quarta-feira, 10 de março de 2021

Keita Umo fez uma transmissão ao vivo.

O líder do povo volta para a Casa do Povo...Será nesta sexta-feira, 12 de Março.

Só é líder quem o povo elege. O Sol Maior, Domingos Simões Pereira, volta para a Casa do Povo para defender os interesses do nosso país e do nosso povo. Será nesta sexta-feira, 12 de Março.

PAIGC - I Força di Povo! 🇬🇼

Por PAIGC 2021

Leia Também: 

Líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, regressa à Guiné-Bissau na sexta-feira

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira, anunciou hoje que vai regressar à Guiné-Bissau na sexta-feira numa mensagem na rede social Facebook

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, anunciou hoje que vai regressar à Guiné-Bissau na sexta-feira numa mensagem na rede social Facebook.

“Chegou o dia de regressar à Guiné-Bissau. É sexta-feira no dia 12”, afirmou Domingos Simões Pereira, na mensagem.

O líder do PAIGC disse que vai assumir o seu lugar de deputado na Assembleia Nacional Popular.

Domingos Simões Pereira disse também que vai convocar reuniões dos órgãos superiores do partido e para todos estarem preparados para transformar aquelas reuniões em encontros “históricos”, durante os quais tudo será discutido.

Simões Pereira disputou as eleições presidenciais do final do ano passado com o atual Presidente, Umaro Sissoco Embaló, que assumiu o poder sem esperar pelo resultado do contencioso eleitoral que decorreu no Supremo Tribunal de Justiça.

Na sequência da sua tomada de posse, o Presidente guineense demitiu o Governo liderado por Aristides Gomes, do PAIGC, tendo nomeado um outro chefiado por Nuno Gomes Nabiam, líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), e que inclui o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), o Partido de Renovação Social e elementos de movimentos que apoiaram a sua candidatura.

Aristides Gomes esteve refugiado na sede da Organização das Nações Unidas, em Bissau, quase um ano, e saiu da Guiné-Bissau há cerca de um mês.

O Governo de Aristides Gomes foi formado na sequência das eleições legislativas de 2019, ganhas pelo PAIGC, que conseguiu a maioria no parlamento com base numa coligação com a APU-PDGB, Partido da Nova Democracia e União para a Mudança.

O Governo de Nuno Nabiam conseguiu aprovar o seu programa no parlamento, bem como os orçamentos de Estado de 2020 e 2021 com o apoio de cinco deputados do PAIGC.

Domingos Simões Pereira tinha anunciado recentemente, numa mensagem nas redes sociais aos seus apoiantes, a sua intenção de regressar à Guiné-Bissau.

MSE // LFS

Primeiras reações do Coordenador Nacional Sr. Braima Camará, ao desaparecimento físico do Comandante Manuel Saturnino Da Costa.


Ministério da administração territorial e poder local - NOTA À IMPRENSA





Guiné-Bissau: Deliberação da comissão permanente da ANP




 Cipriano Cassama presidente da assembleia Nacional popular

GUINÉ-BISSAU - "Cortaram-me a língua, mas pelo menos não toda", diz jornalista guineense

Notícias ao Minuto  10/03/21 

O jornalista e bloguista guineense António Aly Silva, alvo de sequestro e espancamento na terça-feira, em Bissau, disse hoje à Lusa que a sua língua foi cortada, mas que vai continuar a fazer o seu trabalho.

"A cabeça está toda ferida, o maxilar, não consigo comer, só bebo leite, cortaram-me a língua, pelo menos não cortaram toda, mas há uma parte que se levanta e está a doer-me. Bebo água e dói", afirmou Aly Silva, em declarações à Lusa.

Questionado sobre o que pensa fazer, o jornalista afirmou que não tenciona tomar nenhuma diligência que não seja continuar a fazer o seu trabalho, que disse ser "para o povo e para mais ninguém".

Aly Silva, que tem carteira profissional de jornalista de Portugal, disse que tem sido agredido por elementos do poder na Guiné-Bissau, pelo facto de apoiar abertamente Domingos Simões Pereira, candidato que disputou a segunda volta das eleições presidenciais de 2019.

"O próprio Presidente (da República) diz que eu apoio o Domingos, eu apoio e continuo a apoiar, eu sou livre de apoiar quem eu quiser, não sou sequer militante do PAIGC, sou um cidadão com direitos e apoio quem eu quiser", sublinhou.

O jornalista disse não esperar "nada da comunidade internacional", a quem acusa de ter "pactuado com o golpe de Estado" na Guiné-Bissau e agora "está mais preocupada com o que se passa no Senegal".

"Eu não estou aqui para a comunidade internacional me defender, eu consigo me defender quando puder, quando não posso acontecem estas coisas", disse.

