sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Canhabaque: na Tabanca de Menegue, fogo consumiu aproximadamente, cerca de 40 casas.

Segundo fonte local, contatada pela TV BANTABA, o trágico aconteceu, quando explodiu uma bateria de carro, num local improvisado para carregamento de telemóveis.

Sem morto, segundo a mesma fonte 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Video: Mampatas Tambakumba

Radio TV Bantaba

Rio congelado permite travessia de ucranianos (e feridos). Há imagens

© Getty Images

Notícias ao Minuto  13/01/23 

Cidadãos aproveitam para atravessar o rio Siverskyi Donets, enquanto são feitas as reparações da ponte bombardeada, que liga Sievierodonetsk a Lysychansk.

Um congelamento do rio Siverskyi Donets, perto de Kharkiv devido às baixas temperaturas de Inverno que se fazem sentir na Ucrânia, está a permitir aos ucranianos fazer a travessia, enquanto são feitas as reparações da ponte bombardeada, que liga Sievierodonetsk a Lysychansk.

Nas imagens acima podem ver-se feridos a ser transportados e pessoas a deslocar-se acompanhadas dos animais de estimação.

As forças russas explodiram, em junho de 2022, a ponte que liga a cidade ucraniana de Sievierodonetsk a Lysychansk, do outro lado do rio, cortando uma possível rota de fuga de civis.

Na altura, Sievierodonetsk era o epicentro da batalha pelo controlo da região de Donbass, no leste ucraniano.

A maior parte da Ucrânia continua a viver sob ataques diários de mísseis e drones lançados pelas forças russas, à medida que se aproxima a data em que se assinala um ano desde o início do conflito, a 24 de fevereiro.

A guerra na Ucrânia tirou já a vida a pelo menos 6.952 civis, ferindo outros 11.144, de acordo com os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).



RÚSSIA: Putin poderá nomear sucessor este ano, diz antigo redator de discursos

© Getty Images

Notícias ao Minuto  13/01/23 

Na perspetiva de Abbas Gallyamov, antigo redator de discursos de Putin, a ideia do presidente russo passará por escolher alguém que seja capaz de negociar o fim da guerra com a Ucrânia e o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderá nomear ainda este ano o sucessor para o cargo, evitando assim o risco de sofrer um golpe de Estado. Quem o disse foi Abbas Gallyamov, seu antigo escritor de discursos, numa entrevista ao canal de YouTube Khodorkovsky Live.

A notícia, aqui citada pelo jornal britânico Daily Mail, surge numa altura em que a popularidade do presidente russo tem vindo a decrescer no país, consequência da guerra na Ucrânia, cujos objetivos têm ficado bastante aquém dos delineados inicialmente. 

Segundo acredita Abbas Gallyamov, a ideia de Vladimir Putin passará por entregar a liderança do país a um herdeiro "tecnocrata" por ele escolhido para, depois, poder retirar-se para o seu "palácio" no Mar Negro. Evitaria, assim, argumentou o ex-aliado do presidente russo, ser retirado à força do poder.

Na perspetiva de Gallyamov, a ideia do presidente russo passará, assim, por escolher alguém que seja capaz de negociar o fim da guerra com a Ucrânia e o Ocidente e que, ao mesmo tempo, não esteja a considerar concorrer às próximas eleições presidenciais, marcadas para 2024.

Mas quem será, de forma mais concreta, a pessoa escolhida por Putin para ocupar o cargo que está já há tantos anos associado ao seu nome? Terá de ser, principalmente, um funcionário "inferior de confiança" - como é o caso, exemplificou o antigo redator de discursos do chefe de Estado russo, do presidente da Câmara de Moscovo, Sergey Sobyanin, do primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, ou do seu subchefe de gabinete, Dmitry Kozak.

A entrevista foi dada numa altura em que, elaborou Abbas Gallyamov, o círculo de Vladimir Putin já não o vê como um "garante de estabilidade", o que o leva a estar alarmado com a ascensão de Yevgeny Prigozhin, líder da empresa paramilitar russa Wagner - que, ainda assim, tem sido até agora leal ao Kremlin.

De recordar que Vladimir Putin tem vindo a sofrer um decréscimo de popularidade após as severas perdas de recursos humanos sofridas na frente de batalha. Até porque, nos últimos meses, os avanços das tropas russas no terreno têm sido bastante reduzidas, aumentando a onda de críticas em torno da investida militar.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, tirou já a vida a 6.952 civis, ferindo outros 11.144, de acordo com os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: A China e a Rússia distanciaram-se hoje do apelo feito pela maioria dos membros do Conselho de Segurança da ONU em que pedem ao governo talibã do Afeganistão para que "revertam imediatamente as medidas de opressão contra mulheres".

Guiné-Bissau: Ministro das Obras públicas Fideles forbes reage sobre declarações dos moradores do Safim.

Radio TV Bantaba 

Guiné-Bissau: Ministério da Cultura Juventude e Desportos empossa comissão organizadora do Carnaval 2023

Radio Voz Do Povo

Doravante é cancelado todos os pagamentos relativamente ao cancelamento da antiga gama dos passaportes.

A posição foi tornada pública esta Sexta-Feira (13.01), em Bissau, numa conferência de imprensa pelo  Diretor Geral da Migração Lino Correia.

Radio TV Bantaba

Mais de 1,3 milhões de chineses pediram passaportes e vistos em apenas cinco dias

Por SIC Notícias   13/01/2023

No passado dia 8 de janeiro, a China reabriu as fronteiras e retomou a emissão destes documentos.

A corrida à documentação ocorre dias depois da reabertura das fronteiras do país e numa altura em que o país enfrenta um surto sem precedentes de casos e de mortes por covid-19.

Desde que a China reabriu fronteiras e retomou a emissão de passaportes e vistos, as longas filas e o movimento não abrandam em Pequim.

De norte a sul do país as autoridades registaram um aumento nos pedidos de documentação para viajar de quase 130%.

“Desde 8 de Janeiro, o número total de residentes no continente que têm solicitado documentos de imigração é de 1,351 milhões, um aumento de 129,4% em comparação com o número anterior à implementação da política, incluindo 353.000 pedidos para passaportes, um aumento de 89,8% em comparação com o número anterior à implementação da política”, evidenciou Liu Haitao, da Administração Nacional de Imigração da China.

A euforia de poder voltar a viajar coincide com uma época particularmente especial para os chineses, o ano novo lunar, a causa da maior migração anual no Mundo.

Esta época festiva coincide com um surto sem precedentes de casos e de mortes por covid-19 no país. Por essa razão as autoridades já vieram apelar aos chineses para que evitem visitar os familiares mais velhos.

Só no domingo, no dia em que a China levantou a quarentena obrigatória para viajantes do estrangeiro, mais de 250 mil pessoas entraram pelas fronteiras chinesas.


Leia Também:  Covid-19: as imagens de hospitais sobrelotados na China

ALEMANHA: Transformar casa onde Hitler nasceu em esquadra custará 20 milhões

© Getty Images

POR LUSA  13/01/23 

A transformação da casa onde nasceu o ditador nazi Adolf Hitler, na localidade austríaca de Braunau am Inn, numa esquadra de polícia custará 20 milhões de euros, muito mais que o inicialmente previsto, noticiou hoje a imprensa local.

O polémico projeto, aprovado pelo município há três anos após o parecer de uma comissão de especialistas, a fim de evitar que a casa se tornasse um local de romaria de grupos neonazis e de extrema-direita, tinha um orçamento inicial de cinco milhões de euros.

No ano passado, o orçamento aumentou para 11 milhões de euros, tendo agora passado para cerca de 20 milhões, segundo dados do Ministério do Interior da Áustria.

As obras para iniciar a renovação do edifício, situado no centro de Braunau am Inn, uma localidade com cerca de 16.000 habitantes perto da fronteira com a Alemanha, começarão após o verão deste ano e durarão até finais de 2025.

De acordo com o diário local OEN, as obras foram primeiro adiadas por causa da pandemia de covid-19 e agora devido à complicada situação no setor da construção civil, relacionada com a enorme escassez de materiais.

A casa onde Hitler (1889-1945) nasceu esteve envolta em polémica durante anos e, após uma longa batalha judicial entre a anterior proprietária e o Estado, o Governo austríaco decidiu em 2017 expropriar o edifício e, em 2019, transformá-lo numa esquadra de polícia.

Deste modo, as autoridades esperam eliminar qualquer relação entre o edifício e o ditador nazi, embora perto do local continue a existir um monumento em memória dos milhões de vítimas do nazismo.


CABO VERDE: Democracia "não vai bem" com milhares na pobreza extrema em Cabo Verde ...José Maria Neves

© Lusa

POR LUSA  13/01/23 

O presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou hoje que a democracia no país "não vai bem" com milhares de cabo-verdianos a viverem em pobreza extrema ou em "crise alimentar aguda".

"A democracia não se esgota apenas na realização da eleição, por mais que ela ocorra com pontualidade e os seus resultados sejam sempre respeitados. A nossa não vai bem quando cerca de 73 mil cabo-verdianos vivem em situação de extrema pobreza e aproximadamente 46 mil em situação de crise alimentar aguda", afirmou o chefe de Estado no discurso oficial das comemorações do Dia da Liberdade e da Democracia.

"O desemprego jovem é elevado, a inflação atinge principalmente as famílias mais carenciadas e a desigualdade aumenta. De salientar que a condição de pobreza não é uma opção, sendo que ela fere a dignidade humana e é um terreno fértil para o condicionamento do voto", acrescentou.

O parlamento cabo-verdiano, na Praia, recebeu hoje a sessão solene comemorativa do Dia da Liberdade e da Democracia, que assinala a realização, em 13 de janeiro de 1991, das primeiras eleições multipartidárias em Cabo Verde, após o período do partido único no país.

"Constata-se a urgência de uma reforma global do Estado e da Administração Pública, com medidas estruturantes, adequando as suas dimensões às reais necessidades do país, reduzindo custos, potenciando ganhos de eficácia e de eficiência, com mais flexibilidade e respondendo com mais sofisticação aos ingentes desafios do atual contexto socioeconómico", exemplificou.

"Bem concebida e executada", essa reforma, disse, "será capaz de ter efeitos na redução das despesas de funcionamento do Estado, libertando meios para o combate à pobreza e às desigualdades, contribuindo efetivamente para que uma larga franja de cabo-verdianos das classes mais desfavorecidas possa ter acesso a mais recursos, de forma a poder ter uma vida mais digna".

A democracia, acrescentou "também se realiza, e se cumpre a Constituição, quando os cabo-verdianos tiverem melhores condições de mobilidade entre as ilhas, quando os órgãos de regulação tiverem bom desempenho, quando a Justiça for mais célere e diminuir a sensação de impunidade, quando a violência urbana for reduzida através de estratégias capazes de agir mais na prevenção do que na repressão".

No seu discurso, José Maria Neves afirmou ainda que é necessária uma comunicação social "livre, forte e independente", o que "contribui para uma boa saúde da democracia".

"Esta fica sempre mais frágil se a imprensa se cala ou se acovarda. Os inimigos da democracia dificultam a vida a uma imprensa livre para, também, enfraquecerem a resistência dessa mesma democracia. Temos que evitar tanto a censura como a autocensura e trabalhar para que Cabo Verde volte a subir no 'ranking' de liberdade de imprensa", disse.

José Maria Neves apontou também que "a forma ligeira e desrespeitosa como se discute determinadas questões políticas essenciais pode originar cansaço e descrédito em relação à política, aos políticos e às instituições, o que só desvaloriza a democracia".

"Cabe, pois, tudo fazer para reforçar as instituições enquanto pilares do sistema democrático, valorizar a política, os políticos e os partidos e qualificar a democracia", disse.

O chefe de Estado reiterou que é necessário um "cada vez melhor entendimento e cooperação entre os órgãos de soberania", bem como "uma leitura adequada de determinados conceitos, nomeadamente a interdependência e separação de poderes", sublinhando a sua "disponibilidade institucional" para "a busca dos melhores entendimentos".

"A democracia também é um regime de instituições, enquanto estrutura, normas, regras, hábitos mentais e costumes. Temos que reforçá-las e melhorar o seu desempenho através da disponibilidade para o diálogo e a procura incessante de consensos. Só se consegue construir a democracia com democratas genuínos, com todo o mundo a conversar, a debater de forma salutar, recuperando as boas relações entre políticos, vizinhos, colegas de trabalho, classes profissionais, academia, etc. Desta forma, com pedagogia, estaremos a dissipar o clima de crispação, algumas vezes presente, e contribuir para o diálogo, tolerância, cooperação e confiança", acrescentou.

Defendeu que a democracia também é construída com "dissensos e divergências", o que "exige a convivência pacífica" e "respeitosa" entre todos, "com a maioria a preocupar-se com as minorias, sendo certo que nem mesmo uma maioria absoluta quer dizer poder absoluto".

