segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) continua a defender a realização de um novo recenseamento para as presidenciais de novembro


A posição do MADEM G15 foi transmitida à imprensa esta segunda-feira pelo porta-voz do partido, Djibril Baldé, a saída do encontro com a delegação da CEDEAO.


Ariceni Djibril Baldé, Porta-voz do Madem-G15 a saída da audiência com a Missão Ministerial da CEDEAO que se encontra de visita no país no âmbito das eleições presidenciais de 24 novembro.



Declarações do Líder da Bancada Parlamentar do PRS, Sola Nquilin Na Bitchita, após o encontro com a delegação Ministerial da CEDEAO em missão de contactos no âmbito das eleições presidenciais de 24 novembro na Guiné-Bissau.




Mamadú Saliu Lamba, primeiro vice-presidente da APU-PDGB à saída do encontro com a Delegação de Alto Nível da CEDEAO em missão de contatos no âmbito das eleições presidenciais 24 novembro.



Declarações do candidato independente às presidenciais, Carlos Gomes Júnior após o encontro com a missão ministerial da CEDEAO.


Alison Cabral / Aliu Cande

COMUNICADO DE IMPRENSA DO UNIOGBIS

Rosine H. Coulibaly-Sori, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas chegou à Guiné-Bissau em 5 de setembro de 2019.

Rosine H. Coulibaly-Sori, do Burkina Faso, chegou a Bissau em 5 de setembro de 2019 como Representante Especial do Secretário-Geral na Guiné-Bissau e Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) .

Coulibaly-Sori, sucede a José Viegas Filho, do Brasil, que completou a sua missão em 18 de maio de 2019, e Abdel-Fatau Musah, do Gana, que atuou como Chefe interino do UNIOGBIS até 1º de setembro, antes de retornar ao seu cargo de Diretor da Divisão para a África Ocidental no Departamento de Assuntos Políticos e de Construção da Paz e Operações da Paz com sede na ONU em Nova York.

Coulibaly-Sori atuou como Ministra de Economia, Finanças e Desenvolvimento no seu país de origem de 2016 a 2019 e tem mais de 20 anos de experiência nas Nações Unidas, atuando em diferentes competências, inclusive como Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral em Burundi, Coordenador Residente, Coordenador Humanitário (DSRSG / RC / HC) e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em vários países. Coulibaly-Sori traz consigo uma vasta experiência de mais de 35 anos nas áreas de desenvolvimento sustentável, assistência humanitária, transição política, reformas fiscais e orçamentárias, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

Coulibaly-Sori, possui mestrado em economia do desenvolvimento pela Universidade Cheikh Anta Diop e pós-graduação em planeamento e macroeconomia pelo Instituto Africano das Nações Unidas para Desenvolvimento Econômico e Planeamento, ambos no Senegal.

No seu primeiro dia no escritório, Coulibaly-Sori se reuniu com a equipa das Nações Unidas na Guiné-Bissau, a quem transmitiu a sua visão sustentada por duas prioridades principais: (a) liderar eficazmente o papel de um facilitador político de bons ofícios em colaboração com os principais parceiros para a estabilidade no país; e (b) exigir de todos os funcionários que redobrem os seus esforços em servir as Nações Unidas na Guiné-Bissau com espírito de equipa elevado para uma transição suave do UNIOGBIS, conforme Resolução do Conselho de Segurança 2458 (2019).

ONU na Guiné-Bissau

UNIOGBIS testemunhou a incineração de cerca de duas toneladas de cocaína, apreendidas pela Polícia Judiciária da Guiné na operação 'Navara'


UNIOGBIS TESTEMUNHA INCINERAÇÃO DE CERCA DE DUAS TONELADAS DE COCAÍNA

Antes de serem destruídas, as drogas foram testadas novamente na presença de dignitários nacionais e internacionais, incluindo membros do Corpo Diplomático, funcionários da ONU, INTERPOL e a mídia.

Em suas declarações no evento, Filomena Maria Vaz Mendes, Diretora-Geral da Polícia Judiciária, agradeceu à sua equipa no combate ao tráfico de drogas, apesar dos difíceis desafios encontrados. “A Polícia Judiciária está ciente das suas responsabilidades e está assumindo mais responsabilidades do que nunca na luta contra o narcotráfico e organizações criminosas que tendem a tirar proveito do posicionamento geoestratégico da Guiné-Bissau e a explorar as fraquezas na capacidade de controlar efetivamente todo o território, especialmente as ilhas ”, disse ela, expressando sua gratidão ao UNIOGBIS e a outras organizações internacionais que têm apoiado a PJ.

Representando o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU(RESG), Rosine H. Coulibaly-Sori, a Chefe da Seção Política da UNIOGBIS, Donatella Giubilaro, declarou “esta é uma ocasião memorável nos anais históricos da Guiné-Bissau. […] Encorajo a polícia a continuar realizando intervenções de segurança eficazes que manterão a Guiné-Bissau protegida dos perigos do narcotráfico e do seu impacto na sociedade em geral ”, reiterando que as Nações Unidas e outros parceiros internacionais continuarão a fornecer apoio ao governo da Guiné-Bissau na luta contra o narcotráfico.

Investigações posteriores levaram à prisão 10 pessoas e ao confisco de carros de luxo, além de equipamentos de comunicação e logística.

A seção UNIOGBIS de Combate ao Tráfico de Drogas e ao Crime Organizado (CDTOC) continua a fornecer consultoria e apoio estratégico e técnico ao Governo da Guiné-Bissau no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional, em estreita cooperação com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime ( UNODC)..








Para saber mais:
uniogbis.unmissions.org/uniogbis-testemunha-inciner…

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

A Comissão Nacional de Eleições – CNE esteve reunida nesta tarde com uma delegação da CEDEAO presidida por Sua Excelência Sr. ANKOURA, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração regional do Niger, na qualidade do Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, e intergrada por suas Excelências Representante do mediador da crise na Guiné-Bissau - Professor Alfa Condé e, ainda, pelo Presidente da Comissão da CEDEAO

A referida missão tem como objetivo a avaliação da situação política e a evolução do processo eleitoral em curso no país, na perspetiva das eleições presidenciais de 24 de novembro.






Cne Guiné Bissau

Já decorre a reunião entre a delegação ministerial da CEDEAO e Domingos Simões Pereira, líder e candidato do PAIGC às eleições presidenciais 24 novembro



Declarações do líder e candidato do PAIGC às eleições presidenciais 24 novembro à saida de audiência com a Missão Ministerial da CEDEAO no âmbito dos preparativos para as eleições na Guiné-Bissau.



Aliu Cande

Ouçam Dr Ilustre Aladji José Seco Balde!


By queba.sane

Guiné-Bissau: Ex-PM guineense Umaro Sissoco Embaló quer ser Presidente para resgatar soberania do país

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló disse hoje que pretende ser o próximo Presidente do país, para resgatar a soberania que afirma estar fora das mãos dos guineenses.


Investido formalmente numa cerimónia solene como candidato oficial do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), Umaro Embalo considerou, no seu discurso, que "não era este o sonho dos combatentes da liberdade da pátria".

Segundo Embaló, a Guiné-Bissau "está hoje mal, ao ponto de um ministro de qualquer pequeno país estrangeiro pretender dar ordens aos governantes guineenses".

O coordenador do Madem, Braima Camará, foi mais claro quanto à questão, ao afirmar que não faz sentido que alguns dirigentes guineenses estejam a receber proteção e segurança por "parte de forças militares armadas, estrangeiras".

"E ainda andam a pedir ao povo que vote neles", sublinhou Braima Camará.

O atual Presidente guineense, José Mário Vaz, e o antigo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, ambos candidatos às eleições presidenciais de 24 de novembro, são, entre outros, alguns dirigentes que são guardados por soldados da força de interposição de países da Africa Ocidental (Ecomib).

