terça-feira, 29 de novembro de 2016

Óbito - ANP lamenta morte da deputada Isabel Buscardini

(ANG) – O gabinete da Presidência da Assembleia Nacional Popular (ANP) manifestou a sua “dor e profunda consternação” pelo desaparecimento físico segunda-feira da deputada da bancada do PAIGC, Isabel Mendes Correia Buscardini.

A informação consta num comunicado da ANP enviada à redacção da ANG. 

“Partilhamos com a malograda momentos de alegria, de companheirismo militante e de muito trabalho pela afirmação da nossa ANP e todos os colegas deputados que tiveram ocasião de partilhar com ela esses momentos”, refere a nota. 

A ANP, segundo o documento, ficara sempre com a imagem da “combatente-mulher, profundamente empenhada na luta pelo progresso e afirmação do povo guineense”. 

A ANP diz juntar-se à família enlutada neste momento de dor e consternação e manifesta os seus sentimentos através do comunicado. 

Isabel Buscardini era deputada do PAIGC, Combatente da Liberdade de Pátria, nos últimos tempos fazia parte de grupo dos 15 deputados expulsos do partido. 

ANP/AALS/JAM/SG

Crise política - CEDEAO concordar com nomeação do novo Primeiro-ministro

(ANG) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) manifestou segunda-feira a sua concordância com a nomeação do novo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló.

Em declarações à imprensa depois de um encontro com o novo Primeiro-ministro, Bles Diplo, representante da CEDEAO em Bissau, disse que a organização aguarda apenas a formação do novo executivo para que esta organização continue a dar mais apoios a Guiné-Bissau nos diferentes domínios. 

“Se o Presidente da República escolher um Primeiro-ministro, a comunidade internacional, particularmente a CEDEAO, tem que respeitar. Os Acordo de Conacri é bem claro e preciso. 

Sobre a polémica questão de alegada escolha de um nome em Conacri, entre os três propostos pelo Presidente da República, José Mário Vaz, para ser indigitado como Primeiro Ministro, este responsável residente da CEDEAO disse que só cabe ao Chefe de Estado da Guiné-Conacri, na qualidade do mediador, “responder a questão”. 

ANG/QC/SG

Pescas/ “Porto de Alto Bandim será polo de desenvolvimento do sector pesqueiro”, diz Nosoline Vieira

(ANG) –O director-geral do Porto de Pesca de Alto Bandim, Hugo Nosoline Vieira afirmou que estão empenhados na criação de condições indispensáveis para transformar aquela infraestrutura num polo de desenvolvimento do sector pesqueiro na capital Bissau.

Em entrevista exclusiva à ANG, informou que após a conclusão da primeira fase do projecto que consiste na construção do Cais de atracagem de navios com 60 metros de comprimento, rampa de desembarque de pesca artesanal, mercado de peixe fresco, espaço de remendagem de redes serviços administrativos orçados em cerca de quatro mil milhões de francos CFA, agora estão empenhados na procura do financiamento para a segunda fase.

“Nesta primeira fase o Porto de Pesca de Alto Bandim só pode suportar as embarcações de pesca artesanal e alguns navios de pesca industrial de pequeno porte. Faltam muitas infraestruturas de base para que possa ser considerado um verdadeiro Porto de Pesca”, explicou. 

Aquele responsável acrescentou que o governo, através de políticas que adoptou para o sector pesqueiro, já perspectiva a conclusão da segunda fase do projecto com a procura de financiamento para o efeito. 

Hugo Nosoline Vieira salientou que o Porto de Pesca é um projecto que advem de finais do ano 90 , acrescentando que é uma infraestrutura criada para uma dimensão muito reduzida mas que agora está a ter outro impacto devido o aumento de fluxo de pessoas atraídas pela pesca. 

“Várias entidades parceiras já manifestaram intenções de investir no Porto. Denre eles um consorcio internacional disponibilizou-se para investir 50 à 80 milhões de euros bem com uma empresa chinesa que solicitou uma área de 15 mil metros quadrados para construção de câmaras de conservação de pescado para torná-lo um verdadeiro Porto Industrial”, revelou. 

Nosoline disse que graças aos dados fornecidos pelos seus serviços estatísticos, registou-se entre meados de Agosto à Novembro do ano passado uma descarga na ordem de 780 toneladas de peixes frescos entre os da primeira e segunda qualidade, frisando que essa quantidade pode ser triplicada se forem criadas as condições mínimas. 

O Director do Porto de Pesca sublinhou que pretendem ainda organizar a componente de venda de pescado para permitir, tanto os pescadores como as mulheres vendedeiras, terem mais rendimento. 

Referiu que o Porto de Pesca foi construído mas ainda não foi pavimentado, salientando que o peixe deve ser comercializado num espaço condigno para não contaminar os consumidores. 

