sexta-feira, 10 de maio de 2024

José Carlos Macedo Monteiro, Coordenador do Madem para a região de Gabú, suspenso por dois anos, é recebido em festa pelas estruturas do Movimento em Gabù.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Por Radio Voz Do Povo

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE MUADEM BAFATÁ EM DEFESA AO ATIVISTA MILITANTE, DE MADEM G-15, LASSANA COROBO AMEAÇADO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO DE ORDEM PUBLICA ZE CARLOS MACEDO MONTEIRO.


Fonte: Kanua Di Púbis

São Tomé diz que é soberano e ninguém dita como se relacionar com Rússia

© Lusa
Por Lusa  10/05/24 
O primeiro-ministro são-tomense disse hoje que o seu país é independente e soberano e que ninguém vai ditar como deve relacionar-se com a Rússia, assegurando que o acordo militar assinado está em vigor e vai ser efetivado.

"Nós somos independentes, soberanos, ninguém vai nos ditar como devemos nos relacionar com a Rússia", declarou Patrice Trovoada, a propósito da polémica gerada à volta de um acordo técnico-militar assinado com a Rússia, e que não tinha sido divulgado pelo executivo.

A assinatura do acordo "por tempo indeterminado" foi noticiada pela agência de notícias oficial russa Sputnik, que revelou que o acordo foi assinado em São Petersburgo em 24 de abril e começou a ser implementado em 5 de maio.

Segundo a imprensa russa, as duas partes acordaram cooperar nos domínios da formação conjunta de tropas, recrutamento de forças armadas, utilização de armas e equipamento militar, logística, intercâmbio de experiências e informações no quadro da luta contra a ideologia do extremismo e do terrorismo internacional, educação e formação de pessoal e prevê a participação em exercícios militares.

Na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, disse que Portugal manifestou a São Tomé e Príncipe "estranheza" e "apreensão" pelo acordo de cooperação técnico-militar assinado com a Rússia.

"Acho que não há razões nenhumas para preocupações. É um acordo normal, habitual, que existe com vários países e sobretudo Portugal não tem razões para estar preocupado", reagiu hoje o primeiro-ministro são-tomense, sublinhando que o arquipélago tem uma "cooperação antiga" e "profunda" com Portugal.

Patrice Trovoada afirmou que, relativamente à guerra da Rússia com a Ucrânia, São Tomé e Príncipe "foi bastante claro" quanto ao seu posicionamento e lembrou que, numa das Assembleias das Nações Unidas, ele próprio deu "procuração a Portugal para votar em nome de São Tomé e Príncipe contra a Rússia".

"Entre Portugal e São Tomé e Príncipe as coisas vão bem e, como se diz, no amor não é só dizer eu te amo, mas nós já demos provas suficientes de amor", referiu o chefe do Governo são-tomense.

Patrice Trovoada assegurou que o acordo está em vigor, tal como anunciado pela imprensa russa, desde 05 de maio, mas vai seguir os procedimentos internos para a sua efetivação.

"Do nosso lado as coisas estão claras, estão tranquilas e não é um acordo que merece tanta polémica. Assina-se um acordo, ele está em vigor, o acordo depois irá passar por todo uma série de trâmites para entrar em efetivação, por isso a polémica não está aí", disse Patrice Trovoada.

Na quarta-feira, o presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), líder da oposição são-tomense, criticou "o secretismo" com que o Governo assinou o acordo militar com a Rússia, vaticinando consequências na relação com a União Europeia e os Estados Unidos.

"Trata-se de um acordo que em momento nenhum ouvimos qualquer comunicado do Conselho de Ministros a fazer alusão. Um acordo desta envergadura, numa área bastante sensível e atendendo ao contexto mundial neste momento, penso que exige interação entre os vários órgãos de soberania, portanto Governo, Presidência da República e conhecimento da Assembleia Nacional, para a aprovação e a sua ratificação pelo Presidente da República", defendeu o líder da oposição são-tomense, Jorge Bom Jesus.