Prestes a completar 47 anos a 23 deste mês, Umaro Embalo, que se apresenta como general do povo, dada a sua condição de general na reserva, disse que, se for Presidente da Guiné-Bissau, será o único capaz de "conversar de forma franca" com os militares, por ser o único candidato que prestou o serviço militar obrigatório.

"Jurei à bandeira nacional", observou Embaló que quer usar essa condição para promover uma reforma nas Forças Armadas -- uma verdadeira reforma, disse, que não seja tirar uns e colocar outros nas fileiras do Exército, mas sim para dignificar a classe.

O coordenador do Madem, Braima Camará enfatizou ainda que alguns setores guineenses têm afirmado que Umaro Sissoco Embaló "ainda é novo e que não devia ser candidato à presidência da República".

"Acho que o general Umaro Sissoco Embaló, quase a completar 47 anos, está mais do que preparado", afirmou Camará, estabelecendo um paralelo com o anterior Presidente dos Estados Unidos de América, Barack Obama, nascido em agosto de 1961.

"Barack Hussein Obama, Presidente do país mais poderoso do mundo, quando se apresentou pela primeira vez tinha 44 anos", observou Braima Camará, aludindo à vitória de Obama para o Senado, em 2005, antes da sua eleição para a Casa Branca, em 2008.

Camará disse que tem sido esta a resposta que dá aos que consideram Sissoco Embaló "muito novo para o cargo".

Umaro Sissoco Embaló afirmou que o seu compromisso com a Guiné-Bissau "vem de longe", e que agora vai usar da sua influência na arena internacional para angariar apoios que possam ajudar a desenvolver a Guiné-Bissau, dando total apoio ao Governo para desenvolver verdadeiras reformas que possam contribuir para melhorar a condição de vida dos cidadãos.

O candidato apoiado pelo Madem diz que não podia ficar indiferente quando se vê que, "nos últimos cinco anos, os valores pelos quais lutaram e morreram os combatentes da liberdade da pátria, estavam a ser profanados"

Por se considerar democrata de convicção, Umaro Sissoco Embaló promete respeitar os resultados que vão sair do escrutínio de 24 de novembro.

Fonte: Bissau Última-Hora

PRESIDÊNCIAIS 2019 - Foi o escolhido e investido como Candidato Presidencial apoiado pelo MADEM-G15 para as Eleições de 24 de Novembro de 2019

Com patente de General e chamado Umaro Sissoco Embalo, é um político que se pode gabar de ter mãos limpas, tanto de crimes económicos, como de sangue, algo raro na história da política africana.                          

Os militantes, simpatizantes, amigos e familiares, juntaram-se para apoiar o homem que deixou marcas durante a sua governação.   

A sua preocupação constante com o bem estar do seu Povo, fê-lo cumprir com as obrigações maiores que deve ser de um Governo, com a educação (foi incansável nas negociações com os Professores, para estancar as greves cíclicas, para que todos tivessem acesso à educação), com a saúde (fez melhorias nas condições de vida dos doentes e das condições de trabalho dos profissionais de saúde) e com as infraestruturas( foi na sua governação que se tornou viável a construção da estrada Buba-Catió).



Para além de ser um homem de paz e diálogo, que não rima com conflitos, nem pessoais, nem entre as Instituições de Estado.

Habemus Presidente da República da Guiné-Bissau


VOTA no General Umaro Sissoco Embalo.

O voto certo
O voto da Paz
O voto da esperança
O voto que vai restituir, paz e dignidade à vida do Povo guineense.

By Sarathou Nabian

José Mário Vaz - Audiência com a missão Ministerial da CEDEAO chefiado pelo Sr. Kalla Ankourao, Ministro Nigerino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Africana

O objectivo desta missão é de acompanhamento dos preparativos para as Eleições Presidenciais de 24 de Novembro do corrente, durante a estadia a referida missão terá encontros com as autoridades Guineenses e com os diferentes atores políticos.








José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Terminou, no passado sábado, 7 de setembro, na cidade de Buba, o périplo que a comitiva da CNE, dirigida pelo Presidente – Dr. José Pedro Sambú, no quadro de supervisão e fiscalização de gralhas nos cadernos eleitorais que o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral – GTAPE está fazendo no país

Ocasião que serviu também para entregar às Comissões Regionais de Eleições os equipamentos informáticos e materiais consumíveis doados pela República Popular da China à CNE.














Fonte: Cne Guiné Bissau 

A PERNICIOSA AÇÃO DE CORREÇÃO DOS CADERNOS

Por Carlos Sambu

Governo calculista liderado por PAIGC e companhia Co. Através da tática maquiavélico que visa única e objetiva intenção, permitir o candidato apoiado por PAIGC, assaltar friamente a mais alta magistratura da nação! E, Sem Cambalear, inventam na orgânica do governo pastas ministeriais para facilitar o DSP a acaparar fácil e deliberadamente do poder e por isso, pisam impiedosamente na lei eleitoral e avançam com invenção sem versão na base legal da lei, com o pomposo COERÇÃO DOS CADERNOS, quando a lei só permite atualização e recenseamento de raiz, aliás, sobranceiramente aponto artigo 5 da lei eleitoral, conjugado com 21, que disse claramente sobre atualização dos cadernos e as suas respectivas datas! Sem menção da dita correção que desavergonhadamente a Odete Semedo através da primazia de fazer bem o serviço, inventou a mando de alguém bem demarcado

Ademais, o artigo 7 da mesma lei, aconselha ida eleição com dados atualizados no mês de fevereiro ou março! E o porquê se atrevem em mexer através de correção na quilo que julguem estar bem? Não podemos ir à eleição presidencial sem tirar nem por ( já que anseiam isto) com mesmo dados da legislativa? Ou talvez, no dicionário da rotunda de império palavra “correção” deve ter outro significado, visto que, sempre destilam com ténue sensatez, quando assunto não são dos seus bom agrado. Posto isto, essa perniciosa ação de PAIGC deve ser combatida com toda veemência para salvaguardar superior interesse da nação e da paz social, porque não se pode permitir através de brincar a brindar, um qualquer “um”, chegar a mais Nobre representação do Estado atreves de batota

Por: Carlos Sambu

Presidente Nhamadjo - #DistinguidoComMedalha_de_HonorisCausa


Estive em São Tomé e Príncipe, país irmão, na última semana em mais uma Conferência Internacional para Paz. Como disse aqui, Presidente ou não, vou continuar a dar o meu máximo para o bem-estar estar do meu país e do meu povo, se sempre transportar a Guiné-Bissau comigo para onde quer que eu vá ou esteja.

Partilho convosco os traços das publicações locais sobre o assunto:

Na intervenção do então Presidente da República da Guiné-Bissau, também antigo Presidente da ANP e igualmente Presidente da Comissao de Reconciliaçao Nacional, Sr. Manuel Serifo Nhamajo disse sempre “estar a criar ligação ou ponte entre os Guineense, mostrando-lhes o caminho de paz, harmonia, era a recociliaçao que todos ansiamos, mas infelizmente, estamos todos assombrados de novo pelas instabilidades”.

O estadista africano Manuel Serifo Nhamajo, presidente da Guiné-Bissau em 2012/2014 descrevendo o sua busca de soluçoes para restaurar a Paz na Guiné, isso depois dos acontecimentos ocorridos em 12 de Abril passado.

#6AnosDepois

Seis anos (6) depois, em mais mais uma Conferencia Mundial de Paz Africa 2019 realizado em São Tomé e Príncipe,
O Manuel Serifo Nhamajo, foi condecorado mais uma vez com a Medalha de Honórios Causa, medalha essa que representa o seu reconhecimento pela forma sabia e serena que conduziu o país durante o período de transição 2012/2014, pelos esforços de paz que ainda está a desenvolver assim como honra-lo enquanto Embaixador da Federação Mundial para a Paz.

A Federação para a Paz Universal, denominada com a sigla (UPF) é uma rede global de embaixadores da paz que trazem princípios universais às tarefas de resolução de conflitos interetnicos, religiosos e da família humana em geral. As Conferências oferecem também uma estrutura para construção de valores e do desenvolvimento, baseados na necessidade de promover uma visão da liderança política, democrática e económica.

