terça-feira, 22 de setembro de 2020

GUINEENSE DETIDO COM 03 KG DE LIAMBA E UM UNIFORME MILITAR NUMA VIATURA SEM DOCUMENTO


A Brigada Nacional de Transito da Guarda Nacional (GN), capturou no dia 20 de setembro na vila de Mansabá, regiao de Oio, Norte da Guiné-Bissau, um guineense com três quilogramas de liamba colocado no interior de uma viatura de marca “mercedes 190”.

A viatura circulava na zona sem nenhum documento.

Ainda, o suspeito foi detido com um uniforme militar encontrado no banco da viatura que supostamente portava para despistar as pessoas no momento de tráfico.

GN procedeu nesta segunda-feira, a entrega da referida viatura e o suspeito a Polícia Judiciária para instauração de um processo que posteriormente será apresentado ao Ministério Público guineense.

PJ, 21,09.2020






Notabanca,/pjguinebissau.com  21,09.2020

O mundo pertence aos homens da cultura.

Por  Nocultura

O mundo pertence aos homens da cultura.

O Djanuno revelou de forma sabia a natureza da música guineense e história da convivência do homem com a vida esporitual através da música intitulada « Nhima ».

Mas para melhor saborear a voz melódica do nosso Djanuno, acompanha no dia 26 de Setembro de 2020, no Canal Oficial de Nocultura.

Lembre sempre que a cultura é a nossa alma.

ÚRGENTE : CONVOCATÓRIA - PARA TODOS OS COORDENADORES NACIONAIS E MEMBROS DA COMISSÃO ORGANIZADORA

A Sua Excelêkncia Sr. Secretário Geral do PRS Dr. FLORENTINO MENDES PEREIRA convoca uma Reunião do Secretariado Nacional alargada, com caracter de Úrgência, todos os Secretários Nacionais e Membros da Comissão Organizadora, a ter lugar Hoje no HOTEL LEDGER PLAZA BISSAU pelas 17 HORAS. 

Dada a importancia da mesma a presença de todos os convocados é indispensável. 

CONFERÊNCIA  SETEMBRO DE ESTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO. 

É DESTA VEZ.



Por: Joaquim Batista Correia



RSTP

Não perca mais uma edição do programa Perguntas Incómodas.

Nesta edição Solange Salvaterra Pinto vai estar à conversa com Dara Fonseca Ramos, Secretária de Estado para as Comunidades da Guiné Bissau.

Sábado dia 26 de setembro às 19h de ST/GB e 20h de PT.

............................................................................

Apoie os serviços da RSTP | Faça Doação

.........................................................................................................

𝐅𝐚ç𝐚 𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐝𝐨𝐚çã𝐨:

Apoie os serviços da 𝐑𝐒𝐓𝐏 - Link: 👉 www.rstp.st/doacao | 𝐌𝐁 𝐖𝐀𝐘 - 932444154

.........................................................................................................

𝐒𝐮𝐛𝐬𝐜𝐫𝐞𝐯𝐚 𝐚𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐂𝐚𝐧𝐚𝐥:

𝐘𝐨𝐮𝐓𝐮𝐛𝐞: https://www.youtube.com/c/RSTPofficialst

𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐠𝐫𝐚𝐦: https://www.instagram.com/rstp.st/

𝐑𝐒𝐓𝐏 - A Voz Do Povo

www.rstp.st

......................................................................

Torna-te apoiante da RSTP

https://www.facebook.com/becomesupporter/225160807522191/

Suzi Barbosa: A entrevista concedida pela a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, na qualidade de Presidente da Comissão Organizadora do 24 de Setembro e as celebrações do 47º aniversário da nossa Independência.



Guiné-Bissau: A Independência Nacional! - Conferência de imprensa do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, relativamente aos preparativos de 24 de setembro, data da Independência Nacional.


Bissau 21 de Setembro de 2020.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Boletim semanal: GUINÉ-BISSAU REGISTA 71 RECUPERADOS E VINTE E UM NOVOS INFETADOS DE COVID-19

21/09/2020 / Jornal Odemocrata 

A alta comissariada para a covid-19, Magda Robalo Silva disse hoje, 21 de setembro de 2020 que durante a semana de 13 a 20 deste mês, o país registrou 71 casos recuperados e vinte e um (21) novos casos, elevando o números dos Acumulados para 2324 dos quais 1549 recuperados, 39 óbitos por Covid 6 óbitos com covid cuja causa da morte são outras doenças e 730 são considerados ativos. 

Presidindo a conferência de imprensa para a apresentação do boletim semanal da situação epidemiológica do coronavírus na Guiné-Bissau, Magda explicou que foram analisadas 1394 amostras dos quais 21 resultaram positivas e 1372 negativas, uma amostra inconclusiva e que foram reapreciadas 78 amostras.

A médica explicou que houve uma descida mínimado número do infetados esta semana, em comparação com a semana anterior, quando o número foi de 28. Mas disse que isso não significa que a infeção reduziu-se no país porque não está a ser feito o número de testes necessários para que realmente se possa saber do número exato de pessoas infetadas.

Revelou que o país atingiu o pico em maio e que de junho para cá o número de pessoas infetadas tem vindo a reduzir.  

De recordar que, de acordo com os dados divulgados no passado dia 05 de junho deste ano o país contava com 1368 caso acumulados.

A Alta Comissaria exortou a sociedade guineense a seguir as recomendações das autoridades competentes, particularmente no dia da comemoração da data da independência nacional, usando corretamente as máscaras de proteção lavando as mãos e respeitando o distanciamento social.

De acordo com o boletim apresentado, das 11 regiões sanitárias apenas a região sanitária dos Bijagós continua sem casos. Os dados indicam que a região sanitária de Bissau conta com um total de dois mil e doze (2,012) casos, dos quais 1385 estão recuperados, 28 óbitos por COVID- 19 e 599 ativos. A região sanitária de Biombo tem 136 casos, 94 recuperados, 07 óbitos e 35 ativos. A região de Cacheu conta com 42 casos, 29 estão recuperados e 13 ativos.

A região sanitária de Bafatá mantem-se com 52 casos dos quais 12 recuperados, quatro óbito e 36 ativos. Oio com 21 casos, dos quais 09 recuperados e 12 ativos. A região de Quinara 37 positivos dos quais cinco recuperados e 32 ativos. A região de Tombali com 09 casos, um recuperado e oito ativos.

A região sanitária de Gabú tem 03 casos, 02 recuperados e um ativo. Região sanitária de Farim conta com 11 casos dos quais um recuperado e dez ativos. E a região sanitária de Bolama tem um positivo ativo.  

Por: Djamila da Silva/ Epifânia Mendonça

Foto: Marcelo Na Ritche