sexta-feira, 26 de julho de 2019

MADIEA GHAFOOR - Atleta olímpica holandesa detida com 50 quilos de droga

Madiea Ghafoor integrou comitiva holandesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Madiea Ghafoor, velocista holandesa que integrou a equipa olímpica da Holanda no Rio de Janeiro, foi detida esta sexta-feira na localidade alemã de Cléveris, na posse de 50 quilos de droga.

Em causa, explica o diário desportivo AS, estão comprimidos de ecstasy e metanfetaminas que a atleta teria na bagagem do carro.

Madiea Ghafoor ia a caminho de Dusseldorf e terá sido detida após uma operação stop de rotina da polícia alemã. Os comprimidos estariam escondidos em caixas de ténis, segundo a imprensa germânica.

Com 26 anos de idade, Madiea Ghafoor conta com a participação olímpica no Rio de Janeiro, marcou presença nos campeonatos mundiais de pista coberta, em 2018, no Reino Unido, e estava já classificada para o Mundiais de Atletismo em Doha, onde ia participar na estafeta 4x100.

A federação de atletismo holandesa já reagiu ao caso admitindo que a notícia se trata de um "horror". A federação disse ainda que se trata de um assunto "privado" e pediu que o tema ficasse fora dos campeonatos nacionais daquele país, que decorrem este fim de semana, para que treinadores e atletas se possam centrar nas provas.

NAOM

GUINÉ-BISSAU - Bissau diz que visita de Ministro dos Negócios Estrangeiros português é simbólica para o país

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou esta sexta-feira que a visita do seu homólogo português "reveste-se de um simbolismo extraordinário, político e histórico".


A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou esta sexta-feira que a visita do seu homólogo português “reveste-se de um simbolismo extraordinário, político e histórico”.

Para Suzy Barbosa, a visita de dois dias de Augusto Santos Silva à Guiné-Bissau, a primeira de um governante ocidental desde que o atual Governo está em funções, “representa numa nova era nas relações entre a Guiné-Bissau e Portugal” pelo que, disse, Bissau encara-a com “orgulho e muita alegria”.

“Esperamos que esta demonstração de afeto e atenção seja apenas o início da retoma efetiva de uma relação de proximidade e de complementaridade para uma cooperação intensa e produtora de resultados concretos”, assinalou a chefe da diplomacia guineense.

Suzy Barbosa aproveitou o almoço servido na sala de reuniões do ministério dos Negócios Estrangeiros para agradecer Portugal, “mais uma vez”, pelo acompanhamento político, económico e social que teve em relação à Guiné-Bissau, mesmo perante a crise política dos últimos cinco anos.

Neste particular Barbosa enalteceu o posicionamento de Augusto Santos Silva, enquanto chefe da diplomacia portuguesa, com “reconhecimento especial” pelo seu papel nos últimos meses da crise.

A responsável pela diplomacia guineense frisou igualmente a contribuição das autoridades portuguesas, aquando da mesa redonda que a Guiné-Bissau organizou em 2015 com os seus parceiros, na Bélgica, para destacar que conta com o Governo de Lisboa para tentar desbloquear as promessas financeiras de 1,5 mil milhões de dólares, então anunciadas pelos doadores internacionais.

Suzy Barbosa reconheceu ainda “uma longa lista de ações” em curso no âmbito da cooperação bilateral e multilateral com Portugal, sobretudo nas áreas da educação e saúde.

No entanto, existem outras áreas nas quais “é possível fazer mais”, nomeadamente nos domínios do ambiente, energia, agricultura, pescas, modernização da administração pública, entre outros setores.

Por outro lado, a comunidade guineense emigrada em Portugal aguarda “com muita atenção e expectativa” os resultados da visita de Augusto Santos Silva.

Além disso, logo que o programa do atual Governo guineense seja aprovado pelo parlamento iniciará os contactos para elaboração de um novo programa estratégico de cooperação entre os dois países, concluiu.






Por observador.pt/ Braima Darame

GUARDA NACIONAL DETÉM CAMIÃO COM CASTANHAS DE CAJU SUPOSTAMENTE ROUBADOS


A Brigada de Acção Fiscal da Guarda Nacional (BAF) apreendeu, na madrugada do dia 23, uma viatura que transportava 117 sacos de castanha de Caju supostamente roubados a partir de um dos armazéns na zona de Safim.

Numa entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), hoje (26 de Julho), Alferes Alexandre Francisco Alves, Chefe de Secção de Investigação Criminal BAF, explica que a equipa móvel foi comunicada por um dos colaboradores da existência de uma situação de embarque de castanha de Caju num local e na hora que não é ideal.

“A equipa deslocou e ao chegar encontrou o camião quase a terminar o carregamento e encaminhou-o para o comando da Guarda Nacional e tudo aconteceu por volta da 01:00 às 02:00 da madrugada. Os responsáveis estão sob alçada das alfândegas que ainda vai continuar a dar o tratamento”

O Alferes Alexandre Francisco Alves disse à RSM que a viatura encontra-se estacionada em Safim e continuam ainda as investigações.

“Ainda existem várias suspeitas. A castanha de Caju pertence a um senhor que era da guarda de um dos armazéns naquela zona e por isso estamos a tentar saber se existe algum armazém arrombado porque não sabemos como conseguiu esta quantidade de castanha”

As diligências serão desenvolvidas pelo Serviço da Investigação Criminal da GN, com vista a apurar as circunstâncias do crime e identificar os presumíveis autores. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

radiosolmansi.net

Se tudo correr como previsto, o primeiro grupo de peregrinos guineenses deixa Bissau amanhã, sábado, com destino a Arábia Saúdita, para o cumprimento do V pilar do Islão


O Alto Comissário para a Peregrinação, em conferência de imprensa, esta sexta-feira, disse que até agora as bolsas de peregrinação prometidas pelos países amigos ainda não foram confirmadas. 

Por isso, BOTCHE CANDE apela os fiéis muçulmanos candidatos a peregrinação no sentido de assumirem a deslocação.

Aliu Cande

Anúncio de Vaga: Adjunto Responsável Administrativo e Financeiro (RAF)


Tostan: Organização Não Governamental internacional Tostan anuncia a abertura de uma vaga para o posto do Adjunto Responsável Administrativo e Financeiro. São admitidos apenas candidatos (as) residentes na Guiné-Bissau e que têm entre 30 a 45 anos de idade.

Missão do Posto: O Adjunto Responsável Financeiro e Administrativo deve assegurar:

a implementação dos princípios e procedimentos financeiros, administrativos, logísticos e jurídicos reconhecidos como padrão;
a gestão de contratos e acordos para assegurar a conformidade com o quadro legislativo e/ ou regulatório da Guiné-Bissau;
a supervisão da administração e contabilidade, de recursos humanos e logística da Tostan.

Qualificações e Experiência profissionais: Mestrado em contabilidade, finanças, economia e administração de empresas e com um mínimo de 5 anos de experiência em uma posição similar.

Domínio de línguas: Fluente em português e francês; o domínio da língua Inglesa e das línguas locais é uma vantagem.

Competências e Conhecimentos: Conhecimento em gestão empresarial e financeira e Contabilidade analítica, bom domínio prático do pacote do Microsoft Office, domínio das

ferramentas de tecnologia informática e de gestão, conhecimento das disposições legais e

regulamentares em vigor no país, conhecimento de direito tributário e direito empresarial,

forte domínio de software de contabilidade e gestão de recursos humanos (Quickbooks, Popay).

Submissão de candidaturas:

As candidaturas estão abertas de 26 de julho a 23 de agosto 2019:

As candidaturas devem ser acompanhadas da carta de motivação, Curriculum Vitae (com 3 referências), cópia de bilhete de identidade e cópias de diplomas. Os dossiês de candidaturas devem ser entregues no Escritório da Coordenação Nacional de Tostan Guiné-Bissau, sito na Segunda Entrada de Obra de Nino, Bairro Militar, Bissau; ou enviados para o e-mail: tostangb@tostan.org e hr@tostan.org e referenciar no Assunto: “Adjunto RAF”.

