segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Partidos da Guiné-Bissau insurgem-se contra Governo na preparação de eleições

Vários partidos da Guiné-Bissau mostraram-se hoje céticos sobre o início do recenseamento previsto para quinta-feira e pediram ao chefe de Estado, José Mário Vaz, que questione o primeiro-ministro sobre o que se passa.


O ceticismo em relação ao arranque do recenseamento eleitoral, foi manifestado pelo Movimento Guineense Democrático (MGD), através de uma nota à imprensa, e Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), numa conferência de imprensa.

Tomás Barbosa, antigo ministro, e Alassana Queita, quadro sénior do Madem, questionaram hoje a “isenção do primeiro-ministro” Aristides Gomes na preparação das eleições legislativas marcadas para 18 de novembro, sobretudo a forma como têm sido conduzidos os atos prévios.

Os dois dirigentes denunciaram uma alegada exoneração, pelo Governo, dos elementos das brigadas do recenseamento eleitoral, sendo substituídos por “pessoas fornecidas pelo PAIGC” (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde).

“Temos um processo controlado quase a 100% pelo PAIGC”, observou Alassana Queita.

A 48 horas da data prevista para o início do recenseamento eleitoral, o Madem quer saber como será possível avançar se ainda não chegaram ao país os 300 ‘kits’ de registo que devem ser fornecidos pela Nigéria, o Governo disse ter falta de verbas e ainda com os trabalhos da cartografia por concluir, enfatizam.

Tomás Barbosa denuncia, por outro lado, uma alegada exclusão de partidos políticos na condução do processo eleitoral daí que chamam a atenção à comunidade internacional e ao Presidente guineense, José Mário Vaz, no sentido de “perguntarem ao primeiro-ministro sobre o que se passa”, disse.

“Sem a presença de partidos legalizados neste processo, tudo isso não será credível. Isso não é bom para o país”, avisou Tomás Barbosa.

No mesmo diapasão, o MGD, liderado pelo jornalista Umaro Djau, profissional na cadeia televisiva norte-americana CNN, questiona as autoridades de Bissau sobre os preparativos para a ida às urnas, afirmando ter já ouvido vários pronunciamentos do primeiro-ministro, Aristides Gomes, algumas das quais a indiciarem a possibilidade de as eleições serem adiadas.

Aquela formação política quer, sobretudo, perceber como será feito o recenseamento de potenciais eleitores, lembrando desde logo, que a lei guineense prevê que todos os cidadãos com capacidade eleitoral ativa devem ser registados para poderem votar, estejam no país ou nas comunidades no estrangeiro.

O MGD exige um esclarecimento do Governo e das instituições de administração eleitoral sobre os países na diáspora onde decorrerá o recenseamento eleitoral, salientando ser da lei que os partidos ou coligações aí existentes possam ser integrados nas equipas criadas para que possam fiscalizar todo processo.

interlusofona.info

PACTO DE ESTABILIDADE


ditaduraeconsenso.blogspot.com

Guiné-Bissau: Guarda Nacional e Polícia de Ordem Pública espancam cidadãos indocumentados nas celas


Agentes da Guarda Nacional (GN) e da Polícia de Ordem Pública (POP), implicados em operações de rusgas nocturnas, são acusados de agressões físicas e cobranças ilícitas de 5 mil Francos Cfa aos cidadãos interpelados sem bilhete de identidade.

Relatos das vítimas indicam que a maioria dos detidos, dos quais algumas crianças, foram abordados perto das suas residências e levados de seguida para esquadra principal de Bissau, onde são “maltratados” pela polícia, em troco de pagamento 5 mil Francos Cfa.

“Eu fui preso por volta das 19:00 horas. Na esquadra somos agrupados numa única cela, algumas pessoas são levadas depois para outras celas e, de seguida, ouvem-se gritos. Não sei se são submetidas choques ou o quê. Estivemos lá, homens e mulheres, de pé, sem assento e sem condições de higiene, até ao amanhecer”, reporta um dos detidos.  “Encontrei na cela crianças, mulheres e homens já com idade avançada”, testemunhou uma outra vítima.

As rusgas levadas a cabo pelo Ministério do Interior têm sido alvo de severas críticas por parte dos cidadãos devido às agressões levadas dos agentes e cobranças, que consideram serem ilícitas.

© e-Global Notícias em Português

Guiné-Bissau: Pnud ajuda a formar centenas de jovens voluntários para promover eleições

Treinamento também aposta que muitos participantes jovens poderão se interessar pela política partidária envolvendo-se mais ativamente nos processos políticos de decisão; pessoas de 15 a 35 anos representam 40% da população guineense.


O Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, apoia a formação de cerca de 900 jovens de duas organizações juvenis da Guiné-Bissau.

Após as sessões, os participantes devem capacitar formadores que ajudem a aumentar a consciência sobre temas que incluem a participação política.

Eleições

Um dos eventos envolveu 500 participantes da região oriental de Gabu e foi promovido pela Rede Nacional das Associações Juvenis, Renaj. O presidente da associação que junta 100 entidades juvenis é Guerry Gomes Lopes.

Falando à ONU News, ele explicou que um dos tópicos será a juventude na política, tendo em vista as eleições legislativas esperadas para os próximos três meses.

É uma oportunidade para discutirmos o processo das eleições de 18 de novembro. Vamos discutir em dois níveis, a parte da participação cívica e a participação politica.  A juventude precisa se esclarecer para ir recensear e votar, mas também ser proativa em sensibilizar e mobilizar as pessoas para que saibam votar no melhor projeto para o desenvolvimento e não votar por votar ou por compra de consciência.”

Assista ao vídeo de uma jovem líder guineese durante participação em reunião da ONU, em Nova Iorque.


Na 13ª. edição da Escola Nacional de Voluntariado participam militares, pessoas com deficiências e meninas, grupo que compõe mais de 60% dos formandos.

Representatividade

Lopes disse que a outra meta é formar jovens para que possam chegar a órgãos de decisão como a Assembleia Nacional Popular e ter maior representatividade no governo que deve sair das eleições de novembro.

“Queremos que a juventude reflita como é que pode chegar aos lugares de decisão no Aparelho de Estado. Quem é que assuma a maioria das estratégias dos partidos políticos? São jovens. São jovens que mobilizam as pessoas para votar num determinado partido...esses trabalhos não se refletem nos centros de decisão. Nós queremos uma juventude que vai participar no processo para pôr a sua agenda."

Desde 2006, a Rede Nacional das Associações Juvenis já formou mais de 4 mil jovens formadores que estão a liderar projetos de desenvolvimento nas suas comunidades.

Desenvolvimento

As Nações Unidas também apoiam a formação do Conselho Nacional da Juventude, CNJ, marcada para a a ilha de Bolama, no arquipélago dos Bijagós. A Universidade Guineense de Juventude e Desenvolvimento vai juntar mais de 400 voluntários para discutir e elaborar projetos de desenvolvimento juvenil.

A coordenadora de campo de formação, Astrides Duarte Vieira, a metodologia global informal convida os jovens a pensar de um modo geral e agir localmente.

“Temos várias faculdades de formação desde gestão associativa, faculdade ambiental, faculdade de educação e saúde, de cadetes e meninas líderes. Achamos que é uma grande ferramenta para os jovens, sendo jovens bem instruídos vão mudar o paradigma da sociedade. Durante a campanha eleitoral vê-se muitos jovens a correr atrás dos políticos sem saber do seu programa eleitoral, queremos mudar isso. Queremos que os jovens tenham mais consciente na escolha dos governantes. ”

A meta da capacitação é criar uma agenda para os políticos antes, durante e depois do processo eleitoral em prol da maior ação no processo de desenvolvimento. 

Segundo dados oficiais, pessoas entre os 15 e os 35 anos representam cerca de 40% da população guineense. 

news.un.org/pt

RIP: Faleceu esta manhã em Bissau António Inácio Gomes Correia - TCHIM, 1º vice-presidente da ANP. Ao PAIGC, à ANP e a toda a família o editor do DC envia o seu mais profundo pesar.


ditaduraeconsenso.blogspot.com

DATA DA REZA DE RAMADÃO CRIA CONTRADIÇÕES ENTRE RELIGIOSOS MUÇULMANOS GUINEENSES


O Presidente do Conselho Superior Islamico da Guiné-Bissau, Tcherno Embalo afirma que a data da reza de Ramadão terá lugar na quarta-feira, dia 22 de agosto; e não na terça-feira, dia 21 como alegam outras associações islamicas no país.