Hugo Nosoline Vieira explicou que o Porto dispõe de um Laboratório de qualidade o que vai permitir o país iniciar a exportação do pescado, frisando contudo que existem ainda infraestruturas inadequadas e que precisam de ser modernizadas. 

Segundo ele, cerca de 30 toneladas do pescado sobretudo os da primeira qualidade são transportados mensalmente para serem comercializados nos países vizinhos concretamente as expécies como bicas, becudas, senapas, simpot, garropa, cor-cor, corvina, bacalhau, entre outros. 

Disse que não têm mecanismos para impedir o transporte dos referidos pescados para os países vizinhos, porque os seus custos são elevados e ultrapassam o poder de compra da maioria dos consumidores guineenses. 

“Por exemplo um quilo de bica é vendido no mercado nacional num preço de 3500 francos CFA e os potenciais clientes são os funcionários públicos que afluem para o Porto nos dias do fim de semana que são os periodos de maior venda”, explicou. 

Informou que nos dias de semana os maiores clientes são as populações residentes nos arredores do Porto e que a maioria não dispõe de poder de compra para adquir peixes de primeira qualidade. 

“Perspectivamos construir angares de venda de pescado para as mulheres vendedeiras de forma a rentabilizar ainda mais as suas actividades”, explicou. 

Hugo Nosoline Vieira afirmou que no ano passado registou-se uma atracagem de 523 embarcações de pesca artesanal no Porto de Pesca, o que significa que mais de metade das pirogas que operam nas águas do país usam o Porto, o que demonstra que Bissau é o maior centro de consumo. 

“Isso demonstra que todos os peixes capturados nas ilhas, nas zonas do sul e no norte são desembracados aqui em Bissau porque dispõe de maior capacidade de compra e de consumo”, afirmou. 

Segundo Hugo Nosoline ,a existencia do porto garante emprego há varios extratos das nossas populações. 

Enumera que 40 mulheres exercem actividade de venda de comidas e outros alimentos para as refeições dos pescadores e os seus clientes;sessenta e cinco vendedeiras grossistas de pescado que negoceiam directamente com os pescadores revendem aos cerca de 100 retalhistas que comercializam diariamente em diferentes mercados. 

Hugo Vieira afirmou que existem ainda um grupo de pessoas que exerce actividades de escamagem do pescado comprado pelos clientes e que cobram 100 francos CFA por cada pescado ainda uma equipa de cerca de 90 mulheres que vendem condimentos para cozinha. 

ANG/ÂC/SG

AS EMBAIXADAS DA GUINÉ-BISSAU VÃO FECHAR AS PORTAS A PARTIR DIA 05/12 - Segunda-Feira.

Devido à falta de pagamento dos respetivos salários durante 09 meses, os diplomatas guineenses resolveram fechar as EMBAIXADAS por um período indeterminado. 

Os diplomatas endividados, vivendo numa miséria total sem esperança de receberem os seus respetivos salários, resolveram fechar as embaixadas até que sejam pagos no mínimo QUATRO meses dos seus salários. Lamentamos informar todos os cidadãos guineense na diáspora desta decisão, que não é da nossa vontade, somos obrigados a tomar essa decisão devido ás circunstâncias.

Como é de conhecimento de todos, os Diplomatas são soldados da Pátria, muitos e muitos de nossos colegas morrem na miséria, vivem e trabalham na miséria, sacrificados em nome Pátria. 

Agora chega, temos as nossas famílias e futuro dos nossos filhos a preservar. Por esses e outros motivos viemos aqui hoje publicamente perante diáspora Guineense, que sempre nos estendeu as mãos nos momentos mais difíceis das nossas vidas, quando não temos o que comer com as nossas famílias, quando somos expulsos das nossas casas sem poder pagar as rendas. 

Hoje viemos pedir as nossas sinceras desculpas por não podermos mais prestar os nossos serviços a vocês  por um tempo indeterminado, esperamos que entendam a nossa situação. 

Pedimos ao todos os guineenses, as nossas sinceras desculpas, pela nossa decisão, por que não temos mais capacidade moral, emocional e principalmente financeira  para continuar a fingir que representamos o País, enquanto não conseguimos olhar nos olhos das nossas famílias, enquanto os nossos filhos não podem ir para escola e  muito menos ter um teto pago com suor do pai, é vergonhoso mendigar trocadinhos na mão de  colegas diplomatas de outros Países.  

Obs. É para dizer, que é muito triste informar a todos, depois de muitos contatos com diferentes Embaixadas, percebemos que alguns (Embaixadores) recusaram aderir o bloqueio, porque estão recebendo seus salários normalmente escondidos de diplomatas afeto a sua Embaixada.   

