sexta-feira, 25 de outubro de 2019

‎Alai Nbi-Nhoma Djalo - MOVIMENTO NUNO NABIAM PRESIDENTE

Caso do Ministério de educação

O ministro da educação, mal tomou posse, fez a primeira declaração, dizendo que os Diretores de Escolas serão nomeados mediante um concurso. No dia 25 de julho, o Secretário de Estado do Ensino Superior entregou-lhe as propostas de nomeações ele bloqueou essas propostas, no dia 5 de setembro o Secretário de Estado fez a segunda proposta, negou de novo e no dia 21 de setembro o Secretário informou ao ministro que ia fazer nomeações internas e no dia 23 de setembro o Secretário nomeou 8 Diretores nas escolas Superiores. 

Violentamente o ministro da educação, Daurarim M. da Costa anulou aquelas nomeações com o propósito de concurso público. 

Atenção a Comunidade internacional eis aqui em anexo os despahos de nomeações de Diretores de Liceus feito pelo ministro da Educação.

Perguntamos: onde está a verdade? Onde está o pacto da estabilidade governativa? Onde está incidência parlamentar? Irmãos, o ministro prova a todos que é mentiroso: fala uma coisa e fez a outra. O ministério público deve acionar mecanismos legais para interpelar o ministro da educação. Aqui é estado, não se pode permitir que alguém serva estado mentido.

Nbi Nhoma




Alai Nbi-Nhoma Djalo

O Ministro da Defesa da Guiné Conakry ocupa o lugar reservado para a Guiné-Bissau ???


GUINÉ-BISSAU - FRENTE COMUM PRS-APU - Dia mas difícil.

 




Radiokussunde

Detenção de 84 guineenses em Conacri






ditaduraeconsenso

Noame Lopez fez uma transmissão ao vivo - Resposta aos familiares do Umaro Sissoko 🙏



Noame Lopez fez 

Guiné-Bissau: UE apela a esforço para eleições "credíveis" e "pacíficas"

A União Europeia (UE) apelou ao Governo de Bissau a que não poupe qualquer esforço para que as eleições presidenciais se realizem no calendário previsto e às partes para que evitem qualquer incitamento à violência.


"OGoverno [da Guiné-Bissau] não deve poupar-se a quaisquer esforços para organizar a primeira volta das eleições presidenciais em 24 de novembro, segundo o calendário estabelecido, e com o objetivo de completar o processo eleitoral em 29 de dezembro, caso seja necessária uma segunda volta", disse à agência Lusa fonte comunitária.

"É essencial que seja garantido um ambiente pacífico para que as eleições presidenciais sejam livres, inclusivas, transparentes, credíveis e ordeiras", salientou a mesma fonte, acrescentando que a UE espera "que todos os atores políticos continuem a evitar o incitamento a qualquer ação violenta".

A campanha eleitoral, na qual participam 12 candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, vai decorrer entre 01 e 20 de novembro.

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, já adiantou que a Comissão Nacional de Eleições já decidiu que os cadernos eleitorais que vão ser utilizados nas presidenciais são os que foram usados nas eleições legislativas e que o executivo respeita a decisão.

O Governo iniciou em setembro correções aos cadernos eleitorais para regularizar a situação de cerca de 25.000 eleitores que tinham sido recenseados, mas que devido a problemas técnicos foram impedidos de votar nas legislativas de 10 de março.

As correções provocaram alguma tensão política no país, com os partidos da oposição a recusarem as correções.

O país voltou a um clima de instabilidade política após o primeiro-ministro ter denunciado uma tentativa de golpe de Estado, responsabilizando diretamente o candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15), Umaro Sissoco Embaló, que refutou as acusações, considerando que se trata de "mentira e calúnia".

NAOM

"Movimento Botche Candé " no ministério público para responder as acusações contra figuras públicas do País




Junior Gagigo

PRESIDENCIAIS 2019: Comunicado da União para a Mudança de apoio ao candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira






Fonte: ditaduraeconsenso

PM da Guiné-Bissau diz que decorre inquérito à denúncia de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que há um inquérito em curso na sequência de ter denunciado, na segunda-feira, uma tentativa de golpe de Estado no país.


“Um inquérito está em curso. É preciso que estas pessoas digam exatamente o que querem dizer com isso. Ao que parece o autor principal diz que a voz não é dele, mas hoje em dia há técnicas para autenticar documentos áudio e vídeo”, afirmou o primeiro-ministro, que falava aos jornalistas em Bissau, momentos depois de ter regressado ao país.

Na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, denunciou uma tentativa de golpe de Estado, envolvendo o general Umaro Sissoco Embaló, que considerou a acusação como “mentira” e “calúnia”.

Além da denúncia foi divulgado um áudio com a alegada voz de Umaro Sissoco Embaló, como prova, que o general recusa ser sua.

“O inquérito está em curso, nós não declarámos guerra a ninguém e estamos simplesmente a cumprir o nosso dever de gente que gere o aparelho do Estado. Quando é assim, em toda a parte do mundo, é um inquérito que se faz e vamos ver quais serão os resultados desse inquérito”, adiantou.

Aristides Gomes disse também que o Governo está focado na “preparação das eleições” presidenciais, marcadas para 24 de novembro, e em que tudo esteja a postos para o início da campanha eleitoral, que vai decorrer entre 01 e 22 de novembro.

O primeiro-ministro guineense salientou igualmente que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) já decidiu que os cadernos eleitorais que vão ser utilizados nas presidenciais são os que foram usados nas eleições legislativas e que o executivo respeita a decisão.

“Penso que a reivindicação principal dos candidatos caiu face a esta decisão da CNE”, acrescentou.

O Governo iniciou em setembro correções aos cadernos eleitorais para regularizar a situação de cerca de 25.000 eleitores que tinham sido recenseados, mas que devido a problemas técnicos foram impedidos de votar nas legislativas de 10 de março.

As correções provocaram alguma tensão política no país, com os partidos da oposição a recusarem as correções.

“Vem uma equipa de peritos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para auditar o ficheiro que vai ser utilizado”, explicou o primeiro-ministro.

Questionado sobre se haverá ou não um reforço do contingente da Ecomib, força de interposição da CEDEAO destacada na Guiné-Bissau desde 2012, o primeiro-ministro disse que acontecerá apenas se for possível, caso contrário, será utilizada a mesma estrutura das eleições legislativas.

“Em princípio essa estrutura vai poder aguentar a situação”, afirmou.

Por interlusofona.info

Armando Antonionio Monteiro Barbosa fez uma transmissão ao vivo.




R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com Mutaro Cassama Cassama. Resposta ao Armando Barbosa.



Armando Antonionio Monteiro Barbosa / R Kelly R Kelly Sané

R Kelly R Kelly Sané was live with Antônio Dá Costa — with Dara Fonseca Ramos and 2 others







R Kelly R Kelly Sané 

COMISSÃO ORGANIZADORA DO TORNEIO DAS NAÇÕES UNIDAS. ANO 2019. SEGUNDA EDIÇÃO

EQUIPA DESPORTIVA DE PRIMEIRA DAMA DE GUINÉ BISSAU. MARIA ROSA VAZ DA CASA ROSA.


EQUIPAS PARTICIPANTES NO TORNEIO.

1. NAÇÕES UNIDAS (UN).
2. GABINETE DA PRIMEIRA DAMA DE REPÚBLICA (GPDR).
3. INSTITUTO MULHER E CRIANÇAS (IMC).
4. SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO É ARTESANATO (SETA).
5. SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS E TÉCNICOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL (SINJOTEC).
6. ORANGE (ORANGE).
7. MTN ( MTN).

Fonte: Junior Gagigo

Doka Ferreira was live




Doka Ferreira

Noame Lopez & Baiseck Cassama fez uma transmissão ao vivo - Analise sobre o famoso vidéo & resposta de insultos ao DSP 🤔

Noame Lopez - Eu avisei que quem cometer injustiças Com o DSP vai prestar contas comigo 





Baiseck Cassama Resistência✊✊✊✊




Noame Lopez / Baiseck Cassama