sexta-feira, 6 de novembro de 2020

NO COMMENT

Fonte: Bernardo Mário Catchura

Construção da estrada Avenida Macky Sall

 

Hoje por volta das 13hs; Câmara Municipal da Guiné-Bissau ordenou que todas as lojas e supermercados da Avenida Macky Sall evacuar as suas instalações no prazo de 24 horas para permitir o início da construção da estrada na segunda-feira 09 2020

Todas as lojas ao longo da avenida deverão permanecer fechadas por 6 meses. 

Mas a maior parte dos comerciantes reclamou do aviso rápido e ficaram muito frustrados devido à falta de local para recolocar os seus bens e propriedades.



Djamu djanfa e o Pedido de demissão do Dr. Vitor Mandinga - BY: PROF. DR. FODÉ MANE

Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

BY: PROF. DR. FODÉ MANE

Djamu djanfa e o Pedido de demissão do Dr. Vitor Mandinga

O pedido de demissão de um cargo não é um acto normal na Guiné-Bissau, por isso, é uma questão que está a invisibilizar o essencial da sua carta. Eu até não levo a sério a sua intensão, pelo que já assisti do seu percurso e da sua forma de ser como homem, resumido numa das suas citações de preferência, “ só o burro é que não muda”. Mas o essencial para me é o ponto 2 dos seus fundamentos.

Neste item demonstrou aquilo que devia ser a preocupação de todos os cidadãos que têm o mínimo interesse sobre a boa governação.

A sua discordância com o Orçamento Geral de Estado proposto, em que vincou a visão do Sr. Aladje Fadia, endividar para por nas despesas correntes e não investir naquilo que podia alavancar a economia, endividar, endividar e quando as moratórias cessarem, saltar do barco e deixar o fardo para quem pretende organizar a economia, como se isso não bastar, instigar a população e corromper os sindicatos para provocarem a perturbação social.

Sei que o Dr. Nado pode não ter a real intensão de sair, mas alertou para uma situação difícil em que o país está, em termos de governação e num horizonte tão curto, vamos sentir os efeitos. È conveniente para o Umaro Sissoco e o Fadia este modelo de atuação, porque basta sair uma nota da Presidência, sai o dinheiro do cofre do Estado e o resto o Fadia sabe como fazer.

O barco está a caminhar em direcção a uma rocha, temos que agir, se não, nem só os marinheiros vão afundar-se, será todo o país. Por isso, devemos reflectir sobre a carta do Dr. Nado e ver o que ele sentiu de verdade e que não consegue explicar na sua carta totalmente. É um sério aviso a navegação, mas aos passageiros.

                                            DR. FODE MANE



Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com as representantes da Plataforma Politica das Mulheres da Guiné-Bissau.



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com a Representante do Secretario-geral da ONU na Guiné-Bissau - Sra Rosine H. Sori-Coulibaly.






 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GREVE: UNTG REÚNE A TROPA E PARTE PARA A 'GUERRA'


Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Representante da ONU na Guiné-Bissau confirma encerramento de missão política em dezembro

Por LUSA

A representante do secretário-geral da ONU em Bissau, Rosine Sori Coulibaly, confirmou hoje que o Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) encerra em dezembro.

"Informei o Presidente da República que conforme a resolução e decisão do Conselho de Segurança a UNIOGBIS vai encerrar no final do ano e que haverá uma cerimónia oficial de encerramento", disse Rosine Sori Coulibaly.

A representante, que falava aos jornalistas após um encontro com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, salientou que a missão encerra, mas que as Nações Unidas vão continuar a apoiar o país e o povo através das várias agências.

A missão da ONU na Guiné-Bissau foi estabelecida foi criada em 1999, no final do conflito político-militar no país, por determinação do Conselho de Segurança.

O Gabinete de Apoio à Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau foi estabelecido em 25 de junho de 1999, tendo em 2010 passado a ser uma missão integrada.

Última Hora: Baciro Candé divulga lista dos jogadores para embate com Senegal


Selecionador nacional Baciro candé divulgou hoje a lista definitivo para a dupla confrontação com os GAINDÉS de Senegal a contar para eliminatória do CAN camarões 2022 que conta com 7 novidades entre eles, Aurisio Saliu Fernandes Embaló Junior,Maudo Baldé,Alfa Semedo Esteves,Opa Sanganté,Atair Mimito Rocha Biai, Zidane Agustine Banjaqui, Alenxandre Mendy.

