sexta-feira, 14 de maio de 2021

Encontro com o Governo, Sindicatos de Professores, Sindicatos de Pais e Encarregados de Educação e Associações de Estudantes.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


PM do Mali demite-se e é convidado a formar novo executivo

© RAVEENDRAN/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto 14/05/21 

O primeiro-ministro do Mali demitiu-se hoje do seu Governo e foi convidado a formar um novo gabinete de "base ampla", no meio de um clima social em deterioração e menos de um ano antes de eleições, segundo a presidência.

O primeiro-ministro Moctar Ouane, um antigo diplomata que dirige o Governo de transição criado em finais de setembro, após o golpe de agosto, apresentou a demissão da sua equipa ao Presidente de transição, Bah Ndaw, um coronel reformado, e na manhã seguinte foi imediatamente reconduzido, disse a presidência na plataforma social Twitter.

"Os intercâmbios entre o Presidente e o primeiro-ministro começaram quinta-feira à noite, numa possível abertura do Governo", disse um conselheiro do Presidente, citado pela agência France-Presse, sob condição de anonimato.

Moctar Ouane "deve formar um Governo de base ampla, tendo em conta algumas das recomendações do Presidente, que ouviu a classe política, as forças ativas e os líderes religiosos na semana passada", acrescentou.

"O primeiro-ministro acaba de iniciar consultas para a formação da nova equipa governamental", confirmou uma fonte próxima do primeiro-ministro, que também solicitou o anonimato.

Os militares que derrubaram o Presidente Ibrahim Boubacar Keita, em 18 de agosto de 2020, e que continuam a dominar as autoridades de transição instaladas em setembro e outubro, comprometeram-se a devolver o poder aos civis eleitos após 18 meses.

Acaba de ser anunciado um calendário eleitoral, com uma primeira volta das eleições presidenciais e parlamentares em 27 de fevereiro de 2022, bem como um referendo constitucional em 31 de outubro.

No entanto, persistem dúvidas quanto à sua capacidade de cumprir, especialmente num contexto em que a violência 'jihadista' e outras formas de violência continuam sem cessar, surgem novamente dissidências políticas e crescem sinais de descontentamento social.

O Movimento 05 de Junho, um coletivo que encabeçou meses de protestos em 2020, que terminaram num golpe, apelou na semana passada à "dissolução" do Governo de transição e à "revisão" de um importante acordo de paz com alguns grupos armados.

O maior sindicato do país (UNTM), notificou uma greve de quatro dias com início na próxima segunda-feira, que pode ser renovada.

O mediador dos Estados da África Ocidental no Mali, o ex-presidente nigeriano Goodluck Jonathan, disse quarta-feira em Bamako que as autoridades podem ter de estabelecer prioridades, dado o pouco tempo que resta para completar a transição.

Jonathan convidou todos os atores a trabalhar "de mãos dadas". Num momento tão delicado, "o que deve prevalecer são os melhores interesses do Mali", e não a adoção de "posições extremas", frisou.

Decorre a reunião entre o Chefe do Governo e o Setor Privado Nacional.

O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Na Biam está acompanhando pelo seu vice e coordenador da área económica Soares Sambu e alguns ministros e instituições ligados à campanha de caju. 

O setor privado entregou ao Governo um documento reivindicativo, onde ameaça suspender todas as atividades económicas e comerciais em protesto contra impostos, com implicações diretas na campanha de caju.


RadioBantaba

O Ministro do Comércio Tcherno Djalo se reuniu esta tarde com o Setor Privado Nacional para tentar travar a suspensão das atividades comerciais do país agendada para os dias 18, 19 e 20 deste mês.

Depois da conferência de imprensa dos operadores do setor privado, na qual ameaçaram paralisar todos os seus serviços devido aumento e criação das algumas taxas tributárias sobre comercialização e escoamento de castanha de caju, o Ministro do Comércio e Indústria recebeu-os para analizar a referida situação.

 RadioBantaba / Rádio Jovem Bissau

MINISTERIO DO INTERIOR E DA ORDEM PÚBLICA - COMUNICADO À IMPRENSA

TUDO SOBRE Á VISITA DA SUA EXCELÊNCIA PROFESSOR DOUTOR MARCELO REBELO DE SOUSA A GUINÉ BISSAU  🇬🇼🇬🇼🇵🇹🇵🇹

Fonte: Junior Gagigo 

Movimento dos “sem cura” (1)

Ladram os cães, a caravana passa.  

N’gulidura de lagartus, ca ta tudji barcu passa. 

Aparentemente, não querem que o Presidente da Repúblicas de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visite a Guiné-Bissau. Mas por quê? É simples: querem que um país soberano seja “castigado” (censurado, humilhado) por um outro país soberano, e assim verem atendido o seu pedido rasteiro. E é muito fácil reconhecê-los: são guineenses nostálgicos do império, muitos deles conhecidos arruaceiros ocasionais. 

Mas é mesmo um caso para perguntar:  em defesa de qual interesse próprio esclarecido do Estado português, Portugal aceitaria correr tal risco político e diplomático?

Vamos falar a sério. Está completamente fora de questão dar ouvidos a esses guineenses que, de facto e sem disso ainda se terem apercebido, já ‘perderam a cabeça”. Eles perderam toda a noção do que realmente liga Portugal e a Guiné-Bissau, os reais interesses dos dois Estados e povos, aliás, interesses que as respetivas politicas externas cedo identificaram, e que as diplomacias guineense e portuguesa têm sabido articular com termos muito fortes: respeito, amizade, cooperação. 

14 de maio de 2021


O regime do Eng. Domingos Simões Pereira já está decadente e não dá mais para defender...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Só para corroborar e sublinhar o que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre o assunto, apesar dele não falar técnicamente como pessoa jurídica que a sua Excelência é, tudo é para não DETONAR os sem méritos no STJ Guineense e a Sociedade Jurídica incompetente do nosso país. Rebelo de Sousa falou com os cuidados necessários quando mencionou a CPLP, mas vejamos o que DSP falou justamente com os seus juristas sem mérito durante esse potencial conflito que está acontecendo na Guiné-Bissau. 

Porém, o que os PAIGCISTAS não falam é o que é bom para a Guiné-Bissau, mas é bom para o PAIGC. 

Meus amigos, colegas, irmãos, patriótas Guineenses, não temos nada a ganhar com a estratégia dos derrotados. 

Não é preciso ser muito inteligente para associar as duas informações entre STJ e a CNE para entender o Real interesse dos PAIGCISTAS, no qual António Guterres pensa que seria capaz de influenciar.


Agora vamos lá: Vamos questionar a Governação e não a legitimidade do Presidente General Umaro Sissoco Embalo, porque é algo inquestionável.

As declarações do Professor Marcelo Rebelo de Sousa é um Terremoto para Sede dos Autoproclamados Libertadores.

Caso do nosso irmão Domingos Simões Pereira, é uma tragédia humanitária.

O PAIGC é dramaticamente perigoso para o mundo.

Sou obrigado a falar as coisas, porquê? Porque o desespero do PAIGC ultrapassa dos limites razoáveis.

DSP aprofunda na escalada bélica.

O regime do Eng. Domingos Simões Pereira já está decadente e não dá mais para defender. E, a sua carreira política também está acabando e se desmilinguindo, é natural os paigcistas dentro do seu partido se organizar a favor do seu afastamento na liderança do partido.

Para quem não entendeu a característica da linguagem acadêmica rebuscada pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, vou ajudar na interpretação. 

O Presidente Português quer dizer que houve sim as eleições Presidenciais na Guiné-Bissau e o resultado eleitoral foi  reconhecido pelo Órgão competente em razão da matéria sobre o veredito democrático na Guiné Bissau - como também reconhecido pela comunidade internacional.

Então, cabe os democrátas legalistas que têm respeito pelas instituições democráticas aceitarem o resultado e, daí devem constituir preocupação sempre presentes na relação entre os países.

 Porém, os argumentos acadêmicos do Professor Marcelo Rebelo de Sousa quer dizer que a Guiné-Bissau não está sob um golpe de Estado, se assim for, então, o protocolo democrático tem que ser cumprido.

 Eu acho que o jornalismo Português está sendo irresponsável sobre o assunto, o papel deles não é tomar lado, mas sim, é mediar este conflito antes que descambe para uma Guerra Civil.

 Portanto, cidadão do bem define um pequeno comportamento onde se guarda a coerência para aceitar a realidade. 

A medida em que uma elite Portuguesa absolutamente irresponsável virá mero gendarme dos PAIGCISTAS sobre este assunto, os derrotados não querem respeitar a vontade popular. 

O PAIGC é a coisa mais PODRE que o povo Guineense organicamente conhece.

Que papel deve desenvolver a nossa grande Nação, que tem a natural ascendência sobre os nossos parceiros internacionais, é de se alinhar toxicamente para o isolamento definitivo do PAIGC que ainda continua fazer provocação militar no país.

 Para resolver este problema, é a nossa responsabilidade e de mais ninguém. 

A elite Guineense pirou, alguém participou nas eleições e foi derrotado e quer reverter a situação pelo Tribunal.

 A Guiné-Bissau deve ser efetivamente guiado pelos princípios muitos solidos, um deles é não interferência nos assuntos internos dos outros países e, este respeito mútuo a nossa Sociedade também merece, o outro é a solução passiva dos conflitos.

 Então, estes dois princípios é que devem e obrigam o Estado Guineense a tomar as suas próprias decisões sobre o assunto em causa. 

Como um patrióta Nacionalista que sou e com o conhecimento em razão da matéria, não posso deixar de falar essa verdade .

 Pela omissão e vassalagem do PAIGC no meu país há décadas e que até hoje quer nos Governar sem voto, eu não aceito isso.

A Guiné-Bissau vai se integrar com os seus parceiros internacionais  e não se entegrar nos assuntos domésticos de nenhum deles.

Quando se fala em violações de direitos humanos, eu pergunto a juízo de quem?

Afirmo com todos as letras alfabéticas e sem medo de errar de que, a Guiné-Bissau é uma democracia tão democrática quanto a Portugal e Estados Unidos.

Se alguém me perguntar se eu gosto do regime atual? A resposta é Não.

 Se se me perguntar quantas pessoas foram maltratadas na Guiné-Bissau?

Eu perguntaria de quantos cidadãos abandonados pela Justiça em Portugal a favor dos direitos humanos, quais são as consequências do abandono pela Justiça? No entanto, nenhuma delas foi acatada.

 Portugal não recebeu as visitas dos outros Chefes de Estados com violação dos direitos?  E mortes nos Estados Unidos de América?  Estados Unidos de América não recebeu visitas?

Agora na Guiné-Bissau por razões políticas, querem manipular as mentes dos que não entendem da matéria.

Afirma o Democrata em ação.

Setor Privado Nacional está em conferência de imprensa sobre a campanha de caju e, sobre impostos.

 RadioBantaba 

Ladislau Embassa lança a sua cadidatura à presidência do STJ.

 RadioBantaba 

Entrevista di professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa sobri si visita na Guiné-Bissau 🇬🇼, Kuma nim dúvida catem pa bai Bissau.

Por Gaitu Balde 

N’pensa gos militontos ika pircis bo faci barudju Marcelo Kuma el ina bai la dente di metade.

Obrigado presidente Umaro Sissoco Embalo.

Umaro Sissoco Embalo cansado guerria kel