"São sempre desejáveis e necessárias a busca e obtenção de consensos, o que beneficia os cidadãos, credibiliza as instituições democráticas e facilita o revezamento de papéis, como sempre sucede em democracia. Quanto maior o respeito pelo adversário, maior é o contributo para a elevação do debate político. Mais cultura democrática significa melhores condições de fala e maior disponibilidade do outro para ouvir. Sublinho aqui a necessidade de reaprendermos a escutar e a discutir", disse.

"É possível divergir com elegância, respeito e consideração. Na democracia há situação e oposição. O Governo governa e a oposição faz o seu papel, sempre com respeito mútuo", enfatizou.


Leia Também: PM de Cabo Verde diz que acusações do PAICV afetam jornalistas

REPRESENTANTES DA COMUNIDADE MAURITANIANA FORAM ESTA MANHÃ RECEBIDOS EM AUDIÊNCIA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Os porta-vozes dos representantes da comunidade mauritaniana apresentaram ao Chefe de Estado os cumprimentos de um Novo Ano, desejando sorte e a continuação dos sucessos que o Presidente da República tem alcançado internamente como no plano internacional.

De seguida solicitaram a isenção de vistos bem como o pagamento a que isso implica, invocando o facto das relações entre a Guiné-Bissau e a Mauritânia serem históricas com mais de meio-século de existência e reforçadas pelo facto de uma esmagadora maioria de mauritanianos já viverem mais de 30 anos e de terem constituído familia com mulheres guineenses e de 1.800 dos seusl filhos terem nascido na nossa terra.

Outro assunto exposto ao Chefe do Estado foi no capítulo da segurança, considerando o facto dos seus estabelecimentos comerciais serem alvo de assaltos à mão armada. Reafirmaram o seu firme desejo de passarem a investir mais em prol do crescimento da economia nacional e que iriam convidar potenciais investidores mauritanianos a aplicar os seus recursos financeiros na Guiné-Bissau.

Os mauritanianos declararam ao Presidente da República o seu desejo de adquirirem a nacionalidade guineense, mas queixaram-se do facto de existirem várias dificuldades burocráticas.

Em resposta as preocupações expostas, o Presidente Sissoco Embaló considerou justo solicitar ao Governo a suspensão da exigência dos vistos e o fim dos pagamento  dos mesmos e considerou a comunidade como guineenses originários da Mauritânia e com pleno e inquestionável direito de automaticamente serem cidadãos guineenses, de acordo com as leis da Guiné-Bissau.

Quanto à questão relacionada com.os assaltos de que a comunidade mauritaniana se tem deparado, o Presidente da República assegurou que iria pressionar o Governo e em especial o Ministério do Interior, embora o General Úmaro Sissoco Embaló ter reconhecido que apesar dos grandes esforços desenvolvidos o país continua ainda sofrendo com.os efeitos da guerra civil de 7 de Junho.


Guiné-Bissau: Associação dos estudantes da Região de Gabu Foi recebido esta Sexta-Feira (13.01), no palácio da República pelo Chefe do estado Umaro Sissoco Embalo

 Radio Voz Do Povo

Ovos de avestruz com pelo menos 4 mil anos encontrados em Israel... Especialistas estimam que ovos podem ter entre 4 mil e 7.500 anos.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   13/01/23

Foram encontrados, no sul de Israel, fragmentos de ovos de avestruz com, pelo menos, quatro mil anos. A descoberta, feita por arqueólogos, foi dada a conhecer, esta quinta-feira, pela Autoridade de Antiguidades daquele país.

Os ovos foram encontrados nas dunas de areia de Nitzana, no deserto de Negev, junto da fronteira com o Egito, perto de uma fogueira que fazia parte de uma acampamento usado por nómadas "desde os tempos pré-históricos", segundo revelou Lauren Davis, diretora de escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel, citada pela AFP. 

A proximidade indica que os ovos deveriam ser cozidos.

A Autoridade de Antiguidades de Israel nota que as avestruzes selvagens foram extintas da região no século XIX.

Os ovos – que podem fornecer pista sobre a vida dos nómadas na antiguidade – vão ser examinados, mas os especialistas estimam que podem ter entre 4.000 e 7.500 anos.

Veja as imagens na fotogaleria abaixo.👇

Guiné-Bissau: PR Sissoco Embalo recebeu esta sexta-feira (13.01), em audiência associação de Mauritânianos recidente na Guiné-Bissau_ADAM

Radio Voz Do Povo  · 


UCRÂNIA/RÚSSIA: Exército ucraniano nega perda de Soledar para as tropas russas

© Lusa

POR LUSA  13/01/23 

A Ucrânia negou hoje a perda de Soledar para a Rússia, que Moscovo anunciou ter conquistado, e disse que os combates violentos prosseguiam na pequena cidade do leste do país.