Tcherno Embalo disse ainda que, ficou surprendido com o comunicado divulgado por essas mesmas associações que defedem que a reza será no dia 21 de agosto.

É de lembrar que há vários anos os religiosos muçulmanos guineenses divergem-se frequentemente sobre a data da reza, acabando por obrigar os seguidores do íslão a rezarem separadamente nos dias diferentes.

Bissau On-line

ACABA DE CHEGAR O AVIÃO PARA LEVAR ÚLTIMO GRUPO DOS PERIGRINOS, APÓS 72h A ESPERA DO VOO

O Governo de Bissau acabou de conseguir o avião para levar o quarto e ultimo grupo dos perigrinos muçulmanos guineenses à cidade santa de Meca, na Arabia Saudita.


                                                                   Assistir Vídeo Aqui

É de lembrar que este ultimo grupo deveria viajar desde ontém, dia 18 de agosto; mas por motivos de algumas imprevisões, os perigrinos não conseguiram partir ontém, acabando por passar a noite no aeroporto Osvaldo Vieira de Bissau deitados no chão.

Depois de 72h do atraso, e com grande esforço do Governo guineense, os perigrinos vão poder agora viajar ruma à Meca.

Este ultimo grupo é composto de 497 perigrinos e deveriam partir esta antes de 22h: 30 (horário de Bissau).

No acto da despedida, Botchi Candé agradeceu o primeiro Presidente da Republica e Ministro pelos esforço realizados afim de levar este ano mais de mil perigrinos muçulmanos guineenses à cidade de Meca.

Por sua vez, o Primeiro-Ministro Aristides Gomes começou por reconhecer o sacrifício sofrido pelos perigrinos pelo atraso verificado quanto ao voo: - "Sabemos que este grupo é o grupo que mais sofreu, em relação aos outros que já partiram, e é por isso que fizemos grandes esforços para que este grupo possa viajar diretamente até a cidade de Arfah (na Meca). Fazemos esforços para que a Guine-Bissau seja representada por mais de mil perigrinos. Por isso voces devem rezar para que haja paz na Guiné-Bissau, rezar para que as eleições corram bem", disse Aristides Gomes.

Bissau On-line

NOTA INFORMATIVA: COMISSÃO NEGOCIAL DO ACORDO DE GESTÃO COOPERAÇÃO ENTRE GUINÉ-BISSAU E SENEGAL


O Secretariado Técnico da Comissão Nacional de Avaliação e Renegociação do Acordo de Gestão e Cooperação entre a República da Guiné-Bissau e a República do Senegal tomou conhecimento, com profunda preocupação, de uma informação falsa posta a circular nos órgãos de comunicação social, ontem, sobre o financiamento da participação da Delegação Técnica guineense nas negociações bilaterais pelo Governo do Senegal.

Face à gravidade desta falsidade, que visa tão somente descredibilizar o processo negocial, a Comissão Nacional e a Delegação Técnica envolvida directamente nas negociações, o Secretariado Técnico tem a informar e esclarecer o seguinte:

1 – As actividades da Comissão Nacional e das suas estruturas são suportadas pelo tesouro público, como pode ser comprovada pelos mapas de despesas do Ministério da Economia e Finanças de 2015 a esta data. Os interesses nacionais em causa e a dignidade das instituições que compõem a Comissão Nacional e dos técnicos envolvidos nas negociações nunca permitiriam que seja o contrário.

2 – As despesas suportadas pelo Governo têm sido limitadas ao pagamento de ordens de missão para as deslocações à Dakar da delagação da Comissão Nacional e recentemente da delegação técnica para a terceira ronda negocial, bem como os custos com o acolhimento da delegação do Senegal e organização logística nas duas rondas de negociações que tiveram lugar em Bissau.

3 – A Delegação Técnica da Guiné-Bissau é constituída por quadros nacionais de reconhecida competência técnica e referências nos domínios de actividades que interessam a construção e defesa da posição nacional nas negociações em curso, cujas idoneidades cívica e moral não estão em causa. Apesar da elevada qualificação técnica que são lhes reconhecidas, os técnicos, que compõem uma equipa multidisciplinar, têm trabalhado, desde 2014 a esta parte, para a defesa do interesse nacional, agindo para a denúncia do acordo em tempo certo, participando na construção da posição nacional e estratégia de negociações, e conduzindo negociações sem nenhuma retribuição material, mas sempre com profundo empenho na defesa de causa nacional, com patriotismo e sentido de serviço público aos valores supremos do Bem Comum dos guineenses e do Estado. Esperemos que os que recentemente têm manifestado interesse e vontade para lutarem pelos mesmos objectivos nos acompanhem e apoiem com contributos técnicos e políticos no interesse dos desígnios nacionais.

4 – Após a terceira ronda negocial, a delegação técnica fez a restituição na plenária da Assembleia Nacional Popular e no Conselho de Ministros, dando conta dos passos até aqui conseguidos na mesa das negociações e dos desafios da nova etapa do processo negocial. Os interesses nacionais e os desígnios da guineendadi, estiveram e estarão sempre como móbil das nossas acções, orientadas e mandatadas pelas autoridades nacionais.

5 – Considerando a natureza das negociações em curso, a ética e a confidencialidade que devem reger o processo negocial, lamentamos a persistência de factores de perturbação, desinformação e até falsidade que têm sido registados recentemente no “debate” sobre as negociações em curso. Lamentamos ainda que nenhum grupo organizado tenha abordado o Secretariado Técnico a fim de obter informações sobre as suas actividades, o que verdadeiramente está na mesa de negociações e a disponibilidade de aportar contributos. As diligências feitas pela Comissão Nacional na direcção de manifestos interessados não tiveram ainda a resposta desejada.

6 – Outrossim, saudamos o crescente interesse da opinião pública, de quadros nacionais, políticos, agentes da comunicação social e personalidades da sociedade civil em particular, que têm procurado informar-se junto do Secretariado Técnico sobre o estado das negociações e manifestado o seu apoio aos firmes propósitos de defesa do interesse nacional.

7 – O Secretariado Técnico da Comissão Nacional aproveita o ensejo para reitetar a sua disponibilidade e completa abertura para receber contributos susceptíveis de robustecer a posição nacional nas negociações em curso.

Bissau, 18 de agosto de 2018

O Secretariado Técnico
odemocratagb.com

bambaramdipadida

Nota de Imprensa n. 1/2018 - p.1 - Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD)




Umaro Djau

Acha que ele vai pagar??

Vous pensez qu'il va payez??

Song Beka

No quadro do cumprimento do um dos 5 pilares do Islão, a Primeira-Dama ofereceu aos fiéis musulmanos 40 bolsas de peregrinação à Cidade Santa de Meca.


Em resposta ao gesto da Maria Rosa Teixeira Goudiaby Vaz, um dos beneficiários agradeceu a Fundação pela solidariedade e reconhecimento. 

Por sua vez, Dona Rosa Vaz, pediu aos fiéis musulmanos bolseiros para terem uma viagem agradável e irem rezar para que o país continue ter paz, mais solidariedade e compreensão entre os Guineense.

Felicita o alto Comissariado Nacional de Peregrinação pela forma responsável e ordeira da organização de tudo o processo de peregrinação.

Este ano deslocam-se aos lugares sagrados da Arábia Saudita 1.276 peregrinos.















 



Fundação Rosa Goudiaby Vaz

O PODER DA MENTE - Seis coisas absolutamente incríveis que o cérebro consegue fazer

Segundo a neurociência, o cérebro possui uma capacidade excecional de realizar atividades sem o envolvimento da consciência — ou seja, sem que as pessoas deem conta. Maravilhe-se com o poder da mente humana!

Seis coisas absolutamente incríveis que o cérebro consegue fazer - Estudo após estudo, a complexidade e ao mesmo tempo simplicidade da mente humana não para de espantar os cientistas.  Descubra seis dos superpoderes da máquina mais eficiente jamais criada pela natureza. © iStock

Auto programar-se para que acorde, aperceber-se rapidamente do caráter de alguém que acaba de conhecer ou saber onde os membros do corpo humano estão sem 'pensar' - são apenas algumas das capacidades incríveis do cérebro partilhadas pela Revista Galileu.
  
