sexta-feira, 12 de novembro de 2021

MOVIMENTO NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL PARA PAZ, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO - O Comunicado à Imprensa do Movimento tocante o arrastamento da avião Airbus 340, no Aeroporto Internacional "Osvaldo Vieira" em Bissalanca, Região de Biombo

Faladepapagaio.blogspot.com

Angry Vipers Of IPOB Issue Strong Threat To South East Governors, Senators, HoRs Over Nnamdi Kanu Detention.

Source: Native Reporters

INSULINA - OMS alerta para barreiras ao acesso universal à insulina e pede mudanças

© REUTERS/Denis Balibouse

Por LUSA  12/11/21 

Um relatório da Organização Mundial de Saúde hoje divulgado conclui que o elevado preço, a baixa disponibilidade, o controlo do mercado por poucos produtores e os fracos sistemas de saúde são as principais barreiras ao acesso universal à insulina.

Num documento divulgado a propósito do Dia Mundial da Diabetes, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra que "os cientistas que descobriram a insulina há 100 anos recusaram lucrar com a descoberta e venderam a patente por apenas um dólar", mas sublinha que, infelizmente, este gesto solidário acabou ultrapassado por um mercado multimilionário que criou "grandes lacunas de acesso".

"A OMS está a trabalhar com países e fabricantes para preencher essas lacunas e expandir o acesso a este medicamento que salva vidas a todos os que precisam", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A insulina é a base do tratamento da diabetes, transformando uma doença mortal numa doença controlável para nove milhões de pessoas com diabetes tipo 1. Para mais de 60 milhões de pessoas que vivem com diabetes tipo 2, a insulina é essencial para reduzir o risco de insuficiência renal, cegueira e amputação de membros, recorda a OMS.

No entanto, sublinha o documento, "uma em cada duas pessoas que precisam de insulina para diabetes tipo 2 não a recebe".

O relatório diz que a diabetes está a aumentar nos países menos desenvolvidos e que o consumo de insulina não acompanhou o aumento da carga de doença.

A OMS destaca que embora três em cada quatro pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 vivam em países fora da América do Norte e da Europa, representam menos de 40% da receita das vendas de insulina.

Para manter a promessa de há 100 anos de tornar universal o acesso à insulina, a OMS destaca neste relatório a necessidade de mudança no mercado global, lembrando que a insulina humana pode ser produzida a um custo relativamente baixo, e diz que a opção por produtos análogos mais caros (insulinas sintéticas) "está a impor uma carga financeira insustentável aos países mais pobres".

"No geral, a insulina humana é tão eficaz quanto os análogos, mas os análogos são pelo menos 1,5 vezes mais caros do que as insulinas humanas e, em alguns países, três vezes mais caros", recorda.

A OMS aponta ainda o controlo de mais de 90% do mercado de insulina por três empresas multinacionais, deixando pouco espaço para empresas menores competirem pelas vendas.

A regulamentação abaixo do ideal, incluindo abordagens de preços farmacêuticos abaixo do desejável, a fraca gestão de compras e da cadeia de fornecimentos, o insuficiente financiamento para cobrir a procura e uma "governança geral fraca" estão, segundo a OMS, a afetar o acesso à insulina e a dispositivos relacionados, como os dispositivos de monitorização.

Aponta ainda a capacidade e infraestrutura insuficientes dos sistemas de saúde, incluindo a falta de integração de serviços no nível dos cuidados primários, e a falta de capacidade para fornecer estes cuidados de saúde nesta área e garantir a sua continuidade.

A OMS indica igualmente que a investigação está direcionada para mercados ricos, "negligenciando as necessidades de saúde pública de países pobres, que representam 80% do fardo da diabetes".

"O cenário de preços também é desigual e revela falta de transparência na forma como estes são definidos", acrescenta o documento, exemplificando que "as insulinas biossimilares (versões essencialmente genéricas) podem ser mais de 25% mais baratas do que o produto original, mas muitos países, incluindo os mais pobres, não estão a beneficiar dessa potencial poupança".

O documento sugere várias ações para melhorar o acesso às insulinas e produtos relacionados: intensificar do estímulo à produção e fornecimento de insulina humana e diversificar a base de produção de insulinas análogas biossimilares para criar concorrência e reduzir preços.

Propõe ainda melhorar a acessibilidade, regulando preços e melhorando a transparência na forma como são definidos, promover a capacidade de produção local em regiões mal servidas e garantir que um maior acesso à insulina seja acompanhado por um diagnóstico imediato e acesso a dispositivos acessíveis para monitorar o açúcar no sangue e injetar insulina.

O relatório aconselha ainda o uso dos recursos de saúde "com sabedoria", selecionando a insulina humana sempre que possível e alocando fundos adequados para fornecer um serviço completo de cuidados de saúde a este nível.

A OMS diz ter intensificado os esforços para abordar algumas das barreiras à disponibilidade de insulina e medicamentos relacionados e tecnologias de saúde, designadamente através de diálogos com associações comerciais e fabricantes desses produtos.

E acrescenta que, após o primeiro diálogo, a indústria se comprometeu com uma série de ações, entre elas o desenvolvimento de um plano para melhorar o acesso aos biossimilares de insulina, a participação no programa de pré-qualificação da OMS para insulina, medidores de glicose, tiras de teste e ferramentas de diagnóstico, assim como a participação em contratos internacionais / ONU agrupados ou mecanismos de procura conjunta.

Comprometeu-se ainda a enviar dados de termoestabilidade da insulina à OMS e a participar no mecanismo de relatório que a organização usará para registar e publicar contribuições da indústria farmacêutica e de tecnologias em saúde.

A OMS considera igualmente que a expansão do programa de pré-qualificação da organização para incluir dispositivos de monitorização de glicose, tiras de teste e ferramentas de diagnóstico, assim como a inclusão de formas adicionais de insulina e outros medicamentos para diabetes na atualização das Listas Modelo de Medicamentos Essenciais da OMS, devem levar a um melhor acesso em países onde a procura não tem sido correspondida.

Os esforços para aumentar o acesso a medicamentos para diabetes que salvam vidas são apenas uma das linhas de trabalho do Global Diabetes Compact, lançado em abril de 2021.

Este grupo reúne governos nacionais, organizações da ONU, organizações não governamentais, entidades do setor privado, instituições académicas, fundações filantrópicas, pessoas que vivem com diabetes e doadores internacionais para trabalhar por um mundo onde todas as pessoas em risco de diabetes ou que vivem com diabetes possam ter acesso aos cuidados de que precisam.

MARTILENE DOS SANTOS: DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ADMITE NÃO CONCORRER A UM TERCEIRO MANDATO

Fonte: Rádio Jovem Bissau

O Coordenador de Conselho Nacional dos Quadros Técnicos, Militantes, Simpatizantes e Amigos do PAIGC (CONQUATSA), Martilene dos Santos revelou esta quinta-feira (11-11), que Domingos Simões Pereira admitiu não concorrer a um terceiro mandato a liderança do partido.

Segundo dos Santos, caso Domingos Simões Pereira deixar o partido vai existir um grupo de ʺcamaradasʺ para assumir o partido algumas ocasiões presidente de partido disse-nos que este vai ser o seu último mandato, e se isso acontecer seguramente vai haver vagatura no presídio de PAIGC, e acredito que um grupo de camaradas pode assumir o partido assegurou o dirigente dos libertadores.

Líder dos quadros de PAIGC falava a Rádio Jovem no programa noite jovem rubrica "visão", na qual abriu a possibilidade de concorrer a liderança do partido no próximo congresso. 

ʺEm nenhuma condição não podemos pensar que vai haver alguma inibição de eu assumir o partidoʺ afirmou o jovem dirigente de PAIGC

Convidado para falar sobre posicionamento de partido que pertence em relações as suas lutas, o dirigente defendeu a capacidade de fazer pontes para consolidar as conquistas do partido.

Hoje é mais que evidente que o PAIGC representa 47% do eleitor guineense, e se tem essa percentagem, e quer fazer reformas que o país necessita, como é que vai fazer uma vez que não tem capacidade de fazer compromisso ou a de estabelecer pontes, é claro que nunca vai consolidar o poder, advertiu dos Santos.

Em relação as disputas que se verifica actualmente a liderança do órgão dos quadros de PAIGC, Martilene dos Santos desvaloriza disputas e aponta organização daquela estrutura como sua prioridade. 

De referir que CONQUATSA, é um órgão de consulta do PAIGC com vocação para apoiar o partido nas estratégias e promoção de sessões académicas, já tem uma comissão preparatória para o seu congresso, embora sem uma data marcada.

Por. Virissimo Cabral Mingo

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, participou nesta sexta-feira, em Paris nas comemorações do 75° da Organização das Nações Unidas para a Ciência Educação e Cultura (UNESCO).

Tomaram igualmente parte nas comemorações 28 Chefes de Estado de diferentes continentes.

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, chega a Sede da UNESCO em Paris para participar nas comemorações dos 75° aniversário da organização.

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, de acordo com as orientações da OMS, recebeu hoje a terceira dose da vacina contra a covid-19.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

ESPAÇO DE CONCERTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL REPUDIA AS AMEAÇAS CONTRA O PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIALIZADA PARA ASSUNTOS DA DEFESA E SEGURANÇA.

No quadro do cumprimento da sua agenda de apoio à consolidação da paz,  defesa dos direitos humanos e estado de direito, uma delegação do Espaço de Concertação chefiada pelo Sr. Augusto Mário da Silva, Presidente da LGDH, manteve hoje dia 12 de Novembro de 2021, um encontro de trabalho com o Presidente da Comissão Especializada Permanente para Assuntos de Defesa e Segurança, Sr. José Carlos Macedo.

Este encontro tinha como objectivo, recolher informações sobre o caso da aeronave A340 arrastada no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelas autoridades aeronáuticas, assim como as supostas ameaças de morte contra o Presidente da aludida comissão.

No final do encontro e em nome do Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil, o Sr. Augusto Mário da Silva condenou as ameaças contra o Presidente da Comissão Especializada para Assuntos da Defesa e Segurança e manifestou total solidariedade com a vítima, encorajando-o a prosseguir com as suas ações no estrito cumprimento da lei.

Igualmente, o Sr. Augusto Mário da Silva exigiu a abertura de um inquérito judicial célere, transparente e conclusivo com vista a aquilatar  a existência ou não de indícios criminais em torno do assunto e consequente responsabilização penal dos autores morais e materiais envolvidos neste suposto ato criminoso.

O Espaço de Concertação das organizações da sociedade civil permanecerá atento com este assunto e não descarta solicitar o envolvimento das agencias internacionais especializadas na matéria do crime organizado e transnacional com vista a apoiar as investigações do caso.

ANP marca presença nas comemorações dos 25 anos da CPLP

Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau

Uma delegação da Assembleia Nacional Popular chefiada pelo seu Presidente, Cipriano Cassamá está em Lisboa para participar nas comemorações alusivas aos 25 anos da CPLP sob o tema genérico “25 Anos de CPLP – Jornada Agostinho da Silva”

Organizado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados do Brasil, através das suas comissões de Relações Exteriores e da Defesa Nacional, o evento comemorativo dos 25 anos da CPLP incluiu na sua programação diferentes iniciativas designadamente a apresentação do tema “O Parlamento nos 25 anos da CPLP” e do vídeo retrospectivo dos 25 anos da existência da CPLP bem como a difusão de uma mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres e as intervenções do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal do Brasil, do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, do Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e da Assembleia Parlamentar da CPLP, Cipriano Cassamá, do presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Portugal, deputado Nuno Carvalho e da presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional do Senado Federal, a senadora Kátia  Abreu.

No final das intervenções, o convidado especial José Fernando Aparecido de Oliveira, procedeu à entrega de uma Placa de Honra ao Mérito em razão aos 25 anos da CPLP.

No prosseguimento dos trabalhos o painel 1 debruçou-se sobre “A Língua Portuguesa no Mundo”, enquanto que o painel 2, discutiu o tema “Os 25 Anos de CPLP – Passado e Futuro”.

Ainda no decorrer do evento, foi lançada a publicação da FUNAG “ Panorama da Contribuição do Brasil para a Difusão da Língua Portuguesa”, com contribuições de consagrados escritores, artistas e intelectuais sobre a importância da cultura brasileira em sua formação como artífices da produção literária em língua portuguesa.

Em paralelo, o público foi brindado com a exposição sobre a Economia Criativa na Amazónia , que mostrou as belezas da região norte do Brasil, com suas ricas manifestações artísticas, culturais e gastronómicas.

MOVIMENTO NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL PARA PAZ, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO - O Comunicado à Imprensa, que refere o acontecimento de espancamento dos contestantes à sentença judicial, ocorrido na cidade Gabu no dia 10.11.2021


Faladepapagaio.blogspot.com

10 MÁQUINAS INCRÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA VER


1. US NAVY RP Flip

2. Tanco A200

3. Screw-propelled vehicle

4. TCM 60

5. Vityaz

6. BRDM-2

7. The Toyo Tires Ferret

8. Paddle Boat Ship Tank Truck

9. M3 Amphibious Rig

10. Faun Trackway

Caso Avião: Divulgação precipitada prejudica investigação. Banor da Fonseca docente Direto Const.

Divulgação precipitada prejudica investigação. Banor da Fonseca docente de direito constitucional da Universidade Lusófona da Guiné Bissau 👇

HIPERTENSÃO - Pressão alta? Evite estes seis alimentos (para além do sal)

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   11/11/21 

Dizemos-lhe o que podem fazer ao seu corpo.

Contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que não adoram um bitoque com molho para molhar o pão e uma pratada de batatas fritas. Mas o pior é que é ao ingeri-los em excesso não é só o peso que sofre as consequências, mas, sim, a sua saúde, nomeadamente a cardiovascular, e de forma silenciosa. Hipertensão, AVC, demência e osteoporose: estas são as consequências que a ingestão excessiva de sal pode provocar. 

Quer reduzir a pressão arterial? Para ajudá-lo nessa missão que, por vezes, pode parecer impossível, o portal espanhol Meganoticias compilou os seis alimentos que são tão (ou mais) nocivos que o próprio sal. Veja abaixo:

Açúcar

O açúcar constitui uma 'bomba' para hipertensos. Além de contribuir para o excesso de peso, o açúcar aumenta a pressão arterial. 

Bebidas alcoólicas

Modere o consumo de álcool, uma vez que a ingestão de bebidas alcoólicas faz disparar a pressão arterial. Além disso, contribui para o aumento de peso.

Alimentos ultraprocessados

É fã de fritos, bolos, bolachas, enlatados, 'fast-food' e refeições embaladas e prontas a comer? Más notícias: são alimentos com níveis elevados de sódio, conservantes e gorduras trans e saturadas. Além disso, são fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes e de doenças cardiovasculares. Prefira a dieta mediterrânica e inclua vegetais, fruta, frutos secos, peixe, carne e cereais na sua dieta, cozinhe com azeite, opte por alimentos grelhados, assados e cozidos a baixa temperatura, e reduza o consumo de batata, massa e arroz.

Produtos lácteos 

O leite e os seus derivados, como a manteiga e o queijo, contêm altos níveis de gordura, fator que aumenta o "mau colesterol" (LDL). Recorde-se que quando os níveis no sangue são elevados, há um maior risco de estreitamento das artérias, causando doença cardíaca ou cerebral. Se ocorrer a formação de um coágulo numa artéria já estreitada, pode ocorrer um enfarte do miocárdio ou AVC.

Pickles

Para conservar alimentos por longos períodos de tempo, o sal é o ingrediente mais usado. No caso dos pickles, são utilizadas cerca de 447 miligramas de sódio, segundo dados do banco de alimentos dos Estados Unidos.  

Tomate enlatado

As sopas e a polpa de tomate são ricas em sódio. E até aí, tudo bem. O problema surge quando exageramos no seu consumo.

Subida dos preços dos bens alimentares para nível recorde preocupa FAO

© Reuters

Notícias ao Minuto  11/11/21 

A subida dos preços dos produtos alimentares importados, que devem atingir um "nível recorde" em 2021, inquieta a Organização das Nações Unidas (ONU) quanto à capacidade de os países e consumidores mais pobres se alimentarem.

"O comércio internacional de produtos alimentares acelerou e está em vias de alcançar o seu nível mais elevado, tanto em volume, como em valor", indica um relatório da agência da ONU para a agricultura e alimentação (FAO, na sigla em Inglês).

"A subida rápida dos preços dos produtos alimentares e da energia coloca importantes dificuldades aos países e aos consumidores mais pobres, que gastam parte importante dos seus rendimentos nestes produtos de primeira necessidade", acrescentou a FAO no seu relatório semestral sobre as perspetivas da alimentação mundial.

Segundo esta agência, as despesas mundiais com importações alimentares devem superar em 2021 os 1,75 biliões (milhão de milhões) de dólares, mais 14% em relação a 2020 e 12% acima do previsto em junho último.

Sobre os cinco grandes alimentos de base (cereais, açúcar, óleos, laticínios, carne e peixe), a ONU não está inquieta com o risco de penúria, dada as perspetivas de produção dos principais cereais, que permanecem sólidas, e as colheitas "recorde" de milho e arroz esperadas para este ano.

Quanto ao açúcar, a produção mundial deve também recuperar ao fim de três aos de contração. A FO espera também uma subida da produção mundial de carne, leite e peixe.

Mas aponta para o efeito da subida dos preços dos fatores de produção agrícolas (energia, alfaias, adubos, rações para animais, sementes), "que se traduz imediatamente por uma subida dos preços dos produtos alimentares".

Ora, o seu índice dos preços mundiais destes fatores "atingiu o seu ponto mais alto desde há 10 anos em agosto de 2021".

De janeiro a agosto, o índice FAO dos preços alimentares subiu 34% e o índice dos preços mundiais dos fatores 25%.

"A análise permite antecipar dificuldades que se podem colocar: na África subsariana, por exemplo, cerca de 70% da oferta depende da importação de adubos azotados, cujo preço varia em função dos combustíveis fósseis", salientou a FAO.

Pelo recenseamento da agência da ONU, em 53 países, um número crescente, as famílias gastam "mais de 60% dos seus rendimentos" em produtos de primeira necessidade, como alimentos, água e habitação.

O analista político guineense, Rui Landim, admitiu hoje que na situação normal ʺcompeteriaʺ ao Parlamento abrir um processo de inquérito para esclarecer as circunstâncias da aterragem do avião Airbus-340, no Aeroporto de Internacional Osvaldo Vieira em Bissau, uma vez que fiscaliza a acção governativa perante a lei...


Na observação do analista político, a comissão convocaria o governo ou interpelaria os ministros titulares das áreas para dar explicação no parlamento sobre o que se passou no aeroporto.

O avião chegou à Bissau no dia 29 de outubro e desde então tem estado parado na zona militar da pista do aeroporto. O Conselho de Ministros deliberou instruir uma comissão para se inteirar, até sexta-feira, 12 de novembro, das circunstâncias em que o avião aterrou.

Por: Alison Cabral 

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, particpou nesta quinta-feira no fórum de Paris sobre a paz consagrada a redefinição de grandes princípios de cooperação de mundo pós covid-19.

No encontro participaram alguns chefes de Estados Africanos, que acompanharam no ato o Presidente anfitrião Emmanuel Macron e a Vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló