terça-feira, 17 de outubro de 2017

PM da Guiné-Bissau diz que país já não tem problemas políticos

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje, na cidade da Praia, que o país já não tem problemas políticos e que são os próprios guineenses que devem encontrar solução para os seus problemas.


"A Guiné-Bissau já não tem problemas políticos. A crise da Guiné tem de ser ultrapassada pelos próprios filhos da Guiné", afirmou o chefe de Governo guineense à agência Inforpress, no final de um encontro com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do qual a imprensa não foi informada.

A Presidência da República divulgou posteriormente uma nota com fotos na sua página oficial no Facebook, adiantando que o primeiro-ministro guineense afirmou que o seu país está interessado em reforçar as relações de amizade e cooperação com Cabo Verde.

Para isso, Umaro Sissoco Embaló anunciou que o novo embaixador do país vai ser nomeado ainda esta semana e "apresentará brevemente" as cartas credenciais ao Presidente cabo-verdiano.

À saída de Bissau, Umaro Sissoco Embaló anunciou que foi a Cabo Verde participar na abertura do IV Fórum Mundial sobre o Desenvolvimento Local, mas não foi visto entre as altas individualidades cabo-verdianas e estrangeiras que participaram no evento.

Em declarações à Inforpress, na Praia, o chede de Governo disse que iria "testemunhar a importância deste fórum", que não participaria, mas que deixava alguém a representá-lo.

Mesmo garantindo que o país já não tem problemas políticos, o chefe de governo guineense, que deverá regressar ao país ainda hoje, considerou ser "bem-vinda a mediação de povos irmãos, como o de Cabo Verde".

Durante a visita relâmpago a Cabo Verde, Umaro Sissoco Embaló terá sido ainda recebido pelo homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, segundo a Inforpress.

"Cabo Verde é a última etapa da minha visita à sub-região (africana). Já estive em todos os países da Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), Nações Unidas, União Europeia e deixei Cabo Verde para o último, a fim de testemunhar também a solidariedade do povo cabo-verdiano", indicou.

O chefe do governo guineense fez-se acompanhar de uma delegação integrada pelos ministros do Turismo e Artesanato, do Comércio e Promoção Empresarial e do Diretor Geral do Protocolo do Estado.

RYPE // ARA
Lusa/Fim

Despejo no Mercado de Bandim - Deputado Lassana Fati promete encontrar uma solução

Bissau, 17 Out 17 (ANG) – O deputado da Nação e igualmente Presidente da Comissão Especializada da Assembleia Nacional Popular para Assuntos da Administração Interna e Poder Local  apelou a calma e prometeu hoje encontrar uma solução para o problema que opõe os comerciantes à Câmara Municipal de Bissau.


Em declarações à ANG, Lassana Fati revelou que está a diligenciar junto das autoridades competentes para encontrar uma saída viável para os comerciantes.

Admitiu a possibilidade da indicação de um novo espaço para que os comerciantes continuassem a exercer as suas actividades ou permancerem  no Mercado de Bandim.

Enquanto isso, um dos comerciantes Serifo Baldé que foi vítima de agressão policial disse que não receberam aviso da Câmara para retirarem as suas mercadorias nas mediações do portão principal do mercado de Bandim.

Disse que desconhece os motivos da retirada das mesas e remoção de alguns cacifos no interior do mercado, uma vez que estão a cumprir com a medida da Câmara de não vender no passeio. 

Por isso, apela o retorno dos bens materiais subtraídos e indicação de novos  lugares para continuarem as suas actividades com tranquilidade.

Contudo, disse que a  medida da Câmara Municipal de Bissau originou protestos da parte de alguns comerciantes tendo sido registado  três feridos  ligeiros.

Na manhã de hoje a situação no mercado de Bandim estava agitada devido a aglomeração dos comerciantes que reclamavam a reabertura do portão principal do Mercado de Bandim cercado pelos agentes da Polícia Municipal.

Perante este facto, os agentes da Força de Ordem intervieram em  em reforço da segurança para evitar eventuais roubos das mercadorias. 

Na sequência dos protestos a maioria dos estabelecimentos comerciais no Mercado de Bandim fechou as portas.  

ANG/LPG/ÂC/SG

Mercado de Bandim - Polícia Municipal despeja comerciantes ocupantes da entrada principal do Mercado

Bissau, 17 Out 17 (ANG) – A Polícia Municipal despejou na noite de segunda-feira os comerciantes que exercem actividades nas mediações do portão principal do Mercado de Bandim em Bissau tendo resultado em confrontos entre os vendedores as forças da ordem.

Aliu Seidi Presidente dos Retalhistas

Em reacção ao acto da Polícia camarária, o Presidente da Associação de Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau (ARMGB), acusou o corpo policial da Câmara Municipal de Bissau de roubo de mercadorias durante a operação de despejo. 

Aliu Seidi, em declarações aos jornalistas, qualifica a operação de assalto  àquele estabelecimento comercial uma vez que os agentes da Câmara arrombaram o portão principal tendo os mesmos levados algumas mercadorias.

“Os agentes com fardas azuis chegaram ao Mercado de Bandim por volta das 20 horas da noite e iniciaram a operação de despejo. Por isso agradeço a intervenção das forças da ordem porque se não fosse elas a situação podia descambar-se”, disse.

Questionado se a edilidade camarária não os tinha avisado com antecedência sobre a operação , Aliu Seidi afrmou que não, acrescentando que num encontro com o Presidente da CMB,  avisou a este de que a Polícia Municipal recém- criada é uma ameaça aos comerciantes daquele mercado.

Em relação aos cacifos e armazéns encerrados hoje pelos comerciantes  em gesto de solidariedade para com aos colegas visados, Aliu Seide disse que é o início de uma reivindicação, advertindo que se o Governo não resolver o problema vão reunir-se e a revolta pode vir a atingir  outras regiões.

“Como podem ver, temos associados que foram feridos e a operação decorreu a noite e sem aviso prévio, tendo  a Polícia Municipal violado o portão do Mercado. Por isso digo que, o que aconteceu foi um roubo. Não podemos fazer greve, mas temos direitos de protestar de acordo com o nosso estatuto “,disse.

Forças de Polícia Municipal em acção

Entretanto um dos responsáveis dos Servicos de Inspecção da CMB, que solicitou para não ser identificado discordou com as declarações de Aliu Seidi.

Disse que  a Câmara avisou com antecedência inclusive deu um prazo de 10 dias para os comerciantes abandonassem o portão principal do Mercado mas não acataram a ordem de retirada.

“Como podem ver, a entrada do Mercado de Bandim está bloqueada com pequenas mesas que perturbam o acesso aos clientes e as mulheres vendedeiras que vão passar para exercerem ali como faziam antigamente e a operação foi feita a noite porque à luz do dia seria muito complicado”, disse.

O responsável negou igualmente que tenha havido roubo de mercadorias durante a operação.

A Policia Municipal é um grupo constituído de 50 pessoas recrutados pela CMB para por ordem na cidade e nos mercados principalmente nos passeios e nos arredores, que eram ocupados por vendedores que não conseguiram lugares  no interior do mercado.

Reafirmou contudo que a operação  vai continuar para disciplinar o Mercado de Bandim.

O novo presidente da CMB decidiu pôr fim a venda de mercadorias nos passeios do mercado, e  nas bermas da Avenida Combatente da Liberdade da Pátria.

ANG/MSC/ÂC/SG

Ali material vivo li!



Si Presidente di Mundo Na Badja, Kal utrus q ka pudi Badja...!!! 

Tudo mundo tene direitos de goza si boa vida na bons movimentos sociais...

Viva General Umaro Sissoco Embaló

Fonte. Cissy Lopes Sanha

“BIAGUÊ NANTAN NÃO FORMULOU PEDIDO DE DEMISSÃO AO PRESIDENTE MÁRIO VAZ” Diz-Estado-Maior General FARP

Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau reage com indignação sobre a notícia veiculada nos redes sociais, na qual diz que Biague Nantan está doente e pede demissão ao Presidente da República para abandonar as chefias militares, carece de fundamento.

Num comunicado a que Notabanca teve acesso hoje, datado a 16 deste mês, e assinado pelo Assessor de Imprensa do Estado-Maior General das Forças Armadas major, Ussumane Conaté dá conta que CEMGFA não pode e nem tem o direito de escolher o seu substituto, por ser nomeado pelo Chefe de Estado.

No documento, a classe castrense nega ter sido formulado qualquer pedido de demissão ao Presidente da República, José Mário Vaz.

Ler o comunicado:



Fonte: Notabanca; 17.10.2017 

Verifica-se, no início da manhã, confrontos entre os comerciantes do mercado de Bandim e as forças de segurança.

O confronto vem na sequência da decisão que está a ser tomada pela Camara Municipal de Bissau (CMB) de expulsar todos os vendedores ambulantes que agrupavam na avenida principal.

Informações dão conta de 3 civis feridos na sequência do confronto e sabe-se que nenhuma instalação foi danificada.

Segundo o nosso repórter a situação já está controlada pela força de segurança mas os armazéns encontram-se fechados até de momento.






Fotos: Faladepapagaio
Radiosolmansi