segunda-feira, 22 de junho de 2020

Despacho № 28 /2020


Muitos Parabéns e votos de muito sucessos e êxitos nesta função incumbida.

A nomeação de Dra. Fatumata Rachide Nhaga a nova presidente do instituto Nacional para a promoção da cultura na Diáspora, é completamente merecida, justa, e está em linha com os critérios de confiança política, competência e idoneidade.

É uma figura que dispensa apresentações, o seu percurso e postura na sociedade explica tudo. 

Força Fatumata Rachide Nhaga, a nação está contigo.
Pela Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento.

Empresário Armando Correia Dias foi apresentado, mas não foi ouvido no Ministério Público esta tarde.


O advogado de defesa, Suleimane Cassama manifesta-se desapontado com a atitude do Ministério Público, e revela que a audiência ficou adiada para amanhã.


Fonte: Aliu Cande


In Mauritania, violence against black people is unimaginable.

Racism is very present in this country and requires strong mobilization to stop this deadly violence.
We have "Georges Floyd" all over Africa.


Souleymane Jules Diallo

Guiné-Bissau: Dirigente do PAIGC continua detido

Armando Correia Dias só será ouvido na terça-feira (23.06) pelo Ministério Público. Detido no último sábado, é acusado de posse ilegal de arma. Organizações e o Parlamento repudiam a ação da polícia.


O dirigente do PAIGC vai continuar na prisão do Ministério do Interior, pelo menos, até esta terça-feira. Armando Correia Dias, vulgarmente conhecido por N´dinho, detido no sábado (20.06) em Bissau pelas forças de segurança, compareceu esta segunda-feira (22.06) ao Ministério Público, mas a sessão de audição não se realizou, anunciou à saída da Procuradoria-Geral da República o advogado de defesa, Suleimane Cassamá.

"Não foram ouvidos porque o sorteio calhou a um magistrado, que por sinal é coordenador da vara crime do Ministério Público, e acontece que este magistrado veio cá de manhã informar ao MP que está doente. E ainda assim o cartório fez sorteio sem retirar esse magistrado da lista e o sorteio acabou por escolher exatamente quem está doente e indisponível", explicou o advogado.

Indignação
Suleimane Cassamá não esconde a sua indignação perante aquilo que chama de "violação da lei e sequestro": "Os magistrados estão a trabalhar, mas o processo calha a quem não está cá.  Isto no mínimo é estranho".

Armando Correia Dias, dirigente do PAIGC
"Temos que manifestar a nossa indignação, a nossa tristeza pela forma como a justiça está a ser tratada", continua Cassamá, que admite: "Estamos até, de facto, envergonhados pela forma como o nosso constituinte está a ser devolvido ao Ministério do Interior para passar mais 24 horas na prisão. Considerando, sobretudo, que ele fora sequestrado no sábado. O crime continua, a violação da lei continua e bem como sequestro".

A Liga Guineense dos Direitos Humanos, pela voz do seu presidente, Augusto Mário da Silva, diz que N´dinho aparamente não foi torturado e que aparentemente passa bem.

"Ele teve acesso à assistência médica e disse-nos que não há nada assim de preocupante, que recebeu toda a assistência necessária. Relativamente ao estado da prisão, como todos sabem, as celas não têm condições. Procuraram dar-lhe as melhores condições. O seu estado emocional está um bocadinho abalado com a detenção", relatou Augusto Mário da Silva.

Detenção
Em conferência de imprensa esta segunda-feira (22.06), o porta-voz do Ministério do Interior, Salvador Soares, explicou os contornos da detenção, no sábado (20.06), em Bissau, do empresário que é membro do Comité Central do PAIGC.


"O cidadão Armando Correia Dias, segundo o consta no relatório do departamento de investigação criminal, foi suspeito de movimentação com armas de fogo meramente militar. De acordo ainda com a mesma informação, depois de três dias de seguimento operativo, finalmente no dia 20 do corrente mês foi intercetado numa viatura. Dentro do carro foi encontrado duas AK-M, com 4 carregadores e uma arma branca, facto que obrigou a sua detenção preventiva do Ndinho para averiguar a proveniência das armas, motivo do seu uso e porte".