Lista difinitivo

Guarda Redes

01-Jonas Mendes

02-Rui Suleimane Camará Dabó

03-Marco Aurelio Djocó

Defesas

04-Eulanio Angelo Chipela Gomes

05-Jefferson Encada

06-Marcelo Amando Dlaló Taritolay

07-Rudinilson Brito e Silva

08-Aurisio Saliu Fernandes Embaló Junior

09-Maudo Djaurjué

10-Ladislau Leonel Ucha Alves

11-Juary Marinho Soares

Médios

12-judilson Mamadu Tuncara Gomes

13-Alfa semedo Esteve

14-Opa Sangaté

15-Jorge Braima Candé Nogueiras

16-João Lamine Jaqueté

17-Moreto Cassama

18-Atair Mimito Rocha Biai

19-Zidade Agustine Banjaqui

AVANÇADOS

20- Mama Samba Baldé

21-Piquete Djassi Brito e Silva

22-João Mario Nunes Fernandes

23-Jorge Fernando Barbosa Íntima

24- Joseph Mendy

25-Alexandre Mendy

26- Carlos Apna Embaló.

Baciro candé disse que não pode contar com os jogadores que não estão disponiveis para representar a selação,fazendo alusão aos jogadores Guineenses indicisos.

Mister Candé promete trabalhar para colocar a selação nacional em mais alto nivel em termos de competividade.

Por outro lado falou de Sadjo Mané ” é um jogador de outra dimensão Mas nós temos nosso papel que é de defender a nossa parte e para isso apostamos no colectivo”, afirmou

Por fim o Selecionador Baciro candé disse que vai jogar com contensão em senegal e procurar 03 pontos em casa.

Com/CGB

EUA, Europa, Brasil: o que está acontecendo?


O mundo vive neste momento uma grande expectativa em torno do processo eleitoral norte-americano. A indefinição dos resultados e as múltiplas denúncias de irregularidades estão pondo em causa a estabilidade da maior potência do Ocidente.

A Europa, por outro lado, vai afundando numa instabilidade de restrições das liberdades civis, de uma reprogramação dos hábitos de vida, a propósito de uma pretensa segunda onda viral.

Ao mesmo tempo, atentados terroristas voltam a assombrar os grandes centros europeus.

No Brasil parece dar-se um compasso de espera.

O que está acontecendo?

José Carlos Sepulveda

A Guiné-Bissau já exportou 149 mil toneladas da castanha de Cajú.


A Guiné-Bissau já exportou 149 mil toneladas da castanha de Cajú. O anúncio foi feito hoje pelo Presidente do Conselho da Administração da Agência Nacional de Cajú, Caustar Dafa, na sequência da realização já na próxima semana do Workshop Nacional sobre a valorização da castanha de caju.

Por Aliu Cande / Radio Bantaba

Falta de visão e prioridade do Ministério do Interior causa mal-estar


Por CNEWS  Novembro 6, 2020 

A forma “aleatória” como os oficiais estão a ser nomeados e o atual modelo do ingresso do pessoal no Ministério do Interior estão na origem de situações de “descontentamentos” em todos os níveis, na instituição, apurou o CNEWS, junto de uma fonte do órgão governamental guinenese.

O Informante do Capital News indicou que a situação de nomeação teve “maior evidência” nas valências do Comando Geral da Guarda Nacional, nomeadamente, na Brigada da Ação Fiscal (BAF), Brigada Costeira (BC), no Comando Geral e no Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP). Nestes serviços, segundo a fonte, “pessoas foram promovidas sem critérios normais, algunas das quais sem vínculo com o Estado da Guiné Bissau”, referiu.

A situação é ainda “mais grave”, a nível dos antigos altos oficiais do Ministério do Interior, numa altura em que o Serviço de Investigação Criminal da Guarda Nacional se encontra “sem viatura de trabalho, comissário nacional adjunto para área de operações sem viatura de serviço, diretor do Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal (DIPIC), Pedro Lopes Mbol, sem gabinete de serviço, encontrando-se abrigado no gabinete do seu adjunto” relata a fonte.

