quinta-feira, 22 de abril de 2021

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS…

Confira as deliberações da reunião ordinária semanal do Conselho de Ministros de 22 Abril de 2021.👇👇👇



Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Vice Presidente do PRS diz que Alberto Nambeia esteve em Patche Yalá em contactos com eleitorado


Bissau, 22 Abr 21 (ANG) – O Vice Presidente do Partido da  Renovação Social(PRS), reafirmou hoje que o líder daquela formação política Alberto Nambeia esteve sim na povoação de Patche Yalá à convite dos eleitores locais.

“O líder do PRS Alberto Nambeia, na qualidade de deputado da Nação e Presidente de uma formação política, se receber algum convite para qualquer parte do país, pensamos que tem por obrigação de marcar a sua presença”, sustentou Orlando Mendes Viegas, em conferencia de imprensa.

O PRS reagia assim a acusação contra o seu líder, feita por três co-fundadores do partido.

Mário Pires, Ibraima Sori Djaló e José de Pina acusaram o líder daquela formação política, Alberto Nambeia e do PAIGC Domingos Simões Pereira de terem realizado encontro secreto com alguns militares, na povoação de Patche Yalá, no sector de Bula, norte do país.

Apelaram, na voz de Mário Pires o respeito escrupuloso pelos estatutos do Partido da Renovação Social, em todas as suas formas e funcionalidades, alegadamente para se evitar reuniões fora das estruturas.

O Vice Presidente da PRS disse que se a reunião de Patche Yalá foi realizada por outras intenções, como afirmam os membros cofundadores do partido, é das suas responsabilidades, acrescentando que, o que sabem é que Alberto Nambeia esteve naquela povoação para responder ao convite dos populares locais.

Orlando Mendes Viegas afirmou que o lider do PRS, na qualidade de deputado da Nação tem por obrigação de movimentar por todos os círculos eleitorais do país para se inteirar das dificuldades com que se deparam as populações.

“Por isso, não entendemos tantas preocupações que as pessoas têm sobre o encontro do líder do PRS com os populares da Patche Yalá”, disse Viegas, acrescentando que essa povoação faz parte da Guiné-Bissau.

Perguntado sobre as revelações dos membros cofundadores do PRS de que, na referida reunião participaram igualmente alguns militares, o Vice Presidente do PRS, questionou se existe alguém com o nome de militar.

“Pensamos que o Presidente do PRS nunca teve encontros com os militares. Os militares estão em Bissau e se Alberto Nambeia pretende ter encontros com eles vai o fazer em Bissau e não em Patche Yalá”, salientou, frisando que, os membros cofundadores do PRS deviam revelar os nomes dos referidos militares.

Questionado se o PRS irá continuar fiel ao acordo que sustenta o Governo de Nuno Gomes Nabian, Orlando Mendes Viegas respondeu que essa matéria não é o objecto da conferencia de imprensa, adiantando contudo que, se existir qualquer iniciativa nesse sentido, o PRS, enquanto formação política, irá torná-la pública.

Instado a dizer se existe uma negociação entre o PRS e o PAIGC para a constituição de uma nova maioria no parlamento, Orlando Mendes Viegas disse desconhecer e que os órgãos do partido igualmente não foram informados da situação.

Em relação as acusações dos membros cofundadores do PRS, sobre a falta de funcionalidade dos órgãos do partido, o Porta-Voz dos renovadores Victor Pereira disse que essa informação não passa de uma “grande mentira política”.

“A actual Direcção do PRS liderada por Alberto Nambeia, nos últimos 8 anos, nunca faltou um espaço para os militantes poderem exprimir livremente em reuniões dos órgãos”, acrescentou.

ANG/ÂC//SG

Qual é a real intenção do Eng.º Domingos Simões Pereira no cenário político?


Qual é a real intenção do Eng.º Domingos Simões Pereira no cenário político?

O que significa hoje o PAIGC para a Guiné Bissau, depois da passagem e permanência deste líder?

