18 de setembro de 2017

Guiné-Bissau forma 180 novos inspetores para detetarem deficiências no ensino


A Secretária de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica, Elizabete Iala, disse que o Ensino Superior na Guiné-Bissau degradou-se muito, nos últimos anos, devido a falta de uma inspeção de qualidade. Esta segunda-feira, 18 de setembro, na abertura do curso, destinado aos 180 novos inspetores, Elizabete Iala defendeu que o ensino guineense deve ser … Ler mais

Vida desse cara ta feito

Tio Clinton

Melhor presidente, dinheiro de estado na cofri de estado

 



Esta manha em Canchungo na residência do chefe tradicional(REGULO)






Fernando Dias Dias

II-DIA DE CONFERÊNCIAS NACIONAL DE REFLEXÃO PARA SALVAÇÃO DO PARTIDO PAIGC DE CABRAL.


Promovido pelos grupos dos "15 deputados" ilegalmente expulsos no partido. "NA BARDADE ELES I LEGALISTAS E DEMOCRÁTICOS". Os Cientistas Politicos disseram que, os objetivos devem estabelecer o espírito de grupo que promove os mesmos membros, não apenas para cumprir com seus deveres, mas para fazê-lo além do que esperávamos.

A partir daí definir a democracia como ;a doutrina política de apoiar a intervenção do povo no governo e também para a melhoria da condição das pessoas.

(...) Segundo Rui Oliveira Sabca, Coordenador adjunto do grupos dos 15: Kuma DSP e um homem infeliz porque e tene oportunidade ku nenguem ka tene porque é na poiado pa tudas outras candidaturas pa e ganha, ma logo depois e vira costa a todos pa fica so ku si grupo . Ataka PR ku disvia fundos publicos estabelicido suma regra de governação. Pa faci frente atuacao ,um grupo de 15 deputado lanta e firma pa difindi interesse nacional e salva independencia conquistada pa combatente Apelo a reconciliação e coesão interna no partido ma vai ser dificil porque suma ku Cabral fala :nem tudos sao do partido.


Força e coragem estamos juntos nessa luta, para afirmação democrática.






 



Walter Felix da Costa

Guiné-Bissau


Carlos Uissa

Trump 'atira uma bola à cabeça' de Hillary e ri-se do 'homem-míssil' no Twitter

O presidente norte-americano, Donald Trump, publicou este domingo, pela manhã, no Twitter uma série de mensagens agressivas e sarcásticas contra a sua ex-adversária Hillary Clinton, chamada de "Hillary, a vigarista", e contra o "homem-míssil", Kim Jong-un.



Eram 8h00 nos Estados Unidos quando Donald Trump, na rede social Twitter, começou a retweetar diversas mensagens enviadas pelos seus apoiantes. Uma delas, um GIF, em que se vê o presidente a jogar golfe e a lançar uma bola que vai acertar na cabeça de Hillary Clinton, fazendo-a cair ao embarcar num avião, estava acompanhada pelo comentário: "O incrível balanço de Donald Trump #CrookedHillary (Hillary vigarista)".




Minutos antes antes, o magnata tinha recorrido à mesma rede social para anunciar que se tinha reunido com seu colega sul-coreano, Moon Jae-In. "Perguntei-lhe como anda o 'Rocket Man' (Homem-míssil)", tweetou Trump, fazendo referência a Kim Jong-un e ao programa nuclear da Coreia do Norte.


I spoke with President Moon of South Korea last night. Asked him how Rocket Man is doing. Long gas lines forming in North Korea. Too bad!

Na série de retweets, o presidente também publicou um mapa dos Estados Unidos completamente colorido de vermelho, cor do Partido Republicano. E com a legenda: "continuem desse jeito, liberais, e assim será 2020", data das próximas eleições à Presidência americana.

Os seus recentes comentários causaram uma nova tempestade de reações nas redes sociais, facto que o próprio Trump aproveitou para retweetar um artigo da Bloomberg de agosto do ano passado, intitulado: "Quanto Donald Trump vale para o Twitter? Dois bilhões de dólares, segundo um analista".


Na sua conta pessoal, Trump tem mais de 38 milhões de seguidores.


OS "15" EM "CONFERENCIA NACIONAL DE REFLEXÃO PARA SALVAÇÃO DO PAIGC DE CABRAL"


Os “15” deputados expulsos do PAIGC e os seus apoiantes de mãos dadas para uma “ Conferencia Nacional de Reflexão Para Salvação do PAIGC de Cabral”.

Os trabalhos da conferência iniciaram nesta tarde do domingo, dia 17, devendo prolongar-se até ao dia 19 de Setembro, data de fundação do PAIGC.



A sessão de hoje foi suspensa por falecimento de um dos familiares do Manuel Saturnino Costa, presidente honorário do PAIGC.

A abertura oficial da conferência será feita segunda-feira dia 18, perante altos dirigentes dos “15”. Mas, durante a antevisão do evento o vice-presidente da Comissão organizadora, Tumane Mané elucidou a importância do encontro adiantando que o coletivo sairá na conferência mais forte e coeso rumo aos próximos embates eleitorais.

Durante três dias, os oradores dos “15” terão oportunidades de falarem sobre a disciplina partidária, princípios e valores dos partidos da esquerda, relação do Grupo Parlamentar e a direção do partido, democracia interna partidária e a governação.



Para o ultimo dia, os “15” vão debater entre outros temas, a disciplina partidária, estatutos do PAIGC e as leis da República.

No final dos trabalhos, os conferencistas dos “15” vão produzir uma resolução denominada, “declaração de Bissau”.


Notabanca; 17.09.2017