Bem, haja a todos!

Publicada por didi lopes 

SERVIÇOS DO PIQUETE E PRISIONAIS DA PJ REMODELADOS E EQUIPADOS

O ex-ministro da Justiça presidiu a inauguração do Centro dos Serviços de Piquete e Prisionais da Policia Judiciaria guineense, agora remodelado e equipado com computadores de informatização do piquete.

No acto, Luís Olundo Mendes afirmou que as condições que trabalhavam os agentes da PJ local, não dignificavam o Estado da Guiné-Bissau. 


“Não podemos a passar todo o tempo a manifestarmos a nossa pobreza e sem fazer nada. A hora é falar menos e trabalhar mais”, enfatizou Olundo Mendes.


O embaixador de Portugal, António Rocha disse que foram confrontados com condições totalmente anormais para o mínimo de prestação de serviço digno e capaz, Mas assumiram a reabilitação, que tanto satisfaz a Cooperação Portuguesa.

Para a Directora Nacional da Policia Judiciaria Guineense, Filomena Lopes, a reabilitação e equipamento dos serviços do Piquete e Prisionais vai colmatar as exigências dos técnicos e utentes que diariamente utilizam o espaço para fins profissionais no que tange a garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. Reconhecendo o esforço que cooperação portuguesa tem vindo a prestar a PJ nos domínios da formação, concepcão dos projectos, reformas legislativas e a reformulação dos espaços como forma de modernizar a sua instituição e permitir que ela esteja altura aos desafios da contemporaneidade.


A directora da PJ priorizou no seu plano estratégico a construção de uma sede da PJ, cujo projecto foi financiado e concebido pela cooperação portuguesa.

A reabilitação do centro, foi uma obra da iniciativa da assessoria técnica da PJ portuguesa, com o patrocínio da cooperação portuguesa.  









Notabanca

FC Canchungo vence (4-2) Bambadinca e lidera campeonato da 1.ª Divisão

O FC Canchungo recebeu e venceu (4-2) o Bambadinca, num dos jogos da primeira jornada do campeonato guineense da 1.ª Divisão.

Os golos do FC Canchungo foram apontados por Noé Soares Cassama (2), Abrão Afonso Pereira e Sadam Intambu - Duda Mane e Ilari Cóli marcaram para os visitantes.

Nas restantes partidas, a UDIB levou a melhor sobre o Cuntum, por 2-1, enquanto que o Cantanhez foi derrotado (0-1), em casa, pelo FC de Pelundo.

Já o Nuno Tristão de Bula foi mais forte do que o FC de Portos de Bissau (1-0) e a Mavegro venceu o São Domingo, também por 1-0.

Os jogos Sporting de Bafatá-Benfica de Bissau e Sporting de Bissau-Balantas de Mansoa foram adiados, uma vez que alguns jogadores das duas equipas estão ao serviço da seleção nacional num torneio da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA), que está a decorrer no Togo.

Abola.pt

PM da Guiné-Bissau apresenta à CEDEAO propostas para resolver crise política no país

O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se hoje até à Libéria onde vai informar a Presidente daquele país e da CEDEAO, Ellen Johnson, das propostas que preconiza para acabar com a crise política guineense.


Umaro Sissoco Embaló não prestou à partida, mas fontes que lhe são próximas indicaram à Lusa que vai transmitir à presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) os passos que tem encetado para a formação de um governo inclusivo.

Ellen Johnson esteve em Bissau a 18 de novembro para presenciar a assinatura de um acordo visando a formação do novo executivo no país.

No documento ficou determinado que o novo governo teria que incluir todas as partes envolvidas na crise política e que o primeiro-ministro desse governo seria escolhido por consenso.

A figura teria que ser também alguém da confiança do Presidente guineense, José Mário Vaz.

Mesmo com a mediação da CEDEAO, as partes continuaram a não chegar a um entendimento, pelo que o Presidente guineense decidiu nomear o general na reserva Umaro Sissoco Embaló.

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabop Verde (PAIGC), que venceu as últimas eleições legislativas, diz que não reconhece o novo primeiro-ministro e informou que não irá fazer parte do governo, posição também defendida por outros dois partidos com representação no Parlamento guineense, a União para Mudança (UM) e o Partido da Convergência Democrática (PCD).

Mais de uma semana após a nomeação e a tomada de posse de Umaro Sissoco Embaló como primeiro-ministro, a Guiné-Bissau continua sem governo formado.

Fonte próxima do primeiro-ministro indicou que o político deverá regressar ao país ainda hoje ou na quarta-feira de manhã, dependendo da reunião com a líder liberiana.

MB // JMR
Lusa/Fim

OMS recomenda autodiagnóstico do VIH, porque 40% desconhecem que estão infetados

Quatro em cada dez pessoas infetadas com o VIH não sabem que têm o vírus, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende uma aposta no autodiagnóstico para alargar o tratamento e a prevenção da transmissão.


"Milhões de pessoas com o VIH ainda estão excluídas de um tratamento que salva vidas e que também previne a transmissão a terceiros", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, citada num comunicado da organização sediada em Genebra.

"O autodiagnóstico do VIH deverá abrir a porta a muito mais pessoas para que saibam o seu estado e para que descubram como receber tratamento e aceder aos serviços de prevenção", acrescentou a responsável.

Nas vésperas do Dia Mundial da Sida, que se assinala na quinta-feira, a OMS divulgou hoje novas orientações sobre o autodiagnóstico, que permite que as pessoas saibam, através de uma análise aos seus fluidos orais ou a uma picada no dedo, se estão ou não infetadas com o vírus, num local privado e conveniente.

Os resultados estão prontos em 20 minutos ou menos.

As pessoas que tiverem um resultado positivo são aconselhadas a realizar testes de confirmação nos serviços de saúde e a OMS recomenda que recebam informação e que sejam encaminhadas para aconselhamento e para serviços de prevenção e tratamento.

Segundo a organização, a falta de diagnóstico de VIH é um enorme obstáculo à recomendação da OMS de que todos os infetados devem receber terapia antirretroviral (ART, na sigla em inglês).

Um relatório da OMS revela que mais de 18 milhões de pessoas com VIH estão atualmente a receber ART, mas outras tantas pessoas não recebem ainda tratamento, a maioria das quais por desconhecer que está infetada.

Hoje, 40% de todas as pessoas com VIH (mais de 14 milhões) ainda desconhecem o seu estado, muitas das quais estão em grupos de risco de infeção, mas consideram difícil aceder aos serviços de diagnóstico existentes.

Entre 2005 e 2015 a proporção de pessoas com VIH que já sabe o seu estado aumentou de 12% para 60% em todo o mundo.

Das pessoas que já têm um diagnóstico, mais de 80% estão a receber ART.

Mas a cobertura do diagnóstico do VIH permanece baixa em alguns grupos, sendo mais reduzida nos homens do que nas mulheres, por exemplo.

Os homens representam apenas 30% das pessoas que fizeram testes de diagnóstico do VIH. Como resultado, os homens com VIH têm menor probabilidade de estarem diagnosticados e em tratamento e têm maior probabilidade de morrer de causas associadas ao vírus do que as mulheres.

Entre as mulheres, as adolescentes e jovens mulheres na África Oriental e Austral têm taxas de infeção até oito vezes mais altas do que os homens nas mesmas regiões e menos de uma em cada cinco das jovens entre os 15 e 19 anos sabem se estão ou não infetadas.

O diagnóstico é também baixo em algumas populações chave, como os homens que têm sexo com homens, os trabalhadores sexuais, os transgénero, as pessoas que injetam drogas e os reclusos, que representam aproximadamente 44% dos 1,9 milhões de novos casos de infeção por VIH em adultos no ano passado.

O autodiagnóstico duplica a frequência com que os homens que têm sexo com outros homens fazem o teste do VIH.

Cerca de 70% dos parceiros de pessoas com VIH também estão infetados e muitos deles não estão diagnosticados.

As novas diretrizes da OMS recomendam formas de ajudar as pessoas que estão infetadas a informar os seus parceiros e a encorajá-los a fazer o teste.

Atualmente, 23 países já têm políticas nacionais que apoiam o autodiagnóstico do VIH e muitos outros estão a desenvolver políticas nesse sentido, mas uma implementação abrangente do autodiagnóstico continua limitada.

A OMS recomenda a distribuição gratuita de kits de autodiagnóstico do VIH e outras medidas que permitam reduzir o custo dos kits, de forma a aumentar o acesso.

FPA // JMR
Lusa/fim

Condições de operacionalidade dos voos para a Guiné-Bissau estão garantidas - TAP

As condições de operacionalidade dos voos para a Guiné-Bissau estão garantidas, disse hoje à Lusa uma fonte oficial da transportadora aérea portuguesa TAP, que vai recomeçar a rota para o país africano no dia 01 de dezembro.


"A suspensão da rota deveu-se a um incidente que pôs em causa a verificação das condições normais de operacionalidade, e é essa situação que se considera estar ultrapassada", disse o porta-voz da TAP, António Monteiro.

Os voos da TAP de e para a Guiné-Bissau estão suspensos desde dezembro de 2013, quando a tripulação de um voo da companhia aérea portuguesa foi coagida pelas autoridades de transição guineenses a transportar 74 passageiros sírios ilegais para Lisboa, o que mereceu fortes críticas da comunidade internacional e levou à suspensão da operação da companhia nesse país.