Tostan é uma empregadora de igual oportunidade. São considerados todos os candidatos sem discriminação de raça, religião, idade, sexo, nacionalidade, deficiência ou qualquer outra base proibida pela lei aplicável.

Para mais informações detalhadas sobre o trabalho ou Termos de Referência, dirigir-se para o Escritório da Coordenação Nacional de Tostan Guiné-Bissau na Segunda Entrada de Obra de Nino, Bairro Militar, Bissau ou ligar para (+245) 96 666 2877;  95 597 3372; 95 619 4556.

OdemocrataGB

Bijagos Archipelago, Guinea Bissau (English version)

The Bijagos Archipelago is one of MAVA's iconic sites.

With its 88 islands, it is probably the richest part in Guinea Bissau in terms of biodiversity.

Safeguarding the Bijagos islands is key, not only for maintaining the balance of coastal ecosystems in West Africa but also for the human populations who live there.



By MAVA Foundation

Carlos Gomes Junior visitou esta manhã a Representação da CEDEAO, em Bissau, para assinatura do Livro de Condolencias em Memoria do MARCEL DE SOUZA, Ex-Presidente da Comissão da CEDEAO, falecido ha cerca de duas semanas em Benin.



Rogerio Dias

União Europeia vai financiar a Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau


1- Guiné-Bissau assina acordo GESTDOC com a União Europeia e Camões, para gestão de migrações, modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental na Guiné-Bissau.

2- Encontro da Ministra com a comunidade guineense residente em Cabo Verde

De frisar que o protocolo foi assinado na Ilha de São Vicente, Mindelo, pela Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Dra Suzy Barbosa, aquando da sua participação na XXIV reunião do Conselho de Ministros da CPLP, 19 do mês em curso, na Ilha de São Vicente.

O projecto cujo objectivo é contribuir para “o respeito dos direitos humanos e o combate ao tráfico de seres humanos a nível regional”, o GESTDOC é financiado pela UE e está orçado em cinco milhões de euros, contando com a implementado do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua entre 2019 e 2022.

Embaixada da Guiné- Bissau em Cabo Verde

A taxa de execução do Programa de Cooperação Bilateral entre Bissau e Lisboa supera os 100%, afirma Augusto Santos Silva.


Falando após encontro com o Presidente José Mário Vaz, o Chefe da Diplomacia Português disse que é preciso aproveitar e intensificar a cooperação política e económica. 

Santos Silva realça a internacionalização da língua portuguesa, e a dinámica guineense no espaço regional e na cooperação internacional.

Aliu Cande

GUINÉ-BISSAU, SENEGAL E GÂMBIA - LUTA CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS: Assinado em Banjul o memorando de entendimento





ditaduraeconsenso.blogspot.com

Início o encontro de trabalho entre o ministro da Economia e das Finanças, Geraldo Martins e o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.


Santos Silva é o primeiro governante estrangeiro a visitar a Guiné-Bissau após a tomada de posse do novo Governo saído das eleições legislativas de Março.

Após encontros com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa e o ministro da Economia e das Finanças, Geraldo Martins, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva foi recebido pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, no Palácio do Governo.


Santos Silva esta em Bissau para dar impulso à cooperação nas chamadas áreas de soberania (justiça, segurança interna e formação técnico-militar), bem como do desenvolvimento rural.



Alison Cabral

Comunicado de imprensa - União Europeia e Camões, I. P. reforçam logística da Polícia Judiciária da República da Guiné-Bissau




ditaduraeconsenso

OMS pede aos países mais investimento na erradicação das hepatites

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje aos países para que aproveitem as recentes reduções nos custos de diagnóstico e tratamento da hepatite para aumentarem os investimentos na eliminação da doença.


