sexta-feira, 21 de junho de 2019

CPLP apela à constituição urgente do Governo da Guiné-Bissau após eleições

Redação, 21 jun 2019 (Lusa)- Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelaram hoje para a constituição "urgente" do novo Governo da Guiné-Bissau, três meses após as eleições.

Em comunicado, a CPLP reafirmou "a necessidade de urgentemente ser constituído um novo Governo que reflita a escolha livre e democrática do povo guineense expressa nas eleições do passado dia 10 de março".

A CPLP reiterou a disponibilidade para, em conjunto com outros parceiros internacionais, apoiar "o futuro Governo da Guiné-Bissau na mobilização dos recursos necessários para fazer face aos desafios prementes que se colocam ao país, na sua justa e legítima procura dos caminhos do desenvolvimento económico e social".

No comunicado, a CPLP congratulou-se com a decisão do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, de convocar as próximas eleições presidenciais para o dia 24 de novembro de 2019, que, no seguimento das eleições legislativas do passado dia 10 de março, concluirão um ciclo eleitoral" no país, "assegurando a imprescindível estabilidade democrática e governativa no país".

A CPLP saudou ainda a decisão do Presidente da República guineense de pedir ao partido com maior número de deputados na Assembleia Nacional Popular a indicação de um nome para o cargo de primeiro-ministro, "pedido que foi prontamente correspondido".

"Nesse quadro, a CPLP acompanha com muita atenção e preocupação o evoluir da situação" na Guiné-Bissau, aguardando "com muita expetativa a nomeação do primeiro-ministro, em plena consonância com o quadro legal e os padrões democráticos típicos dos Estados de Direito".

Mais de três meses depois das eleições legislativas, em 10 de março, o Presidente da Guiné-Bissau ainda não indigitou o primeiro-ministro e o Governo, alegando o impasse para a eleição da mesa do parlamento.

José Mário Vaz ouviu os partidos na sexta-feira e pediu ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para indicar um nome para o cargo de primeiro-ministro.

O PAIGC indicou o nome do presidente do partido, Domingos Simões Pereira, que o Presidente recusou.

O Presidente guineense cumpre cinco anos de mandato no domingo.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

DN.PT

ATUALIDADE: O PAIGC enviou hoje ao Presidente da República, José Mário Vaz, o nome de Aristides Gomes para ser nomeado para o cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau. O decreto presidencial deverá der publicado este sábado, confirmaram fontes oficiais em Bissau.



Fonte: Braima Darame

Faltam 2 dias... O PAIGC não deve continuar a forçar a sua estratégia suicida

Por Fernando Casimiro

Se o PAIGC não quiser governar, abdicando do seu direito consequente da vitória nas eleições legislativas de 10 de Março último e não levando mais em consideração, o tempo entre a realização das eleições legislativas e a data de hoje, como necessidade crucial para a garantia da satisfação das necessidades colectivas, o Presidente da República pode vir a ser "obrigado" a uma decisão de recurso até ao dia 23 de Junho, dia em que termina o seu mandato oficial e efectivo, e depois do qual não pode nomear um Primeiro-ministro e o Governo, à luz da Constituição da República, por entrar em interinidade de funções, até à realização de novas eleições presidenciais agendadas para 24 de Novembro de 2019 e à tomada de posse do Presidente eleito ou reeleito.

O PAIGC não deve continuar a forçar a sua estratégia suicida. 

Afinal, ganhou as eleições para quê?

Faltam 2 dias...

Positiva e construtivamente.

Didinho 21.06.2019

Última hora - Adiada para amanhã o decreto que nomeará o Dr. Aristides Gomes como novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, tende em conta o resultado eleitoral.???

Fonte ainda garante que, todos os pormenores ja se encontram bem definidos e, amanhã mesmo vamos conhecer novo elenco que será empoçado no dia Domingo.


Fonte: O PAÍS

ÚLTIMA HORA: DIAS E NOITES DE PROBLEMAS

Por ditaduraeconsenso.blogspot.com

PAIGC enviou hoje ao presidente da República o nome de Aristides Gomes (actual primeiro-ministro) para ser nomeado. Mas o presidente terá o seu próprio plano.

Bissau está com uma movimentação policial anormal.

DC sabe que todos os elementos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) foram chamados esta noite de emergência pelo comando, E assim vão permanecer até segunda ordem.

Outra informação dá conta de que o PR tem a intenção de publicar um decreto, hoje o mais tardar amanhã, nomeando o 'seu' primeiro-ministro e de seguida ocupar todos os ministérios, consumando assim o golpe de Estado. AAS

O tempo corre e de que maneira, contra o PAIGC... É pegar ou largar...

Por Fernando Casimiro

Faltam 2 dias para o fim do prazo estabelecido pela CEDEAO, aos actores políticos guineenses, no sentido de se "facilitar" ao Presidente da República da Guiné-Bissau a nomeação do Primeiro-ministro. Talvez nem o PAIGC tenha dado conta desse pormenor.

Ainda ontem dizíamos que era contraproducente e uma perda de tempo, o PAIGC insistir no mesmo nome que já tinha sido rejeitado e posteriormente explicado os porquês, pelo Presidente da República.

Fomos insultados de toda a forma e questionados com todo o tipo de agressividade.

Aguardamos apenas que seja o próprio PAIGC a responder, por nós, a todos os seus dirigentes, militantes e simpatizantes, que nos têm insultado, caluniado e ameaçado, enviando um novo nome e dando a conhecer publicamente, as razões invocadas pelo Presidente da República para a rejeição do nome do seu Presidente para o cargo de Primeiro-ministro, pois que, já só restam 2 dias e o tempo não corre contra o Presidente da República, até porque nunca disse que o direito de governar não é do PAIGC, partido vencedor das eleições legislativas de 10 de Março, e com uma maioria absoluta garantida pelo Acordo Político de Incidência Parlamentar com outros partidos políticos.

O Presidente da República não poderia, nem pode negar esse direito ao PAIGC e estaríamos na linha da frente para criticar e denunciar uma tal violação da Constituição.

Já quanto ao nome de quem é indicado, aprovado ou rejeitado pelo Presidente da República, concluímos que não há nenhuma inconstitucionalidade no acto, para mais, depois de, neste momento, ficarmos a saber as razões da dupla rejeição do nome do Presidente do PAIGC, pelo Presidente da República da Guiné-Bissau.

O tempo corre e de que maneira, contra o PAIGC...

É pegar ou largar...

Positiva e construtivamente.

Didinho 21.06.2019

Para nós do PAIGC, a decisão está tomada. Não enviaremos nenhum outro nome ao PR, isso seria o nosso suicídio diante do diabo

Por António Oscar Barbosa

Jomav está enganado e frustado e talvez ele mesmo não saiba qual é o espírito do PAIGC. Nós do Partido de Cabral e dos verdadeiros Combatentes da Liberdade Não conhecemos a palavra capitulação.

Para nós do PAIGC, a decisão está tomada. Não enviaremos nenhum outro nome ao PR, isso seria o nosso suicídio diante do diabo. 

Esta luta está ganha, e não devemos vacilar um só instante. A razão, tanto jurídica como política está do nosso lado, e a Comunisade Internacional, incluindo a CEDEAO não compreenderiam a mudança de atitude do PAIGC e do nosso líder, Eng. DSP.

Sabemos que estamos com a razão do nosso lado. Sabemos que a esmagadora maioria de guineenses já tem a exacta noção dos planoa que estão sendo urdidos pelo Jomav and Company, de tentar arrastar a decisão que lhe foi imposta de nomear DSP como PRIMEIRO MINISTRO até amanhã, para em cima da hora em que o seu mandato expira (meia-noite do dia 23 de junho) nomear o SEU GOVERNO que chumbado poderá vir a manter-se como Governo de gestão corrente até às eleições presidenciais.

Enganem-se os que assim pensam. Nada nem ninguém poderão travar a força da razão do PAIGC.

Último hora - Uma fonte na sede do PAIGC avança que o PAIGC, acaba de enviar o nome de Aristides Gomes para o lugar de Primeiro-ministro???



O PAÍS

O Madem-G15 já notificou presidente da ANP da mudança dos nomes de candidato para o cargo de segundo vice-presidente da ANP





























O PAÍS

OFICIAL À RECUSA PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA





Dauda Sanó

Guiné-Bissau: Jomav entre o Golpe Constitucional e o Golpe Militar


Hoje, José Mário Vaz está face a uma decisão que irá marcar politicamente a Guiné Bissau.

