segunda-feira, 13 de julho de 2020

ANP: A RESOLUÇÃO DA ANP ESTÁ NA AGENDA DE TRABALHO DOS DEPUTADOS DA NAÇÃO: É JÁ UMA REALIDADE A EXISTÊNCIA DA NOVA MAIORIA PARLAMENTAR

Circular MENES sobre uniformes escolares


Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação


A CEDEAO FELICITA O GOVERNO DA NOVA MAIORIA PARLAMENTAR DO ENG. NUNO GOMES NABIAN


GUINÉ-BISSAU: ALERTA AO GOVERNO - POPULARES DE SEÇÃO DE SUZANA EM RISCO DE FICAR NO ISOLAMENTO!


Por: João Paulo Djata 

#_ALERTA_AO_GOVERNO
#_POPULARES_DE_SEÇÃO_DE_SUZANA_EM_RISCO_DE_FICAR_NO_ISOLAMENTO!
Trata-se de Tabancas de Cassolol, Hassuka, Caton e Varela, em que todos dependem da única estrada que liga São Domingos à aquela área fronteiriça.

Ponte de RIO KOL está em eminência de partir-se devido o estado em que se encontra neste momento. Com tanto conformismo que aquela população tem sobre condições de estrada, desta vez a situação está a piorar!
🔻
A ponte localizada em Cassolol e que divide Suzana com aquelas tabancas, nos anos 2014 a quando uma empresa russa iniciava a exploração de areia pesada de Varela, foi feito um trabalho de ABUSO/MALVADESSA contra meu povo (de fechar o rio a mais de uma semana e fizeram um desvio no qual pavimentaram e reduziram a abertura do rio).
🚫
Consequências deste ato bárbaro, todos peixes que estavam noutra margem morreram, bolanhas ficaram inférteis, mortes de tarafes (mangais) e fuga significante de aves!
🚷
E hoje a referida óbra sem durabilidade, porque a água que ali travessa tem capacidade superior ao canal que é agora disponibilizado, motivo qual está provocar rotura na ponte procurando assim vias "reais".
🙏
Por favor vejam no que podem fazer, por enquanto nós estamos disponíveis em colaborar no que necessário.

Retoma das aulas: CAAEP-GB DÁ QUARENTA E OITO HORAS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA SE PRONUNCIAR SOBRE NOVA DATA

A Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas de Guiné-Bissau (CAAEPP-GB) deu quarenta e oito (48) horas ao Ministério da Educação para se pronunciar sobre a nova data para a retoma das aulas nas escolas públicas e privadas identificadas e que reúnam as condições necessárias para fazê-lo.

A posição da organização estudantil guineense foi tornada pública esta segunda-feira, 13 de julho de 2020, por Alfa Úmaro Só, presidente da CAAEPP-GB. Aos jornalistas, Alfa Úmaro Só alertou que se o prazo não for cumprido, poderá acontecer algo indesejável dentro de quarenta, A organização exigiu, no entanto, a apresentação de novos justificativos e que os ministérios da Educação e da Saúde Pública produzam documentos claros sobre as regras sanitárias.  

A Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas de Guiné-Bissau (CAAEPP-GB) defendeu que o país reúne condições para a retoma das aulas, porque o Plano de Contingência para o Setor da Educação aprovado pelo governo recomenda dois alunos por carteira como a uma das condições.

Alfa Úmaro Só referiu que partir desta data, a sua organização vai desencadear uma campanha  de sensibilização que passará por todas as escolas, para comprovar que há condições para a retoma das aulas.

O responsável da classe estudantil explicou aos jornalistas que, quando tudo estava definido para esta segunda-feira, surpreendentemente na sexta-feira receberam um comunicado vindo do ministério de educação, do gabinete de relação públicas e cooperação, dando conta do adiamento da retoma para uma data a indicar. Segundo Alfa Úmaro Só, o ministério da Educação justificou a decisão com a insuficiência de salas de aulas, excesso de alunos para cada turma, falta de carteiras individuais, a insuficiência dos professores em caso da implementação da regra de distanciamento social e a falta de condições higiénico-sanitárias para o retorna das aulas presenciais nas escolas.