Esta falta se verifica numa altura em que o ministro do interior, Botché Candé, teria entregado perto de dois milhões de francos CFA a um grupo de mulheres do mesmo Ministério, que se encontrava numa suposta preparação policial na Base Aérea de Bissalanca (Perto de Bissau). A nossa fonte avançou ainda que a outra situação em curso no ministério do Interior prende- se com a “criação” do Grupo Cultural (Grupo di Mandjuandadi) na corporação do Ministério, com destaque para o Comando Geral da Guarda Nacional.

Sobre os recentes trabalhos de confirmação dos números de efetivos existentes a nível do Ministério do Interior, o confidente do CNEWS garante que os trabalhos são inconclusivos, “faltando registos a nível da POP, BC, Direção geral da Migração e Fronteiras, onde foram registados mais de 1.300 pessoas, considerados auxiliares”, revela a fonte.

Os trabalhos de preparação do Comando das Mulheres do Ministério do Interior terminam esta sexta-feira (06.11), com desfile no pátio do Ministério do Interior.


Guine Bissau - Atualidade Nacional - RTP Africa

“SE OS PARTIDOS COMEÇAREM A MANIFESTAR PODEMOS ENTRAR NUMA SITUAÇÃO MAIS CRÍTICA”- adverte analista político


O politólogo Guineense e comentador permanente da rádio Sol Mansi, perante a nomeação do vice-primeiro-ministro, aponta a continuidade da incoerência no cumprimento da legalidade e o esvaziamento do poder do Primeiro-Ministro e do ministro da Economia. Rui Jorge adverte que o país poderá conhecer momentos críticos

Na quarta-feira, o presidente da Republica surpreendeu com a nomeação de Soares Sambú como vice-primeiro-ministro e ministro da presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, coordenador para a Área Económica, sem alegadamente consultar o Governo.

“Estamos perante a um cenário de continuidade de manifestações de incoerência relativamente a questão de cumprimento de legalidade, quer a Constituição da República, quer a orgânica do Governo não previu a figura do vice-primeiro-ministro, por outro lado, temos o esvaziamento dos poderes do Primeiro-ministro e do ministro da Economia”, descreveu Rui Jorge Semedo, em análise esta manhã.

Rui Jorge Semedo diz que o decreto presidencial, [número 53/2020], que nomeou Soares Sambu ao cargo do vice-primeiro-ministro, para além de não seguir como as outras linhas de cumprimento das leis do país, mas também foi uma acção que fez mostrar-se algumas manifestações de desentendimento dentro da base da aliança dos partidos [Madem-G15, PRS e APU-PDGB] que sustentam actual executivo.

“Não podemos ver de uma forma simples o pedido de demissão do ministro da Economia e é o mínimo que podemos esperar, o senhor presidente no seu decreto diz que a decisão foi tomada sob proposta do próprio primeiro-ministro e se isso realmente é verdade; então o Primeiro-Ministro está a passar o seu certificado de incompetência. Sabemos que o Primeiro-Ministro é invisível e está acobertado pelo presidente da República que, além da presidência, está a chefiar o governo e uma das provas é a sua presença no conselho de ministros e das decisões que já tomou”, enfatiza.

Rui Jorge adverte que este comportamento mostra que o país está no caminho da implementação do sistema de presidencialismo e criar a figura do vice-primeiro-ministro “que não existe” deixa “cair o véu” demonstrando que a cada dia o país caminha pelo presidencialismo.

Perante este cenário, o politólogo assegurou que o futuro político guineense aponta o regresso a instabilidade política que poderá conduzir a queda do governo e ainda pode haver as situações mais indesejáveis.

“Neste momento estamos numa acalmia mas tudo indica que se os partidos começarem a manifestar podemos voltar num momento de disputa que poderá conduzir a queda do governo e numa situação mais crítica poderemos ter situações mais indesejáveis que poderão botar por terra outros órgãos de soberania”, adverte Rui Jorge Semedo.

Dias depois da nomeação de Sambu, para o cargo do vice-primeiro-ministro e ministro da presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, coordenador para a Área Económica, Vítor Mandinga pediu a sua demissão do cargo de ministro da Economia por considerar que foi esvaziado as suas "competências orgânicas".