Causa-me uma certa confusão que um partido que outrora libertou a Guiné e Cabo- Verde das mãos do colono, ajudou outros povos irmãos, inclusive Portugal para o 25 de Abril. E hoje não consegue de forma alguma libertar-se do militante DSP! Nada contra o senhor, talvez seja sorte dele e incapacidade dos que o rodeiam.  Falta de coragem, subordinação, até pode ser o tal de  síndrome de Estocolmo! 

Já é  do domínio público que o PAIGC não conheceu pior líder do que DSP.  O Engº perdeu todas as oportunidades  que lhe foram dadas, mesmo assim mereceu e continua a merecer vassalagem.  Decidiu por autocriação abandonar o país e, de forma remota conduzir o partido à distância durante um ano e assim foi!   Os militantes mantiveram-se na linha da frente e o líder no conforto da Europa, fazendo o seu check up, confinado nas melhores condições, tranquilo e confortável.  Pelo meio entediava-nos com uma chuva de vídeos que pouco ou nada dizia ou acrescentava, se não mais do mesmo. Certo é que, o lugar do líder manteve-se cativo e homem com H nenhum deixou de prestar vassalagem ao AMO. 

O COLONO NEGRO DO PAIGC!
 Há dois dias no país irmão, o PAICV perdeu as eleições e a primeira atitude tomada pela líder Janira Hopffer Almada foi demitir-se! A dita DEMOCRACIA QUE O DSP TANTO FALA E NOS EXPLICA MAS NÃO NOS CONSEGUE DE FORMA ALGUMA PÔR EM PRÁTICA.

 Aquela cadeira não larga e ninguém o tira de lá. 

A questão que coloco é? O que está por de trás de tanto MEDO DE UM COMUM MORTAL?

Um partido que libertou povos finalmente termina os seus dias, nesta pobreza de linhagem, contadas com privações, perdas e sobretudo acanhamento e cobardia gritante nunca antes visto. 

A maior cobardia do PAIGC  até então não foi perder algum tipo de poder, mas é sem dúvida não conseguir libertar-se do seu mal maior e, estar a correr a passos largos para o fim de um partido histórico, que libertou uma nação.

  Se hoje em dia o PAIGC tivesse no poder não seriam só estes militantes os reféns acantonados  do DSP e sim toda a nação.
 Vamos olhar para o nosso Presidente USE, que precisa sim de melhorar em muita coisa e não se esquecer nunca do quanto sonhamos por esta mudança e do quando continuamos a ansia-la !!!

PAIGC QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ!

PAIGC - NOTA À IMPRENSA

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

A propósito do que se tem dito ou tentado indicar, atentatórios do bom nome, da autoridade moral e segurança física do Camarada Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC.

O regresso ao país do Camarada Domingos Simões Pereira tem sido atacado de várias formas e em diversas frentes. Percebe-se sem quaisquer dúvidas que o regime contava impedi-lo, fazendo uso de ameaças e acusações, baseadas em fabricações e montagens, intimidações e agressões. Recorreu-se a tudo, incluindo expedientes grosseiramente orquestrados, como um suposto mandato de captura internacional, accionado mal anunciada a sua intenção de regressar ao país, e um mandado de detenção que deveria ser executado à minha chegada a Bissau, no passado dia 12 de Março.

Gorada essa intenção, e rendidos à evidência do extraordinário acolhimento que os populares reservaram à sua chegada, tiveram de se virar para o expediente da calúnia, da instrumentalização étnica e religiosa e de falsas acusações de pretensas tentativas de desestabilização que, a existir, são do conhecimento e controlo exclusivos de quem as pronuncia. 

É triste constatar que, em pleno século XXI, há concidadãos guineenses, que entendem ser normal questionar o direito de outros guineenses viverem neste chão, em paz e tranquilidade. É lamentável sentir a necessidade de informar aos mesmos, que o Camarada Domingos não tem para onde ir, não dispõe de outra pátria e, não tem intenção de abdicar do seu quinhão e dos direitos, civis e políticos que lhe assistem. 

Compreende-se perfeitamente que seja nesta altura o bode expiatório preferencial e conveniente, que é evocado por todos quantos sintam a necessidade de justificar a sua mudança de posição com relação à situação política prevalecente no nosso país. Compreende-se sobretudo quando essa missão subserviente é recompensada com ganhos materiais e vantagens que devem ser substanciais. Que tenham bom proveito e façam um bom uso, não que corresponda ao seu preço, pois valem muito mais, só ainda não se deram conta, mas ao nível da sua motivação para a luta que se dizia e que se acredita ser comum. Quem um dia voltar a se alinhar com a verdade, encontrará o PAIGC e o seu presidente na senda da defesa e afirmação de um Estado de direito democrático, e ao serviço do povo guineense, sem hesitações nem reticências.

Esta nota, não pretende por isso, responder às provocações, pois a maioria dos que acusam o nosso Presidente nem esperam resposta, serve-lhes e basta-lhes provar o cumprimento da missão que lhes foi incumbida. Esta nota é dirigida às guineenses e aos guineenses de boa fé e coração, para evitar que mais uma vez, de tanto repetidas, as mentiras se convertam em factos e verdades.

Desde logo perante a insinuação de que o Camarada Presidente, a direção a que preside e o próprio PAIGC exercem controlo sobre os animadores das páginas das redes sociais, nas opiniões que emitem sobre os temas da nossa atualidade política. Pode até fazer sentido tal evocação, para dar combustível à avalanche de ataques a que essas entidades estão permanentemente expostas, incluindo a família do Camarada Presidente, todo o circulo familiar e de amigos e o partido. Mas não pode deixar de demonstrar uma enorme ignorância para com a natureza das redes sociais e a forma distinta de estar na vida e exercer política do nosso Presidente. Todos sabem, que o seu credo é ter capacidade e coragem para enfrentar os medos, o que começa e termina pelo próprio dizer diretamente o que precisa ser dito, sem equívocos, nem encomendas. 

Com respeito aos fulas, a quem se saúda e se cumprimenta, manifestando todo o respeito e consideração. A afirmação que se tenta deturpar e instrumentalizar, já dura de há muitos meses, e que aqui se repete agora, alto e bom som para todos os que querem de facto escutar e entender: o camarada Presidente afirmou que seria sempre contra e enfrentaria sem reservas toda a afirmação da supremacia étnica, racial ou religiosa, seja de que grupo fosse. Na altura, circulava um vídeo que apelava à constituição de uma nação desse grupo étnico. Afirmou então, que cada um dos países desta sub-região tem uma ramificação deste importante grupo social, perfeitamente integrado na sua respetiva sociedade e na nação em construção. Mas a ideia de uma nação étnica transfronteiriça, é um atentado à nossa existência coletiva, que temos de ousar contrariar e combater. Desde esse pronunciamento público, muitos casos similares têm sido identificados e tratados em toda a nossa sub-região. Talvez se devesse surpreender era do silêncio, que se torna cúmplice, de muitos líderes dessa comunidade, que, pela sua elevação e clarividência, têm a obrigação e o dever de denunciar essa manipulação popular e contribuir para o apelo à unidade nacional, para uma Guiné-Bissau una e indivisível. O PAIGC é também um partido dos fulas, como é dos mandingas, dos balantas, dos papeis e manjacos, dos felupes e mancanhas, dos beafadas e bijagós, de todas as raças da nossa guiné, por isso não nutre nenhum sentimento nem ataque a qualquer grupo social ou religioso, mas apela continuamente à unidade e coesão nacional. 

