quarta-feira, 5 de julho de 2017

Guiné-Bissau vai beneficiar de 4,1 milhões de dólares

João Alage Fadia, ministro guineense da economia e finanças
A Guiné-Bissau vai beneficiar de 4,1 milhões de dólares, graças à aprovação do pedido de isenção de crédito da não observância do desempenho de revisão da garantia de financiamento.

No primeiro semestre de 2017 uma equipa técnica do FMI deslocou-se à Guiné-Bissau para concluir a terceira avaliação do acordo ECT - Facilidade de Crédito Alargada. O documento foi submetido para análise e aprovação ao Conselho de Administração e que se pronunciou favorável à avaliação.

Serão, assim, disponibilizados 3,030 milhões de Direitos Especiais de Saque (DES), cerca de 4,1 milhões de dólares à Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito à RFI por João Alage Fadiá, ministro da Economia e das Finanças da Guiné-Bissau, à margem da 29ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu a 3 e 4 de Julho em Addis Abeba, Etiópia. O governante guineense diz tratar-se de um bom indicador para a economia do país e encorajador para outras instituições.

Cristiana Soares/RFI

HÉLDER VAZ - A LIBERDADE DE IMPRENSA/EXPRESSÃO TEM ATÉ DEMAIS NA Guiné Bissau.


A liberdade de imprensa/expressão que existe na Guiné Bissau ultrapassa os seus limites, por isso, ela precisa ser diminuída um pouco para poder encaixar-se nos padrões universais.

É importante ressaltar e agradecer o nosso Embaixador Hélder Vaz pelas palavras verdadeiras e corajosas proferidas sobre o assunto. 

A Guiné-Bissau já não precisa daqueles "meios cidadãos" que ficam sempre encima do muro, fingindo estar neutros, mas que no fundo são piores conspiradores. 

A imprensa guineense e as estrangeiras que ali atuam, precisam de um bom puxão de orelha, pois não existe a liberdade que dá o direito de um cidadão, um jornalista ou uma emissora de pôr em causa a dignidade e o respeito daquele que é considerado a Primeira Figura da Nação. Isso só pode ser apelidada de outra coisa e não a liberdade. 

De todos os países que conhecemos, é crime injúria contra o PR, não existe um único país que tolera isso. Nesses países, as pessoas são punidas severamente quando extrapolam os limites. É isso que tem de funcionar na Guine Bissau, como sinal de ensinar as pessoas a conhecerem os seus limites e saber distinguir um cidadão simples de um PR.

Mais uma vez, o nosso muito obrigado, senhor embaixador! 

É chegada a hora dos guineenses pararem de rastejar atrás desses Tugas intrometidos. 
Já, já voltaremos com mais verdades flagrantes sobre esse assunto.

Abraços

Fonte: antipaigc.gb