segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Ministério do Turismo e Artesanato - COMUNICADO À IMPRENSA

Ministério do Turismo e Artesanato  Bissau: 20 de Setembro de 2021.

O Ministério do Turismo e Artesanato foi surpreendido através de várias denúncias, nomeadamente da Associação dos Operadores Turísticos das Ilhas Bijagós e posteriormente através da rede social de uma publicidade, de um dos hotéis na Ilha de Bubaque denominado “Mango Eco Lodge”, com uma imagem inadequada, de cariz apelativo ao turismo sexual. Face a este facto, o Ministério do Turismo e Artesanato vem através desta nota informativa expor o seguinte:

1. Esta Instituição enquanto organismo do governo responsável pela elaboração das políticas e estratégias do desenvolvimento do setor turístico, não compactua em nenhum momento com este tipo de prática e demarca-se deste ato que em nada vai avalizar o bom nome do destino turístico guineense e principalmente o Arquipélago dos Bijagós;

2. O Ministério do Turismo e Artesanato condena veementemente este ato que considera de apelo ao turismo sexual e promete tomar as devidas providências, com medidas cautelares para que tal prática não volte a acontecer; 

3. Atualmente estão a ser empreendidos grandes esforços a nível de promoção do destino turístico guineense, através dos meios adequados, como é o caso da publicidade estática em Portugal, que ainda será estendida a outros países, bem como a inserção de conteúdos promocionais nos canais de Tvs internacionais com vista a dar uma nova cara ao país;

4. O Ministério do Turismo e Artesanato apela e agradece a todos os guineenses no sentido de manterem vigilantes e denunciarem qualquer tipo de ato que visa prejudicar o bom nome do país e em especial do destino turístico guineense. 

Bissau 20 de Setembro de 2021 

O Assessor de Imprensa 

_____________________________

//BDS

Cimeira Mundial da Paz Convocando Ações Concertadas para a Paz Sustentável na Nova Era Normal

Hon. Octavia Alfred Explaining HWPL Peace Education.

No dia 18 de setembro de 2021, realizou-se online o 7º Aniversário da Cimeira Mundial da Paz da HWPL. O evento deste ano abordou o progresso dos esforços internacionais e os planos para promover a agenda de paz na era "Novo Normal", passando do pós-Covid para o com-Covid.

O organizador do evento, Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL), tem vindo a realizar atividades de construção da paz centradas nos cidadãos para criar "uma cultura de paz" defendida pela ONU e pela comunidade internacional para criar um ambiente de convivência pacífica desde a Cimeira Mundial da Paz, em 2014.

Este evento apresentou a ação concertada para a paz sustentável com casos de vários setores como o direito internacional, a religião, a educação e os meios de comunicação social. Além disso, dirigiu-se à cooperação internacional para ultrapassar a atual crise que ameaça a coexistência e a harmonia da humanidade, que se tem vindo a ao ver durante a pandemia.


Os esforços de construção da paz liderados pela HWPL para estabelecer bases jurídicas e normas internacionais para a paz através da ligação dos atores globais são encarnados com o seu esforço para defender o direito internacional para a paz, redigindo a Declaração de Paz e Cessação da Guerra (DPCW).

"O Manual do DPCW permite-nos ensinar sistematicamente o direito internacional e a essência da paz a estes estudantes e outros. Permite-lhes tornarem-se professores no seguinte curso", disse O Dr. Mizanur Rahman, Conselheiro-Chefe da Associação Asiática de Professores de Direito (AALP), bem como ex-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Bangladesh (NHRC-BD), destacando a necessidade de incentivar o discurso público sobre a construção da paz pela academia.

Para além dos princípios básicos de paz atribuídos às nações a defender, o DPCW apresentou princípios que devem ser tratados na atual era, tais como a proibição do uso da força, a promoção da liberdade religiosa e a participação cívica para difundir uma cultura de paz. Afirma, em particular, que os esforços para a paz provêm de todos os membros da sociedade global, identificando não só os Estados-nação, mas também as organizações internacionais e todos os cidadãos como os principais intervenientes na construção da paz.

"Sabemos que será difícil alcançar a paz se não estivermos todos a trabalhar para isso. É por isso que precisamos de incentivar as crianças, os jovens e os adultos a prevenirem abusos verbais e a trabalharem no sentido de reduzir as desigualdades e erradicar as disparidades para alcançar um mundo mais equitativo, estável e pacífico", disse a Antiga Presidente do Equador do Equador Rosalia Arteaga Serrano.

 A Dra. Octavia Alfred a ministra da Educação, Planeamento de Recursos Humanos, Formação Profissional e Excelência Nacional da Dominica, afirmou que os alunos aprendem a necessidade de convivência mútua e cooperação através da educação para a paz da HWPL e transmitem aos seus amigos, pais e professores o que aprenderam. A Dra. Octavia Alfred   bordou também conceitos que podem desenvolver competências psicossociais, como o respeito pela diversidade, ordem, resolução de conflitos e negociação, pelo que está a ser utilizado para a formação de professores.


"O nosso objetivo é acabar com as guerras na aldeia global e estabelecer a paz e torná-la um legado permanente para as gerações futuras. Sem paz, tudo o que conseguimos construir seria destruído. ... Não devemos deixar que isto aconteça. Então, para alcançar a paz, não deveríamos alcançar o nosso objetivo com o mesmo espírito?", disse o Presidente Man Hee Lee, no evento da HWPL.

Rachel Kim, 

Department of Public Relations, Coordinator, Press Division

GOVERNANTES, SOCIEDADE CIVIL, GUINEENSES, VIDA CATA BRINCADO KEL!

NA PAPIA GUINEENSES É CAU QUE BÔ NA ODJA SIM, ICA OBRA QUE NA PERA INAUGURAÇÃO, I UM CAU PA ATINDE DOENTES!

1- I CAU QUE TÉCNICOS DE SAÚDE TA STA NEL PA  ATINDE PACIENTES.

2- NUNDÉ TÉCNICOS KU PACIENTES?

3- KÉ QUE NA PASSA QUELIS TUDO? 

4- KÉ DE DOENTES QUE NA BUSCA ASSISTÊNCIA?

Fonte: Nicolau Gomes Dautarim 

Presidente da República viaja para Nova Yorque para participar na 76a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Sua Excelência Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, esta a caminho de Nova Yorque para participar na 76a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

General Umaro Sissoco Embaló discursa na Assembleia Geral da ONU no próximo dia 22 de Setembro.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 


PR guineense promete abordar na ONU levantamento de sanções aos militares do país

Por LUSA

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que vai abordar com o Comité de Sanções das Nações Unidas a questão do levantamento de sanções impostas aos militares responsáveis pelo golpe de Estado de 2012

 “Tenho uma reunião agendada com o secretário-geral das Nações Unidas [António Guterres] e também com o presidente do Comité das Sanções porque é chegada a altura do levantamento das sanções impostas aos militares e até porque alguns já faleceram e, por isso não faz sentido até hoje manter essas sanções”, disse Sissoco Embalo.

O chefe de Estado guineense falava aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, momentos antes de partir para Nova Iorque, onde vai participar na 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Comité de Sanções da ONU decidiu sancionar 11 oficiais militares guineenses considerados protagonistas do golpe de Estado de 2012, que afastou no poder o então primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

São proibidos de viajar para fora da Guiné-Bissau e ainda as suas contas bancárias estão congeladas desde 2021.

Entre oficiais militares sancionados, destacam-se o antigo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, general António Indjai; o general Mamadu Turé, atual vice-chefe do Estado-Maior; o general Ibraima Papa Camará, antigo chefe de Estado-Maior da Força Aérea e atual presidente do Instituto Nacional da Defesa; o general Estevão Na Mena, inspetor-geral das Forças Armadas, e o brigadeiro-general Daba Na Walna, presidente do Tribunal Superior Militar.

Além de figurar na lista de sancionados, o general António Indjai, atualmente na reserva, é alvo de um mandado de captura internacional, alegadamente, emitido pelos Estados Unidos de América que o acusam de “crimes de narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, conspiração para fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira e conspiração para adquirir e transferir mísseis antiaéreos para os rebeldes de FARC da Colômbia”. 

Os Estados Unidos da América prometeram uma recompensa de cinco milhões de dólares para quem ajudar na localização e captura do general Indjai.

O Presidente guineense, que já refutou qualquer possibilidade de o general ser capturado ou transferido para os Estados Unidos de América, disse que vai aproveitar a sua estada em Washington para se reunir-se com as autoridades norte-americanas para abordar a situação do general António Indjai.

A falsa lista publicada na publicação (abaixo), que ora partilhamos, constitui um crime perpetrado por gente de mente perversa, revoltada com as novas oportunidades (para TODOS) que a Embaixada vem disponibilizando aos jovens guineenses ...

Fonte: Embaixada Da Guiné-Bissau em Portugal GW

A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal tem a honra de informar os seus utentes que apresentaram candidaturas para acesso ao ensino superior em Portugal, através desta Missão Diplomática, no âmbito dos Regimes Especiais de acesso, que a lista de candidatos admitidos só será publicada pela DGES no dia 30 de Setembro corrente, conforme previsto no decreto-lei que fixou o calendário deste concurso. 

A falsa lista publicada na publicação (abaixo), que ora partilhamos, constitui um crime perpetrado por gente de mente perversa, revoltada com as novas oportunidades (para TODOS) que a Embaixada vem disponibilizando aos jovens guineenses para construírem o seu futuro profissional e melhorarem as condições de vida das suas famílias, servindo melhor a Nação, com melhores competências. 

Este gesto criminoso, tal como as incontestáveis tentativas de prejudicar o processo de candidatura dos alunos guineenses às universidades portuguesas, vem espelhar a malvadez insana e doentia de gente que age contra o futuro da Guiné-Bissau e só está interessada em semear mentiras e confusão, colocando assim obstáculos acrecidos no acesso dos jovens guineenses ao ensino superior de qualidade em Portugal. 

Quando estiver concluído o processo de apuramento dos estudantes guineenses que no ano lectivo 2021/2022 terão acesso às escolas superiores portuguesas, a Missão Diplomática da Guiné-Bissau em Portugal terá a oportunidade de, em conferência de imprensa, apresentar os números finais de candidatos apurados através dos Regimes Especiais e também dos estudantes admitidos através das candidaturas directas aos Institutos Politécnicos e outras Escolas Superiores com as quais a Embaixada estabeleceu protocolos com o objetivo de favorecer o acesso dos alunos guineenses ao ensino de qualidade em Portugal. É de salientar que no ano lectivo 2020/2021 o total de alunos admitidos nas escolas superiores portuguesas através dos dois instrumentos, Regimes Especiais e Protocolos bilaterais, atingiu 4600 alunos admitidos no Ensino Superior em Portugal. 

ESTA MISSÃO DIPLOMÁTICA CONTINUARÁ A TRABALHAR HUMILDEMENTE PARA SERVIR CADA VEZ MELHOR O NOSSO PAÍS E OS SEUS CIDADÃOS.



Leia Também: 

Não tenciono denegrir a imagem de nenhuma instituição/pessoa em particular.


Na minha segunda publicação indiquei o link de onde fiz os prints que publiquei.
Em nenhum momento fiz referência à Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal.
Como podem constatar o link envia para a Embaixada de Portugal em Bissau.
É no mínimo estranho que seja a Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal à reagir a minha publicação.
A Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal afirma que "a lista de candidatos admitidos só será publicada pela DGES no dia 30 de Setembro corrente".
Muito embora a lista tenha sido actualizada depois da minha publicação, retirando os nomes citados nos prints, 
ainda pode se constatar a présença de uma  lista I da DGES neste site aqui : https://bissau.embaixadaportugal.mne.gov.pt/.../lista...
Então qual é a proveniencia da lista I do link acima ainda presente no site da Embaixada de Portugal em Bissau ?
Sera que a Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal tentou verificar junto da Embaixada de Portugal em Bissau a existência de uma lista da DGES ?
Salvei a primeira lista com os nomes citados nos meus prints e deixo aqui o link : https://drive.google.com/.../1GE7ZKtoAPBlDvz.../view...
Não tenciono denegrir a imagem de nenhuma instituição/pessoa em particular.
Vi algo que no meu entender é estranho decidi denunciá-lo.
Nha mantenhas di Guineendadi!