Depois de uma semana de intensos contactos diplomáticos em Bissau, José Mário Vaz deve hoje anunciar a sua decisão para pôr termo ao impasse político na Guiné-Bissau. Apesar de todas as declarações públicas afirmando a sua disponibilidade para trabalhar com Domingos Simões Pereira, líder do partido vencedor das eleições legislativas de 10 de março último, a recusa em aceitar este como Primeiro-Ministro deixa claro que o processo de decisão presidencial não se gere por prioridades nacionais. José Mário Vaz está refém da sua incapacidade de gerir a perpétua crise politico-institucional e de se adaptar ao seu papel enquanto Presidente da República de todos os guineenses.

Em quatro anos de mandato, que termina a 23 de Junho próximo, José Mário Vaz recusou sempre que a Presidência da República exercesse o seu papel através de uma magistratura de influência, tradicional das democracias semi-presidenciais da qual a Guiné-Bissau faz parte. Pelo contrário, José Mário Vaz demonstrou sempre uma inclinação para entender a Presidência da República como o lugar principal da governação guineense, inserindo-se numa lógica regional vincada pelo presidencialismo.

No seu “reinado”, “Jomav” deu posse e exonerou sete primeiros-ministros e seis governos. Nomeou Simões Pereira para o demitir um ano depois. Nomeou Baciro Djá, para a constituição o obrigar a demitir a exonerar a seguir. Deu posse a Carlos Correia do PAIGC, para o demitir a seguir e voltar a nomear Baciro Djá. Demite este seis meses depois e nomeia Umaro Cissoko, o qual demite pouco mais de um ano depois. Demite Cissoko e nomeia Artur Silva, que é Primeiro-Ministro sem Governo durante quatro meses. Nomeia Aristides Gomes para preparar as eleições legislativas, mas três meses depois destas nada se altera, como se o José Mário Vaz não tivesse gostado da vitória do PAIGC e da indicação de Domingos Simões Pereira para liderar o Governo que irá preparar as eleições presidenciais de novembro, no qual José Mário Vaz procura a reeleição.

Esta sucessão de nomeações e exonerações denota a inconstância do PR que rapidamente descarta os seus apoiantes a aliados, sobretudo Umaro Cissoko, cuja nomeação para Primeiro Ministro  lhe deu um balão do oxigénio político e cuja destituição preventiva, com Jomav a tentar evitar maior protagonismo político por parte de Cissoko, leva este a posicionar-se hoje como um forte antagonista do próprio José Mário Vaz  na corrida às presidenciais.

Esta situação evidencia ainda reduzida dois níveis de impreparação política de José Mário Vaz. Em primeiro lugar, choca com a Constituição da República Guiné-Bissau. Político hábil, “Jomav” usou sempre todas as lacunas no documento constituinte para justificar as suas decisões, sempre que tal lhe era politicamente conveniente. Por exemplo, deu posse a vários Governos quando a Assembleia estava bloqueada pelo PAIGC sem qualquer inconveniente. No entanto, alega agora que a posse de Simões Pereira como PM após a vitória das legislativas está condicionada à constituição da Mesa da Assembleia Nacional Popular e à aceitação de Braima Camará, líder do MADEM G-15 que foi rejeitado pela maioria na sua eleição. Ou seja, Jomav usa a Constituição em tudo o que esta lhe permite para tentar ser um Presidente da República-Chefe de Governo, defendendo a consumação da sua agenda política e pessoal num quadro de guerra aberta com o PAIGC e Domingos Simões Pereira.

Em segundo lugar, a sucessão de nomeações e exonerações mostra a incapacidade de José Mário Vaz em constituir Governos estáveis fruto dos resultados expressos nas urnas. Para manter um status quo que lhe é favorável, o Presidente socorreu-se e ainda se socorre da CEDEAO para que esta faça o trabalho que se pede a um Presidente, a busca de consensos que permitam a formação de governos capazes de servir a Guiné-Bissau. E aqui reside um dos pontos chave da estratégia presidencial: José Mário Vaz sabe que a CEDEAO, nunca irá adoptar uma posição que comprometa a actuação de um Presidente da República, e que por tal comprometa o modelo de estabilidade político institucional definido pela organização.

Perante este cenário, a máquina presidencial de campanha mediática e de bastidores insiste em se socorrer da difamação de opositores políticos e mesmo de tradicionais e leais aliados como Angola, no presente acusada de ingerência interna e de promoção de instabilidade, como se o próprio rumo político seguido pelo PR não fosse suficiente para manter o país num caos político-securitário, cujo desfecho continua, tão simplesmente e como sempre, dependente das erráticas estratégias presidenciais.

Apesar de simples, a decisão de José Mário Vaz tem implicações brutais para o seu futuro. Dar posse a Domingos Simões Pereira como PM vai colocar em causa todo o seu mandato e obrigar a renegociar alianças internas com vista a uma hipotética reeleição. Não dar posse a Domingos Simões Pereira implica que José Mário Vaz avance para um Golpe Constitucional, nomeando alguém fora do quadro dos resultados eleitorais mas que sirva a sua agenda eleitoral. Fazê-lo terá riscos enormes, sobretudo considerando a situação do setor castrense, dominado por uma classe militar liderada por um CEMGFA doente e envelhecido e que não terá hipóteses de suster uma revolta militar, que perverta uma vez o papel das Forças Armadas guineenses enquanto garante último da Constituição guineense. De facto evidenciam-se cada vez mais os sinais de crescente insatisfação perante o escoar dos prazos do mandato presidencial.

José Mário Vaz está face a uma decisão que irá marcar o resto da sua vida.

Rodrigo Nunes (Correspondente em Dakar – Senegal)

© e-Global Notícias em Português

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz esta neste momento na Universidade Lusófona da Guiné, em Bissau para partilhar experiências de empreendedorismo com estudantes daquele estabelecimento do ensino superior do país.

Economista formado em Portugal, "Jomav", como é conhecido o Presidente guineense, apresenta-se como homem que imprime rigor na administração pública e como um acérrimo defensor do trabalho.



Alison Cabral 

ÚLTIMA HORA: JOMAV responde ao PAIGC sobre a não aceitação do nome DSP

Eis a justificação da rejeição, pela 2ª vez, do nome do DSP: "não está objectiva e publicamente, em condições de assegurar um relacionamento são, ético e sem ruturas institucionais irremediáveis com o PR, órgão perante o qual é também politicamente responsável".

ditaduraeconsenso

Comissão permanente do PAIGC, não só enviou uma carta para pedir esclarecimento ou melhor base legal da recusa do nome de Eng. Domingos Simões Pereira, mas também, delibera, negar ou melhor chumbar o nome recentemente propostado pelo Madem-G15, deputada Adja Satu Camara

Sabe uma fonte, que o PAIGC já comunicou aliados de que, vão negar o nome de Satu Camara


O PAÍS

Com aproximar do fim do mandato e do ultimato da CEDEAO, aumentam-se as movimentações políticas em torno da nomeação do Primeiro-ministro.

O Paigc reuniu esta manhã o seu coletivo dos advogados, que deu lugar ao Espaço de Concertação Democrática, para analisar a carta do Presidente José Mário Vaz, onde esclarece os motivos da rejeição do nome de Domingos Simões Pereira.


DOMINGOS SIMÕES PARREIRA é a figura indicada pelo partido vencedor das eleições legislativas para chefiar o futuro governo, tendo em conta os estatutos do Partido e cabeça de lista para as legislativas.

É a segunda vez, depois do Presidente da República ter rejeitado o nome do líder do Paigc.

Assim anunciou esta manhã, o Secretário geral da JAAC, durante a conferência de imprensa da maioria parlamentar que alerta a população sobre o fim do mandato do Presidente da República já neste domingo.




Aliu Cande

Comunicado da CEDEAO

O Comité Ministerial da CEDEAO insiste novamente
com todos os actores políticos em causa para favorecerem uma saída rápida desta crise, com a nomeação, antes de 23 de Junho de 2019, do novo Primeiro Ministro proposto pelo partido com maioria parlamentar, eo treinamento dentro de um novo governo.

A delegação ministerial ressalta a urgência de tomar essa decisão, por um lado, para garantir a estabilidade do país, trazer a serenidade sociopolítica e, por outro lado, iniciar a preparação das eleições presidenciais programada para 24 de novembro de 2019.

Além disso, a missão incentiva as partes interessadas a concluírem a formação da Mesa da Assembleia, de acordo com as disposições estabelecidas.





ONU na Guiné-Bissau

PAIGC enviou ontem uma carta ao PR a pedir ao chefe de Estado para que explique a razão para não nomear o DSP. Por outro lado, informa ao presidente sobre a escolha do Bureau Político para primeiro-ministro: Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC. AAS

Fonte: AAS

PAIGC/Resoluções finais do Bureau Político

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE

IV Reunião Extraordinária do Bureau Político do PAIGC

20 de Junho de 2019

Resoluções Finais

(aprovada por unanimidade por 80 membros)

O Bureau Político reuniu-se hoje dia 20 de Junho de 2019 no Salão Nobre Amílcar Cabral, na sua IVª reunião extraordinária, presidida pelo Camarada Eng. Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC.

Dos 91 membros do Bureau Politico, participaram 80 membros, que aprovaram por unanimidade a seguinte ordem-do-dia:
Informações gerais;

Análise da situação política à luz dos últimos acontecimentos;

Diversos

Na abertura dos trabalhos, o Bureau Político foi informado, do posicionamento da Delegação da CEDEAO perante o momento político atual, onde convida as partes envolvidas a enveredarem pelo respeito pela vontade popular, ao cumprimento integral das disposições constantes no ordamento jurídico guineense, e a que se criem as condições para que o partido que mereceu a confiança da maioria dos guineenses possa assumir a governação o mais rápido possivel.

Sobre a análise da situação política à luz dos últimos acontecimentos, os membros do Bureau Político foram informados do conteúdo da carta remetida pela Presidência da República à Direcção Superior do Partido, onde declina o nome proposto pelo PAIGC para o cargo de Primeiro-Ministro, sem indicar as razões constitucionais ou objectivas que o impedem de tal decisão.

Assim o Bureau Político, após um aturado debate e por reconhecer o direito constitucional e inalienável de indicação do nome do Primeiro-Ministro, ao PAIGC, partido vencedor das eleições legislativas de 2019 delibera:

Manter o nome do Engº Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC ao cargo de Primeiro-Ministro de acordo com o nº 1 do Artº 42 dos estatutos que prevê que o: “O Presidente do PAIGC é o cabeça de lista do Partido às eleições legislativas e seu candidato ao cargo de Primeiro-Ministro, em caso de vitória.” 

Exortar a Comissão Permanente a traçar uma estratégia de intervenção do Partido face ao fim do mandato do Presidente da República.

Alertar a Sociedade Guineense e à Comunidade Internacional para as implicações políticas e jurídicas do fim do mandato do Presidente da República no próximo dia 23 de Junho.

Registar com profunda consternação o desaparecimento fisíco dos camaradas Gustavo Na Honta e Noé Lopes.

Manifestar total solidariedade pela tragédia ocorrida em Binar e N´tchalá.
O Bureau Político decorreu num ambiente de grande confiança e militantismo.

Bissau, 20 de Junho de 2019
O Bureau Politico 

Sede Nacional do PAIGC Praça dos Heróis Nacionais

Fonte: ditaduraeconsenso

Conferência de Imprensa da Plataforma da Juventude da Maioria Parlamentar amanhã, 21/06, às 10h na Sede Nacional do PAIGC

PAIGC 2019

A COERÊNCIA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

Por Jorge Herbert

Com a chegada à Guiné-Bissau das delegações representativas da UA, EUA, CEDEAO e afins, cheguei a pensar que os atores políticos guineenses chegariam a um acordo e as divergências em relação a formação da mesa da ANP e consequentemente do governo, seriam ultrapassadas e o Presidente da República, teria de “engolir um sapo” para desbloquear o país, face à pressão externa. Mas assim não aconteceu e ainda bem!

Ao rejeitar o nome do líder do PAIGC para dirigir o governo da X legislatura, José Mário Vaz limitou-se a ser coerente com ele próprio e com toda a instituição que ele representa.

Foi coerente porque, enquanto for ele o mais alto magistrado da nação, é uma utopia pensar numa boa coabitação institucional entre a Presidência da República e o Governo, com o atual líder do PAIGC a chefiar o governo. Tudo isso, por falta de humildade e sentido de Estado do líder do PAIGC, que nunca soube respeitar a figura do Presidente da República nem tão pouco a instituição Presidência da República.

A Guiné-Bissau deve ser o único país supostamente democrático, deste planeta onde coabitamos, em que o líder de um único partido, consiga bloquear o funcionamento da casa da democracia durante três anos, apenas e só porque foi desalojado do poder e não concebe fazer uma oposição séria e digna, dentro dos valores de referência democrática. O pior é que saíram impunes, ele e o Presidente da ANP, desse acto vergonhosamente antidemocrático! E a “imparcial” dita comunidade internacional, que rapidamente acorreu agora ao país para exigir a formação de um governo, nessa altura assobiava para o lado e sancionava os outros à encomenda.

A Guiné-Bissau deve ser o único país, deste planeta onde coabitamos, em que o líder de um partido, candidato à um lugar de Primeiro-Ministro, recusa-se a dialogar com a Presidência da República na busca de consensos para ultrapassar uma crise criada e empolada pelo mesmo, para logo a seguir, sair entre portas a fazer campanhas de desinformação e diabolização do Presidente da República do país onde quer ser Primeiro-Ministro!

A Guiné-Bissau deve ser o único país deste planeta, em que o líder de um partido proíbe os seus militantes de dialogar com o Presidente da República e, se um militante for apanhado nas instalações do palácio, sem ser mandatado pelo partido, é imediatamente despojado de qualquer função que tinha antes no partido, sem que nada aconteça.

A Guiné-Bissau deve ser o único país do mundo que quer ser democrático, em que o líder de um partido dá o seu aval e marca presença numa vigília onde a imagem do Presidente da República, o mais alto magistrado da nação, é usada para simular um velório, apelando à morte do mesmo e a seguir, esperar que o mesmo “defunto” que criou no seu delírio, venha a conduzi-lo como Primeiro-Ministro! Nunca iria acontecer, porque o nível político é diferente e, aquilo que estimulam e apoiam que aconteça na Guiné-Bissau, é impensável acontecer nos seus países, mas gostava de ver o Primeiro-Ministro Português, antes de criar a “Geringonça”, participar num acto semelhante com o uso da figura de Marcelo Rebelo de Sousa para um velório simulado e depois criar a “Geringonça”, para ver se seria conduzido pelo Presidente da República Português, como Primeiro-Ministro! Na Guiné-Bissau tudo é possível e esses novos Honórios Barretos ainda são aplaudidos e estimulados pelos seus padrinhos lusos!

A Guiné-Bissau deve ser o único país deste planeta, em que um líder partidário promove ações de rua a exigir a demissão do Presidente da República, com insultos e caricaturação da imagem do mesmo e a seguir esperar ser nomeado Primeiro-Ministro, por essa mesma figura, com quem tem de coabitar institucionalmente!

A Guiné-Bissau deve ser o único país deste planeta, em que um líder partidário passa uma boa parte da sua campanha eleitoral a tentar ridicularizar a figura do mais alto magistrado da nação, que nem é o seu adversário política nessas eleições, para depois esperar ser por ele nomeado como Primeiro-Ministro!

A Guiné-Bissau deve ser o único país do mundo, em que um vencedor das eleições não só desrespeita o Presidente da República, como não reconhece nem respeita o líder do segundo partido mais votado!

Ao rejeitar o nome do líder do PAIGC para presidir o governo da X legislatura, o Presidente da República limitou-se a ser coerente consigo mesmo e sustentado pela Lei Magna Guineense.

Jomav sim, tem todos os motivos e mais algum, para dizer que podem apresentar-lhe o nome do líder do PAIGC mil vezes, que ele o chumbará mil e uma vez, porque efetivamente a coabitação institucional entre essas duas figuras é completamente inviável.

Espero que o Presidente da República da Guiné-Bissau continue a rejeitar o nome do líder do PAIGC e ficar sentado a espera de eventuais sanções que, como as anteriores, serão fáceis de contestar em sede própria.

Já começaram a lançar notícias encomendadas sobre o narcotráfico na Guiné-Bissau, tentando fechar os olhos ao verdadeiro cerne do problema, que é umas ilhas na Costa Ocidental de África, cuja a economia é muito dependente do investimento externo e, hoje em dia, é apenas uma das principais placas giratórias para o tráfico de drogas provenientes do continente americano.

A Guiné-Bissau precisa urgentemente de uma revolução pacífica, inflexível e consciente dos seus filhos, para libertar o país de quatro décadas de asfixia e abuso por parte do PAIGC e, também, para que recuperemos a nossa soberania e não ficarmos dependentes de decisões políticas externas, mesmo em violação das nossas leis. Sinto que essa revolução já foi iniciada e falta-lhe crescer e tomar as devidas proporções…

Jomav, si bu sta dianti na luta, bai… Finka purmeru dubi, di kil casa ku nó misti cumpu…

Dapi Pilon bua ku fadi balei!

Jorge Herbert

JOMAV enfrentou a fera (Francisco J. Fadul)