O ativista afirmou que todas as alegações avançadas pelo executivo não são suficientes para que o governo adie o processo da retoma das aulas, sob justificação de que não há condições para fazê-lo, e que todas as justificações não correspondem à verdade.

 “O ministro da educação não podia adiar a retoma das aulas sem que, no entanto, tivesse marcado nova data” criticou, aconselhando que o executivo deve encarar a situação das escolas do país com muita responsabilidade e dar um justificativo claro, não alegar a falta de condições ou de carteiras”.

Por: Carolina Djemé
Fotos: C.D  

Jornal Odemocrata

MISSÃO DE PREPARAÇÃO DA CAMPANHA DE 2020 DE MONITORIZAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS


Para a campanha de 2020 de seguimento e monitorização da população de tartarugas marinhas e pelo fato da campanha decorrer em três sítios diferentes simultaneamente (Poilão, Meio e João Vieira) do PNMJVP, o Departamento de Monitorização e Conservação da Biodiversidade decidiu ir ao encontro das comunidades proprietárias tradicionais das ilhas onde se vão realizar a campanha. 

O objetivo do encontro foi sobre a necessidade de limar arestas e desfazer os equívocos existentes e criar uma boa dinâmica antes do arranque da campanha previsto para o dia 31 de julho de 2020.


Dado que a campanha de seguimento e monitorização das tartarugas marinhas no PNMJVP constituí uma atividade chave na estratégia do departamento, a sua coordenadora decidiu levar consigo para o terreno uma importante equipa do IBAP, na qual participaram dois elementos do seu departamento, dois elementos do Departamento de Comunicação, Administrador do IBAP, acompanhados do Coordenador da RBABB e do Diretor do PNMJVP.

A missão do IBAP deixou Bissau na manhã de terça-feira, 07/07/2020 e rumou aos bijagós. Chegada à Bubaque a equipa se instalou devidamente, preparando para o início das atividades de terreno no dia seguinte. Logo pela manhã do dia 08, realizou na Casa do Ambiente e Cultura (CAC) a cerimónia de entrega de motos “quads” aos diretores do PNO e do PNMJV. Motos que irão servir não só para apoiar as equipas de investigação, mas também, as comunidades locais. 


A equipa rumou à Canhabaque para encontro com comunidade das tabancas de Bine, Inhoda e Ambeno, essencialmente, com jovens locais que, ao longo dos anos, participam enquanto colaboradores comunitários nas campanhas anuais. Depois do termino da reunião de Bine, a equipa, já que se fazia noite e muita chuva, decidiu regressar à Bubaque para passar a noite. 

No dia 09 foi a vez de Menege. Aqui houve reunião com jovens depois de termos deixado a equipa avançada do PNMJVP em João Vieira para procederem a preparação da logística e manutenção de toda a comitiva.
 Nas quatro tabancas de Canhabaque, as reuniões decorreram num ambiente de total cordialidade e compreensão mútua. A delegação do IBAP tentou e conseguiu esclarecer equívocos que prevaleciam em termos de compreensão de diferentes assuntos e procedimentos ligados à campanha em si e à gestão do próprio projeto que suporta a execução das atividades de campo. 

Os representantes dos jovens comprometerem-se em proceder com a feitura de listas de colaboradores de cada tabanca que irão participar na campanha de 2020. Chegou-se a um entendimento de que, este ano, só participaram na campanha jovens que verdadeiramente amam trabalhar com tartarugas e e comprometidos com a causa.


Depois da dormida mais ou menos conseguida em João Vieira, com chuva vento e tormento do mar, na manhã de 10 de julho, a equipa realizou uma reunião preparatória da campanha com a equipa do PNMJVP. Depois dos acertos feitos, a coordenação do Projeto Tartarugas Marinhas dos Bijagós “Nô Okinka di Mar”, participou no inventário de materiais que se encontravam no armazém que, ajudou a perceber o estado do que existe e as necessidades complementares para o ajuste da logística necessária nas bases de Poilão e Meio.

