sábado, 24 de dezembro de 2016

REPRESENTAÇÃO DO PRS NO REINO UNIDO

REPRESENTAÇÃO DO PRSGB NO REINO UNIDO - RPRSGB-UK·SÁBADO, 24 DE DEZEMBRO DE 2016


GUINÉ-BISSAU AINDA CONTINUA NUMA SITUAÇÃO POLÍTICA DIFÍCIL, MAS O VALOR DO NOSSO POVO CONTINUA A MARCAR O PRINCIPAL OBJETIVO DA NOSSA EXISTÊNCIA E DA NOSSA DEMOCRACIA COMO INDISPENSÁVEL PATRIMÓNIO DO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. 

È NESTA LÓGICA QUE A REPRESENTAÇÃO DO PRS NO REINO UNIDO, VEM POR ESTE MEIO CUMPRIMENTAR E FELICITAR TODOS OS SEUS MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS, DESEJANDO-LHES FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO 2017. PARA QUE TENHAM SAÚDE, PROSPERIDADES, FELICIDADES, ESTABILIDADE SOCIAL E FINANCEIRA, E AINDA PARA QUE O ANO 2017 SEJA UM ANO DE RECUPERAÇÃO DA NOSSA DEMOCRACIA E ESTABILIDADE INSTITUCIONAL.

COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS

DIREÇÃO 

LONDRES, 23 DE DEZEMBRO DE 2016

Forte do Boko Haram capturado por exército nigeriano

O exército nigeriano capturou um campo do Boko Haram na floresta de Sambisa, que era uma das últimas fortalezas do grupo jihadista no país, disse o Presidente Muhammadu Buhari neste sábado 24 de Dezembro.

Acção do exército nigeriano contra o Boko Haram na floresta de Sambisa, em 2015.
Buhari disse em comunicado que a tomada do Campo Zero marca o "ataque final aos terroristas do Boko Haram no seu ultimo enclave na floresta de Sambisa", numa incursão que levou meses de campanha em 1300 metros quadrados de floresta, localizada no nordeste do estado Borno.

O comunicado de Buhari não mencionou no entanto algum conhecimento de onde possa estar localizado o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau.

O Boko Haram tem intensificado os seus ataques recentemente, depois de vários meses de pausa, naquele que é já o sétimo ano do grupo, que já matou mais de 20 mil pessoas. O conflito criou uma crise humanitária.

VOA

Visita de Presidente da Republica da Guiné-Bissau a Escola Profissional SENEAI - Situado na zona da Granja

Visita a Escola Profissional SENEAI - Situado na zona da Granja


Um PROJECTO BRASIL - GUINE-BISSAU

Um dos vectores para a modernização da estrutura económica do nosso país no presente e no futuro é, sem dúvida, a formação contínua de uma força de trabalho competente para a produção.

O Ensino Técnico Profissional é um recurso principal da formação e preparação da juventude para a sua participação efectiva na edificação do país.

Este projecto tem o apoio do Governo do Brasil, que muito tem formado os nossos jovens.












                                                                     Ver mais fotos...
Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau via facebook


Nigéria: Presidente diz ter expulso Boko Haram de um dos últimos bastiões

Abuja, 24 dez - O presidente da Nigéria Muhammadu Buhari afirmou hoje que o exército nigeriano "esmagou" os terroristas do Boko Haram na floresta de Sambisa, um dos últimos redutos do grupo islâmico no nordeste deste país africano.


O exército realiza, há vários meses, ofensivas nesta floresta de cerca de 1.300 quilómetros quadrados, localizada no estado de Borno, onde os combatentes do grupo se refugiaram depois de alguns reveses militares.

"Estou muito contente e muito orgulhoso dos bravos soldados do Exército nigeriano, depois de saber desta notícia tão gratificante que há tanto tempo esperávamos: expulsar os terroristas do Boko Haram do seu último enclave na floresta de Sambisa", afirmou Buhari num comunicado.

O chefe de Estado elogiou a determinação das tropas nigerianas que "conseguiram finalmente penetrar e esmagar o que restava dos rebeldes do Boko Haram no Campo Zero, situado no coração da floresta de Sambisa".

"O Chefe do Estado Maior do Exército disse-me que o campo foi tomado por volta das 13:35, na sexta-feira, e que os terroristas estavam em fuga, sem ter para onde ir", disse o presidente, exortando os soldados a "persegui-los" para que "sejam levados à justiça".

O destino de Abubakar Shekau, o líder da fação de Boko Haram da floresta de Sambisa, não foi indicado no comunicado.

Shekau dirigiu o movimento, que declarou lealdade ao autoproclamado movimento Estado Islâmico (EI) por vários anos, até a criação de uma fação dissidente cujo líder, Abu Musab al-Barnawi, foi nomeado em agosto pelo Estado Islâmico.

Na quarta-feira, o exército anunciou a libertação de 1.880 civis que estavam nas mãos do Boko Haram e capturou mais de 500 combatentes durante a semana passada, na floresta de Sambisa.

O grupo islamita é autor de numerosos sequestros, incluindo o de mais de 200 estudantes do sexo feminino da cidade de Chibok em abril de 2014. Apenas algumas foram encontradas desde essa altura.

NAOM

MANIPULAÇÃO POLITICA É O RECURSO DE UM LIDER FALHADO E PRESSIONADO POR MAIORIA DOS RESPONSAVEIS DE SEU PARTIDO

 O QUE É MANIPULAÇÃO POLÍTICA?
PROPUSEMOS ESTE TEMA PARA MELHOR DESMISTIFICAR AS ACÇÕES QUE O DSP VEM TENDO JUNTO DAIMPRENSA GUINEENSE ONDE PULULAM SEUS APOIANTES/PRESTADORES DE SERVIÇOS
A MANIPULAÇÃO NOS JORNAIS, RÁDIOS E BLOGUES 
O tipo de Jornalismo que os apoiantes do DSP desenvolvem, hoje em dia, é a manipulação da informação. DSP tem usado os Blogues, Rádios, Jornais, etc..., numa acção concertada com pessoas já identificadas.

O principal efeito dessa manipulação é que os órgãos de imprensa não reflectem a realidade. A maior parte do material que a Imprensa oferece ao público tem algum tipo de relação com a realidade. Mas essa relação é indirecta. É uma referência indirecta à realidade, mas que distorce a realidade. Tudo se passa como se a Imprensa se referisse à realidade apenas para apresentar outra realidade, irreal, que é a contrafacção da realidade real. É uma realidade artificial, não-real, irreal, criada e desenvolvida pela Imprensa e apresentada no lugar da realidade real. A relação que existe entre a Imprensa e a realidade é parecida com a que existe entre um espelho deformado e um objecto que ele aparentemente reflecte: a imagem do espelho tem algo a ver com o objecto, mas não só não é o objecto como também não é a sua imagem: é a imagem de outro objecto que não corresponde ao objecto real. 

Assim, o público — a sociedade — é quotidiana e sistematicamente colocado diante de uma realidade artificialmente criada pela Imprensa e que se contradiz, se contrapõe e frequentemente se sobrepõe e domina a realidade real que ele vive e conhece. Como o público é fragmentado no leitor ou no telespectador individual, ele só percebe a contradição quando se trata da infinitesimal parcela de realidade da qual ele é protagonista, testemunha ou agente directo, e que, portanto, conhece. A imensa parte da realidade ele a capta por meio da imagem artificial e irreal da realidade criada pela Imprensa; essa é, justamente, a parte da realidade que ele não percebe directamente, mas aprende por conhecimento. 

Daí que cada leitor ou ouvinte tem, para si, uma imagem da realidade, que na sua quase totalidade, não é real. É diferente e até antagonicamente oposta à realidade. A maior parte dos indivíduos, portanto, move-se num mundo que não existe, e que foi artificialmente criado para ele justamente a fim de que ele se mova nesse mundo irreal. 

A manipulação das informações se transforma, assim, em manipulação da realidade. Uma pena e desperdício, pois que felizmente que os emigrantes e demais expatriados e residentes se comunicam, trocando impressões e informações.

Não adianta continuarem a subjugar as informações, que o povo acaba conhecendo, porque POVO I KA TULU-DÊ. TODOS OS GUINEENSES SABEM QUE O DSP VEM MANOBRANDO NO INTERIOR DO PAIGC, PARA CONTINUAR A DOMINAR O PARTIDO UTILIZANDO GRANDE QUANTIDADE DE DINHEIRO E VIATURAS. ALÉM DE SER CLIENTE CLIENTE FIXO DE ORGANIZAÇÕES CÍVICAS, POR ENCOMENDAR MARCHAS TIPO DO MOVIMENTO DE CIDADÃOS DITOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS; 

DSP TENTA PARALISAR A FUNÇÃO PUBLICA, MAS OS TRABALHADORES SABEM QUE ELE FOI UM LÍDER/CHEFE DE GOVERNO MUITO CORRUPTO E GANANCIOSO, QUE EM MENOS DE UM ANO DELAPIDOU AS FINANÇAS PUBLICAS, LESANDO A PÁTRIA. AINDA POR CIMA, VEM OSTENTANDO BENS MAL ADQUIRIDOS, FINGINDO E FAZENDO-SE DE VITIMA. ELE DSP, BOICOTOU TODAS AS TENTATIVAS DE RESOLUÇÃO DA CRISE QUE CRIOU E ALIMENTA COM SUA POLITICA DE TERRA QUEIMADA - MANIPULANDO ALGUNS SECTORES DA SOCIEDADE GUINEENSE, CUJA MAIORIA SILENCIOSA ESTÁ COM O PRESIDENTE JOMAV. 
VIVA JOMAV - HOMI KU GUINÉ MISTI !

Tratamentos tão perto e tão longe, no maior hospital público da Guiné-Bissau

No Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, falta quase tudo: medicamentos, lençóis e comida, por exemplo. Curiosamente, há aparelhos de diagnóstico modernos, mas estão parados.

Hospital Nacional Simão Mendes de Bissau
Ao percorrer as várias unidades do Hospital Nacional Simão Mendes pode sentir-se uma ambivalência de emoções: esperança de vida e desespero por se perderem vidas, por vezes, por tão pouco.

Num dos quartos do internamento, a DW África encontrou uma paciente num estado visivelmente frágil. Enrolada em panos tradicionais de Guiné-Bissau em tons de laranja e sentada na cama, sem lençóis, a paciente estica as pernas inchadas sobre uma cadeira de plástico. A doente depende da filha para poder ter comida ou lençóis para se deitar. 

A paciente veio do interior do país para Bissau em busca de cuidados de saúde. Mas nem na capital se pode tratar a sua doença: insuficiência renal. "O diretor clínico falou com os familiares [da doente] para saber se têm condições para a transferir para o exterior para fazer tratamento", afirma o enfermeiro.

A insuficiência renal é uma das doenças mais preocupantes na Guiné-Bissau. O país ainda não consegue tratar os pacientes, principalmente quando a doença se encontra em estado grave.

Normalmente falecem os doentes com insuficiência renal aguda

Recentemente, o hospital registou "dois, três casos de insuficiência renal aguda, que tiveram algumas complicações e [as pessoas] faleceram quase no mesmo momento", lamenta Nelson Delgado, o único médico especializado em nefrologia no Hospital Nacional Simão Mendes.

"É uma situação muito lamentável que estamos a atravessar aqui no hospital. Na insuficiência renal aguda não temos o que fazer com os pacientes. Normalmente falecem", confessa o médico.
Nelson Delgado, o único nefrologista do hospital

Quando a doença está numa fase avançada, é necessário o tratamento de hemodiálise. Uma solução aparentemente simples e disponível em muitos países africanos. Contudo, ainda não é possível na Guiné-Bissau.

Quem pode procura tratamento no exterior. Mas no Senegal cada sessão de hemodiálise chega a custar 100 mil francos CFA, ou seja, cerca de 150 euros. O que torna o tratamento insustentável para a maioria dos doentes. Quando é possível, aciona-se o mecanismo de evacuação médica no âmbito da cooperação com Portugal. Mas é um processo lento. E se o paciente for sinalizado já em fase avançada da doença, o mais provável é não haver tempo para a evacuação.

Com uma verdadeira aposta na hemodiálise na Guiné-Bissau, "muitas vidas poderiam ser salvas", ressalva o médico nefrologista Nelson Delgado.

O hospital tem estas instalações novas para iniciar tratamentos de hemodiálise

A solução fechada à chave

No entanto, enquanto continuam a morrer pessoas por falta de acesso ao tratamento, sabe-se que existe um aparelho de hemodiálise há vários anos no hospital. Está desmontado e guardado numa sala, cuja chave se encontra com o Ministério da Saúde, segundo fonte hospitalar. A máquina terá sido doada por uma organização internacional, que promoveu ainda a formação de vários técnicos.

"Estou aqui como especialista há dois anos sem estar a fazer hemodiálise Também fizemos um curso em Marrocos, de alguns dias, onde vimos como se trabalha com a hemodiálise, com alguns técnicos que estão aqui. Mas já se passou mais de um ano dessa formação. É necessário fazer uma reciclagem aos técnicos a fim de poderem fazer [o tratamento]”, sublinha o médico Nelson Delgado.

Além disso, o Hospital Nacional Simão Mendes tem já preparada uma nova unidade de hemodiálise. Todos aguardam o início de um tratamento que poderá salvar muitas vidas. Entretanto, muitas se perdem. Ninguém compreende o paradoxo.

Técnicos e doentes expostos a radiações

 
É com este velho aparelho e nesta sala
sem proteção que se fazem as
radiografias

A inutilização de aparelhos novos é um problema geral. Na unidade de radiologia trabalha-se em constante desequilíbrio entre a falta de recursos e a não utilização de equipamentos que se encontram no hospital.

"Esta é uma sala de mamografia nova, mas não temos instalado o chassi nem a revelação. Precisamos também de reciclagem dos técnicos para a sua utilização", justifica Hécio Norberto Araújo, técnico de radiologia e diretor do serviço. Por isso, a máquina de mamografia continua também por estrear. Assim, torna-se impossível o diagnóstico precoce de doenças como o cancro.

Há também um novo aparelho de raio x parado, devido à falta de componentes. Na falta de opções, o velho equipamento de raio x, com arranjos improvisados de fita-cola, continua a ser muito requisitado. No entanto, a pequena sala de diagnóstico “não tem proteção” contra as radiações, explica o técnico Hécio Norberto Araújo, que está diariamente exposto a radiações. 

Diagnóstico tardio na pediatria
A pequena Roquiato Sanha aguarda
por tratamento no exterior

A pequena Roquiato Sanha, de sete anos, sofre de cardiopatia. O maior hospital público da Guiné-Bissau não consegue tratar a menina, que está à “espera de uma evacuação” há mais de um ano, explica a mãe da criança.

O diagnóstico tardio de doenças pode ser fatal. No entanto, nem sempre é fácil diagnosticar doenças atempadamente. O eletrocardiograma quase não funciona no serviço de pediatria, devido à falta de formação de técnicos, o que explica o "diagnóstico tardio" de doenças. "Normalmente acabamos por descobrir uma cardiopatia já no estado terminal, que já podia ter sido resolvida muito antes", afirma Nádia Mendes da Silva, médica de clínica geral e diretora do serviço de pediatria.

Por isso, quando se faz uma "junta médica a fim fazer uma evacuação para o exterior", "normalmente acontece tarde". "Às vezes fazemos a junta, mas a criança nem chega a ir, porque acaba por falecer", lamenta a médica.

No serviço de pediatria faltam também especialistas. Com apenas nove médicos – um único especializado em pediatria – e 38 enfermeiros, o atendimento costuma demorar.

Médicos trabalham com o mínimo de recursos

Mansatá Cassama precisa de fazer um
TAC, aparelho que só existe no
Hospital Militar da Guiné-Bissau
Mansatá Cassama veio do norte da guiné-Bissau para os cuidados intensivos do Hospital Nacional Simão Mendes devido a complicações com diabetes quando estava com oito meses de gravidez. Perdeu o bebé e o quadro clínico acabaria por se agravar. "O meu problema é no olho, agora nem consigo ver", explica Mansatá Cassama.

Devido ao aparente descolamento da retina que sofreu, Mansatá Cassama precisa de fazer uma Tomografia Axial Computarizada ou TAC. Mas o hospital não tem. O único que existe está no Hospital Militar.

"Às vezes, o aparelho tem problemas, porque é o único que tem no país e a procura é grande. Quando o aparelho tem problemas, acabamos por solicitar também no país vizinho, Senegal, só que isso custa dinheiro. Como aqui, no nosso país, custa 75 mil francos CFA [mais de 110 euros], dependendo da tomografia. Os nossos pacientes, às vezes, não têm [esse dinheiro], o que limita o diagnóstico. Trabalhamos com muita dificuldade", descreve a doutora Luísa Sanca Nhaga, da unidade de cuidados intensivos.

O ideal: apostar da formação
Luísa Sanca Nhaga, médica de clínica geral, diz que por
vezes faltam medicamentos de emergência

Com a instabilidade política agravaram-se as necessidades do hospital de referência da Guiné-Bissau e caíram por terra as expectativas da equipa hospitalar, que esperava mais atenção e apoio por parte das autoridades. Organizações internacionais como a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras prestam apoio. 

Mas, mesmo assim, assegura a médica dos cuidados intensivos Luísa Sanca Nhaga, perdem-se muitas vidas por falta de condições básicas de assistência. "Falta muita coisa, como medicamentos de urgência. Às vezes, quando estamos em plena paragem cardíaca, temos de solicitar ao paciente para comprar medicamentos que faltam, mas são coisas que deveriam estar no serviço", diz Luísa Nhaga.

