14 de outubro de 2021

Projeto de ordem do dia da Primeira sessão ordinária do ano legislativo 2021/2022 prevista para dia 4 de novembro a 15 de dezembro.




 Cipriano Cassama presidente da assembleia Nacional popular

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, chegou a Paris na tarde desta esta quinta-feira para iniciar a visita oficial de 2 dias a França, a convite do seu homólogo francês.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló será recibido amanhã sexta-feira no Palácio de Èlysée pelo Presidente Emanuel Macron.

O Ministério da Educação em parceria com o UNICEF lança a campanha "Regresso à Escola".

Partilhem este vídeo para ajudar a divulgar a mensagem da campanha.

Unicef Guiné-Bissau 

CONSELHO DE MINISTROS - QUINTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2021

Fim da reunião ordinária semanal do Conselho de Ministros das quintas-feiras.

O Governo empenhado em melhorar as performances da sua actuação e apetrechar o Estado de um quadro normativo que permite o seu normal funcionamento, acaba de tomar melhores medidas em prol do almejado desenvolvimento nacional.

Confira as deliberações do executivo.👇👇👇


Leia Também:

Conselho de ministros ordena a declaração dos bens e patrimónios aos membros de governo

Por: Laércia Valeriana Insali   capgb.com

O Conselho de Ministros reunido esta quinta-feira 14/10 /2021 deu orientações aos membros do governo em observância da lei N°7/99 de 7 de Setembro que regula a declaração de bens e rendimentos, e no registo de interesses patrimoniais, empresariais e financeira obrigando titulares de cargos políticos e no caso específico os membros do atual governo.

Na mesma ocasião também aprovou decreto do estatuto de Ordem dos profissionais das ciências Biomédicas

Conselho de Ministros aprovou decreto lei relativo ao estatuto de Ordem dos profissionais das ciências Biomédicas da Guiné-Bissau.

Sob a presidência do Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabiam, plenário governamental aprovou decreto lei sobre estatuto de Ordem dos profissionais das ciências Biomédicas da Guiné-Bissau, conjuntamente com a proposta de Lei relativa ao código de ética e deontologia profissional de Enfermagem.

Ainda, após uma análise profunda, Conselho de Ministros deliberou a proposta lei do código de proteção integral das crianças.

Por outro lado, o projeto que declara fim da moratória florestal instituída pelo governo a 25 de Abril de 2015 foi aprovado pelo governo.

No Capítulo de Informações Gerais do comunicado do Conselho de Ministros , Ministro da Educação Nacional apresentou ao plenário governamental o calendário escolar 2021 /2022 cujo lema, “estabilizar o sistema educativo guineense e assegurar o regresso às aulas em segurança, prevenindo a propagação do Covid-19 “.

Por sua vez, Vice Primeiro-Ministro, Ministro da presidência do Conselho de Ministros e dos assuntos parlamentares e coordenador para área económica, Soares Sambú, comunicou sobre as deliberações em curso no âmbito da comissão nacional preparatoria das comemoraçoes do 48°aniversário da Independência Nacional em simultâneo com o dia das Forças Armadas Guineense.

Seminário do Reforço de Capacidade dos Dirigentes do Movimento Nacional da Sociedade Civil sobre análises orçamentais e sectorias, focalizadas na interesse das crianças e políticas na Guiné-Bissau.


SOCIEDADE CIVIL DEFENDE ELABORAÇÃO OGE APÓS AUSCULTAÇÃO DA POPULAÇÃO

O Movimento Nacional da Sociedade Civil, anunciou hoje em Bissau, que vai fazer uma "advogacia" junto dos atores politicos para que o proximo Orçamento Geral de Estado da Guiné-Bissau (OGE) seja elaborado após auscultação da população a nivel do territorio nacional.

A intençao foi transmitida à imprensa pelo presidente da organização, Fode Caramba Sanha, após abertura dos trabalhos do seminário do reforço de capacidade dos diferentes membros da Sociedade Civil no escritório da Ianda Guine em Bissau.

 Alison Cabral 

Guiné-Bissau: Chefe de Estado-Maior denuncia mobilização para golpe de Estado ...Fake News???

General Biagué Na N'Tan
DW.COM   14.10.2021

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, general Biagué Na N'Tan, denunciou nesta quinta-feira tentativas de mobilizar militares com cerca de 15 euros para reverter a ordem constitucional.

"Quero pedir-vos, vocês da Polícia Militar, para não alinharem com as pessoas que estão a mobilizar militares nos quartéis, porque nada se esconde hoje", afirmou o general Biagué Na N'Tan.

Segundo o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, os jovens mobilizados denunciam a situação aos superiores, porque "sabem que querem estragar o seu futuro".

"Os dez mil francos cfa [cerca de 15 euros] que estão a distribuir para abertura de conta bancária não resolvem os vossos problemas e os da vossa família", advertiu o chefe das forças armadas guineenses.

Biagué Na N'Tan falava na cerimónia para assinalar o dia da Polícia Militar (PM) da Guiné-Bissau. O batalhão da Polícia Militar guineense é constituído por dezenas de efetivos e responde diretamente à divisão de operações e treino do Estado-Maior General das Forças Armadas.

Segundo Biagué Na N’Tan, os jovens mobilizados denunciam a situação aos superiores, porque "sabem que querem estragar o seu futuro"

General diz que sabe quem são

 Na ocasião, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas apelou aos militares para não alinharem com as pessoas que querem desestabilizar a Guiné-Bissau, exortando-os a que ajudem na edificação da paz no país.