Em Maio último, três formações políticas [Madem-G15, segunda força política do país, com 27 deputados, Partido da Renovação Social, que elegeu 21 deputados e APU-PDGB com 5 deputados] que suportam o novo governo de décima legislativa, liderado pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, assinaram um acordo de incidência parlamentar.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Radiosolmansi.net

PGR DENUNCIA CORRUPÇÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE BISSAU

O Procurador-geral da Republica (PGR), Fernando Gomes, anunciou que existem fortes indícios da corrupção na Camara Municipal de Bissau.

Fernando Gomes falava, hoje, 06 de Novembro, aos jornalistas, sobre a apresentação dos resultados dos trabalhos levados ao cabo pela Comissão Interministerial de Recuperação dos Bens do Estado na Camara Municipal de Bissau.

Segundo o responsável, após a Inventariação dos bens da Camara Municipal de Bissau o passo a seguir será a entrega do relatório à outra subcomissão técnica e jurídica para dar o “devido enquadramento” a todos os casos com indícios da corrupção.

“Há muitos imoveis indevidamente ocupados por indivíduos que não possuem autorização mas alguns dão ao luxo de alugar estas mesmas casas á outras pessoa. Estas casas indevidamente ocupadas vão reverter-se ao favor do estado”, adverte o PGR que sustenta que estas casas são muitas.

Fernando Gomes assegurou, no entanto, que o trabalho a serem feitos não tem a ver com a perseguição politica.

“Doa a quem doer se alguém não entregar documentos legais, as casas em causa serão revertidas ao favor de Estado da Guiné-Bissau”, enfatiza.

O PGR explica garante que o próximo passo é já na terça-feira e o visado é o Instituto da Previdência Social e “não há quem possa impor quaisquer obstáculos”.

“Vamos ser implacáveis e a equipa vai vasculhar toda e mais alguma coisa”, promete.

As zonas mais visada pela comissão em que, sobretudo, as imoveis foram adquiridas de forma ilícitas, são no centro da cidade; concretamente, no bairro d´Ajuda 1ª e 2ª fase e o bairro de Santa Luzia.

Segundo relatório da comissão, entre outros levantamentos feitos, do período de 1973 ao ano de 2003 nos arquivos da CMB, existem 161 casas de habitações ocupadas nos bairros acima referidos; relativamente aos acordos de partilhas de 2008 ao ano 2020, segundo a mesma fonte, a CMB celebrou quarenta acordos com os ocupantes tradicionais e beneficiou no total de 2080 lotes. Dos lotes revertidos para a CMB, apenas 09 foram reservados para o domínio público.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Radiosolmansi.net

SG da UNTG: : “COMPORTAMENTO DA CONFEDERAÇÃO NÃO PASSA DE ESPIONAGEM”

06/11/2020 / Jornal Odemocrata 

Contatado esta manhã pelo jornal O Democrata para saber o que terá falhado na luta comum travada pelas duas Centrais Sindicais, Júlio Mendonça, Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), disse ter sido apanhado de surpresa com a notícia nos órgãos de comunicação social sobre a posição assumida pela Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau, que disse em comunicado, que não vai aderir à paralisação do dia 09 de novembro. Porém, assegurou que a greve terá lugar na data prevista, porque o compromisso que assumiu é com os trabalhadores guineenses, não com os políticos. Para Júlio Mendonça o comportamento da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau não passa de espionagem.

Em entrevista por telefone, Júlio Mendonça lembrou que desde 2016, quando a UNTG começou a “ organizar o Estado”, a Confederação não fazia parte de nada, mesmo quando lutou para conseguir o reajuste salarial.

Segundo Mendonça, só depois disso é que a Confederação apareceu com o pedido de que, doravante queria que a luta fosse comum e desde então tem sido até às ultimas resoluções de quarenta e cinco dias, que tinham dado ao governo a 11 de setembro de 2020 para cumprir o memorando e a adenda das quais a Confederação é signatária.

“É verdade que, por questões de princípio e boa convivência, se a luta comum que travamos até aqui não fosse mais útil ou não fazia sentido, seria bom que a Confederação fizesse uma nota explicativa para informar dos motivos, mas não foi o caso. A Confederação não nos enviou nada neste sentido. Que cada um faça o sindicalismo a sua maneira, mas a UNTG já se demarcou, há muito tempo, daquela forma tradicional, empírica, de fazer o sindicalismo na Guiné-Bissau”, sublinhou.

Questionado se posição assumida pela Confederação poderá afetar, no futuro, as relações entre as duas Centrais Sindicais, o sindicalista da maior central sindical guineense disse a UNTG não está preocupado com um eventual corte de relações, porque tem o seu plano estratégico, a bússola da organização, no qual se revê.

