quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Unicef - Raptos impedem um milhão de crianças de voltar às escolas da Nigéria

© Getty Images

Notícias ao Minuto  16/09/21

Pelo menos um milhão de crianças na Nigéria não podem ir à escola no ano letivo que começa este mês, por causa da violência na sequência dos raptos que ocorreram nos últimos meses, alertou hoje a Unicef.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 37 milhões de crianças nigerianas iniciam este mês o novo ano escolar, mas pelo menos um milhão não vai conseguir ir à aulas por causa dos receios dos pais sobre os raptos.

"É inaceitável que as comunidades tenham de se preocupar com o envio dos filhos para a escola por terem medo de que sejam sequestrado naquele que devia ser um espaço seguro", disse o representante da Unicef neste país africano, Peter Hawkins.

O responsável considerou "inaceitável que as crianças tenham medo de voltar a encontrar os seus amigos e as aulas, e que os pais tenham medo de enviar os filhos para a escola, sabendo que podem não os voltar a ver".

"Esta insegurança tem de terminar para que as crianças possam voltar à sua vida normal", defendeu Hawkins, num comunicado citado pela agência espanhola de notícias Efe.

Desde janeiro já houve 20 ataques a escolas na Nigéria, com 1.436 crianças raptadas, 16 crianças mortas e mais de 200 crianças continuam desaparecidas, de acordo com os números da Organização das Nações Unidas.

Guiné-Bissau confisca navio chinês apanhado em pesca ilegal

O ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Mário Fambé, apresentou hoje um navio de bandeira chinesa apanhado na pesca ilegal, que vai ser confiscado a favor do Estado guineense.

O navio foi capturado pela Guarda Costeira guineense em 05 de agosto.

De acordo com Mário Fambé, o navio será confiscado e a empresa proprietária vai ter de pagar uma multa equivalente a 762 mil euros.

"Já fizemos 12 apreensões, desde que assumi a tutela do ministério, mas nenhuma infração é tão grave como a cometida pelo navio 'Sabu-3'. Não há dúvida em como será confiscado com todo o pescado que tem a bordo", revelou o ministro das Pescas guineense.

A maioria dos elementos da tripulação do navio são cidadãos da Guiné-Conacri, onde a empresa proprietária tem sede.

Mário Fambé garantiu que "serão bem tratados", mas que o Estado guineense fará cumprir a lei, que não é negociável.

O ministro das Pescas explicou que o mar guineense "é extenso", mas sem cobertura em termos de vigilância de pesca ilegal por parte de pescadores da Gâmbia, da Guiné-Conacri, do Mali, da Mauritânia e do Senegal.

No que diz respeito a multas para pescadores ilegais, Mário Fambé lamentou que a Guiné-Bissau seja o país da costa ocidental africana que pratica menor preço aos infratores capturados.

"A Lei Geral de Pesca determina que a multa a aplicar ao navio infrator é de 250 milhões de francos cfa, mais 250 milhões de francos cfa do agravante, o que totaliza 500 milhões de francos cfa, cerca de 763 mil euros", precisou o governante, que considera, contudo, um valor baixo.

Mário Fambé esclareceu que no caso de um navio apanhado em pesca ilegal na Guiné-Conacri, com as mesmas infrações cometidas pelo "Sabu-3", a empresa proprietária pagou uma multa equivalente a 1,3 milhões de euros.

O ministro guineense está a trabalhar para mudar a Lei Geral de Pesca, nomeadamente no capítulo de penalizações aos pescadores ilegais, para harmonizar as multas com os países da sub-região africana, fixando o preço mínimo num equivalente a 1,5 milhões de euros.

Na próxima reunião semanal do Conselho de Ministros, Mário Fambé vai apresentar uma proposta da nova versão da Lei Geral de Pesca, que espera ver aprovada, promulgada pelo Presidente guineense e entrar em vigor.

"Não vamos ao mar para buscar dinheiro. Queremos, sim, dissuadir pessoas para que se abstenham de cometer crimes nas águas guineenses e estragar a nossa biomassa", advertiu Fambé, no cargo de ministro das Pescas desde maio passado.

MB // LFS

Lusa/Fim

Entrega oficial dos Postos de Isolamento Sanitrario e Materiais de PCI para os pontos de entrada, doados pela OIM.

Sociedade Civil em formação sobre Orçamento Aberto sensível às crianças como responsabilidade social

PRS_ Comissão Organizadora VI Congresso acaba de publicar lista dos candidatos.


RadioBantaba

Accra, Ghana - Sua Excelência o Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, Umaro Sissoco Embalo, participa em Acra, Gana, com os seus pares, na Cimeira extraordinária da CEDEAO, para analisar a situação vigente na República da Guiné Conacri e no Mali.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

"O CIRCO DE NOME RTP ÁFRICA!

Por Jorge Herbert

Já tenho denunciado vezes sem conta a linha editorial da RTP África, um canal financiado pelos contribuintes portugueses e quiçá através de Acordos de Cooperação, que insiste em querer travestir-se em instrumento ora de propaganda, ora de anti-propaganda política, em quase todos os acontecimentos relativos à minha pátria-mãe Guiné-Bissau.

Desta feita, a linha editorial da RTP ÁFRICA fez questão de intencionalmente assumir ser-se ignorante, ao ponto de não perceber ou não querer perceber a diferença entre o CELEBRAR um acontecimento numa data diferente daquela que marca o acontecimento, independentemente do motivo, com a “MUDANÇA” da data do dia da independência!

Engane-se quem achar que foi por ignorância ou lapso que a notícia foi veiculada dessa forma, no seu componente visual, enquanto que, no seu componente áudio, ter sido bem explicado! O circo está montado e a necessidade de exibição da macacada é mais forte que eles, talvez mandados por um acrobata político ou de um certo lobbie português com interesses económicos na Guiné-Bissau e, se repararem, o palhaço animador de serviço é sempre o mesmo a dar a cara e a voz...

Dizia eu que o circo está montado para cumprir uma agenda e para animar os guineenses política e culturalmente alienados e aqueles que, pese embora não estarem imbuídos dessa alienação, consomem informações veiculadas por qualquer órgão, sem antes “mastigá-la”. Para além desses conterrâneos, a empreitada desse circo conta com a plateia dos portugueses ignorantes em relação à política dos PALOP’s e que têm a imagem estereotipada de África,  principalmente das antigas colónias “que eram nossas, até aqueles macacos tomarem conta daquilo e estragarem tudo...” Destes dois últimos grupos, limito-me apenas a sentir alguma pena, porque não é nada fácil mudar a cabeça de quem andou anos a viver na ignorância! Mas, em relação aos guineenses política e culturalmente alienados e saudosistas, muitos até com formação universitária, sinto um misto de nojo é pena, porque são uns autênticos barcos a vela, levados pelo vento, sem qualquer timoneiro a mostrar-lhes o caminho e sem terem consciência do Porto em que partiram...

Tenho mais dificuldades em perceber e aceitar o motivo pelo qual os políticos portugueses não tenham adiado nem suspenso as comemorações do 25 de Abril em pleno pico da Pandemia, arriscando a saúde e a vida de toda a população, do que os motivos apresentados pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, para adiar a comemoração do dia da Independência do país, conquistada com sangue e suor de muitos guineenses, curiosamente contra aqueles que acham que aquilo era deles...

O circo esse não será desmontado tão cedo, enquanto um determinado lobbie português não ter mãos sobre os nossos recursos naturais e humanos, a preço de chuva. E, obviamente, o palhaço de animação será sempre o mesmo alienado de um outro PALOP. Resta-nos apenas esperar os espetáculos, palhaçadas e macaquices seguintes que, por enquanto, até podem ser gratuitos aos guineenses.

Jorge Herbert

Acra-Gana - Sessão solene da abertura da Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO dedicada a situação política na República da Guiné.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

O buraco na camada de ozono evoluiu normalmente no início do ano, dizem os cientistas, mas "depois tornou-se um dos maiores" nos registos do final do ano

Por observador.pt

Cientistas dizem que o buraco na camada de ozono "cresceu consideravelmente" esta semana. Ultrapassa em 75% os registos habituais nesta altura do ano desde 1979.

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou esta quinta-feira o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera.

“O buraco da camada de ozono cresceu consideravelmente na última semana e agora é maior do que 75% dos buracos de ozono nesta época do ano, desde 1979”, anunciaram os cientistas do programa Copernicus, o programa de observação da Terra da União Europeia, que têm estado a acompanhar de perto o desenvolvimento do buraco da camada de ozono sobre o Polo Sul.

No dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, que esta quarta-feira se assinala, a equipa divulgou novos dados sobre a camada atmosférica que protege a Terra de radiação ultravioleta nociva.

“Este ano, o buraco da camada de ozono desenvolveu-se da forma esperada no início da estação. Parece muito semelhante aos anos anteriores, que não foram excecionais em setembro, mas depois tornou-se um dos maiores nos nossos registos para o final da época”, revelou o diretor do Copernicus, Vincent-Henri Peuch.

De acordo com as estimativas dos cientistas, o buraco evoluirá este ano de forma diferente da habitual.

“O vórtice é bastante estável e as temperaturas estratosféricas são ainda mais baixas do que no ano passado. Estamos diante de um buraco de ozono bastante grande e potencialmente profundo”, acrescentou o investigador.

O sistema de observação assenta em modelação por computador, combinada com imagens de satélite, de forma semelhante às previsões do tempo, para obter uma imagem tridimensional abrangente do buraco do ozono.

O ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural cumpriu esta quarta-feira, 15 de Setembro de 2021, o seu segundo dos quatro dias da visita a zona norte do país.

 Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

O ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural cumpriu esta quarta-feira, 15 de Setembro de 2021, o seu segundo dos quatro dias da visita a zona norte do país.

A caravana agrícola teve contacto, esta quarta-feira, com os lavradores das tabancas de N`Guntche,  N`Tim e Patche Yalá, da região de Oio, e Tchangue, Nhilim da região de Cacheu.

Falando aos Agricultores, MARCIANO SILVA BARBEIRO afirmou que a governação é uma responsabilidade coletiva e não individual.

"Estou aqui enquanto ministro de Estado de Agricultura mas sou membro do governo, assim sendo, não vou limitar só a ouvir dos problemas agrícolas porque o desenvolvimento é o avanço de todos os setores simultaneamente. Se conseguirmos desenvolver a agricultura sem o avanço da educação, da saúde, das infraestrutura e de outros setores não teremos o desenvolvimento" assegurou o governante.

 Marciano Silva Barbeiro pediu a união no seio dos camponeses para o bem do país.

"Todos os agricultores devem unir-se em torno do mesmo objetivo porque a luta é a mesma, não há separação de zonas, tribos ou de grupos, todos juntos devemos trabalhar para o desenvolvimento do setor agrário" aconselhou Silva Barbeiro.

Em resposta os Agricultores prometeram uma participação ativa na dinamização do setor agrário.

O assessor de imprensa 

----------------------------------------

        Mamadú Baldé 

16 de Setembro de 2021

Há mais pessoas do sexo masculino a vacinarem-se na Guiné-Bissau

O PaÍs dispõe de um artesanal de meio milhão de doses de vacinas contra COVID-19 @Radio Bantaba

Por LUSA  15/09/21 

A Alta Comissaria contra covid-19 na Guiné-Bissau, a médica Magda Robalo, afirmou hoje que há mais guineenses do sexo masculino vacinarem-se e indicou que a inoculação ocorre entre pessoas da faixa etária dos 18 aos 49 anos.

Magda Robalo, que falava aos jornalistas no momento da receção de 76 mil doses de vacinas da AstraZeneca oferecidas por Portugal, destacou a afluência de pessoas aos postos de vacinação nos últimos dias, mas lamentou o fraco número de indivíduos do sexo feminino.

A Alta Comissaria contra a covid-19 também lamentou que os idosos, de ambos os sexos, não estejam a aderir à vacinação.

"Os dados que temos indicam que a população que se faz vacinar situa na faixa etária dos 18 a 49 anos. A população acima dos 50 anos tem-se apresentado muito pouco para se vacinar. Temos também indicações de que 63% das pessoas já vacinadas são homens e só 37% são mulheres", afirmou Magda Robalo.

Em processo de vacinação desde abril passado, a Guiné-Bissau já imunizou cerca de 85 mil pessoas.

GUINÉ BISSAU - O INÍCIO OFICIAL DO ANO LETIVO 21/22 SERÁ EM OUTUBRO... E MAIS NOTICIAS. RTP AFRICA REPORTER

Sua Excelência o Presidente da República, General do Exército, Umaro Sissoco Embalo, chegou ao principio da noite desta quarta-feira a Accra, capital do Gana para participar esta Quinta-feira na cimeira extraordinária da CEDEAO, que terá como pano de fundo a situação da República da Guiné marcada por um golpe de Estado.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló