3 de dezembro de 2021

Guiné-Conacri. EUA quere transição rápida para entrega do poder a civis

© Getty Images

Por: LUSA   03/12/21 

Os Estados Unidos da América (EUA) estão a "incitar" a junta da Guiné-Conacri a fazer uma transição "rápida" para entregar o poder a civis, declarou hoje um alto funcionário norte-americano em Conacri.

O subsecretário de Estado norte-americano para os Assuntos Africanos, Michael Gonzales, está de visita à Guiné-Conacri desde quarta-feira, três meses após o golpe que derrubou o Presidente Alpha Condé, que estava no poder desde 2010.

O alto funcionário encontrou-se com opositores do regime de Condé e funcionários da junta no poder desde o golpe de 05 de setembro, incluindo o primeiro-ministro, Mohamed Beavogui, e o líder do golpe, agora Presidente de transição, o coronel Mamady Doumbouya.

"Quando há um golpe e a transição se arrasta, há o risco de permitir que os militares permaneçam no poder", afirmou hoje Gonzales.

O subsecretário disse ser a favor da "criação muito rápida de um CNT", um Conselho Nacional de Transição, que deveria ser o órgão legislativo da junta.

"Onde quer que tenha tido sucesso [após o golpe], houve uma curta transição que permitiu aos civis regressar ao poder", insistiu.

Gonzales também instou a junta a realizar um julgamento dos responsáveis pelo massacre de 28 de setembro de 2009, quando soldados mataram pelo menos 157 pessoas e violaram 109 mulheres num estádio onde milhares de opositores do então líder da junta, Moussa Dadis Camara, se tinham reunido, de acordo com uma comissão de inquérito das Nações Unidas.

"A responsabilidade por este massacre deve ser determinada", declarou.

O ministro da Justiça, Fatoumata Yarie Soumah, disse em 26 de novembro que o Governo estava a "preparar-se" para julgar os autores do massacre, após uma visita ao país de uma delegação do Tribunal de Justiça Internacional (TIJ).

O chefe da junta guineense, que se tornou Presidente de transição em 01 de outubro, comprometeu-se a entregar o poder a civis após as eleições, mas não mencionou um prazo para a transição.

O Ministro Das Obras Públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidelis Forbs, realizou hoje uma visita de trabalho as obras em curso: Ingoré-Farim.

O Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidélis Forbs, fez hoje (03.12.2021), uma visita as obras da estrada Ingoré e Farim.

É de salientar que, a referida obra foi financiada pelo Banco Mundial num valor de 4 bilhões.

Este projeto tem como objetivo permitir escoamento dos produtos das zonas rurais para zona centro da cidade, e por outro lado facilitar as ambulâncias e demais meios de transportar a possibilidade de ter acesso rápido aos seus destinos.

O nosso compromisso é com o POVO.

Visita do Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidelis Forbs e Eng Malam Banjai... 01👇

 


Visita do Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidelis Forbs e Eng Malam Banjai 02👇

Visita do Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidelis Forbs e Eng Malam Banjai 03👇

Visita do Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidelis Forbs e Eng Malam Banjai 04👇

Visita do Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidelis Forbs e Eng Malam Banjai 05👇

O nosso mosaico étnico, a nossa rica diversidade cultural... Guiné-Bissau, mãe que suporta e alimenta todos os filhos, mesmo aqueles que lhe fazem muito mal ...Jorge Herbert


 Jorge Herbert /Carmelita Pires

ES À DIFERENÇA DO BEM E DO MAU

Fonte: Bambaram Di Padida 

MADEM-G15 I SPERANÇA DI POVO - ENCONTRO COM AS ESTRUTURAS DA REGIÃO DE CACHEU II, EM SÃO DOMINGOS. ... 2° Dias 04/05/2021



 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática is in São Domingos, Cacheu, Guinea-Bissau.



O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se hoje, a República do Senegal, para participar na 7ª Edição do “FORUM INTERNACIONAL DE DAKAR”, sobre paz e segurança em áfrica.



 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

CCIAS e BCEAO apresentam desafios do setor privado para financiamento.

Domingos Somões Pereira, Líder do PAIGC tece críticas a atual siatuação política do país... RTP AFRICA REPOTER

PR Umaro Sissoco Embaló visitou esta quinta-feira( 02) à Subestação da OMVG em Antula Bissau.

A eletricidade produzida na barragem de Kaleta, na Guiné-Conacri, no âmbito do Projeto da OMVG (Organização para  Valorização da bacia do Rio Gâmbia, na Sigla francesa), até dezembro do 2022 deverá a funcionar.

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló anunciou para breve a Guiné-Bissau e Senegal vão assinar o Acordo de gestão cooperação global na zona econômica conjunta que sai de 15% para 30 por cento.👇

Pessoas com estes tipos de sangue têm risco mais elevado de Covid-19

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 03/12/21 

O tipo sanguíneo pode determinar o risco de contrair o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e quiçá o nível de gravidade da doença.

Um novo estudo divulgado pelo Hospital Sir Ganga Ram (SGRH) sugere que as pessoas com grupos sanguíneos A, B e Rh+ são mais suscetíveis à infeção por Covid-19, enquanto quem tem os tipos O, AB e Rh- apresenta um menor risco de infeção.

A pesquisa, publicada na revista científica Frontiers in Cellular and Infection Microbiology e citada pelo jornal Times of India, mostrou que indivíduos do sexo masculino do grupo sanguíneo B são mais propensos à Covid-19 do que as pacientes do sexo feminino com grupo sanguíneo B.

Mais ainda, pessoas com menos de 60 anos com tipo de sangue AB revelaram ter uma predisposição superior para contraírem a infeção por Covid.

No entanto, o estudo não estabeleceu uma associação entre tipos sanguíneos e suscetibilidade à gravidade da doença, bem como a mortalidade.

"A síndrome respiratória aguda grave coronavirus-2 (SARS-CoV-2) é um novo vírus, e não está claro se os grupos sanguíneos têm algum impacto no risco ou progressão da Covid-19. Portanto, neste estudo investigamos a associação do grupo sanguíneo ABO e Rh com a suscetibilidade, prognóstico, tempo de recuperação e mortalidade da Covid-19", disse o Dr. Rashmi Rana, Consultor do Departamento de Pesquisa do SGRH, num comunicado.

Além disso, a pesquisa descobriu que pessoas com os tipos sanguíneos A e Rh+ registam uma diminuição no período de recuperação, enquanto aquelas com grupo sanguíneo O e Rh- tendem a recuperar mais rapidamente.

"Contudo, os tipos sanguíneos ABO e/ou Rh podem não ser responsáveis por essa associação, pois podem indicar um fator subjacente inexplorado, como a comorbidade. Portanto, estudos maiores, multicêntricos e prospetivos são necessários para verificar a relação entre os grupos sanguíneos e o SARS-CoV-2", partilhou o Dr. Vivek Ranjan, coautor da pesquisa e presidente do Departamento de Transfusão de Sangue do SGRH.

O estudo envolveu 2.586 pacientes que haviam testado positivo para a Covid-19. Estes foram submetidos a testes PCR em tempo real e foram de seguida admitidos no SGRH de 8 de abril de 2020 a 4 de outubro de 2020.

Entre os 2.586 pacientes infetados pela Covid-19, as frequências dos tipos sanguíneos A, B, O e AB corresponderam a 29,93%, 41,80%, 21,19% e 7,98%, respetivamente.

Dos pacientes, 98,07% eram Rh positivos. Observou-se que os grupos sanguíneos A e B tem uma suscetibilidade mais significativa à Covid-19, enquanto os grupos sanguíneos O e AB detêm um risco inferior de infeção pela Covid-19.

António Artur Sanhá, Certório Biote, Dionísio Kabi, Domingos Quadé e Florentino Mendes ambos candidatos a presidência do Partido da Renovação Social (PRS) reagiram num comunicado de imprensa contra intenções do presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, Comissão Organizadora do Congresso e direcção caducado do PRS.

Por: Rádio Televisão de Bissau

COMUNICADO DE IMPRENSA

António Artur Sanhá, Certório Biote, Dionísio Kabi, Domingos Quadé e Florentino Mendes ambos candidatos a presidência do Partido da Renovação Social (PRS) reagiram num comunicado de imprensa contra intenções do presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, Comissão Organizadora do Congresso e direcção caducado do PRS.👇


TOMORROW IS ELECTION DAY IN THE GAMBIA!

#gambiadecides2021

#TheFatuNetWork

 The Fatu Network