A propósito do Dia Mundial das Hepatites, que se assinala no domingo, a OMS fez um estudo, que é publicado agora na revista científica Lancet Global Health, segundo o qual investir seis mil milhões de dólares por ano (5,4 mil milhões de euros) na eliminação das hepatites em 67 países de desenvolvimento médio e baixo evitaria 4,5 milhões de mortes prematuras até 2030 e mais de 26 milhões de mortes depois dessa data.

De acordo com o estudo, são necessários 58,7 mil milhões de dólares (52,6 mil milhões de euros) para eliminar a hepatite viral como ameaça à saúde pública nesses 67 países até 2030, o que significa reduzir as novas infeções por hepatite em 90% e as mortes em 65%.

"Hoje, 80% das pessoas que vivem com hepatite não têm acesso a serviços que necessitam para prevenir, fazer testes e tratar a doença", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado num comunicado da organização.

Ao investir em testes de diagnóstico e medicamentos para tratar agora a hepatite B e C, os países podem salvar vidas e reduzir os custos de tratamento prolongado da cirrose e do cancro do fígado, que resultam de hepatites não tratadas.

Diz ainda a OMS que há governos que já estão a caminhar nesse sentido, como a Índia, que anunciou testes e tratamento gratuito das hepatites B e C como parte do plano universal de cobertura de saúde, uma medida facilitada pela redução dos preços dos medicamentos. O Paquistão também está a tomar medidas idênticas.

Ainda assim, de acordo com a organização das Nações Unidas, para a grande maioria dos 325 milhões de pessoas que vivem com hepatite B e/ou C o acesso a testes de diagnóstico e a tratamento está fora de alcance.

A OMS estima que existem 257 milhões de pessoas infetadas com hepatite B, dos quais 27 milhões (10,5%) sabiam do seu estado em 2016 e desses apenas 4,5 milhões (17%) receberam tratamento nesse ano. Mais de um milhão de pessoas desenvolveu, nesse ano, uma infeção crónica por hepatite B, uma das principais causas do cancro do fígado.

Em relação aos estimados 71 milhões com hepatite C a OMS calcula que 13,1 milhões (19%) sabiam da sua doença em 2017, mas que desses apenas dois milhões (15%) receberam tratamento. Também nesse ano 1,75 milhões de pessoas desenvolveram uma infeção crónica por hepatite C.

No Dia Mundial das Hepatites a OMS pede aos países para investirem na eliminação da doença e esse pedido foi bem recebido pelos estados-membros da OMS, com 124 dos 194 países a desenvolverem planos de luta, ainda que 40% deles sem orçamentos dedicados.

Existem cinco tipos de infeções por hepatites - A, B, C, D, e E -- mas mais de 95% das mortes são causadas por infeções crónicas por hepatite B e C, enquanto as hepatites A e E raramente são fatais. A hepatite D é uma infeção adicional de pessoas com hepatite B.

Desde 2015 que se decidiu em Portugal tratar de forma universal e gratuita todos os doentes com hepatite C. Com data de 21 de junho passado o Instituto da Farmácia e do Medicamento registava 24.649 tratamentos de hepatite C.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode desaparecer espontaneamente ou progredir para fibrose (cicatrizes), cirrose ou cancro do fígado. Os vírus da hepatite são a causa mais comum de hepatite no mundo, mas a doença pode também ser causada por substâncias como álcool ou certos medicamentos, e por doenças autoimunes.

Segundo a página do Serviço Nacional de Saúde na internet as hepatites A e E são geralmente causadas por ingestão de alimentos ou de água contaminados, enquanto as hepatites B, C e D derivam do contacto com fluidos corporais infetados. A transmissão mais comum dos últimos tipos é através do sangue (como transfusões). A hepatite B também se transmite por contacto sexual.

Ainda que muitas vezes sem sintomas a hepatite pode manifestar-se através de icterícia, urina escura, extremo cansaço, náuseas e vómitos e dor abdominal.

NAOM

Extras:E33 - The Make-Up Artist With Bones Like Glass

This make-up artist may have fragile bones but her spirit is unbreakable ✨




Born Different

Presidenciais na Guiné-Bissau não impedem retoma de programas de cooperação – MNE português


O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, disse hoje em Bissau que as eleições presidenciais na Guiné-Bissau, marcadas para 24 de novembro, não vão condicionar a retoma dos programas de cooperação com Portugal.