“Que fique claro que vamos continuar a fazer o nosso trabalho sindical. O compromisso que assumimos é com os trabalhadores guineenses, não com os políticos. Infelizmente, lamentamos esse tipo de procedimento”, notou, referindo, entanto, que comportamentos desta natureza não passam de espionagem.

Entretanto, fonte contactada pelo jornal O Democrata disse que o líder da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau terá sido influenciado pelo governo liderado por Nuno Gomes Nabian para furar a paralisação conjunta que as duas Centrais Sindicais haviam projetado para o próximo dia 09 de novembro.

“Ele está em processo de pedir, em casamento,  alguém que está em Portugal e ultimamente tem andado preocupado, devido à situação económica. Portanto, é possível  que essa situação o tenha frágilizado ao ponto de vir ao público dizer que a Confederação não vai aderir à greve”,  indicou a fonte.   

 Por: Aguinaldo Ampa/Filomeno Sambú

CONFEDERAÇÃO GERAL DOS SINDICATOS INDEPENDENTES DEMARCA-SE DA GREVE DA UNTG

06/11/2020 / Jornal Odemocrata

A Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB), Central Sindical demarcou-se da greve da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) marcada para o dia 09 de novembro de 2020. A decisão foi tornada pública em nota à imprensa divulgada na quinta-feira, 05 de novembro, a que O Democrata teve acesso esta sexta-feira, 06 de novembro. A CGSI-GB fundamentou a decisão com base nas informações obtidas na última reunião do Conselho Permanente de Concertação Social.

A Confederação realçou que apesar de o executivo não ter conseguido cumprir na íntegra as cláusulas constantes nos dois documentos firmados com as duas centrais sindicais, conseguiu pagar regularmente todas as categorias dos professores, nomeadamente: os efetivos, novos ingressos e contratados, pagamento de dívidas dos retroativos de 164 professores reclassificados, bem está a aplicar progressivamente o estatuto da carreira docente, subsídios de giz e do isolamento.

De acordo com o documento de cinco páginas da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau, o governo conseguiu aprovar a lei orgânica das secretarias judiciais e privativas do Ministério Público e estando em curso a sua agenda na ANP para eventual discussão e aprovação.

“No que toca às empresas Guinetel e a Guinetelecom, o governo conseguiu pagar um terço do salário de cada funcionário, relançou e consequente venda das ações da Guinetel e da Guinetelecom”, indicou o documento.

A  Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau recomendou, por isso, ao governo para reativar a comissão de seguimento do cumprimento do memorando de entendimento e da adenda, com vista  a evitar a falta de informações e fracassar os esforços empreendidos por ambas partes, o governo e os sindicatos.

“É preciso reativar o trabalho da comissão interministerial criada para o controlo e saneamento das finanças públicas o mais breve possível, porque o trabalho ficou parado há algum tempo sem motivo justificativo”, precisou.

 Por: Aguinaldo Ampa/Filomeno Sambú

JORNALISMO DEGRADADO E DEGRADANTE!

Por: yanick Aerton

Francamente, o que esta acontecer na Guine Bissau, relativa a Degradação no que toca a informação e lamentável.

Houve um tempo em que a distinção Entre factos e opiniões era uma prática bem estabelecida no jornalismo, assim como a distinção entre a mentira e a verdade. Hoje isso não é mais assim e os próprios jornalistas que trabalham nos médios corporativos são, em grande medida, responsáveis por esta degradação. Consciente ou inconscientemente, a maior parte destes profissionais perdeu qualquer capacidade de análise ou de juízo crítico. Aceitam como verdadeiras as mentiras mais inverosímeis. 

Basta ver, por exemplo, o semanário nos blogs. Nunca, em momento alguns, os vários jornalistas que ali escreveram sobre alegada assinatura de acorda da zona conjunta; ZEC; puseram em causa a versão do ministro senegalês, HOTT  de que o PR, teria celebrado um acordo secreto com república do senegal, e também as armas foram trazidos de Turquia para ser usado contra, um pais vizinho, Os leitores desse semanário nem sequer tiveram o direito do contraditório, princípio básico do jornalismo. A mentira passa assim por verdade pura e cristalina. 

