sábado, 6 de maio de 2023

Rússia entregou 45 soldados ucranianos detidos na 'batalha de Azovstal'

© Getty Images

POR LUSA   06/05/23 

A Rússia entregou hoje à Ucrânia 45 soldados ucranianos feitos prisioneiros na 'batalha de Azovstal', durante o cerco a Mariupol, no ano passado, anunciou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Hoje, a nossa equipa conseguiu trazer de volta do cativeiro russo 45 dos nossos guerreiros. 42 defensores masculinos da Ucrânia e três defensoras femininas. Todos defenderam Azovstal. Guardas Nacionais. 35 soldados rasos e sargentos, 10 oficiais", afirmou Zelensky no seu habitual discurso noturno, mostrando-se "grato" à equipa envolvida nas trocas de prisioneiros.

Hoje, três pilotos das Forças Aeroespaciais russas, que estavam detidos na Ucrânia, foram devolvidos à Rússia, de acordo com o Ministério da Defesa russo, em comunicado.

"Resultado de um complexo processo de negociação, três militares russos, pilotos das Forças Aeroespaciais Russas, que corriam perigo de vida em cativeiro, foram devolvidos do território controlado pelo regime de Kyiv", indicou o ministério.

Mariupol foi devastada na primavera de 2022, durante um cerco liderado pelo exército russo contra soldados ucranianos, que estiveram entrincheirados durante várias semanas no enorme complexo fabril de Azovstal.

O porto estratégico de Mariupol foi conquistado pelas forças russas em maio, após mais de dois meses de um cerco que devastou grande parte da cidade, com a destruição de muitos edifícios de apartamentos, escolas e lojas.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.709 civis mortos e 14.666 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Kiev volta acusar Moscovo de usar fósforo branco. As impressionantes do ataque em Bakhmut

A Ucrânia acusa a Rússia de atacar Bakhmut com munições de fósforo branco. Novas imagens de drone divulgadas pelo ministério da defesa de Kiev parecem sustentar esta tese.

Filipe Caetano  cnnportugal.iol.pt

AS CATACUMBAS DE PARIS - UM PASSEIO PELO SUBTERRÂNEO DA CIDADE!

Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Projeto Fórum de Paz assinaram este sábado, o Protocolo de Cooperação para ações da educação cívica e monitoramento comunitário de 11 Grupos Kumpuduris di Paz da Guiné-Bissau durante o processo eleitoral.

 Radio TV Bantaba

EUA: "Presença gentil". Elefanta de 59 anos eutanasiada em zoo de San Diego

© sandiegozoo / Instagram

Notícias ao Minuto   06/05/23 

Depois de ser avaliada de perto por uma equipa de especialistas, os veterinários "tomaram a difícil decisão de a eutanasiar com compaixão".

Uma elefanta asiática de 59 anos foi eutanasiada, uma vez que as doenças articulares associadas à idade avançada estavam a dificultar-lhe, cada vez mais, a vida, segundo revelou o jardim zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, na terça-feira.

"A família do jardim zoológico de San Diego está com o coração partido ao divulgar a morte de Mary, uma elefanta asiática geriátrica. Mary esteve sob cuidados veterinários, incluindo hidroterapia e fisioterapia, para aliviar as doenças articulares associadas à idade por algum tempo. Infelizmente, e apesar dessas terapias, a mobilidade de Mary diminuiu, afetando a sua vida quotidiana", começou por explicar a instituição, nas redes sociais.

Depois de ser avaliada de perto por uma equipa de especialistas, os veterinários "tomaram a difícil decisão de a eutanasiar com compaixão".

Com uma personalidade dominante, Mary era, segundo os tratadores, uma presença pacífica e um conforto para os outros elefantes, tendo ajudado "a educar os visitantes sobre a diferença entre elefantes asiáticos e africanos, as ameaças que enfrentam e como os nossos cuidados foram adaptados a animais idosos", complementou a entidade.

"A fisioterapia e os cuidados paliativos de Mary também a tornaram uma presença relacionável para os humanos que vivem com doenças semelhantes", lê-se ainda.

Chegada àquele jardim zoológico em 2009, Mary viveu, antes, no Safari Park, desde 1980. Com 59 anos, superou a esperança média de vida dos elefantes asiáticos que, de acordo com a instituição, situa-se nos 47 anos.

Shaba, que vivia com Mary, teve a oportunidade de despedir-se da companheira, podendo socializar com os vizinhos Nipho e Sundzu.

"A presença gentil de Mary fará muita falta", rematou o jardim zoológico.

Rússia diz ter abatido dois mísseis balísticos na Crimeia anexada

© Reuters

 POR LUSA  06/05/23 

As autoridades russas disseram hoje que dois mísseis balísticos ucranianos foram abatidos sobre a Crimeia anexada, um evento raro e quando se tem anunciado uma contraofensiva iminente das forças ucranianas.

"As defesas antiaéreas derrubaram sobre a República da Crimeia um míssil balístico disparado de um sistema ucraniano Grom-2. Não houve destruição ou baixas", disse Serguei Aksionov, chefe do governo russo na Crimeia anexada, na sua conta da rede social Telegram.

Um dos conselheiros das autoridades russas na Crimeia, Oleg Kryuchkov, acrescentou posteriormente que um segundo míssil Grom-2 tinha sido também abatido.

Segundo a agência de notícias estatal russa TASS, esta é apenas a segunda vez que o uso de mísseis balísticos Grom ucranianos foi reportado pelas autoridades na Crimeia, após um primeiro relatório no mês passado.

Desde o verão de 2022, a Crimeia - que foi anexada por Moscovo em 2014 - tem sido regularmente atingida por explosões e ataques de 'drones' aéreos e marítimos.

No final de abril, um ataque de aviões não tripulados provocou um incêndio num depósito de petróleo em Sevastopol, na Crimeia, porto que serve de base para a frota russa do Mar Negro.

Este novo anúncio de ataque com mísseis ocorre quando se multiplicam ataques na Rússia, por vezes distantes da Ucrânia, sem que os seus autores tenham sido claramente identificados.

O Kremlin tem atribuído a responsabilidade a vários desses ataques a Kyiv, que nega as acusações.


Leia Também: Rússia anuncia fim das obras de reconstrução da ponte da Crimeia

Grupo Wagner quer sair de Bakhmut e pede a Moscovo entrada das tropas do líder checheno

PRESS SERVICE OF "CONCORD

Por Lusa/SIC Notícias   06/05/23

Prigozhin tem acusado o Estado-Maior russo de não fornecer munições suficientes ao grupo Wagner, na linha da frente em Bakhmut, para impedir uma vitória que ofuscaria o exército do país.

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgueni Prigozhin, pediu este sábado permissão ao exército russo para entregar as posições na cidade ucraniana de Bakhmut às tropas do líder checheno Ramzan Kadyrov, em protesto pela falta de munição.

"Peço-lhe que emita uma ordem de batalha sobre a transferência, antes da meia-noite de 10 de maio, das posições do grupo Wagner para as unidades do batalhão Akhmat na localidade de Bakhmut e arredores", disse Yevgeny Prigozhin numa carta dirigida ao ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, citada pela AFP.

O líder checheno, Ramzan Kadirov, expressou na sexta-feira a disposição para substituir o Grupo Wagner em Bakhmut com as suas unidades especiais, depois do líder dos mercenários, Yevgueni Prigozhin, ter ameaçado abandonar esta frente de combate por falta de munições.

"Íamos tomar a cidade de Bakhmut antes de 9 de maio. Quando perceberam isso, os burocratas militares pararam as entregas", acusou Prigozhin num vídeo divulgado na sexta-feira.

Bakhmut é atualmente o principal objetivo da campanha militar russa

Bakhmut, palco desde agosto de 2022 da mais longa e sangrenta batalha da guerra na Ucrânia, é atualmente o principal objetivo da campanha militar russa.

Até agora, os mercenários e ex-presidiários recrutados por Prigozhin tomaram praticamente toda a cidade, onde os defensores ucranianos controlarão apenas 2,5 quilómetros quadrados.

O ultimato surge após semanas de tensão entre o grupo paramilitar e os militares russos.

