terça-feira, 21 de junho de 2022

ENERGIA - Argélia, Nigéria e Níger querem construir gasoduto até à Europa

© Reuters

 Por LUSA    21/06/22 

Os ministros da Energia da Argélia, Nigéria e Níger acordaram no domingo construir "o mais cedo possível" do mega gasoduto trans-saariano (TSGP), para fornecer gás natural à Europa e acelerar o desenvolvimento económico destes países.

"A reativação do projeto TSGP acontece num contexto geopolítico e energético específico, marcado por uma forte procura de gás e petróleo, por um lado, e pelo estancamento da oferta devido à queda dos investimtnos, particularmente na oferta de petróleo e gás desde 2015", disse o ministro do Petróleo argelino no início da reunião.

De acordo com a agência de notícias espanhola Efe, os três ministros da Argélia, Nigéria e Níger, Mohamed Arkab, Timipre Sylva e Mahamane Sani Mahamadou, respetivamente, reuniram-se pela segunda vez desde fevereiro em Niamey com o objetivo de relançar o projeto, que será agora objeto de "consultas subsequentes através da equipa técnica constituída durante a reunião".

O ministro argelino classificou este gasoduto como "uma nova fonte de abastecimento para os mercados, cuja procura está a crescer devido ao lugar que o gás natural vai ocupar na futura composição energética".

A rota do gasoduto cruza estes três países africanos e pode também passar por outros Estados, como o Mali e o Chade, aproveitando a proximidade ao mercado europeu, defendeu ainda o governante argelino.

UMA DELEGAÇÃO DO COMITÉ INTERPARLAMENTAR DA UEMOA FOI RECEBIDA EM AUDIÊNCIA PELO CHEFE DE ESTADO, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Uma delegação do Comité Interparlamentar da UEMOA que se encontra reunida em Bissau numa sessão ordinária foi recebida em audiência ao princípio da tarde pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló.

Os deputados do CIP-UEMOA solicitaram a intervenção do Chefe de Estado guineense no sentido de facilitar a instalação do Parlamento da UEMOA o mais rapidamente possível na sua Sede em Bamako-Mali junto aos seus homólogos da CEDEAO na próxima Cimeira da Organização a ter lugar a 3 de Julho próximo.

De igual modo, os deputados do Comité Interparlamentar da UEMOA demonstraram no seu pedido expresso ao Chefe de Estado guineense o desejo de acompanharem a realização das eleições legislativas antecipadas de 18 de Dezembro.

Em resposta e depois de explicar aos deputados as razões que levaram à dissolução da nossa Assembleia Nacional Popular, o Presidente da República deu garantias de que na próxima Cimeira da CEDEAO de 3 de Julho irá abordar junto aos seus pares a questão relacionada com a rápida instalação do Comité Interparlamentar da UEMOA na sua Sede ainda em fase final de acabamento na capital maliana.

Em relação ao pedido de observação das próximas eleições legislativas guineense, o Primeiro Magistrado da Nação disse que iria levar a questão junto à CNE.



PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS VISITA O CENTRO DE INSTRUÇÃO MILITAR DE CUMERÉ

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas visitou hoje o Centro de Instrução Militar de Cumeré para se inteirar in loco sobre o estado de instalação e de equipamento destas instalações, com o qual se pretende melhorar a qualidade técnica e táctica dos diferentes ramos das nossas Forças Armadas que como se sabe, estão sofrendo ciclos de formação e preparação em diferentes países no âmbito das profundas reformas que o Chefe de Estado guineense quer ver introduzidas nas forças de defesa e segurança do país.

Recebido à sua chegada ao Centro de Instrução Militar de Cumeré pelo Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Marciano Silva Barbeiro e pelos membros do Estado-Maior General das Forças Armadas, tendo à cabeça o General Biaguê Nan Tam, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas percorreu demoradamente todo Centro e dialogou com os respectivos Comandantes e com as mais altas Chefias Militares dos diferentes ramos das Forças Armadas e teve igualmente oportunidade de passar em revista o estado de qualidade e de prontidão dos novos formandos, bem como ensaiar alguns materiais bélicos.


Veja Também:

  • Presidente da República visita Centro de Instrução Militar de Cumeré, para constatar as obras em curso e instalação de equipamentos  para operações técnicas e táticas.

Umaro Sissoco Embaló respondeu as questões colocadas pela imprensa sobre a situação política.

As reações do chefe de Estado foram registadas esta terça-feira na vila de Cumeré aquando sua visita ao campo de treinamento militar situado naquela aldeia, norte do país.👇

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 - Saudações

Em nome do Madem-G15 e, do líder Braima Camará - Bá Di Povo, vimos por este meio agradecer a todas e todos os que tiraram do seu precioso tempo para receber o Coordenador Nacional  dia 18 de junho, no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. Foi uma receção calorosa e acolhedora, digna de um grande líder, acompanhado em marcha lenta pelos 7 km até à sede do partido.

Um muito obrigado

Bem-Haja!

#HoraTchiga

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Coordenador Nacional faz apelo aos ativistas afetos ao Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15... #HoraTchiga

MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL NOMEIA NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU

 JORNAL ODEMOCRATA  20/06/2022  

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, nomeou o Presidente da Resistência da Guiné-Bissau – Movimento Ba-fatà, Fernando Mendes, presidente interino da Câmara Municipal de Bissau (CMB).

Através do despacho n°0199/2022, com a data de 20 de junho, Fernando Gomes decidiu suspender das suas funções o Presidente da CMB, Luís Enchama, o vice-presidente, Augusto Dafa, e o secretário geral, Lente Embassa.

O ministro argumentou que tomou essa decisão por o sindicato de base da CMB denunciar alegados atos de corrupção praticados pela atual direção do edil de Bissau e em especial pelo seu Presidente, Luís Enchama, “que sob pretexto de acordo de partilha com os ocupantes tradicionais apoderaram de vários terrenos para benefícios pessoais”.

Lê-se ainda no despacho que o sindicato denunciou também atos de corrupção praticados pelo presidente e os seus colaboradores diretos no que se refere à concessão de terrenos de domínio público [como é caso de espaços frente ao cemitério de Antula], duplicação intencional de acordo de partilha com os ocupantes tradicionais no bairro de Antula, não pagamento ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) dos descontos efetuados aos trabalhadores da câmara e a suspensão “abusiva e ilegal” de alguns trabalhadores da edil de Bissau.

Antigo conselheiro especial do Presidente da República lembrou que é do conhecimento público que, nos últimos tempos, tem havido problemas graves entre os munícipes da cidade de Bissau, apontando a má gestão da atual direção da CMB, sublinhando que era urgente pôr cobro e corrigir essas situações que “não dignifica uma instituição do Estado”.

Por: Tiago Seide