domingo, 22 de setembro de 2019

Belmiro Pimentel - DSP kuma JOMAV assina DECRETO pa da Colombiano passaporte, ma klakerus di DSP fala li na FACEBOOK di kuma, JOMAV ka pudi dja assina nim 1 decreto más!!!


DSP KUMA I STA NA INTERNET!
BÔ DJUDAM NA KI VÍDEO ✌🏽

- Mas afinal, JOMAV i presidente ou não di Guiné-Bissau?
- JOMAV pudi ou i ka pudi assina decretos?

Gervasio Silva Lopes, fassi direto pa bu explicam és difabur.

By Belmiro Pimentel

Doka Ferreira - MÁSCARA KAI



Doka Ferreira

TRAGÉDIA EM BISSAU: Dono do prédio deve chegar a Bissau em breve

O proprietário do prédio cujas varandas desabaram e mataram seis pessoas é Ali S., um cidadão libanês que vive na Guiné Conacri.

É dono de mais de uma dezena de prédios na zona da chapa de Bissau - onde aconteceu o acidente.

O prédio cujas varandas desabaram começou a ser construído a pouco mais de 1 ano e estava agora a ser finalizado. Uma fonte do DC disse que o proprietário deve chegar a Bissau brevemente.

Recorde-se que a Polícia Judiciária prendeu ontem o empreiteiro da obra, um cidadão da República da Guiné. 

Fonte: AAS

SEIS MORTOS NO PRÉDIO EM BISSAU JÁ FORAM ENTERRADOS NO CIMITÉRIO DE ANTULA


Centenas de pessoas entre cidadãos de Guiné-Bissau e de Guiné-Conacry, assistiram hoje as cerimónias fúnebres no cemitério do Bairro de Antula, seis cidadãos de Guiné-Conacry mortos na noite de sexta-feira pelo desmoronamento de uma varanda de um prédio de três pisos na “Chapa de Bissau”.

O ato fúnebre foi testemunhado pelas autoridades de três países vizinhos. (Bissau, Conacry e Dakar.)

Os cinco feridos graves no sinistro registado na sexta-feira foram evacuados ao estrangeiro.

Recordamos que, alguns dos corpos foram levantados debaixo de escombros sem vidas.

O desabamento da varanda do prédio aconteceu, segundo informante de Notabanca, “má construção do edifício e poderá acontecer nos próximos tempos com alguns prédios no país”.

 “A questão é, o prédio em ruina vai ser demolido e conduzir abertura de um inquérito para punir os responsáveis?

O povo quer resposta e ver feita a justiça.









notabanca.blogspot.com

Chega de mentiras!

A Falta de punidade tem feito pessoas irresponsáveis usarem as redes sociais para denegrir e difamar o governo.

Mas, só a falta de conhecimento ou de inteligência pode fazer alguém acreditar que um criminoso envolvido em narcotráfico pode conseguir visto para um país da Europa e conseguir ainda embarcar no vôo para Lisboa.

Vamos ser racionais!

1 - Ninguém preso pela judiciária pode viajar quando quer para a Europa. Se viajaram ontem (como aconteceu) é porque estavam livres para o fazer - a PJ não podia proibi-los.

2 - O dito casal colombiano apesar das mentiras publicadas, não tem passaporte de nenhum tipo da Guiné-Bissau e nunca foi preso pela Judiciária.

3 - São amigos íntimos de um funcionário de nome F., que foi quem os introduziu na Guiné-Bissau.

4 - Nenhum membro do Governo teve contacto nenhum com essas pessoas, nem os conhecem, com exceção do secretário de Estado das Comunidades.

5 - Caso eles estivessem indiciados por algum crime, NÃO poderiam sair do país.

Um pouco de bom senso e menos vontade em denegrir a imagem deste governo.

Este dito casal esteve todo o tempo alojado no HOTEL LEDGER e há provas disso.

Eu mesmo fiz um directo com o Sr. ZAMBRANO onde confirma conhecer apenas o secretário de Estado das Comunidades e nunca ter visto ou falado com NENHUM outro membro do Governo. CHEGA de invenções!

É mesmo verdade quando dizem que a cada minuto nasce um trouxa!

By ditaduraeconsenso.blogspot.com

Após a negociação: FUNCIONÁRIOS DO PARLAMENTO GUINEENSE SUSPENDEM GREVE

O Sindicato dos Funcionários Parlamentares da Guiné-Bissau (SINFUP) anunciou este sábado, 21 setembro de 2019, que suspendeu a greve de dez dias iniciada na segunda-feira (16 de setembro), indicou uma fonte sindical ao semanário O Democrata.   
A fonte avançou ainda que a suspensão da paralisação deveu-se a um acordo, depois  do encontro entre a Comissão Negocial da greve e o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá. Porém, não detalhou nenhum pormenor relativamente à reunião, apenas ressalvou que até a próxima semana o patronato deverá iniciar o processo de pagamento de salários, cumprindo, assim, a primeira exigência do sindicato.

Contatado por telefone, Abel Tchuda, presidente da Comissão Negocial da greve, confirmou ao jornal O Democrata a promessa de pagamento, mas não especificou quantos meses serão pagos. Contudo, garante que a partir da próxima segunda as portas do parlamento estarão abertas e  que o teor do acordo conseguido será  igualmente divulgado à imprensa.

Para além da exigência concernente ao pagamento dos salários, o sindicato exigia ainda, entre outros pontos, o cumprimento integral do acordo assinado em 2018, nomeadamente: o pagamento de dois meses (julho e agosto) de salários em atraso, a melhoria das condições de trabalho, a reativação do transporte dos funcionários há muito tempo inoperante, a assistência médica e medicamentosa, a regularização da situação dos trabalhadores com a idade de reforma (descontos e aposentação) e a implementação e execução  do Estatuto de Carreira dos funcionários parlamentares.

Pontos que na perspetiva de Abel Tchuda serão, gradualmente, cumpridos em função do acordo assinado entre as partes.  A paralisação, que deveria terminar apenas a 25 de setembro afetou os serviços da ANP, os da Comissão Nacional de Eleições, o Conselho Nacional de Comunicação Social e a Inspeção Nacional de Luta Contra a Corrupção e, consequentemente, a sessão parlamentar extraordinária convocada, na quinta-feira passada para a discussão do programa de governo e impediu que os trabalhos no hemeciclo da Assembleia Nacional Popular decorressem normalmente. Por iniciativa do presidente da ANP foi realizada numa das unidades hoteleiras de Bissau, mas  suspensa depois da abertura ofícial para ser retomada na segunda-feira, 23 do mês em curso.

por: Filomeno Sambú                                                                     

Foto: F.S

OdemocrataGB

Agora i muito lamentável ora ku governo de um Estado ca tené condições pa faci és guintes tratamento


Por Mahide Zamir Biai Injai 

I muito tristi i lamentável tragédia ku aconteci aonte li na bissau "desabamento" de varanda di és prédio ku kai riba di guintes ku staba na agurda tchuba pa i rapati dipos pa é da seguimento pa se disno ki infelizmente varanda caba pa cai riba deles. 

Agora i muito lamentável ora ku governo de um Estado ca tené condições pa faci és guintes tratamento i éka tené condições também nim pa evacua és doentes mas ku ajuda di ALLAHA suma i tem inda bons fidjus di Guiné-Bissau nés caso Futuro presidente di República General de povo US EMBALO nundé ki caba pa usa mas si influência pa evacua és doentes i paga ku dinheiro disse próprio bolso tudu tratamento na Dakar "Senegal" também i foi ele ku garante És Jato privado.


Portanto nona pidi Deus pa kilis kuka consegui sobre vivi ou seja kilis ku murri na local pa i descansa sé alma em paz "Rip" i também nona pidi Deus pa i continua dano no lider General de povo Umaro Sissoco Embalo vida ku saúde i mais conquistas. Omar Embalo. Si abo ibom fidjo di Guiné-Bissau fala "amém" suma amim amém.




 








CARTA ABERTA AO LÍDER DO PAIGC

Por Jorge Herbert

Sr. Domingos Simões Pereira, é a si que dirijo diretamente. Tinha agendado começar a ter este monólogo (sei que não terá a coragem de o transformar em diálogo) depois de 24 de Setembro, mas assistindo a este vídeo, sinto que não devo esperar mais tempo!


Sr. Domingos Simões Pereira, o Sr. não tem qualquer respeito ao sofrimento alheio! Comecei a achar isso, aquando do bloqueio que impôs ao país, durante a falsa crise que o seu próprio partido criou com as suas crises internas, sem se importar se o guineense comum tenha três refeições por dia ou quantas mortes estavam a acontecer no Hospital Simão Mendes! O que mais importava era que o Sr. foi desalojado do poder pelo qual tanto lutou e continua a lutar e tudo valia para recuperá-lo!

Voltei a sentir essa falta de respeito ao sofrimento alheio, quando fez uma oportunista visita aos médicos da ONG Saúde Sabe Tené durante o exercício das suas nobres funções médicas voluntárias no Hospital Simão Mendes, tentando minimizar o sofrimento de imensos guineenses a quem o partido que preside sonegou durante anos umas condições de saúde básicas e condigna, um acto apenas e só para o aproveitamento político, uma vez que era apenas o líder de um partido e não o representante de qualquer órgão do Estado.

Hoje, no período pré-eleitoral dumas eleições em que o sr. é candidato, volta a faltar o respeito aos familiares das vítimas de uma tragédia, apenas para colher votos!

Sr. Domingos Simões Pereira, um líder partidário não deve fazer-se comparecer num momento como este, sem ser em representação de um Órgão do Estado, muito menos no período pré-eleitoral! Isso é, pura e simplesmente, tentar manipular sentimentos alheios, num momento de dor e sofrimento, para colher dividendos eleitorais, ainda por cima de vítimas de um sistema que o seu próprio partido criou, ao longo dos anos que geriu e mal os destinos de todo um povo.

Sr. Domingos Simões Pereira, peço-lhe aqui que tenha mais respeito ao sofrimento alheio, porque o poder não pode valer tudo. Quem assim pensa acaba por ser “devorado” pelo próprio poder...

Jorge Herbert

SOB LEMA SETEMBRO DE IDENTIDADE.- DEMONSTRAÇÃO DE RESPEITO & TRIBUTO AOS ESCRAVOS AFRICANOS

O secretário de estado da cultura da Guiné-Bissau, António Spencer Embalo no acto da abertura de uma sessão da palestra, "NOSSA CULTURA, NOSSA IDENTIDADE "

O evento será acompanhado com grande concerto com destaque a banda afro/gumbé/Jazz/Blues, simbolizando uma merecida homenagem aos escravos africanos, naquilo que é IV Centenário dos primeiros escravos africanos nos Estados Unidos da América.


By Nicolau Gomes Dautarim

Belmiro Pimentel - Casal colombiano 🇨🇴 envolvido no escândalo do tráfico de droga na Guiné-Bissau, abandonou o país esta madrugada no voo da TAP rumo a Lisboa.

Mais uma vergonha Nacional! 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️

Casal colombiano 🇨🇴 envolvido no escândalo do tráfico de droga na Guiné-Bissau, abandonou o país esta madrugada no voo da TAP rumo a Lisboa.

Exigiram proteção e garantias ao governo para abandonar o país, e obtiveram-no ao mais alto nível.

A própria Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, acompanhou o casal até Lisboa, para depois seguir (a ministra) rumo aos USA.

Belmiro PimentelVocês são uma vergonha. BAN...DI...D...,,O.S.

FIM DA OPERAÇÃO NAVARRA!

Por Belmiro Pimentel


Fonte: Junior Gagigo
Por: Rucas

Boa viagem ao Colombiano Zambrano, Conselheiro Especial do Primeiro-Ministro da Guiné Bissau.

Vamos sentir sua falta e das suas Encomendas.


Adeus OPERAÇÃO NAVARA !




Huco Monteiro - Lembrete: estão todos convidados para a festa da UCB. A nossa jornada académica começará com a palestra de Henrique Mendes sobre "Cajú e crescimento económico sustentável".


Henrique Mendes é natural de Bolama. Formado em Medicina Veterinária na Universidade Federal e Rural de Pernambuco- 1980- 1984, com especialização em Produção de Carne Bovina. Obteve um mestrado em Ciência e Engenharia de Alimentos pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa com uma dissertação sobre a Segurança Alimentar, está neste momento preparando uma tese de doutoramento Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável, Culturas Alimentares e de Exportação. Tem um excelente percurso profissional e um conhecedor profundo da problemática de caju, tendo dirigido um grande projecto agro-business, a Unidade de Processamento Industrial de Castanha de Caju da empresa Agribisssau, em Mentém, de 2001- 2004, foi Presidente de Comissão Nacional de Caju (2004- 2008) e Co-fundador e Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Caju; 2013- 2016
É investigador associado do INEP, com vários trabalhos científicos publicados.





Huco Monteiro

O primeiro-ministro garante que já estão criadas todas as condições necessárias para que sejam identificados os autores do crime de tráfico de Droga, isto no âmbito das investigações a volta da recente apreensão de 1.800 (Mil e oitocentos quilogramas de Droga)

Aristides Gomes felicita e incentiva este sábado a Policia Judiciaria pelo seu desempenho no combate ao crime organizado, sobretudo ao narcotráfico, encorajando-a manter este nível de colaboração com o Governo.

Para Aristides Gomes a Policia Judiciaria, a Organização da Policia Criminal (OPC), e demais instituições que lutam para o mesmo objetivo, devem continuar a cerrar fileiras no combate a tráfico de Droga, por forma a evitar os erros do passado em que a falta de colaboração do Poder executivo dificultava as operações de investigação. Aristides Gomes promete ainda que este governo vai disponibilizar meios necessários para as operações de investigação e garante também a colaboração total do executivo com a PJ.

O chefe do executivo justifica ainda os cerca de 300 milhões de fcfa que o governo diz ter disponibilizado à Organização da Policia Criminal (OPC), tendo afirmado que o valor em causa foi utilizado na aquisição de Viaturas, motorizadas, apoio material e logístico às operações de investigação e apreensão. Desta forma o facto contraria as alegações segundo as quais o montante ora referenciado tenha sido atribuído em Cash, em forma de prémio a Diretora-nacional da PJ.

As investigações estão em curso portanto é bom que os diferentes actores políticos que pretendem antecipar o veredicto judicial, tentando empolar a questão de Droga através dos meios de comunicação social, se acalmem e que sejam pacientes, portanto a verdade não tarda nada e, irá descobrir os verdadeiros autores morais e materias deste crime de narcotráfico.

A reação vem numa Comunicação à Imprensa feita este Sábado, 21/09/2019 assinado por Conselheiro do Primeiro-Ministro para a área da Comunicação Social, Muniro Conté.

Fonte: Aladje Baio Danso

Guiné-Bissau: empreendedorismo e moda podem alavancar a economia do país

Aurora Espírito Santo, estilista guineense

Aurora Espírito Santo cresceu entre tesouras e máquinas e não demorou muito para descobrir que tinha talento. Com apenas nove anos de idade coseu a sua primeira roupa e depois nunca mais parou. "Aurora Fashion" oferece às clientes que gostam de estar na moda estilo, elegância e exclusividade.

A estilista, que é autodidata, se formou em contabilidade e gestão e dedica-se integralmente à moda desde 2013, cosendo roupas femininas, masculinas e infantis.

"Faço roupas com tecidos africanos no estilo europeu".

Coleção "Nó Balur" (nosso valor) da estilista guineense Aurora Espírito Santo

Aurora não tem uma loja física em Bissau e todos os seus negócios são feitos pelo Facebook.

A estilista contou que a motivação para o seu trabalho vem do gosto que ela tem de ver pessoas com roupas únicas e bonitas. E revelou que gosta quando meninas e mulheres inspiram-se nela, nas suas tendências, e nas roupas que cria.

"Quando eu lanço uma coleção em pouco tempo ela vira moda".

Coleção "Nó Balur" (nosso valor) da estilista guineense Aurora Espírito Santo

Aurora apresentou o seu primeiro desfile de moda intitulado "Made in Bissau" no Hotel Palace Bissau em 2008, quando ainda estava a estudar no ano preparatório para o ensino superior. Foi nesse mesmo ano que fundou a sua empresa "Aurora Fashion".

A estilista já participou de várias exposições e feiras nacionais, além de ter ganhado vários concursos, como o Prémio Jovem, em 2018.

Entre um trabalho e outro, Aurora procura captar fundos para um projeto que tem a finalidade de capacitar meninas nas áreas de empreendedorismo e corte e costura.

"O objetivo é emancipá-las."

Confira a entrevista para saber mais sobre os projetos e os trabalhos de Aurora Espírito Santo.

VOA