segunda-feira, 3 de abril de 2023

PRESIDENTE RECEBE A RENLUV-GC/GB

  Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente recebeu hoje, em audiência, a Rede Nacional de Luta Contra a Violência Baseada no Género e Criança na Guiné-Bissau (RENLUV-GC/GB).

No encontro a RENLUV-GC/GB agradeceu o auxílio da Primeira Dama a uma paciente paralisada após um episódio de violência conjugal que necessita de tratamento num centro especializado no estrangeiro.

A oportunidade também serviu para solicitar o apoio do Chefe de Estado para a abertura de um centro de acolhimento temporário para as vitimas de violência baseada no gênero, uma vez que não existe nenhum a nível nacional, apesar do estipulado na Lei Contra a Violência Doméstica.


ONG-Tininguena, em parceria com PNUD e o Programa Alimentar Mundial (PAM), capacitam cerca de 30 mulheres, membros da sociedade civil e as organizações de base, em matéria de mudanças climáticas.

Durante três dias, entre temas a abordar, estão a liderança feminina, gestão de conflitos, resultantes relativamente às mudanças climáticas nas organizações que desenvolvem as suas actividades nas zonas rurais.

Na ocasião Sábado Vaz, assistente do reforço de capacidade do género da ONG-Tiniguena, assegurou que, nestes últimos anos, houve as mudanças muito relevante, exemplo disso, a redução regular dos meses da época chuvosa, provocado maior pluviosidade que causou inundações em algumas tabancas.

Radio TV Bantaba

A Ministra de Estados, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje em audiência, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Marrocos em Bissau, Sr. Babana Alaoui.

Durante a audiência, foram abordados entre outros assuntos, o reforço da cooperação bilateral entre os dois países e as relações politico-diplomáticas. 

De realçar que Marrocos, é atualmente um dos principais parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Finlândia junta-se à NATO e isso é bom para todos. Porquê?

Helsínquia, capital da Finlândia (AP)

Por cnnportugal.iol.pt   03/04/23

Depois da invasão da Ucrânia, a Finlândia pediu para aderir à Aliança Atlântica, para se sentir mais segura. Mas a NATO também ganha com a integração deste país que tem 1.340 quilómetros de fronteira terrestre com a Rússia e uma das Forças Armadas mais equipadas e eficazes da Europa

"A entrada da Finlândia para a NATO é uma vitória para o país, que passa a estar muito mais protegido do 'urso' russo, do seu inimigo de leste, mas é também uma vitória para os países da NATO e até para a Suécia, que ainda não pertence à NATO." O major-general Isidro de Morais Pereira não tem qualquer dúvida: "Ficaremos todos mais seguros", diz à CNN Portugal.

A Finlândia, o país mais feliz do mundo, junta-se à NATO esta terça-feira, concluindo assim um rápido processo de adesão - que se iniciou há cerca de um ano, após a invasão da Ucrânia. 

"Amanhã [terça-feira] daremos as boas-vindas à Finlândia como o 31.º membro da NATO, tornando a Finlândia mais segura e a nossa aliança mais forte", disse o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, classificando o momento como "histórico". "Vamos hastear a bandeira finlandesa pela primeira vez na sede da NATO. Será um bom dia para a segurança da Finlândia, para a segurança nórdica e para a NATO como um todo", considerou Stoltenberg. O presidente finlandês, Sauli Niinisto, vai estar em Bruxelas para participar na cerimónia, segundo informou o seu gabinete.

Um lugar vago para a bandeira da Finlândia em Bruxelas (AP)

A invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro do ano passado, levou a Finlândia e a sua vizinha Suécia a candidatarem-se à adesão à NATO, abandonando décadas de não-alinhamento militar. O último obstáculo para a adesão da Finlândia desapareceu na semana passada, quando o parlamento da Turquia aprovou o pedido de Helsínquia.

O que fez com que a Finlândia quisesse aderir à NATO?

"Até à invasão da Ucrânia, a população finlandesa nunca sentiu que a Rússia pudesse constituir uma ameaça imediata à sua integridade territorial", explica o especialista militar.

O Grão-ducado da Finlândia fez parte, embora de uma forma autónoma, do Império Russo, entre 1809 e 1917. Com a Revolução Russa, o país tornou-se independente. O "Tratado de Tartu" assinado com a Rússia a 14 de outubro de 1920 definiu as fronteiras entre os dois países. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia aliou-se aos países do Eixo - Alemanha, Itália e e Japão. Após a derrota da Alemanha, e com o avanço soviético, a Finlândia foi forçada a aceitar as exigências da URSS para garantir a paz, incluindo ceder cerca de 12% do seu território.

O país foi também forçado a permanecer neutral desde então. Mas, como recorda Isidro de Morais Pereira, 10 a 15% população finlandesa é de origem russa, e o russo é uma das línguas faladas no país (a seguir ao finlandês e ao sueco). Ainda assim as relações entre a Finlândia e a Rússia não eram as melhores, mas não havia razões para ter medo. 

"A invasão da Ucrânia veio alterar tudo", sublinha o major-general. "A invasão da Ucrânia aconteceu na sequência de outras intervenções - na Geórgia e na Crimeia. Ainda há pouco tempo, Putin referiu que a Rússia era um Estado mas com a Ucrânia volta a ser um império, é claro que Putin tem ambições imperialistas e a Finlândia percebeu que a próxima invasão poderia ser ali."

