19 de setembro de 2020

LIVE: Leopold Sedar Domingos - Toda a verdade - Especial Orçamento do Estado


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO - LIVE

CABRAL A NOSSA ETERNA BIBLIOTECA.

Por Jorge Herbert 

É preciso notar que o fenómeno de “retorno às fontes”, quer seja aparente ou real, não se produz de maneira global, simultânea e uniforme no seio da pequena burguesia autóctone. É um processo lento, descontínuo e desigual, cujo desenvolvimento, ao nível de cada indivíduo, depende do grau de aculturação, das condições materiais de existência, da formação ideológica e da própria história enquanto ser social.

Esta desigualdade está na base da cisão da pequena burguesia autóctone em três grupos distintos, face ao movimento de libertação:

a) uma primeira minoria que, apesar de desejar o fim da dominação estrangeira, se prende à classe colonial dominante e se opõe abertamente a esse movimento para defender a sua segurança social;

b) uma maioria de elementos hesitantes ou indecisos;

c) uma segunda minoria cujos elementos participam na criação e direção do movimento de libertação, de que são o principal elemento de fecundação.

Amílcar Cabral


Guiné-Bissau: Djagaradje intransitável - A estrada que liga Bambadinca Buba está intransitável na localidade de Djagaradje, setor de Xitole.

Por Mamandim Indjai RTB SUL

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Assiste a entrega de diploma de reconhecimento da militância, na Comemoração do 64 aniversário da fundação do PAIGC

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO_02

Assiste em directo a Comemoração do 64 aniversário da fundação do PAIGC, que conta com a participação do Eng.Domingos Simões Pereira


“QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO” – JORGE MALÚ

18/09/2020 / Jornal Odemocrata

O ministro dos Recursos Naturais e Energia, Jorge Malú, afirmou esta sexta-feira, 18 de setembro de 2020, que uma das maiores preocupações do governo neste momento é a qualidade da energia distribuída à população, devido aos problemas relacionados com quedas de potencia da energia e recorrentes avarias que o país tem vivido nos últimos tempos.

Jorge Malú fez essa observação na lançamento dostrabalhos de colocação de novos postes de distribuição de eletricidade em “betão”, para permitir o transporte da energia elétrica com mais e maior qualidade, no âmbito do projeto de reabilitação, alargamento e melhoria da rede elétrica, em Bissau. O projeto foi financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em quinze biliões e seiscentos e trinta milhões (15.630.000.000) de francos CFA, para a implementação do do Sistema de Distribuição de Energia da Cidade de Bissau (PDSDE), que deverá durar três anos e visa melhorar a qualidade do serviço da energia e está a ser executado pela empresa chinesa TBEA, que ganhou o concurso público lançado pelo BAD.

Na sua declaração, o ministro dos Recursos Naturais e Energia assegurou que dentro de quatro meses a situação da distribuição da energia de qualidade aos clientes poderá ser ultrapassada, o que poderá igualmente resolver os transtornos que a população enfrenta, quanto à fornecimento da luz elétrica de qualidade, sobretudo na época das chuvas, que tem tido como resultado a má condução da eletricidade às residências dos citadinos de Bissau.

Jorge Malú, que esteve em Djolo, em Antula Pabedjar (espaço onde estão armazenados os postes de transformação) e no Alto Bandim, no âmbito do lançamento do projeto, informou que parte dosmatérias veio de Angola, mas outra,  considerável,virá da República Popular da China e dentro de aproximadamente quatro meses, isto é, até janeiro de 2021, todo o material estará no país. O ministro dos Recursos Naturais anunciou que o governo perspetiva lançar, entre outros, um projeto de energia para 14 localidades, que abrange muitos setores administrativos, através de OMVG.  

Por sua vez, Franc Liu, representante da empresa executora dos trabalhos, sublinhou que a presença de Jorge Malú, no terreno, representa um sinal de encorajamento, para que a BTEA possa cumprir de forma rigorosa o que está no contrato, respeitando as normas técnicas exigidas para que o trabalho tenha a durabilidade necessária.  