Paz e estabilidade
Caminhos únicos “pa kumpu terra”

Nhamadjo






Presidente Nhamadjo

Kuma, pa Terra Fria


Por Dara Fonseca Ramos

O título deste texto significa em português "disseram, para acalmar/esfriar o país" e este é um dos slogans da candidatura de Domingos Simões Pereira apoiado pelo seu partido PAIGC. Ora, todos sabemos que o último golpe de estado na Guiné-Bissau foi em 2012 e tirou do poder o seu agora adversário, Carlos Domingos Gomes. Também acredito que nos últimos 7 anos todos os desaparecimentos/mortes de políticos, activistas ou destacados na vida polico-social guineense tenha sido fruto do "destino". Portanto, tudo frio.

Modus operandi do PAIGC é "pôr fome na barriga e muita necessidade no cérebro" só assim o povo guineense faz EXIGÊNCIAS.

O último governo, não pagou 4 meses de salários houve greves por todos os setores chegou se a um estado de necessidade tal que o povo que havia votado 102 deputados já aclamava desesperadamente por um novo governo sem que a mesa da assembleia estivesse em plenitude. O caricato é que temos hoje o mesmo primeiro ministro.

E por isso mesmo, para não variar desde que o governo do PAIGC liderado por Domingos Simões Pereira foi demitido em Agosto de 2015 foi posta em marcha, pela direção do PAIGC um plano para que o povo viesse a necessitar não só de "homens políticos" como um "presidente executor". A partir dessa data, a direção do PAIGC fez
1- Périplos para denigrir a imagem do país (Não somos um país merecedor da visita de certas personalidades, somos um narcoEstado ...)
2- Recrutaram um (mercenário) português para denegrir via facebook a imagem de todos os principais actores políticos da Guiné-Bissau
3- Criaram movimentos sociais para incitar a desordem
4- Contrataram equipas para difamação e ofensa no facebook de todos os que chamaram "bolhas de resistências"
5- Incitaram ofensas ao presidente da República e expuseram segredos de estado...

Depois deste cenário é sabido que a vida política da Guiné-Bissau é uma amostra dos problemas internos do partido que deu origem ao estado, o PAIGC. Nesta ótica é imperativo não esquecer que:

1- A direção de Domingos Simões Pereira foi incapaz de unir o PAIGC depois do congresso de Cacheu em 2014
2- O PAIGC sob esta mesma liderança em 2018 alterou o seu estatuto para dar mais poderes ao seu presidente

É no mínimo assustador ouvir o candidato apoiado pelo PAIGC Domingos Simões Pereira falar em “reconciliação nacional” e “unidade nacional” Como assim?

Quanto ao papel do presidente da República que o PAIGC não permitiu que José Mário Vaz desempenhasse, só posso pedir ao povo que puxe pela memória e se lembre de que a necessidade de ter hoje um presidente "com brilhantina no cérebro" é do PAIGC porque na República da Guiné-Bissau só precisamos mesmo de um presidente que garanta a "reconciliação e a unidade Nacional" e o presidente do PAIGC não deu provas de capacidade nessa matéria.

“Operação Navarra” desmantela organização de “alto nível e poderosa” a operar na Guiné-Bissau desde 2012


A recente operação levada a cabo pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau intitulada “Navarra” resultou na apreensão de diversos equipamentos entre os quais telefones satélites, lanchas rápidas, prédios, viaturas de luxo utilizados por uma organização criminosa de “alto nível e poderosa”.

Estes elementos foram divulgados este sábado, 7 de Setembro pela Directora Nacional da Polícia Judiciária (PJ) Filomena Mendes, durante a incineração de mais 1.800 quilogramas de drogas aprendidas no mesmo processo, bem como a detenção de 10 pessoas de diversas nacionalidades. “Este resultado revela assim o sucesso desta operação, mas também a estrutura de uma organização criminosa de alto nível e bastante perigosa que agora foi desmantelada”, disse ela.

