sábado, 26 de janeiro de 2019

A estrada Bissora Olosato vai sofrer brevemente uma profunda reabilitação.


O anuncio foi feito há instantes pelo ministro das obras publicas, Oscar Barbosa (cancam), aos populares das provocações de kawal e Meke.

No quadro do plano de emergência para manutenção das estradas do país, o Ministro das Obras Públicas Construções e Urbanismo, Oscar Barbosa (Cancam) está de visita de trabalho as estradas de região de oio concretaménte Bissora, Make, Olosato e k3. 

A visita segue amanha domingo para região de Cacheu com o mesmo objectivo.













Barnabe Gomes

Cabral Ka Murri

BINHAN - "NHU MARA MON"

60 kilometros entre buba e catio, e foi financiado pelo BOAD, num montante de cerca do 25 mil milhões de xof. A obra não foi outoria do governo e muito menos do PR JOMAF.

O que é triste ver agora um grupinho dos misquinhos poderando a obra que nunca lhes pertence e tirando benefícios para deturpar a opinião público... Autêntica campanha eleitoral e quem não deve é melhor do afastar de teimosiadades... Já fim a vida parasitária na Guiné-Bissau...


Martinho Delgado

Fonte: Djacarias Artur

Presidente da Nigéria afasta presidente do Supremo Tribunal a semanas das eleições

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, na corrida para um segundo mandato nas eleições de fevereiro, suspendeu hoje o presidente do Supremo Tribunal, após uma longa polémica sobre o seu processo por corrupção, considerado inconstitucional pela oposição.


“O Presidente @MBuhari suspende Walter Samuel Nkanu Onnonghen do seu cargo de mais alto magistrado do país e nomeia Ibrahim Tanko Muhammad como presidente interino do Supremo Tribunal”, anunciou Bashir Ahmad, um dos porta-vozes da presidência nigeriana, na rede Twitter.

Ibrahim Tanko Muhammad vem do Norte, como o Presidente Buhari, acusado pelos seus detratores de favorecer os muçulmanos provenientes desta região para cargos importantes no país e de conduzir uma caça às bruxas contra os seus adversários políticos em nome da luta contra a corrupção.

O porta-voz sublinhou que a decisão do Presidente deriva de uma “ordem do Tribunal do Código de Conduta”, uma instância criada especialmente para julgar questões éticas, e onde Onnoghen estava a ser julgado por não ter declarado várias contas bancárias com dólares, euros e libras.

Este caso gerou uma grande polémica na Nigéria, a menos de um mês das eleições gerais no país mais populoso de África.

A oposição acusou o Governo de se querer ver livre do juiz supremo — muito crítico do poder atual -, tendo o Supremo Tribunal competência para decidir sobre eventuais litígios da votação.

No início da semana, o seu principal adversário nas presidenciais, o antigo vice-presidente Atiku Abubakar, já tinha acusado a administração de Buhari de “fazer pressão sobre uma instituição governamental independente e autónoma para fazer demitir [Onnoghen]”.

De acordo com a Constituição nigeriana, o chefe de Estado só pode demitir o presidente do Supremo Tribunal do país mediante a aprovação de dois terços do Senado. Mas, neste caso, Onnoghen não foi demitido, mas apenas “suspenso” pelo chefe de Estado.

Para o politólogo nigeriano Cheta Nwanze, da SBM Intelligence, em Lagos, citado pela France Presse, esta decisão “indica claramente que o APC [Congresso dos Progressistas, partido no poder] está em pânico” com os resultados das eleições.

“Atiku tem o apoio do setor privado e a sua viagem recente aos Estados Unidos foi uma reviravolta importante na campanha”, comentou.

Os nigerianos votam a 16 de fevereiro para escolher o seu Presidente e parlamentares.

Muhammadu Buhari, que concorre a um segundo mandato, é fortemente criticado pelas suas decisões sobre segurança e economia.

interlusofona.info

O que o PAIGC não fez à 45 anos ? Mas o sr. José Mário Vaz, (os Jomafobicos) foi eleito "Presidente da República da Guiné-Bissau" de um partido político chamado PAIGC!


