quarta-feira, 8 de julho de 2020

Guiné-Bissau: Decisão do Presidente de controlar comunicações entre cidadãos divide juristas


O anúncio feito na terça-feira, 7, pelo Presidente da Guiné-Bissau, Úmaro Sissoco Embaló, de que “o Estado vai passar a monitorar, daqui a 10 dias, todas as comunicações entre os cidadãos abre debate sobre os limites da liberdade civil no país.

Embaló disse que a medida visa dar segurança e tranquilidade a população, mas analistas questionam o modelo que será usado na escuta de chamadas.

Mas Embaló tem seguidores, como o jurista Nelson Morreira, que diz que “não há ninguém que esteja no topo de órgão da soberania da Guiné” que não foi vítima de pessoas que usaram perfis falsos para insultar e cometer crimes de todo tipo.

Moreira diz que, tendo em conta que a Polícia Judiciária e o Ministério Publico não têm meios e dispositivos para descortinar e identificar as pessoas que cometem esses crimes cometer estes crimes, “só temos que agradecer” o esforço do Presidente da Republica.

O argumento de Nelson Morreira não convence ao também jurista e ex- Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Luís Vaz Martins, que recorda que “a Constituição determina que o Estado reconhece o direito do cidadão em inviolabilidade do seu domicílio, da sua correspondência e todos outros meios de comunicação”.

Martins argumenta que “mesmo do ponto de vista jurídico-penal, há aqui um conjunto de limitações que permitem que na eventualidade de se concluir que há necessidade de monitorizar qualquer que seja comunicação de um particular, tem que ser por via de autorização de um Juiz. Fora deste quadro, qualquer monitorização é punível severamente pela lei penal.”

Acompanhe:

Fonte: VOA

Com a maioria parlamentar que deslocou-se a favor do MADEM -G15 que coabita com PRS, APU e outras formações políticas, assim, podemos dizer que o Movimento para Alternância Democrática está no topo da Democracia guineense, porque o líder carismático desta formação política Braima Camara, apostou muito cedo no Diálogo e na Tolerância o que levou o MADEM -G15 e o Coordenador desta instituição política atingir os seus objetivos o de eleger o General Umaro Sissoco Embalo, como Chefe da Nação guineense.

Em abono da verdade o MADEM -G15 veio para ficar, devolvendo esperanças e salvar o povo guineense.

Não, não dá para imaginar nem acreditar mais foi real - é o PAIGC de Domingos Simões Pereira que tinha mergulhado a República da Guiné-Bissau na crise sócio-político sem precedentes. 

Contudo, hoje em dia as novas autoridades, em sintonia e ampla concertação vêm procurando resgatar e relançar o país de Amilcar Cabral, fundador da nacionalidade guineense, no concerto das nações e restituir dignidade ao Homem Guineense.

Infelizmente, só mesmo pessoas arrogantes e soberbas tomadas pelo orgulho e sanha de vingança para não reconhecer o fruto do trabalho, assim como os resultados que MADEM -G15 vem conseguindo no seio da Classe Política guineense.

Muitas das vezes e para certas pessoas o orgulho impede que sejam abençoados, porquanto não gostam de ser corrigidos ou de parecerem menor ou menos capaz que outrem, porque querem sempre ocupar um lugar cimeiro e de honra na mente das pessoas, como é o caso do PAIGC.

É com satisfação que estamos a acompanhar os esforços ingente das novas autoridades em agir com suas próprias cabeças e força, usando os recursos próprios do país a serviço do povo e da renovação das nossas esperanças, rumo a reconstrução desta nossa pátria amada. 

Esta proeza só é possível quando deixamos Deus agir em nossa vida, e reconhecermos que, afinal somos simples e humildes servidores de um povo, martirizado ao longo de décadas.

Hoje, volvidos cem dias da vigência das novas autoridades somos obrigados a exaltar o coroar dos esforços e sacrifícios consentidos. 
Valeu a pena, porque na Democracia quem quer reinar ou governar deve ter maioria absoluta no parlamento ou dar largas as suas capacidades de humildade e de servidor do povo, assim como de saber encetar diálogos com todas as forças vivas da Nação e de construir consensos para a estabilização e realização dos anseios populares.

Infelizmente, o PAIGC em crise de apego ao poder quer governar a todo custo e a viva força. Isto sem a maioria confortável. É absurdo! 

O PAIGC ganhou as eleições legislativas com 47 deputados o que se chama na política maioria relativa. Todavia fez acordos com alguns partidos para poder dar largas a sua avidez pelo poder Executivo. Como não conseguem manter o poder, eis que esta maioria se deslocou, mas teimam em não querer reconhecer a nova maioria constituída por MADEM-G15, PRS E APU, que souberam assertivamente apelar ao patriotismo dos parlamentares, que aprovaram o Programa de Governo da nova maioria. E mais, o líder do PAIGC, embora consciente de ter sido derrotado nas eleições presidenciais, teima em não querer aceitar o veredicto das urnas, embora, em tempo hábil, telefonou, reconheceu e felicitou o Presidente Umaro Sissoco Embalo pela sua eleição.