De acordo com Filomena Mendes, trata-se de um grupo que opera no país desde 2012 que a PJ guineense continuará a combater. “O objectivo de interceptar e apreender uma importante quantidade de cocaína objecto de transbordo nas aguas marítimas da Guiné-Bissau por uma organização de rede de tráfico internacional de drogas que vinha desde 2012 utilizando o nosso território para a realização de robustas operações de tráficos de drogas e estupefacientes”, sublinhou a Directora da PJ.

Filomena Mendes lamentou também que a Guiné-Bissau continua a registar fragilidades num ambiente crescente do tráfico de drogas a nível da sub-região, tendo destacado que a PJ vai continuar assumir as suas responsabilidades no combate ao tráfico de droga e às organizações criminosas que tendem aproveitar o posicionamento geoestratégico do país explorando a deficiências na capacidade de controlo das suas fronteiras, em particular nas zonas insulares.

A “Operação Navarra” da PJ guineense contou com a cooperação da INTERPOL, DEA norte-americana, Polícia Nacional da Colômbia e a Polícia Federal do Brasil.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português

Políticos de Londres não têm direito a carro oficial e devem utilizar transporte público


Políticos de Londres, do prefeito aos vereadores, não têm direito à carro oficial ou motorista pagos com dinheiro público.

Ao assumirem seus cargos, os políticos da capital da Inglaterra recebem vale-transporte válido para ônibus, trem e metrô e são avisados das regras oficiais da Assembleia de Londres de que eles têm o compromisso de usar o transporte público.

Taxis também entram nessa regra. Para ser reembolsado, o político precisa provar que não havia outra opção para ir ao lugar que precisava. Depois de aprovadas, as prestações de contas podem ser acessadas por qualquer cidadão na internet.

Quem começou com essa ideia que faz todo o sentido e deveria ser adotada em outros países, como o Brasil em que há um abuso do uso do dinheiro público para benefício próprio, veio do prefeito Boris Johnson, no comando do governo de Londres desde 2008.

Aliás, Johnson é um dos principais símbolos mundiais de políticos que incentivam o cicloativismo e o uso da bicicleta como meio de transporte.

Quase igual ao Brasil, onde, por exemplo, só na cidade de São Paulo, a prefeitura desembolsa mensalmente R$ 3,8 MI em desespesas de transporte oficial para seus políticos. A frota da capital paulistana conta com 842 automóveis com custo médio individual/mês de R$ 4.516,10.



Por Vicente Carvalho
Fonte: razoesparaacreditar.com

Primeiro-ministro britânico perde a maioria no Parlamento

NEIL HALL

"Este Governo conservador está a procurar agressivamente um Brexit prejudicial e de uma forma sem princípios."

O Governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, perdeu esta terça-feira a maioria parlamentar, depois de um deputado conservador deixar oficialmente o partido trocando-o pelos Liberais Democratas.

"Este Governo conservador está a procurar agressivamente um Brexit prejudicial e de uma forma sem princípios. Está a colocar vidas e meios de subsistência em risco desnecessariamente e está a colocar em risco a integridade do Reino Unido. De forma mais generalizada, está a prejudicar a economia, a democracia e o papel do nosso país no mundo, usando manipulação política, intimidação e mentiras", acusou o deputado Philip Lee.

Phillip Lee
HENRY NICHOLLS

Os Liberais Democratas estão a "construir a força política unificadora e inspiradora necessária para curar as nossas divisões, estimular os nossos talentos, preparar-nos para aproveitar as oportunidades e superar as dificuldades, desafios que enfrentamos como sociedade - e deixar o nosso país e mundo em melhor condições para as próximas gerações", sustentou.

Boris Johnson passa a ter um Governo minoritário, com apenas 319 assentos, se forem somados os 309 deputados do partido Conservador e os 10 dos aliados do Partido Democrata Unionista (DUP).