"Ainda há combates violentos em Soledar", disse à televisão ucraniana o porta-voz do comando oriental do exército ucraniano, Sergei Cherevaty, citado pela agência francesa AFP.

Cherevaty alegou que as forças armadas ucranianas tinham a situação em Soledar sob controlo, mas admitiu que estão "em condições difíceis".

A declaração seguiu-se ao anúncio por Moscovo de que as suas forças tinham conquistado a cidade da região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

"Na noite de 12 de janeiro, a libertação da cidade de Soledar foi concluída", disse hoje o porta-voz do Ministério da Defesa russo, tenente-general Igor Konashenkov, citado pela agência oficial TASS.


Leia Também: Rússia anuncia conquista de Soledar, no leste da Ucrânia


Leia Também: A NATO anunciou hoje o destacamento para a Roménia de aeronaves equipadas com sistemas de alerta e controlo aerotransportados (AWACS), radares de alta capacidade, em resposta à agressão russa contra a Ucrânia.

INOVAÇÃO: As profissões que podem vir a ser substituídas por IA

Jornalistas

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   13/01/23 

O site Gizmodo olhou para o que se tem feito no mundo da IA e fez uma lista das áreas profissionais mais vulneráveis.

A ascensão de ferramentas de Inteligência Artificial e de algoritmos cada vez mais desenvolvidos podem tornar determinadas tarefas mais simples de realizar, tornando também redundantes algumas profissões.

Mais quais são as profissões que mais vulneráveis estão à implementação de sistemas de IA no mundo do trabalho? Pois bem, o site Gizmodo olhou para os sistemas de IA que estão atualmente entre nós e elaborou uma lista das profissões que mais estão em risco de se tornarem obsoletas.

Pode ficar a conhecer esta lista na galeria abaixo.👇


Modelos e influencers
‘Copywriters’
Apoio ao cliente
Advogados
Artistas
Programadores
Cientistas


Leia Também: Microsoft deve melhorar Word e Outlook com Inteligência Artificial

CHINA: Violações disciplinares. China puniu 592 mil funcionários governamentais

© Reprodução/ CGTN

POR LUSA  13/01/23 

A China puniu 592 mil funcionários do governo em 2022 por violações disciplinares, divulgou hoje a Comissão Central de Inspeção e Disciplina, o braço anticorrupção do Partido Comunista Chinês (PCC), na sua conta oficial na rede social WeChat.

Entre os castigados há 53 quadros com cargos "de nível ministerial ou provincial", detalhou a agência.

No ano passado, o ex-ministro da Justiça chinês, Fu Zhenghua, foi condenado a pena de morte suspensa por aceitar subornos, após uma investigação liderada pelo poderoso órgão anticorrupção.

O ex-vice-ministro chinês da Segurança Pública Sun Lijun também foi acusado, no ano passado, de aceitar subornos, e recebeu a mesma sentença.

A punição com pena de morte suspensa é frequente no país asiático em casos de corrupção e significa que, se o arguido não cometer novos crimes e comportar-se adequadamente durante o período estipulado, poderá ver a sua pena comutada para prisão perpétua.

Entre os casos que receberam mais atenção em 2022 está também o de Tong Daochi, ex-chefe do Partido Comunista na província insular de Hainan, no extremo sul do país, e que recebeu a mesma sentença de Sun e Fu.

Um caso de corrupção foi também registado na própria Comissão Central de Inspeção e Disciplina: o seu ex-inspetor Dong Hong foi condenado a pena de morte suspensa, em janeiro passado, por aceitar subornos.

Após ascender ao poder, em 2012, o atual líder chinês, Xi Jinping, lançou uma campanha anticorrupção, hoje considerada a mais persistente e ampla na história da China comunista.

A campanha levou à punição de milhões de funcionários e expôs grandes casos de corrupção, mas alguns críticos consideram que está também a ser usada para afastar rivais políticos de Xi.

PR Umaro Sissoco Embaló recebeu esta sexta-feira (13.01), em audiencia Ex-Presidente interino e chefe da missão de observadores das eleições legislativas no Benin Raimundo Pereira

 Radio Voz Do Povo