Bem ensopados e atordoados devido a chuva, vento e ondas fortes, chegamos a Bubaque as 20h30. O mesmo aconteceu no regresso a Bissau a 11 de julho, onde chegamos as 15h00. Cansados, mas com o sentimento do dever cumprido ao bordo da nova embarcação do IBAP, adquirida no quadro do Projeto Tartarugas Marinhas, financiado pela Fundação MAVA, na sua primeira viagem nas águas dos Bijagós.


Que seja a primeira de muitas boas viagens, navegando contra ventos e marés e em prol da conservação das nossas Okinkas do mar!

IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas
Fonte: Filomeno Pina

EMBAIXADOR DA NIGÉRIA NA GUINÉ-BISSAU VISITA O PRESIDENTE DO PARLAMENTO PARA SE DESPEDIR.

Covid-19: Maçonaria dá 15 mil máscaras para São Tomé, Cabo Verde e Guiné-Bissau

A Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP) enviou 15 mil máscaras cirúrgicas para São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau, apoiando o combate à pandemia de covid-19.


"Esta ação de solidariedade decorre de falta de material de proteção individual que nos foi comunicada pelas nossas Lojas nos países lusófonos; recorrendo a recursos próprios e donativos dos nossos membros, procedemos à aquisição de equipamento e ao seu transporte, para distribuição às IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] e hospitais nesses destinos", comentou o Grão Mestre da GLLP-GLRP, Amindo Azevedo, citado no comunicado enviado à Lusa, no qual aponta que "é dever da maçonaria regular empenhar-se no apoio ao combate à propagação da covid-19, em Portugal como nos nossos países irmãos".

Esta iniciativa insere-se "no âmbito do apoio solidário que os maçons regulares têm vindo a realizar no contexto da pandemia de covid-19", acrescenta-se no texto, que precisa que as 15 mil máscaras "foram enviadas para os representantes da Grande Loja Legal de Portugal em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné, para distribuição imediata a uma lista de Instituições Particulares de Solidariedade Social e Hospitais com o objetivo de auxiliar na proteção dos profissionais e utentes destas instituições".

No comunicado, os maçons lembram que é prática da instituição "apoiar os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde tem representantes, seja na proteção contra o coronavírus, seja na ajuda à recuperação de instalações, como sucedeu com a entrega de dez mil euros a uma ONG local (Health4Moz) para a reconstrução do Hospital Central da Beira, em Moçambique, destruído pelo ciclone Idai em março de 2019".

Recentemente, conclui-se no texto, a "GLLP/GLRP efetuou uma doação de 10 mil viseiras para reforço da proteção à Liga Portuguesa de Bombeiros e que foram distribuídas pelas 437 Associações Humanitárias do continente e Ilhas, bem como uma entrega de um motociclo dotado com equipamento completo de emergência para o INEM".

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 13.238, mais 250 nas últimas 24 horas, em quase 595 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu para 594.841, mais 16.937 nas últimas 24 horas, enquanto o número de recuperados é hoje de 297.480, mais 10.469.

Em relação aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.842 casos e 26 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 1.698 infeções e 19 mortos, enquanto Moçambique conta 1.154 infetados e nove mortos.

São Tomé e Príncipe contabiliza 726 casos e 14 mortos e Angola tem 506 casos confirmados de covid-19 e 26 mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 3.071 casos e 51 mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

24.sapo.pt

COVID-19 - Mais de 569 mil mortos e quase 13 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 569.135 pessoas e infetou quase 13 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

© Reuters De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa até às 11:00 de Lisboa, já morreram pelo menos 569.135 pessoas e há mais de 12.927.000 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 6.905.200 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 135.205 e 3.304.942 casos, respetivamente. Pelo menos 1.006.326 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 72.100 mortes e 1.864.681 casos, Reino Unido com 44.819 mortes (289.503 casos), México com 35.006 mortes (299.750 casos) e Itália com 34.954 mortos (243.061 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.602 casos (oito novos entre domingo e hoje), incluindo 4.634 mortes (nenhuma nova) e 78.648 curados.