"Na oposição estão os 245 deputados do partido Trabalhista, 35 do partido Nacionalista Escocês (SNP), 13 Liberais Democratas, cinco do Grupo Independente para a Mudança, quatro do partido nacionalista galês Plaid Cymru e um do partido Verde. Para estas contas não contam o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, que é por inerência neutro, e a vice-presidente Eleanor Laing, que são conservadores e não votam, tal como as duas vice-presidentes trabalhistas da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle e Rosie Winterton".

A "deserção" de Philip Lee coincide com a entrada em funções de Jane Dodds, que foi eleita em agosto em Brecon and Radnorshire pelos Liberais Democratas, "roubando" o lugar ao conservador Chris Davies.

Acontece também no mesmo dia em que um grupo de deputados de diferentes partidos, incluindo conservadores, vai pedir um debate de emergência na Câmara dos Comuns para introduzir um projeto de lei que pretende descartar um 'Brexit' sem acordo a 31 de outubro.

O Governo terá ameaçado deputados "rebeldes" com a expulsão do partido e o impedimento de se recandidatarem nas próximas eleições legislativas.

PROTESTOS CONTRA E A FAVOR DO BREXIT EM DIA CRUCIAL PARA O REINO UNIDO

Num dia crucial para o futuro do Reino Unido, centenas de pessoas saíram esta terça-feira às ruas de Londres. Uns para protestar contra o Brexit, outros a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Uns contra um Brexit sem acordo e outros a favor desta opção.

Veja as imagens dos protestos, que incluem ainda uma portuguesa que pede ajuda para processar Portugal e a União Europeia.

Guiné-Bissau: MCCI critica serviços da embaixada de Portugal em Bissau

Dara Fonseca Ramos - Querem ver que o braço armado quer vir para Portugal 😱 mas então o vosso governo? Falem com o patrãozinho para ajudar num passaporte diplomático porque o serviço que a embaixada de Portugal presta aos guineenses é tradução do neocolonialismo promovido pelo narcoPartido que vos contrata. E mais, por acaso o MCCI marchou quando o senhor ministro Augusto Santos Silva aí esteve em cumplicidades? 🤷‍♀️🤷‍♀️ temos pena porque esse era "o dono" da embaixada não o ministério dos negócios estrangeiros da Guiné-Bissau 🤦‍♀️🤦‍♀️ 👀👀👀 preciso de saber quem é que querem lixar desta vez 🧐 pabia bó ka ta dá ponto sem nó


O presidente do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, (MCCI), Sana Canté, exigiu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades impor respeito à embaixada de Portugal, relativamente aos serviços “desumanos” que tem prestado aos guineenses.

Canté, acredita que é completamente inaceitável uma identidade desse nível aumentar a burocracia e não estar disponível para o atendimento dos pedidos de visto.

O presidente dos MCCI, afirmou que os estudantes neste momento estão pendentes com a matrícula em curso e aulas, e muitos acabaram por perder ano lectivo porque não receberam vistos a tempo, uma situação que está a prejudicar os jovens que ambicionam estudar em Portugal, sublinhou Sana Canté.

O MCCI exige também que Ministério convoque o embaixador da África do Sul com toda urgência para prestar esclarecimentos, sobre segurança dos migrantes que estão a ser vítimas de xenofobia no país que representa.

Por fim, o activista qualificou a manifestação dos partidos políticos contra a correcção, de um “autêntico teatro” e completamente inaceitável no âmbito do direito fundamental que assiste o cidadão que foi recenseado e que não seja corrigido a sua omissão, “uma vez que não foi da sua responsabilidade, mas sim por causa do erro administrativo” disse Canté.

Laurena Carvalho Hamelberg


By e-Global Notícias em Português

Kada kin kussi dia, então dia de General Umaro Sissoco Embalo ki tchiga



Viva Guiné Bissau

Viva Democracia
Viva General do povo
Deus sta ki boh

By Mutaro Uldada Cisse

JOMAV SEGUNDO MANDATO. - OUÇAM INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE GUINÉ BISSAU. EM MINDARÁ.











VIVA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA.

By Junior Gagigo