Leia Também:  São Tomé diz que não precisa de Portugal para se relacionar com a Europa 


Leia Também: Acordo com a Rússia? Portugal manifestou "estranheza" a São Tomé  

Embaixador da EU: “VAMOS APOIOR A GUINÉ-BISSAU NA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE EXPORTAÇÃO DE PEIXE PARA EUROPA”

 O DEMOCRATA  10/05/2024 
O Embaixador da União Europeia (EU) na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, reafirmou o compromisso “inabalável da UE em apoiar o país na obtenção da certificação de produtos haliêuticos para a exportação para o mercado da União Europeia.

“Saliento o desmedido trabalho que temos vindo a fazer para reforçar a nossa parceria no domínio das pescas, que, estou seguro, trará resultados positivos e visíveis muito em breve”, disse.

“Reafirmo o compromisso inabalável da UE em apoiar a Guiné-Bissau na obtenção da certificação dos seus produtos haliêuticos para a exportação para o mercado da União Europeia. Sabemos da importância estratégica desta medida para a Guiné-Bissau e é por isso que nada nos deterá nesta missão comum”, afirmou Artis Bertulis.

Bertulis discursava no ato da celebração do “Dia da Europa”, que foi assinalado esta quinta-feira, 09 de maio de 2024, nas instalações da delegação da UE em Bissau, na qual saudou assinatura do Acordo de Samoa entre a UE e a Guiné-Bissau, em fevereiro último, para as relações da União Europeia com os países de África, Caraíbas e Pacífico.

“Este acordo, que conecta mais de metade dos membros da ONU em torno de prioridades e interesses comuns, será a base da cooperação externa da UE no futuro. Estou seguro de que, ao abrigo deste novo instrumento, poderemos reforçar a nossa já histórica e forte parceria bilateral em várias áreas, incluindo infraestruturas, pescas, governação, alterações climáticas e, também, saúde, aeducação e segurança”, acrescentou.

Falando na presença de vários embaixadores acreditados na Guiné-Bissau, do primeiro-ministro, Rui Barros e de alguns membros do governo, Bertulis assegurou que a UE continuará focado em alguns dos mesmos objetivos, em particular em apoiar o governo na diversificação da sua economia, em melhorar as condições de acesso a mercados de alto rendimento e à infraestruturação do país.

Em reação, o chefe do governo, Rui Barros lembrou que a UE tem mantido ao longo dos últimos 48 anos, uma parceria sólida com a Guiné-Bissau, que se tem traduzido num abrangente programa de cooperação baseado nomeadamente: no desenvolvimento humano, crescimento verde dos setores produtivos, a estabilidade e a boa governação.

Segundo explicações de Barros, os setores das infraestruturas e das pescas têm merecido destaque nas ações da cooperação entre a Guiné-Bissau e a UE.

“Contamos visitar brevemente alguns projetos financiados pela UE e prestes a serem concluídos, contribuindo de forma clara e substancial no processo de desenvolvimento do nosso país. O executivo da Guiné-Bissau considera a UE uma parceira privilegiada e tem acarinhado esta cooperação que ao longo dos últimos anos tem conhecido um significativo avanço com o alargamento dos seus horizontes”, disse.

Na sua curta intervenção, o primeiro-ministro reafirmou a firme determinação da Guiné-Bissau em estreitar os laços de cooperação entre a Guiné-Bissau e a UE.

Durante a celebração do Dia da Europa, a cantora guineense, Eneida Marta interpretou os hinos da Guiné-Bissau e da UE. O pintor guineense, Sidney Cerqueira fez uma pintura ao vivo, na qual simboliza o vínculo entre a UE e a Guiné-Bissau.

De salientar que a Guiné-Bissau tem mantido ao longo dos anos uma boa cooperação bilateral com a UE, particularmente no domínio das pescas, em que o país recebe uma compensação anual de 15,6 milhões de euros, e a formação de quadros.

Por: Alison Cabral

Senado aprova pena de morte por tráfico ou consumo de droga na Nigéria

© iStock
Por Lusa  10/05/24
O Senado nigeriano aprovou um projeto de lei que contempla a aplicação da pena de morte a condenados por tráfico ou consumo de drogas, até agora punidas com prisão perpétua.

O projeto de lei - que aguarda agora a ratificação do Presidente, Bola Tinubu - denominado "National Drug Law Enforcement Act 2024", recebeu o apoio dos senadores em terceira leitura e prevê a pena capital para quem importar, fabricar, produzir, processar ou vender drogas duras, como cocaína ou heroína.