Prigozhin tem acusado o Estado-Maior russo de não fornecer munições suficientes ao grupo Wagner, na linha da frente em Bakhmut, para impedir uma vitória que ofuscaria o exército do país.

Num outro vídeo publicado na madrugada de sexta-feira, Prigozhin acusou o ministro da Defesa russo e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de serem responsáveis pelas perdas do grupo paramilitar.

"Eles [mercenários] vieram aqui como voluntários e morrem enquanto vocês engordam nos vossos gabinetes", disse Progozhin dirigindo-se ao ministro da Defesa, Serguei Shoigu, e ao chefe do Estado-Maior, Valeri Guerasimov.

Não é a primeira vez que Prigozhin ameaça a retirada do grupo Wagner de Bakhmut devido à falta de munições.

©The Times and The Sunday Times  Wagner boss Prigozhin slams Russian officials from a field of corpses☝

Coroação do Rei Carlos III. A cerimónia e o cortejo na íntegra

Carlos III já foi coroado na Abadia de Westminster. O Cortejo da Coroação, onde seguiu a histórica Gold State Coach, dirigiu-se para o Palácio de Buckingham, onde a família real vai acenou ao público.👇



Leia Também: A polícia britânica anunciou ter detido hoje 52 manifestantes à margem da coroação de Carlos III em Londres, e justificou as detenções, amplamente criticadas, dizendo que tinha sido avisada dos planos para perturbar o acontecimento histórico.

PRESIDENTE ENCONTRA-SE COM REI CHARLES III NA VÉSPERA DA COROAÇÃO

O presidente Umaro Sissoco Embaló, encontrou-se com o Rei Charles III, durante a recepção oferecida pelo monarca britânico, no Palácio de Buckingham, Londres,  a líderes estrangeiros

Na ocasião, o chefe de Estado conversou com o anfitrião britânico, assim como com alguns dos seus homólogos. 🇬🇧🇬🇼

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Veja Também:


Fotos@ Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional / Gaitu Baldé


CASO FRANSUAL DIAS - A POSIÇÃO DO PAIGC


Ditaduraeconsenso.blogspot.com  
sábado, 6 de maio de 2023

Autor nacionalista russo sobrevive após carro onde seguia ter explodido... O Kremlin já acusou a Ucrânia e a NATO de serem responsáveis pelo ataque.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   06/05/23 

O carro do importante escritor nacionalista russo Zakhar Prilepin foi bombardeado e explodiu este sábado, na região de Nizhny Novgorod, avança a agência estatal TASS, com a Rússia a acusar rapidamente a Ucrânia de ser a autora do ataque.

Citando uma fonte nos serviços de emergência, a agência refere que o escritor "sobreviveu, ficou ferido e está consciente".

A TASS acrescenta que a bomba foi colocada no chassis da viatura, segundo aponta um relatório preliminar.

Através do Telegram, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, afirmou que "Washington [EUA] e a NATO alimentaram outra célula terrorista - o regime de Kyiv".

Zakharova não apresentou qualquer prova para a acusação, mas apontou "responsabilidade direta aos Estados Unidos e Reino Unido", afirmando que o Kremlin está a "rezar por Zakhar".

Zakhar Prilepin é um proeminente autor nacionalista, e é também o líder do partido Rússia Justa, um dos partidos que, apesar de se considerar social-democrata, apoia a invasão e que são considerados como parte de uma oposição ligeira ao governo de Vladimir Putin. O grupo chegou a ser liderado por Dmitry Medvedev, antigo presidente russo que, agora, é um dos principais apoiantes de Putin no interior do regime de Moscovo.

Prilepin passou a ser sancionado pela União Europeia em fevereiro de 2022, antes do início da guerra, pelos seus esforços em promover a anexação da Crimeia e de outros territórios ucranianos.

O ataque ao autor não é o primeiro deste género. Em agosto do ano passado, a filha do teórico extremista Aleksandr Dugin morreu num bombardeamento em Moscovo, com as autoridades russas a acusarem, mais uma vez, os serviços de Kyiv.


Ucrânia derruba míssil hipersónico russo com míssil americano Patriot

© Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images

POR LUSA  06/05/23 

A força aérea ucraniana afirmou hoje que derrubou um míssil hipersónico russo, sobre Kiev, recorrendo ao recém adquirido sistema americano Patriot e terá sido a primeira vez que conseguiu intercetar um dos mísseis mais modernos de Moscovo.

Num poste na rede social Telegram, o comandante da força aérea, Mykola Oleshchuk, escreveu que o míssil balístico do tipo kinzhal foi intercetado durante um ataque noturno à capital ucraniana, esta semana.

Foi também a primeira vez que a Ucrânia usou os sistemas de defesa americanos Patriot.

"Sim, abatemos o 'único' kinzhal. Aconteceu durante o ataque noturno de 04 de maio nos céus da região de Kiev", escreveu Mykola Oleshchuk.

O comandante disse ainda que o míssil kh-47 foi lançado por uma aeronave MiG-31K, vindo do território russo e foi abatido por um míssil Patriot.

O kinzhal é uma das armas russas mais recentes e avançadas. Os militares russos dizem que o míssil balístico lançado tem um alcance de até 2.000 quilómetros e voa até 10 vezes a velocidade do som, dificultando a sua interceção.

A combinação da velocidade hipersónica e uma ogiva pesada permite que o kinzhal destrua alvos fortemente fortificados como 'bunkers' subterrâneos ou túneis nas montanhas.

Os militares ucranianos já tinham admitido a falta de recursos para intercetar os kinzhals.

A Ucrânia recebeu a primeira entrega dos mísseis Patriot no final de abril, provenientes dos Estados Unidos da América (EUA), Alemanha e Países Baixos, apesar de não ter especificado quantos sistemas recebeu ou possui.

A Alemanha reconheceu ter enviado, pelo menos, um sistema e os Países Baixos assumiram o envio de dois.

O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, disse que pediu pela primeira vez os sistemas Patriot quando visitou os EUA, em agosto de 2021, meses antes da invasão em grande escassa por parte da Rússia, mas sete anos depois de a Rússia ter anexado ilegalmente a península ucraniana da Crimeia.

Oleksii Reznikov descreveu que receber o sistema era como "um sonho", mas disse que foi informado, nos EUA, que era impossível na época.



RGB_ Resistência da Guiné-Bissau _ Movimento Ba-Fátá está em conferência de imprensa sobre último despacho do Supremo Tribunal de Justiça... Banor da Fonseca é um dos vice-presidente da RGB.

 Radio Voz Do Povo

Coroação de Carlos. HRW denuncia detenções "incrivelmente perturbadoras"

© Guy Smallman/Getty Images

POR LUSA  06/05/23 

A Human Rights Watch denunciou hoje como "incrivelmente perturbadoras" as detenções feitas pela polícia de Londres esta manhã antes da coroação do rei Carlos III, incluindo de seis ativistas antimonarquia.

"As informações que dão conta da detenção de pessoas por protestarem, pacificamente, contra a coroação são incrivelmente perturbadoras. É algo que se poderia ver em Moscovo, não em Londres", disse a autoridade da organização ao Reino Unido, Yasmine Ahmed, em comunicado enviado à agência AFP.

Seis ativistas do grupo antimonarquia "Republic", entre os quais o dirigente, Graham Smith, foram detidos hoje de manhã, em Londres, quando se preparavam para protestar contra a coroação do rei Carlos III, disseram os organizadores do protesto.

A polícia deteve "seis dos nossos organizadores e apreendeu centenas de cartazes" com o slogan "Not my King" ("Não o meu rei"), disse à agência AFP um porta-voz do grupo "Republic".

Centenas de apoiantes do grupo, que pretende substituir a monarquia britânica por uma república, com um chefe de Estado eleito, reuniram-se em Trafalgar Square, no percurso da procissão para a coroação de Carlos III.

Graham Smith estava a distribuir faixas aos manifestantes na Trafalgar Square quando foi detido pela polícia, segundo o jornal The Guardian.

O rei Carlos III vai ser coroado na Abadia de Westminster, juntamente com a rainha consorte, Camila, numa cerimónia religiosa de duas horas com cerca de 2.000 convidados.

O ritual incluiu a unção com um azeite consagrado e a entrega ao soberano de várias peças das joias da coroa que simbolizam a transmissão de poderes.

Dos vários elementos, apenas o juramento é considerado obrigatório, embora Carlos tenha assumido funções imediatamente após a morte da mãe, Isabel II, em setembro de 2022, com plenos poderes para promulgar leis.


Leia Também: Imagem da detenção de ativistas antimonarquia antes da coroação

Escritor e líder político russo pró-invasão ferido com gravidade após o carro em que seguia ter explodido

Zakhar Prilepin (AP)

Pedro Falardo  cnnportugal.iol.pt   06/05/23

Explosão ocorreu em Nizhny Novgorod. Porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia responsabilizou a Ucrânia pelo incidente

Zakhar Prilepin, escritor nacionalista e líder do partido "Rússia Justa - Pela Verdade", que apoiou a invasão da Ucrânia e a anexação das regiões ocupadas por Moscovo, ficou ferido após o carro em que seguia ter explodido. A informação foi confirmada pelo Ministério do Interior da Rússia, citado pela agência estatal RIA Novosti.

Segundo a mesma fonte, o motorista do veículo onde seguia Prilepin morreu.

Ainda não se sabem as causas da explosão ocorrida na cidade de Nizhny Novgorod.

No Telegram, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, responsabilizou a Ucrânia pelo sucedido, comparando o regime de Kiev a Bin Laden e ao Estado Islâmico. 

"O facto é que Washington e a NATO alimentaram outra célula terrorista internacional - o regime de Kiev. Bin Laden, ISIS, agora Zelensky e a sua pandilha. Responsabilidade direta dos EUA e da Grã-Bretanha. Oremos por Zakhar", escreveu Zakharova.

Zakhar Prilepin é, desde 28 de fevereiro de 2022, alvo de sanções por parte da União Europeia, por apoiar ativamente ações ou políticas que ameaçam a integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia.

Apesar de o "Rússia Justa - Pela Verdade" alegar ser um partido social-democrata, de esquerda, é considerado pelos opositores de Vladimir Putin como parte da "oposição sistémica", ou seja, é favorável ao Kremlin.

Esta não é a primeira vez que uma figura pública apoiante do Kremlin é vítima de uma explosão num local público após o início da invasão da Ucrânia. A 20 de agosto de 2022, Darya Dugina, filha do teórico de extrema-direita Aleksandr Dugin, morreu após o seu carro ter explodido nos arredores de Moscovo. As autoridades russas suspeitaram que o ataque tinha como alvo Dugin, e apontaram responsabilidades à Ucrânia, que negou o seu envolvimento.

Já este ano, a 2 de abril, o blogger de guerra russo Vladlen Tatarsky, pseudónimo de Maxim Fomin, morreu após um atentado a um café de São Petersburgo, que feriu outras 42 pessoas. A justiça russa acusou Darya Trepova, de 26 anos, de ter cometido "um ato de terrorismo que provocou uma morte intencional", e de ter agido em nome da Ucrânia

Robô ”desmaia” depois de trabalhar 20 horas seguidas...

 ©oestadoacre  ...A sobrecarga de trabalho é um risco real para robôs ☝

ANÚNCIO PÚBLICO

© Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau anuncia que está aberto o concurso público externo para o ingresso na carreira de Agente de Investigação Criminal. Esta é uma grande oportunidade para todos aqueles que desejam fazer parte de uma das mais importantes instituições do país e contribuir para a segurança pública.

O concurso é aberto a todos os cidadãos guineenses que atendam aos requisitos estabelecidos no edital https://docdro.id/0wSktFa . Os candidatos selecionados passarão por um treinamento rigoroso e receberão todo o suporte necessário para se tornarem Agentes de Investigação Criminal altamente capacitados.

Esta é uma oportunidade única de fazer a diferença na segurança pública da Guiné-Bissau e ajudar a combater a criminalidade em todas as suas formas. Se você é uma pessoa dedicada, comprometida e apaixonada por justiça, não deixe passar esta oportunidade única de ingressar na carreira de Agente de Investigação Criminal da Polícia Judiciária através de um concurso rigoroso, isento, transparente e justo avaliado por um corpo de jurí internacional. 

Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no concurso público externo para a carreira de Agente de Investigação Criminal da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau através do portal https://www.recrutamentopj.com/ .  

Faça parte dessa equipe de valorosos profissionais e contribua para um país mais seguro e justo.


Veja Também:


©Rádio Jovem Bissau 

RÚSSIA: Seis regiões russas cancelam Dia da Vitória em escala "reduzida"

© Getty Images

Notícias ao Minuto   06/05/23

A ameaça de uma contraofensiva ucraniana à margem das comemorações da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial tem aumentado, especialmente depois do ataque ao Kremlin.

Numa altura em que as forças ucranianas se preparam para lançar uma nova contraofensiva, reforçada pelas armas enviadas pelos países ocidentais, as autoridades russas têm cancelado cada vez mais eventos públicos antes das celebrações de 9 de maio e, este sábado, os serviços secretos britânicos referem que já são seis as regiões russas que cancelaram os seus desfiles militares.

No seu relatório diário de inteligência, o Ministério da Defesa do Reino Unido refere que 21 cidades e a região ocupada da Crimeia não vão realizar qualquer parada. Também em Moscovo, foi cancelada uma marcha tradicional que reúne os familiares de veteranos de guerra caídos em combate, durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o mandato de Vladimir Putin como presidente russo, o dia 9 de maio tornou-se num feriado de grande destaque na Rússia, usado para preencher as ruas do país de grandes demonstrações patriotismo e orgulho nacionalista. Putin. O dia assinala a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Os britânicos referem ainda que "as celebrações de Moscovo do Dia da Vitória provavelmente seguirão em frente, mas numa escala reduzida", e a "receção de Putin após a parada (realizada pela última vez em 2019) não será levada a cabo".

O Reino Unido aponta que, além da potencial contraofensiva ucraniana, o ataque contra o Kremlin - que Kyiv continua a garantir que não foi da sua responsabilidade - com um drone "demonstrou a vulnerabilidade crescente da Rússia a este tipo de ataques e certamente aumentou a perceção de ameaça na liderança russa".

"O potencial para protestos e descontentamento sobre a guerra na Ucrânia também terão influenciado o cálculo da liderança russa", acrescentam os serviços secretos de Londres.


EUA: Biden nomeia piloto da Força Aérea como chefe do Estado-Maior Conjunto

© Reuters

POR LUSA  06/05/23 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai nomear um histórico piloto da Força Aérea para enfrentar a ascensão da China e servir como o próximo chefe do Estado-Maior Conjunto, de acordo com duas fontes próximas do processo.

Caso seja confirmado pelo Senado, o general da Força Aérea, CQ Brown Jr., vai substituir o atual chefe do Estado-Maior Conjunto, o general do Exército Mark Milley, cujo mandato termina em outubro, noticiou a agência Associated Press (AP).

Brown há muito que é considerado um favorito para o cargo e é provável que Biden anuncie a sua indicação em breve, de acordo com as mesmas fontes, que falaram hoje sob a condição de anonimato.

O general da Força Aérea, de 61 anos, é um piloto de caça F-16 de carreira com mais de 3.000 horas de voo e experiência de comando a todos os níveis.

No ano passado, foi amplamente visto como o favorito para substituir Milley, enquanto o Pentágono muda o foco na preparação para as grandes guerras terrestres do passado para a dissuasão de um potencial conflito futuro com Pequim.

Este esforço pode depender fortemente da capacidade dos militares em enfrentar rapidamente a ascensão da China numa guerra cibernética, no espaço, com armas nucleares ou hipersónicas, todas as áreas em que Brown se concentrou fortemente nos últimos anos como o principal líder militar da Força Aérea, a fim de modernizar o poder aéreo dos EUA para uma luta do século XXI.

Brown quebrou barreiras ao longo da sua carreira, sendo o primeiro negro a servir como comandante militar das Forças Aéreas do Pacífico, onde liderou a estratégia aérea do país para combater a China no Indo-Pacífico, enquanto Pequim militarizava rapidamente as ilhas no Mar da China Meridional e testava o seu alcance de bombardeamento com voos perto de Guam.

Três anos antes, tinha-se tornado o primeiro chefe de gabinete da Força Aérea negro, o principal oficial militar do serviço, sendo também o primeiro afro-americano a liderar qualquer um dos ramos militares.

O chefe do Estado-Maior Conjunto é o oficial de mais alta patente no país e atua como conselheiro militar sénior do Presidente, do secretário de defesa e do Conselho de Segurança Nacional.

Apesar de não comandar tropas e não estar formalmente na cadeia de comando, o chefe do Estado-Maior Conjunto desempenha um papel crítico em todas as principais questões militares, desde as decisões políticas até ao aconselhamento sobre as principais operações de combate, e conduz reuniões com todos os chefes conjuntos que chefiam as várias Forças Armadas.

Arnold Punaro, major-general reformado e ex-diretor da equipa do Comité de Serviços Armados do Senado, que trabalhou com muitos indicados durante o processo de confirmação, realçou que Brown tem credibilidade e experiência para levar as Forças Armadas norte-americanas para uma guerra moderna.

"Ainda não fizemos os ajustes necessários para lidar com a ameaça representada pela China", salientou Punaro em comunicado, considerando Brown "o candidato perfeito" para este momento da história.


Leia Também: Vídeo com depoimento de Trump em caso sobre violação tornado público

Conflito no Sudão pode levar 2,5 milhões de pessoas a sofrer desnutrição grave

Retrato do conflito que se desenrola no Sudão.

Por  SIC Notícias    05.05.2023  

A eventual continuação do conflito no Sudão pode levar até mais 2,5 milhões de pessoas a sofrer de desnutrição aguda, elevando o total para 19 milhões em seis meses, alertou nesta sexta-feira a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os estados que sofrerão maior insegurança alimentar nos próximos meses são Darfur Ocidental, Cordofão Ocidental, Nilo Azul, Mar Vermelho e Darfur do Norte.

"O Programa Mundial de Alimentos prevê que o número de pessoas com desnutrição aguda aumentará para entre dois e 2,5 milhões, elevando o número total para 19 milhões nos próximos três a seis meses se o conflito continuar", disse Farhan Haq, um dos porta-vozes do secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Por sua vez, a agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) e parceiros anunciaram que são necessário 445 milhões de dólares (412,7 milhões de euros) para apoiar um fluxo estimado de saída de 860.000 refugiados e repatriados do Sudão em cinco países afetados pela emergência", disse ainda Haq.

A agência insta os países vizinhos a manterem as suas fronteiras abertas para os que fogem da violência e instou todos os Estados a permitirem aos civis que fogem do Sudão acesso não discriminatório aos seus territórios e a suspenderem retornos forçados ao Sudão, inclusive de pessoas que já tiveram pedidos de asilo rejeitados.

Segundo a ONU, pelo menos 335.000 foram deslocadas e 115.000 forçadas ao exílio devido ao conflito.


Leia Também: As pessoas vão ser sempre mais inteligentes do que a inteligência artificial

Opinião: Quem vandalizou a Residência de Fransual Dias?

© Radio TV Bantaba   Maio 5, 2023

Em Bissau, um grupo de homens armados atacou na madrugada de sexta-feira a residência oficial do analista político e dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), Fransual Dias, no bairro de Luanda.

Fransual Dias acusa os homens de Sissoco, alegando que eles incendiaram o seu carro, alvejaram o portão e a parede com vários tiros e deixaram palavras de “aviso, aviso”. Recentemente, Dias alertou para o período de “golpe de Estado palaciano” para adiar as eleições legislativas previstas para 04 de junho.

É difícil determinar, sem uma investigação adequada, se os autores do ataque têm ligações diretas com o regime ou se há outros motivos por trás desse ato de violência. Independentemente das circunstâncias, é crucial que as autoridades investiguem o caso e levem os responsáveis à justiça.

As autoridades guineenses devem agir com diligência e transparência para garantir que os responsáveis pelo ataque sejam identificados e julgados. A segurança e a integridade dos cidadãos, incluindo analistas políticos e dirigentes partidários, são fundamentais para o funcionamento adequado de uma sociedade democrática e para a garantia de direitos humanos básicos.

Por: SC