segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

És i povo ku sai na rua : Assim ku povo ku Sta indignado kaba! És i povo ku paigc fala e tene? PAIGC kaba fep, mufunesa di 6 bilhões ku 2 golpe falhado ku panha Elis

Estamos a Trabalhar


OMS: Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde visita Cabo Verde

© Lusa

POR LUSA   08/01/24 

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) visita Cabo Verde durante três dias, a partir de quarta-feira, anunciou hoje o Governo, numa altura em que o país tem em curso o processo de erradicação da malária.

A visita de Tedros Ghebreyesus a Cabo Verde "representa uma grande distinção", disse hoje o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O trabalho em curso para "certificação como país livre de paludismo tem um impacto muito grande" e tem sido "uma construção de longo fôlego", referiu aos jornalistas.

"Em termos de imagem externa isto é muito bom, quer para o turismo, quer como desafio que Cabo Verde foi vencendo no sistema de saúde", disse o líder do Governo, horas depois de a ministra da Saúde anunciar a visita -- sem detalhes.

A visita do diretor-geral da OMS pode servir também para que "o país possa ganhar ainda mais motivação", acrescentou.

"Motivação para podermos dar os saltos necessários, para o nosso sistema de saúde ser cada vez mais forte e resiliente", declarou Ulisses Correia e Silva, apontando a luta contra a malária como "um bom exemplo".

Cabo Verde está há mais de cinco anos sem qualquer caso autóctone de malária (ou paludismo, como também é conhecida a doença).

A malária, uma doença curável, é transmitida a humanos através da picada de um mosquito infetado, sendo uma das principais causas de morte a nível global.


O Governo e o Setor Privado iniciam trabalhos preparativos de identificaçāo e eliminaçāo de estrangulamentos à Campanha de Comercializaçāo e Exportaçāo da Castanha de Caju_2024.



 Radio Voz Do Povo

CASO DE MORO CÂMARA.


 Balde Balde Balde 

NIGÉRIA: Ministra para a Pobreza suspensa. Fez desvio polémico de dinheiro público

© Getty Images

Notícias ao Minuto    08/01/24 

A ministra nigeriana aprovou a transferência de 585,2 milhões de nairas (cerca de 603 mil euros) para a conta bancária pessoal de um funcionário público.

A ministra dos Assuntos Humanitários e do Alívio à Pobreza da Nigéria, Betta Edu, foi suspensa, esta segunda-feira, após ter sido acusada de desviar mais de 585 milhões de nairas (cerca de 603 mil euros) de dinheiro público para uma conta bancária pessoal.

Segundo a BBC, o presidente na Nigéria, Bola Tinubu, decidiu suspender a ministra na sequência da indignação pública sobre o escândalo.

De acordo com Ajuri Ngelale, porta-voz da presidência da Nigéria, a suspensão tem efeitos imediatos e foi ainda pedida uma "investigação exaustiva" ao caso.

"O presidente dá ainda instruções ao presidente-executivo da Comissão de Crimes Económicos e Financeiros (EFCC) para que proceda a uma investigação exaustiva de todos os aspetos das transações financeiras que envolvem o Ministério dos Assuntos Humanitários e do Alívio da Pobreza, bem como uma ou mais agências do mesmo", afirmou Ngelale.

Em causa, segundo a BBC, está uma transferência de 585,2 milhões de nairas, ordenada por Edu, para a conta bancária pessoal de um funcionário público, que é o contabilista responsável pelos subsídios aos nigerianos vulneráveis. 

O gabinete da ministra rejeitou qualquer irregularidade e defendeu que Edu aprovou a transferência para uma conta pessoal, que se destinava à "implementação de subvenções a grupos vulneráveis".



Leia Também: Milhares de nigerianos festejam partida das últimas tropas francesas

Cabo Verde apela para conclusão da representação em órgãos externos

© Lusa

POR LUSA   08/01/24 

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, disse hoje esperar que o parlamento do país possa concluir durante este ano a renovação dos membros em órgãos externos, por serem "sensíveis" para a vida política nacional.

Ao receber os tradicionais cumprimentos de Ano Novo do presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, o chefe de Estado cabo-verdiano notou que faltam eleger os novos membros da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), com mandatos expirados há muitos meses.

"[São] todos órgãos importantes na regulação de domínios sensíveis da vida política nacional e é importante trabalharmos para garantir que esses órgãos estejam renovados, para podermos enfrentar com sucesso os desafios que nós temos pela frente", pediu Neves.

O chefe de Estado pediu ao parlamento para fazer um "esforço mais" para conseguir renovar esses membros, felicitando, ao mesmo tempo, pela escolha, no ano passado, dos órgãos externos relacionados com a Justiça, o que permitiu cumprir o papel da Assembleia e do Presidente da República em relação aos tribunais, "que são pilares também importantes do Estado de direito democrático".

O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, enumerou as muitas ações realizadas pelo parlamento durante o ano de 2023 e recordou que foram eleitos "alguns" órgãos externos, nomeadamente os relacionados com a Justiça.

"Temos também sobre a mesa a procura de entendimentos para a eleição dos demais órgãos", garantiu.

O chefe de Estado cabo-verdiano iniciou hoje a receção dos habituais cumprimentos de Ano Novo dos restantes órgãos de soberania, do sistema judicial, dos partidos políticos com assento parlamentar, das autarquias locais, das instituições religiosas, das Forças Armadas, além do corpo diplomático acreditado no país.


União Europeia envia missão de observação às presidenciais do Senegal

© Getty Images

POR LUSA   08/01/24 

A União Europeia (UE) vai enviar uma missão de observação às eleições presidenciais do Senegal, marcadas para 25 de fevereiro, respondendo a um convite do país, foi hoje anunciado.

Esta é a quarta missão da UE para observar eleições no Senegal, segundo um comunicado do serviço de ação externa da UE, e é liderada pela eurodeputada sueca Malin Bjork, que integra o grupo de esquerda, The Left.

Uma primeira equipa, composta por nove analistas, chegará a Dacar em meados de janeiro e permanecerá no Senegal até à conclusão do processo eleitoral, com a tarefa de elaborar um relatório final e possíveis recomendações para reformas eleitorais.

Esta equipa quadro vai ser reforçada com outros 32 observadores de longa duração, para trabalharem em todo país, e por mais 64 de curta duração, a enviar numa data mais próxima da votação.

No Senegal, país com fronteira com a Guiné-Bissau, as presidenciais agendadas para 25 de fevereiro, que vão resultar na substituição do Presidente, Macky Sal, ameaçam perturbar a estabilidade do país, onde o poder tudo tem feito para impedir a candidatura da principal figura da oposição, Ousmane Sonko, líder do Patriotas do Senegal para o Trabalho, a Ética e a Fraternidade (Pastef).



Leia Também: Conselho Constitucional senegalês recebe 93 candidaturas às presidenciais 

MAS PABIA KU PAIGC TA USA ATÉ DIFICIENTES PA É ATINGI SÉ OBJECTIVO ?

ÉS JOVEN DIFICIENTE KU STA LÍ NÁ ES IMAGEM, ÉL I PORTA VOZ DI GRUPO DI WHATSAPP KU DI TIK TOK KU CRIADO PA DJINTIS DI PAIGC NA SINTIDU DI INCENTIVA MARCHA DI VIOLÊNCIA NÁ PAIS!

OTCHA POLICIAS PEGA ALDAIR NÁ INICIO I NEGA BÁ, CONFESSA DI KUMA I ÉL, DIPUS QUI É PUI AUDIO, I KABA PA SETA DI KUMA I ÉL, I PIDI PA PURDAL, POLICIAS FALAL É KANA FITCHAL MAS É ENCAMINHA SI PROCESSO PA POLICIA JUDICIARIA.

BO PARTILHA PA SE FAMÍLIAS TCHOMAL ATENÇÃO.

Fonte: TA TA Djabula

O Ministro do Interior, acompanhado de Secretário de Estado da Ordem Pública visita armazém de stock de productos alimenticíos do Ministério do Interior.



 Radio Voz Do Povo 

Nenhum partido político tem o direito de convocar o Povo para as suas guerras, usando-o como "sua arma de guerra"...

Por Fernando Casimiro

A abertura ao multipartidarismo em 1991 é o Marco de Referência à Democracia na Guiné-Bissau.

Com efeito, passou à História a sustentação da teoria do Partido-Estado, e do Partido ser o Povo e vice-versa.

Volvidos 33 anos, quem não entendeu isso, parafraseando Amilcar Cabral, "não entendeu nada"!

Nenhum partido político tem o direito de convocar o Povo para as suas guerras, usando-o como "sua arma de guerra".

O Povo é um dos Elementos constitutivos do Estado e não dos Partidos políticos.

O Povo, é a Diversidade e o Pluralismo, que simbolizam, definem, decidem e caraterizam a Representatividade Democrática do Estado!

Didinho 08.01.2024

Conferência de imprensa: A empresa PROQUIL envolvida em polémica e, o Sócio Gerente, Fernando Egas Bugalho acusa Rut Monteiro de pretender apoderar-se da empresa. Egas Bugalho afirma que foi expulso, deixando no confere da empresa 70 milhões de FCFA.


 Gaitu BaldéRadio Voz Do Povo

Comandante sénior do Hezbollah morto em ataque israelita no Líbano... Há outra vítima mortal do ataque.

Notícias ao Minuto   08/01/24 

Um comandante do Hezbollah foi morto na sequência de um ataque israelita, no Líbano. A notícia foi avançada por forças de segurança libanesas, sendo que a Sky News afirma que ainda não conseguiu confirmá-la.

À Reuters, fontes de segurança referiram que a vítima é o vice-líder de uma unidade da força de elite Radwan, do Hezbollah.

O responsável "desempenhava um papel de liderança na direção das operações militares no sul", a partir de onde o Hezbollah tem vindo a realizar ataques quase diários contra Israel em apoio ao Hamas palestiniano nos últimos três meses, disse o funcionário libanês, que pediu o anonimato.

O homem foi identificado como Wissam al Tawil, e há informações de que morreu, ainda, outro combatente.  

As mesmas fontes revelaram que as mortes ocorreram quando um carro foi atingido num ataque à aldeia libanesa de Majdal Selm.

A notícia do ataque ocorre numa altura em que se receia o agravamento da situação a nível regional, nomeadamente após a morte de Saleh al-Arouri, do Hamas, e de seis outros dirigentes e quadros do movimento islamita palestiniano num ataque atribuído a Israel, no passado dia 02 de janeiro.

O ataque teve como alvo um escritório do grupo palestiniano no sul de Beirute, um reduto do Hezbollah, que no sábado disparou dezenas de foguetes contra uma base militar no norte de Israel.

No sábado, em Beirute, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o Líbano não deve ser "arrastado para um conflito regional".

"É imperativo evitar uma escalada regional no Médio Oriente, é absolutamente necessário evitar que o Líbano seja arrastado para um conflito regional", afirmou Josep Borrell, que se encontrou com um responsável do Hezbollah.

A violência já causou a morte de mais de 180 pessoas no Líbano, incluindo mais de 135 combatentes do Hezbollah e mais de 20 civis, de acordo com os dados recolhidos pela France Presse.

No norte de Israel, nove soldados e cinco civis foram mortos, de acordo com as autoridades israelitas.



Leia Também: Telavive avisa que pode 'copiar e colar' a destruição de Gaza em Beirute 

CFM, Rádio Notícias. Conferência de imprensa, SINAPROF. Data: 08.01.2024 ....???

Presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Domingos Carvalho, está contra as declarações dos deputados e analistas políticos, Nelson Moreira e Dara da Fonseca na Rádio África FM, no programa grande plano👇

  Rádio Capital Fm / Radio TV Bantaba

NO COMMENT!





