terça-feira, 2 de outubro de 2018

Economia - FMI diz que fraca campanha de caju tem impacto negativo na poupança nacional

Bissau, 02 Out 18 (ANG) – O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que a quebra na comercialização da castanha de caju deste ano, pode ter um impacto negativo na economia nacional cujo crescimento ficou a quem dos níveis dos anos anteriores.

Tobias Rasmusser
Tobias Rasmusser proferiu estas declarações à saída de um encontro com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, a quem fez o balanço de duas semanas de trabalho da delegação do FMI que manteve encontros com representantes do governo e do sector privado guineenses.

 “Constatamos que a fraca campanha da comercialização da castanha de caju teve um impacto negativo na economia guineense cujo crescimento ficou a quem dos níveis que marcaram anos anteriores “,disse.

O chefe da missão do FMI informou ainda que em termos das finanças públicas ouve também uma quebra nas receitas e como consequência uma pressão sobre o défice orçamental, salientando que trocaram impressões com as autoridades guineenses sobre as medidas que devem ser tomadas para ir contra essa pressão, bem como reforçar as receitas públicas.

Segundo  Tobias Rasmusser tais medidas incluemm, por exemplo, o reforço dos mecanismos de cobrança coerciva de impostos atrasados das empresas ao tesouro, frisando que, se estas medidas foram implementadas poderão ajudar a reduzir a pressão sobre o défice orçamental.

“Continuaremos a trabalhar com o Governo para a implementação destas medidas, e também na preparação do Orçamento para  2019. Já se preparou um diploma em matéria fiscal  a ser submetido a Assembleia Nacional Popular. Uma vez aprovado  reforça a administração fiscal e consequentemente a cobrança das receitas”, assegurou.

Questionado sobre os números da baixa da economia em consequência  da fraca comercialização de caju deste ano, o chefe de missão do FMI, frisou que ao abrigo do programa, havia para o primeiro trimestre de 2018 uma meta de arrecadação de receita fiscal que ficou  dez por cento abaixo da meta estabelecida.

Falando do aumento de salário na função pública prevista para mês de Setembro disse que devia ser inscrito no Orçamento para 2019.

Disse que  este aumento traduz, de alguma forma, o aumento de custos razão pela qual diz que   há que ver como tratar este aumento de custos, e contrabalançado em sede do projecto de orçamento para o próximo ano que ainda não está em avaliação. 

ANG/MSC/ÂC//SG

ÚLTIMA HORA/NOTÍCIA DC: PAIGC descarta JOMAV: Presidente da República enviou carta aos partidos políticos para uma reunião, amanhã, no palácio, às 16 horas. PAIGC torceu o nariz e não se fará representar. DC apurou que a União para a Mudança e o PUN também declinaram o convite.

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Maioria dos jornalistas guineenses recebe menos de 50 euros por mês - Sindicato

Meios de comunicação social guineenses sem condições técnicas e financeiras para garantir cobertura isenta e rigorosa nas eleições de 18 de novembro.


Vários meios de comunicação social guineenses, incluindo rádios, jornais e a agência de notícias do país, estão desprovidos de meios e de formação profissional adequada para garantir a sua independência na cobertura da campanha eleitoral para as eleições legislativas agendadas para 18 de novembro, revela o Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS).

A maioria dos jornalistas guineenses ganha menos de 50 euros por mês. Os órgãos  de comunicação não têm dinheiro para a deslocação dos jornalistas, não há equipamentos profissionais, não há subvenções do Estado, falta formação profissional para os repórteres e, com a constante crise política, quase não há mercado de publicidade para as rádios privadas, segundo vários jornalistas entrevistados em Bissau.

São precisos apoios

Para inverter esta tendência, a nova direção do SINJOTECS, liderada por Indira Correia Baldé, está à procura de apoios junto dos parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Indira Correia Baldé, presidente de sindicato dos jornalistas da Guiné-Bissau

"Queremos que haja condições para que os profissionais da Comunicação Social exerçam com profissionalismo, sem depender de um ou outro partido político", disse a presidente do sindicato.

