”, which simply means “woman, female, lady.” Again, as with the term “husband,” the etymological roots of “wife” reveal very little that should trigger the virtue-signaling crowd.

One possible reason for this wanton word destruction could derive from a desire to accommodate same-sex partners who do not readily fit into the traditional husband-wife matrix. Thus, the UN seems to think that the answer is to simply get rid of the words “husband” and “wife” instead of just letting everyone – heterosexual, homosexual, and transsexual – decide for themselves how they wish to be labeled. The UN wants to treat us all like unruly children, yet there is absolutely nothing hateful or sexist about the words “husband” and “wife,” and people should not be made to feel guilty for using them.

So where exactly does one draw the line when it comes to imposing restrictions on what people should and shouldn’t say without offending someone? Who will guard us from the guardians? Who will protect us from the 'offended'? Is there anything in the UN Charter that gives the global body the power to eradicate words that have been around since before the dawn of the English language? 

As we are perched on the precipice of a very slippery slope, let’s not forget that every husband was once a son, and every wife a daughter, to say nothing about nephews and nieces. Likewise, some husbands will go on to become grandfathers and wives grandmothers. If we stay silent now, then as sure as the sun rises in the east, the UN will next demand the elimination of those other gender-based terms in the future as well - and sooner rather than later. “Sons” and “daughters” will be colorlessly categorized as “offspring,” and “grandparents” will probably be slapped with the “ancestors” tag, or something equally degrading and dehumanizing.

This madness must end. The UN has no business serving as thought police on our speech in a brazen campaign to destroy our beautiful, time-wrought vocabularies, which deserve cultural protections just like any work of art.

The statements, views and opinions expressed in this column are solely those of the author and do not necessarily represent those of RT.

rt.com/op-ed

A CEDEAO pediu a nomeação de um novo governo em respeito a Constituição e de acordo com os resultados eleitorais.

Por Ussumane Grifom Silva Camará

PRIMEIRO: Respeitando a Constituição da República o PR, de acordo com "alínea g" do artigo 68, ouve os partidos políticos com representação parlamentar para, juntos destes, ter a garantia de que vai nomear um governo que lhe possa garantir a estabilidade política e governativa.

SEGUNDO: a maioria parlamentar é determinada no universo de 102 assentos que compõem o hemiciclo e não em função de bancadas, ou seja ainda que a bancada do PAIGC detém 47 assentos dos 102, contra 27 do MADEM-G15, 21 do PRS, 5 da APU-PDGB, 1 do PND e 1 da UM ainda não tem uma maioria absoluta: que é 52 dos 102 mandatos.

TERCEIRO: sendo que nenhum partido teve maioria absoluta (52 mandatos) que o permite governar sozinho terá para fazer alianças para formar a maioria.
De acordo com a garantia da maioria recebido pelos partidos, tendo em conta as suas alianças, o PR assim se posiciona e nomea um governo.

QUARTO: devo lembrar que os deputados dos partidos signatários de Acordo de Incidência Parlamentar (ou seja lá que nome for dado) devem se rever nele, caso contrário, baseado no artigo 82, ponto 1 da Constituição, os deputados que não se reveram nos acordos assinados por seus respectivos partido têm a liberdade de se posicionarem como bem entendem, sem consequência nenhuma. Ou seja, sendo a APU-PDGB a fiel desta balança os seus deputados (pelo menos 3 deles) devem se rever no acordo assinado por ela, caso contrário, a aliança que sustenta o atual governo poderá não determinar uma nova maioria.

QUINTO: espero que tenha ajudado!

COVID-19: No Senegal decisão do governo divide comunidade religiosa


Até ao momento, o Senegal tem pouco mais 2.500 infecções confirmadas e pelo menos 25 mortes.

Embora alguns muçulmanos estejam felizes por poderem orar na mesquita na última semana do seu mês sagrado, o Ramadão, outros dizem que os fiéis correm um risco de infecção.


No Senegal decisão do governo divide comunidade religiosa
VOA

A importância da leitura "Apelo para nova geração"