O reinício das operações "tem a ver com a verificação de condições que levaram à suspensão da rota", vincou o porta-voz da transportadora portuguesa, mas também com a gestão da frota de aviões da TAP.

"Há uma redução global da oferta, por isso há mais disponibilidade da frota e foi também isso que permitiu programar o reinício das operações", que arrancam esta quinta-feira.

"A TAP está muito satisfeita por voltar a operar Bissau, voltando a servir todos os países africanos de língua portuguesa, reforçando a sua presença em África, continente que constitui um dos seus eixos estratégicos", acrescentou.

No site da TAP, consultado esta manhã pela Lusa, já é possível fazer reservas para esta rota, com uma viagem de ida e volta para a Guiné-Bissau, com partida dia 1 de dezembro às 21h50 e chegada às 02:00, e regresso no dia 04 de dezembro a custar um total de 782 euros, na versão mais barata.

Os voos vão realizar-se às quintas-feiras e sábados, no sentido Lisboa/Bissau, com partida às 21:50 e chegada às 02:00. No regresso, os voos irão partir de Bissau todas as sextas-feiras e domingos, pelas 02:50, chegando a Lisboa às 06:00.

A TAP deixou de voar para a Guiné-Bissau desde que no dia 10 de dezembro de 2013 uma tripulação da companhia portuguesa foi obrigada a transportar para Lisboa, a partir do aeroporto de Bissau, 74 passageiros nacionais da Síria, mas que viajavam com documentação que se revelara falsa.

A tripulação alegaria que foi forçada a transportar aqueles passageiros que acabariam por pedir asilo em Portugal.

O Governo português classificou como "ato semelhante ao terrorismo" o embarque forçado dos passageiros e exigiu explicações detalhadas às autoridades de então em Bissau.

A Guiné-Bissau era dirigida na altura daqueles acontecimentos por um governo de transição saído de um golpe militar.

Foi realizado um inquérito cujas conclusões não foram tornadas públicas, mas do processo não houve nenhuma diligência judicial na Guiné-Bissau.

Sem ter as devidas explicações e considerando que não existiam as condições de segurança, a TAP decidiu, a 11 de dezembro de 2013, pela suspensão das suas operações para a Guiné-Bissau evocando "grave quebra de segurança" no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

A ligação aérea entre Bissau e Lisboa, passando por Casablanca, em Marrocos, com uma escala de várias horas, passou a ser feita pela companhia Royal Air Maroc, com voos todos os dias com exceção das quartas e sextas-feiras.

Em novembro de 2014, a companhia privada portuguesa EuroAtlantic iniciou as suas operações regulares, ligando, com voos diretos, Lisboa e Bissau, inicialmente com um voo semanal e mais tarde aumentado para dois.

MBA (LFO/MB) // VM
Lusa/Fim

Messi lamenta morte de jogadores brasileiros em acidente aéreo na Colômbia

"Que suas almas descansem em paz"


O argentino Leonel Messi lamentou o acidente que matou jogadores da Chapecoense, membros da comissão técnica e jornalistas brasileiros que viajavam para a Colômbia para realizar a primeira partida da final da Taça Sul-americana.

"Jogadores de Chapecoense comemorando a passagem para a final da Taça Sul-americana. Desolador. Que suas almas descansem em paz", escreveu Messi na sua conta no Twitter.

A Chapecoense viajava para Medellín, local do primeiro jogo da decisão da Taça Sul-Americana, num avião comercial que saiu da Bolívia e desapareceu do radar numa zona montanhosa a cerca de 50 quilómetros de Medellín.

View image on TwitterView image on Twitter
A plane carrying Brazil's Chapecoense football team has crashed in Colombia.

Such a sad news 😭😭

Seis pessoas sobreviveram ao desastre que aconteceu perto do aeroporto internacional de Medellín, mas 75 morreram.

Foram confirmados entre os sobreviventes o guarda-redes da Chapecoense Marcos Danilo Padilha, de 31 anos, o guarda-redes reserva Jackson Follmann, de 24 anos, e o lateral Alan Ruschel, de 27 anos.

Radamel Falcao no twitter manifestou o seu pesar

[twiiter:803522688329326592]

Em comunicado, o aeroporto de Medellin refere que o avião, com matrícula da Bolívia, "declarou-se em emergência" às 22:00 locais (03:00 em Lisboa) "por falhas técnicas", de acordo com a transmissão feita para a torre de controlo.

O avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde aparentemente tinha realizado uma escala técnica.

DN.PT

Cuba presta homenagem ao "pai de todos os cubanos"

Milhares de pessoas fizeram fila para dizer adeus ao histórico líder da revolução, Fidel Castro, que morreu aos 90 anos. Hoje, vários líderes internacionais participam na cerimónia fúnebre.

Fila frente à Biblioteca Nacional de Cuba, onde foi posta uma foto de Fidel Castro, igual à que estava dentro do memorial a José Martí  |  REUTERS
Em vez de uma urna com as cinzas de Fidel Castro, três fotos do antigo líder no auge da Revolução Cubana, com uniforme, arma ao ombro e mochila às costas. No exterior do memorial a José Martí, em Havana, três filas estenderam-se na Praça da Revolução desde a madrugada, com milhares de cubanos à espera de entrar, passar frente aos retratos rodeados de uma guarda de honra, e prestar a última homenagem. Hoje, a praça deve encher-se novamente, para o ato final de despedida de Havana, para o qual estão convidados líderes internacionais.

"Ele é o pai de todos os cubanos. O meu papá era o meu papá, mas não me deu aquilo que Fidel me deu. Ele deu-me tudo, a liberdade, a dignidade", disse à AFP a reformada Lourdes Rivera, de 66 anos, sentada no passeio com um ramo de gladíolos. "Estou muito triste. Vim prestar homenagem ao nosso pai, amigo, comandante" afirmou à Reuters Belkis Meireles, engenheiro civil de 65 anos. "Ele foi um homem que nos libertou e enviou médicos e professores para todo o mundo", acrescentou.

A abertura estava marcada para as 9.00 (14.00 em Lisboa), mas cinco horas antes já havia pessoas na fila. À mesma hora, ouviram-se 21 salvas de canhão em Havana e Santiago de Cuba. Hoje, o cenário deve repetir-se. Às 19.00 (meia-noite em Lisboa), está prevista uma cerimónia massiva de adeus, com vários líderes internacionais - entre eles o venezuelano Nicolás Maduro, o boliviano Evo Morales, o rei emérito de Espanha Juan Carlos, ou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. O governo português estará representado pelo ministro adjunto, Eduardo Cabrita, e o Partido Comunista Português por Albano Nunes, responsável pelas Relações Internacionais do partido.

Contudo, haverá também ausências de peso, como a dos presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Barack Obama, ou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, criticado pela homenagem que fez a Fidel - que considerou um "líder notável", lembrando que esteve em 2000 no funeral do pai, Pierre Trudeau, ajudando mesmo a carregar o caixão do ex-primeiro-ministro.

Mas a despedida de Fidel, que liderou os destinos da ilha durante quase meio século, não termina aí. As cinzas vão percorrer a ilha, num caminho contrário à marcha da Caravana da Liberdade (após a vitória da revolução, em 1959), até Santiago de Cuba, onde será o funeral privado, no cemitério de Santa Efigénia, onde está o mausoléu de José Martí (o pai da independência) .

Cremado, não embalsamado

Ao contrário de outros líderes comunistas, como Lenine, Mao Tsé-tung ou Ho Chi Minh, que quando morreram foram embalsamados para o seu corpo continuar exposto e perpetuar o culto da personalidade, Fidel Castro optou por ser cremado. A decisão do ex-líder cubano foi revelada por Raúl Castro logo quando fez o anúncio oficial da morte do irmão.

Em vida, Fidel sempre foi contra o culto da personalidade - uma das primeiras leis aprovadas pela revolução proibiu, lembrou num discurso em 1966, "pôr o nome de um dirigente vivo numa rua, cidade ou aldeia, fábrica ou quinta", " fazer estátuas dos dirigentes vivos" e "fotografias oficiais nos gabinetes administrativos". Para o histórico dirigente da Revolução, "os que lideram são homens, não deuses". Mas, desde o seu 90.º aniversário, a 13 de agosto, que havia cartazes com o rosto de Fidel em todo o lado e, agora que está morto, essa lei já não se aplica. Resta saber quanto tempo durará até a homenagem incluir ruas ou praças com o seu nome.

O novo vizinho do norte

Enquanto decorrem as homenagens na ilha, no coração do exílio cubano, frente ao Monumento aos Mortos da Praia Girón em Little Havana, Miami, prepara-se uma manifestação para amanhã, às 17.00 locais (22.00 em Lisboa). Com o objetivo de pedir "liberdade e democracia para Cuba", este será "um ato conciso e poderoso" que quer levar uma mensagem de unidade e "um apelo à ação da resistência cubana", segundo o manifesto lido pelos organizadores.

Ao mesmo tempo, o presidente eleito, Donald Trump, que após a morte de Fidel o apelidou de "brutal ditador", voltou a escrever sobre a ilha no seu Twitter: "Se Cuba não estiver disposta a fazer um acordo melhor para o povo cubano, para os cubanos-americanos e para os Estados Unidos, no seu conjunto, porei fim ao acordo." Já no domingo, o futuro chefe de gabinete de Trump, Reince Priebus, disse que a Administração aguardará "alguns movimentos" do governo cubano. "Precisamos de um acordo melhor", indicou numa entrevista à Fox News.

Já a Casa Branca disse que a morte de Fidel dificilmente travará os esforços norte-americanos para normalizar as relações com Cuba. O porta-voz, Josh Earnest, lembrou que isso seria "um forte golpe" para os cidadãos cubanos, falando nos aspetos económicos que já estão em marcha - como por exemplo os voos comerciais regulares para Havana, que começaram ontem.

DN.PT

Fidel Castro: Um revolucionário com muitas mulheres

Com a sua aparência rebelde e o seu carisma sedutor, Fidel Castro ficou conhecido não apenas como um gigante da história do século XX, mas também como um homem das mulheres.



Os rumores sobre as suas proezas sexuais abundam em Cuba, mesmo antes dos dias em que, de barba negra, liderava a guerrilha escondido nas montanhas.

E as histórias sobre as suas proezas sexuais continuaram a ser contadas durante as quase cinco décadas que esteve no poder, e mesmo depois de ter morrido sexta-feira passada, aos 90 anos.

Alguns contam que Fidel Castro teve milhares de mulheres. O New York Post colocou a cifra em 35.000, num artigo publicado em 2008. O número foi divulgado por um antigo funcionário, sem nome.

A jornalista Ann Louise Bardach escreveu um livro em 2009, no qual refere que Fidel Castro lhe disse que foi pai de quase uma tribo de crianças.

Mas é difícil separar a verdade da lenda.

O próprio Fidel Castro raramente falava sobre a sua vida sexual.

"A vida privada, em minha opinião, não deve ser instrumento de publicidade ou política", afirmou, em 1992.

Gostava de louras e seduziu uma série de norte-americanas, alemãs e italianas entre 1950 e 1960, dizem.

Em 1959, mesmo depois de chegar ao poder, Fidel Castro teve um 'affair' com jovem alemã, Marita Lorenz, que afirmou ter sido contratada pela CIA para o matar.

Marita Lorenz perdeu a coragem, deitou os comprimidos venenosos fora e acabou no Habana Hilton a fazer amor com Fidel Castro, contou a própria, em 1993, em entrevista à Vanity Fair.

Fidel Castro tinha um misterioso poder sobre ela desde o dia em que a conheceu, com 19 anos, contou.

"Quando Fidel fala contigo, ele fala muito perto. Ele olha para os teus olhos", disse Marita Lorenz, salientando que nunca "nada lhe bateu com tanta força".

"Ele doce, terno. Acho que nunca ninguém esquece verdadeiramente o seu primeiro amor", recordou.

Os historiadores afirmam que Fidel Castro teve pelo menos três mulheres, apesar dos rumores de amantes secretas e muitos filhos.

"Politicamente falando, como um revolucionário, recuso-me a misturar a política com a minha família. Na verdade, a ideia de primeira-dama parece-me ridícula", disse ao cineasta Oliver Stone, num documentário em 2003.

No documentário, Fidel Castro revelou que nunca foi casado com Dalia Soto del Valle, a loira de olhos verdes, 15 anos mais nova, com quem viveu na década de 80.

Ele conheceu a antiga professora em 1961, durante uma campanha de alfabetização do seu Governo, e teve cinco filhos com ela: Alejando, Alex, Antonio, Alexis e Angel.

Segundo Fidel Castro, o seu primeiro casamento foi apenas em 1948 com Mirta Diaz-Balar, uma estudante de filosofia de uma família rica.

Juntos tiveram um filho, Fidelito, um físico nuclear com 67 anos de idade.

O casamento acabou quando Fidel Castro foi preso, depois de um ataque fracassado contra um quartel do Exército, em 1953, início da sua carreira revolucionária.

Divorciou-se em 1954, porque Mirta Diaz-Balar aceitou um emprego no Ministério do Interior.

Mas, em 1952, já tinha um caso com Natalia "Naty" Revuelta, uma loura que também era casada.

Juntos tiveram uma filha, Alina, em 1956, que deixou Cuba, em 1993, e agora vive em Miami.

Fidel Castro também teve outro filho em 1955, Jorge Angel, com Maria Laborde, uma ativista do seu movimento, com que teve um caso.

Mas, a mulher mais influente na sua vida foi Celia Sanchez, uma rebelde, que foi sua confidente e secretária pessoal até à sua morte, em 1980.

Com exceção de Alina, todos os filhos de Fidel Castro vivem em Cuba, onde são mantidos fora do foco da imprensa.

NAOM

CEDEAO E FMI GARANTEM APOIO A UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO

CEDEAO e FMI dão garantias de total apoio a Umaro Sissoco e o recomendam a rápida formação de governo.