TIFA DIVAS - VENHA CONHECER A NOSSA LOJA

Kanye West rejeita apoio a Trump nas eleições e revela que já teve Covid-19

Kanye West, rapper norte-americano  MICHAEL WYKE

Músico é um dos candidatos à Casa Branca.

O rapper norte-americano Kanye West, que anunciou recentemente a candidatura a Presidente dos Estados Unidos, disse esta quarta-feira que não apoia o chefe de Estado, o republicano Donald Trump, e que já esteve infetado com o novo coronavírus em fevereiro.

Durante uma entrevista à revista Forbes, citada pela agência espanhola Efe, Kanye West também considerou que o sistema de planeamento familiar dos Estados Unidos é uma obra de supremacistas brancos.

"Estou a conversar com especialistas, vou falar com Jared Kushner [genro de Trump] , com a Casa Branca, com [o candidato democrata Joe] Biden", disse o rapper norte-americano quando questionado sobre a candidatura às eleições presidenciais de novembro.

O músico disse que está confiante para o sufrágio, apesar de não contar com nenhum tipo de estrutura para apoiar uma campanha eleitoral.

Questionado ainda sobre a razão pela qual retirou o apoio, que era publicamente manifestado, ao Presidente Trump, o rapper disse que a atual governação é "um caos".

O rapper também detalhou na entrevista que teve Covid-19 em fevereiro e que já tinha recuperado da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Questionado também sobre os assessores da campanha, a mulher e colunável Kim Kardashian e o empresário norte-americano Elon Musk - cofundador da Tesla -, Kanye West respondeu que são duas pessoas que sempre o apoiaram e, no caso de Musk, falou "durante anos" sobre uma possível candidatura à Casa Branca.

O slogan da campanha será "Yes!" (Sim!) e a candidata a vice-Presidente é Michelle Tidball, que se descreve como uma life coach bíblica. O nome da formação política que criou, o Birthday Party (Partido do Aniversário) foi escolhido porque o músico considerou que, caso vença as presidenciais, vai ser um "aniversário de todo o mundo".

"Deus deu-me clareza e disse-me que este é o momento", explicitou o rapper quando questionado sobre a razão pela qual apresentou a candidatura para estas eleições de 2020 e não de 2024.

Considerando que uma das intenções é acabar com a brutalidade policial, West ressalvou que os elementos das forças de segurança "também são pessoas".

O candidato presidencial disse ainda que planeia basear a gestão dos Estados Unidos na estrutura de Wakanda, um país fictício localizado na África Subsaariana que aparece na banda desenhada Marvel e que é nos quadradinhos a nação mais desenvolvida e tecnologicamente avançada do planeta.

"Vou utilizar a estrutura de Wakanda porque é a que melhor explica o que a nossa equipa vai fazer na Casa Branca [...] . A quantidade de inovação que poderá acontecer, a quantidade de inovação na medicina [...] . Vamos trabalhar, inovar, juntos", sublinhou.

O músico norte-americano anunciou no sábado [04 de julho] , Dia da Independência dos EUA, a candidatura à Casa Branca.

Não é a primeira vez que West, um afro-americano de 43 anos e de acordo com a revista Forbes a estrela mais bem paga em 2020, especula sobre uma possível incursão na política.

Nos últimos anos, West tem sido um forte defensor da política e da figura de Trump, a quem visitou em 2018 durante uma reunião na Casa Branca para discutir a violência e o sistema prisional nos Estados Unidos.

Com um boné vermelho com o slogan "Tornar a América Grande Outra Vez", o famoso rapper chamou herói ao Presidente e agradeceu-lhe por o fazer sentir "como o Super-Homem".

Mais tarde, em 2019, reiterou o objetivo de se candidatar à presidência durante entrevistas promocionais para o seu álbum religioso "Jesus é rei", embora tenha situado a candidatura em 2024.

In LUSA

Liberdade de expressão e o poder das artes



A liberdade de expressão é essencial para uma sociedade livre. Expressão livre e comunicação aberta ajudam a estimular ideias visando promover a justiça e reduzir a desigualdade.

Em muitos países, governos autoritários restringem severamente os direitos de artistas e escritores. Saiba mais sobre por que os Estados Unidos valorizam os direitos de todas as pessoas de se expressarem livremente, sem medo de represálias.


Deputados da Nação reunidos em quarta sessão ordinária da décima legislatura debatem a situação política da Guiné-Bissau

O Presidente da Câmara Municipal de Bissau CMB, fez hoje entrega dos fardamentos a Polícia Municipal.



Motivar um grupo pode ser uma tarefa árdua, mas é extremamente necessária quando estamos inseridos em uma equipe. Para que uma equipe apresente um desempenho notável e acima da média, é necessário atingir o que é chamado no meio corporativo de equipe de alto desempenho.

As equipes de alto desempenho se destacam pela sua motivação evidente e um compromisso singular com o trabalho, sendo que estas características não são conquistadas de uma hora pra outra. É necessário um árduo trabalho dos gestores e da equipe para criar um clima organizacional propício para tal.