Isidro de Morais Pereira lembra a importância da doutrina Primakov, que defende que a Rússia deve recentrar a sua atenção nas antigas repúblicas e insistir na sua primazia no espaço pós-soviético; considera que a Rússia se deve opor à expansão da NATO; e confirma a necessidade de a Rússia lutar por um mundo multipolar, que contrarie o domínio unilateral dos Estados Unidos da América. Yevgeny Primakov foi ministro dos Negócios Estrangeiros e depois primeiro-ministro (até 1999), e a sua doutrina serviu de inspiração a Putin.

"A Finlândia, que conhece muito bem a Rússia, percebeu que se a Rússia conquistasse a Ucrânia não se ficaria seguramente por ali", argumenta Isidro de Morais Pereira. Com os seus 1.340 quilómetros de fronteira terrestre com a Rússia, a Finlândia ficou numa situação vulnerável. "Isto leva a uma mudança de perceção quer dos dirigentes quer do próprio povo. Antes, perguntava-se se as pessoas queriam aderir à NATO e a maioria da população respondia que não, temos umas forças armadas credíveis e um sistema de defesa capaz, não há motivos para tal. Depois da invasão da Ucrânia, a esmagadora maioria da população defende a adesão à NATO."

E com esta adesão a Finlândia sente-se mais protegida, porque sabe que Putin vai pensar duas vezes antes de agredir um país que seja membro da NATO.

E o que ganha a NATO com esta adesão?

O major-general fala de uma situação de "win-win", ou seja, em que todos ganham. Estrategicamente, a adesão da Finlândia permite garantir a segurança dos países nórdicos (Suécia e Noruega), dos países do Báltico e ainda da região do Ártico, que, com as alterações climáticas e o avanço do degelo, passará a ser navegável durante períodos cada vez mais longos. A Finlândia tem uma fronteira de mais de 1.300 quilómetros com a Rússia, o que significa que a fronteira da NATO com a Rússia quase duplicará.

Depois, "a NATO ganha um país que é do tamanho da Alemanha e que, embora tenha só uma população de cinco milhões, tem umas forças armadas muito bem equipadas. Tem 30 mil homens permanentes nas Forças Armadas. Num primeiro momento, poderá mobilizar mais 200 mil soldados e, num segundo momento, tem capacidade para chegar aos 800 mil", explica Isidro de Morais Pereira. Isto só acontece porque, "para funcionar, a mobilização tem de estar prevista em tempos de paz". "Há unidades mantidas em ordem de batalha e há reservas chamadas para treinos duas vezes por ano", explica. 

Além de soldados treinados, a Finlândia tem material e munições para equipar estes 800 mil homens, fazendo com que "em duas ou três semanas estejam capazes de combater".

Também o armamento é topo de gama e, além disso, "a Finlândia usa material do Ocidente, pelo que não há problema de harmonização de material". Finalmente, a Finlândia está muito habituada a colaborar com a NATO e em participar em ações de treino, pelo que não só o armamento como a doutrina da NATO são-lhe familiares. 

Entretanto, a Rússia já anunciou que irá reforçar a segurança junto à fronteira com a Finlândia. O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros, Alexander Grushko, disse que a Rússia aumentará as suas forças no oeste e no noroeste. Grushko afirmou à agência de notícias estatal RIA: "Caso as forças e recursos de outros membros da NATO sejam colocados na Finlândia, tomaremos medidas adicionais para garantir de forma confiável a segurança militar da Rússia."

O major-general Isidro de Morais Pereira considera que, neste momento, a NATO não tem qualquer necessidade nem vantagem em colocar armas nucleares na Finlândia, pelo que para já esse perigo está fora do horizonte. "A não ser que a Rússia o faça primeiro", ressalva.

Neste momento, a Turquia continua a atrasar a candidatura da Suécia, alegando que Estocolmo abriga membros que Ancara considera terroristas - uma acusação que a Suécia nega - e exige a extradição como condição para ratificar a adesão sueca. A Hungria também tem colocado objeções à admissão da Suécia, referindo-se às críticas às políticas do seu primeiro-ministro Viktor Orbán. Mas os diplomatas da NATO estão confiantes que Budapeste vai aprovar a proposta da Suécia se vir que a Turquia irá fazê-lo. Stoltenberg prometeu fazer todos os esforços para colocar a Suécia na NATO o mais rapidamente possível.

A Rádio Islamico "Paz" satisfeito com o decreto que proíbe a mendicidade dos alunos "talibes" nas ruas da Guiné-Bissau.

A satisfação transmitida esta segunda-feira (03-04), ao Presidente da República Umaro Sissocó Embaló,  no Palácio Côr-de-rosa,  pelo Diretor Zaine Vaz.

Radio TV Bantaba

Conheça os quatro astronautas que vão à Lua na missão Artemis 2

A tripulação da missão Artemis II da NASA (da esquerda para a direita): os astronautas da NASA Christina Hammock Koch, Reid Wiseman (sentado), Victor Glover e o astronauta da Agência Espacial Canadense Jeremy Hansen
- (crédito: Divulgação/Nasa)

Com correiobraziliense.com.br  03/04/2023 

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e a CSA, a agência espacial canadense, anunciaram o nome dos tripulantes em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (3/4). São três americanos e um canadense. Pela primeira vez, a Nasa terá, entre seus astronautas, um homem negro e uma mulher para uma missão à Lua

Who Will Fly Around the Moon? Introducing the Artemis II Astronauts LIVE (Official NASA Broadcast)

A agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, e a do Canadá, CSA, anunciaram, no começo da tarde desta segunda-feira (3/4), o nome dos quatro astronautas da missão Artemis 2, que partirá em uma viagem ao redor da Lua no ano que vem. São três americanos e um canadense: Reid Wiseman, Christina Koch, Victor Glover e Jeremy Hansen. Eles estarão a bordo da espaçonave Órion, durante aproximadamente 10 dias, o primeiro teste de voo tripulado e o primeiro passo para estabelecer uma presença humana de longo prazo na Lua. Confira o perfil dos escolhidos:

Gregory Reid Wiseman
Gregory Reid Wiseman, 47 anos, é um astronauta e aviador naval norte-americano. Será o comandante da missão. Nascido em Baltimore, em Maryland. Se juntou à Nasa em 2009. Foi ao espaço na nave russa Soyuz TMA-13M em 2014, para uma estadia de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS), em duas expedições como engenheiro de voo na estação. Retornou depois de 165 dias em órbita. Wiseman também promoveu uma forte presença na mídia social ao longo de sua missão, compartilhando fotos, tuítes pessoais e vídeos curtos sobre a vida a bordo da estação. Este foi o primeiro voo espacial de Wiseman, que também incluiu quase 13 horas de caminhada espacial. Wiseman atuou mais recentemente como Chefe do Escritório dos Astronautas. Confira aqui o Instagram dele.

Christina Hammock Koch
Christina Hammock Koch, de 44 anos, foi selecionada como astronauta da Nasa em 2013. Ela serviu como engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) em três expedições. Koch estabeleceu um recorde para o voo espacial mais longo de uma mulher com um total de 328 dias no espaço e participou das primeiras caminhadas espaciais exclusivamente femininas. Nasceu em Grand Rapids, no Michigan, e gosta de mochilar, escalar, remar, surfar, correr, ioga, serviço comunitário, fotografia e viagens. Confira aqui o Instagram dela. 

Victor Jerome Glover
Victor J. Glover Jr. tem 46 anos. Foi selecionado como astronauta em 2013 enquanto servia como membro legislativo no Senado dos Estados Unidos. Mais recentemente, ele serviu como piloto e segundo em comando no Crew-1 SpaceX Crew Dragon, chamado Resilience, que pousou em 2 de maio de 2021. Era a primeira missão pós-certificação da espaçonave Crew Dragon da SpaceX — o segundo voo tripulado para aquele veículo. Nascido em Pomona, na Califórnia, é casado e tem quatro filhos, e também é comandante da Marinha. Será o piloto da missão Artemis 2. Confira aqui o Instagram dele.

Jeremy Roger Hansen
É o canadense da missão. Jeremy Roger Hansen, 47 anos, nasceu em London, Ontário, e foi criado em uma fazenda perto de Ailsa Craig, Ontário, até se mudar para Ingersoll para cursar o ensino médio. É Bacharel em ciências espaciais e mestre em física. Se juntou à Agência Espacial Canadense em 2009 e foi posteriormente incluído como integrante da 20ª turma de astronautas da Nasa. É casado e tem três filhos. Gosta de cruzeiros e corridas de veleiro, escalada e mountain bike. Confira aqui o Instagram dele.

Como será a missão Artemis 2

A missão Artemis 2 vai repetir o percurso feito entre novembro e dezembro do ano passado pelo voo Artemis 1 na órbita lunar — o principal objetivo daquela missão não tripulada era orbitar a Lua para testar tecnologias essenciais para as missões do Programa Artemis, como o megacomplexo veicular formado pelo foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion. Já o pouso na Lua deve ocorrer com a missão Artemis 3, provavelmente em 2025 ou 2026. "A equipe do Artemis 2 representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade", disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.

Com as missões Artemis, a Nasa vai pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, usando tecnologias inovadoras para explorar mais da superfície lunar do que nunca. A ideia da Nasa é usar o que aprender na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigantesco: enviar os primeiros astronautas a Marte. "Graças à nossa colaboração de longa data com a Nasa, um astronauta canadense voará nesta missão histórica. Em nome de todos os canadenses, quero parabenizar Jeremy por estar na vanguarda de um dos empreendimentos humanos mais ambiciosos já realizados. A participação do Canadá no programa Artemis não é apenas um capítulo definidor de nossa história no espaço, mas também uma prova da amizade e estreita parceria entre nossas duas nações", afirmou François-Philippe Champagne, ministro responsável pela Agência Espacial Canadense. 

A última vez que seres humanos foram enviados ao espaço em direção à Lua foi em 7 de dezembro de 1972, com os três astronautas da missão Apollo 17, a última vez que a humanidade colocou os pés no satélite natural da Terra. Ao todo, seis missões conseguiram pousar na Lua. "Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos — a tripulação do Artemis II — serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Entre a tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos", disse a diretora Vanessa Wyche, da Nasa Johnson. "Esta missão abre caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresenta novas oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias acadêmicas e a Geração Artemis", completou.

O maior caminho do mundo vai da Cidade do Cabo a Magadan, na Rússia por terra

O maior caminho do mundo vai da Cidade do Cabo a Magadan, na Rússia por terra

Por Hypeness

Já se perguntou qual seria a caminhada mais longa do mundo? Partindo da Cidade do Cabo, na África do Sul, passando pela Ásia e Europa, e chegando a Magadan, na Rússia, o percurso tem 22.387 km de extensão.