Para o representante de CEDEAO em Bissau, o acordo de Conacri esta claro, o Presidente escolheu entre os três da sua confiança, por isso a comunidade não tem objeção ou alguma duvida de não apoiar o pais. Tanto a nível de sub-região, como a nível de mesa redonda de Bruxelas.

E reforça que todas as interpretações que se estas a fazer a volta do accordo de Conacri são simples historias inventada.

Quanto ao Fundo Monetário Internacional também reafirma o apoio a Guine Bissau, e ainda nesta semana o FMI vai reunir o seu Conselho de Administração com vista a apresentação de um novo programa de apoio á Guine Bissau.

Seis sobreviventes na queda do avião que transportava equipa brasileira

Até ao momento as autoridades avançam com a existência de seis sobreviventes.


Um avião com 81 pessoas a bordo, sendo que nove delas eram da tripulação, despenhou-se na Colômbia. Até ao momento houve pelo menos 10 pessoas a serem retiradas do local e transportadas para hospitais da região, e reportam-se seis sobreviventes.

Inicialmente não havia relatos de várias mortes e, segundo a RT, o comandante dos bombeiros de La Union confirmou que as buscas continuam com o intuito de encontrar mais sobreviventes.

Um comunicado de imprensa das autoridades de aviação acreditam que se possa ter tratado de uma falha técnica que levou à queda do aparelho, perto dos municípios de La Ceja e La Union, na Colômbia.

Recorde-se que o avião que se despenhou tinha saído da Bolívia e seguia a bordo a equipa de futebol Chapecoense, brasileira, que ia jogar com o Atletico Nacional na quarta-feira, em Medellin, no âmbito de um campeonato sul-americano daquela modalidade.

NAOM

Avião com 72 pessoas a bordo despenha-se na Colômbia

Um avião que levava 72 pessoas a bordo, incluindo uma equipa de futebol brasileira, despenhou-se hoje na Colômbia, segundo as autoridades do aeroporto internacional da cidade colombiana de Medellin.

"Confirmado, a aeronave com a matrícula CP2933 transportava a equipa @ChapecoenseReal. Parece que há sobreviventes", escreveram as autoridades aeroportuárias de Medellín no Twitter.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o avião transportava um total de 72 pessoas e despenhou-se quando se aproximava do aeroporto de Medellin. O avião tinha saído da Bolívia e meios de comunicação social locais, citados pela AP, dizem que a bordo seguia a equipa de futebol Chapecoense, brasileira, que ia jogar com o Atletico Nacional na quarta-feira, em Medellin, no âmbito de um campeonato sul-americano daquela modalidade.

MP // MP
Lusa/fim

EUA. Ataque a universidade atribuído a refugiado somali

Autoridades norte-americanas estão a investigar hipótese de terrorismo.

O autor do ataque na Universidade do Estado do Ohio, nos Estados Unidos, foi identificado como Abdul Razak Ali Artan, um estudante natural da Somália. As autoridades admitem poder tratar-se de terrorismo.

Abdul Artan começou por atropelar vários transeuntes. Depois, saiu da viatura e começou a tentar esfaquear outras pessoas. Antes de ser abatido a tiro pela polícia ainda provocou 11 feridos, de acordo com o último balanço.

Fonte governamental citada pela agência Reuters avança que Abdul Artan nasceu, há 18 anos, naquele país do corno de África. Actualmente, encontrava-se em situação legal nos Estados Unidos.

Uma outra fonte disse que os investigadores têm razões para acreditar que o autor do ataque no campus universitário era um refugiado somali.

As autoridades norte-americanas estão a investigar se o incidente desta segunda-feira foi um ataque terrorista.

“Tem todas as marcas de um ataque terrorista levado a cabo por alguém que se pode ter auto-radicalizado”, disse o congressista Adam Schiff, que faz parte do comité permanente de inteligência da Câmara dos Representantes.

Outra fonte revelou que os serviços de informação dos Estados Unidos estão a investigar o historial do atacante e a suas possíveis motivações, mas ainda se desconhecem eventuais ligações a células ou grupos terroristas.

rr.sapo.pt/noticia



Donald Trump vence eleições no estado do Michigan

O Estado de Michigan, Estados Unidos, onde a contagem dos votos de 08 de novembro se prolongou devido à curta diferença entre os candidatos, certificou hoje que Donald Trump foi o vencedor das eleições.


Donald Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton com uma diferença de 10.000 votos.

Com a vitória no Michigan, Donald Trump consegue 16 votos, dos 538 do Colégio Eleitoral, e confirma o seu domínio, passando a ter 306 votos eleitorais.

Donald Trump consegue também ser o primeiro republicano a vencer no estado de Michigan, desde 1988.

 NAOM

Obra formosa!