quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social - NOTA À IMPRENSA


Pelo menos 45 mortos em queda de autocarro de ponte na África do Sul

© Lusa

POR LUSA   28/03/24 

Pelo menos 45 pessoas morreram hoje na queda de um autocarro de uma ponte, precipitando-se de uma altura de cerca de 50 metros, antes de se despenhar ravina a baixo, anunciou o Ministério dos Transportes.

"O acidente, que envolveu um autocarro que aparentemente transportava passageiros do Botswana para Moria (no norte), provocou pelo menos 45 mortos e um ferido em estado grave", lê-se no comunicado do Ministério.

"O condutor terá perdido o controlo do veículo, embatendo nas barreiras de segurança da ponte. O autocarro passou por cima e despenhou-se, incendiando-se", detalha-se na nota.

O autocarro transportava um total de 46 passageiros, incluindo o condutor e apenas uma pessoa, uma criança de oito anos, sobreviveu ao acidente, tendo sido transportada para um hospital, segundo um outro comunicado, do Departamento de Transportes da província.

"Alguns corpos ficaram irreconhecíveis devido às queimaduras, outros estão presos sob os escombros e outros ainda estão espalhados pelo local", de acordo com o departamento, o qual acrescenta que as operações de rescaldo estão em curso.

O acidente ocorreu numa ponte suspensa entre duas colinas perto de Mmamatlakala, na província setentrional do Limpopo, a mais de 300 quilómetros de Joanesburgo.

O autocarro tinha matrícula do Botswana, segundo as autoridades locais, e a nacionalidade dos passageiros ainda não foi confirmada.

A ministra dos Transportes, Sindisiwe Chikunga, que visitou o local durante o dia, prometeu uma investigação exaustiva sobre as causas do acidente.

A África do Sul tem uma das redes rodoviárias mais desenvolvidas do continente, mas é um dos países com pior desempenho no que respeita à segurança rodoviária.

No início do dia, o Presidente, Cyril Ramaphosa, apelou aos sul-africanos para que "façam tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que a Páscoa seja um feriado seguro".

"A Páscoa não deve ser uma altura em que esperamos pelas estatísticas sobre tragédias ou ferimentos nas nossas estradas", afirmou numa declaração feita horas antes do acidente.


Assinatura do acordo - Forum para salvação da Democracia Madem-G15 & Aliança Kumba Lanta

@CANAL FALADEPAPAGAIO


  Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 

Detido o homem que alegadamente assassinou a esposa. A detençāo aconteceu na fronteira entre a Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri. A mulher foi atingida mortalmente com 18 facadas na Aldeia de Sintchã Demba, setor de Pitche, região de Gabú, leste do país.


 Radio Voz Do Povo


Leia Também: Guiné-Bissau : Pitche: Marido assassina esposa com arma branca 

Processo Eleitoral: Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais

Bissau, 28 Mar 24 (ANG) – A Coligação Pai Terra Ranca exigiu hoje ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), o respeito e a observância estrita da lei eleitoral, no que se refere a atualização dos Cadernos Eleitorais.

Em conferência de imprensa, o Porta-voz desta  coligação, Muniro Conté, diz que a forma como o processo está a ser conduzido não respeita os preceitos da lei eleitoral.

Segundo o Porta-voz, de acordo com a lei, é dado 40 dias para a preparação da atualização dos cadernos eleitorais, e a mesma lei atribui ao GTAPE 20 dias para a instituição trabalhar com a mídia, na campanha de divulgação das informações, para sensibilizar pessoas a irem se recensear.

 PAIGC, reage sobre o processos de atualização de caderno eleitoral @Radio TV Bantaba

Conté criticou que o processo está  a decorrer num clima de muita frieza e diz que quase não se sente nada de sensibilização nos bastidores.

“Queremos ainda alertar ao GTAPE e chamar atenção a opinião pública de que pem nenhuma circunstância, quando se fala do ato eleitoral, os partidos Políticos são afastados do processo, se o próprio ato é vigiado por partidos  e a votação são dirigidas aos mesmos, algo que não está a acontecer desde o ínicio do processo”, denunciou Conté.

Muniro Conté disse existir um gabinete denominado Grupo dos Cinco, e que este gabinete integra  pessoas experientes,  idôneas, e que conhecem bem os trabalhos eleitorais.

Disse que,  por mais um motivo de desrespeito à lei eleitoral, os veteranos do Grupos dos Cinco foram afastados  e para os seus lugares foram trazidos novas caras, sem quaisquer justificação.

Chamou ainda atenção ao GTAPE para trabalhar no sentido de aranjar Kits suficientes para recensear pessoas nas suas localidades, para se evitar que os cidadãos tenham a necessidade de se recensear em locais distantes das suas zonas de residência.

 “Fomos prejudicados em algumas eleições por alegada falta de Kits,  consideramos  isso uma estratégia de roubar voto ao nosso partido, porque quando se fala de bastião do PAIGC, as zonas mais profundas deste círculo são  prejudicadas por alegada falta de Kits. Só para impossibilitar  que os nossos eleitores consigam  votar. Queremos elertar ao GTAPE que estaremos de olhos abertos face à essa situação”, referiu Muniro Conté   

ANG/LLA/ÂC//SG

ASSINATURA DO ACORDO FORUM PARA SALVAÇÃO DA DEMOCRACIA MADEM-G15 & ALIANÇA "KUMBA LANTA"


PRESIDENTE DA REPÚBLICA REALIZA RITUAIS DE UMRAH EM MECA

A convite do Rei do Arábia Saudita, Sua Alteza Salman bin Abdulaziz Al Saud, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se à Arábia Saudita, Mecca, em visita oficial, onde realizou a peregrinação anual de Umrah. 

À chegada à Grande Mesquita de Meca, foi recebido por funcionários da Presidência Geral para os Assuntos da Grande Mesquita e da Mesquita do Profeta, bem como da Força Especial de Segurança da Grande Mesquita.

Presidência da República da Guiné-Bissau