Em relação ao reconhecimento do Presidente da República, talvez seja necessário enfatizar que, até para fazer frete é preciso ter alguma decência e prestar um serviço mais cuidado. No fim de uma longa entrevista, o jornalista questionou ao Presidente do partido, se estaria disposto a se sentar com o Presidente da República para dialogar e encontrar uma solução para a situação política do país. Em resposta o PP afirmou a sua disponibilidade para dialogar com todas as forças vivas e atuantes no país. Ressalvou, no entanto, lamentar que seja a própria pessoa proclamada como eleita pelo STJ, a impedir que seja tratado como o Presidente de todos os guineenses, e portanto, também dele, ao recusar a tomada de posse conforme estabelecido pela constituição da República, ou seja, perante uma ANP legalmente constituída, e ser investido pelo respetivo Presidente. A existir desrespeito à pessoa ou ao cargo é evidente que parte da aberração constitucional prevalecente e que é um perfeito atentado ao Estado e à República, o que o PAIGC e o seu presidente se recusam a apoiar. 

Quanto à afirmação da sua indisponibilidade para sequer olhar para o Presidente de um outro partido, essa é uma mentira mais que velada, é arrepiante. Quem conhece o PP sabe que não é homem para tais proposições. No momento em que o autor dessa farsa, manifestava a sua disponibilidade para apoiar a candidatura do PP, afirmou que o fazia porque o seu líder partidário estava apoiando a candidatura adversária e que estaria do outro lado se ele estivesse deste. Dessa conversa, deduzir a afirmação de nunca querer se avistar com o outro líder político, revela uma maldosa e repugnante imaginação. 

A opinião pública certamente ainda se lembra do convite formulado pelo PAIGC a esse partido para a formação do governo em 2015. Na altura, os jornalistas questionaram, se voltava a confiar nesse partido depois do que tinha acontecido anteriormente. A resposta do PP foi clara, de que não julgava outros partidos políticos. Que podia não gostar da atuação de uns ou de outros, mas tinha a obrigação de compreender e manter a disposição para dialogar e estabelecer compromissos, se isso fosse em serviço do país. Esta clareza no pensamento e na ação do PP perturbam a muita gente e é o que instiga à procura de mecanismos para complexar o entendimento das massas e desviar sua atenção do essencial, que é a desgraça em que toda a nação se encontra.  

Quanto ao alarido que se ouvem estes últimos dias relativos à suposta participação numa reunião no interior do país se confessa absoluta estupefação.  Se desconhece a existência de restrições em matéria de reuniões ou de encontros aplicáveis em partes do território nacional e a determinadas entidades, sobretudo perante o que se tem assistido da continua e persistentemente exibição dessa mesma ligação, em força e prepotência. O PAIGC e o seu Presidente têm acautelado o estrito cumprimento das leis, mas não aceitará a subtração dos direitos civis e políticos, incluindo o direito à liberdade de reunião e de expressão. Esses direitos estão consagrados na constituição, pelo que exortam as suas estruturas a reforçar a sua vigilância e mobilização e requisitar o acompanhamento de todas as forças progressistas nacionais, assim como a monitorização das estruturas internacionais competentes. 

Finalmente, lamentar o desafio que se tenta lançar quanto à proveniência e origens do nosso Presidente, que se apresenta simplesmente como Guineense, de alma e coração, mas que conhece profunda e detalhadamente as suas raízes e proveniências, das quais se orgulha e que não tem intenção de negociar e muito menos de condicionar, deixando que essas mentes perversas e alienadas acabem de pôr a nu suas intenções macabras e divisionistas que o povo guineense saberá a seu tempo, enfrentar e vencer. 

Bissau, 21 de abril de 2021.

Sob controlo e instrução do Presidente do Partido

O Secretario para a Comunicação.

TODO PRONTO PARA O INÍCIO DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA NO HOTEL LADGER AS 10H

𝐏𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐢𝐧𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐫𝐞𝐧𝐬𝐚
𝐂𝐚𝐧𝐚𝐥 𝐏𝐑𝐒-𝐓𝐕....CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Prs Bissau