sábado, 26 de novembro de 2016

José Mário Vaz lamenta a morte do antigo líder cubano Fidel Castro


Fonte: Braima Darame, Clube De Ouvintes Da Rádio Jovem Bissau.

GUINÉ-BISSAU CONTINUA SEM GOVERNO JÁ UMA SEMANA E BACIRO DJÁ DE VOLTA AO PAÍS A MUCURMUCUR

O exonerado primeiro-ministro, Baciro Dja regressou sexta-feira ao país, a mucurcmucur que significa em Português, em silêncio, após uma semana no estrangeiro.

Numa altura em que, o actual Primeiro-ministro, Umaro Moktar Sissoco Embaló iniciou as suas funções sem que seja feita a passação dos dossiers da governação, isto após a sua investidura ao carga do Primeiro-ministro, já uma semana, mas o país continua sem o novo Governo.

Recordamos que, a quando da visita de cortesia na última semana à direcção do PRS, Umaro Moktar Sissoco Embaló havia garantido que iria anunciar para breve, o seu elenco governamental. Facto que não acontece, até agora.

De referir que, a quando da queda do Governo de Domingos Simões Pereira foram colocados nas instituições estatais forças de defesa e segurança para vigiarem tudo e todos “algo ligado ao roubo dos ex-governantes”. Porque a mesma medida não pode ser aplicada”!? Mas que por agora, o cenário é estranho!... Mas há quem diga que a palavra da ordem é: “ salva quem poder”., já que o país não dispõe de um novo Governo.

Notabanca

INICIOU O CAMPEONATO NACIONAL DA PRIMEIRA DIVISÃO

Arranca esta tarde de Sabado 26 de Novembro, nos diferentes campos do país, os jogos da primeira jornada do campeonato nacional da 1ª divisão da época desportiva: 2016/2017.
 Isto porque no campo “Saco Vaz”, o FC.Canchungo recebe os Lagartos de Bambadinca, no campo “José Ansumane Queita”, Nuno Tristão FC.Bula acolhe os Portos de Bissau.

Na povoação de Cabedu, sul do país, a Estrela de Cantanhez mede forças com o FC.Pelundo e no Estádio “Lino Correia”, a Mavegro bate-se com os Tigres de Fronteira de São Domingos.

A jornada prossegue, domingo no estadio “Lino Correia” entre a UDIB e FC.Cuntum.

Em relação aos jogos entre, o Sporting Clube de Bafatá vs  Benfica e Sporting vs Balantas de Mansôa foram adiados sine die, tendo em conta os leões da capital e Águias têm jogadores integrados na selecção local que viajaram ainda ontem a Togo, onde vão  participar no torneio da UEMOA.

Notabanca

Polícia angolana trava manifestação em Benguela

Pelo menos quatro pessoas terão sido detidas hoje pela Polícia Nacional de Angola em Benguela, na sequência duma tentativa de manifestação contra a nomeação de Isabel dos Santos para presidente da Sonangol, segundo um advogado.



A informação foi transmitida por David Mendes, também dirigente da associação cívica "Mãos Livres", acrescentado que os jovens ativistas visados foram entretanto libertados, ao final da tarde.

"Eles tentaram manifestar-se mas não conseguiram. A informação que tenho é que os quatro já foram libertados pela polícia", disse David Mendes.

A Lusa tentou obter esclarecimentos sobre este caso junto da polícia, mas sem sucesso.

Também para hoje tinha sido convocada uma manifestação, em Luanda, para protestar contra a falta de decisão do Tribunal Supremo a uma providência cautelar interposta em junho por um grupo de 12 advogados angolanos. Estes juristas alegam violação a Lei da Probidade Pública por Isabel dos Santos ter sido nomeada para Sonangol pelo próprio pai, o Presidente José Eduardo dos Santos.

Contudo, a manifestação de Luanda não foi autorizada pelo governo provincial, contrariamente ao protesto convocado também para hoje pelos ativistas afetos ao autodenominado Movimento Revolucionário de Benguela.

Num documento divulgado pelos próprios ativistas, o Governo Provincial de Benguela autorizou, a 10 de novembro, a realização desta "manifestação pacífica", com início às 13:00 (menos uma hora em Lisboa), na cidade de Benguela.

No entanto, os promotores denunciaram na sexta-feira que foram informados pela Polícia Nacional de que teriam de alterar o percurso da manifestação para o Lobito, na mesma província, por serem residentes naquele município vizinho.

A intervenção policial, que além das detenções abortou a manifestação, segundo conclui o advogado David Mendes, ficou a dever-se ao facto de os ativistas terem mantido o mesmo trajeto inicial do protesto, em Benguela.

Isabel dos Santos foi nomeada em junho, pelo chefe de Estado para as funções de presidente do conselho de administração da petrolífera Sonangol, ficando responsável pela reestruturação do grupo empresarial público e maior empresa de Angola.

A contestação dos últimos meses visa o facto de a nomeação ter sido feita pelo próprio pai, com os juristas, entre os quais o advogado David Mendes, a alegarem uma violação à Lei da Probidade Pública, mas também pelos interesses que Isabel dos Santos tem várias empresas que trabalham diretamente com o grupo Sonangol.

O responsável pela comunicação institucional do Governo angolano afirmou há cerca de uma semana que a manifestação de Luanda representava uma "pressão" sobre a Justiça.

Manuel Rabelais, diretor do Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação e Marketing da Administração (GRECIMA), afirmou que se deveria "aguardar serenamente pelo pronunciamento do Tribunal Supremo" sobre este caso.

"Embora a manifestação seja um direito constitucionalmente consagrado, consideramos que este tipo de pressão sobre o sistema judicial pode condicionar a sua decisão", disse Manuel Rabelais.

O antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco e o ativista Luaty Beirão são alguns dos organizadores da manifestação de Luanda, que levou ao agendamento de idêntica manifestação em Benguela.

"A nossa Constituição consagra o princípio da igualdade entre todos. À luz deste princípio, as pessoas merecem um tratamento igual e não podem ser prejudicadas por critérios de natureza política, religiosa ou, como no caso presente, familiar", disse, por seu, turno Manuel Rabelais, sobre a nomeação de Isabel dos Santos.

"Ser filha do Presidente da República não pode ser um elemento negativamente discriminador", enfatizou, acrescentando que "defender o contrário" é "subverter o princípio da igualdade".

LUSA

Trump diz que cubano foi "brutal ditador" e oprimiu o seu povo

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou hoje que Fidel Castro foi um "brutal ditador" que "oprimiu o seu próprio povo" e prometeu que procurará assegurar que os cubanos atinjam a "prosperidade e liberdade".

Através de um comunicado, Donald Trump prometeu que o seu governo fará "tudo o possível para assegurar que o povo cubano possa iniciar finalmente o seu caminho para a prosperidade e liberdade".

Quanto a Fidel Castro, apontou que deixa "um legado de fuzilamentos, roubo, sofrimento inimaginável, pobreza e negação de direitos humanos fundamentais".

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental) e já foram várias as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos mundiais.

Donald Trump referiu-se ao líder revolucionário como "brutal ditador que oprimiu o seu próprio povo durante seis décadas".

"Como Cuba continua a ser uma ilha totalitária, espero que o dia de hoje marque [o início de] um movimento para longe dos horrores suportados por demasiado tempo, e na direção de um futuro no qual o maravilhoso povo cubano finalmente viva com a liberdade que tanto merece", salientou o político, na sua declaração.

Na mensagem, não faz qualquer referência às suas anteriores ameaças de reverter a aproximação que os dois países conseguiram durante a presidência de Barack Obama.

Apesar de as "tragédias, mortes e dor causadas por Fidel Castro não poderem ser apagadas", Trump aponta que a sua administração "fará tudo o que puder para assegurar que o povo cubano pode finalmente começar a sua caminhada em direção à prosperidade e liberdade".

Antes da divulgação do comunicado, o milionário, que vai tomar posse como presidente dos EUA em janeiro de 2017, tinha colocado na sua conta da rede social Twitter a frase "Fidel Castro está morto!".

Nas primárias, Donald Trump foi o único candidato republicano que apoiou a abertura a Cuba, mas quando procurava votos no estado da Florida, nas eleições gerais, prometeu que "revogaria" as medidas de Barack Obama "a menos que o regime dos Castro" restaurasse "as liberdades na ilha".

 NAOM

A história julgará Fidel Castro - Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse hoje que será a historia quem julgará a figura de Fidel Castro.



Numa declaração emitida hoje Obama disse que a morte de Castro provoca entre os cubanos em Cuba e nos Estados Unidos “emoções poderosas recordando os inúmeros casos em que Fidel Castro alterou vidas individuais, de famílias e da nação cubana”.

“A história irá assinalara e julgar o enorme impacto desta figura singular no seu povo e no mundo”, afirma a declaração.

Obama recordou as suas iniciativas para restabelecer relações com Cuba que culminaram com uma visita do presidente americano a Cuba.

Obama disse que nos próximos dias os cubanos irão “lembrar opassado e tambem olha rpara o futuro”.

“Quando o fizerem o povo cubano deve saber que têm um amigo e parceiro nos Estados Unidos”, disse a declaração do presidente.

Entretanto o Senador Marco Rubio, que foi candidato á presidência pelo Partido Republicano antes de ser eliminado por Donald Trump, disse esperar que o governo americano “não envie ninguém” às cerimónias fúnebres de Fidel Castro.