A construção terá uma área de cerca de 5 quilómetros da rede de 30KV (circuito duplo) para ligação da subestação de 225/30 KV, a construir em Bissau, no âmbito do projeto de Organização para a Valorização do Rio Gambia de Antula, arredores de Bissau e a construção e extensão de aproximadamente de 35 quilómetros da rede de distribuição de 10 KV, aérea e subterrânea. 

O projeto prevê ainda a construção de 09 estações transformadoras de cabine de 360KVA, o fornecimento de duas estações transformadoras móveis, integro (íntegras), pré-fabricadas, o fornecimento e a instalação de células pré-fabricadas em determinadas estações existentes, o fornecimento e a instalação de 21 estações transformadoras do tipo 160 KVA H61 e a construção de cerca de 190 de rede de baixa tensão.

Por: Filomeno Sambú

A independência não tem nenhuma culpa sobre a desgovernação levada a cabo pelo partido que todos nós conhecemos

Por Ciro Batchicann 

A independência não tem nenhuma culpa sobre a desgovernação levada a cabo pelo partido que todos nós conhecemos. Ademais, uma coisa é a independência, outra é o desenvolvimento (programa menor e programa maior). 

A independência já deu certo, um capítulo encerrado desde 24 de setembro de 1973. 

O único caminho para um descontente do estado caótico em que a Guiné-Bissau foi submetida, é, no mínimo, manter-se afastado do partido que colocou o país nessa situação. 

Ou ês tam ka tem a ver ku bô scola? - kriol kuma, kim ku ka gosta di farel, i kata n'dianta ku purcu!

Ciro Batchicann

Mansour Bissau Group SARL procede o lançamento o projeto de transformação local de caju em amêndoa em Quenhamel, Bula e Nhacra, e a distribuição da água mineral natural “Água da Vida”. A sociedade vai investimento nesta primeira fase mais de 10 milhões de dólares para o desenvolvimento dos projectos.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO


COVID-19 - Mais de 950 mil mortos e 30,5 milhões de infetados em todo o mundo

© Lusa  

Notícias ao Minuto  19/09/20 13:39 

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 950 mil pessoas e infetou mais de 30,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com o balanço da agência francesa de notícias, hoje às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), já morreram pelo menos 953.025 pessoas e 30.556.040 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 20.629.000 pessoas já foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

O número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas casos graves, outros priorizam o teste de rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de teste.

Na sexta-feira, 5.813 novas mortes e 331.948 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus últimos relatórios são a Índia com 1.247 novas mortes, os Estados Unidos (880) e o Brasil (858).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 198.597 mortes em 6.725.044 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 2.556.465 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Brasil com 135.793 mortes para 4.495.183 casos, Índia com 85.619 mortes (5.308.014 casos), México com 72.803 mortes (688.954 casos) e o Reino Unido Unidos com 41.732 mortes (385.936 casos).

Entre os países mais atingidos, o Peru é o que declara o maior número de mortes em relação à sua população, com 95 mortes por 100.000 habitantes, seguido pela Bélgica (86), Espanha (65), Bolívia (65) e Brasil (64).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 85.269 casos (14 novos entre sexta e sábado), incluindo 4.634 mortes e 80.464 recuperações.

A América Latina e as Caraíbas totalizaram 320.809 mortes em 8.636.686 casos no sábado às 11:00 GMT, a Europa 224.786 mortes (4.779.619 casos), Estados Unidos e Canadá 207.837 mortes (6.866.650 casos), a Ásia 123.321 mortes (7.077.509 casos), o Médio Oriente 41.741 mortes (1.771.780 casos), África 33.621 mortes (1.392.772 casos) e a Oceânia 910 mortes (31.029 casos).

O balanço foi realizado com base em dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Devido a correções feitas pelas autoridades ou à publicação tardia dos dados, os números podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

Em Portugal morreram 1.894 pessoas dos 67.176 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que rapidamente se disseminou pelo mundo.

“O ACORDO DE PESCA COM A UE “É BOM” MAS PODERÁ SER MELHORADO” – Diz o ministro


18/09/2020 / Jornal Odemocrata 

O ministro das Pescas, Malam Sambú, afirmou que o acordo de compensação no setor das pescas, assinado entre o governo guineense e a União Europeia é bom, mas poderá vir a ter uma melhoria que será antecedida de uma reunião de negociação entre as partes signatárias.

Após a visita ao terreno para a construção do edifício do Serviço Nacional de Fiscalização de Atividades de Pesca (FISCAP), junto ao cais de Bandim e financiado pela União Europeia num valor não revelado, Malam Sambu disse que o objetivo visa constatar in loco, o espaço onde deve ser implementado o projeto da construção do novo edifício do FISCAP, bem como da retirada dos ocupantes que ali se encontram para suas atividades comerciais.

Disse ainda que a visita foi antecedida por outra do embaixador da União Europeia, com quem abordou alguns aspetos, nas quais havia clivagem entre estas duas entidades e que só faltam negociações entre partes técnicas, sublinhando que algumas atividades do seu ministério foram afetadas pela Covid-19.

Por seu lado, o coordenador da FISCAP, Vladmir Djomel, disse que a visita ao terreno permitirá a criação de condições para os Serviços de fiscalização bem como para os do controlo das atividades daquela instituição. Explicou que os serviços administrativos da FISCAP funcionam em dois edifícios por falta de espaço conveniente.

Revelou que a obra terá uma duração de um ano e que a construção começou este mês.

O custo estimado da obra é de 450 mil euros e inclui mobiliários de escritório do novo edifício.

Por: Epifânia Mendonça


AJA PANELAS?

Por: Carlos Sambu

Vi um vídeo de um certo fulano a bater panelas, num dos programas da RTP-áfrica, desdenhando-se de forma veemente e arrogante da nossa gloriosa independência! Num delírio megalomaníaco, o fuluno, teve desplante de dizer que - não se considera independente e nem tem orgulho da nossa independência -, ainda bem que falou por si. Mas isso não lhe tira o demérito de desconhecimento da história do seu país, se é que, o presunçoso, se acha Guineense, e Guiné,  como seu país ou um país própriamente dita, já que segundo seu "erudito" opinião Guiné-Bissau não é um país independente 

Aja tanta panelas, para uns certos ditos Guineenses pela questões politicas ignóbeis, se insurgem contra seu próprio país e, ao ponto de desconsiderar maior obra de Cabral. Aliás, orgulha qualquer Guineense o sacrifício da nossa epopeia luta e tanto outros que perderam familiares (no meu caso) e muitos Jovens que hipotecaram a suas vidas pela causa justa

Entretanto, é preciso saber de vez que a luta "ku arma na mon" para independência era só uma etapa, sabiamente denominado pelo Amilcar, de programa mínimo, e construção do país e as suas derivas, era outra etapa, designado separadamente de programa MAIOR! Aliás, se falhamos em segundo, isto não pode servir de mote para desdenhar e desmerecer a glória e o mérito do primeiro, como o alienado fez e, envergonhou o país na rubrica "Causas e Efeitos"

" O que é feito da Guiné Bissau"?

0:06 / 7:17 23 de Janeiro - T.1 Ep.77 - A Guiné-Bissau e o início do fim do império colonial português

Uma semana findada com agenda racheada de acções que visam a melhoria da vida dos guineenses em especial aqueles com necessidades especiais. 

Hoje 18 de Setembro de 2020 a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social sua Excelência Senhora Maria da Conceição Évora, manteve um encontro de trabalho com a delegação da Comunidade dos Estados da África Ocidental CEDEAO no quadro de avaliação do mecanismo de financiamento da assistência técnica do fundo regional da estabilização e desenvolvimento regional do bloco.

até próximo dia 23 de Setembro a delegação prevê encontros com os membros do governo e com o Primeiro-Ministro Eng.º #Nuno #Gomes #Nabiam, com o Presidente da Assembleia Nacional Popular Eng° Cipriano Cassamá e a aganda ficará completa com a visita de cortesia ao Chefe de #Estado General #Umaro #Sissoco #Embaló.

MMFSS 

18-09-2020

Junta-te-à-nós e seja solidário. "Uma sociedade solidária é sempre próspera".

Ministério da Mulher Família e Solidariedade Social

Doação - Juventude para Alternância Democrática (JUADEM) oferece máscaras e Lixívia à Direcção do Hospital Regional de Bafatá


17 de setembro às 19:47

 TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Bactéria escapa de laboratório na China e infeta três mil com brucelose

© Reuters  

Notícias ao Minuto 18/09/20 12:12

Mais de 3.000 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de, em 2019, a bactéria ter escapado de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram hoje as autoridades. 

A brucelose é uma doença transmitida por gado ou produtos de origem animal. Geralmente não é contagiosa entre humanos, mas pode causar febre, dor de cabeça ou nas articulações.

Um total de 3.245 pessoas testaram positivo para a bactéria, após testes realizados desde o incidente, de acordo com as autoridades de saúde em Lanzhou, a capital da província de Gansu.

As autoridades disseram que nenhum caso de transmissão de pessoa para pessoa foi detetado.

Um laboratório público da cidade usou um desinfetante fora de prazo, no verão de 2019, na produção de vacinas anti-brucelose para animais, explicaram as autoridades.

A esterilização ficou assim incompleta e as bactérias ainda estavam presentes nas emissões de gases da empresa - a Unidade Biofarmacêutica de Lanzhou para reprodução de animais.

O gás contaminado espalhou-se pelo ar, até ao Instituto de Pesquisa Veterinária, onde infetou quase 200 pessoas, em dezembro passado.

O Departamento de Saúde de Lanzhou disse na sexta-feira que a bactéria é geralmente oriunda de ovelhas, gado ou porcos.

A autorização para produção de vacinas contra a brucelose foi retirada ao laboratório e os pacientes vão receber compensações financeiras, a partir de outubro, segundo as autoridades de Lanzhou.

É preciso ter muita lata para desmerecer à nossa independência no fórum dos neocolonialista...Kim ki es tambe? Pa papia mal di no terra?

 Estamos a Trabalhar



GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU - SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO E ARTESANATO DA GUINÉ-BISSAU

O Secretario de Estado da Comunicação Social pede a utilização racional do bambu no dia em que se assinala o dia Mundial do bambu, 18 de Setembro.

“ Seria todo recomendável aos nossos profissionais, artesoes de diferentes ramos desde carpinteiros, pintores, escultores, camponeses tradicionais, arquitectos etc., que começassem a utilizar o bambo de uma forma racional e responsável com a finalidade de dar impulso a sua padronização a nível local para consequentemente contribuir no desenvolvimento sustentável do país” 

CONCO TURE falava em representação de NHIMA SISSÉ, titular da pasta do Turismo e Artesanato ausente do país, durante as comemorações da data, subordinada ao lema: “UTILIDADE DO BAMBU NAS ACTIVIDADES ARTESANAIS”.

A data foi instituída a 18 de Setembro de 2009 na TAILANDIA e o BAMBU constitui um dos recursos vitais para a humanidade.

Nesse sentido, CONCO TURE, destacou o engajamento do governo para a adopção do estatuto da câmara nacional de Artes e Ofícios nos regulamentos das artesoes.

Por seu turno o Director-Geral do Artesanato, MOURICIO MENDES, para além de realçar a importância do bambu para o desenvolvimento do país pediu a reabilitação “urgente” da fábrica do bambu sita em BILÓLA.

Há milênios, o bambu é conhecido e utilizado no Oriente para as mais diversas funções: alimento, estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, irrigação, drenos, embarcações, contenção de encostas, entre outras.





 Governação na Guiné-Bissau

Leia Também: 

Dia Mundial do Bambu: Celebra-se no País o dia mundial de Bambu sob o lema " utilidade do bambu nas actividades artesanais"

TGB Televisão da Guiné-Bissau