Coreia do Sul diz que Hamas usa armamento norte-coreano

© REUTERS/Mohammed Salem

POR LUSA  08/01/24 

O Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul disse hoje que o grupo islamita palestiniano Hamas tem utilizado lançadores de granadas antitanque fabricados pelo regime da Coreia do Norte.

Um porta-voz do NIS, citado pela agência de notícias Yonhap, disse serem verídicas fotografias divulgadas pelo portal norte-americano Voice of America que mostram peças de lançadores de granadas F-7 com carateres em coreano, usados recentemente pelo Hamas.

A fonte acrescentou que o NIS está a recolher provas mais detalhadas dos alegados fornecimentos de armas da Coreia do Norte ao Hamas.

Em outubro, os militares sul-coreanos já afirmavam suspeitar que a Coreia do Norte tinha fornecido, direta ou indiretamente, armas ao Hamas após analisarem os ataques que a milícia realizou contra Israel no dia 07 de Outubro.

O próprio NIS também disse em novembro que obteve provas de instruções diretas do líder norte-coreano Kim Jong-un para fornecer equipamento militar e armamento a organizações que se opõem a Israel.

O regime norte-coreano negou publicamente qualquer ligação com o Hamas e descreveu os relatórios que indicam o contrário como rumores veiculados pelos Estados Unidos.



Leia Também: Milícias xiitas iraquianas dizem ter lançado míssil contra norte de Israel

Kim ki fiança pá i saí na rua kkkkkk


Por R Kelly Queba Sané

Em Bissau, Plataforma da Aliança Inclusiva "PAI TERRA RANKA", manifesta contra o derrube do parlamento e de seu governo, sob lema: BO TORNA PARLAMENTO KU GOVERNO KU POVO CUDJI

Marcha di Facebook ninguém ka sai, só alguns dilinquentis ku tenta ruma ma i despersa rapidamente pa ka “carru di iagu kinti tchiga”

 Por: Ussumane Fitchas  CAP GB / Estamos a Trabalhar

DOMINGUINHO FERNANDES, MAIS DO QUE UM TREINADOR, UM FORMADOR🇬🇼

Por Olívio Mendonça Platão 

Os ligados e atentos ao futebol nacional e sobretudo dos campeonatos nacionais de futebol vão lembrar daquele UDIB dos anos 2010, 2011 e 2013, a UDIB sob a batuta do mister Dominguinho Fernandes.

Essa equipa só não conquistou algo em termos de troféus, porque tinha pela frente um Balantas de Mansoa, um ATL. C. Bissorã e um SB Benfica muito fortes na altura.

Essa equipa tinha fôlego, disponibilidade e brilho a jogar a bola, com jovens como Rudi, Domuingos ou Naba, mas, acima de tudo, tinha muita técnica, uma técnica que era criada e espalhada a partir dos bancos, porque lá está, estava lá o mister Dominguinho.

Podemos até lembrar e juntar a isso as suas equipas nos campeonatos de defeso em Bissau, era magia e qualidade.

Dominguinho Fernandes é conhecido pela sua facilidade em lidar com os mais novos, coisa que no mundo atual torna-se uma qualidade a fazer constar no CV, afinal para se lidar com a nova geração nos dias de hoje é preciso mesmo muita qualidade, como disse recentemente José Mourinho.

Mister Dominguinho, um dos que se deve pensar para assumir as equipas de base das seleções jovens da Guiné-Bissau num futuro próximo. 

Dominguinho Fernandes não é bom, é muito bom mesmo.

🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼

Olívio Mendonça

PATRULHA JUNTO COM MINISTRO DO INTERIOR ALADJE BOTCHE CANDE

O Ministro do Interior e da ordem publica Aladje Botche Cande, acompanhado pelas forças  de segurança estão no preciso momento patrulhando todos os bairros da cidade de Bissau.


PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE MOVIMENTO DE APOIO AO SEGUNDO MANDATO


Presidência da República da Guiné-Bissau