quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

‼Senado da Nigéria chumba pela 3.ª vez projeto de lei a favor da igualdade de género


O Senado da Nigéria rejeitou, pela terceira vez em cinco anos, um projeto de lei que visa promover a igualdade de género, citando "preocupações socioculturais e islâmicas". 

O projeto de lei foi rejeitado depois de alguns senadores - principalmente muçulmanos do norte - terem argumentado que ia contra a interpretação que faziam dos princípios da sua religião. 

País africano mais populoso, a Nigéria está profundamente dividida em linhas religiosas e étnicas, e as mulheres raramente chegam aos cargos de poder - inclusive no Senado (câmara alta), onde apenas 7% dos senadores são mulheres.  Entre elas está a primeira subscritora do projeto de lei, a senadora Biodun Olujimi, do estado de Ekiti, no sul do país, que disse que a lei proposta ajudaria a conter a onda de violência de género.

O projeto de lei criminaliza a discriminação com base no género ou estado civil e visa ainda fazer cumprir melhor as leis existentes sobre violência baseada no género. Mas para muitos dos legisladores durante a sessão plenária de quarta-feira, tratou-se de uma questão estritamente religiosa. 

"A igualdade de oportunidades na verdade infringe as disposições do Alcorão ... e também da Bíblia", argumentou o senador Yusuf Yusuf, do estado de Taraba, no norte, que acrescentou: "Se tivermos como 'Projeto de Lei de Oportunidades de Género', tudo bem. Mas quando se traz a igualdade para isso, infringe a prática da religião islâmica". 

As alegações de Yusuf Yusuf foram repetidas por outros senadores, forçando Biodun Olujimi a mudar o título de "Projeto de Lei de Género e Igualdade de Oportunidades" para "Projeto de Lei de Igualdade de Género". 

Biodun Olujimi prometeu fazer outra tentativa, dizendo que tinha o apoio de 62 dos 108 senadores, mas não adiantou nenhuma data. 

Fonte: Lusa

Certório Biote: “ADIAMENTO DO VIº CONGRESSO DO PRS TEM A VER COM A AUSÊNCIA DE NAMBEIA, NÃO POR FALTA DE DINHEIRO”

 Odemocratagb.com

O candidato à liderança do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, afirmou esta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021, que o adiamento do VIº Congresso do Partido da Renovação Social, tem a ver com ausência de Alberto Nambeia da corrida, não por falta de dinheiro.

Na última reunião da Comissão Política Nacional do PRS realizada na terça-feira, 14 de dezembro, o partido justificou que decidiu adiar o congresso para janeiro do próximo, devido à logística. Em reação, Certório Biote nega esta justiça e acusa a Comissão Organizadora do VIº Congresso dos renovadores de tê-lo adiado para 13 a 10 de janeiro 2022, porque “ Alberto Nambeia está doente e não poderia participar no congresso”.  

 “A menos de 48 horas para o pleito eleitoral, a direção do partido convoca uma reunião da Comissão Política Nacional para informar que não há condições, ou seja, meios financeiros para realização do congresso na data marcada”, criticou, lembrando que este é VIº congresso que o PRS está a organizar, mas nunca teve problemas de meios  financeiros, mesmo fora do governo.

O líder do projeto “UNIDADE E COESÃO” frisou que alegação da direção do partido não corresponde à verdade, porque há uma semana  o presidente interino do PRS, Nicolau dos Santos, estava “atrás do Palácio da República”, pedindo ao chefe de Estado que declarasse estado de emergência ou de calamidade no país, que serviria como pretexto para o adiamento do congresso.

Certório Biote acusou Orlando Mendes Veigas e Nicolau dos Santos de estarem a destruir o partido, a mando de Alberto Nambeia que “está a telecomandar a Comissão a distância”, por causa de “interesses inconfessos”.

Pediu desculpa aos militantes vindos da diáspora e do interior do país, pela forma como o presidente da Comissão Organizadora e a direção do partido estão a gerir o processo eleitoral.    

“Não vamos admitir nem compactuar com ninguém que queira criar distúrbio e mal-estar no seio dos dirigentes e militantes do PRS. Os Estatutos do partido não estão a ser respeitados e pior de tudo, inventaram algo  que não está nos estatutos em como Alberto Nambeia deve participar na votação remotamente para que os militantes possam votar nele.  De forma anti estatutária e ignorantemente, um dos vice-presidentes apelou às pessoas a aceitarem essa possibilidade”, lamentou.

Certório Biote defendeu a exclusão do candidato Alberto M´Bunhe Nambeia da corrida, porque “não fez campanha eleitoral para apresentar o seu projeto, devido ao seu estado de saúde e as pessoas devem compreender que a vida é assim e porque  também o PRS é um partido organizado”.

“Amílcar Cabral foi um dos brilhantes políticos a nível mundial, mas quando foi assassinado pelos colonialistas portugueses, a luta continuou até à  independência, portanto todo o homem é substituível e Nambeia pode ser substituído sem problemas e os que estão a defender a sua continuidade, querem que  ganhe o congresso para continuarem a dirigir o partido interinamente, isto não vai acontecer”, notou

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Prémio de Excelência da CEDEAO: concedido a quatro cidadãos da Comunidade pelos Chefes de Estado durante a 60ª Cimeira da CEDEAO em Abuja

Fonte: ecowas.int  15/12/2021

Durante a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO realizada no domingo, 12 de dezembro de 2021, em Abuja, na Nigéria, quatro cidadãos da CEDEAO foram recompensados em diversos domínios, através do Prémio de Excelência da CEDEAO.

O Prémio de Excelência é regido pela Decisão A/DEC.2/06/17 sobre o estabelecimento dos critérios e dos procedimentos de atribuição do Prémio de Excelência da CEDEAO, adotada pela 51ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo em junho de 2018. Tem como objetivo promover a excelência e o mérito de pessoas singulares ou coletivas que, através dos seus atos, das suas iniciativas, da sua criatividade e dos seus serviços, contribuíram imensamente para a promoção da integração regional, a paz e o desenvolvimento socioeconómico do espaço CEDEAO.

Esse Prémio compreende três categorias: Categoria 1: Prémio de Ciência e Tecnologia, Artes e Letras apetrechado de três (3) subcategorias que são a Ciência e Tecnologia, Artes e Letras; Categoria 2: Prémio de Honra para Personalidades Eminentes; Categoria 3: Prémio destinado aos cidadãos merecedores da Comunidade.

Para este ano, o Júri do referido Prémio reuniu-se de 18 a 21 de maio de 2021 para examinar as candidaturas apresentadas pelos Estados-membros e, após deliberação, conferiram o Prémio de Excelência aos seguintes laureados:

i) Categoria 1 : Prémio de Ciência e da Tecnologia, Artes e Letras

Ciência e Tecnologia: Professor Basile KOUNOUHEWA do Benim pela fabricação de uma cabina de desinfeção;

Artes (cinema): Senhora Loukou Akissi Delphine de Côte d’Ivoire, mais conhecida por  Akissi DELTA, realizadora de séries televisivas, pela qualidade e riqueza da sua produção cinematográfica difundida e reconhecida em vários Estados-membros da CEDEAO;

Artes (arte dramática): Senhora Werewere Liking-Gnepo de Côte d’Ivoire, autodidata e autora de arte dramática, pela qualidade e riqueza da sua produção artística reconhecida em vários Estados-membros da CEDEAO;

ii) Categoria 3: Prémio destinado aos cidadãos merecedores da Comunidade: Senhora Leymah Gbowee da Libéria pelo seu contributo para a paz no seu país durante a guerra civil de 2003. É igualmente colaureada do Prémio Nobel da Paz de 2021 com Sua Excelência a Senhora Ellen Johnson Sirleaf, ex-presidente da Libéria e a Senhora Tawakkoul Karman.

O Prémio de Excelência da CEDEAO foi remetido por Sua Excelência o Senhor Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente da República do Gana, Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

Na tarde do domingo, 12 de dezembro, os laureados foram recebidos pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, durante um jantar. Foi a ocasião de Sua Excelência o Senhor Jean Claude Kassi BROU, felicitar os felizes beneficiários desses Prémios e de os exortar a esclarecer a juventude por meio das suas ações.

Em jeito de recordação, o Prémio de Excelência é lançado anualmente e as candidaturas provêm dos Estados-membros, quer uma só candidatura por categoria, quer  por sub-região.

A ANP (ANULA) OS 30% CONSEGUIDOS GRAÇAS AO PRESIDENTE ...QUAL SERÁ O PRÔXIMO PASSO ???

PROSPEÇAO OU EXPLORAÇAO ???

QUEM É QUE ESTARÁ A ENGANAR O POVO ?? 

A ANP (ANULA) OS 30% CONSEGUIDOS GRAÇAS AO PRESIDENTE.

 QUAL SERÁ O PRÔXIMO PASSO ? 

TRIBUNAL INTERNACIONAL ?

E SE O SENEGAL VOLTAR AOS 15%

E SE O FEITIÇO VIRAR CONTRA O FEITICEIRO NESSA RESPONSABILIZAÇO POLÍTICA QUE SE INSINUA ?

A VER VAMOS... 

ANP - Continuação da Sessão: Ordem do dia: Apresentação discussão e votação da proposta de Lei Geral Tributaria...Data: 15.12.2021 ...Local: Hotel Dunia.


Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 

CASO DEPUTADO APU: Afinal, apurou o DC, o deputado foi parado pela brigada fiscal, que está nas ruas numa grande operação para prender viaturas que não estão legais.

Fonte:  AAS

Sultão de Sokoto, supostamente, foge da janela, enquanto bandidos invadem a mesquita. Os bandidos supostamente sequestram 48 adoradores.

Sultan Of Sokoto, Reportedly, Escapes From Window, As Bandits Break Into State Mosque, Allegedly Kidnap 48 Worshippers 

By: 9News Nigeria

O Parlamento aprova resolução que anula Acordo de Exploração da Zona Conjunta entre a Guiné-Bissau e o Senegal. Dos 74 deputados presentes na sessão 70 votaram a resolução e 2 abateram. O parlamento é constituído por 102 deputados.


Veja Também:

Radiobantaba.com  15/12/2021

Os deputados votaram hoje na ANP a resolução que anula acordo de exploração na zona conjunta entre Guiné Bissau e Senegal que teria sido assinado entre os dois chefes do Estado.

Acordo assinado em outubro de 2020, a Guiné Bissau teria 30% de eventuais recursos petrolíferos e 70% ao Senegal.

O documento que teve 70 votos a favor, 2 abstenções e zero contra, foi lido por antigo ministro e deputado Armando Mango.

O presidente da ANP, Cipriano Cassamá, que não tomou posição na votação da resolução, irá transmitir a decisão dos parlamentares aos outros órgãos da soberania.

Armando Mango lamentou pelo facto de alguns titulares de órgãos de soberania que sabiam da existência do acordo, mas preferiram ficar em silêncio.

Os deputados afirmam que decidiram agir “em defesa dos superiores interesses da nação”. Assim declaram de “Nulo e sem qualquer efeito.”

Ainda no documento os parlamentares reafirmaram a determinação em manter boas relações com o país vizinho, o sentimento de fraternidade e respeito.

Cipriano Cassama esclareceu que foi ele que pediu que o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, desse-lhe o acordo para poder partilhar com os deputados.

Por outro lado,Inussa Baldé, secretário-geral da Agência de Gestão e Cooperação (AGC) que administra a parte da Zona Económica Conjunta marítima entre a Guiné-Bissau e o Senegal em 1993, refutou que os dois presidentes terem assinado qualquer acordo de partilha do petróleo.

Em conferência de imprensa nesta terça-feira em Bissau, Inussa Baldé afirmou que o que Sissoco Embaló e Macky Sall assinaram foi um acordo de gestão e cooperação, não um acordo petrolífero”.

Vários deputados exigem mesmo o fim da AGC e da Zona Económica Conjunta para que “cada país explore o seu petróleo”.

VISAO/LUSA

Secretário geral da Agência da Cooperação entre Guiné-Bissau e Senegal, Inussa Baldé está em conferência de imprensa para esclarecer sobre a zona comum de exploração.

PR DESAFIA TRIBUNAL MILITAR A TRABALHAR PARA QUE A CONDUTA MILITAR SEJA RESPEITADA

Odemocratagb.com

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, desafiou o Tribunal Militar da Guiné-Bissau a trabalhar para que a conduta militar seja respeitada e apela aos militares a manterem-se firmes, pois vai ser vigilante para começar a sentir a atuação do mesmo.

O chefe de Estado lançou este desafio hoje, terça-feira, 14 de dezembro de 2021, na posse do novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), José Pedro Sambú.

“Quero aproveitar esta oportunidade para apelar ao Tribunal Militar, a minha antiga casa, de que tem a grande responsabilidade”, disse.

Embaló enfatizou que até aqui “os militares têm estado equidistante de tudo que está a ser feito no país” e desafiou o Tribunal Militar a jogar o seu papel para que a conduta militar seja respeitada

“Temos que continuar firmes e respeitar a conduta militar. Eu enquanto comandante supremo das forças armadas vou ser vigilante e o Tribunal Militar tem que jogar o seu papel e tenho que começar a senti-lo”, sublinhou

O presidente da República voltou a criticar a atuação do STJ, lembrando que o contencioso eleitoral das últimas eleições presidenciais de 2019 atingiu “fortemente” a imagem do STJ e colocou em causa a própria reputação da justiça guineense.

“É preciso aprender com os erros cometidos no passado pelo Supremo Tribunal de Justiça, que agora renovado tem a responsabilidade de restaurar a sua boa imagem e reconquistar a confiança dos guineenses”, frisou.

O chefe de Estado disse que a Guiné-Bissau precisa de uma justiça competente, eficaz, capaz de decidir com qualidade, resolver litígios, a curto prazo, e garantir a segurança jurídica dos contratos.

“O Supremo Tribunal de Justiça deve dar o exemplo, ser uma instituição de referência e mostrar o caminho”, notou.

 Em reacção ao pedido formulado pelo novo presidente do STJ, José Pedro Sambú, Sissoco Embaló assumiu o compromisso de batizar o salão nobre do palácio da justiça com o nome do falecido presidente do mesmo órgão, Mamadu Saido Baldé, assegurando que todos os atos solenes do Estado passar-se-ão a ser realizados no salão nobre do palácio da justiça.

 No seu discurso improvisado, o Presidente da República pediu ao Procurador-Geral da República a trabalhar de mãos dadas com os outros órgãos da soberania, para que o país tenha nova imagem, combater a corrupção e o narco-estado. Umaro Sissoco Embaló destacou o papel que a Polícia Judiciária no combate a esses flagelos no país.

Por: Filomeno Sambú

Foto: arquivo

ANTIGOS COMBATENTES EXIGEM PENSÃO MENSAL DE 300 MIL FRANCOS CFA

 Odemocratagb.com

A Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria considera “insignificante” a pensão mínima de cento e dez mil (110.000) francos CFA aprovada pelos deputados da nação na Assembleia Nacional Popular para o ano económico 2022, cento e trinta mil francos CFA para 2023 e cento e cinquenta mil francos CFA para 2024. A associação exige, por conseguinte, o valor mínimo mensal de trezentos mil (300.000) francos CFA. 

“Antigos combatentes penhoraram suas juventudes e o valor de trezentos mil é o mínimo que talvez corresponda ao que eles merecem receber pelo tempo que passaram no mato, querem esse dinheiro logo para o ano 2022”. 

A exigência foi tornada pública pelo vice-presidente da Associação, Lourenço da Costa, esta terça-feira, 14 de dezembro de 2021, depois de uma reunião com o Secretário de Estado dos Combatentes em detrimento da realização de uma marcha reivindicativa, convocada para exigir o aumento da pensão dos antigos combatentes. 

O vice-presidente ameaçou que caso não tenham resultados concretos os antigos combatentes vão realizar uma marcha no próximo dia 23 de janeiro de 2022, data em que se comemora o dia dos antigos combatentes. 

“O dinheiro que foi aprovado na ANP é ilusório e insignificante, comparativamente ao que os governantes e parlamentares auferem.

Em reação, o Secretário de Estado dos Antigos Combatentes, Augusto Nhaga, afirmou que o assunto dos combatentes da liberdade da pátria deve ser assumido pelo Estado da Guiné-Bissau, não pelo governo, porque “o governo está em constante mudanças”. 

“O Estado deve assumir as diretrizes dos assuntos dos antigos combatentes, isto irá libertá-los dos jogos políticos”, precisou. 

Augusto Nhaga enfatizou que os combatentes são “património” da Guiné-Bissau e mostrou total abertura em dialogar com eles.

Augusto Nhaga apontou um dos desafios a realização de uma conferência nacional para debater as problemáticas dos antigos combatentes.

Aos jornalistas, o Secretário de Estado disse ter pedido aos combatentes para darem oportunidade ao governo e a terem em consideração as diligências que estão a ser levadas a cabo para solucionar os problemas que os afetam.

Nhaga garantiu que o valor da pensão mínima aprovado na Assembleia Nacional Popular teve um estudo de viabilidade de cumprimento, que o atual governo estará em condições de pagar gradualmente. 

Por: Djamila da Silva