Ao chegar a Bissau para uma visita de trabalho de dois dias, Santos Silva disse aos jornalistas que a realização de eleições nunca poderão ser um condicionalismo para qualquer país democrático, como são o caso da Guiné-Bissau e Portugal, que também terá eleições em outubro.

“Estou aqui com a certeza de que os programas de cooperação que estão em curso e as iniciativas novas que encontrarmos serão prosseguidas pelo próximo Governo português, qualquer que ele seja, porque isso é o povo que escolherá”, defendeu Augusto Santos Silva.

Para o ministro português, não haver eleições é que seria um condicionalismo, referindo que o sufrágio para a escolha do próximo chefe de Estado guineense “é um assunto exclusivamente interno da Guiné-Bissau” para o qual Portugal vai contribuir, enviando material da logística, em resposta a um pedido da Comissão Nacional de Eleições guineense.

Sobre a retoma dos programas de cooperação, que reiterou estarem aquém do potencial desejável pelos dois países, Augusto Santos Silva apontou vários setores, mas disse que o enfoque será sempre as áreas da educação (formação de professores) e saúde (comunitária e formação dos agentes sanitários).

O chefe da diplomacia portuguesa destacou ainda a necessidade de ser dado impulso à cooperação nas chamadas áreas de soberania (justiça, segurança interna e formação técnico-militar), bem como do desenvolvimento rural, que deverá ser acelerado.

Os programas que Portugal tem em curso em parceria com a União Europeia serão revisitados, além do projeto de desenvolvimento do atual Governo guineense, denominado ‘Terra Ranka’ (A terra arrancou), adiantou Augusto Santos Silva.

“É sempre possível conseguirmos resultados, desde que olhemos para a frente e na mesma direção”, disse o governante português ao ser questionado sobre a possibilidade de a Guiné-Bissau reaver as promessas de apoios financeiros da comunidade internacional.

Por interlusofona.info

Living Without Hands – And I Couldn’t Be Happier

A woman born without hands and short legs is showing the world that self-love comes in all shapes and sizes ✨




Born Different


Estrada de Bor. Aqui circulam diariamente centenas de viaturas. ESTÁ ASSIM HÁ MAIS DE 15 ANOS...






Humberto Monteiro

Anything that you need to confirm?


Visita oficial do ministro português dos Negócios Estrangeiros


Fonte: Ditadura de Consenso 

Conquatsa - deliberações da última reunião de Mesa de Coordenação do CONQUATSA do dia 23 de Julho


Camaradas!

No seguimento das deliberações da última reunião de Mesa de Coordenação do CONQUATSA do dia 23 de Julho do corrente, decorreu esta tarde, na Biblioteca da Sede Nacional do Partido PAIGC, em Bissau, uma reunião entre a Mesa de Coordenação e a Subcomissão de Secretário e Texto, no quadro dos preparativos para realização da 3a Conferência do CONQUATSA, com único ponto em agenda:
1- Apresentação dos documentos preparatórios da Conferência tais como: Projecto de Regulamento interno; Propostas de Guião para as Conferências Regionais e Nacional; proposta de perfil do Candidato ao cargo do Coordenador e de Lemas para a Conferência.

Após as apresentações por parte da Submissão de Secretariado e Texto, a Mesa de Coordenação do CONQUATSA decidiu o seguinte:

1- Marcar uma reunião de apreciação e melhoria dos trabalhos apresentados à nível da estrutura de coordenação, e anunciar posteriormente uma data para uma reunião alargada para efeito de recolha de contributos por parte dos membros do CONQUATSA.

2- Remarcar para o dia próximo dia 1 Agosto, a reunião alargada para preparação da Universidade aberta do Partido e criação de uma Comissão de acompanhamento das acções governativa.

Bissau 25 de Julho de 2019

A COORDENAÇÃO





Fonte: Conquatsa