A Europa totalizou 202.658 mortes para 2.840.538 casos, América Latina e Caraíbas 144.765 mortes (3.375.183 casos), Estados Unidos e Canadá 144.023 mortes (3.412.531 casos), a Ásia 43.822 mortes (1.773.059 casos), Médio Oriente 20.481 mortes (919.208 casos), África 13.249 mortes (594.925 casos) e Oceânia 137 mortes (11.556 casos).

A AFP avisa que devido a correções pelas autoridades ou a publicação tardia dos dados, os valores de aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

In LUSA

#França 🇨🇵: Um migrante africano grávida uma mãe, suas três filhas e foge

#France🇨🇵: Un migrant africain enceinte une mère, ses trois filles et prend la fuite


12 juillet 2020  Torche D'afrique.com

Un migrant africain âgé de 23 ans s’est enfui après avoir mis enceinte une mère et ses trois filles dan la ville de Paris. Ce migrant de 23 ans originaire du Sénégal a déclaré qu’il voulait se venger de son patron pour les mauvaises conditions de travail auxquelles il a été soumis.

La mère et ses trois filles ont découvert qu’elles étaient toutes enceintes lorsqu’elles se sont présentées pour leur bilan de santé régulier. le médecin de famille a été choqué de constater que même la dernière fille de la maison, âgée de 15 ans, était également enceinte.

Quand ils ont découvert que le migrant était responsable de leur grossesse, il était introuvable . Le mari a porté plainte pour viol contre sa femme et ses trois filles et le migrant est activement recherché par la police. Le mari a raconté à la police que le migrant en fuite avait volé 2000 euros et avait pris sa chaîne en or.

ce n’est pas la première fois qu’un migrant africain est impliqué dans de tels scandales. Un adolescent français a récemment avoué avoir infecté plus de 600 migrants avec le virus du V.I.H Sida parce qu’ils étaient sans papier et prenaient leur emplois.

La mère et ses trois filles ont décidé de poursuivre la grossesse car elles voudront avoir des bébés métis au sein de la famille. Alors que le migrant est activement recherché par la police, le mari a également demandé le divorce.

#França 🇨🇵: Um migrante africano grávida uma mãe, suas três filhas e foge

12 de julho de 2020
Um migrante africano de 23 anos de idade fugiu depois de engravidar uma mãe e suas três filhas na cidade de Paris. Este migrante de 23 anos do Senegal declarou que queria vingar-se do chefe pelas más condições de trabalho a que ele foi submetido.

A mãe e suas três filhas descobriram que todas elas estavam grávidas quando se apresentaram para o exame regular de saúde. O médico de família ficou chocado por descobrir que até a última garota da casa, 15 anos de idade, também estava grávida.

Quando descobriram que o migrante era responsável pela gravidez, ele não estava encontrado. O marido apresentou queixa de violação contra a mulher e as três filhas e o migrante é ativamente procurado pela polícia. O marido contou à polícia que o migrante fugiu roubou 2000 euros e pegou sua corrente de ouro.

Não é a primeira vez que um migrante africano está envolvido em tais escândalos. Um adolescente francês confessou recentemente ter infectado mais de 600 migrantes com o vírus VIH SIDA porque eles estavam sem papel e estavam tomando seus empregos.

A mãe e suas três filhas decidiram continuar a gravidez porque elas vão querer ter bebês mestiços na família. Enquanto o migrante é ativamente procurado pela polícia, o marido também pediu o divórcio.

Fonte: Torche D'afrique.com

Baiseck Cassamafez uma transmissão ao vivo

𝑼𝒎 𝒅𝒐𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒃𝒍𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒎𝒊𝒈𝒓𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒂̃𝒐 𝒎𝒂𝒓𝒄𝒉𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒎 𝑷𝑶𝑹𝑻𝑼𝑮𝑨𝑳, 𝒆́ 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒊𝒂 𝒔𝒂̃𝒐 𝑭𝑼𝑵𝑪𝑰𝑶𝑵𝑨́𝑹𝑰𝑶𝑺 𝑭𝑨𝑵𝑻𝑨𝑺𝑴𝑨𝑺.....

Fonte: Bardadi Sabi Konta

𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐎 𝐃𝐀𝐒 𝐅𝐈𝐍𝐀𝐍𝐂̧𝐀𝐒 E
𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀 𝐃𝐀 𝐅𝐔𝐍𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐏𝐔́𝐁𝐋𝐈𝐂𝐀.

𝑼𝒎 𝒅𝒐𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒃𝒍𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒎𝒊𝒈𝒓𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒔𝒕𝒂̃𝒐 𝒎𝒂𝒓𝒄𝒉𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒎 𝑷𝑶𝑹𝑻𝑼𝑮𝑨𝑳, 𝒆́ 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒊𝒂 𝒔𝒂̃𝒐 𝑭𝑼𝑵𝑪𝑰𝑶𝑵𝑨́𝑹𝑰𝑶𝑺 𝑭𝑨𝑵𝑻𝑨𝑺𝑴𝑨𝑺, 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒂𝒊́𝒓𝒂𝒎 𝒅𝒐 𝑷𝑨𝑰́𝑺 𝒂̀ 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒆 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 𝒂𝒏𝒐𝒔 𝒆 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒃𝒆𝒎 𝒐𝒔 𝒔𝒆𝒖𝒔 𝒔𝒂𝒍𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒐 𝒎𝒆̂𝒔.

𝑷𝒐𝒓 𝒊𝒔𝒔𝒐, 𝒆́ 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒅𝒊𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒐𝒍𝒂𝒓 𝒂 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒄̧𝒂 𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒐𝒔 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒑𝒖́𝒃𝒍𝒊𝒄𝒐𝒔.

PORQUE:

𝑻𝒆𝒎 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔, 𝒑𝒓𝒊𝒏𝒄𝒊𝒑𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒏𝒂 𝒂́𝒓𝒆𝒂 𝒅𝒂 𝒔𝒂𝒖́𝒅𝒆, 𝒒𝒖𝒆 𝒋𝒂́ 𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒆 4 𝒂𝒏𝒐𝒔, 𝒆𝒔𝒕𝒂̃𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝒔𝒂𝒍𝒂́𝒓𝒊𝒐. 𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒆𝒔𝒄𝒍𝒂𝒓𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒎 𝒑𝒆𝒓𝒈𝒖𝒏𝒕𝒂𝒓 𝒏𝒐 𝑹𝑬𝑪𝑼𝑹𝑺𝑶𝑺 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒐𝒔 𝒅𝒐 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒆́𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒂 𝒔𝒂𝒖́𝒅𝒆.

𝐄 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐞𝐱𝐢𝐬𝐭𝐞 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐦𝐞 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐚́𝐠𝐢𝐨 𝐚̀ 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 4 𝐚𝐧𝐨𝐬, 𝐞 𝐬𝐚̃𝐨 𝐞𝐥𝐞𝐬 𝐨𝐬 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬.

𝐄𝐧𝐪𝐮𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐱𝐢𝐬𝐭𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐦 𝐚 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨, MAS 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐦 𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐥𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐚̀ 𝐛𝐨𝐫𝐥𝐚!!!

ES E AUTORIZAÇÃO DE MARCHA NA BRUXELAS PA DIA 23/07/2020. - Baltazar Lopes Queita



By: Baltazar Lopes Queita

Covid-19: Madagáscar anunciou morte de dois parlamentares e 25 infetados

O Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina, anunciou hoje, na televisão, que dois parlamentares morreram e que outros estão infetados com o novo coronavírus, bem como alguns funcionários do gabinete presidencial.


"Um membro do parlamento morreu, um senador morreu, e após os testes, há agora 11 deputados portadores do vírus [da] covid-19, e a nível do Senado, 14 pessoas estão infetadas", disse o Presidente malgaxe.

A morte do deputado do partido presidencial não foi registada na lista oficial dos que morreram devido à pandemia, com o pretexto de não ter sido testado para o novo coronavírus. A morte do senador foi classificada como "normal" antes da confirmação hoje de que estava infetado.

Andry Rajoelina acrescentou que funcionários presidenciais também tinham sido infetados.

"Não posso revelar a sua identidade, mas um colaborador próximo também está infetado", disse o chefe de Estado.

O país defendeu no início da pandemia um chá de ervas contra a covid-19 e em abril soldados malgaxes, fardados, mas sem armas, chegaram a ir de porta em porta nas ruas da capital de Madagáscar distribuir um chá de ervas contra o novo coronavírus, elogiado pelo Presidente Andry Rajoelina.

A bebida, desenvolvida pelo Instituto Malgaxe de Investigação Aplicada (Imra), é feita a partir de artemísia, planta com eficácia comprovada contra a malária.

"Foram realizados testes. Duas pessoas estão agora curadas por este tratamento", afirmou Andry Rajoelina naquela altura.

O chefe de Estado acrescentou: "Este chá de ervas dá resultados em sete dias (...). Podemos mudar a história do mundo inteiro".

A eficácia do chá de ervas contra o novo coronavírus não foi, porém, objeto de qualquer estudo científico publicado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) salientou que "não existem provas de que os medicamentos atuais possam prevenir ou curar a doença", embora tenha reconhecido que "os remédios tradicionais (...) podem aliviar os sintomas da covid-19".

Em Madagáscar, um país muito pobre do Oceano Índico, a população, que toma regularmente remédios fitoterápicos (a partir de derivados vegetais), acolheu de braços abertos a inesperada e gratuita distribuição do chá de ervas 'Covid-Organics'.

Desde o início da pandemia, 2.573 pessoas foram infetadas, 35 das quais morreram em Madagáscar. O Governo estima que o pico da epidemia ocorrerá apenas no final de agosto.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 12.988 mortos confirmados em cerca de 578 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

MALI - Onze mortos em confrontos da polícia com manifestantes no Mali

O número de mortos nos confrontos entre polícia e manifestantes, em Bamaco, capital do Mali, subiu para 11, disse hoje um responsável das urgências de um grande hospital da cidade.

© iStock
Uma avaliação anterior referia pelo menos sete mortes na sequência dos protestos que decorreram na capital do Mali, com os manifestantes a apelarem a uma mudança de poder.

"De sexta-feira ao meio-dia até domingo, temos um total de 11 mortes", disse o funcionário do hospital, sob anonimato devido à sensibilidade dos dados numa situação de instabilidade política, citado pela agência France-Presse.

O Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, anunciou também hoje, a dissolução do Tribunal Constitucional, decisão interpretada pela imprensa local como uma tentativa de acalmar a agitação civil.

O tribunal estava no centro da controvérsia, depois de ter anulado os resultados provisórios das eleições parlamentares, em março.

O Presidente, conhecido como IBK, anunciou ainda que admite repetir a votação em áreas do país onde os resultados ainda são contestados, mas crescem os pedidos para que renuncie ao cargo de Presidente da República.

Os opositores têm expressado nas ruas o descontentamento com a maneira como o chefe de Estado lidou com o longo conflito 'jihadista' no Mali, agravado pela crise económica e a disputa sobre o resultado das eleições.

Os malianos foram às urnas para escolher os novos membros do parlamento em plena pandemia provocada pelo novo coronavírus, em 29 de março, poucos dias depois de um líder da oposição ter sido raptado junto com membros da sua comitiva eleitoral. A afluência às urnas rondou apenas os 35%.

As mais recentes concessões de IBK surgem como uma resposta aos manifestantes antigovernamentais que começaram a sair às ruas há mais de um mês para pedir que deixe o cargo, dois anos antes do final do seu mandato, que começou em 2013.

As mortes de sábado, em Bamaco, ocorreram em confrontos policiais com membros do novo coordenador do "Movimento do 05 de junho - Reunião das Forças Patrióticas" (M5-RFP), que reúne a maior parte da oposição a IBK.

O M5-RFP é integrado por religiosos, políticos e personalidades da sociedade civil.

Esta contestação já se havia feito sentir na sexta-feira, quando se registou um morto e 20 feridos e ocorreram incidentes na sede da Assembleia Nacional, cuja dissolução tem vindo também a ser pedida pelos manifestantes.

LUSA

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Afirmou este Sábado 11 de Julho 2020 que os Recursos Humanos são a Base para obtenção de qualidade no Ensino da Guiné-Bissau.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Afirmou este Sábado 11 de Julho 2020 que os Recursos Humanos são a Base para obtenção de qualidade no Ensino da Guiné-Bissau.

Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé Fez esta observação na reunião extraordinária do Conselho Directivo MENES que teve lugar numa das salas de reunião da instituição, para reapreciação e aprovação do Plano de Accão do Ensino Superior, 2020/2023, redistribuição de espaços físicos para as Direções do MENES e Identificação dos estrangulamentos e adopção de medidas corretivas no sistema de recolha e tratamento de dados estatísticos.

Jibrilo Baldé, considerou ainda os Recursos Humanos como calcanhar de aquiles da educação, exortando todos os funcionários e quadros da Instituição no sentido de empenharem-se para o respeito escrúpulos das normas tanto de ingresso na educação, assim como nas questões de transferências de professores.
“Todos nós recebemos pedidos de familiares e amigos, mas é preciso união entorno de uma estratégia de gestão dos Recursos Humanos, caso contrário não vamos conseguir disciplinar a educação” sublinhou.

O Ministro lamentou ainda a falta de recursos humanos qualificados para colocar nas escolas mais longínquas do país.
“Não podemos ter professores menos qualificados nas zonas mais longínquas onde praticamente não se fala o português, não há iniciativas para introdução das línguas nacionais no ensino e muito menos reciclagem dos professores, ainda assim queremos que as nossas crianças aprendam”? lastimou Jibrilo Baldé.

O titular da pasta da Educação transmitiu, perante o Conselho Directivo, o seu total apoio político ao Director-Geral dos Recursos Humanos do MENES para levar avante o rigor e disciplina na gestão dos recursos Humanos.

Ainda deu orientações ao mesmo Director-Geral, no sentido de fazer um levantamento exaustivo de todos estrangulamentos na Função Pública, para fazer partes dos assuntos que serão debatidos com a Ministra da Função Pública.

Quanto a redistribuição de espaços físicos para as Direções do MENES, a actual liderança do Ministério da Educação comprometeu-se em mobilizar fundos para a construção de um novo edifício para albergar algumas direções gerais nomeadamente, as Direções Gerais da ESE, Cantina Escolar, Gabinete de exames Nacionais. E ainda falou-se na necessidade de recuperação dos espaços no Liceu Nacional Kwamen Nkruma , assim o Edifício Central ficará folgado para albergar o Gabinete de Relações Públicas, Cooperação e Comunicação, as direcções gerais do Ensino Básico e Segundário e da Direcção geral do Ensino Superior, e os Gabinetes dos Membros do Governo, o Ministro e o Secretário de Estado.

Ainda ficou decidido que nas antigas instalações da UNESCO vai ser instalada a Direcção Geral da Educação Inclusiva.

A Direcção geral da ESE, será Instalada, provisoriamente, num salão do Liceu Nacional Kwamen Nkruma,

O conselho Directivo do MENES também aprovou o Plano de Accão do Ensino Superior 2020/2023, com a introdução de contribuições dos membros do Conselho Directivo, uma acçao louvada pelo Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, Garcia Biifa Bedeta que apelou aos técnicos da Educação e outros parceiros a contribuírem para sua implementação.

Bissau 11 de Julho de 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação