4 de abril de 2017

Presidente da Guiné-Bissau defende regresso de ex-dirigentes políticos

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, anunciou hoje que defende o regresso ao país dos antigos dirigentes que tenham fixado residência no estrangeiro devido às questões políticas, disse à Lusa o líder de um movimento cívico.



O compromisso do chefe de Estado foi assumido hoje durante um encontro com representantes do movimento que luta pelo regresso de vários antigos dirigentes que fixaram residência no estrangeiro, sobretudo em Portugal, disse o líder, o ex-ministro do Interior Fernando Gomes.

Entre os ex-dirigentes nestas condições, encontra-se Carlos Gomes Júnior, antigo primeiro-ministro, cujo Governo foi destituído por um golpe militar em abril de 2012.

O movimento cívico liderado por Fernando Gomes tem vindo a contactar as autoridades guineenses dando conta da vontade de ver regressados ao país os ex-dirigentes e ainda informar sobre uma petição pública lançada desde janeiro.


O coordenador do movimento diz ter recebido a indicação de adesão de José Mário Vaz à causa com a alegação de que "nenhum dirigente ou cidadão da Guiné-Bissau tem o direito de proibir o regresso ao país de qualquer guineense" que esteja no estrangeiro.

Segundo o responsável, o Presidente guineense prometeu que irá trabalhar sobre o pedido apresentado pelo movimento no sentido de as autoridades atuais garantirem a segurança para o retorno dos antigos dirigentes residentes no estrangeiro e logo que tenha uma solução irá convocar novamente aquele movimento.

Depois de ter sido recebido pelo líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, pelo chefe do Estado, José Mário Vaz, o movimento vai agora encontrar-se, na quinta-feira, com o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, com os mesmos propósitos.

De seguida terá encontros de trabalho com partidos políticos, confissões religiosas, representantes da sociedade civil e as chefias militares.

"Queremos falar com todas as pessoas que assumem alguma responsabilidade neste país", notou Fernando Gomes, que considera inaceitável que qualquer cidadão seja obrigado a residir fora do seu país por questões políticas.

NAOM

Kumba Yalá - Mulheres e Juventude prestam homenagem ao líder fundador do PRS

Bissau, 04 Abr 17 (ANG) – Jovens e mulheres do Partido da Renovação Social (PRS) depositaram hoje corôas de flores no túmulo de Kumba Yalá, líder fundador do partido, no mausoléu de Amura, por ocasião do 3o aniversário do seu desaparecimento físico.

Na ocasião, o presidente da juventude do PRS, Lucas na Sanhá disse que o momento é de tristeza mais também de celebração , porque o malogrado deixou um grande legado à juventude do partido que é a formação académica, e que  agora está a dar frutos.

A terceira vice-presidente do partido, Martina Morreira Moniz considerou Kumba Yalá o líder da democracia guineense, tendo acrescentado que o país goza de uma democracia bem assente e fortalecida. 

O partido APU-PDGB também prestou homenagem ao falecido presidente, na pessoa do seu secretário-geral Juliano Fernandes que afirmou que o seu partido está a trabalhar para perpetuar os ensinamentos deixado por Kumba Yalá.

O lider do PRS faleceu a 4 de Abril de 2014 em plena campanha eleitoral, vitima de problemas cardíacos.

ANG/JD/SG 

Crise política - PRS recomenda diálogo franco e profundo no seio do PAIGC

Bissau, 04 Abr 2017 (ANG) – O Partido da Renovação Social (PRS) recomenda um diálogo franco e profundo no seio do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para ultrapassar actual crise politica vigente na Guiné-Bissau.

A recomendação foi feita  hoje pela deputada do PRS Martina Muniz após o encontro com a Secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP, Maria de Carmo Silveira.

Martina Muniz disse que abordaram com a Maria Silveira a actual situação do país, um dos motivos da visita da Secretaria-executiva da CPLP, que neste  momento está a ouvir as partes envolvidas na crise.