Estudo após estudo, a complexidade e ao mesmo tempo simplicidade da mente humana não para de espantar os cientistas. 

Descubra seis dos superpoderes da máquina mais eficiente jamais criada pela natureza.

Auto programar-se para que acorde - Um estudo da Universidade de Lubeck, na Alemanha, instruiu  um grupo de voluntários para que se fosse deitar à meia-noite, durante três noites. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um seria acordado às nove, e outro às seis da manhã. Entretanto, com o grupo das nove, os investigadores adiantaram o horário de despertar, e acordaram-nos igualmente às seis da manhã.  Quem foi acordado às seis da manhã teve um pico de corticotrofina — hormona do stress — no organismo durante as quatro e meia da madrugada e as seis da manhã. Já as pessoas que foram acordadas de surpresa às seis não tiveram esse problema. Para os especialistas, o inconsciente pode ativar o relógio biológico para acelerar o processo de despertar.

Saber onde os membros estão, sem 'pensar' - A habilidade é chamada de propriocepção e resulta da 'conversa' constante entre o corpo e o cérebro. Ou seja, dos nervos e músculos e das sensações exteriores ao corpo.  "O cérebro sabe onde o corpo termina e onde o ambiente exterior começa", disse Arvid Guterstam, do Instituto Karolinska, na Suécia. © iStock.

Aperceber-se rapidamente do caráter de alguém que acaba de conhecer - Para os especialistas, a linguagem corporal é entendida pelo subconsciente, que consegue de imediato 'classificar' a personalidade de alguém. © iStock

Criar hábitos - O córtex pré-frontal — envolvido em tarefas complexas — comunica com o estriado (região do cérebro responsável pela fomentação de hábitos), que por sua vez envia sinais para ativar movimentos.   Com o tempo, os sinais são substituídos pela ligação do estriado com o córtex motor. Esses ciclos, juntamente com os circuitos de memória, permite a repetição de ações sem ser necessário o chamado pensamento ativo. © iStock

Tomar decisões complexas - Uma pesquisa da Universidade de Nijmegen, na Holanda, apontou que o subconsciente é capaz de fazer melhores escolhas do que o consciente. De acordo com aquele estudo, a abstração de um problema pode ser algo positivo, já que o inconsciente consegue ir além da capacidade da memória ativa no momento da decisão. © iStock

Identificar sons e imagens antecipadamente - Vários estudos realizados revelam que quando alguém espera que um som ou imagem apareça, o cérebro gera um sinal antecipado com sensores do córtex.  A habilidade de estar um passo à frente é importante para entender discursos. "O cérebro continuamente prevê sons, palavras e significados que os indivíduos estão a tentar produzir ou comunicar", elucida o professor Matt Davis, doecente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. "Apenas notamos um objeto quando o inconsciente calcula a sua importância." © iStock

NAOM

DIETA PROTEÍCA - O leitor perguntou: Afinal, quantos ovos devo comer por dia?

O ovo está repleto de proteína, mas afinal quantos deve comer por dia? E qual é a melhor forma de ingerir este alimento?
   

A proteína é um nutriente fundamental em qualquer dieta, já que o componente está presente em todas as células que integram o corpo humano. A saber, as unhas e o cabelo são em grande parte compostas por proteína e o organismo usa ainda essa substância para construir músculo e para reparar os tecidos.

As principais fontes de proteína incluem carnes magras, tais como o frango ou o peru, mas existem outras variedades apropriadas para vegetarianos ou vegans, nomeadamente feijão ou tofu.

Os ovos são outra fonte ótima de proteína, sendo ainda um alimento fácil de incorporar nas refeições do quotidiano.

Quanta proteína existe num ovo?

Em média, um ovo contém entre seis a sete gramas de proteína, de acordo com a publicação de saúde healthline.com.

A maioria dos indivíduos tende a acreditar que a proteína encontra-se apenas na clara do ovo, mas a gema contém cerca de metade daquele nutriente.

