segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

IX Congresso Ordinário: PAIGC ACUSA MINISTÉRIO DO INTERIOR DE SER PARCIAL

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) acusou no final da tarde de hoje, 29 de Janeiro 2018, o Ministério do Interior de assumir uma posição parcial perante providências cautelares contra a realização do IX congresso do partido em Bissau.

A indignação dos libertadores foi tornada pública pelo advogado desta maior formação política guineense, Carlos Pinto Pereira, numa conferência de imprensa promovida para esclarecer a situação da realização da sua reunião magna.

Carlos Pinto Pereira entende que ‘nenhum militante dos libertadores devia optar-se pelo caminho da justiça’ antes de esgotar todos os procedimentos que os estatutos do partido lhes reservam, referindo-se aos militantes que intentaram providências cautelares contra o PAIGC em diferentes tribunais do país.

Justifica a sua tese, dizendo que os militantes que hoje estão a mover queixas contra o partido aceitaram os estatutos do PAIGC que deixou claro que caso um militante sinta-se penalizado pelo partido injustamente tem apenas que recorrer aos órgãos competentes do partido para a resolução dos seus problemas e não optar logo para as instâncias judiciais. Pereira revela ainda que os militantes intentaram 12 (doze) processos judiciais contra o PAIGC.

Segundo Pereira, o último das 12 notificações, foi o do Tribunal Regional de Bissorã. O advogado acusou a instituição judicial da província norte de prestar ‘um mau serviço aos cidadãos guineenses’.

De acordo com Pereira, o PAIGC recorreu ao processo do Tribunal Regional de Bissorã, afirmando que o juiz teve ponderação no processo e tomou uma nova medida autorizando a realização do IX Congresso do PAIGC. Contudo, Carlos Pinto Pereira voltou a acusar o Tribunal de Bissorã de fechar o referido processo sem notificar atempadamente os libertadores. Reafirmou que o juiz deu efeito suspensivo ao processo interposto por militantes no tribunal da província norte, o que sua visão, implica que o partido libertador pode realizar o seu IX Congresso Ordinário.

Carlos Pinto Pereira disse faltar a verdade ao Ministério do Interior, acusando esta instituição governamental de promover uma conferência de imprensa para anunciar que o Tribunal Regional de Bissorã lhe autorizara para não deixar que o congresso se realizasse.

O advogado do PAIGC avança ainda que o Tribunal Regional de Bissorã tentou notificar o Ministério do Interior sobre a nova decisão deste tribunal regional sediado em Bissorã, mas de acordo com Carlos Pinto Pereira que cita uma carta do tribunal da província norte, o Ministério do Interior recusou a receber as correspondências do juiz do Tribunal Regional de Bissorã.

“O ministério do interior escreveu uma carta ao PAIGC informando que não manterá a segurança durante o IX Congresso dos libertadores”, revela Carlos Pinto Pereira. O advogado reafirmou a realização do congresso ordinário de 30 de Janeiro a 04 de Fevereiro deste ano.

Para Pinto Pereira os militantes em causa estavam motivados com “outras agendas”, que está a ser patrocinada pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

Entretanto, o Ministério do Interior através do Comissário Nacional Adjunto da Proteção e Segurança, Coronel Salvador Soares, anunciou essa tarde numa conferência de imprensa que irá cumprir com as decisões e solicitações de três tribunais regionais que ordenaram a suspensão do Congresso do PAIGC.

Salvador Soares disse que o Ministério recebeu três providências cautelares, nomeadamente de Bissorã, Buba e Bafatá, não tendo recebido nenhuma notificação contrária, pelo que, as forças de segurança vão fazer cumprir a lei.

Por: Sene Camará
Foto: SC
OdemocrataGB

CEDEAO PRORROGA MANDATO DA ECOMIB NA GUINÉ-BISSAU ATÉ MARÇO DE 2018

A Cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu prorrogar o mandato da Força ECOMIB até 31 de março de 2018.

Para o efeito, a Conferência de Etiópia de 27 de Janeiro convida o Presidente José Mário Vaz a nomear um Primeiro-ministro consensual e às partes signatárias do Acordo de Conakri, a CEDEAO dá um prazo que deve durar até 31 de janeiro de 2018.

Caso contrário, ameaça avançar com sanções coletivas e individuais a partir de 1 de fevereiro de 2018 contra todas as pessoas ou organizações que impedem o processo de encerramento da crise na Guiné-Bissau.

A Conferência obriga o Presidente da Comissão da organização a implementar as referidas sanções e na sequência dessa posição decide criar um comité de acompanhamento de sanções composto por Togo, Guiné-Conacri e a Comissão da CEDEAO.

No documento, a CEDEAO diz que a Conferência decidiu avançar para as sanções, porque entendeu que depois do período de um (1) mês concedido pela 52ª Sessão Ordinária realizada em 16 de dezembro de 2017 em Abuja, não se registou nenhum progresso significativo para efectivar as ações acordadas, por isso convidou as partes da Guiné-Bissau a implementar o Acordo de Conakry.

A reunião de Etiópia faz, neste sentido, um apelo à União Africana, à CPLP, à União Europeia e às Nações Unidas para que apoiem a CEDEAO na implementação efetiva de suas sanções.

Finalmente, o comunicado dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO conclui que o relatório do Presidente do Conselho de Ministros sobre a implementação do Acordo de Conakry pelas partes signatárias da Guiné-Bissau foi apreciado.

E, por conseguinte, elogiaram os Presidentes Alpha CONDE e Faure Essozimna GNASSINGBE pelo envio de uma missão ministerial à Guiné-Bissau nos dias 17 e 18 de janeiro de 2018 para realizar consultas com todas as partes interessadas. 

Por: Redação
OdemocrataGB

GUINÉ BISSAU: ADEUS IMUNIDADE PARLAMENTAR.

DENTRO DE 72 HORAS O PAÍS VAI CONHECER 2 DECRETOS, SENDO UM DA NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO MINISTRO E O OUTRO DA DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO.

“LALA KEMA” IMUNIDADE PARLAMENTAR NA KABA GOSSI.

LADRÕES PA CADEIA.

Dokainternacionaldenunciante

Então os ECOMIB?

Perguntamos claqueiros de DSP e, os seus sufas, onde estão a força de ECOMIB ? As nossas forças de seguranças estão a controlar sede do partido libertador




R Kelly R Kelly Sané

ÚLTIMA HORA


A Força de Intervenção Rápida invadiu a rotunda do império e expulsou as mulheres que vendiam comidas e bebidas nas imediações da sede do PAIGC. 

Vários militantes do partido juntaram-se de imediato na sede do partido, onde se ouve a música clássica dos Super Mama Djombo em som muito alto.

Há uma forte presença policial perto da sede principal do PAIGC.



O advogado do PAIGC, Carlos Alberto Pinto Pereira afirma que o tribunal regional de Bissorã aceitou o recurso interposto pela direção do partido com efeito suspensivo, no dia 29 de Janeiro, o que significa que não pode ser executada a decisão anterior.

Carlos Pinto Pereira esclarece o que se passa em relação a outros processos, tendo reafirmado a determinação do partido em realizar o congresso.

Confira a versão do PAIGC.






Braima Darame 

Dezenas de elementos da Polícia da Ordem Pública cercaram, esta noite, a sede do PAIGC.


ÚLTIMA HORA - O Ministério do Interior acaba de anunciar que irá cumprir com as decisões e solicitações de três tribunais regionais que ordenaram a suspensão do Congresso do PAIGC


O Ministério do Interior acaba de anunciar que irá cumprir com as decisões e solicitações de três tribunais regionais que ordenaram a suspensão do Congresso do PAIGC. 

Em conferência de imprensa, o Comissário Nacional Adjunto da Proteção e Segurança do Ministério do Interior, coronel Salvador Soares, disse que o ministério recebeu três providências cautelares, a saber: de Bissorã, Buba e Bafatá, não tendo recebido nenhuma notificação contrária, pelo que, as forças de segurança vão fazer cumprir a lei.

Braima Darame

ÚLTIMA HORA: A providência cautelar do pedido de suspensão do IX Congresso intentada por Rui D. de Sousa, foi indeferida hoje pelo Tribunal Regional de Bissau; decisão proferida pela Dra. Felisberta Moura Vaz


Ditaduraeconsenso

EXCLUSIVO


O chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, vai ouvir, separadamente, os partidos políticos com assento parlamentar nesta terça-feira, pelas 9:30, com vista à nomeação de um novo primeiro-ministro, informa uma fonte da Presidência do país.

José Mário Vaz pretende nomear o substituto de Umaro Sissoco Embaló, o mais tardar até à próxima quarta-feira.

Rádio Jovem Bissau

GUINÉ-BISSAU - OITENTA E CINCO POR CENTO DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS DE BISSAU SÃO ANALFABETAS

Um estudo publicado pela associação de defesa e proteção das empregadas domésticas (Anapromed) da Guiné-Bissau, conclui que 85 % dessas trabalhadoras em Bissau são analfabetas e 95% não estão inscritas na Segurança Social.

Sene Cassamá, presidente da Anapromed revelou que o estudo foi feito a cerca de 7500 empregadas domésticas dos lares da capital guineense e considerou ser um ´abuso as situações absurdas´ que envolvem aquelas trabalhadoras.

O dirigente associativo disse que a ´situação é ainda mais grave´ quando se veem empregadas domésticas ´com 12, 13 e 14 anos´ ou outras que trabalham a troco de um saco de arroz de 50 quilos, que custa menos do que o salário mínimo nacional.

Abola.pt

ÚLTIMA HORA


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, avançou nesta madrugada que vai nomear o novo primeiro-ministro no decurso desta semana e garante a realização das eleições legislativas dentro do calendário eleitoral. 

José Mário Vaz regressou ao país por volta das 2h00 de madrugada desta segunda-feira.

Braima Darame

!! E quem disse " um filho atrapalha os estudos " ?


Tira Isso Da Mente...

!!E quem disse " um filho atrapalha os estudos " ?
E quem disse " um filho atrapalha os sonhos " ?
E quem disse " a melhor solução seria abortar " ?

Ninguém disse que estudar e ao mesmo ter um filho para cuidar é fácil, mas também ninguém disse que é impossível.

Milhares de mulheres no mundo terminaram os estudos mesmo tendo um filho para criar e nunca desistiram porque elas entendiam que não é feio ir a escola estando grávida, não é feio ir a biblioteca estando grávida, não é feio sentar numa carteira estando grávida, não é feio defender um trabalho estando grávida e não é feio participar nas aulas estando grávida.

Uma mulher é forte, e a mulher forte é capaz de estudar toda noite e na manhã seguinte dar um carinho ao seu filho, é capaz de passar toda noite sem dormir somente para cuidar do seu filho, é capaz de rejeitar uma saída de amigas para passar um tempinho com seu filho e depois revisar a matéria.

Uma mulher de verdade não diz que " um filho é atraso ", um filho é mais uma motivação para realizar os nossos sonhos, é mais uma determinação para passar por cima de todos os obstáculos.

Admiro todas as mulheres que não abortaram e tiveram bastante força para abrir os cadernos todos os dias, mesmo quando tinha alguém chorando durante toda noite.

Com esse texto gostaria de aconselhar as mulheres a não pensarem em abortar por medo de serem privadas de muita coisa ou por medo de sofrer durante o processo, se és mulher e tens um filho seja exemplo para aquelas que pensaram que não conseguirias terminar o ensino primário, o ensino médio e o ensino superior, para aquelas que pensaram que só irias ficar em casa deprimida e sozinha, para aquelas que pensaram que não conseguirias emprego e que não serias vaidosa tal como sempre foste.

Toda mulher que continua estudando mesmo tendo um filho já tem um diploma mesmo sem terminar a licenciatura, e chama-se diploma de " melhor mãe do mundo " e sei que muitas têm.

Conselhos de Rodilson

JAAC em ação - Manifestação de apoio a Recandidatura do Camarada DSP...






JAAC - Juventude Africana Amílcar Cabral

CINCO MORTOS E 18 FERIDOS NO ACIDENTE DE VIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU


Cinco mortos e dezoito feridos é o balanço provisório do acidente de viação no embate de duas viaturas no troço rodoviário que liga DJitá à Pelundo, dista cerca de treze quilómetros à cidade de Canchungo, Norte do país. 

Conforme as fontes, as viaturas transportavam equipas de futebol das povoações de  “Pandin” e “Ingoré”.  

Sabe-se que dos dezoito feridos, oito encontram-se em estado grave e já se encontram no Hospital Nacional Simão Mendes de Bissau a receber tratamento médico.

Tudo aconteceu no domingo, por volta de 07 horas da noite, quando uma das viaturas que fazia trajecto nessa localidade tinha iluminação muito fraca que não lhe permitia identificar na estrada, acabou de embater-se noutra.

Recordamos que, a bem pouco tempo, se registou na estrada de Quinhame, situação idêntica de acidente de viação que ceifou a vida de mais de dez pessoas.

Eu sinto muito!

Notabanca; 28.01.2018