 Prs Bissau

ANP: Debates a volta da situação política do país continuam no Parlamento, começando pelo período antes da Ordem do Dia.

Justiça/Membros do Conselho de Oficiais de Justiça tomam posse

Bissau, 08 Jul 20(ANG) – O ministro da Justiça e Direitos Humanos conferiu hoje posse aos 13 membros do primeiro Conselho de Oficiais da Justiça da Guiné-Bissau numa cerimónia presenciada pelo vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Bastonário da Ordem de Advogados, respectivamente, Rui Nené e Basílio Sanca.

Na ocasião, Fernando Mendonça disse que a classe dos oficiais da justiça é essencial para o bom desempenho do sistema de justiça, acrescentando que ela constitui uma peça fundamental à prestação jurisdicional ou seja nada adiantaria as decisões judiciais se não existisse quem as fizesse cumprir.

“O Conselho dos Oficiais da Justiça tem um papel capital na promoção e restauração da imagem da justiça, celeridade processual, modernização das secretarias, cumprimento escrupuloso da lei, rigorosa observância das regras de deontologia profissional e na dignificação e valorização da classe”, indicou o governante.

No contexto moderno, de acordo com Fernando Mendonça, é um dever do Oficial da Justiça zelar pela preservação, da autoridade e integridade da justiça, combater e denunciar todas as formas de corrupção no sistema, contribuir para a celeridade processual, zelar pela isenção no cumprimento das decisões judiciais e abster-se de utilizar a justiça para fins que lhe são alheios.

O ministro da Justiça disse que o momento exige trabalho árduo, assente na responsabilidade e profissionalismo, acrescentando que, por isso está profundamente convicto de que o Conselho, enquanto parceiro, contribuirá para a elevação do nível dos serviços prestados pelas secretarias, monitoria permanente e responsabilização da classe pelos actos atentatórios às normas ético-profissionais.

Segundo Mendonça, nos últimos anos, o Governo conseguiu levar a cabo reformas importantes no sector da justiça, nomeadamente, aprovação do Decreto lei número 1/2017, relativo ao Estatuto dos Oficiais da Justiça, Aprovação do Decreto número 1/2018 sobre Cofre Geral da Justiça, do Decreto Lei numero 9/2018 referente ao Gabinete de Recuperação de Activos e Gabinetes de Administração de Bens. entre outros.

ANG/ÂC//SG

COVID-19: GOVERNO ENTREGA CERCA DE QUATRO MIL SACOS DE ARROZ E DOIS MIL SACOS DE AÇÚCAR À CAPITAL BISSAU

O governo da Guiné-Bissau entregou esta quarta-feira três mil e oitocentos e trinta e nove (3.839) sacos de arroz e dois mil e trinta e cinco (2.035) de açúcar ao Setor Autónomo de Bissau, mobilizados na sequência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) para o apoiar a população.

Aos jornalistas, Viriato Cassamá, o ministro de Ambiente e Biodiversidade, disse estar consciente das dificuldades que o mundo e a população da Guiné-Bissau enfrentam, por isso o executivo decidiu entregar os donativos á população do SAB. A ajuda foi mobilizada junto do setor privado para minimizar as dificuldades dos cidadãos, sobretudo neste momento da pandemia de Covid-19.

“Embora o donativo seja insuficiente para cobrir todas as demandas da população, mas o gesto serve para mostrar que a missão do governo é zelar pelo bem-estar do povo guineense e o executivo está a trabalhar afincadamente para mudar a condição de vida da população”, assinalou.

O ministro frisou que “um Estado sem povo, não é um Estado”, por isso é preciso fazer a vontade do povo porque “quando se pretende fazer algo é preciso pensar primeiro no povo que conferiu o mandato ao governo”, assegurando que o governo fará tudo o que estiver a seu alcance para que o donativo chegue a seu destino, porque “o passado recente mostra que às vezes o que é dado para povo não chega ao seu destino”.

Por sua vez, o presidente do Movimento de Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanhá, informou à população que a quantidade que o governo conseguiu mobilizar através de apoios de setor privado e pessoas de boa vontade não chega para todos, por isso defendeu que a oportunidade seja dada às pessoas mais carenciadas e que sejam os primeiros a serem atendidos a nível dos bairros.

Para Fodé, o trabalho de distribuição dos produtos deve ser monitorado pela Federação das Associação dos moradores de Bissau, incluindo algumas ONG’s, para fazer o acompanhamento e a gestão do trabalho da Federação para ter mais e o maior e melhor controlo da situação.

“A sociedade civil sempre deve estar preparada para um relacionamento com qualquer governo, sobretudo na busca de soluções para o bem-estar da população”, aconselhou, indicando, no entanto, que a sociedade civil não está vocacionada apenas para fazer críticas, mas também procurar alternativas para o bem do país.    

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D   

Jornal Odemocrata

IBAP efetuou na manhã de hoje em Bubaque, a entrega de duas (2) motorizadas destinadas a realização de trabalhos de conservação da biodiversidade bem como ao apoio das comunidades residentes nos Parques de Orango e de João Vieira e Poilão.




IBAP#MAVAfundaçãoparaanatureza#

IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Por a caso Jurista Luís Peti, tem a cara de quem conhece as leis?

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Por a caso Jurista Luís Peti, tem a cara de quem conhece as leis?

Parece esses que lavam os carros na estação de petromar na estrada do aeroporto, vendo semi-reboque invepe com - Camiões.

Presta bem atenção:
A postura de um profissional e o seu conhecimento técnico devem ser analise de cargos e tarefas por competência, e não pelas aventuras.

Então, o DSP agora anda desesperadamente procurando os aliados para chegar ao Poder!

E desta vez é que ele nunca lá chega!
N-U-N-C-A!

N-U-N-C-A, a O. C.D -Organização Cívica da Democracia, cometo erros analíticos.

Tenho muita certeza disso se o curso da história não se alterar, terei ocasião de voltar à vossa presença para descrever todas estas aplicações, que incluem não só as transparências do ocorrido.

Vai vendo as jogadas políticas, a psicologia popular deve estar pronta para analisar e avaliar, isso só pode acontecer caso a capacidade instalada e o total energia do Estado aprova a fraqueza e o descrédito do poder e a autoridade do país, só assim o vosso desejo vai se realizar, ou sejá despachara ordens por via de Tribunal algum , nem vossa magestade do PAIGC firmará no tocante ao manejo retenção da verdade eleitoral.

Disse a ONU nenhuma organização pode ou deve substituir as estruturas internos de qualquer país isto é órgão de soberania nacional STJ.

Más agora segundo os derrotados, é a ONU que é ANP da Guiné-Bissau, como assim?

Eu espero que STJ Guineense tem coragem de assumir as suas obrigações e responsabilidades pelas quais foi criado, que agora se encontra sem credibilidade nenhuma e consideração por suas responsabilidades pelas suas próprias emoções na administração da justiça em nome do povo.

Os magistrados daquela suprema corte devem restaurar o equilíbrio do poder Judiciário, se não é bom lembrar de que, os PORCOS vivem em suas próprias SUJEIRAS.

STJ é Guardião da constituição é o órgão que controla a conformidade da Democracia, e completa a independência das instituições democráticas Guineense,
STJ deve se referenciar com respeito e transparência cristalina da justiça, e não politizala, o que aconteceu na Guiné-Bissau sempre, é que os seus filhos são atraídos pelas quadrilhas sem que eles compreendam muito bem por quê STJ foi criado ou fundado a sua estrutura para dirimir os conflitos.

Já agora é só basta bicar, ou só basta tocar na coincidência ou não a possibilidade de articulação entre sexualidade da verdade absoluta do que aconteceu, a melhor pergunta que não quer se calar é, porque chegarmos até neste ponto, quem alterou a ordem constitucional estabelecida no país, outra questão contundente é, quem são pessoas jurídicas estabelecidas no País, e que têm por obrigação de prestar serviço da justiça para os Guineenses, e que não sabem fazer os seus trabalhos como manda a lei?

E a última palavra é: Origem, causas e consequências da polarização política, na Guiné-Bissau quem são os responsáveis?

Luís Peti é um tolo em que eu pensava poderia fazer ele mudar da idéia, mas afinal ele quer continuar a ser tolo mor.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I'm still learn about Life!

Guiné-Bissau: LGDH - Detenção ilegal dos sindicalistas dos motoristas!

Fonte: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Três membros da Federação Nacional das Associações dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau, FNAMT-GB, foram supostamente espancados e detidos esta manhã na sede daquela associação dos profissionais.

O porta-voz daquela associação sindical, os sindicalistas Malam Sadjo, Abulai Suleimane Cumba e Quecuto Cambai foram detidos alegadamente em reação à paralisação parcial dos transportes decretada pela FNAMT-GB para fazer face a vista grossa das autoridades policiais em relação aos titulares de carros particulares que fazem concorrência desleal aos transportadores.

A Liga manifesta a sua preocupação face à crescente deterioração do ambiente que envolve o exercício dos direitos fundamentais na Guiné-Bissau.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos exige a libertação imediata dos sindicalistas detidos e exorta as autoridades policiais a conformarem as sua ações aos ditames da lei.

DIREÇÃO REGIONAL DO PRS - BAFÁTA - Conferência de Imprensa alusivo a 100 dias de Governação de atual Governo de coligação MADEM G-15, PRS, APU-PDGB.


Prs Bissau

World’s Longest-Surviving Conjoined Twin Brothers Dead At 68

COVID-19 - Pelo menos 544 mil mortos e mais de 11,8 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 544.311 pessoas e infetou mais de 11,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

© Reuters

De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa até às 11:00 de Lisboa, já morreram pelo menos 544.311 pessoas e há mais de 11.853.530 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 6.266.100 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 131.480 e 2.996.098 casos, respetivamente. Pelo menos 936.476 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 66.741 mortes para 1.668.589 casos, Reino Unido com 44.391 mortes (286.349 casos), Itália com 34.899 mortes (241.956 casos) e México com 32.014 mortos (268.008 casos).

A China (sem os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.572 casos (sete novos entre terça-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes (nenhuma nova) e 78.548 curados.

A Europa totalizou 200.524 mortes para 2.764.140 casos, Estados Unidos e Canadá 140.231 mortes (3.102.205 casos), América Latina e Caraíbas 132.750 mortes (3.036.382 casos), Ásia 39.959 mortes (1.573.249 casos), Médio Oriente 18.716 mortes (856.790 casos), África 11.996 mortes (510.323 casos) e Oceânia 135 mortes (10.443 casos).

A AFP avisa que devido a correções pelas autoridades ou a publicação tardia dos dados, os valores de aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

NAOM

Covid-19: África passa o meio milhão de casos com perto de 12 mil mortos

África passou hoje o meio milhão de casos de covid-19 e o número de mortos subiu para 11.955, mais 333 nas últimas 24 horas, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

© Lusa

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu para 508.086, mais 16.336 nas últimas 24 horas, enquanto o número de recuperados é hoje de 245.068, mais 8.702.

A África Austral regista o maior número de casos (223.824) e contabiliza 3.621 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente, com 215.855 casos, e que passou hoje o Egito e lidera agora também em número de vítimas mortais (3.502).

O Norte de África lidera no número de mortes (4.903), tendo 115.556 infeções.

A África Ocidental conta 1.470 mortos em 88.120 infetados, a África Oriental regista 1.155 vítimas mortais e 41.972 casos, enquanto na África Central há 806 mortos em 38.614 infeções.

Depois da África do Sul, o Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, contabilizando hoje 3.489 mortos em 77.279 casos de infeção, seguindo-se a Argélia, com 959 vítimas mortais e 16.404 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 669 mortos e 29.789 infetados, e o Sudão, com 608 mortes, apesar de ter um número de infeções mais reduzido (9.894).

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.790 casos e 25 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 1.499 infeções e 18 mortos, enquanto Moçambique conta 1.040 infetados e oito mortos.

São Tomé e Príncipe contabiliza 724 casos e 13 mortos e Angola tem 386 casos confirmados de covid-19 e 21 mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 3.071 casos e 51 mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 539 mil mortos e infetou mais de 11,69 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

EUA - Morreram os gémeos siameses mais velhos do mundo. Tinham 68 anos

Ronnie e Donnie Galyon estavam unidos pelo abdómen.


Os gémeos siameses mais velhos do mundo morreram aos 68 anos de idade.

Ronnie e Donnie Galyon, de Beavercreek em Ohio, estavam unidos pelo abdómen desde o dia do seu nascimento, em 1951. Os médicos nunca arriscaram em separá-los porque achavam que a operação era demasiado perigosa. 

Os dois chegaram a atuar em carnavais por todo o país, usando a deformação para ganhar dinheiro para a família. E chegaram mesmo a ganhar um prémio do Guinness, em 2014, depois de completarem 63 anos e se tornarem nos gémeos siameses mais velhos do mundo.

Ronnie e Donnie  © Getty Images

Os dois irmãos alcançaram este feito depois de ultrapassarem os irmãos italianos Giacomo e Giovanni Battista Tocci, que tinham nascido em 1875 e que perderam a vida aos 63 anos de idade.

Uma emissora de rádio de Ohio anunciou que Ronnie e Donnie Galyon morreram no dia 4 de julho após um breve período de internamento num hospital local.

POR ANDREA PINTO

Notícias ao Minuto

Alerta do economista Aliu Soares Cassama quando fazia leitura sobre a difícil situação económica do país agradada pela pandemia covid-19, referenciada no relatório do FMI.


Não só a Estratégia Nacional de luta contra a corrupção, mas a Guiné-Bissau deve, de forma urgente despolitizar as instituições de arrecadação de receitas, para evitar derapagens económicas maiores, que podem comprometer ainda mais os compromissos de integração regional e internacional.


Aliu Cande
Belmiro Pimentel

«ARTIGO Nº 22 – 2020» MALAM GOMES


TUDO O QUE SE DISSE NAS REDES SOCIAIS, EM ALGUNS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E OS JORNALISTAS, COM BOCAS DE ALUGUER, OS INIMIGOS DE FORA E DE DENTRO DO PAÍS – SOBRE O POVO, O PAÍS, ANTIGOS E DAS NOVAS AUTORIDADES, MUITOS NÃO QUEREM VER O NOSSO PAÍS RGB – ANDAR OU DAR UM PASSO RUMO AO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE (POVO) E O NOSSO PAÍS REPÚBLICA DA GUINÉ - BISSAU
JÁ ESTÁ SOMADA UMA VITÓRIA AO LADO DO GENERAL PRESIDENTE E O GOVERNO. GUERRAS DAS MOIARIAS NA ANP, ACABOU, AS CONTAS E AS SOMAS DE QUEM TEM MAIS DEPUTADOS AO LADO DELE, NOS DOIS (2) BLOCOS ACABOU, JOGOS SUJOS ACABARAM OU COMPRA E VENDA DOS DEPUTADOS (AS), ESTÃO CONCLUÍDOS (AS). É ASSIM, É NOMAL E É DEMOCARCIA NO MUNDO – PRINCIPALMENTE NA ÁFRICA E A AGORA? NADA MAIS, VAMOS PÔR, AS MÃOS AS OBRAS. PROGARMA DO GOVERNO PARA PRÓXIMO QUATRO (4) ANOS ESTÁ APROVADA E OGE, JÁ TEM APROVAÇÃO GARANTIDAS - SÃO DOIS (2) DOCUMENTOS OU INSTRUMENTOS INDISPENSÁVEL PARA GOVERNAÇÃO.
DICAS: Dinheiro – É materiais, é capital é propriedade, faz o Homem rico, mas é o movimento de vai vem – somos rico hoje, amanhã podemos ficar pobre que é grave.
O Conhecimento – Faz pessoas sábios, é muito difícil enganar uma pessoa com conhecimento suficiente, de cultura geral – ESSE É PARA TODA VIDA
Humildade – Dá valor ao Homem no meio de sociedade, faz Homem feliz e grande.
Vingança – A mentalidade de vinganças destrói o povo o estado ou um país, de perdão e de reconciliação – Unem a sociedade (povo), nação e promove bem-estar das pessoas e desenvolvimento da sociedade, do país e do mundo.
Vamos ver o que é que os inimigos da sociedade (povo) guineense, do nosso país RGB e do novo governo dizem?
Ignorância de alguns, dizem no nosso país RGB tudo se venda e tudo se compra e até consciência. Resposta - não só na GB é em todo mundo.
Dizem na GB o estômago fala mais alta resposta - Não é só na GB, pergunto aos manipuladores, se conseguem pôr o saco vazio em pé, parem de tapar o sol com as mãos, vocês faziam e continua fazer parte do sistema de corruptos e ganharam muito dinheiro com esse sistema e deixaram o povo e país em zero (0).
DIZEM QUE ATUAL GOVERNO DE NUNO GOMES NABIAN É ILEGAL?
Quem devia governar ou formar o governo é o PAIGC de DSP, é Ele é que ganhou as últimas legislaturas de março de 2019 – Estão sempre enganar DSP, não estão defendê-lo, estão pôr-lhe sempre nos caminhos errados, dar-lhe maus conselho e Ele que é uma pessoa tão inteligente, como é que deixou toda gente meter-lhe no beco sem saída – politicamente nesse preciso momento DSP está morto.
Vamos a resposta – sim O PAIGC de DSP, ganhou as eleições com maiorias relativas, sozinho, na actual quadro político, não pode nomear o PM, sem coligação não pode e nem pode governar, não é preciso irmos até Coimbra, Vocês sabem e Nós sabemos
O PAIGC, governar com bengala? Nós guineenses. Países vizinhos sabem, e a comunidade internacional idem. Se o PAIGC de DSP - Não consegue governar com maiorias absoluta? Como é que pode governar com maioria relativa?
ENG. NUNO GOMES NABIAM, SABIAM E NÓS GUINEENSES TODOS SABEMOS QUE O CASAMENTO NÃO IA CHEGAR AO FIM – MEMORANDO, ACORDOS E CONTRATOS É PARA CUMPRIR TODAS AS LETRAS E É OS LÍDER EM CASO DAS INSTITUIÇÕES É QUE ASSINAM E SÃO ELES É QUE ROMPEM - DEIXEM DE ENGANAR AS PESSOAS.
OUVE DESLOCAÇÃO DOS DEPUTADOS (AS) É LEGAL, ESTÁ TUDO ARRUMADO.
Porquê que a sociedade (povo) e o nosso país RGB está assim até hoje – É porque ninguém respeita ninguém – Líder ou pessoas têm ideias, propostas e projectos chamam as pessoas de confiança para concretizar, dão-lhes lugares de destaque, por ambição e interesse pessoal estragam o trabalho tudo é o que acontece nas nossas formações políticas, na sociedade civil e no país – tudo foram criados pelo PAIGC é Eles é que introduzem as pessoas para criar problemas e destruir as novas formações políticas são Eles (as) do PAIGC é que andam formar e apoiar esses bandidos muitos  nunca trabalharam na vida, formam organizações sem sócios, sem sede, sem órgãos eleitos, sem programas eles (as) só procurar informações falsas, falam mal das pessoas, entram nas vidas privadas das pessoas, não deixam nada a funcionar, perturbam as investigações, que significam perturbam a justiça o nosso país a RGB tem problemas sérios – pessoalmente não vejo as soluções a médio e longo prazo.
Embora Presidente General USE e Engº NGN ou MADEN G-15, PRS e APU/PDGB Querem mudar estado das coisas, sem ajuda de maiorias dos guineenses automobilizados, limpos que não estão emitidos em nada, sérios, que trabalham com seriedade, vai ser muito difícil – NÓS TODOS DEVEMOS OU TEMOS QUE AJUDAR, SEM PENSAR EM CONTRAPARTIDAS, NÃO É FAVOR É A NOSSA OBRIGAÇÃO.
PESSOAS QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA RECEBER AS ORDENS, NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA DAR AS ORDENS.
Nesta guerra quem é que ganhou? É o General Presidente USE, NGN, M.G – 15, PRS, APU/PDGB ou Toda sociedade guineenses (povo) e o nosso país RGB e merecemos a vitória, USE e NGN – são novos políticos no nosso país RGB, que fizeram, já algumas  as coisas para a sociedade guineense (povo), instituições do estado e o nosso país RGB - Atenção nenhum político fez o que General Presidente USE fez.
De certeza absoluta, vai reduzir – interferências de simples cidadãos guineenses, os estrageiros, países vizinhos (CEDEAO) e a comunidade internacional, na governação, nos nossos assuntos interno do governo e do estado, todos imiscuíam nos assuntos de governação, do estado e do país.
ESTÁ APARECER UMA COISA NUNCA VISTA NO PAÍS A QUASE 50 ANOS OU DESDE A NOSSA INDEPENDÊNCIA EM 1973 – PRESIDÊNCIA, GOVERNO E ASSEMBLEIA DA REÚBLICA, TRABALHAREM JUNTOS E DE MÃOS DADAS.
Em todo mundo, se o PR e o PM, não trabalhar com mãos dados, esse pais a:
A sociedade (pessoas) e o país não pode andar bem, não pode ir para frente e nem pode desenvolver se o (simples cidadãos, um estrangeiros, países vizinhos e a comunidade internacional imiscuem nos assuntos interno da governação, do estado e do nosso país – A República da Guiné – Bissau é único no mundo que demite isso.
O GENERAL PRESIDENTE USE – COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, MAGISTRADO E FIGURA Nº E O SIMBOLO DA NAÇÃO - DISSE NÃO, NÃO E NÃO, POSSIVELMENTE, NÃO PODERÁ EM CINCO (5) ANOS ACABAR, MAS AINDA NÃO FEZ UM ANO E JÁ DEU OU APARECEU UM SINAL POSITIVO, SOZINHO NÃO VAI CONSIGUIR RESOVER TUDO OU ACABAR, NÓS TODOS TEMOS OBRIGAÇÃO DE AJUDAR (NÓS GUINEENSES E AMIGOS DA GB, QUE GOSTA DA SOCIEDADE GUINEENSE O (POVO) E O PAÍS, QUE TRABALHAM COM SERIEDADE.

BLOQUEIO DE TUDO, PESSOAS RECEBER O DINHEIRO SEM FAZER NADA, ABRIR A BOCA E TIRAR O QUE VEM NA ALMA E ATÉ PARA MATAR – O GENERAL PRESIDENTE DISSE TEM QUE ACABAR OU SER REDUZIDO, MAS É PRECISO OS ÓRGÃOS DE SOBERANIA TRABALHAR JUNTOS DE BRAÇA DADOS, MAS COM SEPARAÇÃO DO PODER.
MALAM GOMES EM PORTUGAL

Por CONOSABA DO PORTO

Presidente Sissoco: “NÃO SÃO AS NAÇÕES UNIDAS QUE LEGITIMAM O GOVERNO NA GUINÉ-BISSAU, MAS OS DEPUTADOS NO PARLAMENTO”

07/07/2020 / Jornal Odemocrata 

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, afirmou esta terça-feira, 07 de julho de 2020, que não são as Nações Unidas, a União Africana ou a CEDEAO que legitimam o governo na Guiné-Bissau, mas sim é o Parlamento através dos deputados. Por isso, a situação está ultrapassada, assim não está em condições de derrubar o atual governo, a não ser efetuar eventuais remodelações propostas pelo chefe do executivo, caso o PAIGC e outras formações políticas queiram integrar o governo. Embaló fez estas afirmações durante o encontro mantido com a imprensa para fazer o balanço dos seus 100 dias a frente do país.

Assegurou que os deputados da nação têm missão de fazer política no Parlamento enquanto representantes do povo sem, no entanto, falar mal do líder da Assembleia Nacional Popular e muito menos do Presidente da República.

Sissoco Embaló disse que a Guiné-Bissau jamais será a República das bananas, prova disso é que estão a ser formadas pessoas que irão monitorar o aparelho de localização dos terroristas como também os indivíduos que falam mal das pessoas e escrevem em anonimato nas redes sociais, tanto dirigentes como cidadãos singulares, tudo para disciplinar o país.

Sobre o seu reconhecimento pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no dia 22 de Maio, Sissoco Embaló disse que preocupa-lhe é o povo guineense que votou nele para dirigir a nação, não o reconhecimento de uma organização sub-regional. Adiantou que ele não é um chefe de estado a quem são dados prazos para fazer algo, porque a Guiné-Bissau é um país como qualquer outro e não existe país pequeno ou grande.

“Algumas pessoas estavam a andar protegidas pela ECOMIB, de um lado a outro e quando cheguei ao poder suspendi tudo e a ECOMIB está acantonada. A segurança das Instituições da República  será garantida por forças nacionais, não por forças  estrangeiras. Banalizamos o nosso país ao ponto de ministros de outros países e presidente da Comissão de CEDEAO virem cá faltar ao respeito o nosso chefe de estado, isso comigo não vai acontecer porque tenho conhecimento sobre o funcionamento da organização, sem problemas”, garantiu.

O Presidente da República informou que os acontecimentos registados na Guiné-Bissau são inaceitáveis e inadmissíveis porque o antigo chefe de estado, José Mário Vaz, foi muito passivo, até demais. Acrescentou que nunca mais a Guiné-Bissau sentir-se-á representado tanto dentro como fora como desta vez, durante o seu mandato, tirando as pessoas do envelope e colocando-as no caminho com ordem, disciplina e progresso, combatendo a corrupção.

Questionado sobre a utilização do Chá trazido de Madagáscar para o combate à Covid-19, Sissoco Embaló disse que o Alto Comissariado para a Luta contra a Covid-19 é a entidade responsável pelo Chá de Madagáscar, contudo sublinhou que o Chá teve os seus resultados positivos em alguns países mais desenvolvidos que a Guiné-Bissau nomeadamente Emirados Árabes Unidos, alguns países na Europa, África, inclusive a Guiné-Bissau, através do médico Tumane Baldé.

Ainda sobre insistência do Conselho de Segurança das Nações Unidas na nomeação de um novo primeiro-ministro e na formação de um novo governo, em conformidade com a Constituição da República e com os resultados das eleições legislativas de 10 de março de 2019, Embaló respondeu que as resoluções são atrasadas na medida em que houve outra evolução.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: PR
Por: papa jomav

É tipo de ambiente ou de uninon paz e tranquiladade, ki Doka internacional ou ki alguns politicos ka misti odja entri #Botche_Cande ki #Umaro_Sissoco_Embalo.

Doka internacional, bu gosta de vivi na oposição, ma bu na continua vivi na oposição pabia bu gosta de sedu opositor.

Ná é preciso mumento #mame di Doka internacional, esta feliz pabia e odja e obi calunias, intrigas, desfamações, insultos, kí si fidju na fassi contra no alto Magistrado de nação, ês ora si #mame ka tene numero de Umaro,Botche, Braima, Nunu, e nin di Abudo, mas basta Doka internacional pecadu di lá ita lembra liga elis de esquerda pa dereita pabia kussa tocal na sangui, ma e ta disquici kuma essis tan e fidjus de utrus, ki si fidju ta coba noite e dia na rede social?

Má falan tán fidju de bandido ou bandida ou seja fidju de munturus ou mentirosa sempri tá arda manha di si padiduris, purtanto nô kasta lí pa rispundi insultos ameaça ki Doka internacional, ki na fassi contra no alto magistrado de nação, pabia Doka internacional arda nan si pape na #pidindadi.

Doka internacional bu fala Botche Cande dibìu 7 milhons, acontrario abo ku mame ku bai na residência de Botche Cande pa e pati bos 7 milhons pabia bu mindjer padi, na altura bu ka tene nada pa resolvi assunto de bu mindjer.

Ahôs bu tene osa día, de bai rede social na disfamal sô pabia ika dau dinhero kubu pidil.

Relação a Umaro Sissoco Embalo, e fidju ki seta rispita si padiduris, ku pui ika ta seta pa alguin insultal até na si padiduris, n'ka fala kil utrus ku passa na presidencia ka rispita se padiduris, ma ka da quim tene forma ki ta resolvi si purbulema, tudu quim fiança di kuma el e homi ki tene dus ( 2 ) cucu maduro pa e volta pa si terra, e bim continua fassi si criticas de insultos, ameaças, calunias, intriga ou desfamason, mais infelizmente abos tudu e homi sim cucu na turus.

Na pidi no alto Magistrado de nação qui tudu menbros de governo ka bô kudi Doka internacional, pabia e esta na fassi tarbadju de opositor, purtanto bô dissal e continua ma guine qui ka ta massa si em quanto Umaro Sissoco Embalo esta na presidencia de Republica. Tudu quim ki misti coba ou insulta presidente di Republica, bo fassi suma manera ku bo ta fassi bá na tempo de Papa Jomav di la nô sibi abos e homi de bardadi.

Botche Cande ku Umaro Sissoco Embalo bô union ka pudi dana pabia tchantagem de Doka internacional.

FELIZ ANIVERSÁRIO 🎂 🎂

Meu coração está em festa ❤️🎉. Hoje é seu aniversário e nada é mais importante para mim do q comemorar mais um ano de sua vida.👏👏👏 Parabéns ao meu maior tesouro e grande motivo da minha felicidade. Feliz aniversário filho🎂🥂🎉🎉