terça-feira, 26 de dezembro de 2023

PRESIDENTE DA RÉPUBLICA CONFERE POSSE A MEMBROS DO GOVERNO

 
Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, conferiu posse aos seguintes membros do Governo, chefiado pelo recém-nomeado, Primeiro-Ministro Rui Duarte Barros: Senhor Mamadu Baldé, Secretário de Estado do Tesouro e Senhora Nancy Raisa da Silva Alves Cardoso, Secretária de Estado da Cooperação Internacional.

 Presidência da República da Guiné-Bissau


Veja Também:  Declarações da Secretária de Estado da Cooperação após a tomada de posse na Presidência da República.

O antigo presidente da Câmara Municipal de Bissau, entregou o gabinete e dossies da instituição ao novo responsável da edilidade camarária do país.

 No ato, José Medina Lobato, por além de garantir a continuidade dos trabalhos já realizados pela sua equipa, prometeu melhorar condições de vida dos munícipes de Bissau. 

A cerimônia foi testemunhado pelo vice-presidente e secretário-geral, respectivamente Dr. Fernando Gomes e Juviano Correia Landim (Homem Novo).



Texto: Mamadu Iaia Djalo

Dominécio Oliveira Sanca foi nomeado internamente para exercer função de Diretor Geral da Alfândega

Seis mortos e 10 desaparecidos nas cheias na África do Sul

© Getty Images

POR LUSA   26/12/23 

Equipas de resgate da África do Sul procuram hoje os corpos de 10 pessoas desaparecidas nas cheias que assolaram a província de KwaZulu-Natal e que também provocaram seis mortos na cidade de Ladysmith, disseram as autoridades locais.

Chuvas torrenciais caíram sobre esta cidade na província de KwaZulu-Natal na noite de domingo, arrastando veículos e deixando muitos moradores presos em casa.

"De momento, temos seis mortes confirmadas e ainda 10 pessoas desaparecidas", disse à AFP um funcionário das autoridades provinciais, sob condição de anonimato.

As buscas foram retomadas hoje.

Três vítimas foram encontradas num pequeno autocarro que transportava nove passageiros.

Os outros seis ainda estão desaparecidos, acrescentou.

Uma pessoa foi encontrada morta numa casa destruída pela água.

Outras duas pessoas estavam lá dentro e ainda não foram localizadas.

Pelo menos dois outros moradores foram encontrados mortos em carros arrastados pelas enchentes.

Mais chuvas fortes são esperadas em KwaZulu-Natal ao longo do dia de hoje.



Leia Também: Pelo menos quatro pessoas continuam hoje desaparecidas e cerca de 20 mil foram afetadas por inundações no sul da Tailândia, na sequência de uma forte tempestade, disseram as autoridades locais.


Leia Também: Um morto e 120 mil casas sem eletricidade em tempestade na Austrália

Navio russo afundado em ataque contra a península da Crimeia

© Reprodução X

POR LUSA   26/12/23 

A Ucrânia afirmou hoje ter destruído o navio russo, o 'Novocherkassk', num ataque contra a península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, um ataque confirmado também pelo Ministério da Defesa da Rússia.


O comandante da Força Aérea Ucraniana, tenente-general Mikola Oleschuk, afirmou que a frota russa é "cada vez menor" e agradeceu aos pilotos da aeronáutica e a todos os envolvidos na operação.

A Força Aérea Ucraniana indicou que o ataque ocorreu quando a aviação tática "atacou com mísseis de cruzeiro o grande navio de desembarque da frota do Mar Negro da Federação Russa "Novocherkassk" na região de Feodosia", no leste da Crimeia.

"O resultado é visível!", sublinhou.

Nas imagens publicadas no Telegram é possível ver um grande incêndio no porto.

As Forças de Defesa do Sul da Ucrânia explicaram, em comunicado, que o "Novocherkassk" é um navio construído para a URSS pela Polónia socialista entre 1975 e 1991.

A primeira tentativa de ataque ao navio de desembarque russo ocorreu em 24 de março de 2022 no porto da cidade ocupada de Berdiansk.

"Hoje, o navio foi afundado", comemoraram também as Forças de Defesa Ucranianas no Telegram.

Já o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o navio foi atingido numa base na cidade de Feodosia por mísseis guiados lançados por aviões.

O ministério russo contrapôs, apontando que dois caças ucranianos foram destruídos por fogo antiaéreo durante o ataque.

Não há relatos sobre a gravidade dos danos ao navio, mas vídeos mostram um grande incêndio na área portuária.