Aproxima as eleições o partido de DSP , vem inaugurando pontes de madeira em diferentes localidades! E, exaltam isso como grande feito, mas agora apresentamos os detratores, os Jomafobicos e madenfobicos essa estrada, que foi caminho da independência.

Diziam atreves do próprio chefe de PAIGC o Camarada DSP, que tudo era falácia, quando foram feita lançamento da pedra, na época com governo de Umaro Sissoko! O que diz agora esse mesmo DSP diante da realidade? Já que tem mania de constatar duas vezes só numa determinada assunto

Paigc não soma e não some?... Mas o sr. José Mário Vaz, (os Jomafobicos) foi eleito "Presidente da República da Guiné-Bissau" de um partido político chamado PAIGC!

Estamos a Trabalhar

Eis as imagens da visita do Ministro das Obras Publicas a Ponte Carmona"

O Ministro das Obras Publicas Construções e Urbanismo, Antonio Óscar Barbosa (CANCAN) fez questão de visitar, a Ponte a que o regime colonial chamou de "Ponte Carmona" que foi destruída pelo bombardeamento aéreo na era colonial, com objetivo de travar o glorioso e imperial avanços, da zona Libertada para o Leste do País, das nossas gloriosas FARP.



A ponte visitada pelo Ministro das Obras Públicas, tem cerca de 200 metros de cumprimento, é totalmente desconhecida por maioria das nossas populações.Ela fica entre Cussilintra e Bacar Conte e dista de Xitole cerca de quatro quilómetros. 

A "Ponte Carmona" estando em funcionamento , reduzirá, pela metade, a distância entre Bissau e Buba.

Por isso, António Óscar Barbosa "Cancan" tem a intenção de mandar efectuar um estudo por forma a agilizar as vantagens, ou não, da sua recuperação, tendo em conta as suas potencialidades sociais e econômicas, mas muito principalmente o seu impacto precioso para o Projecto "Terra Ranka"

Veja as imagens:











Fonte: Barnabe Gomes

Macau é o território lusófono com maior índice de liberdade económica

A economia de Macau é a mais livre dos territórios lusófonos e ocupa a nona posição entre as regiões da Ásia-Pacífico, de acordo com o relatório anual da Heritage Foundation, divulgado hoje.


O Índice de Liberdade Económica 2019 coloca Macau no 34.º lugar no ‘ranking’, com 71 pontos, bem acima do restante universo lusófono: Cabo Verde (73.º), São Tomé e Príncipe (134.º), Guiné-Bissau (135.º), Brasil (150.º), Angola (156.º), Moçambique (163.º), e Timor-Leste (172.º).

Macau está também à frente de Portugal, que ocupa este ano o 62.º lugar.

Por outro lado, entre as 43 regiões da Ásia-Pacífico, o pequeno território que viveu mais de 400 anos sob administração portuguesa aparece em nono, a seguir a Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Austrália, Taiwan, Malásia, Coreia do Sul e Japão.

Hong Kong lidera o ‘ranking’, contrastando fortemente com a China continental, que ocupa o 100.º lugar na lista que contempla a economia de 180 países. A Venezuela surge no penúltimo posto, à frente apenas da Coreia do Norte.

O Índice de Liberdade Económica distribui os países por cinco secções: “livres” (80 a 100 pontos), “quase livres” (70 a 79,9), “moderadamente livres” (60 a 69,9), “maioritariamente não livres” (50 a 59,9) e “reprimidos” (40 a 49,9).

De acordo com a Autoridade Monetária de Macau, a região tem vindo a ser classificada, nos últimos 11 anos, como uma economia “moderadamente livre”.

interlusofona.info

Domingos Simões Pereira - Somente um partido que tem história pode planificar um futuro melhor para o guineense. Assista ao vídeo em que o Presidente do PAIGC, DSP, fala sobre a unidade da Nação, na Secção de Watú.


PAIGC - A força que vem do povo!

#PAIGC #DSP #GuineBissau #Unidade


Fonte: Domingos Simões Pereira