segunda-feira, 11 de março de 2024

SAMSUNG: Nem todos poderão comprar o primeiro anel inteligente da Samsung... Parece que o Galaxy Ring estará disponível em quantidades muito limitadas.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   11/03/24 

A Samsung pretende lançar mais perto do final do ano o Galaxy Ring, o primeiro anel inteligente da marca voltado para o segmento de saúde e bem-estar e que, alegadamente, começará por estar disponível em quantidades (muito) limitadas.

Diz o site Android Headlines que a Samsung pretende adotar uma abordagem mais cautelosa a este novo produto, planeando produzir apenas cerca de 400 mil unidades do Galaxy Ring.

Notar que esta quantidade diz respeito apenas à primeira ‘fornada’ do Galaxy Ring, com a adoção dos clientes a este novo produto a indicar à Samsung quantas unidades seriam produzidas de futuro.

Notar que, de momento, não se sabem ainda muitos detalhes sobre o Galaxy Ring. Acredita-se que a tecnológica sul-coreana venha a desvendar pormenores - como especificações, preços e data de lançamento - algures durante o mês de julho.


Médico revela as mudanças que ajudam a reduzir o risco de cancro... São quatro e estão ao alcance de todos.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   11/03/24 

O gastroenterologista Saurabh Sethi revelou, através de um vídeo publicado no TikTok, uma mão cheia de mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir o risco de cancro.

O médico começa por desaconselhar a ingestão excessivo de álcool. "Tem sido associado ao cancro do estômago, cólon, fígado, pâncreas e mama", diz.

O consumo de carnes processadas, como bacon e salsichas, também deve ser evitado, devido ao "risco significativamente de cancro do cólon".

Por outro lado, o especialista sublinha os benefícios da cessação tabágica, lembrando que fumar "não só aumenta o risco de cancro do pulmão , como também de outros tipos de cancro, como da boca, pâncreas , bexiga e rim".

A última dica recomendada por Sethi é o uso de protetor solar mineral para minimizar o risco de cancro da pele. 


Leia Também: Oncologista revela duas coisas que faz para prevenir cancro


Leia Também: Neurocientista aponta três alimentos que nos envelhecem mais depressa

Aliança Democrática ganhou. Será que Chega?

Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro no debate entre os líderes dos partidos com assento parlamentar (Lusa/ José Goulão)

CNN Portugal  11/03/2024 

Luís Montenegro venceu as eleições legislativas de 2024. O Partido Socialista perdeu votos e perdeu mais de 40 lugares no Parlamento. O Chega obteve mais de um milhão de votos e terá um mínimo de 48 deputados na Assembleia da República. Haverá condições de governabilidade?

A espera foi longa para conhecer os resultados das legislativas 2024. As dúvidas foram uma constante ao longo da noite eleitoral e apesar de Luís Montenegro ter declarado vitória e Pedro Nuno Santos ter admitido a derrota, a totalidade dos resultados ainda não é conhecida: faltam os resultados dos emigrantes portugueses e sem esses votos, o Parlamento ainda só tem 226 dos 230 lugares preenchidos. No limite, se o PS obtivesse dois desses quatro lugares e o PSD não obtivesse nenhum, acabariam empatados com o mesmo número de deputados na Assembleia da República. Mas esta é apenas uma hipótese matemática sem grande probabilidade de vir a acontecer.

Foi, então, com base na distribuição dos 226 deputados já conhecidos que se declarou a vitória da Aliança Democrática, com 79 deputados. O Partido Socialista (PS) conseguiu 77 lugares e o Chega 48. Seguem-se a Iniciativa Liberal com oito, Bloco de Esquerda com cinco, PCP-PEV com quatro, o Livre também com quatro deputados e o PAN com um.

Será, então neste quadro parlamentar que Luís Montenegro terá de encontrar condições de governabilidade. E o caminho é muito estreito.

A hipótese mais desejada pelo líder da AD seria que a sua votação, somada à da Iniciativa Liberal permitisse uma maioria absoluta. Mas a soma de deputados fica longe dos necessários 116 parlamentares. Não só a AD cresceu relativamente pouco face aos votos alcançados pelo PSD, CDS e PPM em 2022, como a Iniciativa Liberal se limitou a manter o número de deputados que já tinha. Ou seja, é uma não hipótese. Mas a disponibilidade dos liberais mantém-se. “Seremos responsáveis nos cenários que se venham a colocar, não será pela Iniciativa Liberal que não haverá uma solução estável de governação”, sublinhou o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha.

À direita, em teoria, havia uma outra hipótese. A soma dos deputados da AD com os do Chega permitiria a tal maioria absoluta. Até porque o Chega multiplicou por quatro o número de deputados que tinha e obteve mais de um milhão de votos. E o líder do Chega, André Ventura, fez questão de salientar isso mesmo. “A partir de amanhã temos todas as condições para construir um governo de direita em Portugal. O Chega e o PSD têm maioria absoluta nestas eleições, só um ato de irresponsabilidade poderá afastar uma solução de governo”, referiu Ventura. Mas a resposta veio pouco depois. Luís Montenegro não deixou margem para dúvidas e reafirmou o que já tinha dito várias vezes durante a campanha eleitoral. Não haverá qualquer acordo com o Chega.

Não havendo hipótese ‘A’, nem hipótese ‘B’, poderia haver uma hipótese ‘C’, de um Bloco Central com o PS? Mas também aqui a porta fechou-se ainda antes de Luís Montenegro falar. No discurso de derrota, o líder dos socialistas, não deixou margem para dúvidas: o PS será líder da oposição. “Não vamos ceder a nenhum tipo de pressão. O nosso projeto para o país não é compatível. É alternativa ao projeto da AD. Não é a nós que têm de pedir para suportar um governo”, assegurou o líder socialista.

Sem um apoio maioritário no Parlamento, Luís Montenegro admite que o desafio que tem pela frente “é grande” e que “vai exigir grande sentido de responsabilidade a todos” e de ele próprio “grande capacidade de diálogo e de tolerância democrática”. O líder da AD deixou, no entanto, um aviso: está disponível para dialogar, mas recorda que a coligação irá “cumprir a base do programa” que foi votada pelos eleitores. Ou seja, Luís Montenegro parece apostado em aplicar o seu programa e esperar que caso o seu Governo seja derrubado no Parlamento, o ónus dessa decisão venha a penalizar os autores desse derrube.

Fora dos cenários de governação estão Bloco de Esquerda, PCP-PEV, Livre e PAN. E também para estes quatro partidos os resultados os tiveram tendências muito diferentes. Nesta espécie de liga dos últimos, o grande vencedor foi Rui Tavares que deixou de ser deputado único e passa a ter um grupo parlamentar de quatro deputados, igualando o PCP-PEV que, em sentido contrário foi quem mais perdeu: passou de seis deputados para quatro e perdeu mais de 30 mil votos.

O Bloco de Esquerda e o PAN mantiveram o número de deputados que já tinham. O Bloco, manteve cinco deputados, mas obteve mais 30 mil votos e o PAN mantém como deputada única a sua líder, Inês Sousa Real e também aumentou o número de votos em relação a 2022.

Fora dos resultados dos partidos há ainda um outro dado a destacar. A taxa de abstenção ficou abaixo dos 34%, um valor historicamente baixo e votaram mais de seis milhões de eleitores.

Saiba como a procura chinesa de pau-rosa está a impulsionar o crime mais lucrativo do mundo no Gana e em toda a África Ocidental, muitas vezes, envolvendo redes ilícitas e corrupção das autoridades locais.

China Financia Extracção de Madeira de Pau-Rosa no Norte do Gana    

Apesar da proibição de 2019, o abate de árvores de pau-rosa continua no Gana, onde as empresas chinesas exploram a pobreza e as licenças do governo para remover milhões de dólares em árvores ameaçadas de extinção todos os anos. 

Por ADF 

O Gana proibiu o abate de árvores de pau-rosa em 2019. Apesar disso, o abate de árvores continua, impulsionado pelo apetite insaciável da China pela madeira e pelas quantias substanciais de dinheiro que as empresas madeireiras chinesas espalham por algumas das comunidades mais pobres do Gana.

Ainda em 2021, o Gana exportou para a China toros de pau-rosa ameaçados de extinção no valor de mais de 2 milhões de dólares. De acordo com especialistas que visitaram o local, uma empresa chinesa de exploração de madeira na comunidade de Yipala, no Gana, funcionou até finais de 2021.

Em Abril de 2023, investigadores da GH Environment descobriram a exploração ilegal de pau-rosa em Damongo, a capital da região de Savannah, no Gana. Segundo algumas estimativas, mais de 6 milhões de árvores de pau-rosa foram abatidas no Gana desde 2012, apesar das várias proibições impostas desde então.

“Não só na zona de Savannah, mas em toda a cintura norte do país, o abate ilegal de pau-rosa continua a ser galopante,” escreveram recentemente os investigadores da GH Environment.

Os investigadores encontraram um operador de moto-serra na zona de Damongo que lhes disse que os podia ajudar a obter pau-rosa.

“É verdade que o governo proibiu o corte e o processamento do pau-rosa,” disse o trabalhador anónimo à GH Environment. “Mas é um negócio que não podemos deixar de fazer, porque o dinheiro é muito, por isso, escondemo-nos e cortamo-las para aqueles que precisam da madeira.”

O pau-rosa cresce em algumas das áreas mais pobres do país, onde mais de dois terços da população vive em pobreza extrema, definida como viver com menos de 1 dólar por dia.

As empresas madeireiras chinesas pagam aos madeireiros locais até 32 dólares por cada metro cúbico de pau-rosa que extraem. Mais adiante na cadeia de abastecimento, os comerciantes locais podem ganhar até 130 dólares por metro cúbico.

“Mesmo que seja um santo, será tentado a participar, tendo em conta o seu estado de pobreza,” William K. Dumenu, investigador do Instituto de Investigação Florestal do Gana, escreveu para a página da internet Kasa. “Uma vez que a maioria de nós não é santo, o que é que podemos esperar?”

Segundo os observadores, as empresas chinesas também utilizam a sua influência financeira para explorar o sistema legal do Gana que permite aos madeireiros recuperar as árvores abatidas ou mortas.

Em 2010, funcionários do governo do Gana emitiram licenças de salvamento a empresas de construção chinesas contratadas para construir uma estrada perto de Mole, o maior parque nacional do Gana. De acordo com a Agência de Investigação Ambiental, esta licença constituía uma grande ameaça para o pau-rosa de Mole.

“As empresas receberam as licenças de bom grado, sabendo que a licença é apenas um passe para explorar ‘legalmente, mas de forma horrível’ o máximo que puderem,” escreveu Dumenu.

Muitas vezes, as empresas chinesas adquirem licenças de salvamento e depois ignoram as condições que estas impõem, tais como a limpeza de terrenos para desenvolvimento ou a remoção de árvores abandonadas.

Apesar dessas condições, algumas cartas entregues a empresas para o salvamento do pau-rosa revelaram que nenhuma das condições de salvamento foi cumprida, segundo Dumenu.

As empresas madeireiras chinesas que são apanhadas a infringir a lei geralmente pagam pequenas multas para escaparem a outras sanções.

No entanto, nem sempre é esse o caso. Em 2019, o Gana prendeu Helena Huang, de nacionalidade chinesa, conhecida como a “Rainha do Pau-rosa,” por processar pau-rosa ilegalmente numa fábrica em Yipala. Huang não pagou a fiança, foi novamente detida e deportada para a China em vez de ser processada judicialmente.

A história de Huang parece ser a excepção e não a regra no que diz respeito ao abate ilegal de madeira de pau-rosa no Gana.

A pobreza extrema no norte do Gana permite que as empresas chinesas explorem as pessoas e as árvores, apoiando toda uma economia de madeireiros, transportadores e intermediários que ligam as florestas do Gana aos fabricantes de mobiliário chineses, escreveu Dumenu.

“De facto, enquanto houver pobreza generalizada, poucas oportunidades económicas e programas de intervenção social inadequados para responder às necessidades de pobreza e de subsistência nas zonas endémicas de pau-rosa, será difícil manter as pessoas afastadas dos recursos,” acrescentou.

O Presidente da República, recebeu em audiência a coligação PRS/APU-PDGB, denominada Kumba Lanta.

Na ocasião forma abordadas questões como a abertura da Assembleia Nacional Popular, a situação da Comissão Nacional de Eleições e a realização de eleições legislativas antecipadas, entre outros. 

Nuno Nabiam, porta-voz da aliança política Kumba Lanta, enfatizou a cordialidade do encontro com o chefe de Estado, apesar das divergências de opinião.

Declarações do lider da APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam em nome da Aliança “Kumba Lanta” após o encontro com o PR General Umaro Sissoco Embaló.  @Radio Voz Do Povo 

 Presidência da República da Guiné-Bissau / Radio Voz Do Povo 


Veja Também:




Ramadan Mubarak 🌙 : Comandante supremo das forças armadas General Umaro Embaló faci aos primeiro dia di Tarawi.

Gaitu Baldé