O SINJOTECS espera, com a ajuda dos parceiros, inaugurar uma "nova era" na comunicação social guineense, acrescentou Correia Baldé, que está à frente do sindicato dos jornalistas há pouco mais de quatro meses.

"Este projeto irá permitir que o jornalista tenha a sua independência e trabalhe de forma livre e de acordo com a sua consciência. Porque, quando um jornalista vai ao terreno a reboque dos políticos, fecha os olhos a muitos outros acontecimentos ao redor do círculo do comício."

Os órgãos nacionais geralmente não têm a capacidade de fazer chegar os seus repórteres aos locais dos comícios, sobretudo no interior do país, e vão à boleia e custa dos atores políticos, que acabam por assumir as despesas da deslocação e, eventualmente, influenciar as notícias.

Salvador Gomes, diretor da ANG
Experiência profissional

Salvador Gomes, diretor da Agência de Notícias da Guiné (ANG), entende que a independência dos jornalistas na cobertura das eleições depende muito da responsabilidade, experiência e competência profissional do próprio jornalista.

"Isto de independência tem muito a ver com a própria pessoa, o jornalista. Acho que quem trabalha na base da competência profissional e ética deontológica pode ser independente. Agora, no caso de quem é fraco, em termos da competência profissional, é fácil fazer um trabalho mais para servir o partido em causa e publicitar a sua atividade", afirma.

Salvador Gomes acrescenta que o sindicato não deve apenas pedir meios ao Estado - deve também consciencializar os jornalistas para que façam um trabalho digno, com rigor e imparcialidade. Refere ainda que "a campanha eleitoral é um momento particular que requer também uma certa formação, para o jornalista saber o que é uma notícia nos discursos políticos."

Censura inteligente aos órgãos privados 

À DW África, o diretor da rádio privada Capital FM, Lassana Cassamá, afirma que os órgãos privados ainda estão muito vulneráveis face a investidas económicas e financeiras por parte dos interesses políticos. Sobre a falta de subvenção do Estado aos órgãos privados, Cassamá entende que é uma forma de exercer uma "censura inteligente" no setor privado.

"Quando os órgãos privados não têm condições, porque o mercado publicitário não favorece, o Estado não paga pela prestação do serviço público. Aí, sim, os privados ficam limitados para exercer plenamente as suas funções", refere. "Há um exercício entre todos os órgãos privados para criar um Fórum de Concertação que terá o objetivo de pressionar o Estado, para que cumpra com a legislação sobre a subvenção e acertar posições sobre como atuar em conjunto".

dw.com/pt

GRUPO DE JOVENS DESCONTENTE COM O RECENSEAMENTO PRETENDE PERTURBAR O PROCESSO

Aqui estão algumas intenções “coercivas e maléficas” de um grupo de jovens da capital guineense que quis vandalizar algumas mesas de recenseamento colocadas no círculo eleitoral 27, sob sinal de protesto.

O grupo está descontente com a forma como decorre o recenseamento eleitoral naquela zona, e está ainda a mobilizar mais jovens da zona de “Curva de Cundok” em Bissau, para integrar o coletivo para depois se concretizarem a intenção de revolta.

Conforme o informante de Notabanca, algumas mesas de recenseamento não dispõem de segurança. Mesmo assim, os jovens garantem que não temem de nada e não vão recensearem-se na zona “baixa do bairro” estando motivados para criar confusão em algumas mesas na localidade de “Fim-de-mundo” para permitir recolocação de mais mesas nessas localidades do círculo.

A juventude alega que a mesa do recenseamento que esteve no local, mudou para uma outra zona deixando muita gente sem recensear.

Notabanca, soube ainda que algumas brigadas de recenseamento não têm agentes de segurança. Mas o processo decorre até as 09 horas da noite.

Alguém faria vista grossa nisto!... É urgente que as autoridades repõem a justiça eleitoral antes que o pior aconteça.

Notabanca; 02.10.2018

UNTG - Secretário-geral ameaça promover nova greve

Bissau, 02 Oct 18 (ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), ameaçou segunda-feira entregar novo pré-aviso de greve, caso o governo não pagar salário do mês em curso aos funcionários, até o final do dia.  

Em conferência de imprensa, o Secretário-geral da UNTG, Júlio Mendonça referiu que  completou segunda-feira dois meses que a UNTG e o governo assinaram acordo de reajuste salarial na Função Pública, cujo cumprimento ainda aguarda dia da efectivação.

“Depois de assinatura de acordo, o governo levou mais de 40 dias para aprovar a nova grelha salarial no Concelho de Ministros, e depois da sua aprovação, já passaram dias e até a data presente o governo não é capaz de pagar salários aos funcionários”, exclamou Julio Mendonça.

De acordo com o sindicalista, o governo se comprometeu a pagar salário na base da nova grelha o mais tardar até o dia 28 do mês transacto, com a garantia do Primeiro-ministro ao mesmo tempo titular da pasta das Finanças Aristides Gomes, promessa que a UNTG considera sem sucesso.

Aquele responsável sustentou  que o pré-aviso de greve será entregue ainda hoje ao patronato, e se o governo não tomar medidas imediatas, o início de greve será logo na próxima sexta-feira, dia 05 de corrente mês, com duração de 30 dias.

“Com essa demora, mesmo se o governo vier a pagar salário, a greve não será suspensa porque no caderno reivindicativo não consta somente o cumprimento da nova grelha salarial. Exigiremos ao governo o cumprimento de outros  pontos ainda por cumprir”, declarou o secretário geral da UNTG.

Mendonça apela a colaboração de todos os funcionários públicos neste sentido, caso o governo não cumprir com o pagamento da nova grelha e outros pontos pendentes no caderno reivindicativo.

Acrescentou por outro lado que a má gestão de recursos do Estado, condicionou a actual situação com que se depara o governo, realçando por outro lado, que tudo tem a ver com a falta de aplicação das leis no país.
   
ANG/LLA/ÂC//SG 

Legislativas 2018 - Embaixador da Nigéria anuncia chegada para breve de 200 Kits para recenseamento eleitoral

Bissau, 02 Out 18 (ANG) – O embaixador  da República Federativa da Nigéria anunciou segunda-feira a chegada para breve dos restantes duzentos kits que faltam para cobertura de apoio eleitoral na Guiné-Bissau, noticiou a rádio Sol Mansi.

Adeyemi Afo Laham Ambrosi que falava no ato de celebração dos 58 anos da independência do seu país pediu que os referidos materiais sejam usados devidamente.

Disse que o Dia da independência do seu país foi celebrada este ano com base na liberdade, resiliência e determinação entre os nigerianos e um novo compromisso do governo federal da Nigéria para manter a promessa de levar o país a era da justiça e prosperidade.

A data foi assinalada pelo contingente da Nigéria integrada na Ecomig, força de manutenção da paz da CEDEAO instalada na Guiné-Bissau.

Segundo o embaixador, a Guiné-Bissau e Nigéria mantem a cooperação em 16 domínios. 

ANG/JD/ÂC//SG

Estilo com ramatoulaye

STYLE AVEC RAMATOULAYE



FIRST Magazine

Este é o rio mais bonito do mundo: Caño Cristales, conhecido como "Rio de 5 cores" ou "Arco-iris derretido", ele se encontra na Colômbia e tem essas cores por causa de diversas plantas subaquáticas e algas.



Achei Curioso

Governo guineense trabalha "arduamente" para que legislativas sejam a 18 de novembro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que se está a trabalhar "arduamente" para que as eleições legislativas no país ocorram a 18 de novembro.

"Trabalhamos arduamente para que as eleições tenham lugar no dia 18 de novembro. Trabalhamos de manhã, à tarde, à noite. Ainda esta noite vamos reunir com o GTAPE (Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral) e a CNE (Comissão Nacional de Eleições) para que possamos consolidar um plano de trabalho para que as eleições possam ter lugar a 18 de novembro", afirmou Aristides Gomes.

Aristides Gomes falava aos jornalistas no final de uma cerimónia no Ministério das Finanças, em Bissau, durante a qual entregou três viaturas à Polícia Judiciária guineense para reforçar a sua capacidade de combate ao crime organizado.

Questionado pelos jornalistas sobre se os 'kits' para recenseamento biométrico já estavam distribuídos por todo o país, o primeiro-ministro esclareceu que já estão nas várias regiões, embora não possa dizer que todas as "parcelas do território nacional estão cobertas".

"Mas à medida que há evolução no registo vamos passar de determinadas zonas para outras zonas. Não podíamos cruzar os braços só porque temos um número determinado de 'kits', o número não é ilimitado, mas tínhamos de começar e nós começamos e neste momento já há uma grande parte da população eleitoral da Guiné-Bissau que já está registada", disse Aristides Gomes.

O primeiro-ministro sublinhou também que o atual Governo partiu do "nada", do "zero", mas que o executivo vai continuar a trabalhar para concretizar as eleições.

"Havia 400 'kits' que tinham sido utilizados nas eleições de 2014, mas que não estavam em estado de utilização. Havia outras peças do dispositivo, tais como impressoras, geradores, que não estavam a funcionar, as condições em que todo esse material se encontrava eram condições deploráveis, portanto, sem ar condicionado, com infiltrações de água da chuva, com uma taxa de humidade que não é boa para a conservação de material informático. Enfim, partimos do zero para chegarmos a esta situação em muito pouco tempo", disse.

A Guiné-Bissau tem eleições legislativas marcadas para 18 de novembro, mas atrasos no processo eleitoral, incluindo no início do recenseamento, tem provocado críticas dos partidos políticos sem assento parlamentar e da sociedade civil.

dn.pt/lusa

Professores das escolas públicas guineense iniciam greve geral de 21 dias

Os professores das escolas públicas da Guiné-Bissau iniciariam hoje uma greve geral de 21 dias, até final de outubro, para exigir, entre outros, a implementação do Estatuto da Carreira Docente (ECD), anunciou fonte oficial.


Laureano Pereira, líder do sindicato democrático dos professores (Sindeprof), um dos três sindicatos dos professores guineenses que se juntaram na greve, indicou que a paralisação visa "exigir respeito e a afirmação definitiva do professorado" na Guiné-Bissau, função que disse ser considerada "de marginal na sociedade, há muito tempo".

"O professor é um elemento estruturante de qualquer sociedade, por isso deve ser respeitado", afirmou Laureano Pereira, que pede paciência aos pais e encarregados de educação dos alunos perante mais uma greve nas escolas públicas.

O ano letivo foi oficialmente aberto pelo ministro da Educação, Camilo Simões Pereira, há três semanas, mas as aulas não estavam a decorrer com normalidade. Algumas escolas apontavam o dia 01 de outubro para a retoma normal das aulas.

Os três sindicatos apresentaram ao primeiro-ministro um caderno reivindicativo de 17 pontos, com destaque para implementação do ECD, um instrumento criado pelo Governo, em 2011, mas que nunca foi aplicado na realidade, segundo os líderes sindicais que agora exigem o seu cumprimento e ainda o pagamento, em retroativo, de todos os direitos inerentes.

Os sindicatos ainda exigem do Governo o pagamento de largos meses de salários em atraso aos professores contratados e aqueles que entraram recentemente nos quadros do ministério da Educação, os chamados novos ingressos, sob pena de a greve ir até ao final do mês com possibilidade de novas paralisações.

O líder do Sindeprof considerou que "se for o caso" a Guiné-Bissau "até pode vir a parar a docência pública, durante um ano, como aconteceu em vários países africanos", para que se resolva "de uma vez por todas os problemas do setor do ensino", disse.

Aquando da abertura do ano letivo, há três semanas, o ministro da Educação guineense, Camilo Simões Pereira, afirmou estar disponível para assinar um pacto de estabilidade com os sindicatos "para devolver a paz" ao setor do ensino no país.

Os sindicatos afirmam estar cansados de assinar acordos com o Governo, e desta vez, assinalam, só vão levantar a greve com o cumprimento, de pelo menos, 50% das reivindicações.

Lusa

Braima Darame

Greve nas escolas públicas : SINDICATOS DE PROFESSORES EXIGEM IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE

Os três sindicatos dos professores (SINAPROF, SINDEPROF e SIESE) iniciaram esta segunda-feira, 01 de Outubro 2018, a greve de 23 dias úteis nas escolas públicas para exigir, entre outros pontos, a implementação do estatuto de carreira docente.

Apesar do anúncio do governo sobre a abertura do novo ano escolar, as portas das escolas públicas continuam ainda fechadas e a maioria delas se encontram no processo de inscrição de alunos.

As três organizações sindicais da classe dos professores guineenses entregaram, no âmbito desta paralisação,  um caderno reivindicativo de 17 pontos ao executivo de Aristides Gomes.

Entre os pontos em reivindicação destacam-se a implementação prática do estatuto de carreira docente “com efeitos retroactivos da sua previsão orçamental”, conclusão de pagamento dos salários aos professores contratados e novos ingressos do ano letivo de 2017/2018, devolução de salários aos professores da Escola Superior da Educação e redução de números de alunos nas salas de aulas.

A greve iniciada esta segunda-feira deverá, segundo a posição dos três sindicatos (Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF), Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) e o Sindicato dos Professores e Funcionários da Escola Superior de Educação (SIESE)), terminar a 31 do mês em curso, caso o executivo não cumprir com os 17 pontos exigidos pelas organizações sindicais dos professores.

De acordo com Domingos Carvalho presidente em exercício de SINAPROF, os sindicatos do setor do ensino “já enviaram ao atual ministro da educação nacional uma nota informativa detalhada das cláusulas não cumpridas por parte do governo” com intuito de se fazer cumprir. Tendo lembrado que o grupo dos sindicatos enviara ao governo um pré-aviso de greve desde 19 de setembro último, mas não teve nenhuma reação.

“Só esta manhã é que nos telefonaram, dizendo que o primeiro-ministro queria uma audiência connosco”, revelou, sustentando que a “greve é a última arma que têm para salvaguardar a dignidade e os interesses dos professores.

Os sindicatos de professores dizem que estão determinados em continuar  a sua luta sindical até que as suas reivindicações sejam atendidas, sem assinaturas de acordos já que muitos acordos assinados foram violados. 

Por: Epifania Mendonça
Foto: Marcelo Na Ritche
odemocratagb.com
bambaramdipadida

Angola apoia eleições da Guiné-Bissau - Um milhão de dólares entregues ao UNDP

Cidade de Bissau por altura das Eleições Gerais de 13 de Abril de 2014. Guiné-Bissau

Um milhão de dólares entregues ao UNDP

O governo angolano apoia com um milhão de dólares americanos a realização de eleições legislativas da Guiné-Bissau, a terem lugar a 18 de Novembro.

Para o efeito, as autoridades angolanas assinaram hoje, 1 de Outubro, um com acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para o desembolso de fundos.

“À semelhança dos demais parceiros internacionais não podia ficar indiferente perante o quadro politico vigente”, disse na ocasião o embaixador de Angola na Guiné-Bissau, António Rocha

Angola é um dos países com interesses económicos estratégicos na Guiné-Bissau, tendo, no passado, instalado, no país, uma força militar, no quadro da reforma nos sectores da Defesa e Segurança.

Tal foi quebrado após o golpe de Estado de 12 de abril de 2012, que impossibilitou o projecto de construção do Porto Grande Buba, sul da Guiné, e a exploração de bauxite, na zona montanhosa de Boé, junto à fronteira com a vizinha República Guiné Conacri.

VOA