Por seu lado,o Presidente do Partido da Convergência Democrática(PCD), Vicente Fernandes voltou a defender a implementação dos acordos de Bissau e de Conacri para saída crise política, a qual disse ser provocada pelo Presidente da República da Guiné-Bissau a quem cabe  responder perante as aspirações do povo.

“Como sabem, a ida para Conacri deve-se à iniciativa do Presidente, e os partidos políticos aceitaram como forma de encontrar uma solução para actual crise, e em Conacri chegamos a um consenso, mas aquele que nos levou para Conacri veio a negar o veridicto alcançado durante  as negociações”, justificou  Vicente Fernandes.

Informou que passaram, ele  e Maria Silveira, em revista toda a evolução da situação política do país, assim como as causas que motivaram a manutenção desta crise, que considera de cíclica.

Por isso disse estar satisfeito com a presença da Secretária-executiva da comunidade por estar consciente da grave crise vigente no país e mais uma vez solidária com a Guiné-Bissau.

O líder do PCD lamenta a actual situação que o país vive, “depois de um percurso positivo com um governo de base alargado que foi reconhecido pela comunidade internacional, onde os sectores vitais do país estavam em marcha, sobretudo o sector educativo e que começou a dar passos positivos, assim como eletrificação em algumas localidades país”.

Antes desses encontros, a secretária-executiva da CPLP esteve reunida com os líderes do PND,UM , prevê para hoje a tarde encontrar-se  com representantes do PAGC e grupo dos 15.

ANG/LPG/SG

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GUINEENSE, POR FORÇAS DA RAZÃO E SUSPEIÇÃO DE FRAUDE, É ADIADA A ELEIÇÃO QUE SERIA REALIZADA ESTA TERÇA FEIRA, 04 DE ABRIL 2017.

Ataques encomendados contra Dr. Saido Baldé no blog do terrorista Aly Silva, mostra o desespero daqueles que teem o rabo preso a alguma coisa.

Preparem- se. Afinal quem é Saido Baldé e o porquê de tanto medo e receio deste homem vir a ser o futuro presidente do STJ??? 
Determinante e corajoso faz com que muitos sintam medo da sua candidatura.

Aguardem, desenvolvimento dentro de instantes, porque  o futuro e a prosperidade da nossa justiça depende e esta nas mãos de Saido Baldé.

A cada dia que passa, e a mais de 40 anos a corrupção e a incompetência vem tomado conta desta esfera judicial, e hoje surge um homem decidido a fazer uma limpeza geral em defesa do povo e dos interesses do mesmo para que cada cidadão possa se sentir seguro e confiante no que toca a justiça.

Como disse anteriormente, preparem- se porque vamos saber e conhecer quem na realidade é o Dr. Saido Baldé...., o homem que de momento sofre ataques encomendados apenas porque quer uma justiça mais séria e dinámica para todos os guineenses e implantar o principal pilar da democracia num rumo certo- VERDADE.

E aqui esta a cara do homem que 2º informações de um blog, vai escrevendo no guineendade  denegrindo a imagem de Saido Baldé.


Chama- se Cesário Ferreira e é funcionário da ARN.

dokainternacionaldenunciante

José Mário Vaz disse que quando as pessoas começarem a colocar o ‘dinheiro do Estado no cofre do Estado’ será possível desenvolver o país, construindo escolas e satisfazer demais necessidades da população de Bubaque.

A população do sector de Bubaque pediu ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, para usar a sua influência e ajudar o governo na mobilização de fundos juntos dos parceiros de desenvolvimento, para construir centro de formação técnica e bloco operatório para o hospital.

 A preocupação dos habitantes da ilha de Bubaque foi transmitida ao Presidente da República por representante do poder tradicional, durante um comício popular realizado domingo, 02 de abril 2017, no âmbito da “Presidência Aberta” iniciada em Marco ultimo.

A deslocação do Presidente da República às regiões visa inteirar-se dos reais problemas que os populares enfrentam e informar-lhes da situação política do país.

Encontro de Chefe do Estado com a população do sector de Bubaque serviu da oportunidade para o Ministro do Turismo, Fernando Vaz anunciar a chegada de dois barcos, um com a capacidade para 400 (quatrocentos) passageiros e outro destinado a fazer transporte de carros e materiais de construção, respetivamente. De acordo com o titular da pasta do turismo, os dois navios chegarão ao país no próximo dia 10 de abril corrente.

O Presidente da República, José Mário Vaz considera na sua intervenção que só com “verdade e uniao” que os guineenses podem desenvolver o país, acrescentando que, “quem pensar que pode construir a Guiné-Bissau, apenas com uma etnia, uma religião, está enganado. No entanto, assegurou que apenas juntos é que se pode transformar esta terra, tendo lembrado que “foi com a união de todos os guineenses que conquistamos a independência nacional”.

O Chefe de Estado exortou a população das ilhas, sobretudo aos pais para apostarem na educação escolar dos filhos, sustentando neste particular que chegou a Presidência da Guiné-Bissau, porque frequentou a escola.

José Mário Vaz disse que quando as pessoas começarem a colocar o ‘dinheiro do Estado no cofre do Estado’ será possível desenvolver o país, construindo escolas e satisfazer demais necessidades da população de Bubaque.

“Não vos prometo que vou satisfazer amanhã as necessidades que acabaram de invocar aqui, não sou pessoa de promessas, mas vou com consciência clara dos vossos pedidos e daquilo que não pediram. Mas pedimos a Deus que nos ajude e nos deixe sãos e unidos, porque temos que mudar esta terra”, nota Vaz. 

Por: Sene Camará
OdemocrataGB

Presidência aberta - PR pede união para desenvolver Guiné-Bissau

(ANG) – O Presidente da República pediu, este fim-de-semana, a união interguineenses para que se possa desenvolver o país, em particular a cidade de Bolama.

José Mário Vaz fez essa exortação nesta ilha, de sul do país, durante um comício popular, nesta que é a terceira digressão às regiões, no ãmbito da “Presidência Aberta”.

“É lamentável ver o estado da degradação das infraestruturas em Bolama, mas com o esforço de todos, podemos mudar o estado das coisas”, acrescenta o Chefe de Estado.
“JOMAV” (seu nome comum), interragiu com os pupulares durante o seu discurso ao falar do seu “sonho” de ter uma Guiné-Bissau de Paz e estável, ter uma Administração Pública livre de corrupção e um intenso trabalho, com vista a desenvolver o país, onde elege a agricultura como a locumotiva da economia guineense.

“ Se tivermos a paz e  estabilidade, gerirmos rigorosamente o dinheiro público e trabalharmor arduamente, desenvolviremos o país”, afirmou o Presidente da República para acrescentar que, se o mar da Guiné-Bissau fôr bem controlado (contra a pirataria dos navios estrangeiros), o país conhecerá o progesso.

Sem citar,  José Mário Vaz declarou que “os que pensam que a Guiné-Bissau não vai avançar, estão engandos”, porque, segundo as suas palavras, confia no povo guineense e, em particular, no de Bolama.

Neste sentido, pede aos habitantes de Bolama a empeharem-se na pesca, no sentido de melhorar as condições das suas vidas.

Durante o encontro do Presidente da República com bolamenses, falaram em nome da população: o Secretário Administrativo Regional, Mário Fernandes, Aissatu Sane, em nome das mulhes e Flaviano Monteiro, no da juventude, e ambos  foram unanimes em lamentar a situação de subdesenvovimento em que se encontra o sector sede da região do mesmo nome.

Também e a exmplo de outras localidades, antes da intervenção do Presidente da República, no acto, falaram os Ministros do Interior, Botche Candé, da Admistração Territorial, Sola na Bitchita e o seu Conselheiro Luís Oliveira Sanca (este, natural de Bolama).

Todos eles pediram a poppulação local para confiar no Presidente da República e no actual Governo, e no processo de desenvovimento do país.

Para além dos membros do governo e Conselheiros  da Presidência da República, José Mário Vaz esteve acompanhado pela esposa, Maria Rosa Vaz, que fez doação de roupas e materiais sanitários aos hospitais de Bolama e Bubaque.