Autor do popular blogue "Ditadura de Consenso", Aly Silva disse também estranhar o silêncio do Sindicato dos Jornalistas em Portugal.

"Sou jornalista com carteira profissional portuguesa e não ouvi nada. Pelo contrário, o que me surpreendeu foi ter lido uma declaração do sindicato dos jornalistas de Cabo Verde, foram firmes, mas do resto, de Portugal não ouvi nada", declarou Aly Silva.

Contactada pela Lusa, a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, Sofia Branco, disse que contactou o sindicato guineense para apurar o que se passou, mas ainda não obteve respostas.

A responsável referiu, no entanto, que "este tipo de violência é sempre condenável e representa uma ameaça à liberdade de imprensa e à independência do jornalismo na Guiné-Bissau".

O jornalista realçou que antes de ser bloguista já possuía a carteira profissional, desde 1985.

"Até hoje mantenho a minha carteira renovável de dois em dois anos. Mas também não me preocupa isso, as pessoas sabem o que é que aconteceu", declarou Aly Silva, que apresenta hematomas no corpo.

O caso foi denunciado na segunda-feira pela Liga Guineense dos Direitos Humanos e, contactada pela Lusa, fonte do Ministério da Defesa referiu que soube do incidente através daquela organização.

Várias organizações da sociedade civil têm denunciado diversas violações dos direitos humanos contra ativistas, políticos, deputados e jornalistas e órgãos de comunicação social.

Um dos casos mais recentes foi o de dois ativistas políticos do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), segunda força política do país e que integra a coligação no Governo, que denunciaram publicamente terem sido espancados alegadamente por guardas da Presidência guineense, dentro do Palácio Presidencial, um caso a que o Ministério Público guineense ainda não deu seguimento, de acordo com a Liga dos Direitos Humanos.

Saúde - Médico dermatologista lamenta surgimento do novo fenómeno de mudança de cor da pele na Guiné-Bissau

Bissau, 10 Mar 21 (ANG) – O Médico dermatologista lamentou esta terça-feira o surgimento do novo fenómeno de mudança de cor da pele na Guiné-Bissau.

Em entrevista exclusiva a Rádio Sol Mansi, o dermatologista Sílvio Coelho que falava em resposta a campanha “Eu amo a minha cor da pele” disse que as causas e consequências de mudar a cor da pele,  em termos quantitativo não possui dados estatísticos,  mas diz que  está a evoluir significativamente.

O Médico dermatologista considerou  que a autoridade e a população não encara a mudança de cor da pele e nem a sua evolução no país.

  “A mudança de cor da pele tem várias consequências negativas, e são maiores que as vantagens. A cor da pele  é a nossa identidade se a perder, então perdeste a tua identidade,” advertiu.

Coelho afirmou que após a mudança de cor  de escuro para claro, a própria sociedade te condena e já não serás a mesma.

“A mudança de cor da pele é um fenómeno novo na Guiné-Bissau, o uso de creme clareador da pele  tem como consequência   a colocação  da sua saúde em causa, porque mais  mais tarde  a pele fica murchada.

O médico explicou que a Guiné-Bissau não possui nenhum centro ou serviço de dermatologia instituída, e que, por isso, não têm um dado estatístico que indica o número exato de pessoas que mudaram a cor da pele.

A campanha “ Eu amo a minha cor da pele” foi lançada na sexta-feira(5) de março em Bissau.

ANG/JD/ÂC//SG

Espaço de Concertação de 23 Organizações da Sociedade Civil exigem a demissão imediata do PGR, Ministro do Interior e Secretário do Estado da Ordem Pública!

Por: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

COMUNICADO À IMPRESA.

Espaço de Concertação de 23 Organizações da Sociedade Civil exigem a demissão imediata do PGR, Ministro do Interior e Secretário do Estado da Ordem Pública!

Foi com profunda indignação, preocupação e dissabor que as Organizações da Sociedade Civil membros do Espaço de Concertação da Sociedade Civil tomaram conhecimento do rapto e espancamento do jornalista e bloguista, António Aly Silva, ocorrido em plena luz do dia, no centro da cidade Bissau, no dia 9 de corrente mês.

Considerando que a liberdade de expressão é uma conquista dos cidadãos guineenses, um direito constitucional e, que nenhuma pessoa ou entidade pública pode limitar ou por em causa o seu exercício;

Tendo em consideração que estes actos hediondos e criminosos têm vindo a acontecer nos últimos tempos e, numa altura em que a Guiné-Bissau vive a normalidade constitucional, com funcionamento pleno de órgãos de Estado.

Considerando os sistemáticos raptos, ameaças, intimidações e espancamentos que põem em causa a vida, segurança e a integridade física dos cidadãos num Estado de Direito Democrático; 

Tendo em conta a gravidade destes acontecimentos para a sobrevivência do país como um Estado de Direito Democrático. 

