sábado, 15 de janeiro de 2022

Madem-G15: Está em curso o 4.º Fórum dos Secretários Regionais da Região de Bafatá.


MADEM | SPERANÇA DI POVO

#sperançadipovo

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática / Agê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐆𝐨𝐦𝐞𝐬 𝐍𝐨𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬-𝐠𝐛

Decore hoje, 15/01/2022 no sector de Bafata, Região de Bafata 4º Fórum dos Secretários Regionais Cidade Bafata, Com animação Cultural alegria de Bafata

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Decore hoje, 15/01/2022 no sector de Bafata, Região de Bafata 4º Fórum dos Secretários Regionais Cidade Bafata, Com animação Cultural alegria de Bafata

SOB-LEMA: Fortalecer as estruturais regionais do partido  rumo ao próximo embate eleitoral. 

Dias 15 e 16 de Janeiro | BAFATA.

MADEM-G15 I SPERANÇA DI POVO 🇬🇼

Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática 

Na sua primeira mensagem do ano dirigida ao povo guineense, o Presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira destaca a importância da luta para que possamos mudar o atual cenário.


 PAIGC 2022

Conheça Longyearbyen a cidade onde não se pode ser enterrado

Longyearbyen, a última cidade ao norte do planeta, é situada no meio do oceano ártico, em um arquipélago com mais ou menos 2000 habitantes, 31 nacionalidades.  
Nos anos 1950 entra em vigor um decreto que proíbe as pessoas de serem enterradas na cidade. 
Depois de descoberto que os corpos sepultados no cemitério local não estavam se decompondo devido a espessa camada de gelo no solo. 
Nos anos 90 pesquisadores exumaram corpos de vítimas de uma epidemia de Gripe Espanhola e constataram que o vírus da doença também congelado continuava viável e ativo. 👇

ESCOLA DE CAPÉ, Bafatá 📌

Fonte: Suzi Barbosa

Hoje partilho um daqueles dias em que sinto-me especialmente abençoada e, de coração cheio não só por viver mais um dia, mas por assistir à conquista dos outros. Outros que neste caso são crianças a conquistar o seu futuro aqui na Guiné-Bissau, mais exatamente em Bafatá.

Tive o privilégio de visitar a escola primária erguida na propriedade privada da minha família, Carlos Capé e Maimuna Capé, logo após a independência, em 1973, onde fui recebida por este maravilhoso grupo de estudantes que me quiseram agradecer pelos apoios dados à Escola de Capé aos longo destes anos.

Não se trata apenas de paredes, cadeiras, ardósias, palmatória, ou seja, um mobiliário previsto que se imagina para uma escola, não nada disso! Falo de um espaço de sonhos e esperança para crianças vindas das tabankas vizinhas, umas mais próximas, outras mais distantes. Muitas delas fazem quilómetros e quilómetros a pé para chegar a essa escola. 

O mosaico étnico e religioso sempre foi uma das característica do nosso povo, felizmente na nossa escolinha não existem diferenças apenas são crianças tolerantes a conviver entre si.

Em 2019, seguindo o exemplo dos meus pais, ampliei a escola para responder à grande demanda dos alunos do setor de Ganadu. 

 Hoje, desejo enormemente que o sonho destas crianças, seja maior do que qualquer obstáculo que lhes possa surgir nas suas vidas. 🙏🏾🙏🏾

NOTA DE FELICITAÇÃO AO CAMARADA ALBERTO NBUNHE NAMBEIA

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

#SPERANÇADIPOVO

Guiné-Bissau: Militares guineenses convidados para para missōes internacionais de observação e manutenção da paz.


Leia Também:

BIAGUÊ NA N’TAN ANUNCIA A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO MILITAR

Odemocratagb.com
O Chefe de Estado-maior general das Forças Armadas, Biaguê Na N’Tan, anunciou a criação de uma Escola de Formação e Capacitação para Militares e paramilitares em Cumeré, para permitir que a classe castrense tenha condições de participar em missões de manutenção de paz no estrangeiro.

“É preciso formar os jovens. A França já nos deu uma bolsa de estudos. Neste momento, temos 91 militares a formarem-se na Rússia. Brasil, Marrocos e Portugal também. O ano de 2022 vai ser um ano em que vamos falar pouco. Mas vamos mostrar a nossa capacidade militar”, referiu está sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo que recebeu das chefias  militares dos três ramos.

Na sua declaração, frisou que o Centro de Instrução de Cumeré não pode ficar sem ter uma Escola de Formação militar, tendo defendido a criação de uma “FORÇA UNIDA” que integrará militares e paramilitares, para a estabilização definitiva da Guiné-Bissau.

Biaguê Na N’tam anunciou ainda, para este ano, a participação dos militares guineenses em missão de observação em Moçambique e em exercício militar num país amigo da Guiné-Bissau, assim como vão fazer parte de uma força militar na República Centro Africana.

“Os convites foram feitos por termos criado condições para a paz e estabilidade no país. Se não tivéssemos criado essas condições, esses países não nos teriam convidado. Por isso, o meu apelo para todos é no sentido de conservarmos a paz no nosso país”, disse, elegendo 2022 como um ano para mostrar a capacidade dos militares na preservação da paz.

Perante esses fatos, o Chefe de Estado-maior general das Forças Armads apelou à classe castrense a criar condições para que haja a estabilidade definitiva na Guiné-Bissau.

“Já temos a paz na Guiné-Bissau. É preciso agora trabalharmos em conjunto para a estabilização do país. Se fizermos isso, o povo verá um país estável no qual os operadores económicos vão ter a coragem para vir investir, promover desenvolvimento e o bem-estar da população” disse.

“Recebi hoje, uma carta do chefe de Estado maior general das Forças Armadas de Portugal a solicitar-nos para participar num exercício militar conjunto. Portanto, vigiemos  juntos esta paz no país, porque vamos ter muitos ganhos” concluiu.

Por: Tiago Seide