Igualmente em bubaque o Presidente da Republica fez, quase, o mesmo discurso, tendo, de novo, falado da necessidade de haver  paz,  tolerância zero à corrupçao e o amor ao trabalho. 

ANG/QC/SG  

GUINÉ-BISSAU PREPARADA PARA AGRICULTURA MECANIZADA


O Ministro da Agricultura garantiu esta segunda-feira (03 de Abril) que o país está preparado para a mecanização da agricultura

Nicolau dos Santos que falava durante encontro com uma delegação Brasileira que quer conhecer a realidade do país com a vista a impulsionar a produção de alimentos e a segurança alimentar e nutricional, diz igualmente que em termos estatísticos em relação aos outros países da CPLP, “ nós só temos disponível 44 tratores na nível nacional. Se queremos resolver o problema de erradicação da pobreza e do aumento da produtividade tem que ser com agricultura mecanizada. Temos que pensar primeiro em mecanizar a agricultura para atingirmos os nossos objectivos”, explica.

Entretanto, o Chefe da delegação brasileira, Sinfrónio Júnior diz que só com a agricultura é que a Guiné-Bissau pode combater a fome, a miséria e tirar as pessoas da pobreza.

«A Guiné-Bissau tem condições de combater a fome, a doença e tirar as pessoas da pobreza só com a agricultura, treinar os agricultores, ensinar os jovens que agricultura é coisa mais importante dos nossos países» para depois afirmar que é preciso ter uma escola de mecanização agrária para ensinar os jovens a mexer com equipamentos modernos e treinar os agricultores em termos de armazenamentos de produtos cultivados.

Os resultados esperados com a delegação Brasileira é identificar mecanismos de acessos a financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos agrária e compra de insumos, definir e identificar metodologias e procedimentos para encaminhamento dos projectos identificados á análise de Agências Internacionais de Financiamentos nomeadamente, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, UEMOA e CEDEAO

Por: Bíbia Mariza Pereira
Radiosolmansi

Cooperação - “Macky Sall visita Guiné-Bissau,”diz PM Sissoco

(ANG) – O Primeiro-ministro guineense anunciou hoje que o Chefe de Estado do Senegal, Macky Sall deverá visitar, dentro em breve, a Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco falava à imprensa momentos antes de partir para Dakar, onde representa  Guiné-Bissau nas festividades do dia nacional do Senegal que se comemora terça-feira, 4 de Abril.

 “Vou para o Senegal a convite não só do primeiro-ministro,bem como do chefe de Estado do senegal para participar nas celebração de mais um aniversário da independência do Senegal que se celebra amanhã dia 04 de Abril, no quadro de boas relações existentes entre os dois países”, afirmou.

Trata-se do 57º aniversário do Senegal.


ANG/LPG/SG

Adiadas eleições para escolha do presidente Supremo Tribunal Justiça da Guiné-Bissau

As eleições para escolha do novo presidente do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) da Guiné-Bissau, que deveriam ter lugar na terça-feira, vão ser adiadas para data a indicar, disse hoje à Lusa fonte ligada ao processo eleitoral.


Segundo a fonte, o adiamento foi determinado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) e acatado pela comissão eleitoral que deveria presidir aos trabalhos para escolha do presidente do STJ que irá sair entre Paulo Sanhá e Mamadu Saido Baldé.

O CSMJ irá apreciar duas contestações apresentadas por uma das candidaturas em relação ao desenrolar do processo, nomeadamente um "incidente de suspeição" sobre a própria comissão eleitoral e duvidas sobre o universo de juízes com capacidade para votar.

A fonte indicou à Lusa que os termos das duas contestações serão agora apreciados ao nível do Conselho Superior da Magistratura Judicial e logo que tudo esteja esclarecido será anunciada uma nova data para votação.

A campanha para a eleição do novo presidente do STJ tem dominado as atenções da atualidade politica na Guiné-Bissau e coloca frente a frente, Paulo Sanhá, actual líder do órgão e o juiz conselheiro e ex-ministro da Justiça, Mamadu Saido Baldé.

MB // EL
Lusa/Fim