Assim;

 As organizações membros de Espaço de Concertação da Sociedade Civil, deliberam o seguinte:

1.  Condenar com veemência o acto de rapto e espancamento perpetrado contra cidadão Antônio Aly Silva;

2. Manifestar a solidariedade com o jornalista Antônio Aly Silva e responsabilizar as autoridades guineenses pelo seu estado de saúde e de segurança;

3. Instar ao Presidente da República, enquanto primeiro magistrado da nação, em garantir a paz, segurança e unidade nacional;

4.  Exigir a responsabilização e a exoneração dos titulares da pasta do Ministério do Interior e de Ordem Pública por falta de capacidade em garantir a segurança dos cidadãos guineenses, por falta de cumprimento sistemático das suas responsabilidades governativas, podendo essa postura perigar a segurança pública;

5. Exigir a demissão do Procurador Geral da República, pela consequente inação e incapacidade de produzir ações que contribuam para o primado da lei em benefício da impunidade;

6. Exortar as instituições públicas competentes com vista a um rápido apuramento das circunstâncias em que ocorreram este acontecimento e outros similares que ainda estão por apurar, de modo a responsabilizar os actores material e moral deste acto macabro;

7.  Exortar a Assembleia Nacional Popular no quadro da fiscalização da ação governativa e política, no sentido de promover um debate de urgência sobre a segurança pública;

8. Alertar a comunidade internacional, pela situação periclitante que o país vive nos últimos tempo, com cíclicas violações dos Direitos Humanos, nomeadamente, o rapto e espancamento dos cidadãos guineenses, num ambiente de terror e impunidade;

9. Exortar que o não cumprimento das exigências supra, as Organizações da Sociedade Civil irão recorrer a outros mecanismos para salvaguardar a dignidade da pessoa humana e a paz e justiça social na Guiné-Bissau. 

Bissau, 10 de Março 2021.

Organizações membros do Espaço de Concertação:

1. Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz Democracia e Desenvolvimento, 

2. Liga Guineense dos Direitos Humanos, 

3. TINIGUENA, 

4. Conselho das Mulheres

5. Rede Paz e Segurança para as Mulheres no espaço CEDEAO 

6. Plataforma Política das Mulheres

7. RENLUV

8. Conselho nacional da juventude

9. Rede Nacional das Associações Juvenis 

10. RENALJEF

11. CONAEGUIB 

12. FADPD 

13. FONAEFEP 

14. AJPDH 

15. WANEP-GB 

16. VOZ DE PAZ

17. FNJP

18. Associação das Mulheres juristas 

19. REMUME

20.  NADEL 

21. ACOBES

22. CNV

23. FAROL

GUINÉ-BISSAU ESTÁ DE LUTO, MORREU UM DOS SEUS FILHOS MAIS QUERIDO! COMANDANTE MANUEL SATURNINO DA COSTA.




MORREU MANUEL SATURNINO DA COSTA, ANTIGO PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE 
Manuel Saturnino da Costa, político guineense  que foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau, faleceu esta quarta-feira, 10 Março, em Bissau, disseram os famíliares do antigo governante.

Saturnino da Costa (nascido em 1942) é um político da Guiné-Bissau que serviu como primeiro-ministro do país de 26 de outubro de 1994 a 6 de junho de 1997.

Para além de chefiar o executivo, Saturnino da Costa foi conselheiro do então primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior "Cadogo" para as questões de Defesa e Segurança.

Ministério do Interior da Guiné-Bissau desconhecia sequestro e espancamento de bloguer Aly Silva

Por LUSA

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau desconhecia o sequestro e espancamento do bloguer Aly Silva, tendo sido informado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, disseram fontes daquela instituição contactadas pela Lusa.

As fontes do Ministério do Interior indicaram à Lusa que não sabiam e que foram informados da situação pela Liga Guineense dos Direitos Humanos.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos disse hoje estar a acompanhar com "bastante preocupação" informações que indicam que o jornalista e editor do blogue "Ditadura de Consenso", Aly Silva, foi sequestrado, espancando e abandonado em Bissau.

"Neste momento, o jornalista está a receber tratamento médico numa clínica privada, em Bissau", refere a organização não-governamental dos direitos humanos, em comunicado divulgado na rede social Facebook.

"A Guiné-Bissau é um Estado de Direito democrático onde a liberdade de expressão e de informação constitui a trave-mestra, sendo que qualquer delito resultante do exercício desse direito fundamental deve ser processado nos termos das leis vigentes no país", salienta.

Várias pessoas contactadas pela Lusa indicaram que António Aly Silva, que foi jornalista em Portugal, no jornal Independente, foi raptado, sequestrado e largado em Bolola, na zona industrial de Bissau.