Se você decidir encarar a estrada nesta viagem desafiadora, prepare-se para uma jornada de nada menos que 587 dias a pé, considerando uma caminhada de 8 horas por dia – ou 194 dias de caminhada contínua ininterrupta (o que, vamos e venhamos, é praticamente inviável).

A inusitada viagem garante passagem por 17 países, seis fusos horários e uma experiência que abrange várias estações e climas. A jornada por esta estrada longuíssima recentemente descoberta foi comparada a 13 viagens de ida e volta para o topo do Monte Everest.

Monte Everest

Para ir mais longe no nordeste da Rússia, seria preciso atravessar um terreno que atualmente não é percorrível. Além disso, seria necessário levar equipamento para o deserto, capa de chuva e até mesmo armadura para passar por regiões em guerra, como o Sudão do Sul.

Há um pouco de tudo ao longo do caminho. Passa por animais extremamente perigosos da floresta tropical até perto do lugar habitado mais frio da Terra, na Rússia. A remota Bilibino, que abriga a menor usina nuclear da Terra, fica a apenas três horas de vôo ainda mais ao nordeste depois de Magadan.

Longas caminhadas pelo mundo

Pessoas ao redor do mundo fazem peregrinações com propósitos que geralmente são espirituais. A rota mais popular do Caminho de Santiago, que leva ao santuário de São Tiago, o Apóstolo na catedral de Santiago de Compostela, tem 800 quilômetros de extensão.

Caminho de Santiago
Que a hipotética caminhada mais longa na Terra faça com que essa viagem pareça curta é, digamos, uma blasfêmia.

A Trilha dos Apalaches que corre verticalmente ao longo da extremidade leste dos EUA tem cerca de 3.218 quilômetros de comprimento e, embora não seja uma jornada explicitamente religiosa ou espiritual, a organização responsável a chama de “espaço sagrado” por seu alcance às pessoas e por sua preservação natural.

A peregrinação religiosa em curso mais longa conhecida é a de um homem chamado Arthur Blessitt, que caminhou mais de 64 mil quilômetros desde 1969. Sua caminhada não é contígua e, portanto, incluiu todos os sete continentes, onde carregou uma grande cruz e pregou suas crenças cristãs.

Agora com 80 anos, Blessitt caminhou por todas as nações da Terra durante seus 50 anos de carreira ambulante. Para quem já andou na Antártica, o habitado norte da Rússia pode ser viável. E ele já caminhou pelas nações ao longo da caminhada da África do Sul até Magadan.

A Máscara do Remorso é um monumento localizado em uma colina perto de Magadan, na Rússia. Ele homenageia as centenas de milhares de prisioneiros que sofreram e morreram nos Gulags da região de Kolimá, na União Soviética, nos anos trinta e quarenta do século XX.

Ao mesmo tempo, a dura jornada única é provável por terrenos mais acidentados, e o ritmo de Blessitt durante sua caminhada documentada para o recorde mundial do Guinness (em 2013) foi em média pouco mais de 4.8 km por dia.

Nesse ritmo, a caminhada contígua mais longa levaria mais 13 anos, com muito tempo de inatividade todos os dias e exigindo 4.800 lugares para se hospedar.

PJ ENTREGA AS AUTORIDADES NIGERIANAS O SEU FUGITIVO ACUSADO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

Por pjguinebissau.com   03/04/23

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau entregou na sexta-feira, 31 de março, um cidadão nigeriano acusado de branqueamento de capitais às autoridades policiais da Nigéria. O indivíduo, que estava foragido na Nigéria, é procurado por suspeita de envolvimento em crimes econômico-financeiros, incluindo abuso de confiança, desvio de fundos públicos e falsificação de documentos.

O suspeito residia em Bissau, capital da Guiné-Bissau, e havia criado uma empresa chamada “ET e Investiments” com o objetivo de ocultar a origem criminosa dos fundos e expandir sua rede criminosa. Ele foi detido em fevereiro pela unidade nacional de repressão a delitos econômicos da Polícia Judiciária e posteriormente apresentado ao Ministério Público para a aplicação de medidas de coação. O suspeito em causa viu decretada a sua prisão pelo Juiz de instrução criminal do Tribunal Regional de Bissau.

A entrega do suspeito às autoridades policiais nigerianas ocorreu a pedido das autoridades da Nigéria no âmbito do Acordo de Accra em matéria de Polícia Criminal , demonstrando cooperação entre os dois países no combate ao crime transnacional e no fortalecimento da justiça e do Estado de Direito.


Leia Também: A Polícia Judiciária (PJ) deteve na quarta-feira, 29 de março, dois cidadãos nacionais que lideravam uma rede criminosa que se dedicava a burlar pessoas com a falsa promessa de recrutá-las como marinheiros para os navios de pesca industrial, em troca de dinheiro.

PAIGC - CONVOCATÓRIA

São convocados os Militantes, Responsáveis e Dirigentes do PAIGC a tomarem parte no acto formal da Deposição de Candidatura dos Deputados com vista as Eleições Legislativas de 4 de Junho de 2023.

O acto terá  lugar  amanhã Terça-feira, 4 de Abril  de 2023 no Supremo Tribunal de Justiça, com a concentração dos militantes a partir das 9 horas rumo ao Palácio da Justiça (ver o Programa em anexo).

É recomendada as estruturas dos Combatentes, da JAAC, da UDEMU, do CONQUATSA e a Coordenação dos Movimentos de Apoio a disseminarem esta convocatória,  mobilizando os militantes integrados nas mesmas a tomarem parte no acto.

Bissau, 3 de Abril  de 2023

O Secretário para a Comunicação e Formação do PAIGC e Porta-Voz  

Muniro Conté

Fonte ditaduraeconsenso.blogspot.com

Declaração do coordenador do Movimento comunitária do Bairro de Quelele, após terem recebido em audiência pelo presidente da República Umaro Sissoco Embaló no Palácio da República em Bissau.

 Radio TV Bantaba

Aberta sexta-feira a Comercialização e Exportação da Castanha de Caju procura superar alguns obstáculos para a imprimir a maior dinâmica na Camapnha.

O Chefe do Estado General Umaro Sissoco Embalo os atores da fileira de caju que foram acompanhados pelo Ministro do Comércio.

Radio Voz Do Povo

GUINÉ-BISSAU / REGULADO: CONFRONTO ACABA EM MORTE E VÁRIOS FERIDOS

Rádio Sol Mansi  03/04/23

Na noite de ontem houve confrontos entre as forças de segurança e a população da seção de Bissaussinho, a quase 20 minutos de Bissau, que resultou em uma morte e vários feridos.

Uma fonte disse-nos que a situação piorou-se e houve troca de tiros entre a população e as forças de segurança que igualmente, na tentativa de dispersar a multidão, lançaram gás lacremonegeo, e na sequência, disse a mesma fonte, houve um morto e vários feridos.

Segundo informações, o confronto teria começado em decorrência de problema do regulado onde duas pessoas estão a disputar o lugar e o caso já estava no tribunal que por sua vez ordenou a suspensão da cerimonia até o veredito final e uma parte, segundo informações, queria desobedecer a ordem e por isso houve a intervenção das forças políciais.

Neste momento, o ministro da Administração Territorial encontra-se no local e já manteve encontros com a população local. 

Fernando Gomes alerta que esta situação não voltará a acontecer, porque medidas serão tomadas.

No entanto, disse as mesmas fontes, durante a reunião com o ministro da administração territorial e poder local, a população continuava exaltada e ameaçava fazer a justiça com as suas próprias mãos.

Até ao momento fala-se em morte de um jovem, cujos restos mortais já foram enterrados esta manhã, e ainda as fontes apontam feridos cujos números não foram precisados.

Uma informação para acompanhar nos proximos blocos informativos aqui na Rádio Sol Mansi.

Presidente do Partido do Congresso Nacional Africano Ibraima Djaló depositou os documentos no Supremo Tribunal de Justiça e o seu partido vai concorrer em seis círculos eleitorais nas legislativas deste ano.

Radio Voz Do Povo

O que se sabe sobre Darya Tryopova, detida pelo ataque que matou blogger?

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto   03/04/23 

Descrita como antiguerra e feminista, Darya Tryopova ficou no centro das atenções após o seu envolvimento no ataque que matou um influente blogger russo. Eis tudo o que se sabe, até ao momento, sobre a mulher, que dizem que pode ter sido "enganada".

Darya Tryopova foi esta segunda-feira detida por ser suspeita da explosão que ontem matou um blogger militar pró-russo em São Petersburgo, na Rússia. Mas o que se sabe sobre a mulher que está no centro das atenções?

Segundo a imprensa russa, Darya Tryopova tem 26 anos, tendo nascido em fevereiro de 1997, e já tinha sido detida por participar em manifestações contra a guerra na Ucrânia.

Segundo a TASS, registos de tribunal confirmam que Trepova foi detida a 9 de março de 2022 por "participação de permanência simultânea em massa e (ou) movimento de cidadãos em locais públicos, resultando na violação da ordem pública". Na altura, foi condenada a 10 dias de prisão.

As autoridades russas descrevem-na ainda como uma "apoiante ativa" da Fundação Anticorrupção, criada pelo opositor Alexey Navalny, que atualmente está preso. 

Casada, houve ainda quem lhe apontasse ligações ao Partido Libertário da Rússia, do qual o marido, Dmitry Rylov, é militante. Contudo, num comunicado divulgado no Telegram, o partido já recusou qualquer filiação. "Daria Trepova nunca foi membro do nosso partido político. Além disso, não temos informações que sugiram que ela tenha apoiado o Partido Libertário", informou.

Ao Insider, o marido de Darya, em exílio, disse estar convencido de que ela foi "enganada" e que "não era capaz" de levar a cabo o ataque.

Uma amiga disse ainda à imprensa russa que acredita que o casamento de ambos foi uma "brincadeira" e que não tinham "contacto".

O Novaya Gazeta avança ainda que a mulher, que morava em Pushkin, nos arredores de São Petersburgo, terá trabalhado numa loja vintage, mas deixou o emprego para se mudar para Moscovo. Os conhecidos identificam-na como feminista, lembram que "não apoiou a guerra", mas "não aderiu a visões radicais".

À BBC, algumas fontes disseram que a mulher se chegou a matricular na universidade estadual de São Petersburgo, não se sabendo exatamente a faculdade em questão. Acredita-se também que não terá terminado o curso.

O que se sabe sobre a explosão

Recorde-se que a explosão, que matou o blogger pró-Kremlin, feriu mais de 32 pessoas. De realçar que os meios de comunicação russos disseram que a bomba estava escondida numa caixa que continha um busto de Tatarsky, que a suspeita deu como prenda ao blogger pouco antes da explosão.

Moscovo acusou a inteligência da Ucrânia pelo atentado, denunciando ainda que o ataque contou com a cumplicidade de apoiantes de Alexei Navalny.

Ivan Zhdanov, diretor da organização de Navalny, já reagiu às acusações da Rússia, considerando que se tratam de uma tentativa de prolongar a pena de prisão do opositor russo. "Obviamente, planeiam condená-lo a pena máxima, e o terrorismo é muito conveniente para isso", escreveu no Telegram.

Zhdanov acusa ainda: "Tudo o que está a acontecer sugere que, na realidade, foram os próprios agentes do FSB que simplesmente eliminaram este propagandista. Eles fazem isso desde 2014: envenenando-se e matando-se uns aos outros alegremente".

No domingo, numa declaração publicada na rede social Twitter, Mykhailo Podoliak, conselheiro presidencial da Ucrânia, negou qualquer envolvimento de Kyiv no atentado, sublinhando acreditar tratar-se de um ato de "terrorismo interno" face às rivalidades prevalecentes dentro do regime russo.

O café atingido pertenceu ao líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, que, já hoje, escreveu na rede social Telegram que confiou o estabelecimento à 'Frente Cyber Z'.

O ataque de domingo lembra aquele em que Daria Douguina, fervorosa defensora da ofensiva contra a Ucrânia e filha do autor ultranacionalista Alexander Dougin, morreu em agosto passado. A Rússia acusou então Kyiv, que negou qualquer envolvimento.

Segundo a AFP, as declarações de Yevgeny Prigozhin sobre os acontecimentos de domingo parecem querer descartar qualquer responsabilidade dos serviços secretos ucranianos.

"Não vou acusar o regime de Kyiv por esses atos. Acho que está em ação um grupo de radicais", disse Yevgeny Prigozhin no canal do Grupo Wagner na plataforma Telegram.

Quem era Vladlen Tatarsky?

O blogger Vladlen Tatarsky, 40 anos, era natural do Donbass, região do leste da Ucrânia que está também no centro do conflito.

Tatarsky, que se deslocava com frequência à frente de combate do lado russo, tinha mais de meio milhão de seguidores no seu canal na plataforma Telegram.

Segundo a imprensa russa, Tatarsky tinha sido preso na Ucrânia em 2011, aparentemente por um assalto, sem que tivessem sido avançadas mais informações.

Em 2014, na sequência dos confrontos desencadeados no leste da Ucrânia por separatistas liderados por Moscovo, o 'blogger' conseguiu fugir da prisão para se juntar aos combatentes.

Em 2019, Tatarsky deixou as forças separatistas, segundo o diário Kommersant, para se destacar, a partir daí, como blogger.

Em setembro de 2022, numa receção no Kremlin, Tatarsky comemorou de forma efusiva a anexação unilateral de quatro regiões ucranianas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia) com palavras que, contudo, chocaram os presentes.

"Vamos derrotar todos, vamos matar todos, vamos roubar todas as pessoas de que precisamos, tudo será como queremos", afirmou então perante as câmaras.


Leia Também: Suspeita admite transporte de bomba que matou 'blogger' pró-russo

Declaração da nova Ministra da Educação Nacional após tomada de posse no Palácio da República em Bissau.

@Radio TV Bantaba

Homens armados raptam pelo menos 2 estudantes universitários na Nigéria

© iStock

POR LUSA   03/04/23 

Pelo menos dois estudantes universitários foram sequestrados no domingo no estado nigeriano de Zamfara, no norte do país, por homens armados não identificados, anunciaram hoje as autoridades.

O porta-voz da polícia de Zamfara, Mohammed Shehy, disse que "bandidos armados" entraram na aldeia de Sabon Gida e dirigiram-se rapidamente para um edifício usado como dormitório por estudantes da Universidade Federal de Gusau.

Os assaltantes "prenderam os guardas e roubaram-lhes as algemas", avançando depois para os estudantes do departamento de Microbiologia, escreveu o diário nigeriano 'The Premium Times', citado pela agência espanhola de notícia, a Efe.

Os ataques na Nigéria, anteriormente concentrados na zona nordeste do país, onde opera o Boko Haram e o grupo dissidente Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês), alargaram-se nos últimos anos a outras zonas do norte e noroeste, fazendo disparar os alarmes relativamente à possibilidade de estas redes terroristas, que usam os raptos como fonte de financiamento, estarem a expandir-se.

Estes grupos de "bandidos armados", como habitualmente são chamados pelo Governo nigeriano, são responsáveis por dezenas de sequestros e ataques nos últimos meses, especialmente contra centros educativos, escolas e universidades, e meios de transporte, com o objetivo de angariar financiamento através dos resgates cobrados.


Japoneses celebram Festival do P-énis para consciencializar sobre doenças

© Getty Images

Notícias ao Minuto   03/04/23 

O Kanamara Matsuri acontece há mais de 40 anos no Japão e tem como objetivo arrecadar dinheiro para o combate às infeções sexualmente transmissíveis.

Milhares de turistas e locais participaram no domingo, dia 2 de abril, no Kanamara Matsuri, o Festival do Pénis, que se realizou na cidade de Kawasaki, no Japão.

A festa que celebra o órgão sexual masculino acontece há mais de 40 anos e tem como principal missão sensibilizar para as doenças sexualmente transmissíveis e arrecadar dinheiro para o combate a estas.

A principal atração do Kanamara Matsuri é uma procissão de estátuas de pénis gigantes, carregados por mulheres e homens vestidos com roupas femininas.

A origem da celebração remonta ao período em que as prostitutas de Kawasaki rezavam em frente a um pénis de aço, pedindo não só sucesso como proteção contra doenças.



PM | NUNO GOMES NABIAM ENVIA MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS A ULISSES CORREIA E SILVA

O Primeiro-Ministro enviou hoje uma mensagem de condolências ao Primeiro-Ministro de Cabo-Verde Ulisses Correia e Silva, expressando sentimento de  tristeza e solidariedade pela tragédia que vitimou militares da proteção civil em missão de serviço. 

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau  03/04/2023


Frente Social foi recebido esta segunda-feira (03.04) no palácio da República em audiência pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embalo

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

O Partido da Nova Democracia_PND acaba de depositar a lista de pretendentes candidatos a deputado no Supremo Tribunal de Justiça e, pretende concorrer em 10 círculos eleitorais no total de 29 existentes.

 Radio Voz Do Povo

Advogado de Defesa da Assembleia Nacional Popular responde no Supremo Tribunal de Justiça no processo da autoria de Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e de Agnelo Regala, presidente da União para Mudança sobre a situação da Comissão Nacional das Eleições. Após a entrega das contra-alegações, o advogado Nelson Moreira acusa os dois líderes não quererem eleições.

Radio Voz Do Povo

Filipinas disponibilizam mais quatro bases militares aos Estados Unidos

© DoD Photo

 POR LUSA   03/04/23 

As Filipinas anunciaram hoje a localização de quatro novas bases militares que podem ser utilizadas pelos Estados Unidos, incluindo uma instalação próxima do disputado mar do sul da China e outra perto de Taiwan.

Os quatro locais são considerados "apropriados e mutuamente vantajosos", precisou o gabinete presidencial em comunicado.

No início de fevereiro, no decurso de uma visita às Filipinas do secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, os dois aliados firmaram um acordo que permite o acesso dos militares norte-americanos a quatro bases suplementares situadas "nas regiões estratégicas" deste país da Ásia do sudeste.

Washington e Manila são aliados desde há décadas na área da cooperação militar, em particular por um tratado de defesa e ainda através do EDCA (Acordo de cooperação reforçada em matéria de defesa), um pacto de 2014 que permite aos soldados norte-americanos acederem a cinco bases filipinas e armazenar equipamentos e material militar.

O número destas instalações acessíveis às forças militares dos EUA foi aumentado para nove em fevereiro, mas a localização das quatro bases suplementares não foi revelada.

O Presidente filipino, Ferdinand Marcos, aprovou a utilização de três locais no norte das Filipinas, incluindo uma base naval e um aeroporto na província de Cagayan e um campo militar na vizinha província de Isabela, precisa o comunicado.

A base naval de Santa Ana, na província de Cagayan, está situada a cerca de 400 quilómetros de Taiwan.

Uma quarta instalação deverá surgir no arquipélago de Balabac, ao largo da ponta sul da ilha de Palawan (oeste), próximo do mar do sul da China.

Os Estados Unidos procuram reforçar os laços com Manila após algum afastamento nos últimos anos. O ex-presidente filipino Rodrigo Duterte optou por uma viragem em direção à China em detrimento de Washington, antiga potência colonial das Filipinas após o fim do domínio espanhol no final do século XIX.

O novo Governo filipino de Ferdinand Marcos Jr. pretende agora o reforço da sua parceria com Washington, fomentada pelas reivindicações de Pequim sobre Taiwan e a construção de bases chinesas no mar do sul da China.

Cerca de 500 soldados norte-americanos estão atualmente estacionados nas Filipinas, e anualmente decorrem manobras conjuntas dos dois exércitos no interior do país.


Finlândia torna-se membro oficial da NATO na terça-feira... Finlândia será 31.º membro oficial da NATO a partir de terça-feira.

© Lusa

POR LUSA   03/04/23 

A Finlândia vai tornar-se a partir de terça-feira um Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), anunciou hoje o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

"Amanhã [terça-feira] vai ser um dia histórico, vamos receber a Finlândia como o 31.º Estado-membro da NATO e vamos içar pela primeira vez a bandeira da Finlândia no quartel-general", declarou Jens Stoltenberg em conferência de imprensa na sede da Aliança Atlântica, em Bruxelas.

Stoltenberg considerou que "vai ser um bom dia para a segurança da Finlândia, para a segurança da Europa e para a segurança da NATO".

O secretário-geral da organização lembrou que, ao contrário da maioria dos países, Helsínquia continuou a investir na Defesa depois do período da Guerra Fria (entre 1947 e 1991) e que esse investimento vai fortalecer a NATO.

O processo de adesão da Finlândia foi concluído na última semana, depois da ratificação pelo parlamento da Turquia. A adesão começou por ser conjunta com a Suécia, mas estava empatada por Budapeste e Ancara.

A Turquia queria que os países escandinavos levantassem os embargos que tinham à aquisição de armamento por parte de Ancara e que tivessem uma postura mais dura com organizações como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é considerado um grupo terrorista pelo Governo de Erdogan, pela União Europeia e pela própria NATO.

Sobre a Suécia, o secretário-geral da NATO disse não ter dúvidas de que a Suécia vai ser o 32.º Estado-membro, mas ainda há questões que têm de ser resolvidas com Ancara.

A adesão da Finlândia faz com que a NATO esteja cada vez mais próxima da fronteira com a Rússia. Nas palavras que Stoltenberg tem repetido desde o início da invasão à Ucrânia e que hoje voltou a dizer, "Putin queria menos NATO e vai ter, precisamente, o contrário disso".

Os dois países escandinavos iniciaram aquele que foi o processo mais rápido de adesão de um país à Aliança Atlântica depois de no dia 24 de fevereiro a Federação Russa ter iniciado uma invasão em larga escala à Ucrânia.

O receio de que as forças do Kremlin tentassem reproduzir uma agressão semelhante nos seus países levou Estocolmo e Helsínquia a pedir a adesão imediata à NATO, que teria sido mais célere não fosse o processo ter ficado empatado nos parlamentos da Hungria e da Turquia.


Leia Também: Kremlin reage a explosão que matou blogger: "Ato terrorista"

Polónia envia primeiros caças MiG-29 à Ucrânia

© Reuters

Notícias ao Minuto   03/04/23 

Polacos anunciaram a chegada dos primeiros caças à Ucrânia, no mesmo dia em que foi revelado que Zelensky visitará a Polónia.

"Vários MiG-29 já foram entregues à Ucrânia, já ajudam a defender o país... Segundo as minhas informações, o processo de entrega do primeiro lote [de aeronaves] já foi concluído", disse o chefe do Bureau Internacional de Políticas da Chancelaria Presidencial da República da Polónia, Marcin Przydacz, à rádio RMF24, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Foi anunciado esta segunda-feira, também, que o presidente ucraniano vai visitar a Polónia a 5 de abril. Uma data em que, disse Przydacz, "o lado ucraniano vai pedir mais apoio, sem dúvida".

A Polónia e a Eslováquia planeiam entregar um total de 33 aeronaves MiG-29 à Ucrânia. No total, Varsóvia deve enviar 20 aeronaves e Bratislava 13.

Przydacz saudou a formação de uma coligação na Europa Ocidental para coordenar e fornecer equipamento militar à Ucrânia, e insistiu na necessidade de apressar as entregas.

"Este equipamento deve ser entregue em quantidades muito maiores e muito mais rapidamente para que a Ucrânia possa repelir a Rússia", acrescentou, citado pela agência espanhola Europa Press.

A Polónia e a Eslováquia comprometeram-se a enviar pelo menos 30 caças de fabrico soviético, que os militares ucranianos consideram ser pouco eficazes por serem antigos.

"Precisamos de aviões polivalentes modernos", disse recentemente o porta-voz da força aérea ucraniana, Yuri Ignat.

Kyiv tem pedido repetidamente aos seus aliados ocidentais o envio de caças-bombardeiros modernos, na esperança de obter os F-16 norte-americanos.

O Presidente polaco, Andrzej Duda, anunciou, em meados de março, que a entrega de quatro MiG-29 ocorreria em breve.

Duda disse, então, que a Polónia tinha cerca de 15 MiG herdados da antiga República Democrática Alemã.

A Polónia foi o primeiro membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) a anunciar o envio de aviões para Kiev, face à recusa dos Estados Unidos de autorizar a entrega de F-16.

A Eslováquia também já anunciou a entrega dos primeiros quatro MiG-29, dos 13 que prometeu a Kyiv.

A Ucrânia recusou-se recentemente a confirmar à AFP o número dos seus MiG-29 em serviço, mas, de acordo com o relatório Flight Global World Air Forces 2023, publicado no final do ano passado, estava a operar 43 aeronaves.

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido equipamento militar às forças ucranianas para ajudar a combater a invasão russa, lançada em 24 de fevereiro de 2022.

Além do armamento, os aliados de Kiev têm adotado sucessivos pacotes de sanções contra os interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

A invasão russa da Ucrânia desencadeou uma guerra que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o balanço de baixas civis e militares, mas diversas fontes têm admitido que será elevado.

A ONU confirmou a morte de mais de 8.400 civis desde o início da guerra até 26 de março, bem como de 14 mil feridos entre a população civil.


QUANDO VOCÊ PENSA QUE JÁ VIU DE TUDO, ISSO APARECE!

 

Presidente da República confere posse a nova Ministra da Educação Nacional Mônica Buaro da Costa

 Radio Voz Do Povo

CONSULTA ABERTA: Produtos naturais são melhores do que os químicos?

Margarida Graça Santos Sicnoticias.pt  03/04/23

Somos ensinados a associar a palavra natural ao que faz bem, já quando ouvimos a palavra químico pensamos imediatamente num laboratório, batas brancas, e uma substância altamente tóxica. Mas não é sempre assim.

Um produto natural que adquiriu numa ervanária é melhor do que um produto químico? Este mito de que tudo o que é natural “faz bem”, pode até ser perigoso.

Um medicamento sintetizado em laboratório, testado e aprovado pela autoridade do medicamento é, à partida, bastante mais seguro do que um suplemento de plantas naturais caseiro, sem qualquer teste de segurança ou eficácia, e cujo rótulo pode não corresponder ao conteúdo.

Qualquer produto natural é necessariamente químico. O termo natural é habitualmente usado quando falamos de algo que surge na natureza sem intervenção humana. Mas isso não implica que seja automaticamente segura.

Afinal, entre os produtos químicos e naturais, quais são os mais benéficos? Assista ao vídeo da Consulta Aberta desta semana e descubra a resposta.


Leia Também: Porque é que ficamos cansados? A médica Margarida Santos responde

Leia Também: Afinal, o que é um medicamento genérico? É seguro?

Leia Também: Desvaloriza uma dor de cabeça? Não o faça: “quem o avisa, amigo é”