A falta de meios técnicos é gritante. Mas, de uma maneira geral, médicos e enfermeiros destacam sobretudo a escassez de recursos humanos. No serviço de cuidados intensivos, por exemplo, há um único cardiologia. A médica Luísa Sanca Nhaga defende que é necessário "persistir na formação técnica e em condições de trabalho, porque isso vai diminuir a mortalidade dos nossos pacientes, da nossa população e também vai diminuir a evacuação médica que fazemos sempre para o exterior". 

"O ideal é que o país invista em formar os nossos técnicos e equipar os nossos hospitais, porque muita gente morre por coisas que atualmente em medicina os doentes não deveria morrer", conclui a doutora Luísa Sanca Nhaga.

DW

Hamas e Jihad Islâmica congratulam-se com resolução da ONU contra Israel

Os movimentos islamitas Hamas e Jihad Islâmica congratularam-se hoje com a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) contra os colonatos judeus e consideraram que é uma "mudança" na política da comunidade internacional.


"O Hamas dá as boas-vindas a esta resolução e congratula-se com mudanças positivas na postura da comunidade internacional que apoia os direitos dos palestinianos nos organismos internacionais", afirmou em comunicado o porta-voz do Hamas, Fauzi Barhum.

No referido comunicado, o Hamas exorta a comunidade internacional a fazer mais pela causa palestiniana e a pôr fim à ocupação israelita.

Por seu turno, Mushir al-Masri do movimento Jihad Islâmica considerou que esta resolução, que condena e declara ilegais os colonatos, reitera claramente a recusa do mundo à política de Israel.

A resolução, aprovada por 14 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, exige o cessar "imediato" e "completo" dos colonatos judeus em território ocupado e insiste que a solução para o conflito do Médio Oriente passa pela criação de um Estado palestiniano que conviva juntamente com Israel.

Contudo, esta via está em perigo devido à expansão dos colonatos, sublinha o comunicado, considerando que são "uma flagrante violação da lei internacional e um grande obstáculo para conseguir uma solução de dois estados, assim como uma paz justa, duradoura e completa".

Noutro comunicado, Daud Shihab, porta-voz da Jihad Islâmica, interpreta a resolução como "uma condenação clara às políticas de ocupação [israelita] e as agressões contra o povo palestiniano".

"É uma vitória palestiniana" e "um consenso dos países do mundo contra Israel e as suas políticas", considerou Shihab.

Por Lusa

Represálias diplomáticas de Israel contra Nova Zelândia e Senegal

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, determinou hoje "uma série de medidas diplomáticas" contra a Nova Zelândia e o Senegal, países que promoveram a votação que levou à aprovação da resolução da ONU contra os colonatos israelitas.


A resolução, inicialmente proposta pelo Egito e que devia ter sido votada na quinta-feira, foi finalmente apresentada na sexta-feira a votação, por iniciativa da Nova Zelândia, do Senegal, da Malásia e da Venezuela, depois de um volte face do Cairo.

Israel não tem relações diplomáticas com a Malásia e Venezuela.

Poucas horas após a votação da resolução, Benjamin Netanyahu anunciou o regresso "imediato" dos seus embaixadores na Nova Zelândia e no Senegal "para consultas", segundo um comunicado dos serviços diplomáticos.

Também decidiu cancelar a visita do ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, prevista para janeiro, e determinou o cancelamento de todos os programas de ajuda, no Senegal, e a anulação das visitas a Israel de embaixadores não residentes no Senegal e na Nova Zelândia.

Benjamim Netanyahu já tinha anunciado que Israel não vai cumprir a resolução aprovada, na quinta-feira, pelo Conselho de Segurança da ONU, que exige o fim imediato da colonização, em territórios palestinianos.

NAOM

EFEMÉRIDE NATAL

Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Feliz Natal a toda nação guineense em especial pessoas que crêem no cristo ( toda família cristã ) um feliz Natal é o que todos desejamos neste tempo conturbado e que sempre se mantém a nossa intrínseca solidariedade principalmente entre religiões . Para ja: Viver o Natal Feliz é o que todos esperamos. Ser Feliz a partir do Natal é um projeto que deve ser assumido por nós enquanto dirigentes desse país híbrido e multi-religiososa.

Em nome do governo desejo um feliz natal para todos Guineenses em toda parte desse maravilhoso universo, deus vos abençoe
Um bem haja