3 de julho de 2020

ÚLTIMA HORA: HUSSEIN FARRAT; Bate Portas ao Paigc e Abandona o Barco




O Empresário e Deputado de Nação Sr. HUSSEIN FARRAT , um dos cidadãos Eleitos para a ANP e de Maior Deputação de Proximidade com o Povo pediu ontem por escrito ao PAIGC, a sua suspensão definitiva das funções de Deputado ( fonte seguro)

Ao ouvir alguns impropérios e afirmações, tais como: "O Hussein abandonou-nos porque é muçulmano e vai juntar-se com o Sissoko e Braima".

Também a mesma fonte segura que FARRAT, não está sendo bem tratado no seio de partido . Entretanto , estes e outros factos terão motivado a revolta e o desagrado deste Dignissimo Deputado de Nação tão popular e querido junto do povo guineense o qual sempre ele tem prestado bastante atenção e carinho em todos os momentos dificeis , sem distinção de credo religioso .

By: Estamos a Trabalhar // Joaquim Batista Correia

Cerimonia de posse dos membros do Governo recém-nomeados, como titulares para as pastas dos:



Cerimonia de posse dos membros do Governo recém-nomeados, como titulares para as pastas dos:
- Recursos Naturais e Energia, Senhor Jorge Malú;
- Agricultura e Desenvolvimentos Rural, Senhor Abel Gomes;
- Economia, Plano e Integração Regional, Senhor Victor Mandinga;
- Interior, Senhor Botché Candé;
- Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria, Senhor Sandji Fati.







Nha ermons guineenses bo djubi ke ku filha di Domingos Simões Pereira na fasi amanhã na Lisboa.

Dinheiro di carnaval 2020 ku governo da na valor di 500 milhões de F.C.F si filha toma dinheiru i bai ku el pa Portugal.

Amanhã dia 4 de julho i na fasi festa di aniversário na é restaurante di luxo na bairro Cacém na Lisboa.

É a luga restaurante 5 mil euros, festa na sedu fechado ku presença di alguns dirigentes di PAIGC, Inconformados, corruptos ku mas utrus djintis ku na sta lá.

Amanhã tudo mundo sta convidado pa bai mati protesto dianti di restaurante pa exige pa é torna dinheiru ke forta di povo.
Abaixo DSP.

Fonte: Leopold Sedar Domingos

Audiência da Presidente da República da Guiné-Bissau com o Director Geral da Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar (ASECNA) - Senhor Mohamed MOUSSA.







Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Novas Maquinas de polícias de trânsitos da Guiné-Bissau.








COVID-19:GUINÉ-BISSAU COM MAIS 111 NOVOS CASOS POSITIVOS DE CORONAVÍRUS


A Guiné-Bissau registou esta sexta-feira (3) mais 111 novos casos positivos de coronavírus, num total de 283 amostras testadas, totalizando assim 1.765 casos positivos de covid-19 desde o início da pandemia no país.

Os dados foram avançados pelo coordenador do centro de operação em emergência em saúde, Dionísio Cumbá, na habitual actualização semanal dos casos de coronavírus que assola o país desde o mês de Março último

“ Resultados que temos aqui mostram o aumento de números para 111 num total de 283 amostras analisadas e 172 negativos. Neste momento, país passa a acumular 1765 casos positivos desde o início de pandemia”, afirmou.

O médico anunciou que o país registou mais um óbito totalizando 25 mortes por covid e 676 pessoas livres de infecções ou seja, recuperados.

“ Sendo assim, temos 25 óbitos declarado no país e 359 pessoas recuperadas esta semana, totalizando 676 pessoas livres de infecções”, acrescentou.

Quanto as regiões, o também presidente do Instituto Nacional de Saúde afirmou que o sector autónomo de Bissau continua a liderar com 1.027 casos positivos.

“ Temos 30 doentes internados e distribuídos em hospital Simão Mendes, hospital de Cumura e hospital pediátrico em Bôr. A nível de região, sector autónomo de Bissau continua a liderar com 1.027 casos, seguidos de Biombo com 35 casos, Cacheu 18, Bafatá 10, Gabú 2 e Oio aumentou hoje para 10 casos positivos e Tombali 1 caso positivo ao covid-19”, anunciou o coordenador.

No que se refere aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infecções e mortes, com 1.765 casos e 25 vítimas mortais.

O número de mortos devido à covid-19 em África subiu hoje para 10.658 e há 433.500 infectados, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Let Us Stop This COVID-19's Game, Nigerians Are Suffering – Gov. Yahaya Bello


The Governor of Kogi State, Yahaya Bello, has claimed politicians are playing games with Nigerians amid the COVID-19 pandemic.

Bello stated this while speaking on Thursday while hosting the members of the Board of Trustees (BoT) of the Sir Ahmadu Bello Memorial Foundation, who paid him a courtesy call at the Government House in Lokoja.

The Governor also called for employment opportunities to be created, instead of resorting to lockdown and keeping citizens at home.

“Let us stop this game. Nigerians are suffering. Instead of the lockdown with its attendant negative effects on the people, why can’t we turn it into employment opportunities; providing clothes for face masks to be exported to those countries who have the disease?

“COVID-19 is not a new disease in our clime. We have our own way of treating it and that is what we should be exploiting, rather than subjecting our people to hardship, hunger and starvation through lockdown,” Bello said.

Native Reporters

ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA BARRAGEM DE KALETA ADIADA PARA 2021


O ministro da Energia e dos Recursos Naturais e presidente em exercício da conferência dos ministros da OMVG, na companhia do ministro da Economia, Plano e Integração Regional e do secretário de Estado do Orçamento visitou, no dia 26 de junho, as obras de construção das subestações de Safim e Antula.

A Organização para a Valorização da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG) foi fundada em 1978 pelas Repúblicas da Gâmbia e do Senegal.A República da Guiné e a República da Guiné-Bissau integraram a organização em 1981 e 1983, respetivamente.

A bacia do rio Gâmbia abrange os rios Koliba/Corubal e Kayanga/Geba. Tem uma superfície de 118.000 km2 e cobre uma população estimada em 6,42 milhões de habitantes.

A OMVG é uma organização de cooperação regional com um quadro jurídico e institucional que permite, através da barragem, aproveitar e explorar os recursos hídricos comuns de forma racional e harmoniosa.

No final da visita, o ministro da Energia e Recursos Naturais informou que a deslocação ao terreno visava reconhecer o nível da evolução dos trabalhos de construção dos quatro postes que suportam as subestações de transformação de energia que será produzida pela barragem de Kaleta, no território da República da Guiné.

“Estamos aqui para acompanhar de perto os trabalhos, incluindo eventuais obstruções que o Governo poderá intervir e facilitar o seu desbloqueamento, apesar de os trabalhos estarem bastante avançados”, manifestou Jorge Malu.

O governante afirmou que o projeto está a seguir desenvolver-se a bom ritmo, mas lamentou alguns atrasos técnicos provocados pela situação da pandemia do coronavírus.

Jorge Malu disse que o projeto, que inicialmente se previa concluir-se em 2020, lamenta que isso só será possível em abril de 2021.

O governante reconheceu que o desenvolvimento de qualquer país do mundo passa rigorosamente pelo investimento sério no setor da energia, com vista a atrair potenciais investidores.

Por sua vez, o titular da pasta da Economia anunciou a existência de um projeto aprovado pelo Conselho de Ministros do dia 25 de junho, que visa criar infraestruturas sociais.

Por outro lado, Victor Mandinga considerou o projeto da Organização para a Valorização do Rio Gâmbia de uma gigantesca iniciativa dos países membros da organização, que consegue juntar à sua volta, pelo menos, oito potenciais financiadores.

No que concerne ao fornecimento da energia à cidade de Bissau intitulado “Hora Tchiga”, Victor Mandinga disse que, actualmente, Bissau consome apenas 36 megaWatts, mas com a conclusão da barragem em abril do próximo ano, a capital do país passará a beneficiar de mais de 80 megaWatts, quase três vezes superior à atual capacidade.

Outra novidade anunciada pelo ministro é a inauguração, no próximo ano, do cabo submarino que vai ancorar a fibra ótica com vista a melhorar o setor das telecomunicações e permitir uma maior eficiência nos serviços da internet.

Por último, Victor Mandinga anunciou a aprovação, pelo Conselho de Ministros, de um projeto de financiamento da economia nacional num montante em forma de crédito avaliado em mais de 350 milhões de francos CFA.

Por: Seco Baldé Vieira
Conosaba-nô pintcha

TRIBUNAL DE CONTAS VAI AUDITAR O MINISTÉRIO PÚBLICO GUINEENSE


O Tribunal de Contas vai dar início, nos próximos dias, à auditoria às contas do Ministério Público, das suas delegacias e varas, na sequência da solicitação da Procuradoria-Geral da República.

De acordo com a nota de agradecimento do presidente desta instituição judiciária financeira dirigida ao procurador-geral da República a que o nosso órgão teve acesso, o pedido do Ministério Público revela o elevado sentido de Estado e transparência na gestão da coisa pública, contribuindo para o fortalecimento da justiça guineense.

A referida sindicância financeira na Procuradoria-Geral da República abrange o período de janeiro de 2018 até ao primeiro trimestre do corrente ano (2020).

Sabe o “NÔ PINTCHA” que, como atos preparatórios para a referida auditoria das contas da Procuradoria-Geral da República, um juiz conselheiro do Tribunal de Contas já solicitou, nomeadamente, a folha de salários e outras remunerações referentes aos anos de 2018 e 2019 e o primeiro trimestre de 2020 e, ainda, a relação do pessoal contratado e jubilado.

Também para iniciar os trabalhos, o Tribunal de Contas pediu ao Ministério Público, entre outros, os relatórios de atividades e contas relativo ao exercício económico 2018-2019 e do primeiro trimestre de 2020 e os da auditoria interna realizada no mesmo período e a relação das contas bancárias, com indicação do tipo de conta, nome do banco, bem como saldos e “reconciliações” bancárias durante o referido tempo.

Para além dos diplomas que regem o funcionamento desta instituição pública titular da ação penal (e do seu pessoal), nomeadamente a Lei Orgânica do Ministério Público, Estatuto dos Magistrados, Regulamento Interno e Organograma, igualmente o Tribunal de Contas solicitou os documentos e informações sobre o património desta instituição judiciária e os seus fundos externos: o mapa geral dos fundos externos, extratos bancários de todos os fundos e livros obrigatórios dos fundos externos existentes no Ministério Público, desde janeiro de 2018 até os primeiros seis meses deste ano.

A Redação
Conosaba-nô pintcha

Nigeria: Madagascar's 'COVID-19' Drug Is Mainly Anti-malaria - Health Minister


Findings from the analysis of COVID Organics shows that it largely contains anti-malaria components, the Minister of Health, Osagie Ehanire, said on Thursday.

COVID Organics is a herbal mixture developed by the Malagasy Institute of Applied Research. It was reportedly used in treating COVID-19 patients in Madagascar.

President Muhammadu Buhari, on May 16, received some of the herbal remedy from the Madagascar government but said he will await research outcomes before allowing any new medicine be administered on Nigerians.

Since its launch in April, the use of the Malagasy herbal remedy to treat COVID-19 patients has been trailed by a lot of controversy.

The World Health Organisation (WHO) had cautioned countries against adopting a product that has not undergone thorough scientific research.

The health agency advised governments to clinically test the Madagascar herbal drink before using it to treat COVID-19.

Mr Ehanire, while speaking at the bi-weekly briefing of the Presidential Task Force (PTF) on COVID-19, said a variety of the herb grows in Nigeria.

“Preliminary results of the analysis of the so-called Madagascar herbs by the National Institute for Pharmaceutical Research and Development (NIPRD) show that it is the same as the plant Artemisia anua, which is grown in the NIPRD farm. Further research on its efficacy will be conducted when the grants for research is approved.

“The so-called Madagascar herb is one component of the malaria treatment medicine. Some years ago, the government actually imported this plant and has a plantation of it in trying to develop its own production of the artemisinin-based combination therapy (ACT). The plantation is still there but the process has not gone that much further.

“We are looking into seeing what has held it up but the plant is here; it was intended for producing anti-malaria, and the type we have here has a very high yield of artemisinin – which is actually the active ingredient,” he said.

The minister, however, said relevant government agencies will continue the process of evaluation to determine its effectiveness in treating COVID-19.

Native Reporters

A segunda vice-presidente da Assembleia Nacional Popular Adja Satu Camará preside a sessão plenária. A quarta sessão ordinária da décima legislatura após aprovação do Programa do Governo, tem sido tensa devido as declarações políticas das Bancadas Parlamentares do Paigc e MADEM-G15.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

COVID-19 - Número de mortos em África sobe para 10.658 em 433.500 infetados

O número de mortos devido à covid-19 em África subiu hoje para 10.658 e há 433.500 infetados, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de recuperados é hoje de 208.400.

A África Austral regista o maior número de casos (174.327) e contabiliza 2.932 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente (168.061) e que regista 2.844 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (4.481), tendo 105.583 infeções.

A África Ocidental conta 1.366 mortos em 79.274 infetados, a África Oriental regista 1.105 vítimas mortais em 37.972 casos, enquanto na África Central há 774 mortos em 36.444 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 3.120 mortos e 71.299 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 928 vítimas mortais e 14.657 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 616 mortos e 27.110 infetados, e o Sudão, com 602 mortes, apesar de ter um número de infeções mais reduzido (9.573).

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.654 casos e 24 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 1.301 infeções e 15 mortos, enquanto Moçambique conta 918 doentes infetados e seis mortos.

São Tomé e Príncipe contabiliza 717 casos e 13 mortos e Angola tem 315 casos confirmados de covid-19 e 17 mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 3.071 casos e 51 mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 517 mil mortos e infetou mais de 10,76 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

TERRORISMO - Jihadista planeou ataque a Catedral. Desistiu porque estava drogada

Mulher planeava ataque no dia de Natal.


Safiyya Amira Shaikh, de 37 anos, nasceu com o nome Michelle Ramsden. A mulher, de nacionalidade britânica, converteu-se ao jihadismo e contava fazer-se explodir no interior da Catedral de St. Paul, em Londres. O seu plano não foi avante porque estava sob o efeito de estupefacientes, reporta o Mirror.

Inicialmente, depois de ter sido detida, a mulher alegou que não foi em frente com o seu plano porque se arrependeu. Mais tarde viria a revelar a verdadeira razão.

"Vou ser honesta. Não me arrependi. Eu teria ido em frente com o plano. O motivo pelo qual não apareci foi porque estava a consumir drogas", afirmou a mulher durante uma chamada telefónica a um amigo enquanto estava na prisão.

Safiyya Amira Shaikh terá entrado em contacto com um fabricante de bombas na internet e pediu-lhe que construísse dois engenhos explosivos improvisados, num ataque que estava a ser conspirado entre  19 de agosto e 10 de outubro do ano passado. A pessoa com quem falou era um agente infiltrado.

Safiyya pretendia deixar um dos explosivos no hotel e levar o outro para a catedral onde se faria explodir, com o objetivo de matar todos os que ali se encontrassem. O ataque estava agendado para o dia de Natal.

Não o fez por estar sob o efeito de drogas e acabou detida pelos agentes da Scotland Yard.

A mulher, que se radicalizou em 2015, será presente a tribunal esta sexta-feira. 

NAOM

Lisboa: VIOLAÇÃO - PJ detém homem suspeito de violar a própria mãe

Homem de 36 anos abordou a vítima no quarto enquanto esta dormia.


A Polícia Judiciária informa esta sexta-feira que identificou e deteve  um homem, com 36 anos de idade, por fortes indícios da prática de um crime de violação de que foi vítima a própria mãe, de cerca de 60 anos. O crime ocorreu no distrito de Lisboa.

Numa nota enviada às redações, a PJ refere que a investigação apurou que o presumível agressor, com hábitos de alcoolismo, "aproveitou a madrugada para abordar a vítima no quarto de dormir da residência daquela" e que, "através da força física, forçou-a a relações de cópula". 

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, acrescenta ainda a nota. 

noticiasaominuto.com

Após apresentação do Programa do Governo e alguns esclarecimentos, os deputad..29 de junho de 2020

COVID-19 - África do Sul com número recorde de casos num só dia

A África do Sul registou 8.728 casos de covid-19 na quinta-feira, um número recorde de infeções num só dia, segundo o balanço mais recente do departamento de Saúde daquele país.


Joanesburgo é a cidade mais afetada, com 22 mil casos. A província de Gauteng, que inclui a capital, Pretória, é responsável por quase 30% das infeções no país.

Com 168 mil contágios desde o início da pandemia, a África do Sul é o país com mais casos no continente africano.

O país contabilizou um total de 2.844 mortes devido à covid-19, com 95 óbitos só na quinta-feira.

Apesar de ter o sistema de saúde mais bem equipado da África Subsariana, a propagação da doença está a levar alguns hospitais ao limite, sobretudo na província de Gauteng, com mais de dois mil profissionais de saúde infetados em todo o país, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

Em África, há 10.390 mortos confirmados em mais de 420 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (2.001 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.654 casos e 24 mortos), Cabo Verde (1.301 casos e 15 mortos), Moçambique (918 casos e seis mortos), São Tomé e Príncipe (717 casos e 13 mortos) e Angola (315 infetados e 17 mortos).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 517 mil mortos e infetou mais de 10,76 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA

Senegal anuncia reciprocidade aos países da União Europeia relativamente ao tráfego aéreo


As medidas adotadas pela União Europeia (UE) em relação à retomada do tráfego aéreo internacional provocaram a indignação das autoridades senegalesas levando ao anuncio da reciprocidade aos 27 países.

Segundo o Ministério do Turismo e Transporte Aéreo, a reciprocidade será aplicada a todos os países que colocaram o Senegal na lista de países cujos cidadãos ficam impedidos de entrar nas suas fronteiras.

“O princípio da reciprocidade será aplicável a todos os estados que tomarem medidas contra o Senegal“, adverte o ministério em comunicado.

A UE divulgou recentemente uma lista cujos cidadãos poderão entrar no espaço Schengen. A lista de 15 países inclui apenas quatro países do continente africano: Argélia, Marrocos, Tunísia e Ruanda.

Recorde-se que a União Europeia proibiu o acesso ao seu espaço aéreo a todos os países nos quais, nos últimos 14 dias, haja uma taxa de contaminação superior a 16 casos por 100.000 habitantes.

© e-Global Notícias em Português

Cerimonia de Condecoração com a Ordem Nacional de Mérito de Cooperação ao Presidente do BOAD, e ao Presidente do Grupo EBOMAF:


- Senhor Christian ADOVELAND, Presidente do BOAD, agraciado com a Medalha de Ordem Nacional de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento, como expressão de justo reconhecimento pelo cumprimento exemplar da sua missão, tendo contribuído indubitavelmente para a promoção do nível de cooperação entre o BOAD e a República da Guiné-Bissau.

- Senhor Mahamadou BONKOUNGOU agraciado com a Medalha de Ordem Nacional de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento, como expressão de justo reconhecimento, tendo contribuído para a promoção do nível de cooperação entre o Grupo EBOMAF e a República da Guiné-Bissau.





 



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Reunião preliminar da Comissão Militar Central do PTC

A reunião preliminar da 5ª sessão da 7ª Comissão Militar Central do Partido Trabalhista da Coréia ocorreu em 23 de junho por videoconferência.

Kim Jong Un, Presidente do PTC, presidiu a reunião.

A reunião discutiu importantes projetos militares e políticos para discussão na 5ª sessão da 7ª Comissão Militar Central do PTC, e estudou o relatório e as decisões a serem apresentadas a ele bem como vários documentos refletindo medidas em nível estadual em termos de reforço da força dissuasão de guerra.

A Comissão Militar Central da PTC, tendo avaliado a situação atual, suspendeu planos de ação militar em relação à Coréia do Sul, apresentado pelo Estado Maior do Exército Popular da Coréia para a 5ª sessão do 7º CMC do PTC.

Agência Central de Notícias da Coréia





"Se vocês pensam que a ONU ama a Africa mais do que eu, então deixem que eles me matem e vejam eles fazerem o comércio de escravos voltar para Africa Porque eles ainda controlam as vossas mentes"! (Muammar. Kadhaf)















Fonte: Bissau Última hora

ÚLTIMA HORA: O REPRESENTANTE PERMANENTE DA GUINÉ- BISSAU NAS NACÕES UNIDAS DR. DELFIM FERNANDO DA SILVA ESCLARECE.

F. Delfim da Silva
Nova York , 01 de Julho 2020
Apontamento

Conselho de Segurança (à porta fechada) de 1 de julho de 2020

Tal como oportunamente anunciei no "apontamento" de 4 de junho passado (cito):

"Por iniciativa do Niger - Estado-membro Não Permanente do Conselho de Segurança (CS) e Estado que preside pro tempore a Conferěncia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - o CS, prepara-se, à porta fechada, para adotar um comunicado ă imprensa sobre a situação política na Guiné-Bissau. Que servirá - como é costume - para o CS endossar (reitetar) a posiçào assumida pela Cimeira da CEDEAO, de 22 de abril. (Vai, a seguir, o draft que está em apreciaçào...",

, nessa conformidade, o Conselho de Segurança - de 1 de julho e à porta fechada - adotou essa esperada declaraçào que, tal como se previa, reitera a posiçào já assumida pela CEDEAO na sua Cimeira de 22 de abril que, designadamente, (cito) "reconhece Umaro Sissocó Embaló como vencedor das eleições presidenciais".

Como se percebe, a Declaraçào agora adotada (que foi submetida ao Conselho de Segurança no início do mês de junho) não podia ainda refletir o recente desenvolvimento político registado no nosso país, nomeadamente, a reuniào do plenário da ANP (no dia 29 de junho) que decidiu inscrever, na sua agenda, a discussão e a aprovaçào do Programa de Governo pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam. pretensào que, uma maioria clara dos Deputados, cumpriu plenamente.

F. Delfim da Silva

Joaquim Batista Correia