A polícia guineense anunciou também detenção do irmão do empresário por alegadamente proferir injurias contra as forças de ordem. Armando Correia Dias foi detido quando estava acompanhado do antigo secretário de Estado, Anaximandro Zylene Casimiro Menut, e do deputado Wasna Papai Danfa. Os três seguiam na viatura do secretário de Estado, que acusou um civil, que estava acompanhado da polícia, de ter colocado as armas no interior do seu veículo.

Ação das forças de segurança
Questionado sobre a denuncia do PAIGC de que foram os próprios agentes de segurança que terão introduzido as armas no carro para forçar a detenção do dirigente do partido, o porta-voz do Ministério do Interior disse: "Isso não cabe a mim, sou apenas o porta-voz do ministério do Interior. Não posso responder isso. Há um serviço competente para tal".

O deputado guineense Wasna Papai Danfa questionou também as razões pelas quais as forças de segurança só detiveram N'Dinho, quando estavam os três na viatura. O dirigente político deverá comparecer esta terça-feira a tribunal, novamente.

Entretanto, num comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira, o Parlamento guineense repudiou "os sistemáticos atos de agressão física, coação e privação da liberdade aos cidadãos guineenses", bem como exigiu o "cabal esclarecimento do Governo, através do Ministério do Interior, sobre as intervenções das forças policiais".

O Parlamento guineense também exigiu a abertura de um inquérito para o "apuramento das circunstâncias em que ocorrem" tais intervenções, "os seus autores materiais e morais".

DW

Comunicado da Assembleia Nacional Popular




Rádio Jovem Bissau

Covid-19: Número de mortos na Guiné-Bissau sobe para 19 em 1.556 casos

Bissau, 22 jun 2020 (Lusa) -- O número de mortos por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 19, num total de 1.556 casos acumulados, segundo dados do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES).


De acordo com o coordenador do COES, Dionísio Cumba, foram detetados 15 novos casos positivos para covid-19 no país, aumentando o total acumulado para 1.556. Destes, 19 morreram, tendo sido registadas mais duas vítimas mortais.

"Os novos 15 casos são todos do Setor Autónomo de Bissau", disse Dionísio Cumba, em conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia provocada pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau.

"Foram registados mais dois óbitos, incluindo o de um jovem com 19 anos, que já tinha alguns antecedentes de saúde. Ambos morreram poucas horas depois de terem dado entrada no hospital", explicou.

Em relação aos recuperados, o número aumentou para 191.

O coordenador do COES disse também que estão 23 pessoas internadas devido à covid-19, nomeadamente nove no Hospital Nacional Simão Mendes, nove no hospital de Cumura e cinco no hospital de Bor.

Por regiões, Dionísio Cumba precisou que o Setor Autónomo de Bissau regista 1.517 casos acumulados, incluindo 169 recuperados, Biombo regista 53 casos, incluindo 15 recuperados, Cacheu 26, incluindo sete recuperados, Bafatá sete casos, Gabu dois e Oio dois.

Os primeiros casos de covid-19 foram registados na Guiné-Bissau em março.

Em consequência, o Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, que já foi prolongado por cinco vezes, a última das quais até 25 de junho.

Em África, há 8.115 mortos confirmados em mais de 306 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (1.664 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.556 casos e 19 mortos), Cabo Verde (890 casos e oito mortos), São Tomé e Príncipe (693 casos e 12 mortos), Moçambique (733 casos e cinco mortos) e Angola (183 infetados e nove mortos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de um milhão de casos e 50.617 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infetou cerca de 8,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

In Lusa

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE- Segunda parte- Lançamento oficial do candidato do Paigc, Domingos Simões Pereira às presidenciais 24 novembro 2019 - 8 de setembro de 2019

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE- Lançamento da candidatura do líder do Paigc Domingos Simões Pereira às presidenciais 24 novembro 2019. "Parte 1" 8 de setembro de 2019

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - Em Qatar, fui recebido pelo Emir do Qatar Sua Alteza Real Sheik Tamim bin Hamad al-Thani.