O líder do Senado, Ali Ndume, disse que a prisão perpétua para estes crimes deveria ser "endurecida" e "alterada para a pena de morte", de acordo com o diário nigeriano Punch.

"Esta é a norma mundial. Temos de o fazer para resolver o problema da droga, que tem afetado gravemente os nossos jovens", afirmou, defendendo: "Tem de ser mais dura do que a prisão perpétua. Deveria ser a pena de morte, por enforcamento ou por outros métodos", defendeu.

No entanto, os senadores que se opõem à alteração da legislação manifestaram preocupação com o caráter irreversível deste tipo de sentença e com a possibilidade de pessoas inocentes serem condenadas.

Fontes policiais citadas pelo Punch afirmaram que a alteração "enviaria uma mensagem forte aos traficantes e consumidores de droga".

O projeto de lei foi agora enviado ao gabinete de Tinubu, que ainda não deu o seu consentimento para que a lei seja promulgada.


Leia Também: Uma em seis crianças na Nigéria passa fome, mais 25% do que em 2023  

O ataque de um 'drone' ucraniano registado hoje de manhã provocou um incêndio numa refinaria na região de Kaluga, a cerca de 200 quilómetros de Moscovo, garantiu o governador da região, Vladislav Shapsha.

© YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images
Por Lusa  10/05/24
'Drone' ucraniano provoca incêndio em refinaria russa
O ataque de um 'drone' ucraniano registado hoje de manhã provocou um incêndio numa refinaria na região de Kaluga, a cerca de 200 quilómetros de Moscovo, garantiu o governador da região, Vladislav Shapsha.


O incêndio já foi apagado e as equipas de emergência estão a avaliar os danos causados às infraestruturas, mas não foi há feridos já que os trabalhadores foram retirados do local, adiantou o governador numa mensagem publicada na rede Telegram.

As autoridades da região de Bashkiria relataram na quinta-feira um ataque semelhante de 'drones' (aeronaves não tripuladas) contra a fábrica petroquímica da empresa estatal Gazprom na cidade de Salavat.

A Ucrânia causou, nos últimos meses, grandes danos a refinarias de toda a Rússia europeia, numa tentativa de impedir o fornecimento de combustível às tropas que lutam no país vizinho.

Com maior ou menor sucesso, Kiev já atacou as refinarias em Nizhny Novgorod -- uma das maiores da Rússia -, de Rostov, de Samara e de Krasnodar.

O Ministério da Defesa também informou esta manhã ter intercetado, nas últimas horas, sete 'drones' inimigos na região de Moscovo e nas áreas fronteiriças, em Belgorod e Bryansk.

O presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, confirmou a interceção de um 'drone' através do sistema antiaéreo localizado na cidade de Podolsk, a pouco mais de 20 quilómetros da capital.

Segundo as autoridades locais, duas mulheres foram mortas na quinta-feira à noite nas regiões fronteiriças de Kursk e Belgorod em ataques de artilharia ucraniana.

O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu esta semana aos comandantes dos batalhões que lutam na Ucrânia que o Kremlin pretende fabricar grandes quantidades de 'drones' aéreos, aquáticos e subaquáticos, uma área em que Kiev tem uma clara vantagem.



Leia Também: Moscovo atacou rede energética ucraniana "em resposta" a ataques de Kyiv  


Indonésia: Um jovem conheceu a sua cara metade através das redes sociais, casou-se e só depois percebeu que a mulher era, afinal, um homem

© Sederet Kelakuan Aneh Adinda Kanza Usai Menikah Bikin Mertua Curiga
Por Notícias ao Minuto   10/05/24
Homem casa com mulher que conheceu online e descobre 'segredo'
Família do vítima foi quem descobriu a verdade.


Um jovem conheceu a sua cara metade através das redes sociais, casou-se e só depois percebeu que a mulher era, afinal, um homem.

O caso aconteceu na indonésia e é contada pelo próprio protagonista sob o nome de AK. Este conta, citado pelo 20 minutos, que conheceu a sua companheira através da internet, local onde criaram as bases para a sua relação.

Os dois conheceram-se pessoalmente antes de casar e apesar de AK admitir que a namorada possuía algumas características peculiares nunca desconfiou que esta estava a esconder alguma coisa. A mulher, por exemplo, surgia quase sempre de véu no rosto, algo que o homem assumiu que seria resultado da sua timidez.

Assim, AK acabou por pedir a companheira em casamento. Esta aceitou mas impôs algumas regras. Entre elas pedia que o matrimónio não fosse registado, uma vez que a mãe morrera e não sabia do paradeiro do pai, situação que a deixava triste porque não tinha quem convidar para a festa. E pediu ao homem que se afastasse da sua família.

Foi esta ultima condição que levou a família de AK a desconfiar do que se estava a passar e a querer investigar o passado do novo membro da família, tendo percebido que esta, afinal, apresentava-se com uma entidade falsa e era, no final de contas, um homem.

Este foi detido e perante a justiça admitiu que o seu objetivo era extorquir dinheiro ao companheiro. O suspeito foi acusado e pode cumprir uma pena de prisão de quatro anos pelo crime.


Ministério do Interior reage sobre a detenção dos estrangeiros acusados de receber treinamento militar na região de Gabú.


 Radio Voz Do Povo  10.05.2024


Veja Também:

Isso é real ou falso?👇

@Tche Tche

José Carlos Macebo Monteiro alto dirigente do MADEM-G15 reage contra a sua suspensão no partido em São Domingos

 @Radio TV Bantaba

Presidente Sissoco Embalo participa em Moscovo, Rússia na cerimónia oficial da celebração [9 maio] do Dia da Vitória da União Soviética contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

 @Radio Voz Do Povo

União Europeia celebra 74 anos d existência.

Na Guiné-Bissau, 9 de maio foi assinalado no quadro da cooperação alicerçada na promoção de valores universais. Foram 48 anos de relações que se mantêm através de parcerias traduzidas em  projetos abrangentes, afirmou o PM, Rui Duarte Barros.

@Radio Voz Do Povo 

Encontro à margem das celebrações do Dia da Vitoria, Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, reune-se com o seu homologo Russo, Presidente Vladimir Putin


 Presidência da República da Guiné-Bissau

Rússia pode contar com Guiné-Bissau como aliado permanente

© Lusa
Por Lusa  09/05/24 
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, garantiu hoje ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, que o seu país pode contar com a Guiné-Bissau "como aliado permanente".

Sissoco Embaló encontra-se na Rússia como convidado para assistir às comemorações do Dia da Vitória, hoje celebrado.
As declarações de Embaló, numa conferência de imprensa com Putin, foram disponibilizadas pela presidência guineense.

"A Rússia pode contar com a Guiné-Bissau como um aliado permanente, isso não mudará nunca", afirmou o Presidente guineense.

Umaro Sissoco Embaló agradeceu a Putin "todo o apoio" que a Guiné-Bissau recebeu da antiga União Soviética, durante a luta armada pela independência, e salientou que essa contribuição é mais visível nas Forças Armadas.

"Na Guiné-Bissau mais de 70% dos nossos quadros militares foram formados na antiga URSS para ver qual a ligação que há entre nós e a Rússia", declarou Embaló.

Como exemplo, o Presidente guineense apontou para dois dos elementos que compõem a sua delegação, o seu conselheiro político, Fernando Delfim da Silva, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntan.

Ambos, salientou Embaló, fizeram a sua formação superior nas academias russas.

O Presidente guineense instou Vladimir Putin a visitar a Guiné-Bissau assim que fizer um périplo por África e ainda apelou a que o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov visite Bissau.

"Já recebemos todo o mundo, mas nós na Guiné-Bissau só recebemos o vosso embaixador. Agora estamos à espera de receber alguém ao nível do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei (Lavrov) e outros responsáveis russos", defendeu Embaló.

O Presidente guineense notou que tinha deixado para o encontro à porta fechada com Putin a discussão sobre as necessidades do seu país e as parcerias que poderão ser desenvolvidas entre a Guiné-Bissau e a Rússia.



Leia Também: Portugal manifesta "preocupação" a São Tomé após acordo com Rússia   

 

Leia Também: "Rússia e China fazem uma boa parceria em relação a África" mas as ex-colónias "terão de pagar um preço muito alto"   

 

Leia Também: PR guineense reafirma compromisso numa exploração sustentável de recursos