A Lusa recebeu também informação de que o jornalista terá sido sequestrado ao início da tarde de hoje na zona entre o Centro Cultural Francês e a Empresa de Águas e Eletricidade da Guiné-Bissau, no centro da cidade.

Várias organizações da sociedade civil têm denunciado diversas violações dos direitos humanos contra ativistas, políticos, deputados e jornalistas e órgãos de comunicação social.

Um dos casos mais recentes foi o de dois ativistas políticos do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15), segunda força política do país e que integra a coligação no Governo, que denunciaram publicamente terem sido espancados alegadamente por guardas da Presidência guineense, dentro do Palácio Presidencial, um caso a que o Ministério Público guineense ainda não deu seguimento, de acordo com a Liga dos Direitos Humanos.

A Guiné-Bissau não pode continuar a sustentar crimes desta natureza... Fernando Casimiro

Por Fernando Casimiro

Porquê...?!

A Guiné-Bissau não pode continuar a sustentar crimes desta natureza. 

Todos os esforços diplomáticos tendentes a dar uma nova imagem,  oportunidade e credibilidade à Guiné-Bissau, que têm sido feitos nos últimos tempos, tendem a cair por terra!

Como é que podemos motivar o regresso dos nossos quadros ao país, que também é deles, quando os Direitos, as Liberdades e Garantias Fundamentais, não são respeitados, através de violações e práticas abusivas de um poder que não respeita o Estado de Direito? 

Como promover, angariar Investimentos para o nosso país, quando a Segurança das Pessoas e dos Bens não tem nenhuma Garantia?

Como afirmar um Estado de Direito quando a Justiça é uma palavra exclusiva ao entendimento e à interpretação de conveniência, do interessado...?!

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar para que casos como do jornalista António Aly Silva e tantos outros, não voltem a repetir-se na Guiné-Bissau!

Didinho 09.03.2021

MADEM G15 CONDENA ATO DE SEQUESTRO DE ALY SILVA


AJUSTE DE CONTAS OU JUSTIÇA PRIVADA ??

Por Joaquim Batista Correia

AJUSTE DE CONTAS OU JUSTIÇA PRIVADA ??

Deve ser condenado a todos os niveis 

A segurança pùblica faz parte do conjunto dos direitos fundamentais atribuidos aos cidadãos , direitos estes, tão necessarios ao desenvolvimento da personalidade Humana e ao aperfeicoamento da vida em sociedade,  seja qual for a Nacão, mormente na Guiné- Bissau.

Estou em crer que por  meio dela, o Estado assegura a Protecção e o  amparo as pessoas,  permitindo- lhes desfrutar os demais direitos.

Daí que os DANOS decorrentes de um acto Criminoso no ambito social contra o nosso compatriota ALI SILVA afectando o seu patrimonio fisico corporal e psìquico deve ser condenado e responsabilizado a todos níveis.

Cabe, pois, o Estado Guineense,  assim, a responsabilidade  patrimonial por estes danos, concorrentemente com os infratores quando na situação verificar- se que, sendo possivel a intervenção estatal, este não ocorreu, tardiamente ou de forma ineficiente .

SEJA COMO FOR E PORQUE NA CIÊNCIA DO DIREITO NÃO HÂ NENHUM CRIME PERFEITO, QUE O ESTADO NOS TRAGA OS RESPONSÁVEIS POR ESTE ACTO COVARDE E  VERGONHOSO QUE MANCHA, SOBREMANEIRA, A NOSSA DEMOCRACIA E QUE ESTES SEJAM TRADUZIDOS A JUSTIÇA. 

Os meus sentimentos de solidariedade patriótica.

🌍🇨🇩: Um camião Blindado da ONU Capotou na República Democrática do Congo.

Por Tribo Banto Áfrika

O interior  deste caminhão blindado encontrava-se carregado de sacos de Colbato (Coltan)

Tal como aconteceu no Mali onde os soldados francês foram encontrados com ouros desviados...

Carro da organização que veio trazer paz no Congo e não só.

O que tens a dizer?

#tribobantoafrika

Uma família que não consegue se manter unida por causa da cor da pele está mantendo vários países negros em nome da comunidade apenas para explorar sua riqueza!

O colonizador que se finge de amigo e salvador!

#tribobantoafrika

Por Tribo Banto Áfrika

PR UMARO CISSOCO EMBALO REGRESSOU HOJE A BISSAU APÓS UMA SEMANA NO EGITO E ARÁBIA SAUDITA.

SISSOCO EMBALO ANUNCIOU A VISITA DO PRESIDENTE DO EGITO À BISSAU AINDA ESTE ANO.


Fonte: RadioBantaba