Rubio, que é filho de imigrantes cubanos, descreveu Castro como um “ditador assassino” que tinha transformado Cuba numa ilha prisão empobrecida”.

VOA


Also:

Morte de Fidel Castro provoca reacções diferentes

Morte de líder revolucionario recebida com júbilo por exilados que gritam "leva o teu irmão". Castro é saudado por outro lado como defensor dos oprimidos...Ler mais

Seleção de futebol no 68.º lugar do ranking da FIFA

A seleção de futebol da Guiné-Bissau subiu do 69.º para o 68.º lugar do ranking da FIFA, organismo que rege o futebol mundial, com 515 pontos.
Os Djurtus vão, pela primeira vez, marcar presença na fase final de um Campeonato Africano das Nações (CAN-2017), competição que vai decorrer no Gabão, entre 14 de janeiro e 5 de fevereiro de 2017.

Funeral de Fidel marcado para o dia 4 de dezembro após nove dias de luto

O corpo do comunista britânico será cremado este sábado, dia 26.

O funeral do ex-líder cubano Fidel Castro irá realizar-se no dia quatro de dezembro em Santiago de Cuba, avança a agência AFP. O governo cubano declarou nove dias de luto nacional, mas não avançou ainda com mais pormenores da cerimónia.

Para hoje, dia 26, está marcada a cremação do corpo.

Assim como disse o seu irmão Raúl Castro na televisão estatal, "em conformidade com a vontade expressa pelo camarada Fidel, os seus restos mortais vão ser cremados nas primeiras horas" de sábado.


 Fidel Castro's funeral set for December 4: government

Factos curiosos sobre Fidel. Sabia que é detentor de recordes?

O ex-líder cubano morreu esta sexta-feira aos 90 anos.

Anos a fio no poder, Fidel deixou pelo mundo várias marcas que o tornam inesquecível para a História mundial. O que alguns não sabem, por exemplo, é que é detentor do maior discurso alguma vez proclamado nas Nações Unidas, com quatro horas e 29 minutos, conta a Reuters.

Mas saiba mais algumas curiosidades sobre o ‘comandante’:

Fidel Castro liderou Cuba por mais de cinco décadas e foi o terceiro chefe de Estado que esteve mais tempo no poder, além da rainha de Inglaterra e do rei da Tailândia. Em 2006 cedeu temporariamente 'as rédeas' ao seu irmão devido a problemas de saúde, mas em 2008 retirou-se oficialmente;

Castro detém o recorde do discurso mais longo alguma vez feito nas Nações Unidas. O mesmo teve a duração de quatro horas e 29 minutos, em setembro de 1960. Um dos seus discursos mais longos gravado tem sete horas e 30 minutos, em fevereiro de 1998, após ter sido reeleito para mais cinco anos como presidente;

O comunista garante que sobreviveu a 634 tentativas de assassinato, sendo que a maior parte deles terão sido levados a cabo pela CIA e Estados Unidos. Segunda afirmava, alguns deles incluíam tentativas de envenenamento ou cigarros tóxicos;

Em 2012, a revista Time nomeou Castro como uma das 100 personalidades mais influentes de todos os tempos;

Fidel tinha nove filhos de cinco mulheres diferentes. O seu filho mais velho, Fidel Castro Diaz-Balart, que é tido como a imagem do seu pai e conhecido por Fidelito, é um cientista nuclear soviético nascido a 1949 e resultou do breve casamento de Fidel com Mirta Diaz-Balart;

O revolucionário costumava ‘devorar’ cigarros cubanos mas desistiu de fumar em 1985. Anos mais tarde referiu-se ao tabaco dizendo que o melhor que “se podia fazer com uma caixa de cigarros”, era “oferecê-los aos seus inimigos”;

Castro apareceu pucas vezes em público nos últimos anos e pelo menos duas vezes os meios de comunicação cubanos já o tinham dado como morto.

NAOM

Presidente guineense tinha atribuído a medalha Amílcar Cabral ao antigo líder cubano Fidel Castro três meses antes da sua morte

José Mário Vaz foi o último chefe de Estado da Guiné-Bissau a visitar o histórico líder de um país que sempre deu apoio às causas guineenses.

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu aos 90 anos, anunciou hoje o seu irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal.

Em setembro, antes de realizar a sua primeira visita oficial a Cuba, o Presidente da República assinou recentemente decretos que atribuem a mais alta distinção do Estado guineense, a medalha Amílcar Cabral, ao Presidente de Cuba, Raul Castro, e ao antigo líder Fidel Castro.

Cuba foi um dos aliados da Guiné-Bissau na luta pela independência de Portugal, na década de 1960 e até 1975, e tem mantido no país ações de apoio em várias áreas, como a saúde e educação – acolhendo também muitos quadros guineenses para formação.

“O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22:29”, afirmou Raúl Castro, que sucedeu a Fidel no poder em 2006.

O Presidente cubano indicou que, nas próximas horas, vão ser anunciados os detalhes relativos às exéquias de Fidel Castro.

O corpo do pai da revolução cubana vai ser cremado, de acordo com a sua “expressa vontade”, indicou emocionado Raúl Castro, num breve discurso ao país que concluiu com a expressão “Até à vitória, sempre”.

Fidel Castro apareceu pela última vez em público no passado dia 15, quando recebeu na sua residência o Presidente do Vietname, Tran Dai Quang.

Após 47 anos no poder, a 31 de julho de 2006, Fidel Castro decidiu afastar-se devido a problemas de saúde e delegou a liderança do regime cubano ao irmão Raul, mais novo cinco anos.
A passagem de testemunho seria definitiva dois anos mais tarde.

Durante a última década, Fidel fez poucas aparições públicas, foi dado como morto várias vezes na Internet e nas redes sociais e manteve um contacto regular com o mundo através dos seus artigos intitulados “Reflexiones”, publicados na imprensa oficial e sempre reproduzidos pelos ‘media’ internacionais.

Também tem sido um anfitrião exclusivo para Presidentes que visitam Cuba, tendo recebido, no final de outubro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Meses antes de celebrar os 90 anos, Fidel Castro marcou presença, em abril, no VII Congresso do PCC e fez um discurso na sessão de encerramento que soou a despedida: “Talvez esta seja a última vez que falo nesta sala. Em breve cumprirei 90 anos, não em resultado de nenhum esforço mas por capricho do destino. Sou como todos os demais: também chegará a minha hora”, afirmou então.

Ao longo dos últimos anos, Fidel também se despediu de alguns dos seus melhores amigos e aliados, como o Nobel da Literatura Gabriel García Márquez (2014), o antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela (2013) e o líder venezuelano Hugo Chávez (2013).

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu a 13 de agosto de 1926, em Birán, uma pequena localidade do município cubano de Mayari, no seio de uma família de origens galegas.

Após um longo e conturbado período como opositor do regime de Fulgêncio Batista (um então aliado dos Estados Unidos), o guerrilheiro Fidel Castro, que frequentou Direito na Universidade de Havana, e o seu companheiro de luta Che Guevara chegavam a 01 de janeiro de 1959 a Havana e a Revolução Cubana fazia a sua entrada na História.

Fidel Castro assumiu o poder na ilha e tornou-se numa das figuras mais carismáticas, mas também das mais controversas, da História política do século XX.

Fonte:Braima Darame

EMPRESA CUBA-SOM E DISCOTECA HAVANA - IMPRENDIMENTO ESTÁ DE LUTO. NOTICIA TRISTE PARA REPUBLICA SOCIALISTA DE CUBA, ASSIM COMO PARA TODOS ESTUDANTES QUE PASSARAM POR ESTE PAIS. PARTIU COMANDANTE










                                                                                                Ver mais fotos...
Fonte: Bernardo Braimacubano Mane Braimacubano

Morreu o histórico líder cubano Fidel Castro

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu aos 90 anos, anunciou hoje o seu irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal.
"O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22:29", afirmou Raúl Castro, que sucedeu a Fidel no poder em 2006.

DM // DM
Lusa/Fim

BUREAU POLÍTICO DO PAIGC REUNIDO EM SESSÃO ORDINÁRIA EM BISSAU

O Bureau Político do PAIGC está reunido em Sessão Ordinária sexta-feira dia 25 de novembro no Salão Nobre “Amílcar Cabral”, Sede Nacional do Partido, em Bissau, sob a presidência do Domingos Simões Pereira, (DSP) Presidente do Partido.

O Bureau Político adotou por unanimidade a seguinte Ordem do dia:
1. A posição do PAIGC face à situação política vigente e perante o Decreto nº 10/2016;
2. Apresentação, discussão e adoção da proposta de Regulamento Disciplinar do Partido;
3. Apresentação, discussão e aprovação da proposta de Regulamento Financeiro e de Quotas do Partido.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente do PAIGC, (DSP) teceu algumas considerações sobre o momento político que o país enfrenta, o posicionamento político e estratégico do PAIGC perante ela à luz dos Acordos de Bissau e Conakry.

Perante o Decreto nº 10/2016 em que o Presidente da República, José Mário Vaz nomeia Umaro Cissoko Embaló, DSP convidou os membros do órgão estatutário do PAIGC a pronunciarem-se sobre a matéria. 

Neste momento, na sessão regista-se um intenso debate sobre a nomeação de Umaro Sissoco ao cargo do Primeiro-ministro. 


Notabanca