Nenhum destes escrevinhadores que se intitulam jornalistas aprendeu com a História. O cinismo ou a ignorância imperam entre eles. As mentiras sucessivas dos certos portais da notícia, guineenses para lançar guerras são pura e simplesmente ignoradas. A mentira do incidente do stenaks, entre judiciaria e guarda nacional, tramada pelas média para lançar a guerra entre instituição estatais, não existe para esta gente do Expresso cafumbam, dos comentaristas da TV ou das folhas de papel corporativas. A mentira de bocas de aluguel na guine Bissau e das suas "provas" de armas que supostamente veio de Turquia, e nem tão pouco sabem de onde veio. Assim como a mentira da corte das árvores, que serviu para destabilizar o pais, para requer a intervenção militar. 

Verifica-se assim altura na média guineense. Como diz John sábado de ziguinchor, bo ta foi, tais jornalistas têm uma pesadíssima responsabilidade pela instabilidade de pessoas, pois preparam o clima para as guerras de agressão verbais. Eles têm as mãos manchadas no que escrevem. Crimes monstruosos praticados nos exercícios da difusão, e tantos outros lugares são também da responsabil idade dos que escrevem nos média corporativos.

;; Bo para  tchocoli fugo;;

FIFA APOIA FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU COM 7 MILHÕES DE DÓLARES


A Federação de Futebol da Guiné-Bissau anunciou que a FIFA vai apoiar projetos estruturantes para o desenvolvimento do futebol no país, disse à DW África um dos vice-presidentes. FIFA felicita a federação guineense.

O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Teixeira, liderou uma delegação guineense que manteve, esta quinta-feira (05.11), uma reunião negocial com a delegação regional da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a África Ocidental, em Dakar, Senegal.

O encontro serviu para apresentar os novos membros de Comité Executivo da Federação guineense, bem como o seu projeto para desenvolver o desporto rei no país.

No final da reunião na capital senegalesa, o vice-presidente de Infraestruturas e Cooperação  Internacional da Federação de Futebol guineense, Adilé Sebastião, disse que a FIFA vai desbloquear mais de 7 milhões de dólares para a criação de infraestruturas futebolísticas na Guiné-Bissau.

"O facto de a FIFA rever-se na nossa visão estratégica para a infraestruturação primária do nosso futebol, deixa-nos bastante satisfeitos e agradecidos pela confiança da equipa regional da FIFA. Só no capítulo das infraestruturas vamos receber mais de 7 milhões de dólares", disse o dirigente desportivo à DW África.

Em outubro passado, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, felicitou o novo líder da Federação de Futebol, Carlos Teixeira, a quem prometeu "ajuda pessoal" para desenvolvimento do potencial da modalidade no país. "As portas da sede da FIFA estarão sempre abertas para discutir o nosso desporto, o seu desenvolvimento, a sua promoção e os seus valores", refere Infantino, em nota dirigida a Carlos Teixeira, a que a DW África teve acesso.

O  líder da FIFA, que visitou a Guiné-Bissau em janeiro passado, disse ser conhecedor da "liderança e experiência" do novo presidente da FFGB e não ter dúvidas de que vai ter "grande impacto no desenvolvimento” do futebol na Guiné-Bissau.

A Federação de Futebol guineense pretende aplicar a verba na construção de até cinco campos com relvado sintético, requalificação do estádio olímpico de Lino Correia, situado em pleno coração de Bissau, e melhoria de várias infraestruturas desportivas no interior do país.

"Vamos trabalhar na parte técnica da elaboração ou adequação dos projetos. Mas vamos privilegiar a construção de tapetes sintéticos, vamos construir um centro de treinos com patrões bastante elevados, a nível da qualidade e da capacitação técnicas das pessoas na sua gestão", avança Adilé Sebastião.

Carlos Teixeira foi eleito em 30 de setembro presidente da FFGB, em substituição de Manuel Lopes, suspenso de todas as atividades desportivas durante 10 anos, pelo Comité de Ética da FIFA.

Com/DW

O SEGREDO DA GRATIDÃO

Por Carlos Santiago

O SEGREDO  DA  GRATIDÃO

Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz AGRADECIDOS, mas a gratidão é que nos faz felizes.

"OBRIGADO À TODOS"

TODOS NUMA SÓ VOZ PELA VERDADE E DEMOCRACIA NA GUINÉ-BISSAU