Os especialistas recomendam o consumo do ovo por inteiro – de forma a que o organismo beneficie de todas as suas qualidades.

Afinal, quantos ovos devo comer por dia?

O sistema nacional de saúde britânico (NHS) afirma que não há um limite recomendado para a quantidade de ovos que se deve ingerir por dia.

Já a publicação Healthline.com declara “em média os indivíduos devem comer diariamente até três”.

O ovo está ainda repleto de vitamina D, A, B2, B12, de folato e de iodo.

Devo comer os ovos crus ou cozinhados?

Atualmente, alguns especialistas na área da saúde sugerem que os ovos se devem ingerir crus. Todavia, um estudo recente, publicado no periódico National Library of Medicine, apurou que o organismo absorve 90% da proteína presente nos ovos cozinhados, comparativamente a apenas 50% dos que são consumidos crus.

Mais ainda, ingerir ovos crus aumenta o risco de incidência de intoxicações alimentares.

NAOM

GOVERNO - A China tinha 241 milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2017

A China tinha 241 milhões de habitantes com idade superior a 60 anos, no final de 2017, resultado da política do filho único, que durante décadas vigorou no país, anunciou hoje o Ministério dos Assuntos Civis chinês.


O número de habitantes com 60 anos, ou mais, fixou-se em 17,3% do total da população da China, indicou.

Pelas contas do Governo chinês, em 2050, os sexagenários serão de 487 milhões, ou 34,9% da população do país.

Nação mais populosa do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes, a China aboliu no início de 2016 a política de "um casal, um filho", rígido controlo da natalidade que durava desde 1980 e impediu quase 400 milhões de nascimentos.

Demógrafos chineses estimaram que, sem aquela política, a China teria atualmente quase 1.800 milhões de habitantes.

O fim da política do filho único não serviu, no entanto, para evitar a "armadilha da baixa fertilidade", em parte devido aos crescentes custos para criar um filho na sociedade chinesa, transfigurada pela adesão do país à economia do mercado, no final dos anos 1970.

Em 2017, o número de nascimentos fixou-se em 17,23 milhões, menos 630.000 do que em 2016. Na primeira metade de 2018, o número de nascimentos caiu 15%, em termos homólogos, segundo estatísticas oficiais.

Por Lusa

ALERTA - Pela primeira vez, há mais porcos em Espanha do que humanos

Segundo os dados do governo espanhol, há mais 3.5 milhões de porcos do que humanos. Aumento do número de porcos, numa indústria central em Espanha, gera preocupações a nível ambiental e fomenta polémicas.


O número de porcos em Espanha ultrapassou, pela primeira vez desde que há registos, o números de humanos, revela o jornal inglês The Guardian, que cita dados fornecidos pelo ministério do ambiente espanhol.

Atualmente, segundo estes números, existem cerca de 50 milhões de porcos em Espanha, mais 3,5 milhões do que humanos.

A população de porcos aumentou substancialmente desde 2013. Nos últimos cinco anos, registou-se um aumento de nove milhões de porcos.

Este aumento exponencial está a gerar enormes preocupações em termos de impacto ambiental, numa indústria que, em 2017, gerou quatro mil toneladas de produtos à base de carne de porco, num valor económico superior a seis mil milhões de euros.

Um dos principais problemas deve-se à quantidade de água que é utilizada na criação dos porcos, isto num país que, nota o jornal inglês, é afetado constantemente por situações de seca. A título de exemplo, o Guardian refere que cada porco consome cerca de 15 litros de água por dia, sendo que esta indústria consome mais água do que as cidades de Saragoça, Sevilha e Alicante juntas.

Para além disso, a indústria tem estado envolta em polémicas, nomeadamente de segurança alimentar. Recentemente, as autoridades espanholas desmontaram uma rede de fornecedores que colocou mais de 50 toneladas de fiambre estragado no mercado.

As condições de trabalho nos matadouros também têm estado sob polémica. Várias greves têm alertado para as péssimas condições de trabalho nos matadouros, isto num setor em que muitos trabalhadores são imigrantes que chegaram há pouco tempo a Espanha, muitos deles muçulmanos que não comem carne de porco.

NAOM