 "Quero garantir-vos que as forças armadas desistiram da política e vocês também não devem envolver-se na política. Desistam da política, camaradas. Conheço todos os militares que estão a tentar mobilizar-vos, mas quero pedir-lhes para pararem, porque quem sai prejudicado somos nós, os militares”, afirmou.

Segundo o general guineense, os militares envolvidos naquelas situações são detidos e ficam sem salário, "a mendigar”, e os políticos "ficam à vontade".

"As forças armadas estão a caminhar progressivamente, mas temos de acompanhar essa dinâmica com paz e estabilidade, porque sem paz não podemos fazer nada e nem podemos pensar que haverá investimentos do setor privado no nosso país", disse.

A Guiné-Bissau já foi alvo de vários golpes de Estado, tendo o último ocorrido em 2012 e militares guineenses estão desde então sob sanções das Nações Unidas.

Veja Também:

A declaração do Governo face à comunicação do CEMGF sobre tentativa de golpe de estado👇




Preferem que as pessoas morrem em 2021 só por causa da dívida de 2003? ...Rádio África fm News - Bom dia África, 14.10.2021

"Somos prisioneiros de nossos próprios pensamentos.

“ What worries you, masters you.” ~ John Locke
Somos escravos de nossas próprias palavras.

Onde está nossa liberdade?

Está escondida no mais profundo de nosso âmago."

— O sonetista 

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se esta quinta-feira para Paris-França a convite do seu homólogo Francês, Emmanuel Macron.

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se esta quinta-feira para Paris-França a convite do seu homólogo Francês, Emmanuel Macron.

A viagem do Chefe de Estado Guineense acompanhados pelos Ministros das Finanças e da Defesa Nacional insere-se no âmbito de reforço dos tradicionais laços de amizade e cooperação existentes entre os 2 países. 

O Presidente Umaro Sissoco Embaló será recibido esta sexta-feira no Palácio de Èlysée pelo Presidente Emanuel Macron.

14 de Outubro de 2021.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Dia Mundial da Visão: Os mitos em que tem de parar de acreditar

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   14/10/21 

Desvendamos cinco mitos sobre a visão que já existem há gerações.

"Come cenoura. Faz-te bem." Todos os dias lemos e ouvimos mitos que correm de boca em boca e que invadem o imaginário coletivo. E este é apenas mais um.

No Dia Mundial da Visão, prepare-se para dizer adeus, de vez, a uma mão cheia de crenças infundadas. 

As cenouras fazem bem aos olhos  

Cresceu a ouvir os avós e pais a soltar a frase "come cenouras para os olhos ficarem bonitos". Mas será assim tão verdade? Muito provavelmente, foi para convencê-lo a comer mais vegetais. Na realidade, uma alimentação equilibrada é essencial ao normal funcionamento ocular, mas o consumo excessivo de cenouras não irá melhorar a visão, nem tampouco fazer com que os nossos olhos fiquem mais bonitos. Ainda assim, as cenouras são ricas em beta-caroteno, um precursor da vitamina A essencial. 

Ver televisão muito ao perto afeta a visão

A ideia recorrente de que estar muito perto dos televisores prejudica os olhos não corresponde à realidade. Na verdade, não há nenhuma evidência científica que prove esta frase. No entanto, é verdade que estar muito perto  televisão ou até mesmo do ecrã do computador pode provocar cansaço na vista e dores de cabeça. 

Óculos escuros só no verão

Esqueça tudo o que leu sobre isto. É falso. Os raios UV estão presentes em todas as estações, pelo que os óculos de sol são recomendados em qualquer altura do ano.

Passar uma aliança no olho faz desaparecer um terçolho

Algumas pessoas recomendam aquecer uma aliança ou uma moeda e aplicar sobre o terçolho, mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos, uma vez que pode queimar a pele. Os especialistas recomendam a aplicação de compressas embebidas em água morna, duas a quatro vezes por dia, durante 10 minutos de cada vez.

Ler no escuro prejudica a visão

Até hoje, nenhum estudo conseguiu provar que exista ligação entre ler no escuro e o agravamento da visão.  A leitura em ambientes com pouca luz não compromete a saúde dos nossos olhos, apenas causa desconforto.

AMIZADES DE OCASIÃO E DE CONVENIÊNCIAS ...Jorge Herbert.

Decerto que os guineenses se lembram, que um dos atuais candidatos às eleições presidenciais em Cabo-Verde, de nome José Maria Neves, esteve na Guiné-Bissau durante a campanha para as últimas eleições presidenciais, a apoiar o candidato do PAIGC e a ofender o então presidente da República José Mário Vaz... 

Hoje, o candidato presidencial caboverdeano dispensou o apoio do amigo guineense, candidato derrotado nas últimas presidenciais guineense e líder do PAIGC? 

Porque será que José Maria Neves não procurou a ajuda do amigo guineense?! Será que não quer misturar-se com candidatos derrotados que não aceitam os resultados eleitorais validados por todos os observadores internacionais? Ou percebeu tarde que foi usado e posto a fazer figuras tristes de desrespeito ao mais alto magistrado da nação guineense e agora quer apagar esse triste episódio do seu percurso político, por isso distanciar-se do "amigo"?

Faço votos para que José Maria Neves saia derrotado dessas eleições, porque por aquilo que demonstrou na Guiné-Bissau, não tem respeito ao próprio cargo a que agora concorre.

Guiné malgós! 

Jorge Herbert