 




Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Tema de hoje tolerância zero

NOTA À IMPRENSA

Fonte: Renaj GB

A Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ) tomou conhecimento através de denúncia pública, da detenção ilegal, do cidadão Armando Correia Dias, vulgarmente conhecido por Ndinho, em Bissau, no passado dia 20 de Junho do corrente ano, por agentes do Ministério do Interior, onde está a ser mantido até o presente momento.

De recordar que arbitrariedades desta natureza têm acontecido no país ao longo dos tempos, e, deste modo, corroído os alicerces fundamentais do Estado Democrático de Direito.

Considerando que, num Estado de Direito Democrático, a detenção ou restrição de liberdades dos cidadãos devem ser baseadas e fundamentadas na lei, sob pena de se ferir gravemente os direitos civis mais elementares, a Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau vem expor o seguinte:

1 - Condenar com veemência a detenção ilegal, e, por conseguinte, arbitrária, do cidadão Armando Correia Dias, por parte de agentes do Ministério do Interior;

2 - Exigir a rápida libertação do cidadão em causa, ou o seu encaminhamento às instâncias competentes, caso existam pressupostos para o efeito;

3 - Responsabilizar o Estado, que, por imperativos constitucionais, tem o dever de garantir a plena realização dos direitos civis e políticos, pelas arbitrariedades e uso abusivo de poder contra cidadãos comuns e atores políticos, nos últimos tempos;

4 - Exortar ao Ministério do Interior a conformar as suas condutas e as dos seus agentes aos ditames da lei, abstendo-se de comportamentos que colidam com os mais sagrados direitos que assistem aos cidadãos.

Bissau, 21 de Junho de 2020
Presidente
Seco Duarte Nhaga

Covid-19: África passa os oito mil mortos e os 300 mil casos

O número de mortos em África devido à covid-19 passou os oito mil mortos, mais 190 nas últimas 24 horas, e os 300 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de mortos é de 8.115 e o de infetados 306.567, uma subida de 9.215 casos nas últimas 24 horas.

O número de recuperados é de 146.212, mais 3.467.

A África Austral regista o maior número de casos e passou hoje os 100 mil (101.669) e contabiliza 1.978 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais casos em todo o continente (97.302) e que regista 1.930 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (3.421), em 81.495 infeções.

A África Ocidental conta 1.141 mortos em 62.421 infetados, a África Oriental regista 939 vítimas mortais e 31.444 casos, enquanto na África Central há 636 mortos em 29.538 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.193 mortos e 55.233 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 845 vítimas mortais e 11.771 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 518 mortos e que passou hoje os 20 mil infetados (20.244), e o Gana, com 85 mortes em 14.154 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.541 casos e 17 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 890 infeções e oito mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 693 casos e 12 mortos.

Moçambique conta 733 doentes infetados e cinco mortos e Angola tem 183 casos confirmados de covid-19 e nove mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 1.664 casos e 32 mortos, de acordo com o último relatório do Governo daquele país.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infetou mais de 8,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

interlusofona.info
Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Quem é o impostor que mandou para desligar as câmeras da imprensa? que coisa terrível absurda é um itinerário estúpido.

Se o Ministério de Interior, manda chamar os jornalistas do país para a conferência de imprensa, então ninguém deve mandar desligar os aparelhos que vão transmitir para o Estado e a Nação Soberana o que aconteceu, esse jovem deve ser efetivamente demitido por falar o que ele não sabe, assim ele põe em causa a transparências da conferência de imprensa sobre o ocorrido, quem é o impostor?

É apenas uma chamada de atenção para o
Ministério Público, no quadro de estratégia de defesa do cidadão Ndinho, as autoridades Guineenses não devem permitir as mordomias de sempre, deixa que eu chuto, o Telefone dele pode ou deve ter EVIDÊNCIAS transcendentais que vai dizer algo sobre a fortaleza de Armas de Fogo, segundo diz a força de Segurança Pública do Estado, isso vai aprovar todas as suas conexões instantâneas diretas com os terceiros, então a Estratégia de Construção da prova objetiva é preciso responsabilidade profundamente para dar vida do crime é fácil, isto é, se as autoridades locais trabalharem em nome do Estado, com o conhecimento e mérito de causa, o povo está a espera de jurisprudência clara, e que vai aprovar a transparência cristalina sem dubiedade da prisão do Ndinho, praticada como ameaça a dignidade da pessoa humana que a Lei define como crime e para a qual prevê uma pena, quando os álibis são julgadas, o detentor de ação penal também deve manter o equilíbrio entre defesa da lei e certificar a segurança jurídica do cidadão Ndinho, "doa a quem doer” a Lei existe para ser cumprida por todos sem exceção e distintamente.


O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I'm still learn about Life!

Quarta sessão ordinária da décima legislatura começa a 29 deste mês




Aliu Cande

ALEM DA PANDEMIA DA COVID-19, OS POPULARES DA REGIÃO DE BIOMBO ESTÃO A SOFRER COM O AUMENTO DO PREÇO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS

Fonte: Rádio Jovem Bissau

Segundo apurou a Rádio Jovem, o preço dos transportes mistos, como de Prabis a Bissau, foi aumentado neste período de confinamento. O preço que era de 250 fcfa passou para os 500 fcfa por cada passageiro.

O mesmo aumento se verifica na linha de Cumura a Bissau, que subiu de 150 fcfa para os 250 fcfa por passageiro.

Além da especulação de preços, os transportes mistos de prabis e Cumura não chegam ao respectivo terminal, todos eles terminam na retunda de Bor.

Este comportamento faz disparar a despesa diária dos polpulares dessa região na deslocação para o centro da cidade, e entre as vitimas, as mulheres vendedeiras são as mais vulneráveis, já que saiem madrugada para irem vender os seus produtos.

" Somos obrigadas a pagar o transporte duas vezes para chegar ao nosso destino. Pagamos diariamente 500 fcfa de Prabis até Bor e 150 de Bor para Bandim, às vezes, 500 fcfa no táxi por causa da nossa carga" confidenciou à Rádio Jovem uma mulher habitante de Prabis.

Segundo a mesma fonte, independentemente do aumento do preço, os condutores e os respetivos ajudantes não respeitam a redução do número dos passageiros, como orientou o executivo na última prorrogação do estado da emergência, para evitar a propagação da doença no país.

De lembrar que o governo liderado por Nuno Gomes Nabian anunciou que está autorizada a circulação de transportes públicos de passageiros e transportes de bens e purodutos da primeira necessidade, mas só devem transportar metade da lotação autorizada e os táxis podem transportar o máximo de 4 pessoas, incluindo os respetivos condutores, sendo obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção individual, o distanciamento físico e a higienização das mãos.

No caso de incumprimento, o executivo alerta que aplicar-se-à o dobro da multa prevista na lei a quem especular os preços das viagens.

@ Plácido Cumeré

NO COMMENT 03


Joi Join

Armando Corrêa Dias, acusado de porte ilegal das armas!

Ministério do interior, vai transferir dossiê para procuradoria geral da República (PGR)!


O porta-voz do Ministério do Interior Salvador Soares explica os contornos da detenção do Empresário e dirigente do Paigc.

À imprensa, Salvador Soares avança que dos autos constam que Armando Correia Dias é suspeito de porte ilegal de armas.


By: Aliu Cande /Estamos a Trabalhar

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, acompanhou Sua Excelência, o Presidente da República, que foi Recebido pelo Emir do Qatar Sua Alteza Real Sheik Tamim bin Hamad al-Thani.

O encontro marcou o início de uma nova era nas relações de cooperação entre os nossos 2 países.




Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

PAIGC CRIA CÉLULA MILITAR?


Foi lançado nas redes sociais um vídeo de homens encapuçados, auto-denominado célula militar do PAIGC, ameaçando os seus deputados, seus familiares e bens.


Esta matéria tem que ser investigada pelo Ministério Público, porque na Lei, e em democracia, os partidos políticos não podem recorrer à violência armada seja qual for a razão invocada.

Os partidos não podem ser, em pleno século XXI, partidos armados. O facto de o PAIGC não se posicionar em relação às ameaças da dita Célula Militar, não se pode negar o seu envolvimento em actos terroristas. Comprovada a ligação com o grupo armado (Célula Militar), o PAIGC corre o risco de ser ilegalizado na Guiné-Bissau.

Fonte: bambaramdipadida.blogspot.com

SPALHA BARDADE SOBRE Maioria Parlamentar...



Nafprasman da Silva

COREIA DO NORTE - Coreia do Norte vai lançar 12 milhões de panfletos sobre Coreia do Sul

A Coreia do Norte planeia enviar para a Coreia do Sul cerca de 12 milhões de panfletos de propaganda através de balões, em "retaliação" por ações semelhantes de ativistas a partir de Seul, anunciou hoje Pyongyang.


O regime liderado por Kim Jong-un tinha ameaçado avançar com essa medida após anunciar na semana passada que estava a cortar o diálogo com o país vizinho e que ia enviar tropas para a fronteira entre as duas Coreias, tudo devido à distribuição de propaganda para a Coreia do Norte, o que, segundo Pyongyang, viola o pacto bilateral de 2018.

"Os preparativos para a distribuição mais ampla de folhetos até o momento estão quase completos", informou a agência estatal da Coreia do Norte, a KCNA, acrescentando que a iniciativa é "retaliação contra aqueles que lançaram um insulto intolerável" para o país.

O regime de Pyongyang imprimiu cerca de 12 milhões de panfletos que expressam a "raiva e ódio" do povo norte-coreano e também preparou "vários tipos de equipamentos" para disseminar essa propaganda no território sul-coreano, o que inclui cerca de três mil balões, de acordo com a KCNA.

A agência de notícias oficial norte-coreana não especificou para quando está agendada a distribuição dos panfletos, a última medida anunciada pela Coreia do Norte depois de Pyongyang ter destruído o escritório de ligação inter-coreano em 15 de junho e anunciado o envio de tropas para a fronteira.

Em 19 de junho, o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, aceitou a demissão do ministro da Unificação, Kim Yeon-chul, na sequência do agravamento da tensão com a Coreia do Norte.

O ex-ministro, também académico e anterior dirigente de um importante centro de estudos estratégicos sobre a Coreia do Norte, tinha sido empossado no cargo em abril de 2019 para impulsionar as relações bilaterais, na sequência do fracasso da cimeira entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e Kim Jong-un, em Hanói, em fevereiro do mesmo ano.

No entanto, e perante a possibilidade de retomar os projetos de cooperação económica intercoreana, devido ao bloqueio na cimeira, Kim pouco pôde fazer, dado que Pyongyang assumiu progressivamente um tom mais duro com Seul e Washington.

Observadores disseram acreditar que o regime norte-coreano está a usar o lançamento destes balões como desculpa para agravar uma estratégia de pressão, originada pelo fracasso da cimeira de Hanói, onde não conseguiu o fim das sanções internacionais.

In LUSA

CORONAVÍRUS - Mais de 465 mil mortos e quase nove milhões de casos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 465.300 mortos em todo o mundo desde que a China assumiu o surto, em dezembro, indica hoje um balanço da agência noticiosa AFP a partir de fontes oficiais.


Segundo os dados diários recolhidos pela agência francesa, 8.890.310 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, dos quais, pelo menos 4.139.100 foram declarados curados.

Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete somente uma parte do número real de contágios, uma vez que diversos países testam apenas os casos mais graves, outros utilizam os testes principalmente para fins de rastreio e países pobres têm uma capacidade de testagem limitada.

Desde a contagem da AFP feita ao final da tarde de sábado, foram notificadas 3.636 mortes e diagnosticados 147.821 novos casos a nível mundial.

Os países que registaram mais mortes foram o Brasil (1.022 mortos), o México (387) e os Estados Unidos da América (386).

Os Estados Unidos, que confirmaram a sua primeira morte relacionada com o novo coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado tanto em termos de mortes como de infeções, com 119.846 óbitos e 2.268.093 casos, tendo sido declaradas como recuperadas pelo menos 617.460 pessoas.

A seguir aos EUA, os países mais atingidos pela pandemia são o Brasil, com 49.976 mortos em 1.067.579 casos, o Reino Unido, com 42.632 mortos (304.331 casos), a Itália, com 34.634 mortos (238.499 casos), e a França com 29.633 mortos (196.594 casos no sábado, não tendo sido comunicado um novo balanço no domingo).

Entre os países mais afetados, a Bélgica é aquele que regista o maior número de mortes em relação à sua população, com 84 mortes por 100.000 habitantes, seguida por Reino Unido (63), Espanha (61), Itália (57) e Suécia (50).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente 83.378 casos (26 novos entre sábado e hoje), que resultaram em 4.634 mortos e 78.413 recuperados.

Hoje, a Europa totalizava até às 20:00 (hora de Lisboa) 192.715 mortos em 2.522.042 casos, os Estados Unidos e o Canadá 128.317 mortos (2.369.379 casos), a América Latina e as Caraíbas 93.847 mortos (2.024.864 casos), a Ásia 28.794 mortos (1.019.927 casos), o Médio Oriente 13.515 mortos (641.421 casos), África 7.981 mortos (303.804 casos) e Oceânia 131 mortos (8.874 casos).

Este balanço foi feito com base nos dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e nas informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Devido a correções feitas pelas autoridades ou à publicação tardia dos dados, os números dos aumentos em 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

Portugal contabiliza pelo menos 1.530 mortos associados à covid-19 em 39.133 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

NAOM

Leia Também:

COVID-19 - Estados Unidos com quase 120 mil mortos devido à Covid-19


Os Estados Unidos registaram mais 304 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 119.959 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. 

© Lusa
O balanço, realizado às 20h00 horas locais (1h00 em Lisboa), dá conta de 27.000 novos casos, elevando o total para mais de 2,2 milhões casos confirmados (2.278.373).

O número de novas infeções diárias diminuiu ligeiramente nas últimas 24 horas, depois de três dias consecutivos com mais de 30.000 novos casos.

Surtos de infeções em estados como a Califórnia (com mais 4.515), Florida (mais 4.049), Texas (mais 4.430) e Arizona (mais 3.109) fizeram disparar a contagem global.

O foco da pandemia nos Estados Unidos deslocou-se agora da costa leste para os estados da Califórnia, Florida, Texas e Arizona, que em conjunto representam quase metade dos novos casos a nível nacional.

Nova Iorque, onde a epidemia parece estar sob controlo, continua a ser o estado mais atingido nos EUA pela pandemia, com quase 400.000 casos confirmados e 31.083 mortes.

O número provisório de mortos - 119.959 - já ultrapassou o valor mais baixo das estimativas iniciais da Casa Branca, que projetava entre 100.000 e 240.000 mortos devido à pandemia.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reduziu essas estimativas, antecipando que o número final seria de 50.000 a 60.000 mortes, embora nas suas últimas estimativas já previsse até 110.000 mortes, um número que também já foi ultrapassado.

Por seu lado, o Instituto de Métricas e Avaliações em Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos para a evolução da pandemia são frequentemente utilizados pela Casa Branca, estima que os Estados Unidos chegarão a outubro com mais de 200.000 mortes.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infetou mais de 8,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.